Como ir do aeroporto de Tóquio até o centro da cidade (economizando!)

Apesar dos Japoneses não falarem inglês fluente (na verdade falam muito pouco), se locomover pelo país não é difícil. Ainda mais em Tóquio, onde todas as placas tem tradução pro inglês. Mas às vezes a gente acaba caindo em algumas “pegadinhas” e pagando mais caro do precisávamos em algum trajeto, só por falta de informação. Pra evitar isso, vou contar nesse post como ir do aeroporto de Tóquio (Narita) até o centro da cidade, a cerca de 73km de distância. Não é tão pertinho assim, eu sei, mas tem maneiras relativamente baratas de fazer o trajeto. Prefere trem, ônibus ou táxi? Eu deixo tudo bem explicadinho a seguir para você conseguir decidir.

++ Descubra se preciso de seguro viagem para o Japão?
++ Viaje para o
um roteador te internet que voa!

Trem do aeroporto até Tóquio
Sempre vou de trem do aeroporto até o centro de Tóquio

COMO IR DO AEROPORTO DE TÓQUIO AO CENTRO


Eu, particularmente, sempre fui de trem. Acho fácil, rápido, confortável e sem possibilidade de pegar trânsito. A boa notícia é que os trens estão conectados diretamente com o aeroporto de Tóquio Narita. Então é só pegar as malas e se direcionar.

++ Confira o passo a passo para tirar o visto Japonês
++ Veja como foi visitar
Cat Cafes em Tóquio

Em todo o aeroporto de Tóquio e estações de trem/metrô há escadas rolantes e SEMPRE tem elevador. Só deus sabe como eu já testei isso, pois estou sempre com muita bagagem – mentira que viajei com um pouco menos das últimas vezes, rs. Mas a verdade é que as escadas e elevadores ajudam muito não importa o tamanho da bagagem!

Veja aqui nesse primeiro vídeo sobre o Japão como foi minha chegada em uma das minhas primeiras viagens para lá. Eu mostro um pouquinho desse trem:

Bem, mas existem algumas linhas de trem diferentes que você pode pegar, e a grande diferença de uma pra outra é a diminuição de alguns minutos no trajeto e o dobro do preço. 😨

DE TREM AO CENTRO DE TÓQUIO


Assim que você chegar no aeroporto de Tóquio Narita, conecte-se no wifi que é livre. Se você já tiver um chip ou roteador de internet, melhor ainda. But trust me, internet é o que nunca vai te faltar no Japão.

Daí, você não precisa de nada muito elaborado. No google maps mesmo, coloque o endereço do seu hotel e ele vai te dar as opções de trens com horários e valores. Olha esse exemplo onde coloquei Ueno como destino, pois é um bairro bem central:

trens do aeroport de Narita

Cada um sabe da sua grana, mas eu não acho que é válido pagar o dobro do preço na Skyliner por causa de 15min que ele é mais rápido que a Skyaccess. Geralmente eu pego a Keisei (que mostro no vídeo), porque é marbarato mesmo. Mas a diferença não é tão grande pra Skyaccess, então fica a seu critério. Uma vez eu entrei no Skyliner por engano. Ele é um trem com assentos individuais, mais bonito e tals, mas pra mim não justifica.

COMO COMPRAR A PASSAGEM DE TREM NO AEROPORTO DE TÓQUIO


Você pode comprar o ticket na entrada para a área de trens e tal. Ou então comprar logo um Pasmo, que é cartão pré pago que você carrega o quanto quiser, e ele vai debitando durante o uso tanto nos trens, quanto no metrô.

++ Vale a pena incluir Hiroshima no roteiro?
++ Leia as curiosidades sobre um hotel 5 estrelas em Tóquio

Pasmo japão

Outra opção bem prática para quem gosta de embarcar com o máximo de coisas resolvidas: rola comprar a passagem do trem com o pessoal da agência His Turismo. Eles oferecem praticamente todas as opções que comentei, inclusive o Keisei que sempre uso.

De quebra, ainda vendem roteador de internet para usar lá, passeios e tal (dá para resolver quase tudo em um lugar só!). O melhor é o atendimento em português que já facilita a vida, né? Pede um orçamento pra eles e fala que veio do blog, quem sabe rola um descontinho 😉

Faça aqui a cotação com a agência H.I.S e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

O EMBARQUE NO TREM ATÉ TÓQUIO


Grave bem o nome da linha que decidiu pegar e olhe no telão do lado de fora da “catraca”. Lá vai estar o horário do trem (pra ter mais certeza, confira com o horário do google maps) e a plataforma que ele sai. Eu, burra, esqueci de tirar foto disso, mas esse telão também aparece no vídeo. Se estiver tudo escrito em japonês, não desespere! Fique esperando, pois a tela fica mudando de japonês pra inglês o tempo todo. 

Só uma ressalva: claro que se você chegar nos horários de pico, o trem pode estar cheio, mas eu também já enfrentei isso e sobrevivi. Se ficar receoso por conta das malas, há sempre a opção de pegar um ônibus.

DE ÔNIBUS AO CENTRO DE TÓQUIO


Eu nunca peguei, mas conheço quem já usou o Limousine Bus para ir de ônibus até o centro da capital japonesa. E as companhias Keisei Bus e o Access Narita também fazem o trajeto. O valor varia de acordo com o local que você desce, mas eu realmente só acho que é jogo se você estiver hospedado em um dos hotéis que ele para na porta.

Se não, você vai ter que saltar do busão com todas as malas e pegar o metrô até seu destino final. Eu acho que dá mais trabalho… Mas se ainda estiver na dúvida, lembre-se que a His Turismo também vende passagens de ônibus e o pessoal pode te ajudar a entender o que vale mais a pena no seu caso.

