Laguna 69 no Peru – todas as dicas para o trekking

Uma das paisagens mais incríveis que pude visitar na América do Sul foi a Laguna 69 no Peru. Já pensou encontrar uma lagoa a 4.650 m de altitude, rodeada de montanhas e com um azul tão vibrante que chega a te deixar tonto? Bem, essa é a Laguna 69, e é aqui que você vai achar todas as dicas para fazer esse trekking por conta própria como eu fiz 😉

Ah, e se não imaginou, da uma olhada nisso:

Laguna 69 no Peru
Olha esse lugar!

ONDE FICA A LAGUNA 69?


A Laguna 69 fica na Cordilheira Branca no Peru, região que concentra uma penca de trekkings surreais por suas paisagens! Você vai encontrar muitos sites dizendo que a Laguna 69 fica em Huaraz, mas é só uma forma de falar, já que muitas pessoas usam essa cidade como base para explorar as paisagens da Cordilheira Branca.

Tanto a Laguna 69, a Laguna Churup e os Llanganucos Lakes (outros trekkings que você tem que fazer por lá!) estão dentro do parque Nacional de Huascarán, que fica na Cordilheira Branca, que está há mais ou menos 9 horas de busão de Lima.

Pra te situar, da uma olhada aqui no mapa:

Vendo a localização já conseguimos excluir uma das perguntas que vocês mais me fizeram nas redes sociais: não, não da pra fazer um bate e volta de Cusco e nem de Lima para a Laguna 69! Você vai ter que dormir em Huaraz, Yungay ou dentro do próprio Parque Nacional de Huascarán 😆

ONDE SE HOSPEDAR PERTO DA LAGUNA 69


A cidade de Huaraz funciona como base para os viajantes que querem explorar as belezas da Cordilheira Branca, por ter um pouco mais de estrutura e não ser tão longe assim. Digo isso, porque a cidade que realmente fica pertiiiiinho se chama Yungay, mas infelizmente ela foi praticamente toda destruída por uma avalanche há anos atrás, então não tem hotéis legais suficientes para receber a galera. E assim Huaraz ganhou seu espaço.

O “problema” de se hospedar em Huaraz é que a cidade não fica perto dos trekkings. Para chegar na Laguna 69, por exemplo, são 3 horas só de estrada para cada trecho (que dizem ser bem ruim, por isso tem que andar devagar)! Ou seja, se já não bastasse todo o esforço da caminhada em altitude, você toma aí nas costas mais 6 horas de estrada para completar seu dia.. é pesado!

Eu, espertinha que sou, pesquisei pra caramba para tentar achar uma solução pra isso e cortar a estrada, que odeeeeeio com todas as forças. Geralmente eu enjoo muito, então sem sombra de dúvidas ia comprometer meu desempenho nos trekkings depois, e eu precisava fugir disso.

Foi assim que conheci o Llanganuco Lodge, o único hotel/lodge que fica DENTRO no parque de Huascarán. Ele é o ponto roxo que marquei no mapa, olha só como é mais perto!

Llanganuco Lodge
Vista da varanda do meu quarto no Llanganuco Lodge

Se você puder se hospedar no Llanganuco, é minha maior dica! Demoramos somente 1h de táxi por trecho (130 Soles ida e volta) e fizemos a caminhada por conta própria. Por conta da proximidade, não precisamos acordar tão cedo, tomamos um cafézão no hotel e chegamos super descansados para fazer a caminhada. Isso faz toda a diferença!

>> Veja aqui os preços do Llanganuco Lodge em Real para suas datas

Laguna 69 no Peru
Uhuuuuul!

COMO É TRILHA DA LAGUNA 69 NO PERU?


Tenho certeza que você já leu por aí que essa trilha é pesada.. e é, não vou mentir! A Laguna fica a 4.650m de altitude, o que faz seu esforço ser dobrado e a respiração ficar mais pesada a cada passo. Não deixe de ler sobre altitude no Peru para entender melhor os efeitos no seu corpo.

A trilha da Laguna 69 não é para ser feita no início da viagem, você tem que estar aclimatado para conseguir dar conta e não passar mal. Então indico que seja a última trilha dentro do seu roteiro na Cordilheira Branca! Serão 14 km de caminhada ida e volta, mas com subida, o que faz tudo ficar mais difícil! Você vai sair de 3.900m de altitude e chegar a 4.650… tem noção? Não é moleza.

O tempo de trilha para chegar lá em cima vai depender muuuuito da sua aclimatação, preparo físico e psicológico, mas a média varia entre 2 a 7 horas só para subir. Leia-se 2 horas para os super incríveis da caminhada e 7 h para quem vai andar bem devagar! A média normal de descida é de 2 horas, porque pra baixo tudo fica mais fácil, né? haha

subida Laguna 69
Olha como é a subida, com bastante pedras e “escadas”

Nós demoramos 3 horas para subir e 2 para descer! Estávamos hiper aclimatados, eu já tinhamos feito Machu Picchu e o trekking Ausangate de 5 dias, o que ajudou horrores na minha respiração para subir a Laguna 69, mas mesmo assim tive que dar uma forçada nas pernas no final.

