Grande Muralha da China: como visitar quase VAZIA! (com fotos e preços)

Um dos meus maiores sonhos era conhecer a Grande Muralha da China. Não só a história milenar sempre me impressionou, mas tinha certeza que ficaria encantada com a estrutura. Hoje, reescrevo esse texto para vocês depois de visitar a Muralha da China pela 2ª vez e a sensação segue a mesma: é daqueles lugares que você PRECISA conhecer na sua vida.

Vou te ensinar nesse artigo como visitar a Muralha da China com praticamente NINGUÉM, sem perrengues, sem muvucas, como foi minha experiência. Você vai ver muitas fotos, todos os valores e a dica do tour que eu testei pessoalmente e aprovei! Vem comigoooo!

++ Leia sobre Internet na China: redes sociais bloqueadas e como burlar isso!
++ descubra também quanto custa viajar pela China – quanto dinheiro levar?

a Grande Muralha da China
A Muralha no por do sol é de outro mundo!

HISTÓRIA DA MURALHA DA CHINA – RESUMO


Como você já deve saber, a Grande Muralha é considerada uma das 7 maravilhas do mundo, patrimônio Cultural da Unesco e um dos pontos turísticos mais visitados no mundo. Ela é tão grandiosa que dizem que é possível avistá-la da lua! 😱

Durante milênios, a China e a Mongólia brigaram por territórios em uma guerra que parecia sem fim. Para tentar impedir a chegada dos mongóis em território Chinês, a construção da Muralha da China se iniciou em 220 A.C, mas só foi finalizada no século XV.

Se você já assistiu Mulan da Disney, tenho certeza que você meio que já sabia disso sem saber… hahaha (pelo menos eu não conhecia a história quando era criança, né..) São os mongóis que estão em guerra com a China e a princesa Mulan tenta defender seu país!

QUAL O COMPRIMENTO DA GRANDE MURALHA DA CHINA?


Se o monumeto pode ser visto do espaço, tenho certeza que você ficou se perguntando o real tamanho da Muralha. A Muralha da China hoje em dia possui 8 mil quilômetros de extensão, que é a parte que está preservada, mas costumava ter mais de 10 mil kms, acredita?

Muralha da China
Ê, imensidão!

MAPA DA MURALHA DA CHINA E ONDE FICA


Para visitar a Grande Muralha da China, a melhor cidade para sua hospedagem será Pequim. De Pequim até a parte mais próxima da Muralha são 70 kms de distância, o que da mais ou menos 1h de carro até lá.

Nesse mapa abaixo você consegue ter uma noção melhor das distâncias do centro de Pequim até as entradas oficiais da Muralha da China.

E respondendo a pergunta de muita gente: não, não da para fazer um bate e volta de Xangai até a Muralha, ok? Tem que ir pra Beijing mesmo 🙂

REGIÕES DA MURALHA DA CHINA


Como vocês repararam acima, a Grande Muralha da China é dividida em 3 regiões oficiais de entrada:

  • Badaling
  • Jinshaling
  • Mutianyu

Cada uma das partes da Muralha tem sua particularidade, sabe? Algumas são de mais fácil acesso, outras mais próximas de Beijing, outras mais vazias. Definitivamente a região e o tour que você escolher vai fazer TODA a diferença na sua experiência. Principalmente se você quiser fugir das muvucas! (e claro que todo mundo quer, né? 🤣)

BADALING


Badaling é a região da Muralha da China mais próxima de Pequim, de mais fácil acesso e consequentemente a mais cheia. É a única área possível de chegar com transporte público, então por isso essa área fica LOTADA de chineses.

Você com certeza já viu fotos na internet da Muralha infestada, do nível de mal conseguir ver o chão. É, isso é em Badaling.. haha Eu diria que é uma área que eu indico evitar, mas como ela é a mais próxima de todas, se você tiver pouco tempo em Pequim, é melhor ir até Badaling do que não ir na Muralha da China, né?

