Geysers del Tatio no Atacama: o passeio mais frio!!

Se você já pesquisou qualquer coisa sobre o Deserto do Atacama, no Chile, sabe que o passeio aos Geysers del Tatio é o mais frio de toooooodos que você vai enfrentar. Já ouvi relatos de algumas pessoas que chegaram a pegar -15 graus de temperatura para visualizar esse fenômeno tão diferente.  Neste post reuni todas as dicas sobre o que são, como ir e o que eu achei dos geysers no Atacama.

Prepare-se porque é um passeio imperdível, mas vai ser o que vai te exigir levar mais roupas pro deserto do Atacama!

++ Descubra quanto custa viajar para o Atacama
++ Veja o passo a passo para programar sozinho sua viagem pro Atacama

Geyser del Tatio Atacama
Os Geysers del Tatio rendem fotos ótimas

O QUE SÃO OS GEYSERS DEL TATIO NO ATACAMA?


Afinal, o que são os geysers no Atacama ou geysers del Tatio? Bom, os geysers existem em algumas partes do mundo e nada mais são que nascentes de águas termais que entram em erupção devido às altas temperaturas das rochas e lavas vulcânicas. Assim, elas expelem um jato e vapor de água que pode chegar até 80 metros. Ui, deu medo.

Geyser del Tatio Atacama
olha o visual dos geysers 😍

Os geysers no Atacama estão em 3º lugar do mundo, em relação a tamanho, e em 1º, em relação a altura. Não era pra menos, já que se encontra a 4.480m de altitude, ou seja, não é um passeio para ser feito logo quando se chega no Atacama.

A fins de curiosidade: o 2º maior geyser está na Finlândia e o 1º no Parque Yellowstone, nos Estados Unidos. Como meu ex já foi a Yellowstone, eu já tinha visto vários vídeos dos geysers de lá, e, apesar de estar muuuuito animada para esse passeio, acabei ficando um pouco decepcionada com os do Chile, pois esperava aquela coisa grandiosa americana.

COMO É O PASSEIO


No Atacama, você consegue chegar bem pertinho dos Geysers del Tatio Depois de uma acidente que aconteceu por lá, demarcaram a área conde se pode andar. Respeite isso e você estará em segurança! O passeio dos geysers no Atacama é MUITO legal, e se você nunca viu um Geyser na vida não pode deixar de ir, pois é um fenômeno relativamente raro, o que o torna imperdível.

Nesse vídeo você pode ver um pouco do visual do Geyser que visitei novamente antes do Trekking de Copacoya, indicado para quem curte mais aventura e trilhas longas!

A TEMPERATURA NO GEYSER NO ATACAMA


Todos os dias, por volta de meia noite, as águas termais começam a ferver e se preparar para serem expelidas até, mais ou menos, às 10:00, 11:00 do dia seguinte. Por isso, o passeio aos Geysers del Tatio costuma acontecer bem cedo, às 5:00, 6:00 da manhã, para que você possa apreciar o fenômeno em seu ápice. Então da pra entender o porque do frio absurdo? Altitude + madrugada = brasileiros virando Olaf em 3, 2,1…

temperatura geyser del tatio
nem estava tãaaao frio

QUE ROUPA USAR NO PASSEIO DO GEYSER DEL TATIO?


Apesar de tudo o que falei acima, não se assuste! É super possível ir aos geysers no Atacama sem perder nenhum dedo do pé, ok? É como eu sempre digo: com as roupas certas não há frio que não possa ser enfrentado.

++Leia mais sobre como arrumar sua mala para o Atacama (Especial Meninas
++ Saiba se precisa de 
seguro viagem para ir ao Chile

Geysers no Atacama
Geysers del Tatio

Nós pegamos -2 ºC nos geysers no Atacama. Frio, mas nada comparado ao que deve ser -15, né? A roupa que usei foi a seguinte: calça e meia térmica, calça de ski por cima (fomos antes a Santiago. Se você não tiver, as meninas colocaram outra legging e mais uma jeans por cima), blusa de manga curta, blusa de manga longa, fleece, casaco de alpaca e um casaco pesado por cima, mais cachecol, toca, mittens e bota.

Ou seja: coloquei quase tudo o que eu tinha! rs Depois de andar um pouco pelo lugar, comecei a até ficar com calor e tirei o cachecol, mittens e toca e fui distribuindo para os mais friorentos.