Só fique atento que se você chegar na madrugada não conseguirá pegar o metrô. Ele abre às 5:00 e fecha às 00:00, então aí não tem pra onde correr. O busão salva!

DÁ PRA PEGAR TÁXI?


A não ser que você tenha dinheiro saindo pelas orelhas (é sério!) não pegue táxi! Os preços são abusivos! Já ouvi coisas na casa de 20 a 25 mil yens, que dá mais de R$700,00. Sério. Então se programe bem. Se possível, compre sua passagem de avião para chegar no meio da tarde, quando é tranquilo de pegar o trem vazio!

++ Planeje as férias e faça um roteiro de 2 dias em Osaka
++ Veja um manual completo para subir o Monte Fuji (com vídeo)

PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM NA ÁSIA?


Eu digo e repito sempre por aqui: apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar em países da Ásia, é extremamente inteligente viajar com o seu.

O atendimento médico no Japão, China e outros países costumam ser caros e o povo geralmente não fala inglês, lembra? É importantíssimo receber um pré atendimento por telefone em português. Um seguro viagem para lá custa uma média de R$150,00 e economizar essa grana pode acabar estragando as suas férias. 

Para te ajudar, aqui no blog temos sempre cupons de desconto que variam de 10% a 20% pagando no boleto. Clique no botão abaixo, garanta o seu e leve sua segurança a sério! Vai por mim, eu nunca viajo sem e sempre compro nesse site.

OUTRO AEROPORTO DE TÓQUIO: HANEDA


Apesar do aeroporto de Tóquio mais famoso ser o Narita, pode ser que você passe também pelo Haneda, especialmente em voos internos pelo Japão ou outros destinos asiáticos. Ele está a uns 30 minutos do centro da capital japonesa. Os meios de transportes para fazer o trajeto são bem parecidos com o que vimos neste post: trem, ônibus e táxi (se tiver dinheiro sobrando, rs!) A His Turismo também vende tickets neste caso, o que sempre facilita a vida. Agora se decidiu ir por conta, vale a pena desembarcar no Japão com o celular conectado e a EasySim4U pega bonitinho por lá.

Se tiverem mais dúvidas manda ver que ajudo no que puder 🙂

LEIA MAIS

24 Comentários

  1. Oi, Thais, parabéns pelos posts! Super show!!!
    Estou organizando minha primeira viagem ao Japão animadíssima!
    Você sabe se o cartão Pasmo pré-pago reembolsa o valor não gasto?
    Super Obrigada e muitas viagens!!!

  2. Oi Thaís, obrigado pelo retorno! Então, partimos em 30 de março para lá, e voltaremos em 29 de abril. Será uma aventura e tanto!

  3. Oi Thaís, obrigado pelo retorno! Então, partimos em 30 de março para lá, e voltaremos em 29 de abril. Será uma aventura e tanto!

  4. Oi Thaís, tudo bem? Excelentes dicas! Posso te perguntar como fazer para adquirir o PASMO card assim que se chega em Narita? Obrigado!

  5. Oi Thaís, tudo bem? Excelentes dicas! Posso te perguntar como fazer para adquirir o PASMO card assim que se chega em Narita? Obrigado!

  6. Thaís como sempre arrasando….Seu site é perfeito…suas dicas show…Vc sempre pensando em cada detalhe… Sua dedicação showwwww…Espero realizar meu sonho de conhecer o Japão ano que vem se Deus permitir…

  7. Thaís como sempre arrasando….Seu site é perfeito…suas dicas show…Vc sempre pensando em cada detalhe… Sua dedicação showwwww…Espero realizar meu sonho de conhecer o Japão ano que vem se Deus permitir…

  8. Thaís, bom dia!!!
    Irei para Tóquio em fevereiro de 2017, irei ficar 20 dias quanto vc acha que devo levar de dinheiro? Já com hotel pago e reservado, desde ja agradeço pela atenção, parabéns pelo blog.

    • Oi Adilson, tudo depende se você vai pagar trens ainda, ou só ficará por Tokyo? Se sim, acho que uns 8 mil yens por dia são suficientes. A comida não é barata, o transporte também e muitos lugares pagam para entrar.
      Beijão!

  9. Grato pelo retorno. Passei por alguns sufocos sem conhecimento. Principalmente em Kyoto. Dessa vez irei procurar os benditos elevadores. Mais uma vez obrigado.

  10. Olá Thais. Muito bom seu blog, já peguei várias dicas. Já fui para o Japão em 2012 (ver meu Corinthians). Lembro que sofri muito em algumas estações com a bagagem, pois não haviam sequer escadas rolante em algumas delas. Como vou agora com minha esposa e 4 malas, fiquei preocupado com esse fato e me surpreendi ao ler que as estações possuem elevador. Sabe me dizer se os elevadores são de acesso de qualquer pessoa ou somente de cadeirantes? Estou me baseando nisso para ver onde me hospedar e ter acesso quase que direto a Narita, sem baldeações. Obrigado.

    • Oi Christiano, eu pegava sempre que tinha mala.
      Não vi em nenhum lugar aviso que era exclusivo a cadeirantes, não.
      Se puder reservar o hotel por esse link aqui do Booking eu agradeço. É o mesmo preço para você 🙂
      PS: Fiquei impressionada de saber que você sofreu com isso há tão pouco tempo!
      Beijos

  11. Oi Thaís! Parabéns! Seu blog é excelente! Ótimas dicas e experiências sobre o Japão! Amei tudo, vou seguir seu passo a passo, pois pretendo ir este ano. Bjs