>> Nesse link você pode comprar seu tour para a Muralha da China em Badaling por $32 dólares

Badaling
Foto do site Bol

Caso você queira tentar ir de transporte público, esse texto da Dri Every Where ensina como chegar. É antigo, de 2012, mas acho que ainda deve estar valendo! Minha única recomendação é: só vá sozinho se você tiver tempo para se perder!

Se você viu meus stories, sabe bem do que estou falando. A China é um país complicadinho para se locomover e se comunicar, então você tem que deixar uma margem de tempo para se perder e cometer erros, ok?

JINSHANLING


Quer conhecer uma área da Muralha da China com praticamente NINGUÉM? Então vá para Jinshanling. Mas atenção, essa região não é para todos! Jinshanling fica a 146 kms de Pequim, o que toma mais de 2 hs de carro. Ou seja, você precisa ter realmente o dia inteirinho para se dedicar à Muralha da China.

O segundo ponto é que essa é a área menos preservada da Muralha, ou seja, o acesso é mais difícil. Eu nunca fui nessa região, apesar de ter super vontade, mas já ouvi falar que você vai caminhar MUITO e fazer trilhas bem puxadinhas, sabe? Os “degraus” são super altos, então definitivamente é uma área para quem tem um preparo físico bacana e está afim de se aventurar em uma região pouco explorada da Muralha.

Por isso ela é vazia! 😁Tenho certeza que, se você se encaixar nesse perfil, a recomensa será incrível. Nesse link aqui você pode comprar seu tour por $69 dólares, já incluindo a entrada da Muralha.

MUTIANYU


Mutianyu Great Wall é a área que visitei duas vezes, e é atualemnte o tour mais vendido da Muralha da China. Também não existe transporte público para chegar lá, então você precisa contratar um motorista privado (que foi o que fiz na primeira vez) ou um passeio.

Dessa vez eu fui experimentar pessoalmente um passeio em grupo para contar para vocês a experiência e poder dizer: esse vale a pena, sabe? Então, antes de começarmos, esse aqui é o link do tour para a Muralha da China que fiz e SUPER aprovei.

muntianyu
Quer perfeição maior que essa?

Mas o que faz Mutianyu ser a melhor região da Grande Muralha da China (ao meu ver, claro)? Em resumo, é a maneira mais confortável!

Para começar, ela fica a 75 kms de distância de Pequim, sendo somente a 1:30h de carro.

Fora isso, existem várias formas super fáceis e sem esforço para subir a muralha. Você pode subir de teleférico (cable car), de lift ou até descer de tobogã, que é uma mega experiência. Já pensou, gente, descer a Muralha da China de togobã? hahahahah é MUITO maneiro, indico a todos!

E de quebra, ainda é uma área bem vazia. Nem tanto quanto Jinshanling, mas beeem vazia. Minhas fotos provam isso!

Se ainda não te convenci que essa é a região que você quer visitar, deixar eu te contar com mais detalhes como foi meu tour 🤣

COMO FOI MEU TOUR NA MURALHA DA CHINA


O meu passeio para a parte Mutianyu na Muralha da China foi feito em inglês e em um ônibus grande. O busão sai da estação de metrô Dong Si Shi Tiao e é beeem pontual. No caminho, o guia vai explicando algumas curiosidades sobre a Muralha e a história, o que tem tempo suficiente, já que demora 1:30h até chegar na bilheteria de entrada.

ônibus tour muralha da china
Assim foi a ônibus que fomos

Na hora de comprar seu tour, você vai ter várias opções: saída de manhã ou à tarde, se o passeio já inclui a entrada da Muralha, teleférico e tals. E qual é o pulo do gato? Comprar o tour para a parte da tarde, saindo 12:00. Infelizmente esse tour só é disponível em algumas épocas do ano, e mais para o inverno não tem (deve ser pelo frio!).

Se você clicar aqui no link do passeio, vai selecionar a data que quer visitar a Muralha e vai aparecer a seguinte tela:

ingressos muralha da china

Você pode selecionar somente o trajeto de ônibus de ida e volta para a Muralha, o que não recomendo. Pode comprar já com o bilhete de entrada (sim, a Muralha é paga!) e até já com os transportes para subir.

