Dá para esquiar em Tóquio no inverno japonês? Sim, é possível!

Se você ficou animado para ir para o Japão com os outros posts do blog ou está trabalhando nos arredores de Tóquio no inverno, uma ótima experiência é aproveitar um dia de esqui ou Snowboard na região da capital japonesa. Mas possível esquiar em Tóquio???? Sim! Graças aos trens de alta velocidade do Japão (os Shinkansen). Com menos de uma hora e meia de trem bala é possível ir de Tóquio e saltar em Gala Yuzawa, estação muito legal que já tem o equipamento necessário para alugar e o bondinho direto para a área de esqui. Neste post, explico tudo para quem quiser curtir a experiência.

++ Veja qual é a melhor Internet no Japão: roteador wifi ou chip?
++ Precisa de Seguro Viagem para o Japão?

Esqui em Tóquio

ONDE ESQUIAR EM TÓQUIO?


A melhor opção é Gala Yuzawa, a única estação de esqui do país com acesso via uma estação de Shinkansen, os tais trens rápidos japoneses. Ela está a cerca de uma hora e meia da capital, então rola até fazer bate e volta estando hospedado em Tokyo. Eu fiquei no Mandarin Oriental e, de lá, recomendo muito este passeio para curtir um dia diferente durantes as férias. Mesmo quem não tem experiência em snowboard ou esqui se diverte, pois o local também permite brincar de boa na neve.

++ Descubra como ir do aeroporto de Tóquio até o centro economizando
++ Veja qual moeda levar para as suas férias no Japão

Dá para curtir o hotel em Tóquio e, depois, fazer um bate e volta para esquiar

INVERNO NO JAPÃO – QUANDO IR?


No Japão, o inverno vai de dezembro a meados de março – mesmo período do verão no Brasil. Já o trem Shinkansen de Tóquio para Gala Yuzawa opera de meados de dezembro à início de maio. Mas antes de ir é importante conferir as condições da neve nos dias que pretende esquiar para não se decepcionar. Afinal, mesmo no inverno podem ter dias mais quentes com chuva em vez de neve, o que deixa as pistas péssimas para os esportes de neve.

O site Snow Japan mantém um relatório diário sobre as condições de esqui em Tóquio (Estação Gala Yuzawa) e outros destinos de esqui no Japão. É interessante dar uma olhada lá e na previsão do tempo dos próximos dias para ver se vai nevar ou fazer sol em vez de chover.

Lifts para ski e Snow Tóquio
Lifts para esqui e Snow

COMO CHEGAR NA ESTAÇÃO: JR TOKYO WIDE PASS


Bom, como já falamos acima, o trem bala do Japão é a melhor opção para chegar na estação de esqui. E é bem fácil pegá-lo com o Jr Tokyo Wide Pass, um passe para usar este meio de transporte e pagar mais barato pelas viagens do que se fosse comprar de forma individual.

++ Confira o passo a passo para tirar o visto Japonês
++Leia: Tudo o que você precisa saber sobre o JR Pass

QUANTO CUSTA O PASSE?


Definida a data de ida para esquiar em Tóquio, o próximo passo é comprar o passe de trem. O custo normal de uma viagem de Shinkansen de ida e volta para Gala Yuzawa é de quase 13.000 yens (uns R$470). Mas com o passe JR Tokyo Wide Pass, paga-se 10.000 yens e ele é válido por 3 dias. Ou seja, muuuuito mais barato.

Indico comprar seu passe com a HIS Turismo, uma empresa japonesa com atendimendo em português aqui no Brasil. Eles são maravilhosos e resolvem tudo para você! É só preencher o formulário abaixo pra pedir sua cotação. Eles também vendem JR Pass, ingresos da Disney, roteador de internet e muito mais. E a maioria tem desconto por ser meu seguidor 🙂

Faça aqui a cotação com a agência H.I.S e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

Passe JR Especial de inverno em Tóquio
Passe JR Especial de inverno

Esse Passe vale não só para esqui em Tóquio, como também para outros destinos como Nikko e o Monte Fuji. Se você não quiser fazer 3 dias de esqui em Tóquio, pode conciliar com essas outras cidades e economizar bastante!

