Regras de mala na Europa – low costs EasyJet e Ryanair

Uma das maiores dúvidas dos viajantes pela Europa é qual mala levar. Esse é um ponto crucial que deve ser tratado com cuidado para evitar problemas e desconfortos em sua viagem, principalmente se for viajar de avião. Existem diversas regras de mala na Europa, principalmente nas cias aéreas Low Cost, bem diferente do que temos no Brasil, o que gera muita confusão. Muitas vezes os bilhetes mais baratos incluem apenas uma mala de mão para levar na cabine e não compensa pagar para levar uma mala extra. Vem comigo que vou explicar tudo direitinho neste post.

++ Descubra se seguro viagem na Europa é obrigatório
++ Confira dicas para curtir a Disneyland Paris

regras de mala na Europa com Easyjet
Foto de Dino Ramic | Via Shutterstock

ATENÇÃO À MALA NA HORA DE VIAJAR DE LOW COST


Calma, calma, vou explicar melhor qual a pegadinha da situação.Quando se viaja de avião na Europa por empresas Low Cost (empresas com a passagem super barata. As mais famosas são EasyJet e Ryanair), você não tem direito a despachar 2 malas, como fazemos nos vôos aqui do Brasil (como era aqui no Brasil, né 😂). Na verdade você não tem direito a nenhuma! Mas não se apavore.

ATUALIZAÇÃO (Fevereiro/2018): esse post foi escrito no início do blog, há 4 anos e atualizado algumas vezes. Agora que estou planejando uma nova Eurotrip estou colocando em dia as novas regras de mala na Europa.

QUAL MALA POSSO LEVAR NOS VOOS LOW COST?


Vamos às regras! Dentro do valor da sua passagem está incluso levar uma mala de mão. Pode ser uma mochila ou até uma mala de rodinha, mas seja qual for, tem que estar dentro das restrições de tamanho e peso.

++ Se for para Londres, vá visitar os Estúdios de Harry Potter
++ Descubra as diferenças entre viajar de trem e avião na Europa

Cada empresa tem suas particularidades, mas uma mala de 55 x 40 x 20 será aceita em qualquer uma. O ideal é manter esse tamanho, até porque quando se viaja low cost, geralmente você mixa suas passagens entre as duas empresas, e as regras de mala na Europa poderão ser diferentes. Pra não dar erro, pegue uma mala que se adeque a tudo!

Se quiser saber especificamente:
Ryanair: 55 x 40 x 20 cm
Easyjet: 56 x 45 x25

ELES REALMENTE CONFEREM O TAMANHO?


SIM! Na verdade, eles já sabem se sua mala está nos padrões ou não só de olhar, então eles não pararão um por um para conferir. Se acharem que sua mala não preenche as regras de mala na Europa, pedirão para fazer o teste colocando dentro de um medidor (há vários pelo aeroporto). Se ela passar, perfeito, siga viagem. Se não passar, aí começa o problema.

Confira muito bem bem se sua mala está ok, pois você pode perder até seu voo nesse processo. Como eu disse, os medidores de bagagem estão distribuídos por todo aeroporto, não faltará oportunidade de você descobrir e consertar o problema, caso ele exista, antes do embarque.

O QUE ACONTECE SE A MALA NÃO PASSAR


Como estamos falando de mala de mão, a conferência acontece somente na hora do embarque!! Se houver alguma irregularidade na porta do avião, o valor cobrado pela bagagem é beeeem maior! Se não passar nas regras de mala na Europa, você terá que pagar média de € 60 para despachá-la. Esse valor será pago no próprio balcão do embarque em dinheiro ou cartão.

CUIDADO COM A MOCHILA


Mochila costuma ser um problema como mala de mão, pois elas são flexíveis, e conforme você vai colocando coisas dentro ela fica gorda, né? Mesmo sendo uma mochilinha, se ela não passar no medidor porque está gorda, BANG, você foi pego. A mala/mochila deve entrar com facilidade no medidor, e não empurrada. E isso é levado a sério!

regras de mala na Europa
Essa foi a mala que eu usei na minha viagem. Ela nem existe mais gente, então não sei dizer o tamanho dela, mas estava dentro das regras!

