Conhecer Jalapão e Serras Gerais na mesma viagem é possível, sim, mas isso exige planejamento, tempo e disposição. Dois dos meus destinos favoritos no Brasil, as regiões ficam Tocantins e ambos têm como principal porta de entrada o aeroporto de Palmas. Mas as regiões não são assim, tão próximas, por isso é preciso se programar bem para conciliá-las nas mesmas férias sem perrengues.
++ Confira quanto custa viajar para o Jalapão
++ Veja o que fazer nas Serras Gerais
ONDE FICAM O JALAPÃO E AS SERRAS GERAIS
Maior cadeia de serras do Brasil, a região das Serras Gerais fica no sudeste do Tocantins e está repleta de atrativos para quem curte ecoturismo. São menos de três horas entre o aeroporto de Palmas e primeira cidade da área turistíca, Natividade.
Já o Jalapão, oficialmente Parque Estadual do Jalapão, está distribuído entre os municípios de Materios e São Félix, no coração do Tocantins. E cerca de 300 km separam a região do aeroporto da capital do estado. Contudo, percorrer parte da estradas só é possível em carros 4×4.
Como deu para perceber, os trajetos são cansativos, por isso sempre recomendo fazer estas viagens com agências. Assim, você pode ir descansando no caminho e guardar as energias para curtir paisagens assim:
++ Descubra mais detalhes de onde fica o Jalapão e como chegar
++ Leia sobre minha primeira experiência nas Serras Gerais
COMO SÃO AS ESTRADAS ENTRE O JALAPÃO E AS SERRAS GERAIS
Como já contei acima, Jalapão só pode ser explorado de carro 4×4, já que as estradas são de terra batida e muito esburacadas. Quando estive lá, contei com o apoio da Agência Jalapão 100 limites, que tem carros novinhos para levar os turistas para cada passeio.
Já as Serras Gerais têm vias melhores, mas o trajeto entre uma região e outra do Tocantins combina estas duas realidades. O percurso de uns 200 e poucos quilômetros leva cerca de quatro horas, entre Mateiros e Dianópolis, então fica claro que correr por aqui não é uma opção.
QUANTO TEMPO LEVA PARA FAZER JALAPÃO E SERRAS GERAIS NA MESMA VIAGEM?
Eu recomendo, no mínimo, cinco dias para cada região. Se contar mais um dia de deslocamento na chegada, entre uma região e outra, e no fim, o viajante chega fácil a duas semanas. Dá para fazer os dois destinos com menos tempo? Dá, mas será mais cansativo e você provavelmente terá que deixar de lado algumas atrações muito bacanas.
Já com 14 dias por lá, guiado pela empresa certa, aposto que vai fazer os principais cartões postais. Entre eles, a Cachoeira da Formiga, no Jalapão; e a Lagoa da Serra, nas Serras Gerais, por exemplo.
++ Não deixe de conhecer a Cachoeira da Formiga
++ Resumo de tudo o que precisa saber do Jalapão
COMO COMBINAR SERRAS GERAIS E JALAPÃO NO MESMO ROTEIRO
Nestas regiões, eu sempre recomendo viajar com guias especializados, que conhecem cada cantinho e deixam o planejamento bem mais tranquilo. Obviamente, na hora de combinar Jalapão e Serras Gerais, no mesmo roteiro, isso é ainda mais importante. Além disso, é preciso levar em conta os tempos de deslocamento e seu pique para fazer trilhas e curtir a natureza nestes ambientes mais simples? Lembre-se que a estrutura ainda é relativamente básica por aqui
Se essa é sua vontade, vá sem medo – mas como muita disposição, rs – porque os dois destinos são demais. A região do Jalapão é incrível demais e todo mundo já sabe, mas aí vai poder conhecer um lado mais rústico de Tocantins que tem tudo para ficar tão famoso quanto. As Serras Gerais ainda estão em fase de descobrimento entre os turistas, por isso, suas atrações são mais vazias, um paraíso a ser descoberto.
VEJA QUAL AGÊNCIA OFERECE O ROTEIRO CASADO
Na minha última passagem pelas Serras Gerais, eu fiz tudo com a agência Seriema, da Fê e mais um pessoal incrível que está mais do que disposto a mostrar os encantos deste pedacinho do Tocantins. Eles têm uma paixão real pelo destino e querem fazer a gente ficar in love por lá também. Eles também tem algumas opções combinadas de Jalapão e Serras Gerais, mas como eu disse acima, dez dias é o mínimo do mínimo para curtir as duas regiões.
Mas podem ficar tranquilos que, como sempre só indico empresas que confio, e sei que o pessoal da Seriema vai fazer de tudo para o roteiro ser o mais tranquilo possível. Eles vão organizar o itinerário dos passeios de forma diversificada, sem forçar muito o turistas em dias seguidos, por exemplo. Mande uma mensagem para eles via este formulário para pedir um orçamento e ainda vai ter um descontinho como leitor do blog.
CONHECE AS VANTAGENS DE TER SEGURO VIAGEM NO BRASIL?
Ué, Thaís, se estou viajando dentro do meu próprio país e tenho plano de saúde, para que preciso de seguro de viagem? Pode parecer besteira, mas muita gente não dá atenção para as inúmeras vantagens de contratar um seguro viagem mesmo viajando pelo Brasil.
Se você estiver a mais de 100 km de distância da sua casa o Seguro já é válido e pode cobrir despesas como extravio de mala, assistência jurídica (caso você bata um carro, por exemplo), assistência funeral e até indenização por falecimento, que seu plano de saúde não cobre. Já pensou nisso?
Um seguro viagem no Brasil costuma custar uma média de R$30,00 para 1 semana de viagem somente. Eu nunca viajo sem, porque o valor é muuuuito baixo para garantir minha tranquilidade!
E ainda vou te dar uma dica de ouro: você já pensou em mudar seu plano de saúde para a categoria Estadual ao invés de Nacional? Geralmente eles custam metade do preço dos nacionais e você pode viajar dentro do Brasil com seguro viagem. Desde que fiz isso, economizei mais de R$2.000 ao ano 😉
VALE A PENA COMBINAR SERRAS GERAIS E JALAPÃO NA MESMA VIAGEM?
Você tem tempo e disposição para ficar duas semanas fazendo trilhas e curtindo a natureza? Se a resposta é sim, se joga, pois vale muito a pena para quem tem pique. É aquela coisa, já está por lá, pagou a passagem até Palmas, basta se organizar que dá para estender o roteiro e transformar-lo numa daquelas viagens da vida sabe?
Já fez as duas regiões no mesmo roteiro? Conta como foi 🙂
Me conte sua dúvida ou experiência