Como tirar visto pro Canadá: a exigência para brasileiros continua!

Com a alta do dólar americano mais e mais brasileiros tem procurado o Canadá como opção de viagem, já que a moeda canadense ainda gira na casa dos R$2,80. Mais animados ainda ficaram todos quando circulou  na internet no final do ano passado a “empolgante” notícia que brasileiros teriam facilidades para entrar no país. O governo canadense chegou a anunciar em outubro que o processo se tornaria eletrônico, baratinho e mega simples (desde que tivesse o visto americano) para o Brasil e alguns outros países, mas aí o que aconteceu? Deu ruim! E se você quer saber como tirar visto pro Canadá, continue lendo esse post.
 

tirar visto pro Canadá

Foto: dennizin Via Shutterstock


 
Voltaram atrás e não só informaram que essa possibilidade continuaria em análise e ainda foi anunciado pela responsável de emissão dos vistos no Brasil: devido a grande instabilidade econômica e financeira que nosso país vive, a quantidade de vistos canadenses para brasileiros negados pode subir consideravelmente. Portanto se você está de viagem marcada ou pretende viajar para o Canadá, sugiro que comece o processo de aplicação o quanto antes, pois segundo o site oficial do governo canadense, “não há data confirmada” para o processo simplificado começar a valer para brasileiros.
 
Visa 1
 
Portanto, o processo continua o mesmo, mas calma! Nem tudo está perdido. Recentemente (maio/2016) eu consegui tirar o visto canadense e mesmo não sendo a coisa mais fácil do mundo, também não foi nada impossível. Assim, buscando facilitar a vida dos leitores do blog, a seguir eu descrevo passo a passo como funciona esse processo que pode ser realizado totalmente online. Lembrando que as experiências aqui compartilhadas foram provenientes de uma experiência própria, portanto não posso garantir que dará sempre certo, ok?
 
COMO INICIAR O PROCESSO DE TIRAR VISTO PRO CANADÁ?
Antes de tudo recomendo que você tenha noções de inglês ou francês, pois o processo é feito somente em uma dessas línguas. Dá pra se aventurar com o google tradutor ou ainda procurar por nossa ajuda. Partindo do pressuposto que você irá se aplicar para o visto de turismo ou residente temporário (estudantes que pretendem ficar no país por até 6 meses), então você deverá acessar o link do consulado para verificar sobre a sua elegibilidade clicando em “check your eligibility.
 
DICA: Recomendo utilizar o navegador internet explorer, pois os outros podem apresentar instabilidades, travamentos ou não carregar formulários específicas do processo.
 
O sistema irá pedir para você responder algumas perguntas básicas como “O que você gostaria de fazer no Canadá?”, “Você tem algum familiar que seja canadense ou que tenha a residência permanente?”, se já visitou os EUA, esteve fora do seu país, está (ou esteve) doente, se já foi preso, dentre outras, nas quais você deve sempre ir avançando para a próxima etapa. Para avançar, é necessário preencher todos os campos, conforme demonstrado a seguir.
 
Como tirar visto Canadá
 
Ao final dessa etapa você pode ser solicitado a fazer um exame médico (o que não é muito comum), que deve ser com um médico credenciado ao governo do Canadá. Nesta página estão médicos credenciados em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Também pode ser que você tenha que enviar documentos relacionados a antecedentes criminais. Aqui tem mais detalhes, mas adianto também que não é comum solicitarem os antecedentes.
Caso o sistema informe que você não pode se aplicar, procure uma empresa que faça ou serviço ou vá diretamente a alguma central do cVAC em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília, que podem ser encontrados nesses endereços.
 
CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!


 
Confira atentamente se todos os dados estão corretos antes de prosseguir e então continue. Na tela seguinte denominada “Your Document Checklist”, estão todas as informações referentes a sua aplicação, é recomendado salvá-la.
É importante também anotar seu REFERENCE CODE, um número parecido com esse aqui oh: EI8367525433.
 
DOCUMENTAÇÃO E FORMULÁRIOS

A documentação para tirar visto pro Candá deve ser enviada diretamente pelo webiste do governo canadense. Para isso é necessário criar uma GCKey, onde será gerado um usuário e senha únicos para você ter acesso a plataforma. Para criá-la ou acessá-la, clique aqui e acesse “Continue to GCKey“. Para criar essa senha, clique em “Simple Secure Access“. A senha tem que ter entre 8 e 16 caracteres, ao menos uma letra maiúscula, uma minúscula e um número, além de não ter mais do que 3 caracteres consecutivos do seu nome de usuário. Além disso, é necessário criar respostas de segurança para algumas perguntas sugeridas pelo sistema e toda vez que você logar nele irá ser solicitado que você responda a pelo menos uma delas.

Logado no sistema, chegou a hora de preencher e carregar os formulários contendo seus dados. Os dois formulários essenciais e obrigatórios são: o IMM5257E e o IMM5707E.
 
