Como tirar visto para o Canadá: confirmação de aprovação e envio do passaporte!

Dando continuidade ao processo de como tirar o visto para o Canadá, nesse post eu explico o funcionamento da comunicação entre o CIC com o solicitante (no caso você!) e também como funciona a confirmação de aprovação e o envio do passaporte, recebendo o visto prontinho em casa.
 

Foto; dennizin Via Shutterstock

Foto; dennizin Via Shutterstock


 
Se você caiu aqui de paraquedas e não leu a a primeira parte de como tirar o visto para o Canadá, recomendo que acesse a parte 1 dessa série.
 
A ansiedade pela resposta costuma ser grande e, após cerca de quinze dias, recebi um e-mail do CIC dizendo que uma decisão tinha sido tomada e que eu deveria encaminhar meu passaporte. Na verdade a informação não vem no e-mail, mas sim dentro do “MyCIC”, acessado logando no “GCKey“. E não espere uma carta do tipo: PARABÉNS, você conseguiu o visto! Eles são super formais e até me deixaram em dúvida se realmente tinha dado tudo certo, mas deu! O arquivo que deve receber é mais ou menos parecido com esse:
Visa 6
Com essa cartinha em mãos chegou a hora de procurar a cVAC (VFS) e pagar mais umas taxas e enviar o seu passaporte para receber o visto. A cVAC, VFS ou CVAC é uma empresa que presta o serviço para o Governo do Canadá, sendo ela a autorizada a aceitar as solicitações dos vistos de visitante, de estudo e de trabalho para pessoas que irão visitar aquele país. Para saber mais sobre essa empresa, clique nesse link.
É possível entregar o passaporte, em mãos, diretamente em uma das três localizações da cVAC no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, veja endereços nesse link), mas eu não recomendo. Nesse caso as taxas podem ser pagas diretamente no ato da requisição, porém você terá que retirar uma senha e aguardar pelo atendimento juntamente com quem está fazendo o processo “não online” e ainda com os despachantes que também estão nessa mesma fila, perdendo assim muito tempo. Sem contar que o processo presencial tem praticamente o mesmo custo do online, economizando apenas a taxa inicial de envio da documentação pelo correio. Além disso, não é possível retirar o passaporte com o visto na hora, é necessário retirá-lo no cVAC numa data posterior ou pagar os custos do correio para recebê-lo em sua casa.
 
CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!


 
Para quem fará o processo online, as taxas a serem pagas são: serviço de transmissão segura de passaporte para o Consulado Canadense, ou “taxa extra para e-application” (atualmente R$72.37) e os custos do correio ou “courier” (essa taxa varia dependendo do local que você mora e deve ser paga somente se quiser que a empresa retorne o passaporte pra você por correio, sendo possível buscá-lo em um dos centros do cVAC. Se tiver dúvidas sobre essas taxas tem mais explicações no site da empresa.
Para realizar o pagamento, deverá ser feito um depósito na conta-corrente do CVAC-VFS  no MESMO LOCAL onde você utilizará o serviço, em uma das seguintes opções:
Rio de Janeiro
Banco Santander
Agência: 0729
Conta corrente: 13000778-0
CNPJ: 13.531.190/0003-87
Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda
São Paulo
Banco Santander
Agência: 0729
Conta corrente: 13000778-0
CNPJ: 13.531.190/0003-87
Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda
Brasília
Banco Santander
Agência: 0729
Conta corrente: 13000778-0
CNPJ: 13.531.190/0003-87
Beneficiário: VFS Brasil servicos de preparacao de documentos ltda
O pagamento deve ser feito SOMENTE no banco Santander, podendo ser feito o pagamento da taxa e do correio em um mesmo (e único) depósito contendo o valor total. Com o comprovante do depósito em mãos, prepare um envelope para mandar pra cVAC contendo:

  • uma cópia da carta que recebeu do CIC solicitando-o passaporte;
  • seu passaporte;
  • comprovante original de pagamento da(s) taxa(s). (mas é bom guardar uma cópia desse comprovante pra você caso haja algum problema);
  • seus dados de contato: endereço de email, números de telefone e endereço de correspondência;
  • termo de consentimento para a cVAC assinado (em duas vias);

Lembrando que essas informações devem ser enviadas para a mesma cidade de onde você efetuou o pagamento. Os endereços de envio da documentação são:
Rio de Janeiro
Av. Américas, 3500, Ed. Le Monde Offices – Hong Kong 1000, Salas 612, 613, 614 e 615.
Barra da Tijuca
Rio de Janeiro – RJ. Brasil
CEP: 22640-102
São Paulo
Avenida das Nações Unidas, No 12.551,
World Trade Center São Paulo, 18o andar, salas 1809 e 1810.
Brooklin Paulista
São Paulo – SP. Brasil
CEP: 04578-903
Brasília
Brasilia Shopping and Tower,
Quadra 5, Setor Comercial Norte – SCN / lote sala 1126.
Brasilia – DF. Brasil
CEP: 70715-900
Você receberá por e-mail um número de rastreamento, é possível acompanhar sua solicitação pelo site do VFS/cVAC nesse link.

Para fins de conhecimento, o Canadá atualmente só emite o visto de “múltiplas entradas”. Isso quer dizer a partir do momento que você tiver o visto pode entrar e sair do país quantas vezes quiser e outra coisa importante: a validade do visto será a mesma do seu passaporte, portanto é fundamental verificar se ele estará válido até o término da sua viagem para evitar qualquer dor de cabeça.

passaporte com visto

figura ilustrativa: o visto não vem mais com a foto

Da minha experiência, entre o momento em que iniciei o processo até o dia em que efetivamente recebi meu passaporte com o visto bonitinho em casa foram um total de 46 dias, então dá pra se ter uma noção de quanto tempo o processo pode demorar.
 
Se ficou alguma dúvida, escreva nos comentários que tentarei te ajudar. E para quem quiser outras dicas e informações de viagem, não deixe de conferir meu site: www.turisteiro.com. Até mais!
 
 

18 Comentários

  1. Olá, estou aplicando para visto temporário de trabalho e recebi a carta solicitando que eu envie o passaporte. A carta é igual a que você colocou. Isto significa que meu visto foi aprovado?

    Atc,

  2. Olá, estou aplicando para visto temporário de trabalho e recebi a carta solicitando que eu envie o passaporte. A carta é igual a que você colocou. Isto significa que meu visto foi aprovado?
    Atc,

    • Olá Marina! Pode deixar que tentaremos incluir, mas vale citar que quem não tem o visto americano ou o canadense a menos de 10 anos precisa fazer o processo citado do post normalmente… Abs

  3. Olhe eu aqui novamente rsss
    Acabei de receber a carta do consulado e preciso enviar meus documentos para uma CVAC. Sobre esse procedimento, fiquei com dúvida apenas no termo de consentimento para a cVAC assinado (em duas vias). Estou aqui no site da cCAV e não encontrei nada sobre isso.
    Obrigada mais uma vez 😉