Torres del Paine Chile: passeios, como chegar, valores, quando ir…

Torres del Paine era um daqueles lugares que eu sonhava em ir, por ver tantas fotos lindas no instagram, mas não tinha ideeeeeeeeia de como fucionava uma viagem pra lá. Se você também está nessa, esse guiazinho com dicas de Torres del Paine Chile vai te ajudar a programar sua viagem do zero 😉

Vamos falar sobre os passeios que você pode fazer dentro do parque, como chegar, se vale a pena fazer tudo por conta, se é melhor se hospedar dentro ou fora do parque… tudo mesmo! Compilei todas as minhas dúvidas e vim te salvar hahaha

++ Leia também o Mapa da Patagônia + roteiro perfeito
++ Descubra se precisa contratar um seguro viagem no Chile

Dicas de torres del Paine
A foto que todo mundo quer tirar. A paisagem que todo mundo quer ver!

Para começar a brincadeira, não deixe de ler meu roteiro completo na Patagônia passando por Torres del Paine, El Calafate, El Chaltén e Ushuaia! Ele vai te ajudar a complementar sua viagem.

O QUE ESPERAR DE TORRES DEL PAINE CHILE


Provavelmente você quer ir a Torres del Paine porque viu alguma foto tipo essa daí de cima, né? Eu entendo e assino em baixo, pois sem dúvidas é uma das paisagens mais bonitas da viagem, mesmo com esse tempo nublado que peguei!

Localizado na Patagônia Chilena, mais precisamente a 110kms de Puerto Natales, o Parque Nacional Torres del Paine vai muito além dessa paisagen clássica! O lugar tem mais de 240 mil hectares e é recheado de lagos, rios e glaciares de tirar o fôlego. Olha isso, gente:

Parque Nacional Torres del Paine
As paisagens de Torres del Paine são de outro mundo!

Você não precisa ser nenhum aventureiro de carteirinha para explorar Torres del Paine. Existem vários tipos de passeios que vão desde trekkings de 7 dias seguidos com acampamento, até os que você senta a bundinha num carro e admira a paisagem linda 😄 

Eu sou uma viajante semi-aventureira, digamos assim, hahaha então aqui você vai encontrar dicas de Torres del Paine para quem curte trilha, mas não quer passar frio em barraca nenhuma!

QUANTO CUSTA A ENTRADA DO PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE – VALORES


Por se tratar de um Parque Nacional, é preciso pagar um valor de entrada, independente se você está viajando por conta prórpia ou com passeios.

O ingresso para o parque Torres del Paine custa $21.000 Pesos Chilenos (R$120,00) e vale por 3 dias!

Você não precisa reservar esse ticket com antecedência. Assim que você passar pela primeira na entrada do parque você paga a seu ingresso, e depois é só apresentar o mesmo bilhete nos próximos dias. Não o perca!

PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE – PRINCIPAIS PASSEIOS


É normal ficar perdido sem saber o que fazer em Torres del Paine, já que são tantas opções e muitas delas com pouca informação na internet. Eu indico contratar uma agência especializada para se juntar a um grupo.

Os principais passeios de Torres de Paine são:

  • Navegação no Lago Grey
  • Trekking na Geleira Grey
  • Full day de carro por Torres del Paine
  • Dia em Estância Patagônica
  • Navegação Glacial Balmaceda
  • Trilha até a Base das Torres del Paine
  • Circuito W
  • Circuito O

PASSEIO DE BARCO NO LAGO GREY


O Lago Grey possui mais de 500m de profundidade e é uma das principais atrações de Torres del Paine. A ideia é curtir um passeio de barco que dura uma média 3 horas, passando ao lado de blocos gigantescos de gelo do Glaciar Grey, estilo Titanic! Afinal, já que estamos em um lugar tão frio, temos mais que aproveitar o gelo mesmo, né?

glaciar grey

A navegação somente é um passeio bem calmo, ideal para pessoas com mais idade, famílias com crianças ou para quem precisa tirar um dia para descansar as pernas. Você vai sentar no barco e contemplar o lago e a geleira, e ainda com um pisco sour incluso!

