Você finalmente chegou em Buenos Aires para passar férias ou um feriado prolongado e está pronto para começar a turistar pela cidade, louco para conhecer tudo… mas será que está realmente preparado? Há tantas formas de conhecer a cidade: a pé, de ônibus, de táxi ou de metrô, mas qual delas é a ideal e vai te trazer mais segurança em Buenos Aires ?
Infelizmente estamos cientes dos inúmeros casos se assaltos e “passadas para trás” que acontecem em táxis e outros transportes em Buenos Aires, então o melhor a se fazer é entender bem como funciona cada um deles para fazer uma decisão. Vamos conhecer aqui todas as dicas de como se deslocar pela cidade, e vocês escolham qual se adéqua melhor às suas necessidades!
Tenha um mapa
Antes de começar seus passeios, aconselho comprar um mapa em uma banca de jornal.
Geralmente eles vendem esses mapinhas turísticos com desenhos, que facilitam bastante ver onde estão concentrados os pontos turísticos e se encontrar, se seu destino acabar mudando. Além disso, leia aqui nosso roteiro de 4 dias, para sua viagem ficar completa 😉
SAINDO A PÉ EM BUENOS AIRES
Turistar a pé é minha maneira favorita, sem sombra de dúvidas. Você tem mais tempo para apreciar a cidade, o trânsito e as pessoas ao seu redor. Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados, principalmente por nós, turistas, que geralmente estamos encantados com tudo o que vemos ou então temos um mapa gigante na nossa frente, e acabamos não prestando atenção no que está acontecendo.
Não é para ficar neurótico, mas procure sempre olhar quem está andando atrás de você, prestar atenção em sua bolsa e, de preferência, sair com o mínimo possível para manter sua segurança em Buenos Aires. Se tiver cofre em seu hotel, deixe seu passaporte lá, pois você não precisará dele para nada. É uma segurança, caso você seja furtado, que voltará para casa, não importa o que aconteça.
Não ande com muito dinheiro: já separe a quantia que vai utilizar naquele dia, pois hoje em dia estamos andando com muito dinheiro vivo por causa do câmbio, mas lembre-se que a maioria dos estabelecimentos aceitam cartão de crédito, caso seja uma emergência.
CHIP DE INTERNET COM 15% DE DESCONTO
Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip do O Meu Chip tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 15% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!
Com essas dicas básicas, fazer turismo a pé é super recomendado, ainda mais se você estiver hospedado no centro, próximo à 9 de Julio, onde há tudo o que precisa por perto.
Pegando táxi em Buenos Aires
Andar de táxi em Buenos Aires vale muito a pena, pois é barato e há muitos carros circulando nas ruas. Existem algumas áreas onde não há metrô, e pegar um táxi facilitará bem a sua vida, principalmente se for à noite, quando o número de ônibus cai bruscamente e a segurança em Buenos Aires vai junto.
Infelizmente Buenos Aires não é mais uma cidade tranquila de se andar, como antigamente. Conheço muitas pessoas que foram assaltadas e furtadas recentemente, durante a luz do dia, inclusive. Fique sempre atento com sua bolsa e não dê bobeira sozinho(a) pelas ruas na saída da night ou de um restaurante. Conhece aquele ditado: a ocasião faz o ladrão? É bem por aí…
Além disso, devemos ficar muuuuito espertos com os taxistas. Eles se aproveitam MESMO dos turistas, fazem o caminho mais longo, se você estiver distraído; cobram preços fora do taxímetro ou até taxas extras loucas. Sempre pergunte antes de entrar no táxi quanto aproximadamente dará a corrida para ele perceber que você não é bobo. Pergunte no seu hotel, se possível, a média de preço do trajeto que quer fazer, para ter uma noção e poder exigir um valor.
Alguns taxistas respondem “é o valor do taxímetro”, mas insista pedindo um valor aproximado, para ter uma noção.
