Bate e volta: roteiro de 1 dia em Lisboa

Lisboa é uma cidade lindíssima que me surpreendeu muito em minha primeira visita. Nós sempre ouvimos que os portugueses não gostam de brasileiros, que Portugal é um país sujo e sem graça, o que pode desestimular muitos a conhecer nossos colonizadores. Não existem maiores equívocos: a capital portuguesa é puro charme. Para provar, fiz até este roteiro de 1 dia em Lisboa caso você só tenha planejado uma passadinha (ou stopover) por lá. Certeza que você vai ser encantar, vai querer voltar e vai conferir nosso outro post mais completão sobre a cidade…

++ Veja o que fazer em Lisboa: Torre de Belém e mais 15 atrações
++ Confira as regras de mala para viajar de low cost na Europa

Torre de Belem em roteiro de 1 dia em Lisboa
Torre de Belém

O QUE FAZER EM UM DIA EM LISBOA


Nós chegamos de trem, na estação Santa Apolónia, que é bem no centro na cidade, e fomos andando até a Praça do Comércio, ponto de partida do nosso dia. Dali, em um dia, até que deu tempo de conhecer alguns dos principais cartões postais de Lisboa.

Informação importante: Se você chegar na cidade com malas e não for pegar um hotel, a melhor opção é deixar sua bagagem nos armários (Lockers) da estação de trem durante seu 1 dia em Lisboa.

PRAÇA DO COMÉRCIO


É uma das maiores praças da Europa, e em seu centro há a estátua de D. José, erguida em 1775 e atrás o Arco Triunfal da Rua Augusta. Chegando lá, há um ponto de informações turísticas, onde você vai pegar um mapa grátis da cidade, para se localizar melhor.

Praça do Comércio, com o Arco Triunfal ao fundo,
Praça do Comércio, com o Arco da Rua Augusta

O segundo passo será comprar um passe diário de metrô dentro da estação na praça, assim você vai economizar mais do que comprando tickets avulsos, pois ele vai servir também para todos os bondes e ônibus. Ele pode ser comprado em qualquer estação, mas as máquinas só aceitam dinheiro.

Pegamos o bonde 15E direção Algés, na própria praça, e sairemos na estação Mosteiro Jerónimos. Fique tranquilo para saber quando sair, pois todos os Bondes mostram as estações de cada parada. O Mosteiro é uma atração super interessante, mas  infelizmente não cabe em 1 dia em Lisboa.

CHIP DE INTERNET COM DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da EasySim4U tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com frete grátis automaticamente por esse link. Compre aqui!

RUA AUGUSTA


Antes de seguir o passeio, se quiser fazer compras, visite a Rua Augusta, coladinha na praça. É uma via que não passa carros, cheia de lojas de souvenires e até marcas internacionais como H&M, Mango, etc. Os preços são ótimos! Os melhores que encontrei na Europa para fazer compras. Vale a pena dar uma olhadinha..

MONUMENTO PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS


Nossa próxima parada foi o Padrão dos Descobrimentos. Esse monumento é um dos meus preferidos, super trabalhado, em forma de caravela, com 50 m de altura. Ele foi inaugurado para celebrar os 500 anos da morte do infante D. Henrique. Você pode subir e ter uma vista bem legal da cidade.

Padrão do Descobrimento Lisboa
Foto antiguinha: Monumento Padrão dos Descobrimentos, inverno 2013.

TORRE DE BELÉM


Depois, caminhando pela margem do Tejo e apreciando as embarcações e a beleza natural do lugar, chegaremos na torre de Belém, que está bem ao lado. Você pode conhecer o interior e eu realmente indico, mas prepare-se para subir escadas mega apertadas, antigas e com degraus altos. A torre servia de forte e sistema de defesa da cidade, por isso tem até canhões.

Vista da Torre de Belém por dentro
Vista de Torre.

Conforme você vai subindo os andares, há umas placas explicando a que cada sala se destinava e a cronologia da época. A leitura é pouca, bem explicativa, e em português, claro! Vale a pena perder um tempinho para entender melhor como funcionava o local.

Agora me digam, vale ou não vale a pena subir e contemplar uma vista dessas, mesmo tendo só 1 dia em Lisboa? A Torre está aberta todos os dias de 10:00 às 17:30

PASTÉIS DE BELÉM


Agora que tal uma parada para um lanchinho? Confesso que provar quitutes locais é uma das minhas partes favoritas em todas as viagens … Turismo gastronômico é o que há! Se eu não provar a comida local, parece que nem estive pelo lugar. Por isso, vamos comer o original Pastel de Belém. Bem pertinho da Torre, há o restaurante chamado “Pasteis de Belém”, claro, com toldos azuis. Eles que inventaram o pastel original, cujo a receita é um segredo há muitos anos. 

Pastel de Belém em Lisboa
Prepare-se para comer muito pastel de nata <3

Todos os outros que você encontrar, mesmo em Lisboa, e os que comemos aqui no Brasil com esse nome, na verdade é um pastel de nata. Para comparar, indico comprar uns originais no restaurante e outro em algum dos cafés que existem nos arredores. Sente, faça uma degustação comparativa e depois me conte qual gostou mais!