Visa 3
Esses arquivos devem ser baixados e preenchidos utilizando o Adobe Acrobat Reader ATUALIZADO! Esses dois arquivos permitem o preenchimento dos campos e tem inclusive funcionalidades de validação dos dados e salvamento.
É importante ressaltar que os formulários só abrem no Acrobat Reader ATUALIZADO e para fazer o upload deles no site do sistema de visto o recomendado é utilizar o navegador Internet Explorer.
No formulário IMM5257E o campo UCI pode ser deixado em branco, sendo que em vários outros é necessário escolher alguma das opções indicadas por uma seta. Use as informações do seu passaporte, informe seu endereço, escola onde estudou e curso, profissão, dentre outras que forem solicitadas. Ao final não é necessário assinar, basta clicar no botão “validate” que substitui a assinatura física.
O outro formulário IMM5707E pede informações sobre a sua família, esposa, filhos e onde estão localizados seus pais, além da sua ocupação, bem mais simples e resumido do que o primeiro.
Após preencher e salvar esses dois formulários, faça o upload de ambos arquivos diretamente no site do CIC, dentro dessa área específica, conforme ilustrado nas imagens.
 
Visa 4
Nessa etapa também é necessário fazer o upload do seu passaporte escaneado, seu histórico de viagens (carimbos de outras viagens que já tenha feito, nesse arquivo ajuda muito se colocar a imagem do seu visto americano, caso o tenha).
Os arquivos  carregados nessa etapa tem limite de tamanho 4 MB (quatro megabytes) cada um e os formatos aceitos pelo governo são: .pdf, .jpg, .tiff, .png ou doc.
Digital Photo: você deve carregar no sistema uma foto colorida, nítida e sem sombreamento, bonés ou óculos (e também sem sorrisos ou poses) Tamanho 35 mm x 45 mm (ou 5 x 7), resolução mínima de 600 pixels e dê o upload na versão .jpg. Se tiver dúvidas pode acessar esse link.
A “Letter of explanation” não é obrigatória, mas pode ajudar no processo se você explicar o que está indo fazer no país. Fiz um texto bem simples, em inglês, como transcrito abaixo:
 

“My plans is spend my vacations in Canada and EUA. I have a friend who live in
(coloque a cidade se tiver algum amigo ou conhecido
(indicated on my formulary IMM5257E). Also, i have a fix job in Brazil (as coloque o que você faz) and i dont have any interesting to stay more time than i indicated in Canada. I travel a lot trought many countries around the world, as i showed in a picture of my passport (uploaded together with the
form).”

 
Visa 5
Quem vai como estudante tem que incluir  em “Purpose of Travel – Other” o LOA (Letter of Acceptance), ou a carta de aceitação da escola onde irá estudar, mas eu tenho vários amigos que me deram uma dica: é muito melhor e mais barato ir com visto de turista e lá mesmo procurar um college, negociando diretamente com a instituição por um preço muito mais camarada, conhecendo melhor as condições da escola e etc.
Feitos todos os carregamentos, é hora de pagar a taxa. Para o pagamento online você precisará de um cartão de crédito Visa, Mastercard ou American Express que esteja habilitado para compras no exterior, pois a transação irá ocorrer na moeda canadense, inclusive tarifando IOF sobre a compra. Essa taxa está atualmente em 100 CAD (dólares canadenses) para turista e 150 CAD para estudantes e o seu valor final só será descoberto no dia do fechamento da sua fatura, a depender da cotação do dólar.
 
DICA: Há relatos de que cartões da caixa, mesmo que habilitados na função internacional, não estão aptos a realizar essa operação.
 
Se você chegou até aqui, meus parabéns, está vencida a etapa mais difícil! Desse momento em diante o sistema irá lhe enviar e-mails toda vez que for feita alguma alteração no seu processo. Podem ser solicitadas provas de condições financeiras para bancar a viagem (com os termos “proof of means of financial support” ou “proof of income”), além de informações complementares do seu trabalho, vida, vínculos e etc. No meu caso não pediram absolutamente NADA! Bastou aguardar, com muita ansiedade a resposta dizendo que eu deveria submeter meu passaporte. Mas isso e os detalhes de como enviar o passaporte para o consulado eu conto no outro post, não deixe de conferir!
 
Se ficou alguma dúvida, escreva nos comentários que tentarei te ajudar. E para quem quiser outras dicas e informações de viagem, não deixe de conferir meu site: o turisteiro. Até mais!

14 Comentários

  1. Olá, eu tirei meu passaporte ano passado juntamente com minha sogra e cunhada, e agora estamos no processo do visto, eu estou preenchendo o formulário IMM5707, eu queria uma ajudinha na questão da assinatura, eu preciso digitar meu nome ou deixo em branco? porque eu validei mas não consigo fazer o upload no GCKey.. Você lembra como fez?
    E outra pergunta, eu não sou casada, mas moro junto, coloco Common law ou single? E eu pretendo ir para o Canadá com minha sogra e cunhada iremos visitar uma tia no caso parente do meu namorado/marido, eu agendei pelo VSF GLOBAL o cadastro da biometria, mas não finalizei a nossa inscrição pelo GCKey.. Estou fazendo pelo nome da minha sogra, pois ela que irá custear minha viagem e da minha cunhada, você acha que eu deveria fazer o meu separado do delas? pois para agendar a biometria teve que ser separado..