A navegação no Lago grey é bem concorrida e deve ser reservada com antecedência! O passeio de 3 horas custa $124 dólares, e comprando por esse link você recebe seu voucher na hora no seu email 😉

PASSEIO DE CARRO EM TORRES DEL PAINE


Como já falamos, o Parque Nacional Torres del Paine é imenso e sem opção de transporte público. Ou seja, você vai precisar alugar um carro ou contratar um passeio que te leve nos principais pontos do mapa de Torres del Paine. O passeio Full Day é voltado exatamente para isso.

O passeio que fiz é de dia inteiro, durante praticamente 10 horas. Eles vão te buscar no hotel em Puerto Natales e seguir para o parque. Você vai rodar no conforto do carro pelas paisagens lindas desse lugar, tirar muuuuitas fotos e ouvir a história do parque com um guia em português, por $72 dólares.

torres del paine de carro
Ah, essas paisagens!

Nós pegamos um dia super nublado e com bastante chuva, o que acontece bastante na Patagônia, vai se acostumando! Inclusive indico não deixar seu roteiro na Patagônia muito justo, já que o clima lá é bem instável.

TORRES DEL PAINE TREKKING ATÉ A BASE


Se você quer visitar somente a base das famosas Torres del Paine, vai ter que encarar uma trilha de 20 kms. Dependendo do ritmo são mais ou menos 7 a 8 horas de caminhada ida e volta, feita em um dia só. Bate e volta, “rapidão”.

Para tirar essa foto aqui, não tem jeito, só encarando a trilha. Não tem carro, helicóptero, nem magia que te leve até lá. Só suas perninhas 🤣

roteiro na Patagônia Torres del Paine
Torres del Paine: um dos cartões postais de viagem na Patagônia

A trilha é relativamente tranquila para quem tem preparo físico, não tem muitas subidas. Somente o último km que é pesado, principalmente porque você já está mais cansado.

Agora, se você não faz nadinha de exercícios no Brasil, é hora de começar! 20 kms de caminhada para quem é sedentário é cruel. Já ouvi falar de gente que não conseguiu terminar e teve que arranjar um refúgio no caminho… nada legal.

O trekking começa no Hotel Las Torres, e tem início no mesmo ponto para quem vai fazer o Circuito W, e custa $180 dólares. Não é baratinho, mas é daqueles passeios que TEM que fazer, sabe?

CIRCUITO W TORRES DEL PAINE


E por falar em Circuito W, ele não poderia ficar de fora dos passeios mais importantes, né? Mesmo sendo bem específico para os trilheiros de plantão!

O Circuito W tem 70 kms de extensão e a maioria das pessoas completa esse roteiro em 5 dias com calma, mas da para fazer somente em 4.

Se você viajar na alta temporada – de Novembro a Março – não é preciso estar acompanhado por um guia. Claro que só indico isso para quem for experiente em trilhas com acampamento. (que não é meu caso, já que não sei nem como começar a montar uma barraca).

circuito w torres del paine
Foto via Shutterstock

Se você preferir o conforto de um guia e um grupo, que é sem dúvidas o que eu faria, indico reservar por aqui seu trekking por $960. Você já vai ter nesse valor as barracas, os sacos de dormir, hospedagem, alimentação, praticamente tudinho! Adorei esse esquema porque você não precisa comprar todo esse equipamento de trilha, ainda mais se não for seu estilo fazer passeios assim toda hora.

DIA EM ESTÂNCIA PATAGÔNICA


Em torno de 1890 a Patagônia pertencia a uma sociedade pecuária e de lã, que eram donas da Terra do Fogo e de Torres del Paine. Na década de 1950, devido a reforma agrária, a sociedade exploradora da Terra do Fogo se dissolveu, dividindo os terrenos em lotes à venda. Assim surgiram as estâncias menores, que são espécies de fazendinhas.