PARQUE DAS NAÇÕES


O Parque das Nações é uma das área mais novas de Lisboa, com arquitetura moderna, cheia de atrações e monumentos interessantes. Lá fica o teleférico da cidade e o famoso Oceanário – um dos principais aquários da cidade.

Dá pra passar uma tarde por lá, apreciando a arquitetura, tomando sorvete (se for verão) e escolhendo o que quer ver. O parque é muito bem sinalizado e, conforme vai andando, descobre coisas que nem sabia que existia.

Além de tudo, beirando a água há diversos restaurantes deliciosos que instigam uma parada para um almo-janta. Mas logo aviso, não será um almoço pechincha, mas o preço até que é bem razoável para a localização.

Manumento no Parque das Nações, Lisboa
Brincando com os monumentos do Parque das Nações.

Nessa foto você consegue ver o teleférico passando lá no fundo. Ele liga o Parque à Torre Vasco da Gama. Mas já que isso aqui é um roteiro de 1 dia em Lisboa, e já está acabando. Ficou ou não ficou com gostinho de quero mais?

METRÔ EM LISBOA É BOM?


o metrô de Lisboa é super limpo e organizado, o melhor que vi na Europa. Claro que não estou comparando a nível de grandeza, pois não da pra competir com o de Londres, mas a limpeza e organização deste é impecável

SABIA QUE O SEGURO VIAGEM PARA A EUROPA É OBRIGATÓRIO?


Sim, sim, meu amigo. Se for viajar para Europa, nem pense em ir sem seguro viagem! A União Européia é composta de 28 países, e quase todos eles fazem parte do Tratado de Schengen. Esse acordo torna obrigatório aos turistas terem um Seguro Viagem na Europa de pelo menos 30.000 Euros de cobertura em gastos médicos. Portanto, se você chegar na imigração, te pedirem o documento e você não tiver, eles vão te mandar voltar!

Um seguro de viagem na Europa custa uma média de R$130,00 para 2 semanas de viagem e uma única consulta médica particular por lá sai na faixa de €300. Então mesmo se não fosse obrigatório, é muito inteligente fazer o seu!

Para te ajudar, aqui no blog temos sempre cupons de desconto que variam de 10% a 20% pagando no boleto. Clique no botão abaixo, garanta o seu e leve sua segurança a sério! Vai por mim, eu nunca viajo sem e sempre compro nesse site.

1 DIA EM LISBOA – VALE A PENA O BATE-VOLTA


Esse roteiro em Lisboa foi um bate e volta, na verdade, que fiz com meu ex-marido em Janeiro… a gente nem dormiu na cidade. Eu já conhecia Lisboa, e ele não. Como íamos passar perto, indo para o Porto, decidi fazer essa corridinha de trem, para ele poder ver como a cidade é linda (ele era um desses que tinha preconceito com Portugal). Mas óbvio que ele se apaixonou e um dia foi pouco… Então acho que o bate-volta vale a pena se for a única opção. O melhor é reservar, pelo menos, uns dois o três dias lá

Você adicionaria outro ponto no roteiro de 1 dia em Lisboa? Manda a ver nos comentários

LEIA MAIS

20 Comentários

  1. Olá, Vou passar 12 horas , de uma conexão, em Lisboa. Onde sugere que fico hospedado, bairro. ( minha esposa e eu). Vamos estar em mala. vamos chegar as 16:40 e sair no outro dia as 05 hrs da manha…. o que posso conhecer ? onde ir ? e em que bairro ficar hospedado ?!

    • Oi João, para tão pouco tempo, eu ficaria no centro, ali na rua Augusta mesmo. Não da pra fazer muita coisa porque já é à noite.. vai conhecer o bairro alto e ver se ainda existe algum museu aberto a essa hora!
      Bjs

  2. oi, adorei o roteiro de 1 dia em Lisboa. Parabéns, tudo muito bem detalhado. Vou passar um dia em Lisboa e logo seguirei para Porto. Vi que há voos pela Rynair por 10 euros entre as duas cidades, vale a pena? Ou é mais fácil ir de trem ? Pergunto isso devido ao tempo gasto no aeroporto, já que minha estada é curta…

    • Oi Suene,
      que bom que curtiu!!
      Então, você tem que avaliar quanto está a passagem de trem. Os aeroporto que a Ryanair trabalham são sempre mais distantes (vc perde tempo e geralmente tem que pagar um busão pra chegar lá) e fora que tem o problemna de bagagem que você pode ler aqui e aqui.
      Eu sempre faço de tudo pra me deslocar de trem, pois é muito mais simples e eu nunca tenho dor de cabeça, mas às vezes temos que pensar no valor né?
      Mas faça esse cálculo! Pois os 10 euros podem sair pela culatra…

      Se precisar de ajuda com hotéis e seguro viagem me avise, aqui no blog tem tudo 🙂

      Beijão!

