Zhangjiajie: um dos lugares mais SENSACIONAIS da China!

Quando estava montando meu roteiro de viagem na China, umas das primeiras cidades que quis incluir foi essa difícil de ser ler e falar o nome (rs!), e já te digo o porque. Não, não, na verdade vou te mostrar uma das atrações em Zhangjiajie que me conquitou de cara:
 
zhangjiajie
 
Foi uma foto desse lugar incrível na China que me fez incluir imediatamente Zhangjiajie na minha listinha, sem mesmo saber as outras coisas que tinham na cidade ou se era difícil chegar lá (e é longe, viu?). Essa foto é tão tão linda (sem modéstias mesmo 😂)  que está bombando no instagram e já foram mais de 100 reposts. Sim, a foto é minha! Eeeeeee 👏👏👏 E me segue lá também, @guiamundoafora.

Vou mostrar nesse post as principais atrações em Zhangjiajie e em outro conto as coisas práticas de como chegar, quanto tempo ficar etc, ok?

 
Lugar incrível na china Zhangjiajie
 

Bem, esse lugar se chama Heaven’s Door, e fica na Montanha Tianmen, uma das principais atrações em Zhangjiajie. São 999 degraus até o topo e, olha, vale a pena cada um deles.

Pode parecer um esforço gigante, mas se você for subindo devagarzinho, descansando, qualquer um que não tenha problemas físicos sérios consegue concluir. No trajeto tinham muuuitas crianças e idosos, e confesso que estava apavorada que uma das daquelas crianças (sem muita supervisão) rolasse aquela escadaria da penha diante dos meu olhos. #nãoaconteceu
 

Heavens Door, China

Eu e marido subindo os 999 degraus.


 
É muito estranho explicar a sensação de fazer essa subida. Realmente você sente como se estivesse caminhando para o céu toda vez que olha para cima. E chegando no topo, azul.
 
topo Heavens door China

No topo, e a sensação de estar no céu.


 
Existem elevadores para fazer esse trajeto de subida, mas fala sério, não faz o maior sentido ir até o fim do mundo da China para subir a atração de elevador, né? #prontofalei.
 

TIANMEN MOUNTAIN


Enfim, depois te tirar muitas fotos, seguimos para a segunda parte da Tianmen Mountain, onde poderíamos andar nos penhascos, ao redor da montanha! Nós já tínhamos tido essa experiência nas Yellow Mountains como contei aqui, mas pode ter certeza que não tirou a maestria dessa montanha.
Nas Yellow Mountains você tem a visão muito linda de outras partes da montanha, pois você se desloca bem no meio dela, como um caracol. Na Tianmen Mountain, você anda pela área externa, então sua vista é somente céu e um penhasco de quase 1,5 km de altura.
 
zhangjiajie
 
Aluguel de carro

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.


 
 

Demoramos por volta de 3 horas percorrendo a montanha, não só porque paramos para muitas fotos, mas porque estava MUITO cheio, como todas as atrações em Zhangjiajie e tudo na China. Prepare-se.

 
atrações em Zhangjiajie
 
Ah, e eu esqueci de contar um detalhe importante: Lá do topo do Heaven’s Door nós pegamos escadas rolantes que passam por dentro da montanha para chegar até a parte turística da Tianmen. Isso mesmo que você leu, ESCADAS ROLANTES que passam por dentro da montanha. Os chineses inventam cada coisa impressionante!
 

CHÃO DE VIDRO OU "WALK OF FAITH"


E para completar a maior atração em Zhangjiajie, os dois pontos mais altos do penhasco possuem o chão de vidro!  Como se não bastasse você andar quase “pendurado” ao redor da montanha, você ainda pode andar em um chão de vidro, minha gente! 😱
Você já deve ter lido ou visto alguma foto desse lugar, não é? Se liga só:
 
chao-vridro-china
 
Se você tem medo de altura, esse NÃO é um lugar para você, definitivamente. Acreditem que fui descobrir que o Alan tem? Ele ficou bem “desconfortável” (palavras dele) com a ideia de andar ali e não queria nem tirar foto minha! hahaha
 
glass-floor

Deixa ele. Nada como uma selfie, mesmo! XD


 
Dá medo? Dá, não vou dizer que não senti um frio na barriga. Tipo, eu vi que o vidro era incrivelmente grosso e parecia estar muito conservado, mas o que dava um pouco de pavor era a quantidade de gente que andava ali ao mesmo tempo. Não vi nenhum tipo de controle e contagem de quantas pessoas estavam entrando na área do vidro, e o que não faltava ali era chinês! E mesmo com uma grande estrutura, tudo tem um limite, né?
 