Existe também essa opção com o guia que caminha com você, mas que eu acho bem desnecessário, viu? Eu ouvi tudo o que precisava durante o trajeto e preferi ficar livre leve e solta para fazer minhas fotos.

Chegando lá na Muralha, você vai ter por volta de 3:30 hs para caminhar sozinha, o que é super suficiente para conhecer e fazer suas fotos.

The Great Wall of China

TELEFÉRICO, LIFT E TOBOGÃ: QUAL ESCOLHER?


Quando você chegar, o ônibus vai parar lá em baixo na bilheteria, onde o guia vai rapidamente adiquirir os tickets de entrada, e só depois você vai começar sua subida. É isso mesmo, gente, o ônibus não para na boca dessa maravilhosidade, tem que subir.

Você pode sim fazer o trajeto a pé e não pagar por nenhum transporte, mas eu ZERO recomendo isso. Não só porque você vai demorar uma média de 40 min a 1h só para chegar lá em cima, como você vai se cansar e perder tempo preciso na Muralha propriamente dita. Mas se for sua pegada, compre aqui com antecedência sua entrada para evitar filas.

lift para great wall
A vista da subida de lift é linda!

AS TORRES DA GRANDE MURALHA


As melhores opções são subir de lift ou teleférico, mas é importante saber que cada transporte vai te deixar em uma torre diferente da Muralha. Para você entender melhor, dê uma olhada nesse mapa da região de Mutianyu:

torres muralha da china
Cada Torre é sinalizada, e assim você consegue ter noção do ponto que você vai chegar, dependendo do transporte que escolher

A muralha da China é dividida em Torres, e a área mais bonita da região de Mutianyu é da 14 até a 20 (que é uma subidona). Indo de Lift, você vai chegar na Torre 6. Indo de teleférico você vai chegar na Torre 14.

Aí você me fala: “ahhhh Thaís, então está decidido, vou subir e descer de teleférico porque eu já chego na 14 que é a área mais bonita e pronto”. Sim, essa é a melhor opção se você não quiser descer de tobogã.

O tobogã desce da Torre 6, gente, então se você quiser muito ter essa experiência, você tem duas opções:

  • Subir de teleférico chegando na Torre 14, caminhar até a Torre 20 e descer correndo até a Torre 6 para descer de tobogã (sim, correndo, porque você vai demorar mais ou menos 1:30 da Torre 20 até a Torre 6). O que vai fazer seu passeio ficar bem corrido.
  • Ou você pode fazer como nós: subimos de lift até a Torre 6 e descemos imediatamente de tobogã, só para ter a experiência. Chegando em baixo, pegamos o teleférico até a Torre 14 e aí sim exploramos a muralha. Depois descemos de teleférico de novo.

Meio confuso, né? Mas é a melhor opção para quem quer MUITO fazer o tobogã. Conseguimos dessa forma ter a experiência e ainda tempo suficiente para explorar a Muralha e tirar muitas fotos. Qual o lado ruim? Você gasta mais dinheiro!!

VALORES PARA VISITAR A MURALHA DA CHINA


Aí agora é importante você conhecer todos os valores para fazer sua escolha e ver o quanto realmente quer gastar nessa brincadeira de tobogã… hahaha

Valores de entrada e transporte para visitar a Muralha da China:

  • Tour com ticket de entrada somente: $24,58 dólares
  • Tour com entrada, subida e descida de teleférico: $44,15 dólares
  • Subida de lift e descida de tobogã: $17, dólares

Então no fim das contas, eu gastei $61,15 dólares para poder brincar sem correria. Para mim foi válido, aí cabe a você avaliar o seu caso 😄

great wall of china
Contemplando esse lugar!

VALE A PENA COMPRAR AS ENTRADAS JÁ COM O TOUR?


Gente, não vou mentir para vocês. Comprar pessoalmente as entradas e transportes na bilheteria da Muralha da China sai um tiquinho mais barato, sim. Mas porque não recomendo que você faça isso sozinho?

