Escolhendo sua agência no Atacama – compro os passeios antes ou na hora?

Dúvida cruel sobre como programar sua viagem no Atacama: vale a pena fechar passeios antes de ir ou só quando chegar lá? Os passeios vão acabar e vou ficar sem vaga? Qual agência no Atacama escolher? São muitos pontos que temos que levar em consideração na hora do planejamento para que a viagem saia como sonhamos. Mas eu vou te ajudar 😉

Primeiramente, se você chegou com o bonde andando aqui e não sabia nem que precisava contratar uma agência no Atacama, te indico ler alguns dos meus textos sobre planejamento de viagem e outro com 20 passeios no Atacama, que também falo um pouco sobre isso, pra abrir sua mente.

Por do sol rosado no Valle de la Luna
Por do sol rosado no Valle de la Luna

AGÊNCIA NO ATACAMA – COMO FUNCIONAM OS PASSEIOS?


Para você entender melhor a dinâmica pra escolher sua agência no Atacama, saiba que as agências vão te buscar no seu hotel – geralmente em uma van –, te levar até os pontos programados para aquele passeio e vão parando para você caminhar, tirar fotos e ouvir a explicação do guia. Algumas oferecem alimentação, outras não.

Os lugares são distantes uns dos outros, e às vezes você roda mais de 2 horas de carro no deserto até chegar no ponto do passeio. Você vai passar por estradas ruins ou entrar em áreas que não tem nem estrada! Por isso é importante contratar uma agência, pois ela te leva até essas paisagens lindas de contemplação, e com segurança!

sentada na estrada no meio do Atacama
Nem todas a estradas são assim, acredite!

CONTRATO OS PASSEIOS NO BRASIL OU SÓ QUANDO CHEGAR LÁ?


Há aaaaaanos atrás, quando fui pela primeira vez ao Atacama, li muito sobre como era mais vantajoso fechar meus passeios quando chegasse na cidade, para conseguir melhores preços. Não vou te enganar, isso é verdade! São mais de 60 agências de turismo na cidade de San Pedro de Atacama, gente! Pode parecer pouco falando assim, mas quando você chegar lá e ver o tamanho daquele pueblo, vai entender como isso é muito!!

Dá pra ir batendo de agência em agência com sua listinha de passeios preferidos na mão e ir barganhando qual oferece o melhor valor. Aí você pensa: “ah, Thais, por que você não indica isso então??” Porque, gente, preço não é tudo nessa vida.

Claro que se você está viajando com pouca grana e precisa realmente economizar, vai na fé e faça isso! É a melhor estratégia para quem está com o budget apertado. Mas lembre-se que sua viagem no Atacama será essencialmente esses passeios. Se você fizer com uma agência que não curta os serviços, não goste do guia e etc, é isso. Já foi.

Eu sou adepta de procurar um agência no Atacama com serviços mais exclusivos e com grupos menores para tentar fugir da muvuca. São muitos turistas, são muitas agências e o deserto é um só. Pesquise antes na internet, escolha seus passeios e leia reviews e indicações de agências com antecedência. Se a empresa for boa e exclusiva, vai ter menos vagas e se você deixar pra ver tudo na hora pode ficar na mão.

serviços de agência no Atacama
Eu e as meninas de roupão oferecidos por nossa agência, nas Lagunas Escondidas!

O GOLPE DA TROCA DE AGÊNCIA


Como algumas dessas agências menores oferecem preços imbatíveis, elas não podem ficar no prejuízo caso não consigam fechar um grupo inteiro para aquele dia. Então é muito comum você fechar seu passeio com a agência X, mas acabar indo com a agência Y. É uma prática que rola de montão por lá e muita gente não sabe disso (por isso usei o “golpe” entre aspas).

Resumo da ópera: você não consegue garantir o tipo de serviço que vai receber com a maioria das agências que oferecem preço como diferencial. Cuidado com isso, se informe!

O QUE AS AGÊNCIAS NO ATACAMA OFERECEM?


Cada agência no Atacama tem um foco para diferenciar seus serviços: enquanto algumas investem em melhores guias, carros novos e grupos menores, outras oferecem preços mais camaradas. Você precisa ter em mente qual são suas prioridades no serviço, e a partir daí fazer sua escolha.

Esses são alguns pontos que considero importantes para escolher a melhor agência no atacama PARA VOCÊ! Nem sempre a melhor agência pra mim, é a ideal para você. Selecione por esses pontos e não terá erro!

1 . Número de pessoas no passeio: você se importa de ir em um grupo de 30 pessoas em um busão ou prefere 10 em uma van pequena?

2 . Qualidade dos carros: você vai fazer seus passeios em ônibus ou van? Ele é velho, sujo, limpinho ou novo?