Dá uma olhada no meu look nos Geysers del Tatio:

Temperatura dos Geyser del Tatio
Look do dia quentinho para curtir os geysers do Atacama

ATUALIZAÇÃO:  Fui novamente nesse passeio em Março de 2017 e em Novembro de 2018, e já sai com menos roupas. Acredito que minha resistência ao frio aumentou, mas só para lembrar que realmente não é um bicho de 7 cabeças, é só se agasalhar que todo mundo sobrevive! 🙂

SURPRESA: PISCINA DE ÁGUA TERMAL NO GEYSER


E como tudo em San Pedro de Atacama tem que ser diferente, imagina só a surpresa do final do passeio: mesmo com todo esse frio, há uma piscina termal quentinha do lado dos geysers no Atacama para tomar banho. Rá!

A maior parte do nosso grupo – em todas as vezes que fui – não teve coragem de entrar, pois, apesar da água ser quente, confesso que não foi fácil tirar todas aquelas camadas no frio. Não vou nem entrar nos detalhes de como foi sair de lá molhada… rs

Mas como eu não ia me perdoar de ir embora sem aproveitar tudinho que o Atacama tem pra oferecer, fui corajosa, já sai do hostel com o maiô por baixo e entrei sem nem pensar muito, pra não desistir!

Piscina termal Geyser del Tatio
acredite ou não, a água estava boa 

Então não esqueça: se quiser tomar banho nas águas termais dos geysers no Atacama, vá já de biquini, maiô ou sunga por baixo. Assim você não passarmais tempo no frio se trocando. E leve uma toalha e chinelos para sair da água. Há vestiários no local.

CONHEÇA O POVOADO MACHUCA


Antes de voltar para o hotel, ainda teve mais um paradinha. Fomos conhecer o Pueblo Machuca. É um povoado pequenininho com poucos moradores, algumas lojinhas de artesanato e lugares para comer o típico espetinho de lhama. Eu sei que parece estranho, mas eu fiz questão de provar afinal faz parte da experiência de viagem conhecer sabores novos. Olha ele aí na foto, você também iria comer?

churraso de Lhama em Machuca, Geysers del Tatio
É gostoso, vale a pena provar

COM QUAL AGÊNCIA FAZER O PASSEIO DOS GEYSERS DEL TATIO?


Depois de muitas fotos e de esquentar as mãos e pés na fumaça dos geysers no Atacama, tomamos nosso café da manhã, que faz parte do pacote da Flavia Bia Expediciones que fiz quase todos os meus passeios (e recomendo!).

Se você também amou esse passeio, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor  É só preencher esse formulário!

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:


    Ficha técnica do passeio*:

    Agência: Flavia Bia Expediciones
    Horários: 5:30 às 12:30
    Refeições: Café da manhã
    Entradas: 10.000 pesos
    Temperatura média: -2 graus.
    Roupa: Todas as da sua mala 🙂

    GEYSER DEL TATIO E VALLE DE LUNA


    Como esse passeio termina na hora do almoço, da super para combinar com outro passeio que sai só à tarde, como o Valle de la Luna e de la Muerte, por exemplo.

    Já as lagunas altiplânicas e o Salar de Atacama são passeios de dia inteiro, então lembre de deixar um dia exclusivo para conhecer essas paisagens que são IMPERDÍVEIS no Atacama!

    Vapor dos Geysers del Tatio Atacama
    Brincando com o vapor dos geysers

    VALE A PENA CONHECER OS GEYSERS DEL TATIO DO ATACAMA?


    Sim, sim e sim. Os geysers do Deserto do Atacama tem um visual incrível, então o passeio é uma experiência única e rende ótimas fotos.  Ele entra no meu top 3 com as Lagunas Altiplânicas e as Lagunas escondidas. Aliás, se você é daqueles que vai querer postar tudo no Instagram, já chegue ao Chile com internet no celular.  E, ao comprar com nosso parceiro, ainda rola desconto. Partiu?

    E você? Teve ou teria coragem de encarar a água nesse frio?

    LEIA MAIS

    *Os passeios, paradas e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em setembro de 2014 e depois novamente em Março de 2017.