Nesse passeio você vai vivenciar de perto a vida do campo, andar à cavalo e comer um delicioso almoço local, feito por eles! É perfeito para quem está procurando passeios mais lights em Torres del Paine, ou quer tirar um dia para se conectar mais com a cultura local.

entância patagônica

MAPA EM TORRES DEL PAINE – LOCALIZAÇÃO


Para facilitar sua localização dos passeios, dê uma olhada desse mapa de Torres del Paine para ver as distâncias das atrações e de Puerto Natales.

QUANDO IR PARA TORRES DEL PAINE?


A melhor época para explorar Torres del Paine é no verão! Os dias são mais longos e a temperatura bem mais agradável, podendo ter lindos dias de sol na média de 20ºC. Anota aí: os melhores meses são de Novembro até Março!

++ Para entender mais sobre o clima da região, leia sobre temperaturas e clima em Torres del Paine 

COMO CHEGAR EM TORRES DEL PAINE


Para chegar em Torres del Paine você vai ter que voar para Santiago e de lá para outro aeroporto. Não há voos diretos saindo do Brasil, mas você pode comprar os trechos todos juntos com a LATAM.

Via Puerto Natales

O aeroporto mais próximo de Torres del Paine está na cidade de Puerto Natales, a 60km (mais ou menos 1h de carro). A cidade serve de base para explorar o parque e pegar um hotel ali vai te economizar bantante dinheiro!

Voar para lá sem dúvidas é a melhor pedida no quesito distância. O que acontece é que Natales é uma cidade pequenininha e só recebe voos da LATAM na alta temporada, entre novembro de Fevereiro, e costumam ser bem mais caros.

Via Punta Arenas

Mas fique tranquilo! Se você estiver viajando em outro mês ou se os preços estiverem caros demais, minha dica para chegar a Torres del Paine Chile é voar para Punta Arenas, como eu fiz. Punta Arenas está a 250 kms de Puerto Natales, mas recebe voos o ano inteiro!

guianacos em Torres del Paine
Guanacos: os bichos que você mais vê por Torres del Paine

De lá, você vai precisar de um ônibus de Punta Arenas até Puerto Natales. Esse trajeto demora por volta de 3 hrs e é feito pela Bus Fernandes, Bus Sur e Buses Pacheco e custa $8.000 Pesos Chilenos (R$45,00).

Não precisa comprar os tickets online, tem ônibus saindo um atrás do outro praticamente. Mas atenção! Os ônibus começam a rodar às 8:00 da manhã e o último sai às 19:30. Se seu voo não chegar nesse meio tempo, você vai ter que ficar uma noite em Punta Arenas. Recomendo a pousada Isla Magdalena que fica a menos de 10 min do aeroporto!

Cheque os valores pros dois aeroportos + deslocamento e veja o vale mais a pena 😉

Uma vez em Puerto Natales, chegar em Torres del Paine vai demorar mais 2 horas de carro. Abaixo vamos ver se vale a pena dormir dentro do parque ou fazer esse trajeto todos os dias.

SEGURO VIAGEM COM 10% DE DESCONTO

Aqui no blog nós indicamos a Real Seguros como a melhor comparadora de seguros e com o preço imbatível! Eles tem um atendimento de primeira e vão estar ali pra te ajudar em qualquer situação. Comprando aqui nesse link você ganha 10% de desconto! automaticamente.

HOSPEDAGEM EM TORRES DEL PAINE


No quesito hospedagem, existem duas formas completamente diferentes de explorar Torres del Paine Chile. Você pode pegar um hotel dentro do parque, que vai te economizar muito tempo diário de deslocamento ou se hospedar em Puerto Natales, que vai te economizar muita grana 😂 As duas opções são ótimas, tudo vai depender do seu budget e estilo de viagem.

Dormindo dentro do parque

Existem diversos hotéis famosos dentro do Parque Nacional Torres del Paine que são um sonho! Aqueles all inclusive onde você não precisa se preocupar com mais nada, sabe? É só pagar e aproveitar a alimentação e passeios inclusos. Os que mais me chamaram atenção e tem ótimas avaliações são:

hotel all inclusive Torres del Paine
Imagina curtir essa piscina no fim do dia no Tierra?

