6 bichinhos que vi no caminho para o Uyuni

Confesso que não imaginei que veria nesse caminho para o Uyuni muita vida animal, principalmente por ser uma lugar um tanto inóspito. Mas pelo incrível que pareça, a cada parada para almoço ou às vezes simplemente no meio da estrada tínhamos algumas surpresas. Se liga só nas fofuras que você também pode encontrar nessa travessia inesquecível!
 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da minha travessia para o Salar de Uyuni.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnaBolivia

 

Caminho para o Uyuni

Você imaginaria esses bichinhos em um lugar assim?


 
 
1. VISCACHA

Esse bichinho fofo que parece um coelhinho, na verdade é uma chinchila. Vimos muitas no segundo dia de expedição a caminho para o Uyuni e foi impossível não parar. Elas são interesseiras e querem biscoito, então se você mostrar a mão como se tivesse segurando algo, elas vem mesmo! Uma mordeu meu dedo.

Mas não alimente, não, ok? Isso desequilibra completamente o ecosistema, por mais que seja fofo de ver ela comendo na nossa mão.
 

viscacha-min

Fotos de @diogojosedt


 
 
2. VICUNHAS

São animais mais selvagens, mas não perigosos! Digo selvagens, pois eles não conseguem ser domesticados pelos locais, como as lhamas. Seu pelo tem alto valor comercial, e por isso elas quase entraram em extinsão. Ou seja, NÃO compre qualquer peça de roupa de vicunha no caminho para o Uyuni, pois além de ser ilegal e a peça ser apreendida na alfândega, a gente não quer compactuar com isso, né?

 

vicunhas no caminho para o uyuni

Correram risco de extinção, mas até que vimos bastante vicunhas.


 
3. LHAMAS
Ahhhhhh as lhaminhas! 💕 Era uma gritaria toda vez que víamos uma, esse bicho é muito fofo, gente!! Pela estrada às vezes vemos um bolo andando e bebendo água, mas essa que eu “monopolizei”, segundo meus amigos, estava em Incahuasi, uma ilha de Cactus no meio do Salar de Uyuni. A foto com uma lhaminha é imperdível!
 
lhamas-min
 
 
4. FLAMINGOS
Essas lindas aves vocês veem aos montes no Caminho para o Uyuni, praticamente em todos os lagos tem algum grupo. Você sabia que da para mensurar a idade do flamingo pela cor da pena? Quão mais rosa, mais velho é! Isso acontece porque as penas vão tomando coloração rosada por causa do seu alimento.
 
flamingos-min

Fotos de @diogojosedt


 
5. GAIVOTAS
Gaivota ou gaviota? Uma forma é como se fala em português e outra em Espanhol, eu sempre me confundo. 😂 Seja como for, elas fazem uma linda composição na paisaegm do caminho para o Uyuni, e de vez em quando tentam roubar sua comida, afinal, você vai parar para almoçar no meio do nada.
goivota-min
 
6. PÁSSAROS
E de vez em quando você cruza com alguma espécie diferente e colorida, como esse clique do nosso fotógrafo Diogo.
 
Passarinho no caminho para o Uyuni

Foto de @diogojosedt


 
 

6 Comentários

  1. Olá, Thais, tudo bem?
    Pretendo fazer uma viagem em fevereiro do ano que vem, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia. Como vou com meu filho de 9 anos estou receosa da altitude e do frio no Atacama, Cusco, Uyuni, Machu Pichiu, enfim, grande parte. Você encontrou famílias com crianças quando estava lá? Acha que é viável e divertido para elas?
    Adorei seus posts desta região, muito legais mesmo!

  2. Olá, Thais, tudo bem?
    Pretendo fazer uma viagem em fevereiro do ano que vem, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia. Como vou com meu filho de 9 anos estou receosa da altitude e do frio no Atacama, Cusco, Uyuni, Machu Pichiu, enfim, grande parte. Você encontrou famílias com crianças quando estava lá? Acha que é viável e divertido para elas?
    Adorei seus posts desta região, muito legais mesmo!

    • Oi Maria,
      eu encontrei algumas, mas quase não vi de brasileiros. Europeus costumam fazer bastante esse tipo de viagem com as famílias e já estão adaptados. Não sei se dizer se uma criança que nunca viajou pra altitude aguentaria de boa, ainda mais se for para fazer trilhas.. Eu escrevi nesse texto aqui sobre altitude no Peru, pode te ajudar um pouco.
      O Atacama é um pouco mais tranquilo porque você pode fazer os passeios de carro, que não exigem muito esforço!
      Fico muito feliz que você está gostando, viu? 🙂

  3. Bom dia Thais! Vi que voce não tem outro post sobre Uyuni. Vou agora em Outubro e gostaria de saber um pouquinho sobre que roupas levar, se é muito frio e se voce precisou tomar alguma vacina pra entrar na Bolívia.
    Adorei seus posts do Atacama! Obrigada!

    • Oi Herica, estou devendo ainda.. heheh
      Mas não precisa de vacina. Depende muito da época do ano que você vai.. Eu fui em junho e faz MUITO frio. Muito mesmo.
      Mas seja quando for, é pra levar bastante casacos, gorros, luvas etc. Você vai fazer passeio privado ou os compartilhados de hostel? Isso faz toda a diferença também.
      Bj