USE BEM SEU PASSE!


Sim, como o passe é válido por 3 dias é possível ir e voltar de Tóquio para Gala Yuzawa por 3 dias seguidos, ou ir para Yuzawa depois para Nikko e voltar para Yuzawa no terceiro dia etc. Vale muito apena e diferentemente de outros passes da JR, esse passe não exige que sua entrada no Japão seja para turismo. Além disso o passe costuma dar direito a alguns descontos para aproveitar na estação de esqui – confira o que estará valendo na época da sua viagem no site oficial do local. Geralmente são descontos em aluguel de equipamentos ou aulas.

Então mesmo os brazucas residentes podem apresentar o passaporte brasileiro e se beneficiar do passe. Mas lembre-se: é essencial apresentar o passaporte no momento da compra, que pode ser feita no aeroporto de Narita, em Tokyo Station, em Ueno e algumas outras estações que podem ser vistas no site do passe.

Estação de Gala Yuzawa - Ski em Tóquio
Estação de Gala Yuzawa

QUANDO COMPRAR O PASSE?


Se você quer aproveitar bem os 3 dias para esquiar em Tóquio ou snowboard, é melhor comprar o passe em um dia anterior para poder pegar os primeiros trens por volta de 6:40 quando os locais que vendem o passe ainda estão fechados.

No dia que o passe estiver válido não passe nas catracas automáticas da estação, em vez disso é só passar no canto onde há um funcionário da estação de trem e mostrar o passe que ele te libera para entrar na estação.

Não é necessário reservar assentos para o Shinkansen, mas é importante reparar quais vagões são de assentos não reservados para não levar uma bronca e ter de trocar de vagão depois. (tudo isso explicado no post do JR)

ACHE SEU HOTEL MAIS BARATO

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.

PEGANDO O TREM ATÉ GALA YUZAWA


Bem, a viagem é relativamente curta. Pegando o trem de 6:50 a partir de Ueno, se chega na estação de esqui em Tóquio às 7:58. Em menos de 1:10 você sai do coração de Tóquio e  desembarca literalmente dentro da estação de ski, já de cara com os estandes para comprar o passe do bondinho/teleférico. 🙌

A etiqueta no Japão é de não fazer barulho dentro do trem ou metrô, e há avisos lembrando disso no trem, então se for atender o telefone ou algo do tipo eles pedem que se atenda o telefone na área entre os vagões. A preocupação dos japoneses com isso é tão pronunciada que até o aviso em frente a cadeira alerta para tomar cuidado com o barulho ao se digitar no teclado.

shinkansen japão
Silêncio!

PREÇOS DO ALUGUEL DE ROUPA DE ESQUI


Ao chegar na estação, não deixe de apresentar o seu Passe da JR para conseguir os descontos. Se você só quer brincar na neve e fazer ski-bunda, você vai pagar somente 1.500 yens pelo sled (o ski-bunda mesmo). Já o bondinho e lifts de esqui custam 4.600 yens).

O preço do aluguel do material é o seguinte:

  • Kit completo de Esqui e Snowboard para o dia inteiro – 5.000 yens
  • Kit de roupa (jaqueta e calças, mas não inclui toca e óculos) – 1,500 yens

* Valores calculados com a cotação que a Thais pegou em Fev/2019

Teleférico para a parte das pistas
Teleférico para a parte das pistas

Se for o caso de fazer aulas para esquiar em Tóquio ou snowboard, tem um estande com instrutores que dão aulas em inglês. Mas prepare o bolso, pois são 5.000 yens para a aula em grupo!

