10 dicas úteis para quem nunca foi a Buenos Aires

Por ser a primeira viagem ao exterior de muitos brasileiros, Buenos Aires pode ser um novo mundo pra muita gente. E é normal! Quando não estamos acostumados a viajar ou simplesmente com a cultura do lugar, podemos cometer erros. Na verdade vamos cometer erros, isso é inevitável, independente de quantas dicas de Buenos Aires você ler. Só que estar informado é um jeito de minimizar imprevistos e aproveitar ao máximo suas férias na capital da Argentina

++ Leia também Quanto custa viajar para Buenos Aires
++ Veja os melhores hotéis para ficar em BA

Dicas de Buenos Aires
Buenos Aires, sua linda!

DICAS DE BUENOS AIRES ESSENCIAIS


Para ter uma viagem tranquila, você precisa se preparar! Leia. Leia muito, leia muitos blogs, muitos sites e colete todas as dicas possíveis para que sua viagem saia o máximo possível dentro do esperado. Essa já é a maior dica que posso te dar 🙂

De qualquer forma, reuni 10 dicas de Buenos Aires completamente aleatórias, mas que achei essenciais para os novatos na capital portenha! Quem lembrar de outras, não deixe de contar nos comentários para complementar esse texto.

NÃO DESLIGUE O MODO BRASIL


A gente tem a tendência de cometer o grande erro de achar que só o Brasil tem problemas, e todo o lugar fora daqui é melhor. Ok, muitos realmente podem ser, mas pessoas mal intencionadas existem no mundo inteiro. Não esqueça que ladrão não tem nacionalidade, então fique sempre de olho nos seus pertences, nos trocos quando pagar alguma coisa e as pegadinhas de turistas.

Existem muitos bairros em Buenos Aires que são considerados perigosos como La Boca e Barracas, então evite dar sopa por lá à noite. Mas uma das maiores dicas de Buenos Aires é: não dê mole em nenhum bairro à noite sozinho ou não dê oportunidade para ser roubado. Olho abertos! 👀

Eu sei que é um saco se preocupar com essas coisas durante as férias, mas é mais chato ainda ter que lidar com um furto ou assalto… Então não dê bobeira e é só tomar cuidado como faz ao andar em São Paulo, por exemplo, sabe? Fique ligado e dará tudo certo.

La Boca em Buenos Aires segurança
Caminito no bairro de La Boca é considerado um lugar “perigoso”em Buenos Aires

FAÇA CÂMBIO NO AEROPORTO


Na maioria dos países do mundo o câmbio no aeroporto é pior que no centro das cidades, e geralmente não vale a pena trocar seu dinheiro por lá, mas em Buenos Aires isso é diferente. Com o Governo Macri as casas de câmbio oficiais do Banco de la Nación oferecem valores iguais ou parecidos com câmbio paralelo, então trocar no aeroporto é jogo, sim.

CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!

Nós deixamos pra trocar nossa grana no centro e tomamos uma canseira que não esperávamos. Não são todas as unidades do banco de la Nación que faz câmbio para Reais e o que trocava tinha uma fila enooooorme. Resultado: trocamos no paralelo sem necessidade, somente pela rapidez. Uma das maiores dicas de Buenos Aires que posso te dar é: troque seu dinheiro no aeroporto!

++ Leia também sobre a moeda Argentina e veja a cotação atual.

SE PUDER ESCOLHER, VOE PARA O AEROPAERQUE


Buenos Aires possui dois aeroportos, o de Ezeiza e o Aeroparque. Esse fica no centro da cidade, tipo Congonhas de SP e o Santos Dumont do Rio, então seus custos e tempo de deslocamento serão muito menores! Na hora de comprar a passagem leve isso em consideração! As vezes, mesmo se o voo for um pouco mais caro, acaba compensando.

++ Leia minha dica de transfer do aeroporto em português e com desconto

ECONOMIZE NOS PASSEIOS PARA GASTAR EM COMIDA

A maior parte dos passeios de Buenos Aires são gratuitos! A cidade tem muitos atrativos a céu aberto e que você não pagará um tostão com isso, o que é ótimo para o orçamento de qualquer viajante (e por isso os brazucas gostam tanto de BA!). Aproveite os pesos que “sobram” para comer bem na cidade: tem muita coisa boa, rs!

++ Leia sobre 3 restaurantes de carnes argentinas deliciosas

carnes argentinas em Buenos Aires
Carne Argentina…. ahhhhhhh como amo!

Tudo o que eu não gasto em tours em Buenos Aires, gasto em comida. 😄 A culinária argentina é tão gostosa e ainda com preços tão acessíveis, que vale a pena esbanjar em comida e vinho meeesmo, vai por mim.