Porque TUDO na China é muito cheio, aceite isso. Tudo o que você puder comprar com antecedência e evitar bilheterias vai te render um tempo precioso, às vezes até horas. Nós compramos o tour já com entrada e com o teleférico, e no ônibus dissemos ao nosso guia que queríamos muito fazer o tobogã, e ele comprou pra gente na hora.

Bilheteria muntianyu
A bilheteria fica ali dentro

Qual a vantagem? Os guias furam fila, então ele não demorou nem 5 minutos para comprar pra gente. 😁 Se você for comprar sozinho, sabe Deus quanto tempo vai demorar….

Eu sei, é MUITA informação e muitos detalhes, mas confia nessa blogueira aqui que já foi pra China 3 vezes e para a Muralha 2 vezes… hahaha Eu acho esse o melhor esquema.

VALE A PENA PEGAR UM MOTORISTA PARTICULAR?


Hoje eu dia em acho que o custo benefício não vale. A primeira vez que fui na muralha, lá pra 2013, eu contratei o motorista que custou na época 800 Yuan (média de $115 dólares) só pleo transporte.

Chegando lá ainda tive que comprar sozinha a entrada, teleférico, lift… ou seja, sai bem caro. Qual o lado bom? Você contrata o motorista pro dia inteiro! Fomos de manhã cedinho e voltamos no fim do dia, o que nos deu mais de 6h só caminhando pela muralha.

muralha da China vazia
Eu e meu ex marido na muralha em 2013.

Não sei te dizer o quanto custaria hoje e até se esse motorista ainda faz esse passeio, mas caso achem que essa é uma opção válida, esse é o contato antigo que tenho: Michael – [email protected]
 

AFINAL, COMO É DESCER DE TOBOGÃ DA MURALHA DA CHINA?


O tobogã é um carrinho de metal que você senta e tem uma alavanca para frear e acelerar. Relaxa, pois não é radical e nem desce super rápido, não. Você tem total controle do carrinho e é importante manter uma distância da pessoa da frente.

tobogã muralha da China

RESTAURANTES NA MURALHA DA CHINA


Desculpe te decepcionar, mas assim que você chega na base da Muralha você vai se deparar com um super complexo de lojas, barraquinhas de souvenier e até Burguer King e Starbucks hahaha

Da primeira vez que fui fiquei até um pouco decepcionada, porque não esperava essa “globalização” toda, sabe?
 
Mas meu ponto é, que se você descer da caminhada e der aquela fome, dá pra sentar para comer em restaurante típico chinês ou encarar um fast food. Tem para todos os gostos.

Estrutura na Muralha da China

Você também vai ver muuuuuitas lojinhas de souveniers, mas não preciso nem falar que esse é o preço mais caro de toda Pequim, né? 🤣O que quiser comprar, compre no centro da cidade.

DICAS IMPORTANTES PARA CURTIR A GRANDE MURALHA DA CHINA


Seguindo a mesma linha de pensamento, é CLARO que lá no topo da Muralha também vão ter lojinhas vendendo coisas, inclusive água. Mas assim, minha filha, só compre numa situação de necessidade. Para você ter noção, uma garrafa d’água no centro de Pequim custa de 1 a 2 Yuan, e lá em cima custa VINTE.

Sou seja, dica número 1: vá de mochila, leve bastante água e talvez até um lanchinho.

Vá com roupas confortáveis e com seu tênis mais confiável! Durante seu passeio você vai subir e descer muitas escadas, então o conforto tem que estar em primeiro lugar. E cansa, viu? Não vou te enganar.

É escada para dar com pau!

Ah! Vá no banheiro lá em baixo na base. Até tem banheiros no topo da Muralha, mas só em algumas regiões. Da Torre 14 a 20 (que é a parte mais bonita), não tem um banheirinho, então é melhor garantir.

CLIMA NA MURALHA DA CHINA


Se você estiver viajando no Outono como eu (de Setembro até Dezembro), leve casaco e até um cachecol. No dia que eu fui estava 5º, beeem frio!