COMO É ESQUIAR EM TÓQUIO


Finalmente equipado e com material, é hora de pegar o bondinho que leva até a base. Lá rola brincar com a neve ou pegar os teleféricos para esquiar! Depois de 10 minutos de bondinho se chega na estação mais alta na montanha. É ali que estão os restaurantes, rampas para brincar na neve e de onde saem os lifts de ski. Os lifts são só para quem pratica esqui ou snowboard, pois não é possível descer neles. Há avisos na entrada deixam isso bem claro.

Roupa para ir: alugar lá ou roupa de esqui para 0 a -5oC e é importante levar toca e óculos escuro ou de ski.

Ski em Tóquio
A vista é incrível!

Na área há diversas pistas de maior e menor dificuldade para esquiar em Tóquio. No mapa abaixo as pistas verdes são de iniciantes, as azuis intermediárias e as vermelhas são avançadas.

Mapa de pistas de ski em Tóquio

COMO FUNCIONA A ESTAÇÃO DE ESQUI GALA YUZAWA


Alguns dos lifts começam a fechar às 16:00, mas outros rodam até às 17:30. Se você já consegue andar bem em pistas intermediárias, em vez de pegar o bondinho para descer a base da montanha, é interessante, antes das 16:00 ir para a área norte e descer pela falcon course. É um caminho de descida de 2,5Km até a estação na base da montanha.

pista-gala-min

Como há um trem de retorno às 17:15 e o próximo só sai às 19:00. Talvez seja bom descer o bondinho às 16:30. Assim, sobre tempo para devolver o material alugado, se arrumar e ir para a plataforma de trem depois de esquiar em Tóquio.

Esqui em Tóquio
Aluguel e devolução de material de Esqui

PRECISO DE SEGURO VIAGEM PARA ESQUIAR NO JAPÃO?


É bom fazer um seguro viagem, sim, para poder curtir as férias tranquilamente. E no caso de quem vai esquiar, é melhor optar por uma alternativa que cubra esportes de aventura. Existem vária opções então faça um comparativo no site do Seguros Promo, parceiro aqui do blog. Basta colocar seu destino e informações básicas para ele apresentar vários orçamentos com um só clique. Encontramos alternativas para dez dias de viagem pela Ásia por menos de R$100.  

ANIMADO PARA ESQUIAR NO JAPÃO?


Como deu para perceber, adorei esquiar no Japão. Acho que vale muito a pena se programar para curtir um dia na estação de esqui de Gala Yuzawa. Fazer o bate e volta desde Tóquio é muito fácil. Além disso, a experiência já dá um up no roteiro se estiver pelo país durante o inverno japonês. Partiu?

E aí? Acha que da pra aproveitar um pouco de Esqui em Tóquio, afinal?

 LEIA MAIS

6 Comentários

  1. Olá!! Vou para o Japão em fevereiro, também gostaria de saber de o JRP (o normal, de 14 dias), dá acesso ao Gala Yuzawa.

    • Oi Dani,

      ele serve sim! Você só não vai ter desconto no aluguel de equipamentos, como falamos no texto 🙂

      Beijos e boa viagem!

  2. Por favor, estou indo ao Japao agora de 15 a 26 de dezembro. Comprei o railpass,vc sabe se ele da direito a Gala Yuzawa. E aos descontos que vc mencionou? Tambem vamos a Osaka…tem alguma sugestão? Meus filhos vão a Universal, mas não estou querendo entrar devido ao custo….vc acha uma boa ideia? Obrigada

    • Oi Adriana, quem escreveu sobre Ski foi meu marido, vou pedir pra ele voltar aqui pra te responder em outro coment. Osaka eu quem fui 🙂
      É um parque temático como o de Orlando. Suuuuper divertido. Eu amo e sempre acho que vale a pena. Mas se eles forem muito pequenos e não puderem andar nas atrações aí pode ser ruim mesmo… Mas se eles já tem altura para andar nas coisas e curtem parques, vão amar!
      Beijão