Glass Flor, Tianmen Mountain
 
Antes de chegar, eu achava que a montanha inteira era feita com chão de vidro, mas são apenas dois pedaços (em diferentes partes, para mudar a vista), um com a extensão de 150m e o outro de apenas 60m, mas pode ter certeza que é o suficiente para deixar qualquer coração acelerado!
Para andar nessas áreas você paga um valor extra (não lembro quanto, mas era em uma faixa de R$10,00) e deve colocar esses paninhos vermelhos, tipo sapatilhas, para não arranhar o vidro do chão.
 

MAIOR TELEFÉRICO DO MUNDO (CABLE CAR)


E para finalizar com chave de ouro essa montanha incrível (e por isso é uma das maiores atrações em Zhangjiajie), você ainda pode subir ou descer a Tinamen Mountain pelo maior teleférico do mundo!! São 7 km de extensão em um trajeto de 30 min. A vista é surreal, não preciso nem dizer… assim como as filas para fazer esse passeio, e por isso indico chegar uns 45 min ANTES do teleférico abrir. E acredite, as filas podem passar de 3 horas.
 
Maior teleférico do mundo
 
Nós subimos de ônibus por essas curvas tortuosas que você vê na foto acima, e descemos de cable car, mas no próximo post explico melhor essa mecânica.
Bem, isso tuuuuudo que eu contei você consegue conhecer em um longo dia em Zhangjiajie, pois ficam na mesma montanha, a Tinamen.
 

Leia mais: 5 lições para aproveitar bem sua viagem para a China

 

ZHANGJIAJIE NATIONAL PARK

A segunda maior atração em Zhangjiajie é o Parque Nacional, onde o filme Avatar foi inspirado. Quando descobri isso, fiquei looooooouca, pois amo Avatar e as paisagens do longa metragem são fascinantes.
 

Zhangjiajie National Park

Vista real do parque


 
Avatar

Imagem do filme Avatar. Foto: Google


 
Mas ficamos bem decepcionados com o parque. Não que as paisagens não sejam bonitas, gente, não é isso, mas é IMPOSSÍVEL andar pelo Zhangjiajie National Park sem um guia ou alguém que fale chinês.
Zhangjiajie foi nossa última cidade dentro de 25 dias de viagem, e todos os passeios fizemos por conta própria, pois bem ou mal haviam algumas placas em inglês no trajeto, e conseguimos no virar bem, mas nesse parque quebramos a cara.
 
Placas em inglês na Tinamen Mountain

Placas em inglês e chinês na Tianmen Mountain


 
Não tinha nem uma palavra em inglês para contar história. O parque é imenso, ao ponto de ter que pegar ônibus para se deslocar de um ponto ao outro, ou seja, ficamos rodando que nem peru tonto, ninguém conseguia dar informação, e depois de umas 3 horas cansamos e fomos embora. 😭
 
avatar-china
 
Então não se esqueçam, para explorar o Zhangjiajie National Park, contratem um guia! O ingresso é super caro (245 yuans pode ser usado por 4 dias), mas tenho certeza que vale a pena poder conhecer com alguém experiente que te leve direto nos pontos mais bonitos, sem se perder e sem enrolação! Terei que voltar para realmente conhecer essa parte da China.
Fiquem com mais algumas fotos das belas atrações em Zhangjiajie:
 
national-park-zhangjiajie

Zhangjiajie National Park


 
 
Penhascos da Tianmen Mountain

Penhascos da Tianmen Mountain


 
 Heaven's Door China

No topo do Heaven’s Door


 
China Zhangjiajie

Chineses apreciando as vistas incríveis


 
Eu e o marido (sem medo algum) nos penhascos da Tianmen

Eu e o marido (sem medo algum) nos penhascos da Tianmen


 

E aí, também acharam Zhangjiajie um dos lugares mais incríveis da China?