As diárias nesses hotéis variam entre R$6.000 e R$10.000. Sério, os preços são mais que salgados! Claro que você vai ter uma viagem dos sonhos, como eu disse, sem se preocupar mais com nada. Mas não é todo mundo que pode pagar isso, infelizmente!

Dormindo em Puerto Natales

Por isso que uma das maiores dicas de Torres del Paine é usar Puerto Natales como cidade base e fazer o bate e volta de 1h de estrada todos os dias. Eu fiz isso e não é tão sofrido assim, pode ir na fé. Aqui você vai encontrar desde hostels a hotéis confortáveis e com lindas vistas também!

Vou fazer um post detalhado com várias dicas de hospedagem, mas já vou adiantar sua vida com alguns nomes que indico 😉

Simple Patagônia hotel
Simple Patagônia, um dos hotíes de luxo que ficamos em Puerto Natales

Acampando em Torres del Paine

Também é possível acampar dentro do Parque Torres del Paine em locais demarcados. Eu sei que é preciso agendar com antecedência, mas como eu disse no início do post. Acampar não é comigo! haha Se você está procurando esse tipo de informação, vou ficar te devendo 😉

QUANTOS DIAS FICAR EM TORRE DEL PAINE?


Tudo vai depender da forma que você decidiu explorar o parque!

BATE E VOLTA | Se você decidiu ficar em Puerto Natales e fazer passeios bate e volta para Torres del Paine como eu, indico ficar de 3 a 4 dias.

Eu fiquei 3 e teria ficado um pouco mais pra poder fazer as coisas com mais calma. Reserve um dia inteirinho para fazer o Trekking Base Torres, o da primeira foto do texto; pelo menos 1 dia para explorar o parque de carro e mais um para navegação no lago Grey para ver a geleira. Foi meu roteiro 🙂

Torres del Paine
Paisagens lindas no tour Full day de carro no parque
ACHE SEU HOTEL MAIS BARATO

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.

FAZENDO UMA DAS GRANDES TRILHAS | Agora, se você pretende fazer um dois circuitos famosos, o W ou O, vai precisar de bem mais tempo!

No W são 70kms de caminhada por 5 dias; O circuito O é um prolongado do W, chegando a 100km em 7 dias. Aí não podemos deixar de contar um dia para chegar e um dia para ir embora né… totalizando pelo menos 1 semana.

Eu não fiz essas trilhas e não tenho muitas dicas de Torres del Paine nesse quesito, mas indico o blog Extremos e o Melhor Mês do Ano que contaram suas experiências 😉

FAZER OS PASSEIOS POR CONTA OU POR AGÊNCIA?


Maior dúvida que eu tinha antes de ir para lá. Como funciona? Da para fazer sozinho? É tranquilo dirigir por lá?

De carro alugado em Torres del Paine


É possível explorar o parque de carro sim! Muita gente aluga um carro já em Punta Arenas e se aventura pelo parque, e parece que não é nenhum bicho de 7 cabeças. Na entrada você recebe um mapa que é bem explicativo sobre os maiores pontos de contemplação e você vai no seu tempo.

É uma ótima opção para quem já está fazendo uma road trip na Patagônia e gosta de liberdade. Mas fique de olho para abastecer o carro ao máximo antes de começar seu dia, pois não há postos dentro do parque, viu?

Dicas Torres del Paine
Nas estradas de Torres del Paine

Passeios fechados em Torres del Paine

Essa foi minha opção e confesso que amei o conforto! Contratando passeios bate e volta para Torres del Paine com uma agência você não se preocupa com o deslocamento até parque, e pode dormir no caminho. (só Deus sabe como eu precisava desse sono! rs)

Fora que cada vez mais eu amo ter um guia para ouvir sobre o lugar, e é sempre muito bacana se unir a um grupo, conhecer gente do mundo todo… eu adoro!