3 . Alimentação: que tipo de comida a agência oferece em passeios de dia inteiro ou até mesmo nos passeios de meio dia? Tem comida? É lanche? Não tem nada? Tem passeio que você sai de manhã e volta lá para às 16:00 somente, pense nisso.

4 . Guias: esse vai ser o cara que vai te explicar tudo sobre os lugares que você vai vistar. Ele sabe do assunto? É simpático? Fala um espanhol enrolado ou você vai entender?

5 . Segurança: a agência leva em seus passeios telefone satelital e oxigênio? Se você passar mal com a altitude, como vão te socorrer?

6 . Garantia de passear com a agência contratada: a agência vai te passar pra outra em alguma situação?

7 . Preço: claro que uma agência que oferece serviços mais exclusivos vai cobrar mais, e as que oferecem menos coisas vão cobrar menos, natural da vida. Quanto você quer/pode pagar pelo serviço?

ACHE SEU HOTEL MAIS BARATO

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.

Flaviabia Expediciones Atacama
Café da manhã com FlaviaBia Expediciones – tudo fresquinho!

MINHA DICA DE AGÊNCIA NO ATACAMA: FLAVIABIA EXPEDICIONES


Quem me segue e já leu outros textos meus sobre o Atacama já está careca de saber que eu faço meus passeios com a FlaviaBia Expediciones. Pra mim ela é a melhor agência no Atacama, pois oferece tudo de melhor dos ítens acima citados e com uma comida ma-ra-vi-lho-sa! Já fiz passeio com ela nas minhas 3 viagens para lá e nunca decepcionou, por isso indico de olhos fechados!

A Flavia é uma brasileira que vive no Atacama deve ter uns 5 ou 6 anos, e oferece serviços focados em brasileiros, é claro! Primeira vantagem:  você vai negociar todos os seus passeios por e-mail em português. Ali você pode tirar suas dúvidas sobre altitude, horários e o que você não tiver lido por aqui 😄

agência no Atacama FlaviaBia Expediciones
Flavia Bia Expediciones: minha escolha!

Você pode pagar seus passeios em Real por transferência do Banco do Brasil e fugir de IOF, de trocar mais dinheiro por aí ou pode até pagar com antecedência para se livrar do custo logo! Isso é muuuito bom pra ajudar a programar nosso orçamento.

Agora, para resumir, vou responder as perguntas acima com os serviços da Flávia, e você vai entender porque eu amo tanto! Vapt-vupt!

1 . Número de pessoas no passeio: o grupo é no máximo de 10 pessoas;

2 . Qualidade dos carros: saem sempre em vans novinhas ou carros menores, depende do tamanho do grupo;

3 . Alimentação: a comida é demais, sempre com coquetéis com pisco, cerveja ou champanhe em passeios de meio dia, e café da manhã e almoço caseiro quentinho com vinho à vontade para passeios de dia inteiro! (Um salve pra Carlinha, a melhor cozinheira do Atacama!)

4 . Guias: os guias ou falam português ou um portunhol bem fácil de entender, afinal, trabalham com brasileiros o dia inteiro! O guia de montanhas deles o Elias, é o melhor da região, juro. Quem já fez trekking com ele pode garantir a calma que ele te passa diante do desafio de uma montanha.

5 . Segurança: todos os passeios saem com oxigênio, para quem passar mal de altitude, e telefone satelital, caso haja algum problema com o carro em um lugar inóspito.

6 . Garantia de passear com a agência contratada: eles NUNCA te passarão para outra agência. Se o passeio estiver fechado, eles vão sair somente com você!

7 . Preço: sim, os preços estão acima dos vendidos nas agências menores na cidade, justamente porque o serviço é diferenciado.

Lanche na Laguna Cejar
Mesa de tacos e pisco Sour montada pela FlaviBia Expediciones na Laguna Cejar

E eu ainda adiciono mais: passeios como Lagunas Escondidas e Termas de Puritama são feitos em horários diferenciados para tentar fugir da muvuca. A Flavia manda roupões nos passeios com água, para que os passageiros fiquem quentes e não precisem levar toalha. Até massagem você recebe no passeio de Termas de Puritama. Gente, sério, é imbatível!

E além disso tudo, eles lançaram um programa novo de aventura com trekkings em lugares super diferentes, que outras agências não oferecem. Vejam aqui o roteiro novo que fui experimentar e se jogue nas novidades 🙂

E claro que leitor do blog tem desconto nos passeios da Flavia, porque aqui a gente só faz parceria com gente boa! É só preencher esse formulário e fazer sua cotação para ganhar desconto.

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

POSSO FAZER OS PASSEIOS POR CONTA PRÓPRIA OU PRECISO DE AGÊNCIA NO ATACAMA?