 
 
 
LEIA MAIS:

 
 

40 Comentários

  1. Oi, Thaís! Estive em Zhanjiajie com a família. Foi em outubro de 2015. Vocês não foram ao elevador Bailong(326 metros de altura, de vidro), o maior elevador panorâmico do mundo, construído à beira de um penhasco de Zhanjiajie. Digo a você, fui com a família de meu marido, não haveria outro modo. É difícil só com o inglês. Você precisa falar chinês para muitas coisas. Eu, infelizmente, não falo chinês, mas falo inglês e me comunico com os parentes em inglês. Se eu não estivesse com eles, seria muito difícil.

  2. Oi, Thaís! Em Tianmen Mountain, é obrigatório o uso do teleférico menor (o que fica com os pés pendurados)? Como você fez para chegar até o Parque Nacional? Obrigada pelas dicas!

  3. Oi, Thais! Iremos pra China em Outubro deste ano. Gostaríamos de ir a Zhangjiajie. Porém, não estamos achando trem bala nem voos partindo de Xi An. Qual a rota você fez? Que meio de transporte usou? Quanto tempo? Obrigada!

  4. Otimo post Thais

    Estou pela China e em uns 5 dias vou estar por Zhangjiajie.

    Você chegou alguém voando de drone ou sabe se é proíbído na parte das passarelas de vidro da Tianmem Mountain??

    Valeuu

  5. Olá, tudo bem?
    Iremos viajar para China ano que vem, e gostaria de lhe perguntar se dá pra conhecer a Montanha Tianmen sem contratar guia.
    O parque já vi que você falou que não dá.
    Obrigada! 😉

  6. Oi Erminda,

    Vai ser inverno né, mas não vejo nenhum impredimento de ir lá no frio. Acho que a vale a pena sim, vai ficar no meio do caminho de HK pra Shanghai, já que estão no extremo no país! 🙂

    Beijão

  7. Ola Thais, estamos planejando viagem para a China, só que será em janeiro. Vale a pena incluir Zhangjiajie no roteiro nessa época? Ainda estamos fechando o roteiro. Pretendemos ir a Hong Kong e Shanghai. Obrigada

  8. Ola Thais, estamos planejando viagem para a China, só que será em janeiro. Vale a pena incluir Zhangjiajie no roteiro nessa época? Ainda estamos fechando o roteiro. Pretendemos ir a Hong Kong e Shanghai. Obrigada

    • Oi Erminda,
      Vai ser inverno né, mas não vejo nenhum impredimento de ir lá no frio. Acho que a vale a pena sim, vai ficar no meio do caminho de HK pra Shanghai, já que estão no extremo no país! 🙂
      Beijão

  9. Hello Thais..!!!!
    Parabéns pelo seu conteúdo…sensacional !!!
    Estou planejando um rolê pelo sudeste asiático a China.
    Dá pra ir com um inglês menor que o intermediário ???
    Muito obrigado por compartilhar tantas coisas com a gente…

  10. Hello Thais..!!!!
    Parabéns pelo seu conteúdo…sensacional !!!
    Estou planejando um rolê pelo sudeste asiático + a China.
    Dá pra ir com um inglês menor que o intermediário ???
    Muito obrigado por compartilhar tantas coisas com a gente…

  11. Oi Thais, tudo joia?! Nos estamos na China agora tentando decidir se vamos em Huangshan ou Zhangjiajie.. Seu blog foi o único que achamos de quem já esteve nos dois.. Considerando que pra gente a logística até Zhangjiajie eh bem mais difícil do que para Huangshan, qual dos dois você recomendaria escolher?? Obrigada!!!

