Viagem para Veneza: 6 dicas para curtir de verdade

Nem  só de pontos turísticos é feita uma cidade, mesmo Veneza, tão “turistona” como é. Nesse post não pretendo falar dos monumentos e museus que você deve visitar em sua viagem para Veneza, pois apesar de essenciais, são informações de mais fácil acesso.
Eu mesma ainda estou devendo um post básico sobre o que fazer em Veneza, mas hoje acordei com uma saudade daquele climinha maravilhoso e único da cidade que acabou me fazendo pensar no que a torna tão especial. Segue abaixo 6 dicas para curtir Veneza de verdade!

++ Descubra as diferenças entre viajar de trem e avião na Europa
++ Saiba como fazer Seguro Viagem para a Europa

viagem a veneza
Foto de Mariia Golovianko via Shutterstcok

TOMAR GELATO


Você nunca tomou um gelato na vida? Prepara-se, pois depois do primeiro não vai conseguir parar. O gelato é um sorvete mais denso e mais cremoso do que estamos acostumados aqui no Brasil, com o gosto bem forte. Seus sabores ficam dispostos em uma vitrine sempre muito colorida e bem apresentável. Só a visão já é um prato feito que vontade de comer com os olhos. O difícil é escolher o sabor que vai tomar na sua viagem para Veneza.  

gelatos em viagem para Veneza
Foto: Google

Mesmo se você viajar no inverno, não se intimide! É tão gostoso que eu e meu marido tomávamos umas 3 vezes por dia, mesmo com frio de 3 graus 🙂 Existem várias Gelaterias no Rio e em SP (devem ter em outras cidades grandes também) que oferecem gelatos bem parecidos com os originais italianos. As que eu mais gosto são a 4D e a Bacio di Latte. 

SE PERDER PELAS RUELAS


Essa é clássica, mas indispensável. Antes de ir à Veneza pela primeira vez eu sempre pensei: “ai, que bobeira essa coisa de querer se perder em Veneza. Gosto de saber por onde estou andando.” Realmente, sou uma pessoa organizada em viagens e odeio me perder, mas não da para explicar o que tem aquele lugar. A cidade tem um clima que te faz caminhar sem rumo por aquelas ruazinhas estreitas, muitas sem saída, e adorar tudo aquilo! Parece que estamos num livro de história. 

Casal perdido em Veneza
Casal perdido nas ruela s de Veneza. Foto: Google Maps

Confesso que no início da viagem para Veneza, eu ficava um pouco com medo de andar à noite, pois há algumas ruas com paredes bem descascadas e MUITO apertadas, o que acende um sinal de alerta natural em uma carioca, como eu. Para nós, que estamos acostumados com tanta violência, é realmente complicado não se preocupar. Mas fique tranquilo pois Veneza é bem seguro. O segredo é tentar se soltar: compre um gelato (você vai se deparar com muitas Gelaterias enquanto tenta se achar) e vá andando, degustando, apreciando cada ponte, cada canal., pensando no que fazer em Veneza no dia seguinte…..quando você perceber, já estará em outro lugar completamente diferente.

Uma dica preciosa: faça de tudo para curtir o “estar perdido”, pois é inevitável. A cidade não é muito fácil de andar, e nem os mapas dão muito jeito, por isso, querendo ou não, alguma hora você estará perdido. Então o melhor é curtir a experiência e não se estressar, não é mesmo?
 

PASSEIO DE GÔNDOLA


Esse é clássico e polêmico, pois nem todo mundo concorda que o passeio é imperdível. Mas estou aqui justamente para contar a minha experiência e percepção sobre o tema. Não sou dona da verdade, pois cada um tem um gosto, não é mesmo? Portanto leia sobre o assunto também em outros lugares, junte as informações que conseguiu mais sua vontade de fazer o passeio e tome uma decisão 🙂

Escrevi um post dedicado somente a esse assunto e você pode lê-lo aqui em “Gôndola em Veneza: Vale a pena? Quanto custa?” Mas você já deve saber o que penso, afinal, esse passeio maravilhoso está dentre minhas 6 dicas para curtir Veneza… 🙂

Se quiser já garantir um preço fixo compre aqui o ingresso para o passeio coletivo com 6 pessoas no barco, por apensar 31 euros!!!

SEGURO VIAGEM COM 10% DE DESCONTO

Aqui no blog nós indicamos a Real Seguros como a melhor comparadora de seguros e com o preço imbatível! Eles tem um atendimento de primeira e vão estar ali pra te ajudar em qualquer situação. Comprando aqui nesse link você ganha 10% de desconto! automaticamente.


TOMAR CAFÉ NO FLORIAN


Essa cafeteria é a mais antiga da Itália, e está de pé na Piazza San Marco desde 1720. UAU! Com uma estrutura super tradicional e arquitetura preservada, é um café que vale o preço.
Sim, ele é carinho. Mas imagine a cena: você sentado em uma mesa do lado de fora, em plena Piazza San Marco, a principal da cidade, apreciando um café (após um passeio de gôndola.. hehe) sem pressa de correr para o próximo ponto turístico, observando o movimento dos turistas e venezianos, vendo como cada um se comporta por lá…

Não sei vocês, mas eu simplesmente AMO ficar olhando a rua enquanto tomo um bom café. Faço isso em cada cidade que visito e não seria diferente na viagem para Veneza, pois só assim consigo me sentir vivendo um pouquinho no lugar, o que afasta por um momento aquele sentimento de turista psicopata por fotos que sou 🙂

café em veneza
olha que charme essa varanda <3

Nesse dia, infelizmente, tivemos que pegar uma mesa lá dentro, pois o frio estava demais! Sempre busco um Café tradicional nas cidades, pois se ele está ali por tanto tempo algo de muito bom deve ter, não é? Lá os garçons se vestem bem tradicionais e são super educados e cordiais com você. É uma experiência bem legal de se viver. Se quiser saber mais, basta visitar o site deles.
 