  3. Olá Thais, parabéns pelas dicas! Vou para Lisboa em setembro, com minha esposa e filho de 6 anos para ficarmos 5 noites. Vc sabe me informar se existe um bilhete que é adquirido com preço acessível para o oceanário, teleférico e outras atrações do Parque das Nações?

  4. Olá, Thaís!
    Excelente post, adorei o roteiro de um dia. Viajarei para a Espanha, e tanto na ida como na volta chegarei na madrugada em Lisboa, e só partirei de lá à noite.
    Como estarei com malas, você sabe se no aeroporto tem algum lugar para que eu possa deixá-las, e somente pegar quando retornar a ele?

    *Ahh, comprei o seguro pela Mondial, e recebi o desconto 😉

    • Oi Philippe,
      que bom que curtiu! Eu nunca usei o aeroporto de lá, só a estação de trem, mas da uma olhada no site que se tiver locker, geralmente eles falam lá.

      *Ahhh que bom!!! Ainda não apareceu aqui pra mim. Comprou por um link do blog? 🙂

  5. Boa noite Thais.Sobretudo não perca Sintra e Óbidos. Não vai se arrepender. E não tenham medo,Português não è como vocês pensam, muito pelo contrario somos um povo prestável e simpático. Há sempre um ou outro malandro mas disso em todo mundo tem. Boas estadias

    • Oi Francisco,
      como certeza! Fui muito bem trata pelos portugueses e quero voltar ao país várias vezes!
      Cheguei a ir um dia para Sintra, mas foi uma visita rápida. Na próxima vou conhecer de verdade.

      Beijão!

  6. Olá Thaís! Adorei seu relato sobre Portugal, até porque era uma das pessoas com certos preconceitos em relação ao país. Eu farei conexão na volta de Londres e ficarei um dia por Lisboa. O que muito me preocupa é onde deixar as malas. Caso deixe na estação de trem, é seguro?? Como boa brasileira, minha preocupação com roubos é grande hehehe
    Obrigada desde já!!

    • Ola!!
      Que bom que gostou do post! 🙂
      Então, eu também nunca tinha deixado mala no locker, mas lá em Lisboa deixei.. e foi tranquilo. Você coloca senha, e não tem como arrombar. Pelo menos não sem quebrar tudo…rs

      Comigo deu tudo certo.. e tem muita gente que sempre usa locker. Achei bem seguro!

      Beijão 🙂

  7. Obrigada por sua atenção e gentileza Thaís! Na realidade o meu destino é Alemanha, e como vou ter que parar em Lisboa, resolvi ficar um dia e pegar um outro vôo no dia seguinte para seguir para Alemanha.

    Grande Beijo!

    • Oi Cleo,
      que isso! :))
      Mandou bem, Lisbos é lindo. Está indo de TAP?
      Minha primeira visita lá foi assim, por conta da escala.. mas eu peguei logo 3 dias! heheh
      Esse bate e volta que conto no post foi com o meu marido, em outra viagem de trem! 🙂

      Beijão

  8. Olá Thaís, gostei muito das suas dicas! Será que você poderia me informar, por favor, qual o tempo de duração da visitação no Oceanário? Vou passar apenas 1 dia porque vou fazer uma conexão, e queria aproveitar o máximo.

    Obrigada!

    • Oi Cleo,
      que bom que está gostando! 🙂
      Então, vai depender de você.. se vai ver rápido ou não.
      Geralmente, se fizer com calma, da pra ficar umas 3 h lá dentro, mas da pra ver tudo mais rapidinho em 1 h sim. Ele é grande, tem bastante coisa, mas você não anda muito se um lugar para o outro, o que ajuda no tempo!
      Vai fazer conexão para onde?

      Beijão

  9. Adorei seu post!!! Vou passar 2 dias em janeiro com duas amigas. Com relação as roupas você tem alguma dica? Somos cariocas e estamos preocupadas com o que levar.

    • Oi Mariana, obrigada!!! =)

      Então, Janeiro é inverno na Europa, mas Portugal tem a temperatura mais branda que nos países mais pro Norte, tipo Inglaterra, mas mesmo assim pra nós é BEM frio. Também sou carioca e sofro! rs

      Nessas fotos que eu to com casaco, foi Janeiro desse ano. Calça jeans pura, uma botinha, casaquinho moderado, ele era grossinho. Leve um casaco mais grosso, porque esfria bem à noite por lá. ´
      E sempre bom levar uma calça jeans mais larguinha, porque se vc sentir muito fria, colocar meia calça grossa por dentro. Sinceramente eu acho que não vai precisar, mas cada um sente um frio, né? rs
      Levar não vai fazer mal!

      Leve umas roupas levinhas também, pq em dia de sol pode fazer uns 22, 25 graus, e fazendo turismo andando você pode acabar sentindo calor.

      Mas se sua viagem incluir outras cidades, a mala pode mudar completamente! heheh

      Espero que tenha ajudado. Precisando estou sempre aqui! 🙂
      Beijos