REGRAS DA RYANAIR E DA EASYJET


REGRAS RYANAIR: Antigamente não era permitido você levar sua mala de rodinha, mais uma bolsa de ombro, por exemplo. Você só podia carregar um item para dentro do avião. Porém a Ryanair atualizou seu sistema e agora é permitido levar, além da mala de rodinha, uma “mala pequena” de até 35x20x20, que configuraria sua bolsa de mão. Mas gente, por favor, não exagerem e sigam as medidas para não dar problema no embarque.

REGRAS EASYJET: Para a EasyJet as regras de mala na Europa continuam as mesmas, somente UM ITEM entra no avião. Então não ache que você pode entrar com sua linda mala de rodinha, mesmo que do tamanho certo, e mais sua bolsa de ombro. Bolsa de ombro é contado como mala de mão. Ela deve entrar dentro de mala de rodinha ou mochila. Você não pode carregar mais nada além da sua mala, nem sacolas de papel;  somente casaco.

DICA: Se estiver viajando no inverno, principalmente, leve na mão o seU maior casaco, vá usando sua maior bota, e aí por diante, pra economizar espaço para as outras coisas 🙂

PESO DAS MALAS NAS LOW COST


REGRAS RYANAIR: O peso é de 10kg por mala. Como ela é muito pequena, geralmente você não vai precisar se preocupar com isso, a não ser que você literalmente leve pedras dentro de sua bagagem.  Leia em português todas as regras detalhadas no site oficial.

REGRAS EASYJET: Não há limite de peso, desde que você leve somente 1 mala dentro das medias indicadas. Leia em português todas as regras detalhadas no site oficial.

VALE A PENA DESPACHAR MALAS?


Como eu disse, esse post foi escrito há anos, anos, anos, quando eu tinha capacidade de viajar com uma mala de mão somente… hahaha. Hoje eu dia eu nem tento mais e prefiro ficar certinha dentro das regras de mala na Europa. Na hora de comprar a sua passagem é possível adicionar a mala despachada (ou mala de porão) pagando um preço infinitamente menor.

Para vocês  terem noção nos valores: na EasyJet despachar uma mala de 15kgs comprando online pode custar a partir de 8 euros. Se você resolver pagar no balcão de despache de bagagem, sai por uns 47 euros. E no portão de embarque (onde geralmente a galera cai na malha fina), 60 EUROS! Veja os valores no site deles. Já a Ryan tem novidades e agora libera mala de 20kg no portão por 25 euros. Confira detalhes no site oficial da companhia.

COMPENSA VOAR DE LOW COST NA EUROPA?


Em muitas situações vale a pena, sim! Mas lembre-se sempre de considerar os valores do despacho de bagagem se necessário no planejamento. Não adianta nada pagar 10 euros na passagem em promoção, mas precisar desembolsar 60 euros no portão de embarque por que a mala passou do tamanho permitido. Outro ponto importante é viajar protegido com seguro viagem, para evitar dor de cabeça. Ele é obrigatório em muitos países da Europa e vai ajudar muito se tiver algum imprevisto nas férias. Leitor do blog Guia Mundo Afora pode ver várias opções no nosso parceiro, Seguro Promo, e ainda conseguir um descontinho. 😀

SEGURO VIAGEM COM 20% DE DESCONTO - BLACK FRIDAY

Aqui no blog nós indicamos a Real Seguros como a melhor comparadora de seguros e com o preço imbatível! Eles tem um atendimento de primeira e vão estar ali pra te ajudar em qualquer situação. Comprando aqui nesse link você ganha 20% de desconto só até 30/11, então CORRE! automaticamente.

E vocês? Já tiveram esse problema de bagagem nos aeroportos da Europa? Conte-nos e ajude os outros viajantes com sua experiência!

LEIA MAIS

44 Comentários

  1. Olá! Preciso antecipar um voo pela Easyjet, você sabe se funciona da mesma forma que no Brasil? Se eu chegar mais cedo no aeroporto e tiver vaga, eles permitem?

  2. Oi, tudo bem?

    A minha mala de mão tem 3cm a mais de profundidade. Você acha que passa? É verdade mesmo que existe essa folguinha de centimetros? Viajarei com a Ryanair.

    • Oi Mônica, deve passar sim, mas não sei até quanto tem de folga, pra te ser sincera…
      De olho acho que eles não vão pegar, o problema é se pedirem pra encaixar no negócio. Tomara que dê!!