Já se for verão (de Junho a Setembro), como eu fui a primeira vez, o calor vai te matar, nível mais de 40º. Use um short confortável, regata, e não esqueça o desodorante para dar aquela reforçada.. hahaha A China no verão é muito úmida e você vai suar bicas. Escreve o que to dizendo.

outono na Muralha da China
Esse outono!

AFINAL, COMO PEGAR A MURALHA DA CHINA VAZIA?


Pelas minhas duas experiências posso te dizer que alguns fatores ajudam:

  • Se for possível pegar um tour à tarde, pegue! Depois das 15:00 não tem quase ninguém e ver o início do por do sol é animal! Mas relaxa, de manhã também não é lotado.
  • Vá para Mutianyu! É uma área menos cheia e o passeio mais confortável.
  • A época do ano também influencia. Quando eu fui no verão estava bem mais cheio, e no outono mais vazio. Acredito que no inverno deve ficar deseeeeerto.
  • Escolha um tour bacana que te de tempo suficiente para explorar a muralha. Só relembrando, o que amei foi esse aqui.

Me conta!! Você sabia que dava pra pegar a Murada da China vazia assim? Ficou alguma dúvida ainda? Manda a ver nos comentários!

 LEIA MAIS

41 Comentários

  1. Arrasou no post!!!
    Super completo e cheio de informações mais que úteis. Guardando esse post para a minha viagem 😉
    Obrigada por compartilhar informações tão valiosas.
    Beijão

  2. Bom dia
    Estou com viagem marcada para Pequim e Xangai, chegando em Pequim dia 02/05 e saindo dia 15/05.
    Já reservei hotéis, comprei seguro viagem, está faltando apenas o visto chinês, que pedirei no inicio de abril.
    Gostaria de saber:
    PRECISO mesmo de um VPN para acessar a internet/WIFI? Mesmo tendo WIFI no hotel?
    PRECISO de um chip internacional?

    • Oi Marco, vixi, já tem anos que escrevi esse post, não lembro mais a direção.. hehe
      Quando você chegar receberá um flyer, é só mostrar a foto para algum funcionário que eles te apontam! 🙂

      Bjs

    • Oi Marco, vixi, já tem anos que escrevi esse post, não lembro mais a direção.. hehe
      Quando você chegar receberá um flyer, é só mostrar a foto para algum funcionário que eles te apontam! 🙂
      Bjs

  3. Muito legal o post sobre Mutianyu Thaís, Parabéns!

    Eu também utilizei os serviços do Michael Dong em 2014 e super recomendo! O inglês dele é bom, na época fechamos em U$180 ou 1100 Yuans para:

    – Translado aeroporto/hotel ida e volta;
    – Ele comprou o chip para o celular na banca de revista e ativamos na hora;
    – Auxílio no check-in/check-out do hotel (Infelizmente o inglês deles era péssimo);
    – Visita a Muralha de Mutianyu pela manhã e long qing Xia a tarde.

    • Oi Marcos, o Michael é ótimo, né?? Maneiro que você fechou um pacote com ele, facilita a vida ter alguém de confiança!

      Beijão e obrigada por compartilhar com a gente!

  4. Muito legal o post sobre Mutianyu Thaís, Parabéns!
    Eu também utilizei os serviços do Michael Dong em 2014 e super recomendo! O inglês dele é bom, na época fechamos em U$180 ou 1100 Yuans para:
    – Translado aeroporto/hotel ida e volta;
    – Ele comprou o chip para o celular na banca de revista e ativamos na hora;
    – Auxílio no check-in/check-out do hotel (Infelizmente o inglês deles era péssimo);
    – Visita a Muralha de Mutianyu pela manhã e long qing Xia a tarde.

  5. Você apagou meu post pois ganha comissão? Qual o motivo de apagar uma informação importante que é possível chegar a mala sem Tour?