    17 Comentários

    1. Pingback: Geyser del Tatio e Trekking Copacoya: Tour Imperdível no Atacama

    2. Oi Thais! Vou para o Atacama em julho!! Uiii!! Já sei que vou sentir muito frio!! Mas estou preparada!! Tenho roupas térmicas, casacos etc e tal…no passeio dos Geysers vou te copiar! Vou com calça e casaco de esqui!! Mas e depois? Quando o sol esquentar?? Vou derreter?? Rsrs
      Outra dúvida é: durante o dia esquenta muito? Ou fica agradável?? Preciso levar shorts?? Obrigada desde já!! Bj Bia

      • Oi Bia!!
        O passeio do Geyser acaba cedo. Vai tirando as camadas de cima conforme você for ficando com calor. Mas olha, eu só usei essas roupas porque antes estava em Santiago e fomos pra neve, viu?
        Não carrega peso à toa não. Compra calça térmica por lá e vai fazendo várias camadas!!
        Em julho fica agradável, mas acho que não chega a ser pra short não… não usei nenhum dia. Leva uma calça comum ou jeans pra jantar à noite na cidade, mas conforme o sol vai indo embora, a friaca volta!
        Animada? 🙂
        Beijos

    3. Oi Thaís. Estou amando os posts. Vou em outubro e confesso que estava ficando louca com o que levar e quais passeios escolher já que vou ficar poucos dias, mas agora voce já me tranquilizou bastante,hehehe. Qual foi o hostel que você ficou? Recomenda? Obrigada. Beijos

      • Oi Lorena,
        que bom que está curtindo! Vai amar o Atacama! <3
        Então, não recomendo esse dessa época muito não. Não era ruim, mas também não era bom..heheh
        Nessa viagem nova eu fiquei no Don Tomás, Awasi e Alto Atacama.
        Beijão

    4. Oi Flávia, adorei suas dicas para o Atacama, menina to super ferrada, alias nem sei como começar a falar. Irei sair de ferias dia 08 de fevereiro, vou direto do Rio para Alagoas, farei um tour pelo nordeste ate cair no Recife e vou sair de lá para Santiago, e vamos para Atacama ( eu e meu namorado), nao tenho a minima ideia por onde começar a pensar nessa mala. Pois vamos sair do nordeste apos dias de praias para o Deserto, então, só temos essa opção, ferias só uma vez por ano da nisso rs.
      Sabe por onde eu posso começar a me organizar?? Pode me ajudar?
      Obrigada.

    5. Pingback: Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas) | Guia Mundo Afora

    6. Oi Gisela…. que bom ler seu relato…. vou sozinha agora em novembro e estava com medinho do frio nesse passeio…. Agora já fiquei mais tranquila pois sou super desajeitada na hora de arrumar as malas e sempre esqueço alguma coisa…

    7. Thaís
      Conforme o prometido.. vim deixar meu relato sobre o geysers, até como forma de agradecer sua ajuda para montar toda a minha viagem! 🙂
      A minha viagem até o geyses começou ainda de madrugada, como é de costume, e durante o trajeto até o local tirei algumas fotos incríveis do deserto todo escuro com alguns raios de sol apontando no horizonte. Momento mágico que muitos perderam, porque caíram no sono.. ahahaha..
      Saímos do hotel super bem agasalhados, mas como fomos no mês de novembro não pegamos todo esse frio, que muitas pessoas relatam na internet.
      Acredito que a temperatura tenha ficado em torno de 15 a 18 graus, pois não sentimos frio.. estava um clima agradável para andar pelo local e aproveitar. Não tive sua coragem de cair na água, mas por pura preguiça, já que não estava frio!
      Agora.. o que me chamou a atenção foi a falta de ar que senti depois desse tour, no caminho de volta para a cidade! Tenho a impressão que fiquei com falta de ar não pela altitude em si, mas pelo fato de ter comido duas ou três panquecas (com queijo e doce de leite) no café da manhã servido nos geysers.. ahahaha.. acho que meu sangue deve ter ido todo para meu estômago para fazer digestão e não sobrou nada para o pulmão! Então essa é a minha dica para esse tour – não comer demais no café da manhã, porque depois você vai sentir cansaço, falta de ar etc.
      Beijos

      • Oi Gisela,
        eu fui uma que dormi e só acordei lá.. hahaha
        E fiquei impressionada com a temperatura! Já li vários relatos de MENOS 15 e não positivos! É bom pra galera friorenta saber que deve ir em novembro, então! rs
        Obrigada novamente por ter vindo contar como foi!
        Vê se não some 🙂
        Beijão

      • Oi Gabi,
        realmente é um fenômeno muito diferente, TEM que estar no roteiro!
        Olha, nós ficamos 8 dias. Todo mundo achou que era muito tempo e tals, mas nós amamos fazer tudo com calma, pois assim pudemos fazer um passeio por dia e não nos cansamos. Mas se você quiser correr, da pra ficar uns 5! Menos que isso tem que cortar muita coisa. Vou lançar um post com o roteiro certinho que fizemos 🙂
        Beijão