Eu não indico. Como falei acima, você vai rodar no meio do deserto onde não há sinal de telefone e a sinalização não é boa ou é inexistente. Já pensou se perder? É realmente arriscado, gente. Quando você contratar uma agência no Atacama, procure ter certeza que eles levam telefone satelital para o passeio. É a única forma de garantir que você não passará por um perrengue maior caso o carro quebre, alguém passe mal e etc.

Atacama em Piedras Rojas
O Atacama e suas paisagens lindas!

Tem gente que aluga carro por lá para fazer por conta própria? Tem, eu já vi! Passeios como Valle de la Luna e Laguna Cejar, que são super pertinhos de San Pedro (a cidade base para explorar o deserto) possuem boa sinalização e são tranquilos de ir por conta. Mas eu penso assim: alugar um carro pra fazer só 1/3 dos passeios sozinho te adianta de que? Ao meu ver, não vale a pena.

Agora é pesquisar bastante e escolher a melhor agência no Atacama pra você! Qualquer dúvida sobre os passeios da Flavia, grita aí que te ajudo com o maior prazer 🙂

LEIA MAIS 

27 Comentários

  1. Thaís, tudo bem?
    Vou para o Atacama em Outubro e estou na fase de pesquisar as agências…acabei encontrando esse seu post e já fiquei animada. Me tira uma dúvida: ficarei de 4-13 de outubro….vc acha necessário marcar os passeios com antecedência (aqui do Brasil) ou quando chegar em San Pedro? Todoooo mundo diz que lá é bem mais barato e vc falou exatamente isso no início do texto, mas acabei sem entender a sua conclusão: melhor fechar logo ou é mais vantagem reservar lá?

    • Oi Manu,
      depende muito do que você quer! Se você quer buscar preço, feche lá porque você consegue pesquisar em agências menores que não tem nem site. Mas se você procura um serviçoi diferenciado, como o da Flavia que contei nos meus posts, aí vale mais a pena fechar antes, porque você pode ficar sem vaga 🙂

  2. Mari, adorei suas dicas. vou com o meu filho agora em janeiro por 6 dias. Pretendo fazer com a FlaviaBia. Tô pleiteando um desconto kkk. Sou professora e a vida tá dificil aqui no Brasil. Beijos.

  3. […] Escolhendo sua agência no Atacama: porque indico a Flavia […]

  4. Estamos indo agora em setembro e estou muito tentada a fazer os passeios com a Flávia, mas são tantos (mais de 15) que estou até com medo do orçamento…

  5. Eu estava bem em dúvida de contratar a Flavia Bia, por conta até mesmo de valor.
    Já até mandei e-mail solicitando cotação e acabei fechando apenas 2 dias com ela. Porém, lendo essa sua postagem, resolvi investir para contratar o passeio do dia todo.
    Realmente, quero me esforçar um pouco para pagar um pouco mais, mas ter um momento diferenciado e seguro lá.
    Se aqui eu consigo um preço melhor, já me ajuda! Rsrsrsrs
    Há um tempo já vinha namorando o instagram dela, lendo os comentários todos no Tripadvisor. Hahaha

  6. Eu estava bem em dúvida de contratar a Flavia Bia, por conta até mesmo de valor.
    Já até mandei e-mail solicitando cotação e acabei fechando apenas 2 dias com ela. Porém, lendo essa sua postagem, resolvi investir para contratar o passeio do dia todo.
    Realmente, quero me esforçar um pouco para pagar um pouco mais, mas ter um momento diferenciado e seguro lá.
    Se aqui eu consigo um preço melhor, já me ajuda! Rsrsrsrs
    Há um tempo já vinha namorando o instagram dela, lendo os comentários todos no Tripadvisor. Hahaha

    • Oi Micheline,

      não diria nada de especial.. Tem que começar com os passeios mais baixos para aclimatar e eles não passarem mal, assim como vocês. Talvez o passeio ao geyser seja frio demais oara eles..mas realmente não tenho nada de diferente pra passar 🙂

  7. Bom pelo visto a Flávia é garantia de um ótimo serviço, acredito que vou escolher ela por tudo q relatou nesse post…. e com certeza vou mandar email pra ela falando da tua super recomendação e claro dos 10% desconto.
    Valeu uma vez Thaís

  8. Bom pelo visto a Flávia é garantia de um ótimo serviço, acredito que vou escolher ela por tudo q relatou nesse post…. e com certeza vou mandar email pra ela falando da tua super recomendação e claro dos 10% desconto.
    Valeu + uma vez Thaís

  9. Thais, muito boa a dica da agência!! Pergunta, quais passeios você escolheria se só tivesse 2 dias inteiros em Atacama??

  10. Thais, muito boa a dica da agência!! Pergunta, quais passeios você escolheria se só tivesse 2 dias inteiros em Atacama??