Como negociar no Mercado de Ouro de Dubai

Uma das coisas mais legais na cidade é o Mercado de Ouro de Dubai. E porque eu acho isso? Pois lá você pode colocar em prática uma das coisas mais marcantes da cultura: a negociação.
Vitrines e mais vitrines com ouro, peças de diamantes bem trabalhadas e muita ostentação fazem o cenário desse souk tão peculiar. Com uma boa negociação você sai de lá com jóias maravilhosas que custam no mínimo o triplo do preço aqui no Brasil.
Veremos agora um pequeno passo a passo para te auxiliar a negociar nesse mercado e não pagar 1 centavo além do que deveria, além de algumas dicas práticas de funcionamento.
 

Para não perder nadinha da viagem
não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
Você também pode procurar pela Tag #GMAnosEmirados 😉

 
O QUE NÃO POSSO COMPRAR?

Sabe aquela “experiência proibida” que aparece no filme Sex and the City 2? Ela realmente existe. São homens que ficam andando pelo Mercado de Ouro de Dubai oferecendo relógios e bolsas de marca. Isso realmente é proibido e é crime no país, pois os ítens são falsos. Não vá!

Os árabes levam suas leis muito a sério e realmente não sei o que pode acontecer se você infringir alguma regra. Deve ir preso, sei lá…
Para você ter noção de como todos respeitam as regras em Dubai: não há nenhum segurança no Souk. Achei isso fantástico! Eles são tão seguros que ninguém os assaltará que não há nenhum tipo de alarme, segurança ou policiais vigiando o interior do mercado CHEIO DE OURO. Sem sombra de dúvidas se alguém for pego roubando não terá uma pena muito legal…
 

Mercado de Ouro de Dubai

Muuuuito ouro nas vitrines


 
PREÇOS DO MERCADO DE OURO DE DUBAI
Logo quando você entra no Mercado de Ouro de Dubai há um totem com os valores do ouro praticados no dia, como se fosse uma cotação do dólar, sabe?
Assim, você pode ter noção se o preço que está sendo cobrado em cada loja é aceitável e até quanto você pode “chorar” para cair. Pegue esse valor e some mais ou menos de 20% a 30%, que é a média cobrada pelo do trabalho da peça, e assim você chegará a um preço justo.
 
Preço ouro no Dubai Gold Souk

Totem com a cotação do ouro do dia


 
CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!


Quando estiver escolhendo uma joia, peça para o vendedor pesar para você poder fazer seus cálculos. Normalmente eles já fazem isso sem você pedir, mas caso não o faça, ask for it! Se não achar que o preço está legal, diga que está muito acima do valor que você pode pagar. E tenha certeza que o preço da etiqueta nunca será bom. Esse valor é um “pega trouxa” ou “se colar colou”.
 
LEVAR DIRHAM OU DOLAR PARA DUBAI?

Todas a lojas aceitam as duas moedas, mas eu achei melhor pagar em Dirham pois a cotação do dolar não estava muito legal. Quanto mais se converte, mais se perde, geralmente. Saiba que a maioria das lojas aceita cartão de crédito, mas é uma ótima pedida levar dinheiro para o Mercado de Ouro de Dubai, pois moeda viva sempre abre portas para um bom negócio, não é?

Além disso, uma taxinha sempre é cobrada nas compras em cartão. Se você não tiver o valor todo em dinheiro, pague o máximo que der em moeda viva e o resto em cartão.
 

Entrada do Mercado de Ouro de Dubai

Entrada do Mercado de Ouro de Dubai


 
TENHO VERGONHA DE NEGOCIAR
Não fique! Isso é um costume local e por isso eles jogam o valor da etiqueta lá em cima para ter margem de negociação. Se você não negociar, vai sair de lá sem nada, a não ser que esteja disposto a pagar um valor super faturado. No interior do Mercado de Ouro de Dubai todas as lojinhas são coladas umas nas outras, como uma grande galeria só de joias. Então o vendedor faz de tudo para você não sair da loja dele, pois se te der oportunidade de ver o concorrente, provavelmente não vai voltar. É uma briga para ganhar o cliente! Use isso sempre a seu favor.
 