Todos os links de passeios que inclui nesse texto são da Get Your Guide, uma empresa suuuuper bacana que reune os melhores passeios pelo mundo num lugar só. Eles são super confiáveis e o processo de compra todo muito fácil! Você consegue reservar tudo com antecedência e recebe seu voucher no email praticamente de imediato. Aprovados!

POR QUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM PARA TORRES DEL PAINE?


Eu digo e repito sempre por aqui: apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar nos países da América do Sul, é extremamente inteligente viajar com o seu, ainda mais em viagens de aventura assim.

A gente sempre acha que nada vai acontecer, mas infelizmente não temos controle sobre isso. Eu, por exemplo, já passei mal duas vezes em Santiago por causa da água mineral diferente, já tive derrame ocular (algo que acontece do nada) e infecções intestinais. Se eu não tivesse seguro, estaria lascada! E olha que são doenças simples…

Um seguro viagem para a América do Sul custa uma média de R$50,00 por viagem, é muito barato. Viajar sem é uma economia burra que pode acabar estragando as suas férias. 

Para te ajudar, aqui no blog temos sempre cupons de desconto que variam de 10% a 20% pagando no boleto. Clique no botão abaixo, garanta o seu e leve sua segurança a sério! Vai por mim, eu nunca viajo sem e sempre compro nesse site.

NIVEL DE ESFORÇO EM TORRES DEL PAINE: EU CONSIGO?


Outra dúvida que eu tinha bastante (e vocês me perguntaram demais no Instagram) é sobre o nível de esforço necessário para explorar Torres del Paine.

Como já falei, você pode alugar um carro e rodar o parque sem precisar caminhar praticamente nada, ou escolher passeios de carro, de navegação que também vão te proporcionar paisagens lindas sem grandes esforços.

Agora, meu amigo, se você quer visitar a base das torres, de novo a da primeira foto, só caminhando! Não tem cortes, não tem helicópero.

Você vai ter que encarar o trekking de 20 kms. O lado bom é que em Torres del Paine não tem altitude, o que ajuda muuuuuito o nosso fôlego! Eu achei a trilha bem tranquila, praticamente não tem subida, além do último km que é mais puxadinho, mas é inegável que você precisa ter algum preparo físico constante na sua vida para conseguir encarar.

parque Torres del Paine

Se seu dia a dia no Brasil é sentado no computador e só pagando a Smart Fit (quem nunca, né? não vou julgar 😂), vai ficar mais difícil pro seu lado. Mas gente, tem sonho de chegar pertinho das torres? Levanta a bunda da cadeira e vai se preparar! Se você não tem problema de mobilidade, tá vivo e com saúde, você é capaz!

++ Em breve leia sobre o trekking até a base das Torres

O QUE VESTIR EM TORRES DEL PAINE?


Mesmo viajando no verão você vai precisar estar bem agasalhado. As dicas de Torres del Paine para se vestir são: levar material impermeável!

Chove bastante e venta muito, então esses serão os ítens mais importantes da sua mala. Leve uma bota de trekking, corta vento e uma calça impermeável para colocar por cima.

E você ainda tem dúvidas de Torres del Paine?
Fala aí nos comentários que eu te ajudo no que for 🙂

LEIA MAIS

26 Comentários

  1. Boa tarde.

    Estou querendo ir de El calafate para torres del pai e de carro ficando hospedada em Puerto Natales e ouvi falar da falta de patos de gasolina pelo caminho. Sabe me dizer onde teria mais dificuldade nesse sentido? De puerto até torres fazendo bate e volta para conhecer o parque acha que teria problema com falta de combustível?

    • Oi Marcia,

      infelizmente não sei te dizer. Realmente precisa se programar, mas como estava em tour não reparei onde tinham postos. Se eu fosse vocês comparia gal˜øes e deixaria uns 2 ou 3 no carro, just in case.
      Beijos

  2. Oi! Vc se importa em informar quanto pagou nos passeios?
    To planejando pro ano que vem e essas infos são tão difíceis.
    Obrigada!