TROQUE A COCA PELO VINHO


Você vai perceber que o refrigerante e água nos restaurantes são bem caros, mas em compensação, as garrafas de vinho bem acessíveis. Para vocês terem noção:

Uma coca cola em um restrô custa uma média de $50 pesos, enquanto uma garrafa de vinho custa $300. Se um casal bebe dois refrigerantes cada um, já da quase o preço do vinho! Vale ou não vale a pena?

++ Leia a lista completa de preços de Buenos Aires e quanto custam as coisas

Algodon Mansion para Drinks em Buenos Aires
Vinho, vinho e mais vinho!

VOCÊ NÃO PRECISA JANTAR NO SHOW DE TANGO


Essa é uma das dicas de Buenos Aires que vale ouro! Se você for pesquisar sobre shows de Tango, na internet ou pessoalmente na cidade, vai ver que as pessoas sempre oferecem a experiência completa de jantar + show.

Tudo bem que, se você escolher bem qual tango assistir, esse combo realmente vale a pena e você vai sair satisfeito (minha dica é o Esquina Carlos Gardel). Mas se for no lugar errado vai acabar pagando caro por uma comida meia boca.

Então lá vai: você sabia que é possível pagar apenas para chegar na hora do show? Não só essa é uma dica para quem não quer arriscar na hora da comida, como para quem não quer abrir mão da experiência mas não pode gastar muito (e você TEM que ir em um show, faz parte da viagem.)

++ Leia aqui tudo sobre os shows de tango e minha dica de onde NÃO ir

PAGUE 21% A MENOS NA HOSPEDAGEM


Desde Janeiro de 2017, a Argentina isentou viajantes estrangeiros de pagar o IVA de 21% em hospedagens, se pago com cartão de crédito ou débito. Muitas pessoas ainda não sabem disso e podem acabar pagando em dinheiro e mais caro do que o necessário. Se calcular em relação ao IOF de 6,38% do cartão de crédito, vale bem a pena! Um dos meus hotéis preferidos é o Tango de Mayo 🙂

Mas fique de olho se essa taxa não está sendo cobrada na hora do check out, pois já li que muitos hotéis ainda estão se fazendo de joão sem braço, sabe?

++ Veja a lista de hotéis em Buenos Aires que já fiquei e recomendo 

Quarto de hotel em Buenos Aires Tango de Mayo
Hotel Tango de Mayo, o dos melhores custos benefícios que já me hospedei em Buenos Aires

OS TÁXIS NÃO SÃO MAIS OU MENOS


Você já pode ter lido em algum lugar dicas de Buenos Aires sobre táxis safados que tentam passar a perna nos passageiros com taxímetros adulterados, cobrando valores fechados absurdos ou simplesmente sendo grosseiros. Realmente, eu vivi isso nas duas primeiras vezes que fiz à cidade.

++ Leia sobre como se locomover em Buenos Aires (com preços)

Mas minhas duas últimas viagens achei a realidade outra! Com a chegada do Uber, sem dúvidas os táxis foram obrigados a melhorar os serviços para se manterem competitivos. E fora que todo mundo tem internet no celular hoje em dia para conferir quanto daria o preço de uma corrida. Fica difícil enrolar.

Minha experiência foi positiva com táxis, e pra mim é a melhor forma de se deslocar com conforto e praticidade.

TENHA SEMPRE DINHEIRO TROCADO


Ah, os táxis estão melhores, mas não perfeitos, né amores? Para evitar receber notas falsas ou troco errado no fim da corrida, tenha sempre dinheiro trocado para não dar sorte ao azar. E fora que facilita bastante para pagar conta de restaurante que sempre inclui 10% de serviço, como no Brasil!

++ Leia exatamente quanto custa viajar para Buenos Aires

VIAJE SEM PASSAPORTE


Pode parecer besteira para os viajante mais experientes, mas saiba que para grande parte da América do Sul não é necessário passaporte para viajar, somente o RG. É mais uma facilidade para chegarmos na terra dos hermanos! Agora é comprar sua passagem, e se jogar em Buenos 🙂

++ Leia detalhes e regras sobre viajar sem passaporte na América do Sul

POR QUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM PARA A AMÉRICA DO SUL?

Eu digo e repito sempre por aqui: apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar nos países da América do Sul, é extremamente inteligente viajar com o seu.

A gente sempre acha que nada vai acontecer, mas infelizmente não temos controle sobre isso. Eu, por exemplo, já passei mal duas vezes em Santiago por causa da água mineral diferente, já tive derrame ocular (algo que acontece do nada) e infecções intestinais. Se eu não tivesse seguro, estaria lascada! E olha que são doenças simples…

Um seguro viagem para a América do Sul custa uma média de R$50,00 por viagem, é muito barato. Viajar sem é uma economia burra que pode acabar estragando as suas férias. 

Para te ajudar, aqui no blog temos sempre cupons de desconto que variam de 10% a 20% pagando no boleto. Clique no botão abaixo, garanta o seu e leve sua segurança a sério! Vai por mim, eu nunca viajo sem e sempre compro nesse site.