Mas fora essa tentativa de lucrar mais, os motoristas te tratam bem, a maioria é bem humorada e você tem mais segurança em Buenos Aires. Se estiver saindo de um restaurante tarde da noite, peça para eles chamarem um táxi pra você, pois ele será cadastrado e mais seguro ainda na volta para o hotel.
++ Serviço de transfer em Buenos Aires em português
++ 10 dicas úteis para quem nunca foi a Buenos Aires
++ 10 dicas úteis para quem nunca foi a Buenos Aires
Sempre cheguei em Buenos Aires pelo Aeroparque, e sei que de táxi, da mais um menos uns 60 pesos até o centro. Já é uma boa referência para começar. Eles costumam cobrar também uma taxa por bagagem, mas no máximo 5 pesos por cada uma. Ah! Quando o símbolo de “táxi” que fica em cima do carro estiver apagado, é que esta ocupado, isso é legal saber.
PEGANDO ÔNIBUS EM BUENOS AIRES
Andar de ônibus não é muito fácil, pois nem os próprios locais sabem indicar qual pegar, onde saltar… Sempre pergunte para mais de uma pessoa para não perder tempo indo para o lugar errado, e de preferência peça instruções em seu hotel.
Além disso, os ônibus em Buenos Aires só aceitam moedas, que devem ser colocadas em uma máquina. Não há trocador, então se você subir somente com notas, provavelmente o motorista irá te expulsar. Você vai perceber que não é muito fácil conseguir moedas, pois esse sistema gerou uma escassez na cidade e é difícil conseguir troco até nas lojinhas. Por isso, guarde todas que te derem, caso precise pegar o busão futuramente! As passagens custam em média 2 pesos, para quase todas a linhas.
A máquina funciona da seguinte maneira: você coloca as moedas em cima, e a ela vai registrando o quanto ainda falta ser inserido. Se houver troco, será devolvido em baixo, e uma papel de recibo sairá. Guarde-o durante sua viagem, pois pode haver fiscalização, uma vez que não há catraca. Eu nunca vi ninguém fazendo essa conferência, mas não custa nada guardar.
Andando de metrô em Buenos Aires
As 6 linhas de metrô atendem bem os turistas para chegar aos principais pontos turísticos com segurança em Buenos Aires. O ticket unitário sai por 2,50 pesos, e o horário de funcionamento é de 5:00 às 23:00, de segunda a sábado e das 8:00 às 22:00, aos domingos e feriados.
Veja aqui o mapa das linhas, para não se perder.
É possível comprar um ticket com até 10 viagens, mas não se ganha desconto nenhum por isso, só economia de tempo mesmo. Veja abaixo os valores e a cara dos passes.
Não há mistério para entender as linhas, é só ficar atento à direção que o metrô está indo e, se necessário perguntar, pois nem todas as estações tem a sinalização de direção, como você vê abaixo nas placas verdes. Achei tudo muito tranquilo e não senti ameaça de assaltos em nenhum momento.
Bem, no geral é isso! Espero que tenha ajudado a escolher melhor seu transporte com segurança em Buenos Aires!
LEIA MAIS
- Câmbio na Argentina: Levo Peso, dólar ou Real?
- Preciso de seguro viagem para Argentina?
- Chip 3g na Argetina – como é?
- Final de semana romântico em Buenos Aires
- Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
- Visite vinhedos por conta própria em Mendoza
- Ônibus na Argentina: melhor que avião! (com vídeo)
- Quanto custa viajar para Buenos Aires? Quanto dinheiro levar?
- 3 lindos jardins em Buenos Aires para fazer fotos
Ótimas dicas!
Eu gostei muito do sightseeing bus, aquele ônibus turístico de dois andares. A vantagem dele é que passa em todos os pontos turísticos da cidade e você pode descer em qualquer um!
Obrigada, Gabi!
Eu quase não uso esse sightseeing. Peguei em Barcelona e foi muuuuito bom, mesmo sendo minha segunda visita à cidade. Passarei a considerar mais o ônibus, principalmente porque a maioria deles conta a história de cada parada, né?