Buraco das Araras: um passeio animal!

O Buraco das Araras foi um passeio que nas minhas pesquisas iniciais não dei muita bola. A ideia de observar aves me parecia algo um pouco monótono, e não me chamou muita atanção. Mas depois de ver algumas fotos e do convencimento da Tati do Big Tour, que fechou todos os meus passeios, acabei me rendendo e não poderia ter saído mais feliz!
O Buraco das Araras fica no município de Jardim, na verdade, bem pertinho de Bonito, mas como todo mundo faz base em Bonito para os passeios, a gente acaba falando que fica lá, né? Afinal, são apenas 60 km do centro de Bonito.
 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da viagem!
Você também pode procurar pela Tag #GMAemBonito

 
 

Buraco das Araras

Mas são bonitas demais, né?


 
Bem, nossa chegada foi super fácil, apesar da estrada de terra.  A gente chegou 15 min atrasados 🙈 porque o dia foi intenso, mas eles conseguiram nos encaixar no próximo grupo. Façam de tudo para estar sempre no horário na sua viagem em Bonito, pois nem sempre eles terão disponibilidade de fazer isso, principalmente se for alta temporada.
 
 

Leia também >> Passo a passo para planejar sua viagem a Bonito

 
 
SOBRE O BURACO DAS ARARAS

O Buraco das Araras nada mais é que um grande local de observação de aves que estão soltas na natureza, mas tendem a criar ninhos e voar pelo buraco. Simplesmente 156 espécies já foram catalogadas voando pelo buraco. E, cara, ele é lindo demais, mesmo sem bicho nenhum, juro. São 500m de circunferência e 100m de altura em um super paredão vermelho que não tem como não te deixar encantado.

 

Ah, não viu ainda? Então se liga só:

 

Buraco das Araras em Bonito

É, eu disse…


 
E babem, esse buraco é uma formação geológica natural que a milhares de anos se abriu, como se fosse uma grande caverna que caiu o teto. Simplemente incrível! 😱
 
E VALE A PENA?
Com tantos passeios, o que todo mundo quer saber é se vale a pena visitar o Buraco das Araras, né? A resposta vai depender muito de você. Se está querendo ir até lá só para fotografar araras lindas e vermelhas, esquece, esse não é o objetivo, pelo menos não para meros mortais com câmeras mortais como nós.
 
CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!


 
 
O terreno é MUITO GRANDE e é bem difícil fotografar as bichinhas. Primeiro que elas voam rápido pra caramba, e segundo que o zoom da câmera não chega. E olha que a minha vai a 200, não é fraca, não! Olha só a máximo que consegui:
 
buraco das Araras

Micro araras no zoom máximo da minha câmera, e ainda saiu borrado porque não deu tempo de focar.


 
Agora, se você quer entender sobre a história do local, ver as araras voando e *gritando* (ô, ave pra falar alto!) soltas na natureza, SIM, vale muito a pena! Só o buraco em si já é merecedor da sua visita. E pra completar, ainda há muita vida animal na trilha ao redor do buraco.
 
Encontramos um lobinho que simplesmente posava para fotos e andava colado com o nosso grupo.
 
lobinho em Jardim, MS

Gente, alguém aguenta com isso?


 
Pela trilha é possível observar as araras mais de perto. Há um ponto onde tem água e elas tendem a ficar ao redor das árvores. Então a probabilidade de você ver as araras é bem grande, mas não necessariamente você verá centenas voando no buraco em si, entende? Até porque, gente, essa é a beleza do lugar! Os bichos estão soltos e não da pra garantir que eles irão dar o ar da graça, isso aqui não é um zoológico (🙌).
 
QUE HORAS VISITAR O BURACO DAS ARARAS?
A maioria das pessoas diz que o melhor horário é à tarde, mas nosso guia falou que o ideal é visitar pela manhã, entre 7:00 a 10:00. Todo mundo vai à tarde porque concilia com o passeio do Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, que são do lado.
 
buraco-araras-jardim-min
 
Foi exatamente o que eu fiz, fui às 16:20 e foi um dia SUPER cansativo. Nós já sabíamos disso, e pela quantidade de passeios que queríamos fazer não tinha como conciliar de outro jeito, mas se você tiver tempo, indico não fazer os 3 passeios no mesmo dia, não. Vai pro buraco de manhã cedo e depois parte pro Rio da Prata ou pra Misteriosa.
No meio da tarde é o pior horário para visitar, entre 12:00 e 15:00, pois o sol está forte e é natural que os bichos se escondam.
 
QUEM PODE VISITAR O BURACO DAS ARARAS?
Grupos de todas as idades podem ir! O passeio dura uma média de 1:30, e não se caminha mais de 20 min. Tinha, inclusive, dois vovôs muito vovôs no nosso grupo. Mas lembrem-se de manter as crianças quietinhas, senão os bichos somem mesmo!
 
O QUE USAR NO BURACO DAS ARARAS?
Eu fui de calça, camisa e tênis. Não vá de calçado aberto, por que você anda no meio da mata. Eles oferecem chapéus de palha para se proteger do sol. Como fomos no inverno, eu não senti nenhum mosquito, mas no verão vale a pena passar repelente, pois eles podem atacar!
 
roupa buraco das araras
 
FICHA TÉCNICA DO PASSEIO*

  • Agência: Big Tour 
  • Horários: Melhor ir pela manhã
  • Onde: Buraco das Araras
  • Distância: 60km do centro / 1:10 min
  • Valor: R$65,00
  • Temperatura média no inverno: 20 graus
  • Roupa: Tênis e repelente.

 
*Os passeios, preços e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em Junho/2016. Agradecemos ao Buraco das Araras e a Big Tour pelo convite. 
 
 

E quem mais se surpreendeu com esse passeio, como eu??

 
 
LEIA MAIS

 
 

Me conte sua dúvida ou experiência