    • Oi Maíra, não ganho comissão nenhuma, minha dica é genuína.
      Apaguei seu post pois seu email é [email protected], acho que tem algo estranho aí, não é mesmo?
      Tenho todo o direito de não deixar em meu site a publicação de uma informação que não sei se é verídica, de alguém que tem um email com nome TRASH e SPAM no meio.

      E você não deveria vir na página de alguém com as palavras “NÃO É VERDADE”. Isso é rude e completamente desnecessário.
      Se eu estou errada, tenho o maior prazer de modificar minha informação (que foi publicada pela minha experiência e com as minhas pesquisas), mas se existe mesmo essa forma de chegar na Marulha, gostaria de ver os links com essa informação, como você disse.

  6. Você apagou meu post pois ganha comissão? Qual o motivo de apagar uma informação importante que é possível chegar a mala sem Tour?

    • Oi Maíra, não ganho comissão nenhuma, minha dica é genuína.
      Apaguei seu post pois seu email é [email protected], acho que tem algo estranho aí, não é mesmo?
      Tenho todo o direito de não deixar em meu site a publicação de uma informação que não sei se é verídica, de alguém que tem um email com nome TRASH e SPAM no meio.
      E você não deveria vir na página de alguém com as palavras “NÃO É VERDADE”. Isso é rude e completamente desnecessário.
      Se eu estou errada, tenho o maior prazer de modificar minha informação (que foi publicada pela minha experiência e com as minhas pesquisas), mas se existe mesmo essa forma de chegar na Marulha, gostaria de ver os links com essa informação, como você disse.

  7. Ultimas perguntas, prometo!!*-*
    Como foi chegou em Huangshan?
    Para reservar pelo booking por aqui é so clicar no link que vc colocou ne? ele direciona p o site, mas sabe que foi a partir daqui?

    • Oi Cyndi,
      se você fizer pelo link que etá no post, ou nesse aqui, eles sabem que a indicação veio por mim 🙂
      Eu não contei lá? Fui de trem! Comprei as passagens pelo site China Highlights, de Xangai para Huangshan, da uma olhada lá.
      Se você buscar qualquer hotel em Xangai ou Pequim nesse link aqui, me ajuda bastante, viu? 🙂
      E pode perguntar quanto quiser! Adoro falar da China!
      Bj
      Beijão

  8. Pois é, ja li tudoooo que vc escreveu. Tinha pensado em Pequim e Xangai, apenas. Qd li seu roteiro fiquei apaixonada!!! Mas 13 dias é pouco tempo p todos esses lugares ne? Também achei Xi’an bem interessante.
    Estou na maior dúvida. O q vc me sugere? please!!!!rsrs

    • Oi Cyndi, fica pouco sim, eu fiz emq uase 1 mês.
      Se eu fosse você faria Xangai, Pequim e Huangshan, que fica perto de Xangai e te da uma visão incrível do lado de montanhas da China, saindo um pouco das cidades grandes!
      Beijão

  9. Oi Thaís! tudo bem?
    Adoro demais seu blog!!
    Estou planejando uma viagem para Hong Kong e China. Não tenho muitos dias. Tomara que você possa me ajudar..rs..
    Em que ordem vc fez as cidades? Tenho 13 dias na China o que vc recomendaria?

  10. Oi Thais, tudo bem? Duas perguntas, o Michael fala bem o inglês, certo? Outra dúvida, além de explorar a muralha, meu sonho 1.2 é descer no tobogã da muralha.. Rsrs, você comentou de 3 regiões e pretendo visitar a mesma que a sua. Nela tem o tobogã?.. Rs bj e obrigado.

    • Oi Alexandre,
      sim e sim! 🙂
      Ele fala beeeem pra um Chinês, mas da pra se coumiunicar completamente. E eu desci no tobogã! Torce pra não tert nenhuma criança na sua frente, pois elas costumam ser mais lerdinhas.. heheh
      Bj

  11. Pingback: Zhangjiajie: um dos lugares mais SENSACIONAIS da China! | Guia Mundo Afora

  12. Thais
    Incrivel seus registros, tambem estive visitando a essa incrivel muralha e confesso que vi coisas novas no seu site.