++ Se for para Londres, vá visitar os Estúdios de Harry Potter
++ Confira as regras de mala para viajar de low cost na Europa

TOMAR BELLINI


Bellini é um drink típico de Veneza criado em 1948. É feito com prosecco e pêssego, tudo BEM gelado. Tem um gosto bem diferente e delicioso. Você o encontra em qualquer bar em Veneza, mas dizem que o mais tradicional é do Harry’s Bar, que não tive a oportunidade de visitar. Tomei em um barzinho superdescolado em uma das ruelas, que infelizmente não sei dizer onde fica. É uma bebida bem doce que tenho certeza que qualquer menina vai gostar e não poderia ficar de fora da sua viagem para Veneza!

Foto: Google
Foto: Google

VISITAR LOJAS DE MÁSCARAS VENEZIANAS


Não importa que parte de Veneza você esteja: você SEMPRE encontrará lojas de máscaras Venezianas para todos os lados. Mas por ali, nos arredores da ponte Rialto, há muitas! Sem dúvida elas são BEM caras, por isso comprei somente uma pequena como souvenir.

++ Descubra como chegar em Veneza de barco, trem ou ônibus
++ Saiba quais são as principais atrações de Milão?

Máscara de Veneza
Mini Máscara Veneziana de recordação.

Você até encontra algumas baratas, que me fez duvidar da originalidade. Mas mesmo que não pretenda comprar, entre em pelo menos uma loja para sentir o toque e ver de pertinho os detalhes das pinturas e formas. São muito bem trabalhadas. Uma outra opção é levar um imã de máscara. Vai dizer que sua geladeira não ficaria um charme com um imã desses?

Geladeira com imãs de viagem
Minha geladeira com alguns imãs da minha coleção.

VALE A PENA FAZER A VIAGEM POR VENEZA?


Mil vezes, sim. Veneza é uma cidade italiana linda, charmosa e cheia de história. Acho que é um daqueles destinos para conhecer pelo menos uma vez na vida. E não precisa esperar a lua de mel ou ir em casal: vá sozinha, sozinho, com os amigos ou a família. Mas vá. E já chegue ao país conectado para compartilhar tudo nas redes sociais com o parceiro do blog, o chip da EasySim4u.

Qual dica você acrescentaria na listinha de viagem para Veneza?

 LEIA MAIS

14 Comentários

  1. Gostaria de tirar uma duvida,estou com a guarda de minha sobrinha de 12 anos ,sou residente ja quase 9anos na Florida,qual o tipo de visto deve pedir,pq ela Vai ter q morar comigo até eu conseguir adotar de uma vez. Grata

  2. Boa tarde Tais.
    Muito obrigada pelas dicas.Muito úteis pra mim.
    Tô com a seguinte dúvida: sou casada a três anos, técnica em eletrônica a 9 anos na mesma empresa e meu marido e vigilante concursado. Eu ganho 1800, meu marido tem carro mas o salário não passa o meu. . Moramos na casa do meu pai mas temos nossa casa quase pronta. Não tenho como comprovar a obra, só o terreno.
    Apesar de não ter IR e ter como pagar a viajem, estou pensando se é melhor dizer que vou pagar ou dizer que meu pai vai me custear (ele é caminhoneiro autônomo e tem mais bens a declarar )? Pode atrapalhar o fato do marido não custear a viajem? Ou não poder ir?
    Agradeço muito desde já 🙂

  3. amiga, muito bom seu blog! Vou viajar em Julho, tb na lua de mel! kkkkkkkkk to pesquisando e nao sinto confortavel achar um hotel bom por causa da localizacao…onde vc recomendaria? Obrigado, Michael

  4. Boa noite Thaís!
    Primeiramente queria te parabenizar pelo blog!! Me ajudou demais!!
    Eu estou com a entrevista marcada para o dia 17 juntamente com minha namorada. Porém estamod com uma dúvida em relação aos documentos. Como não moramos na cidade em que vamos fazer a entrevista, nós vamos acabar estendendo a viagem durante a semana santa e ai ficamos meio receosos de ter que levar tantos documentos originais e por algum acidente vier a perdê-los ou algo do tipo. Então eu gostaria de saber se é obrigatório que todoa os documentos sejam originais ou se podem ser cópias simples ou pelo menos autenticadas em cartório. Muito obrigado, Gabriel

  5. Clarissa Gadelha:
    Veneza é perfeita!!! Foi o meu lugar preferido na Itália!! Não tem outro lugar assim em canto nenhum!! Mas o que eu achei muito interessante é que tenho um ímã de gramado simplesmente IGUAL ao seu!! Hehehe! Bjos de Fortaleza-CE.

  6. Passei somente um dia em Veneza e sinto que devo voltar para andar de gôndola e ir ao Café Florian. Fui durante o inverno e o dia estava muito nublado, por isso não andamos de gôndola. Os gondoleiros não estavam cobrando caro mas não conseguíamos ver um palmo à frente.
    Agora esses gelatos… experimentei pela primeira vez nesse ano já que o inverno não estava tão rigoroso. Maravilha!

    • Gelato é bom demais né? A gente comia no frio mesmo…rsrs
      Volte a Veneza sim, também tenho vontade de ir de novo. E acho que fez certo em não andar de gôndola, precisa conseguir apreciar a paisagem pra ser legal!

      Beijos