  2. Olá!! Primeiro gostaria de parabenizá-los e dizer que adorei o blog e a dicas, tudo está sendo bastante útil para eu e meu esposo que estamos pretendendo viajar para o Canadá. Bom, como já mencionei, eu e meu esposo estamos pretendendo viajar para o Canadá (Toronto) para fazer dois meses de cursos de inglês e também queremos fazer um ou dois dias de turismo nos EUA. Ainda não temos as datas da viagem, só uma ideia do mês que vai ser pois queremos estar ok com os vistos primeiro. Tenho lido algumas notícias sobre a maior facilidade do visto canadense para quem já possui o visto americano, e este vamos precisar também já que vamos fazer turismo por lá. Seria o caso de primeiro solicitarmos o visto americano e só depois tentar o canadense? Se sim, que enderenço de instalação devemos informar no formulário do visto americano, o provável (provável pois ainda não temos nenhuma reserva) endereço no Canadá? Tem também a questão do vôo, ainda não sabemos se vamos fazer escala nos EUA, mais um motivo para termos o visto americano… Obrigada pela ajuda.

  3. Olá!! Primeiro gostaria de parabenizá-los e dizer que adorei o blog e a dicas, tudo está sendo bastante útil para eu e meu esposo que estamos pretendendo viajar para o Canadá. Bom, como já mencionei, eu e meu esposo estamos pretendendo viajar para o Canadá (Toronto) para fazer dois meses de cursos de inglês e também queremos fazer um ou dois dias de turismo nos EUA. Ainda não temos as datas da viagem, só uma ideia do mês que vai ser pois queremos estar ok com os vistos primeiro. Tenho lido algumas notícias sobre a maior facilidade do visto canadense para quem já possui o visto americano, e este vamos precisar também já que vamos fazer turismo por lá. Seria o caso de primeiro solicitarmos o visto americano e só depois tentar o canadense? Se sim, que enderenço de instalação devemos informar no formulário do visto americano, o provável (provável pois ainda não temos nenhuma reserva) endereço no Canadá? Tem também a questão do vôo, ainda não sabemos se vamos fazer escala nos EUA, mais um motivo para termos o visto americano… Obrigada pela ajuda.

  4. Olá, estou indo visitar meu namorado que é canadense no Canadá e eu não sei se devo escolher a opção(visitar família/amigos ou outros) em um dos formulários que eles pedem…

  5. Pingback: Como tirar o visto para o Canadá – Projeto 101 Países

  6. Olá Amilton, Olha só, eu to tirando o visto de turismo e tenho o americano válido e com entrada já, o que eu quero saber; no formulario IMM5707E meu pai já faleceu, o que eu coloco??? e no campo de LETTER OF EXPLANATION, eu posso colocar a carta do empregador? ou vc indica outra coisa, já que eu estou indo a principio de férias!!

    • Oi Willians. Você deve mencionar que ele já é falecido, por usar a expressão “pass away”. Sobre a letter é melhor colocar que está indo a passeio msm já que seu visto é de turismo, senão pode gerar outros questionamentos. Boa sorte aí com o processo!

  7. Eu estou com dúvida no Application for Visitor Visa IMM5257E, que é o principal. Depois que colocamos nossas informações básicas há um item que pergunta: “name, address and relationship of any person or institution I will visit”. Eu coloquei o nome de um dos hotéis onde pretendo ficar hospedada em Toronto. Só não tinha certeza se era isso mesmo. Meu procedimento foi diferente do seu: não pediram Letter of Explanation e no Travel History não dava para fazer upload de mais de um arquivo. Então só colocamos a página do visto americano. Demorou muito para enviarem o email solicitando seu passaporte?
    Obrigada pela ajuda 😉

    • Olá! Sim, se ainda não tivesse um hotel agendado você poderia simplesmente responder “not apply” que eles entenderiam que você não tem ninguém para visitar, mas tá ok. Para indicar os carimbos de vistos, você tem que compilar um único arquivo com eles e também com o visto americano, tudo junto. A letter of explanation não é obrigatória para ninguém, mas é uma oportunidade para você explicar ao governo canadense o que pretende fazer no país, enfim.. Serve para ajudar no processo do visto. Eles demoraram quase um mês para me enviar o e-mail solicitando o passaporte, então agora é aguardar. Boa sorte, na torcida aqui para dar tudo certo!
      Abs

  8. Estou precisando de uma ajudinha. No preenchimento do formulário há uma pergunta (item 4): name, address and relationship of any person or institution I will visit. Você lembra o que colocou?

    • Olá Gabriela! Em qual formulário você está falando? Chequei aqui e parece que é do IMM5707 e nele já tem especificado os familiares (mãe, pai, esposa(o)) que você precisa indicar os endereços aqui mesmo no Brasil. Qualquer dúvida pode falar que tento te ajudar, ok?
      Abs