Mercado de Ouro de Dubai

Interior do Gold Souk


 
PASSO A PASSO DO QUE FAZER
1 . Já sabendo como calcular um preço adequado, vamos às compras. As primeiras lojas são as mais chatinhas de negociar, pois muitas pessoas não devem ter paciência de pechinchar por aí e devem acabar comprando logo no início. Minha dica é se embrenhar mais pro fundo e procurar as lojinhas menores, onde os vendedores são mais simpáticos e bons de negócio.
2 . Escolha uma joia que gostou, peça para ver e não demonstre muito interesse. Isso mesmo! Sei que é difícil, meninas, mas controlem-se! Não sorriam para a joia ou mostrem empolgação, pois se o vendedor perceber que você se apaixonou, não baixará muito o valor.
3 . Peça para pesar, diga que está cara e que você acha que não vale. Ele provavelmente já mudará o preço. Analise e diga que mesmo assim você não pode pagar. Muitos perguntam o quanto você quer pagar pela peça. Esteja preparado para essa pergunta.
4 .  Fale um valor razoável, que o vendedor possa aceitar. Não saia dizendo que quer pagar 100 dirhams em uma peça de 1000, pois não vai colar, claro. O bom senso é importante, não preciso nem dizer. Tente baixar mais oferecendo um novo valor em dinheiro vivo.
5 . Se mesmo assim você ainda achar que pode cair mais, agradeça e diga que infelizmente não vai poder levar. Entregue a joia e vá lentamente para a porta para sair. MUITOS vendedores vão até a porta para não te deixar ir embora e fazem uma última oferta!
6 . Se ele te deixar ir embora, o máximo que vai acontecer é você voltar (depois de uma voltinha) e pedir o último valor que ele ofereceu. Mas se colar colou, não é? rs Faça isso em várias lojas até você achar uma joia que lhe agrade e com um preço que possa pagar.
 
Lojas Gold Souk Dubai

Esperando diminuir o anel que comprei


 
MINHA EXPERIÊNCIA
Eu negociei em umas 6 lojas. Em somente uma o cara não baixou muito o preço. Na loja que comprei consegui negociar um desconto de 72% em um anel, pagando em dinheiro. SETENTA E DOIS. Tem noção?
Claro que só consegui esse preço com muito paciência e mais ou menos depois de uns 40 min de chororô 😀
Por isso não indico MESMO que você pegue um tour guiado desses que passa por todos os souks e pela parte antiga de Dubai. Eles passam correndo pelos mercados e você não tem oportunidade de comprar muita coisa. Se deseja aproveitar essas barganhas, vá com tempo livre!
 
DEPOIS DO NEGÓCIO FECHADO

Depois de tudo lindo e pago, eles levarão sua joia para ajuste. Se for anel demora um pouco, mais um motivo para reservar uma tarde inteiro para o Mercado de Ouro de Dubai. Esperei mais ou menos uns 40 mins para diminuir meu anel e uns 10 para o cordão do meu marido.

Eles também tem que te dar um certificado de garantia e autenticidade da joia, com todas as informações de peso, pedras etc, além da nota fiscal. Não aceite sem isso.
 

Certificado e nota fiscal

Certificado e nota fiscal


 
Durante a negociação ainda consegui um polimento na minha aliança. Voltou parecendo nova! 🙂 Foi um dia de gastação, mas também de grandes economias.
 
 
LEIA MAIS

 

42 Comentários

  1. Olá, me diverti muito com sua experiência,ajuda muito estas dicas, fiquei imaginando minha mãe fazendo isso ,até na padaria ela pechincha klkklkk abraço e valeu por compartilhar .

