Internet na China: redes sociais bloqueadas e 3G no celular!

Se você não sabe, vou jogar a bomba: aqui na China as redes sociais são bloqueadas e você não consegue acessar o Facebook, Snapchat, Instagram ou até mesmo o Google!
“Meu deeeeeeeeeeus, não vou mais viajar pra esse lugar!” Como viver sem redes sociais? Eu não consigo!
Mas fique tranquilo, pois aqui na China também tem aquele jeitinho brasileiro e dá pra “burlar” esse bloqueio. Na verdade eu achei a China muito parecia com o Brasil em diversos aspectos, não deixe de ler meu post com as 5 lições de como aproveitar sua viagem à China.
 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para acompanhar a viagem agora!
Você também pode procurar pela Tag #GMAnaChina 😉

 
 
internet na China
 

ACESSANDO AS REDES SOCIAIS E INTERNET NA CHINA

Primeiro ponto, antes de você sair do Brasil, para acessar as redes sociais na internet na China (e o google!) você deve contratar um serviço de VPN, que nada mais é que uma máscara pro IP do seu computador. Eu não entendo bulhufas dessas tecnologias, mas entendi que ele faz a internet entender que você está acessando de outro país, como Estados Unidos ou até Hong Kong, onde as redes sociais e o Google são liberados, ou seja, não passa pelo bloqueio Chinês.

 

COMO CONTRATAR O VPN PARA INTERNET NA CHINA


Eu li em algum blog (desculpa, não lembro qual) a indicação do Express VPN, onde você paga somente 12 dólares por mês e é só baixar o programa pro laptop e o app pro celular. Mas não se esqueça que você deve fazer isso ANTES de sair do Brasil, pois o download desses programas também são bloqueados na internet da China.
 
Sinceramente, até agora tive um pouco de dor de cabeça com o serviço. Na minha segunda viagem a China agora, o serviço funcionou perfeitamente! Eles devem ter aprimorado as coisas, e não tive nenhum problema com conexão.
 
 
SEM FILA

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.


 
 
VPN China
 

DÁ PRA COMPRAR UM SIM CARD PRO CELULAR NA CHINA?


Eu não tinha achado nenhum site em português com essa informação, e aí vai: DÁ SIM!
Não tem em cada esquina, mas nossa colega chinesa disse que vendia em alguns jornaleiros. Tentamos falar com um, mas o cara não entendeu direito… até que vi uma lojinha com a fachada escrita algo em chinês e em baixo em inglês “SIM CARD”. Opa! Se tem palavra em inglês o cara deve arranhar pelo menos o básico, e assim foi.
Cheguei só falando “sim card, internet”. O cara escreveu o valor no papel e quanto de internet que vinha. Eu dei o ok, e ele instalou no meu Iphone. Foi 149 RBM com 800MB de internet e 100 Minutos para ligações. O chip foi da empresa China Unicom, mas também existe da China Mobile.
Confesso que não funciona BEEEEEEM, bem, não. Em vários pontos de Beijing a internet não pegava, mas alguns pegava 4G. O VPN não funcionou muito bem com a internet dele, mas quebrou dois galhos que nós não esperávamos:
 

saindo do brasil com chip de internet na China

Com vocês sabem, eu uso e recomendo o chip da Easysim4u em todas as minhas viagens e para internet na China não seria diferente. Nessa segunda ida pra lá, saí do Brasil já com meu chip e ele funcionou perfeitamente, mil vezes melhor do que o chip local que comprei da primeira vez.

 
Subia Stories, Instagram, fazia buscas no Google, tudo, gente. E olha, não da pra ficar sem internet aqui. Agora todo mundo se comunica vida Tradutor (pois eles seguem sem falar inglês) e fica realmente complicado não ter também GPS e coisas pra te ajudar a selocalizar na rua e nos táxis.
 

COMPRE AQUI SEU CHIP ILIMITADO

 

Não conte com o wifi!

Vocês acreditam que para acessar qualquer Wifi gratuito de restaurantes, aeroporto ou até do Starbucks, que é super aberto no mundo inteiro, você precisar inserir um número de celular? Eles te enviam um código por sms para verificar, e só depois o acesso à internet na China é liberado.

 
Fiquei chocada com isso! Ou seja, sem um Sim Card você não acessa nenhum wifi na rua, só no seu hotel! Até no Starbucks (que tem wifi em qualquer canto do mundo) é assim!
 
Captura de Tela 2015-08-22 às 12.18.08
 
Sim, eu sou viciada e preciso estar em tempo real logada. Ficar sem internet cada vez se torna mais insuportável, eu estou totalmente dependente (principalmente pelo trabalho), mas temos que convir que facilita MUITO a vida poder acessar um mapa ou fazer qualquer busca online se você tiver perdido, principalmente por aqui.
 
 
 

E SE EU NÃO QUISER COMPRAR NADA?

