A Thaís já provou várias comidas japonesas em suas viagens para o Japão… E quem acompanha os posts, já viu que as sugestões gastronômicas dela vão beeeeem além do sushi. A verdade é que a gastronomia tradicional japonesa vai muito além dos – maravilhosos – pratos com peixe cru. Por isso a gente resolveu fazer este post com vários exemplos de comidas que o viajante pode encontrar por lá. Mostrar a baita diversidade gastronômica que este país asiático oferece. Sem preconceitos, é um lugar para provar várias coisas diferentes e saborosas. Tanto nos restautantes mais finos, como nas feirinhas e lojas de conveniência (Konbini).
++ Veja qual moeda levar para as suas férias no Japão
++ Confira a melhor opção de seguro viagem para suas férias
NOMES DAS COMIDAS JAPONESAS TÍPICAS
Acho que o ponto mais importante antes de começarmos é entender que comer sushi e sashimi em rodízios, como estamos acostumados no Brasil, não é nada comum por lá. Além de sushi e sashimi não serem as comidas japonesas do dia a dia, não existe esse negócio de rodízio! É tudo a la carte mesmo. No dia a dia, eles comem muito pratos quentes com carnes, arroz e cogumelos. Ou seja, mesmo quem não curte peixe cru pode visitar o Japão com tranquilidade que não vai passar fome. A seguir, tem a lista com alguns favoritos da culinária local que você precisa provar durante a viagem:
++ Descubra como ir do aeroporto de Tóquio até o centro economizando
++ Veja dicas de onde comer em Tóquio
A culinária japonesa é conhecida por respeitar a sazonalidade (época) dos ingredientes. Os japoneses sempre priorizam o que está mais fresco ao preparar as refeições. Eles também se preocupam muito com apresentação e qualidade do que foi utilizado no preparo. Cuidado a cada etapa mesmo, sabe?
MATCHA
Matcha é broto do chá verde em pó ou moído. A Thaís provou a bebida a base da planta durante a cerimônia do chá, muito tradicional no país. Além disso, hoje ele também é usado para colorir vários doces, inclusive sorvetes. Vale lembrar que, segundo a tradição japonesa, o matcha faz bem para a saúde, pois é estimulante, tem antioxidantes, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C
YAKITORI
Este espetinho de frango japonês é muito comum em festas e feiras ao ar livre do país. Ele é grelhado e geralmente servido com o molho tare, que é agridoce e encorpado. Vai muito bem com uma cerveja em uma refeição informal. Dica: não confunda com o Kushiyaki, termo destinado aos espetinho de qualquer tipo de carne.
CARNE WAGYU
Wagyu é uma das quatro raças japonesas de gado de corte. Atualmente, é considerada uma das carnes mais saborosas e caras do mundo. Isso se dá pelo desenvolvimento do animal que, no Japão, pode receber de massagens e a adição de cerveja e até saquê na dieta.
GYUDON
Dizem que Gyudon pode ser literalmente traduzido para tigela de carne. Faz sentido, afinal o prato é basicamente uma grande tigela de arroz, coberta com pedaços de carne bovina, cebola e molho um tanto adocicado. Há versões que levam ainda alguns ingredientes extras, como ovo cru ou tofu grelhado. Dica: alguns restaurantes permitem que o cliente escolha a quantidade de molho que vai no prato.
GYOZA
Cozida ou frita, esta trouxinha de massa fina recheada com carne ou legumes é uma velha conhecida dos brasileiros. O guioza, ou melhor gyoza em japonês, na verdade é de origem chinesa. Porém caiu no gosto do resto da Ásia e hoje já faz parte da cultura gastronômica japonesa. A versão mais tradicional é a cozida no vapor com recheio de carne de porco, repolho, cebolinha, alho e gengibre.
++ Veja como tirar o visto japonês
++ Aproveite a viagem e vá esquiar nos arredores de Tóquio
SUKIYAKI
Este cozido ou ensopado leva carne (bovina, suína ou de frango), verduras e, algumas vezes, até cogumelos como shimeji ou shitake. Tradicionalmente também conta com udon, o macarrão japonês. Tudo cozinha junto e o prato tem bastante sabor. É tipo um hot pot, chines, sabe?
CURRY RICE OU KAREE RAISU
Comida japonesa simples para matar a fome: arroz (gohan), vegetais e carne com curry. É extremamente saboroso, apesar de picante, e geralmente é consumido em dias mais frios. Obviamente o prato tem origem indiana por conta do curry, tempero típico da índia, mas foi adaptado ao paladar japonês. Ele se popularizou muito por aqui e ganhou características próprias.