  2. Thais td bem eu quero pedir um grande favor vc mim poderia passa contatos e e-mail de lojas vendedores de ouro para mim informa com eles como faco para comprar virtual no cartão de credito internacional e mim enviar Dubai

  3. Thais td bem eu quero pedir um grande favor vc mim poderia passa contatos e e-mail de lojas vendedores de ouro para mim informa com eles como faco para comprar virtual no cartão de credito internacional e mim enviar Dubai

  4. ola minha querida Thais, eu moro na França a 8 anos, tenho residencia Francesa devido meu casamento aqui como meu esposo, eu estava querendo ir a os Imirantes Arabes para conhecer fazer umas comprinha e joias etc… etc…
    o problema é que eu sou uma Travesti, ou seja sou mulher 24h mas em meu passaporte tenho nome e sexo M. isso me impossibilita de ir em qualquer parte dos Imirantes Arabes ou nao? pk eu vi uma crueldade que aconteceu com duas trans Brasileiras que foram detidas la em Dubai somente pela sua opçao Sexual, mas cada um fala uma coisa, ja tentei entrar em contato com o consulado Arabe mas sem retorno da parte deles,
    eu sei que é uma pergunta que voce nao recebe sempre, mas poderia me ajudar agradeço!
    fico no aguardo obrigada.
    Tassia

    • Oi Tassia, realmente não sei te dizer… só entrando em contato com o Consulado ou com uma agência que faça vistos. Países de cultura árabe costumam ser bem preconceituosos, infelizmente… espero que dê tudo certo pra você e desculpa não poder ajudar mais!

  5. ola minha querida Thais, eu moro na França a 8 anos, tenho residencia Francesa devido meu casamento aqui como meu esposo, eu estava querendo ir a os Imirantes Arabes para conhecer fazer umas comprinha e joias etc… etc…
    o problema é que eu sou uma Travesti, ou seja sou mulher 24h mas em meu passaporte tenho nome e sexo M. isso me impossibilita de ir em qualquer parte dos Imirantes Arabes ou nao? pk eu vi uma crueldade que aconteceu com duas trans Brasileiras que foram detidas la em Dubai somente pela sua opçao Sexual, mas cada um fala uma coisa, ja tentei entrar em contato com o consulado Arabe mas sem retorno da parte deles,
    eu sei que é uma pergunta que voce nao recebe sempre, mas poderia me ajudar agradeço!
    fico no aguardo obrigada.
    Tassia

    • Oi Tassia, realmente não sei te dizer… só entrando em contato com o Consulado ou com uma agência que faça vistos. Países de cultura árabe costumam ser bem preconceituosos, infelizmente… espero que dê tudo certo pra você e desculpa não poder ajudar mais!

  6. Oi Fátima!
    Se você comprou sua passagem com a Emirates ou Etihad você tira no próprio site deles. Se foi outra empresa aí tem que procurar uma agência de lá para você por você online!
    O visto você imprimir em casa mesmo e leva 🙂

    Beijos

    • Oi Fátima!
      Se você comprou sua passagem com a Emirates ou Etihad você tira no próprio site deles. Se foi outra empresa aí tem que procurar uma agência de lá para você por você online!
      O visto você imprimir em casa mesmo e leva 🙂
      Beijos

  7. Olá Thais boa tarde!
    Por gentileza, eu tenho um amigo que tem uma quantidade de ouro na Tanzânia e gostaria de vender no Mercado de Dubai, você teria alguém lá para indicar?

  8. Ótimas dicas! Como uma autêntica mineira já sou profissional no tema “pechincha”. Depois de ler o texto, me tornei PhD!! Abraço!