  3. Oi, tudo bem?

    A minha mala de mão tem 3cm a mais de profundidade. Você acha que passa? É verdade mesmo que existe essa folguinha de centimetros? Viajarei com a Ryanair.

    • Oi Mônica, deve passar sim, mas não sei até quanto tem de folga, pra te ser sincera…
      De olho acho que eles não vão pegar, o problema é se pedirem pra encaixar no negócio. Tomara que dê!!

  4. Ola Thaís. Tenho uma viagem marcada para Junho e vou voar com Ryanair o problema é que a mala da minha filha passa uns 3cm da altura que eles têm para as medidas da mala e a minha passa 3 de largura. Será que passo ou nao me deixaram passar por esses 3cm. Qual as medidas da tua mala? Vi um comentario teu que a tua mala passa uns cm tambem das medidas. Será que as minhas vão entrar nesse negocio que têm para medir? Haverá algum problema por esses 3cm??

  5. Oi Thais , td bem? Qual a marca dessa mala que vc falou que utiliza? Dei zoom mas não consegui ver =) Estou enlouquecendo em ter que fazer uma mala com 10kg para 2 meses de mochilão hahaha! Beijo, obrigada!

  6. Olá! A minha dúvida é sobre a mala de porão, pois eu comprei a bagagem extra de 20 kg e queria saber se há dimensões que ela deve seguir ou não? Desde já, muito obrigada!

  7. Pingback: EasyJet e Ryanair: mais 7 dicas sobre sua bagagem | Guia Mundo Afora

  8. Pingback: Visitando e comprando tickets para o Park Guell em Barcelona | Guia Mundo Afora

  9. Pingback: 5 dicas para planejar sua viagem a Londres | Guia Mundo Afora

  10. Acabei de ver no site da EASYJET que o tamanho da mala de mão deve ser de no máximo 56X45X25, então acho que a sua entraria numa boa Julia Rosa!

  11. Olá Thais.
    Vc sabe se, caso eu esteja com uma mochila de pano (flexível), eu posso “amassar” ela até ela caber no medidor? Ou a medida é feita por alguém da companhia que pode implicar com isso?

    • Oi Ricardo, não pode… eles são MTO chatos com isso!
      Por isso não indico mochila, pois a “mala” tem que escorregar dentro do medidor pra eles não cobrarem.
      Quando vc for entrar pra embarcar o cara que pega o ticket olha e vai selecionando quem ele quer que meça..

  12. Estou com uma mala samsonite rígida de dimensões 50×33,5×25 será q esses 5 cm vão me causar problemas? Li na internet q eles dão uma folga de 2 cm. Obrigado

  13. ola. gostaria de saber se é melhor mochila ou mala e oq vc acha dessas mochilas com rodinhas? estava querendo levar uma dessas ,mas gostaria de opiniao de alguem + experiente. obrigada

    • Oi Mariana,
      eu acho que a melhor é mala rígida, para não correr o risco de sair dos dimensões.
      Se essa mochila de rodinha for dura, ok, mas se for de tecido, acho que você pode cair em uma furada!!
      Beijão

  14. Julia, depende da companhia aérea. Já voei de Raynair e sua mala passará tranquilo. Eles tem olho biônico tb. Procura usar a maior quantidade de peças o possivel p diminuir a mala.

    • Oi Hamilton,
      cobram sim. Você só tem dinheiro a 1 mala de mão, nessas condições que expliquei. Não sei o quanto eles estão cobrando agora, mas se você já comprou sua passagem da para entrar na reserva e pagar pela mala de porão com antecedência, que sai mais barato!

      Beijão

  15. Oi Julia,

    tem uma folguinha sim de uns 2 a 3cm, mais ou menos, para cada direção.
    A do meu marido também é Samsonite de mão, essa preta da foto. Acredito que eles devam ter um padrão de tamanho de mala, e a dele passa perfeitamente! 🙂

  16. Thais, tenho uma mala da Samsonite muito boa e só agora na véspera da minha viagem que descubro que ela é um pouco acima dos padrões… ela tem 55x35x24… essas medidas passam ou eles são muito rigidos? o medidor do aeroporto tem uma certa folga? na época que comprei essa mala (há alguns anos) ela me foi vendida como mala de mão…agora to na dúvida se é melhor comprar uma menorzinha