Câmbio na China: qual moeda levar e como funciona o dinheiro

Pra quem está indo pro outro lado do mundo e está perdidinho sobre qual moeda levar e como fazer câmbio na China, fique tranquilo que cheguei com infos atualizadas 🙂

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnaChina para ver mais fotos!

 

Qual moeda se usa na China?

A moeda oficial da China se chama Yuan e pode ser trocada no Brasil em algumas casas de câmbio mais famosas. Durante a sua viagem você vai encontrar os preços expressos de várias formas diferentes, mas no fim, todos significam valores. Se você identificiar alguns desses caracteres, quer dizer que é o preço do que você quer comprar:

 

¥100 ou 100 RMB ou 元100

 

Esse último é o mais comum em entrada de atrações e ingressos, e o RMB em cardápios, por exemplo.

 

Câmbio na China

Foto de Shutterstock

 

Da pra trocar Reais na China?

É possível fazer câmbio na China diretamente em Reais, mas não é algo que eu indique, sinceramente. Primeiro que a cotação em Real estava muito pior do que trocar direto no Brasil, segundo que eu só vi aceitar Reais no aeroporto, onde os valores são sempre piores.

 

No Aeroporto de Shanghai, 1 Real te dava direto a 1,78RMB:

 

câmbio na China aeroporto

 

Eu troquei Yuans diretamente no Brasil, e cotação estava 1 Real = 1,85 RMB. Não parece tanto, mas no fim das contas pra uma viagem inteira, vai fazer diferença!

Aí imagina se acaba seu dinheiro e você só tem Reais pra trocar? Ficará a mercê da sorte, não caia nessa!

 

SEM FILA

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.

 

Trocar dólar vale mais a pena?

Minha amiga tinha alguns dólares guardados e resolveu levar para fazer o câmbio na China. O dólar é incrivelmente mais aceito, claro, então trocar não foi difícil.

 

No aeroporto ela recebeu por 1 Dólar = 6,18 RMB, mas dentro da cidade já conseguiu por 6,25 RMB.

 

Calculando o valor que o dólar estava por agora, acabou saindo quase a mesma coisa trocar Reais por Yuan no Brasil e Dólares por Yuan na China…. sendo ainda um tico mais vantajoso trocar no Brasil.

Eu não gosto de fazer câmbio de moedas mais de uma vez, já falei isso aqui várias vezes pra vocês, pois sempre acho que perdemos dinheiro, e toda vez que tenho oportunidade de sair do Brasil já com a grana trocada, eu prefiro sempre!

Mas aí vai depender de quanto o dólar estiver, né, gente? Como anda sempre caro, não acho que seja vantajoso. Mas use esses valores de Dólar para Yuan que coloquei aqui como base na hora da sua pesquisa nas casas de câmbio. Papel e caneta na mão, e faça as contas!

 

Nota de troca de dinheiro na China

 

Valores das coisas

Com a cotação que eu peguei, sempre fazia a conversão das coisas como metade. Se algo custava 100 RMB, eu sabia que era mais ou menos R$50,00, e por aí vai. Como a moeda deles não é tão valorizada assim, é normal andar com um bolão de dinheiro, então fique espero para não perder, ein, galera!

Não deixe de conferir nosso post com a lista de preços das coisas na China pra te ajudar a montar seu orçamento.

 

Onde fazer câmbio na China

Procure sempre um banco para trocar seu dinheiro. Não existem casas de câmbio na China como na maioria dos países, e o oficial é sempre lá dentro. Claro que tem umas tiazinhas que ficam rondando por ali oferecendo a troca, mas eu não arriscaria de forma alguma!

 

Leve seu passaporte (eles só trocam com passaporte!), e espere uma filazinha básica, tá sempre cheio 😕

 

Traga dinheiro suficiente

Uma dica importantíssima que não posso deixar de passar é essa: traga dinheiro suficiente! Na China quase não sei aceita cartão de crédito, a não ser em hotéis e lojas de departamento como Forever 21 da vida, mas de resto, é grana viva!

Eles mesmo pagam tudo por um aplicativo chamado “We Chat” que vou falar mais a frente, e eu pouco vi máquinas de cartão por aí. Atração? Só em dinheiro! Por isso não dê mole e vá preparado!

 

Leve uma bolsa de moedas

As moedinhas são super usadas na China, viu? Como temos o costume de renegar as moeda no Brasil, muitas vezes não vamos preparados. Eu sempre levo uma bolsinha para colocar as moedas e ter elas à mão. Muitas máquinas de ticket de metrô, máquinas para comprar água e etc só aceitam moedas. Não tê-las é um desperdício!

 

Tá na China agora? Conta pra nós por quanto trocou seu dinheiro pra atualizarmos esse post sempre 🙂

 

LEIA MAIS

 

*Esses valores são relativos ao câmbio feito por mim em Setembro de 2017. Eles podem (e vão) se alterar com o passar do tempo..

8 Comentários

  1. Thaís, tens alguma casa de câmbio para indicar?
    Tem algum cartão pré-pago para indicar também? Estou vendo da Confidence, mas eles só aceitam dólar e aí teria que converter o real para dólar para daí lá na China fazerem a conversão para a moeda local na hora da compra… O que eu acredito que não seria vantajoso, visto que o dólar está alto.
    Outra pergunta, supondo que eu troque por dinheiro em espécie, é tranquilo na hora do embarque/desembarque (tendo as notas, claro)? Tenho receio de viajar com dinheiro em espécie.

  2. Thaís, tens alguma casa de câmbio para indicar?
    Tem algum cartão pré-pago para indicar também? Estou vendo da Confidence, mas eles só aceitam dólar e aí teria que converter o real para dólar para daí lá na China fazerem a conversão para a moeda local na hora da compra… O que eu acredito que não seria vantajoso, visto que o dólar está alto.
    Outra pergunta, supondo que eu troque por dinheiro em espécie, é tranquilo na hora do embarque/desembarque (tendo as notas, claro)? Tenho receio de viajar com dinheiro em espécie.

    • Oi Claudia,

      Eu troco meus Yuans para viajar aqui no Brasil, com a Daycoval. Eu sempre levo tudo em dinheiro para fugir do IOF e nunca tive problemas. A China é um país bem seguro mesmo, é só ficar de olho na sua bolsa e guardar no cofre do hotel. 🙂
      Beijão