  9. Pingback: Indicação de hotel em Dubai: O novo Four Seasons | Guia Mundo Afora

  10. Pingback: Roteiro de 6 dias em Dubai e Abu Dhabi | Guia Mundo Afora

  11. Pingback: O que fazer em Abu Dhabi: pontos turísticos e passeios | Guia Mundo Afora

  12. Pingback: Planejando: 10 dicas de viagem para os Emirados | Guia Mundo Afora

  13. Tem gente sem noção mesmo. É pura falta de educação. Tem gente que nasceu pobre e vai morrer pobre…pobre de cultura, pobre de postura, desprovida de qualquer inteligência . Semelhante a esse tal de Pedro ai…Putz!

  14. Thais, vc acha que comprando essas joias em Dubai consigo vender pelo bom preço aqui no Brasil para essas pessoas que compram ouro?
    Queria ter um bom lucro para justificar a viagem.

    • Oi Marcos,
      não faço ideeeeeeeia de por quanto que eles compram.
      Mas posso te dizer ao certo que não está mais tão barato quanto antes porque nossa moeda está mega desvalorizada e está quase 1 pra 1 com o Dirham, ou seja, não está como antes. Para uma jóia trabalhada em relação ao valor das lojas ainda vale a pena sim, mas para quem ainda vai tirar lucro em cima disso, provavelmente não vai valer a pena não.
      Bj

  15. Oi Thaís! Pesquisando na internet sobre o souk, sempre vemos fotos de tudo em ouro amarelo. Tem muita variedade em ouro branco também ou você achou fraco? Estou querendo comprar um anel em uma joalheria daqui da minha cidade tipo “chuveirinho”, em ouro branco e 7 brilhantes, por R$1.700,00. Porém, vou pra Dubai em abril, você acha que eu consigo fazer um melhor negócio por lá? Estou super na dúvida, se puder dar uma opinião, agradeço! =)

    • Oi Brenda,
      tem muito de todos os tipos. Nós compramos um cordão de branco pro marido.
      Acho que consegue sim, os preços são muito melhores que do Brasil, só resta saber se você vai amar algum como você amou esse 🙂
      Mas acho que vale a pena esperar, sim!

    • Oi Jessica,
      teoricamente você só tem a cota de 500 dólares normal.
      Mas, se você comprar um anel, ou qualquer coisa que possa vir usando a mais do que isso, não terá problemas.
      Eu vim usando meu anel normalmente. O que não dá é pra trazer um monte de ouro e nem um super cordãozão que você não possa ir usando no aeroporto, pois se te passarem o raio x, eles podem taxar, sim.
      Beijão

  16. “Os árabes levam suas leis muito a sério e realmente não sei o que pode acontecer se você infringir alguma regra. Deve ir preso, sei lá…” Parei de ler aqui.

    • ok 🙂
      Você já imaginou ser preso simplesmente por bater na traseira do carro de alguém no trânsito? É, lá bater de carro é crime.
      Já pensou ser preso por comprar um relógio que você nem sabia que era falsificado? É, lá é crime.
      Enfim, acho que alertas nunca são demais. Mas não podemos agradar a todos nos textos 🙂

  17. Eu queria ver a foto do anel. Sou uma consumidora de jóias e entendo de qualidade. Como estou indo para Dubai, gostaria de ter uma noção do nível das jóias de lá.

      • Thais vc diz nao postar a foto por ser pessoal algo extremamente contraditorio de alguem que possui um blog na internet repleto de fotos e detalhes intimos incluindo viagem de casa…
        Acredito que voce nao tenha uma ideia clara do que seria algo pessoal ja que se expoe dessa forma.

        • Pedro,
          eu tenho um blog de viagens para dividir minhas dicas e experiências com meus leitores que gostam de viajar no mesmo estilo que eu.
          Não acredito que por ter esse site sou obrigada a te expor até a cor da minha calcinha.
          Tenhamos limites e principalmente educação.

  18. Eu queria ver a foto do anel. Sou uma consumidora de jóias e entendo de qualidade. Como estou indo para Dubai, gostaria de ter uma noção do nível das jóias de lá.