    • Oi Erika, então, eu AMO Zhangjiajie, pra mim é o melhor destino da China. Mas Huangshan também é super hiper incrível, então é uma escolha bem difícil. Acho que se estiver muito caro e complicado ir pra Zhangjiajie, val e apela ir pra Huangshan, depende do tempo que vocês tem.
      Lá é sempre complicadinho mesmo, então tem que saber que sempre será um esforço ir lá conhecer. Se vocês tiverem em Shanghai, sem dúvidas Huangshan é mais prático. Indico ficar nesse hotel aqui que o dono é incrível, pega de carro, leva até a estação de busão pra subir a montanha, ajuda muito! Eu amei!!

      • Opa, Leo!! Que feliz em saber que te ajudei! Vocês conseguiram se virar o Zhanjiajie parque mesmo? Pra gente foi complexo!
        Agradeço seu comentário e disposição para ajudar mais viajantes <3
        Beijos grandeee

  12. Oi Thais, tudo joia?! Nos estamos na China agora tentando decidir se vamos em Huangshan ou Zhangjiajie.. Seu blog foi o único que achamos de quem já esteve nos dois.. Considerando que pra gente a logística até Zhangjiajie eh bem mais difícil do que para Huangshan, qual dos dois você recomendaria escolher?? Obrigada!!!

    • Oi Erika, então, eu AMO Zhangjiajie, pra mim é o melhor destino da China. Mas Huangshan também é super hiper incrível, então é uma escolha bem difícil. Acho que se estiver muito caro e complicado ir pra Zhangjiajie, val e apela ir pra Huangshan, depende do tempo que vocês tem.
      Lá é sempre complicadinho mesmo, então tem que saber que sempre será um esforço ir lá conhecer. Se vocês tiverem em Shanghai, sem dúvidas Huangshan é mais prático. Indico ficar nesse hotel aqui que o dono é incrível, pega de carro, leva até a estação de busão pra subir a montanha, ajuda muito! Eu amei!!

  13. Olá, Thaís.
    Consegui sim. Fiquei hospedado pelo airbnb num local muito bom em Zhangjiajie. Os proprietários me ajudaram escrevendo o nome dos locais e ônibus em inglês e chinês. Então, bastava eu apontar para para as letras em chinês e as pessoas apontavam para onde eu tinha que ir.
    Fomos dois dias ao Zhangjiajie Park, um inteiro para ele e outro para ele e Yellow Dragon Cave. O melhor, pegamos apenas um ônibus público para ir e outro para voltar (a passagem custa, salvo engano, 18 yen por pessoa o trecho).
    No parque, nas duas primeiras horas foi um pouco difícil, mas depois entendemos um pouco a dinâmica. Os ônibus circulam entre dois pontos, exemplo, A e B. Para ir ao ponto C, não é possível acessá-lo do B, mas sim, caminhar um pouco e seguir para o ponto C que liga ao D, depois caminhar para o E que liga ao F. Foi muito legal, conseguimos ver tudo que queríamos.
    O lugar é lindo, porém, Tianmen Mountain é ainda mais espetacular. Tiramos um dia inteiro para ficar por lá e foi super tranquilo. Demos uma volta e meia em toda a montanha. Lembrando que as opções são, subir de bondinho e descer de ônibus; subir e descer de ônibus ou subir de ônibus e descer de bondinho. Fomos bem cedo e escolhemos a primeira opção, ou seja, subimos de bondinho (22 minutos de subida), chegando lá em cima, demos uma volta completa em cima da montanha no sentido anti-horário. Quando completamos essa volta, pegamos o teleférico menor (que vc fica com os pés pendurado) e retornamos para a “metade”, pro ponto onde fica o tempo. Depois voltamos andando novamente por um dos caminhos (“metades”) que já tínhamos passado, acessando alguns trechos que não havíamos ido. Depois, pegamos a escada rolando e descemos para o portal e, por fim, pegamos o ônibus para a base. O legal de dar essa volta e meia é que vc pode escolher a segunda metade, depois de descer no templo, e seguir para um dos lados que não tenha conseguido aproveitar bem, por estar cheio ou nublado, ou rever o que mais gostou.
    O pessoal do hotel nos buscou no aeroporto por 40 yen o trecho. Nós estávamos vindo de Shanghai e depois fomos para Xian, também de avião.
    Super recomendo Zhangjiajie. O lugar é lingo e, ao contrário do que pensei, não é “roça”, não. A cidade é pequena, porém bem estruturada e servida de transporte. Nossa hospedagem fica bem perto do teleférido que acessa Tianmen Mountain e do terminal de ônibus (ambos a uma caminhada de menos de 10 minutos).
    Tentei cotar um guia particular e achei muito caro. Ele tinha cobrado U$ 800,00 para duas pessoas. Acredito que não gastamos U$ 300,00 dólares com tudo.
    Mas uma vez obrigado e se alguém tiver alguma dúvida, eu me disponibilizo a responder por aqui. Já que senti falta de informações sobre o local, principalmente orientações atuais.
    Parabéns pelo Blog