DICAS DE BUENOS AIRES: RECOMENDAÇÕES FINAIS

Para fechar este post de dicas de Buenos Aires, vou fazer um resumão do porque curto tanto a cidade. Os preços são bacanas, a cidade é bonita e charmosa (especialmente no bairro de Palermo) e a porta de entrada para o mundo das viagens de muita gente. Como vai muito brasileiro para lá, rola ainda a facilidade de encontrar pessoas que falam português, ou pelo menos portunhol, em todo lugar. Se joga gente, tirem muitas fotos e depois voltem para contar como foi a experiência <3

E qual a dica você deixaria pro viajante iniciante, hein?

LEIA MAIS

20 Comentários

  1. Oi Thaís, estou adorando suas dicas. Viajo pra BA de 20 a 27/05, e tenho lido sobre vinhos e carnes. Adoro cerveja e sou vegetariana, tem alguma dica de lugares específicos? Agradeço

  2. Oi Thais! Olha eu aqui de novo :o)
    Notícia fresquinha: uma mudança que entrou em vigor no dia 1º de abril, deve impactar na viagem dos brasileiros à capital portenha. O Aeroparque Jorge Newbery – que era o nosso preferido por estar localizado próximo do centro de Buenos Aires (7km) – deixou de receber voos internacionais, com exceção da rotas oriundas do Uruguai.
    https://voopter.com.br/ofertas-e-dicas/mudanca-de-aeroporto-em-buenos-aires?utm_campaign=++++++++++Passagens+a%C3%A9reas+para+Buenos+Aires+a+partir+de+R%24+681&utm_content=%5B%5Brssitem_title%5D%5D&utm_medium=email&utm_source=getresponse#

  3. Obrigada pelas dicas do Blog. Com todas suas orientações chegar em Buenos Aires foi muito mais fácil.
    Estive em Buenos Aires com a minha família em dezembro de 2017, em total 10 pessoas. Com as dicas do blog minha viagem foi perfeita. Ao viajar em grupo preferimos contratar uma agencia para fazer a maioria dos passeios em Buenos Aires. Entramos em contato com uma agencia que esta sendo muito bem recomendada na internet. Funny Times Travel, Insta #funnytimesbuenosaires
    Nosso contato foi por e-mail com eles ([email protected] ) e já no começo fomos respondidos com agilidade e presteza as nossas dúvidas.
    Contratamos um Transfer do Aeroporto ao Hotel e também o transfer de volta. Ao ser uma VAN ficava um pouco mais caro que ir de táxi, mas preferimos pela tranquilidade já que ouvimos muito falar dos golpes de taxistas principalmente nos aeroportos, e também pela comodidade e conforto lógico. Chegando lá um pouco apreensivos pois pagamos uma parte antecipada, ficamos gratamente surpresos pois estava o motorista nos esperando, a Van era bem nova e limpa. Também contratamos um City Tour.. a agência oferecia um tour grupal(+barato)junto a mais pessoas, porem optamos por um tour particular(+caro), pra conhecer os principais bairros e também um show de tango no Café de los Angelitos com preço absurdamente mais barato que no site e outras páginas que pesquisamos, ahh também fizemos câmbio com eles no hotel.
    Com certeza foi a melhor opção seguir as dicas do blog e comprar com a Funny Times Travel.
    Sobre Buenos Aires, adoramos tudo! Comentar sobre ela seria repetitivo depois de todos os bons comentários.. linda, charmosa, estilo europeu, bela arquitetura, muita vida noturna, uma cidade que você se sente a gosto e com vontade de voltar.

  4. Boa noite Thaís, a empresa Aguiar ainda está funcionando? Vc indicaria algum funcionário em especial? Gostaria de fachar o transfer e alguns passeios. Posso falar que foi indicação sua?

  5. Olá Thaís, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho. Tenho umas duvidas, irei agora em dezembro para Buenos Aires, já realizei o pagamento do quarto por um desses sites de hotel, em Buenos Aires não terei que pagar a taxa de IVA, é isso? E quanto ao metrô, recarregar aquele cartão é fácil? Onde é possível recarregá-lo? Abraçõs.

    • Oi Flávio, Obrigada :))
      Então, se você já pagou pelo quarto, o site deveria ter tirado o IVA, mas não é sempre que acontece isso, infelizmente..Mande um email para eles para ter certeza.
      Da pra carregar o cartão nos quioscos, você vai achar em tudo quanto é canto, geralmente perto de estações grandes tem um.
      Boa viagem!!!

  6. oi Thaís, vou para BA em setembro, ficarei o mês todo para aprimorar meu Espanhol. Como ainda não tive essa experiência seu blog tem me ajudado bastante com suas dicas.
    Você tem algum post que fale sobre o gasto diário… calculadora ou algo neste sentido?
    Beijos e obrigada