Harlem: caminhada pelo bairro mais cultural de Nova York

Qual o lugar mais cultural de Nova York? Respondo, sem pensar duas vezes, que é o bairro do Harlem. Localizado na face norte do Central Park e vizinho da milionária Manhattan, o Harlem é muito indicado para quem procura passeios alternativos, além do circuito turístico da Times Square.
E a minha dica é: aproveite para curtir um pouco dessa essência enquanto é tempo!
 
Quem te leva hoje para esse passeio no Harlem, sou eu, Fabio do Dicas de Nova York. Vamos aprender um pouco sobre esse bairro passo a passo?
 

SOBRE O HARLEM

O Harlem vem sofrendo com a gentrificação, fenômeno muito triste que mudou o Brooklyn e outros locais de Nova York deixando-os menos violentos e mais “acessíveis”, e, consequentemente, passou por cima das antigas tradições e expulsou os antigos moradores de suas raízes.

 
Por isso, esqueça aqueles conselhos furados que o bairro é perigoso e que não tem nada para fazer. Quem diz isso nunca subiu além do Central Park ou visitou Nova York nos anos 90. Hoje em dia, as ruas são muito movimentadas, com muitos turistas, inclusive a Dr. Martin Luther King Jr. Boulevard, principal avenida do bairro, que é recheada de comércio e coisas para fazer.
Por tradição, o dia oficial para visitar o Harlem é o domingo, porque é quando são realizados os cultos das igrejas gospel, são centenas espalhadas, e o bairro fica movimentadíssimo. Se quiser fugir dessa muvuca, melhor escolher outro dia da semana.
Então, vamos lá! Prepare uma parte do seu dia para curtir esse roteiro alternativo, o qual vou destacar algumas coisas que gosto de fazer, com atrações para conhecer e aproveitar esse pedaço histórico de Nova York de forma diferente.
 

ROTEIRO PELO HARLEM

Criei esse roteiro para fazer apenas caminhando. Por isso, calce um tênis e roupas confortáveis para aproveitar todas as atrações e curtir o passeio.

 
CAFÉ DA MANHÃ
 
tom_restaurant_harlem
 
Comece o dia bem cedo às 8h da manhã e faça um típico café da manhã americano no Tom’ Restaurant, famosa lanchonete eternizada pelo seriado Seinfeld, com quadros e referências a série dos anos 90.
Endereço: 2880 Broadway
 
CATHEDRAL CHURCH OF ST. JOHN 
 
cathedral_st_john
 
Ao sair da lanchonete, caminhe por 5 minutos na direção da Cathedral Church of St. John, igreja católica que impressiona pela beleza e pelo tamanho. Caso queira assistir uma missa, planeje para chegar pontualmente às 9h no domingo. 
Endereço: 1047 Amsterdam Ave
 
MORNINGSIDE PARK
 
morningside_park
 
Após tirar algumas fotos da igreja ou assistir a missa (como preferir), continue o seu caminho pelo Morningside Park, um pedacinho verde no meio do Harlem, que os moradores utilizam para passear com o cachorro e praticas esportes.
Registre algumas fotos dos edifícios históricos conhecidos como Brownstone Building, com escadinhas na porta e arquitetura marcante, que fazem lembrar os filmes antigos sobre Nova York.
 
CULTO GOSPEL
 
bethel_gospel_assembly

Caso tenha vontade de assistir um típico culto gospel do Harlem, minha indicação é a Bethel Gospel Assembly, que possui uma sermão, com músicas e dança. Os cultos acontecem aos domingos às 8h e às 11h. O segundo horário é mais tranquilo e os turistas são alocados em um espaço reservado.

 

Atenção! O culto não é um show, as músicas são canções de louvor, por isso alguns cuidados são importantes. Atente-se ao “dress code”: não vá de chinelo, boné ou roupas curtas e não levante para tirar fotos. Por causa de alguns problemas com turistas os cultos estão cada vez mais restritos para visitantes externos e os moradores locais mais resistentes.

 
A minha indicação é pela Bethel Gospel Assembly,  igreja mais tranquila, receptiva ao turista e não tão lotada como a Abyssian Baptist of Church, que é a igreja que todos recomendam e que costuma ter filas de 2 horas de espera aos domingos.
Endereço da Bethel Gospel Assembly:  2 East 120th Street #26
 
MALCOLM NSHABAZZ HARLEM MARKET – AFRICAN MARKET
Ao lado da igreja Bethel Gospel Assembly tem a feirinha Malcolm Shabazz Harlem Market.  Bem interessante, com artigos, acessórios e roupas típicas da África, com preços acessíveis. Aberta diariamente das 10h às 20h.
Endereço:  52 West 116th Street
 
++ Se você quiser fazer um tour guiado pelo Harlem e descobrir mais sobre sua cultura e história, você pode comprar ingressos para o tour Gospel de Harlem, ou o tour focada na história do hip-hop nesta região. As duas podem ser compradas em Reais, em até 6x ou via boleto bancário.
 