  14. Olá, Thaís.
    Consegui sim. Fiquei hospedado pelo airbnb num local muito bom em Zhangjiajie. Os proprietários me ajudaram escrevendo o nome dos locais e ônibus em inglês e chinês. Então, bastava eu apontar para para as letras em chinês e as pessoas apontavam para onde eu tinha que ir.
    Fomos dois dias ao Zhangjiajie Park, um inteiro para ele e outro para ele e Yellow Dragon Cave. O melhor, pegamos apenas um ônibus público para ir e outro para voltar (a passagem custa, salvo engano, 18 yen por pessoa o trecho).
    No parque, nas duas primeiras horas foi um pouco difícil, mas depois entendemos um pouco a dinâmica. Os ônibus circulam entre dois pontos, exemplo, A e B. Para ir ao ponto C, não é possível acessá-lo do B, mas sim, caminhar um pouco e seguir para o ponto C que liga ao D, depois caminhar para o E que liga ao F. Foi muito legal, conseguimos ver tudo que queríamos.
    O lugar é lindo, porém, Tianmen Mountain é ainda mais espetacular. Tiramos um dia inteiro para ficar por lá e foi super tranquilo. Demos uma volta e meia em toda a montanha. Lembrando que as opções são, subir de bondinho e descer de ônibus; subir e descer de ônibus ou subir de ônibus e descer de bondinho. Fomos bem cedo e escolhemos a primeira opção, ou seja, subimos de bondinho (22 minutos de subida), chegando lá em cima, demos uma volta completa em cima da montanha no sentido anti-horário. Quando completamos essa volta, pegamos o teleférico menor (que vc fica com os pés pendurado) e retornamos para a “metade”, pro ponto onde fica o tempo. Depois voltamos andando novamente por um dos caminhos (“metades”) que já tínhamos passado, acessando alguns trechos que não havíamos ido. Depois, pegamos a escada rolando e descemos para o portal e, por fim, pegamos o ônibus para a base. O legal de dar essa volta e meia é que vc pode escolher a segunda metade, depois de descer no templo, e seguir para um dos lados que não tenha conseguido aproveitar bem, por estar cheio ou nublado, ou rever o que mais gostou.
    O pessoal do hotel nos buscou no aeroporto por 40 yen o trecho. Nós estávamos vindo de Shanghai e depois fomos para Xian, também de avião.
    Super recomendo Zhangjiajie. O lugar é lingo e, ao contrário do que pensei, não é “roça”, não. A cidade é pequena, porém bem estruturada e servida de transporte. Nossa hospedagem fica bem perto do teleférido que acessa Tianmen Mountain e do terminal de ônibus (ambos a uma caminhada de menos de 10 minutos).
    Tentei cotar um guia particular e achei muito caro. Ele tinha cobrado U$ 800,00 para duas pessoas. Acredito que não gastamos U$ 300,00 dólares com tudo.
    Mas uma vez obrigado e se alguém tiver alguma dúvida, eu me disponibilizo a responder por aqui. Já que senti falta de informações sobre o local, principalmente orientações atuais.
    Parabéns pelo Blog