Beleza, se você quiser tentar se libertar um pouco das amarras  tecnológicas e não comprar nenhum desses serviços, só será possível acessar internet na China pelo Wifi do hotel, se tiver, e nada de google. As buscas devem ser feitas no cn.bing.com

 
E gente, lembre-se que nada de Google quer dizer sem Gmail, sem Google Maps e sem Google Drive. Nada! A gente sofreu um bocado por não poder acessar o gmail quando bem entende…
 

Bem, acho que mais preparado que isso impossível!
O que vocês acharam desses bloqueios da China?

 
 
LEIA MAIS

26 Comentários

  1. Olá Thaís…
    Desculpe, na pergunta anterior escrevi seu nome sem o H…
    Pelo que pude ver, vc já esteve na china em outubro, época que eu pretendo ir…
    Gostaria de saber se já faz muito frio nessa época, tanto nas cidades grandes, quanto no interior e montanhas ?…
    Pergunto porque pretendo levar só uma mala de mão, o minimo possível…
    Meu roteiro seria mais ou menos o seguinte:
    Beijing, Shanghai, Hong Kong, Zhangjiajie, Guilin/Yangshuo e talves, Yellow Mountains…
    Estou apenas no começo da pesquisa…
    Muito obrigada…
    Edson.

  2. Olá Taís…
    Ou seja, tem que comprar o EasySim4U e a VPN também pra poder usar a internet ?…
    Ha propósito, vc já ouviu falar do MySimTravel ?…
    Dizem que pode ser usado sem VPN, sera ?…
    Parabéns pelo post…
    Obrigada…

    • Oi Edson,

      impossível poder ser usado sem VPN, porque o VPN que muda a localização do seu celular para funcionar Google na China. Sem ele, não tem como.
      Tem que comprar chip e VPN sim 🙂

      Bjs

  3. Thaís, estou com dificuldade de baixar o wechat… por isso pensei numa vpn.. foi tranquilo utilizar pelo país? Funcionou bem? Vc tem alguma outra dica pra que eu possa me conectar com meus familiares ? (Ex. O email yahoo funciona la? Vc saberia me dizer ?)

  4. Oi Thaís. Com o Easysim (Dados Mundi) consigo acessar Facebook, Instagram e Google sem ter de baixar o VPN? Passarei alguns dias em Pequim e gostaria de não ficar bloqueado em minhas redes sociais. Obrigado.

    • Oi Ricardo, você precisa baixar o VPN no brasil pra QUALQUER forma de acesso a internet, seja por wifi, chip o que for.
      As redes sociais são bloqueadas no país e não em um chip específico. O VPN faz seu celular parecer que está em outro país, por isso ele consegue se conectar, sacou?
      Beijão!

  5. Thaís, tudo bem?

    Usando o chip da EasySin4U na China, você precisou de VPN ou acessava o Google e as redes sociais sem problemas. Vou passar 15 dias por lá entre Xangai e Pequim e gostaria de saber como foi e se posso ficar tranquilo com a comunicação.

    Grato,

    Anchieta.

  6. Oi Thais, tudo bem? Fiquei na dúvida! Se eu comprar o chip de internet, mas não contratar o VPN, isso significa que não terei acesso aos sites e apps google, certo? Sendo assim, qual o GPS pode ser utilizado fora o Google Maps? Estou planejando uma viagem para lá ano que vem, ainda não sei se em maio ou setembro! Ótimo site, obrigada!

  7. Minha irmã chegou na China ontem, porém ela não baixou o vpn antes no celular. Resultado: a unica coisa que ela consegue acessar é o whatsapp. Tem algum jeito dela conseguir baixar mesmo estando la? Me da uma luuuuuz, por favor!

  8. Minha irmã chegou na China ontem, porém ela não baixou o vpn antes no celular. Resultado: a unica coisa que ela consegue acessar é o whatsapp. Tem algum jeito dela conseguir baixar mesmo estando la? Me da uma luuuuuz, por favor!

  9. Como faço pra me comunicar com meu contato na China quando eu chegar no Aeroporto de Pequim (vou em julho agora)? Precisamos nos encontrar no aeroporto,mas como vou encontrá-lo sem mandar mensagem ou coisa assim, sem internet? Me dá uma dica rsrs

  10. Pingback: Dica de Hotel em Xangai: um dos melhores da vida! | Guia Mundo Afora

  11. Eu ja li e reli quase todos os seus posts estou vidrado aqui com tido que vc escreveu sobre a china anitado… Gostei muito do que li… E vc esta quase me fazendo seguir pela china… So de falar gela o coracao… Heheh

  12. Agora fiquei com medo… Ja estou com passagem comprada quantos dias vc ficou??? Estou na duvida pois vou a hong kong e nao sei se faco um tour pela china ou pelas ilhas proximas como filipinas e tals o que vc sugere??

    • Oi Renato,
      em Hong Kong não é nada bloqueado, tudo normal!!!
      Fiquei 25 dias pela China, mas não passei em HK, não.
      Eu achei a China bem complicadinha de vaijar mas liiiiiiiiinda! E Filipinas está na minha lista.. então fica difícil escolher.. rsrs
      Beijão!