  3. Olá Thais, suas dicas são ótimas! Minha dúvida é: cada dia que entra no parque precisa pagar ingresso? No caso você ficou 3 dias, pagou 3 vezes? Obrigado! Edson

  4. Olá Thais, suas dicas são ótimas! Minha dúvida é: cada dia que entra no parque precisa pagar ingresso? No caso você ficou 3 dias, pagou 3 vezes? Obrigado! Edson

  5. Olaa! Eu de novo haha
    Você acha melhor reservar a pousada ou o hostel diretamente no site do lugar ou é tranquilo também por esse outros sites, como o booking? Dei uma olhada no hostel que suas amigas ficaram e me interessei bastante mas fiquei na dúvida se o quarto compartilhado é misturado ou só meninas, você saberia me informar?

  6. Olaa! Eu de novo haha
    Você acha melhor reservar a pousada ou o hostel diretamente no site do lugar ou é tranquilo também por esse outros sites, como o booking? Dei uma olhada no hostel que suas amigas ficaram e me interessei bastante mas fiquei na dúvida se o quarto compartilhado é misturado ou só meninas, você saberia me informar?

    • Oi Xiomara, pode reservar no Booking, claro. Se clicar nesse link do post eu ainda ganho uma comissãozinha e você não paga nada a mais por isso 🙂
      Sobre o quarto compartilhado, se for só feminino vai estar especificado. Se não, é misturado!

      Beijão 🙂

  7. Oi Fernanda, as infos de ônibus nessa região na internet são muuuuito ruins. Provavelmente existe, mas comprando lá na rodoviária..Difícil!Sofri isso também indo pro Ushuaia.. Beijão e boa viagem

  8. Olá, Thaís! Eu eu meu marido vamos em outubro para conhecer o parque. Você sabe qual o valor atualizado da entrada? Pois já vi preços diferentes e estou querendo orçar toda a viagem. Obrigada!

  9. Olá, Thaís! Eu eu meu marido vamos em outubro para conhecer o parque. Você sabe qual o valor atualizado da entrada? Pois já vi preços diferentes e estou querendo orçar toda a viagem. Obrigada!

  10. Pois é! Essa era a minha ideia inicial, mas não estaremos de carro e não encontrei ônibus que vai de Puerto Natales a El Chalten!
    Muito obrigada! bjo

  11. Pois é! Essa era a minha ideia inicial, mas não estaremos de carro e não encontrei ônibus que vai de Puerto Natales a El Chalten!
    Muito obrigada! bjo

    • Oi Fernanda, as infos de ônibus nessa região na internet são muuuuito ruins. Provavelmente existe, mas comprando lá na rodoviária..Difícil!Sofri isso também indo pro Ushuaia.. Beijão e boa viagem

  12. Ei Thais, tudo bem? Comprei a passagem pra Patagonia chegando por Puerto Natales e voltando por El Calafate. Vamos pra Torres del Paine, El Chalten e El Calafate…
    Só que estamos na duvida se é melhor ir de Puerto Natales para El Chalten e depois El Calafate e ir imbora ou se vamos de Puerto Natales para El Calafate (distancia menor), depois pra El Chalten e depois voltamos pra El Calafate pra pegar o voo de volta.
    O que vc acha melhor? Estamos um pouco perdidos!

  13. Ei Thais, tudo bem? Comprei a passagem pra Patagonia chegando por Puerto Natales e voltando por El Calafate. Vamos pra Torres del Paine, El Chalten e El Calafate…
    Só que estamos na duvida se é melhor ir de Puerto Natales para El Chalten e depois El Calafate e ir imbora ou se vamos de Puerto Natales para El Calafate (distancia menor), depois pra El Chalten e depois voltamos pra El Calafate pra pegar o voo de volta.
    O que vc acha melhor? Estamos um pouco perdidos!

    • Oi Fernanda, meio que tanto faz porque vai ter que voltar para El Calafate para ir embora. Mas eu iria primeiro para El Chalten para já estar no destino final por último! Isso se vocês estiverem de carro, né 🙂

      Beijão