  15. Olá, Thaís
    Em maio deste ano eu e minha esposa estivemos em Tianmen e Zhangjiajie. Tivemos muita dificuldades de encontrar informações em sites aqui do Brasil e o seu foi o primeiro que encontramos. Com muita pesquisa e ajuda dos donos de um hotel, reservado pelo airbnb, conseguimos fazer tudo por conta própria e melhor, usando transporte público e barato. Visando ajudar outras pessoas, coloco-me aqui a disposição para tirar algumas dúvidas sobre ônibus e ideias de roteiro a quem precisar. Não tenho site nem página, então se alguém tiver alguma dúvida, talvez possa ajudar. Obrigado por suas dicas, elas me encorajou a fazer essa viagem. Foi uma viagem de pouco mais de um mês por Tailândia, Kuala Lumpur, Vietnã e China (Shanghai, Zhangjiajie, Xian e PEquim). Obrigado e parabéns

  16. Olá, Thaís
    Em maio deste ano eu e minha esposa estivemos em Tianmen e Zhangjiajie. Tivemos muita dificuldades de encontrar informações em sites aqui do Brasil e o seu foi o primeiro que encontramos. Com muita pesquisa e ajuda dos donos de um hotel, reservado pelo airbnb, conseguimos fazer tudo por conta própria e melhor, usando transporte público e barato. Visando ajudar outras pessoas, coloco-me aqui a disposição para tirar algumas dúvidas sobre ônibus e ideias de roteiro a quem precisar. Não tenho site nem página, então se alguém tiver alguma dúvida, talvez possa ajudar. Obrigado por suas dicas, elas me encorajou a fazer essa viagem. Foi uma viagem de pouco mais de um mês por Tailândia, Kuala Lumpur, Vietnã e China (Shanghai, Zhangjiajie, Xian e PEquim). Obrigado e parabéns

    • Opa, Leo!! Que feliz em saber que te ajudei! Vocês conseguiram se virar o Zhanjiajie parque mesmo? Pra gente foi complexo!
      Agradeço seu comentário e disposição para ajudar mais viajantes <3
      Beijos grandeee

  17. Bah espetacular, amei teu post e essas fotos apaixonantes, esse com certeza seria um passeio que iríamos amar e sim eu subiria cada degrau dessa escadaria, porque é aí que tá o prazer de viajar, parabéns pelo belo post!

  18. Oi Thais, muito bom seus comentários.Voce tem informações sobre os horários de funcionamento da montanha e do parque ? Tem como fazer em um dia as duas ?

    • Oi Valderiz,
      que bom que curtiu!!
      Você diz a Tianmen Mountain e o Parque Nacional? De forma alguma! rs
      Tem que ser um dia pra Tianmen e 1 ou 2 pro Parque. Nesse post aqui eu falo mais sobre esses detalhes 😉
      Sobre os horários, da Tianmen: 08:00-18:00
      Do Parque: 07:30-18:00
      Beijão

  19. Ola Thaís, estou planejando minha viagem para China e gostaria de incluir esse lugar. Você tem algumas dicas de qual o tempo mínimo para ficar e onde se hospedar?
    Obrigada

  20. Pingback: 8 dicas para se virar em Zhangjiajie na China | Guia Mundo Afora

  21. Fiquei muito feliz de incluir Zhangjiajie também no meu roteiro quando fui esse ano pra China! Confesso que foi um dos lugares mais bonitos que conheci por lá e onde fiz amigos que me ajudaram bastante nessa trip que fiz sozinho. Alguém pediu pra tirar foto com vocês? Eles fazem muito isso né? hahaha adorei o post! sempre bom lembrar essa viagem inesquecível 🙂

    • Oi Marcos, também foi um dos lugares mais irados que fui, fiquei apaixonada. Pena que não conseguir conhecer direito o Parque Nacional.
      Muuuuuita gente pedia pra tirar foto com a gente. Ficamos uns 20 min lá em baixo do Heaven’s door só tirando foto, porque uma vez que você aceita de um, vem mil, né? rsrs
      Que bom que curtiu o post e obrigada pela visita! 🙂