Os melhores você encontra nos konbinis. Inclusive é uma dica de comida bem barata para economizar durante a viagem!
TAKOYAKI
Popular bolinho frito ou assado geralmente recheado com polvo, gengibre e cebolinha. Para fechar, pode ser acompanhado de molho especial de takoyaki e maionese, coberto com alga verde (nori) e raspas de peixe. Uma delícia! É possível encontrar a iguaria tanto em barraquinhas de rua quanto restaurantes populares. O mais famosos é o de Osaka, não deixe de comer nas ruas de Dotonbori!
++ Leia tudo sobre Osaka: onde ficar, como chegar, o que fazer
OKONOMIYAKI
A gente conhece como panqueca japonesa. É uma massa de farinha frita que pode levar caldo de legumes ou peixe. E costuma ser servida com diversos ingredientes/acompanhamentos: pode ser cebolinha, carne de porco, frutos do mar (lula, polvo, camarão, entre outros), repolho picadinho e muito mais. Como se fosse um omeletão, sabe?
Aliás, vale dizer que muitos lugares para comer o tal okonomiyaki são no estilo “faça você mesmo.” Você recebe a porção de ingrediente, mistura e grelha na chapa quente sozinho. É uma experiência divertida.
++ Leia em breve onde comer Okonomyaki em Kyoto
RAMEN
Desse aqui, aposto que já ouviu falar. Ramen é basicamente uma sopa de macarrão encorpada com pedaços de carne (como peixe ou porco) e legumes. Dizem que o prato, na verdade, foi importado da China. Mas tudo bem, pois hoje ele é parte do cardápio japonês. Geralmente é servida bem queeeente – cuidado, viu?! – e por isso muito consumida no inverno.
COMIDAS JAPONESAS DOCES
Falar das comidas japonesas doces rende praticamente um outro post, por isso vou colocar apenas alguns favoritos nesta lista. E se ficou faltando algum que você acha imperdível, me avise nos comentários <3
MANJU
A Thaís pirou com o cheiro deste bolinho recheado de feijão azuki durante o passeio pela ilha de Miyajima. Ela já tinha provado em São Paulo, mas garante que o doce na versão brasileira não chega aos pés da comida japonesa original. A base do bolinho é arroz, aqui chamado de mochi.
ICHIGO DAIFUKU
Outro bolinho mochi, mas dessa vez ele é geralmente recheado de morango. Já a massa dele pode ter três cores: branca (natural), verde (com matcha que falamos acima) ou rosinha (de morango)
SHUKURIMU
Que negócio gostoso! O shukurimu é basicamente uma versão de profiterole japonesa: massa crocante e cheia de açúcar recheada com um creme. Pode ser creme branco ou chocolate, além disso também há versões com sorvete.
TAIYAKI
Por último, não poderia deixar de falar do bolo em formato de peixinho. Ele pode ter recheios salgados, mas é famoso mesmo na versão doce com creme branco, pasta de azuki (feijão) ou chocolate dentro. Muito comum encontrá-lo em barraquinhas na rua.
A CULINÁRIA JAPONESA VAI MUITO ALÉM DO SUSHI
Com este post, deu para perceber a diversidade de comidas japonesas para provar durante as férias pelo Japão. Dá para ficar duas semanas lá e não comer peixe cru em nenhum dia se quiser. Eu gosto muito do país e sua gastronomia: a culinária japonesa é uma atração por si só, né?! Acho que vale a pena deixar os preconceitos em casa e ir aberto a provar tantas coisas diferentes.
E se quiser postar tudo nas redes sociais, já vá com o roteador de internet. Peguei o meu roteador com a His Turismo, a maior agência japonesa aqui no Brasil (com serviço 100% em português). É só vocês preencherem esse formulário pedindo um orçamento sem compromisso e você já garante o desconto de seguidor!
Faça aqui a cotação com a agência Quickly Travel e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
Qual parece mais gostoso? Já provou alguma dessas comidas japonesas? Conte nos comentários 😀
LEIA MAIS
- Preciso de seguro viagem para o Japão?
- Quando custa uma viagem para o Japão? É tão caro assim?
- Internet no Japão: roteador wifi ou chip? (com valores)
- JR Pass: tudo o que você precisa saber!
- Como ir do aeroporto Narita ao centro de Tóquio?
- Passo a Passo para tirar o visto Japonês
- LEIA TODOS OS POSTS DO JAPÃO
Me conte sua dúvida ou experiência