 
DR. MARTIN LUTHER KING BOULEVARD
 
martin_luther_blvd
 
Da feirinha, você pode pegar o metrô na 116 Street e subir uma estação até a 125 Street ou continuar a caminhada de poucos quarteirões até chegar no centro comercial do Harlem. A Dr. Martin Luther King Boulevard é a principal avenida, com muitas lojas conhecida como H&M, Marshalls, GAP, entre outras lojas famosas e isso faz lembrar um pouco as ruas de Manhattan.
A avenida é uma das responsáveis pela Disneyfication do Harlem, com milhares de turistas todos os dias, procurando por compras e tudo mais que o comércio local pode oferecer.
Endereço: W 125th Street
 
ALMOCE NA RED ROOSTER OU SYLVIA’S
 
red_hooster
 
Essas são duas das lanchonetes mais tradicionais do bairro, com performances de música gospel ao vivo aos domingos e com cardápio especial para atender esse público. Para aproveitar o almoço, entre as duas opções, prefiro a Red Rooster, que é mais aconchegante e menos concorrida que a Sylvia’s, além de ter um cardápio mais variado.
Experimente o The Rooster Burger ou se quiser algo diferente peça pelo Shrimp & Grits, um prato com camarão com molho bem saboroso e bem apimentado.
Endereço:  310 Malcolm X Boulevard,
 
HARLEM SHAKE
harlem_shake
 
Depois de curtir o almoço no Red Rooster, é hora da sobremesa e experimentar o incrível milk-shake da Harlem Shake. São diversos sabores, o meu preferido é o Cookies & Cream. Vale muito a pena!
Endereço: 100 West 124th Street
 

ACHE SEU HOTEL MAIS BARATO

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.


 
APOLLO THEATER
 
apollo_theater
 
A caminhada continua pelo bairro e a próxima parada obrigatória é o Apollo Theater.  Lendário teatro que lançou para o mundo músicos como Aretha Franklin, Jackson 5, Billie Holiday, entre outros artistas.
Conheça mais da história do Apollo Theater.
Endereço: 253 West 125th Street
 
STRIVER’S ROW – ST. NICHOLAS HISTORIC DISTRICT
 
Harlem
 
O nosso roteiro já está chegando ao fim, mas você não pode sair do Harlem sem conhecer a histórica arquitetura das casas, conhecidas como Striver’s Row. São as casinhas de tijolos, todas iguais e coladas umas nas outras.
Localizadas entre as ruas West 138th e West 139th, as construções são datadas de 1919, e foram moradias de importantes artistas, músicos, jornalistas e intelectuais da época. Registre belíssimas fotos das casinhas, e agora falta apenas uma parada mais descontraída para relaxar e finalizar o roteiro.
Endereço: W 138th e W 139th Street
 
HARLEM TAVERN
 
harlem_tavern
 
Se você estiver na Striver’s Row, utilize o metrô na 135 Street, linha A (azul) sentido Ozone Park – Lefferts Blvd e desça apenas duas estações na 116 St, para cair quase dentro do Harlem Tavern.
No bar você tem opções de comidas e bebidas, além de um ambiente muito agradável com música ao vivo e se o tempo estiver bom, as mesinhas ficam colocadas no deck para rua.
Endereço: 2153 Frederick Douglass Boulevard
 
Chegamos ao fim dessa caminhada cultural pelo Harlem, com muita história para contar.
Em um resumo rápido:
– Começamos com um café da manhã típico de Nova York no Tom’s Restaurant;
– Conhecemos a belíssima Cathedral Church of St. John;
– Caminhamos no Morningside Park;
– Assistimos um culto gospel na Bethel Gospel Assembly;
– Compramos lembrancinhas na feira africana Malcolm Shabazz Harlem Market;
– Almoçamos na lanchonete Red Rooster;
– Engordamos com o melhor milk-shake da Harlem Shake;
– Conhecemos o lendário Apollo Theater que revelou artistas consagrados;
– Tiramos muitas fotos na casinhas clássicas da Striver’s Row;
– Finalizamos o roteiro no pub Harlem Tavern.
 
Tem mais uma indicação que não coloquei no mapa que é The Studio Museum in Harlem, localizado ao lado do Apollo Theater. Um museu muito interessante, com exposições sobre a cultura afrodescendente e sua influência no desenvolvimento da humanidade.
O Harlem não se resume a apenas a isso, mas se seguir esse roteiro já é um bom começo para conhecer uma Nova York muito diferente do tradicional. Lá no meu blog Dicas Nova York tem muitas outras dicas da cidade!
 

Se você conhece a região ou tem alguma dúvida, fique a vontade para comentar 🙂

LEIA MAIS

 

Me conte sua dúvida ou experiência