Quando você acha que está chegando e que vai acabar, é quando começa a parte mais difícil.. juro, sem querer assustar! rs Aí sua cabeça vai começar a surtar, mas você tem que vencer essa barreira psicológica mais que tudo! Eu já falei em um texto sobre essa superação, vale a leitura para quem é iniciante. 

trilha da Laguna 69 no Peru
Lá no topo e feliz!

DA PARA FAZER A LAGUNA 69 POR CONTA PRÓPRIA?


Falando mais da trilha: ela é super demarcada e bem fácil de fazer sem guia, como fizemos! Levamos o lanche que o Llanganuco Lodge nos forneceu e fizemos algumas paradas estratégicas para comer, descansar e se hidratar bastante. É muuuuito importante a hidratação durante as trilhas, gente, pode ser o ponto decisivo entre você chegar ou não.

PS: Quando você ver a uma Laguna não tão azul assim, esse é o momento que vai começar a ficar difícil de verdade. Ela se chama Laguna 68, achei que era zuação do Alan, mas é real! haha Pare ali, coma, beba bastante água e descanse um pouco, porque você estará na metade do caminho pra chegar no seu destino final!

QUALQER UM CONSEGUE FAZER A TRILHA?


Todos vocês perguntaram isso, mas a resposta é relativa demais, gente! Se você não faz exercício nenhum na sua vida, vou ser sincera, vai ser difícil! 14km é bastante coisa, e em altitude o negócio piora… Tudo vai depender da sua vontade de chegar lá em cima e ver a Laguna 69 no Peru.

Leve muita água, *muita mesmo*, bastante lanchinhos, e vá no seu tempo. Não se ligue no tempo dos outros, cada um tem seu passo, e se você tiver que demorar 8 horas para subir, qual o problema? O importante é chegar!!!

Se você puder caprichar nos exercícios no Brasil, estiver com uma boa bota de caminhada, levar suprimentos suficientes e muita força de vontade, todo mundo chega lá! 🙂

O QUE VESTIR PARA SUBIR A LAGUNA 69?


Os equipamentos e roupas que você vai usar na trilha são de extrema importância! Nós viajamos em Agosto, que é a época seca e super alta temporada no Peru, então o frio não era tão grande assim, mas mesmo assim ventava! Eu subi a Laguna 69 vestida em camadas, e fui tirando todos os casacos no decorrer da trilha. Da calor, não tem jeito.. Coloquei por baixo uma camiseta de manga curta, fleece, um casaco maior e tinha o corta vento na mochila.

++ Leia sobre equipamentos de trekking para iniciantes

Os bastões de trekking também foram essenciais na subida e descida, principalmente, porque o chão tem pedras e vários desníveis estilo escada, então ajuda demais a não forçar seus joelhos e você sentir mais confiança para descer sem parecer uma lesma amedrontada…hahaha

trilha da Laguna 69
O início da trilha é bem plano

Botas de trekking: IMPRESCINDÍVEIS! Não da para fazer essa trilha de tênis normal, gente, nem pensar. Você vai machucar e/ou torcer seu pé, isso é um fato. Da uma olhada nas minhas roupas:

Roupas para Laguna 69 no Peru
Roupas que usei na Laguna 69

A temperatura vai variar bastante dependendo da época do ano, mas acho que começamos o trekking a 5 graus, algo assim, e foi esquentando conforme o sol ia ficando mais forte. Leve as luvas e touca na mochila… não faz volume e é péssimo passar frio e não ter!

PASSEIOS ATÉ A LAGUNA 69


Bem, como eu contei, não fiz um passeio até a Laguna 69, porque estava hospedada no lodge pertinho. Pegamos um táxi até o início da trilha e fizemos tudo sozinhos, beeem suave! Se quiséssemos poderíamos ter contratado um guia, que custa uma faixa de 90 Soles, mas não sentimos necessidade e realmente não precisamos.

Se você está hospedado em Huaraz, vai ter que contratar um passeio até lá. Parece que a saída acontece entre às 5:00 e 6:00 da matina, chegando no início da trilha por volta das 8:00 ou 9:00, vai depender da gência que você escolher. Nós começamos a trilha entre 7:00 e 7:30, ou seja: chegamos na Laguna 69 vazia! Tinha somente 1 casal por lá e tivemos a paisagem tooooooda pra nós!

A média de valor do passeio para a Laguna 69 é de 90 dólares!

LAguna 69 no Peru
Alan e uma vaca. Era nossa cia.. hahaha

Quando começamos a descer, cruzamos com muitos grupos que estavam subindo ainda, então tenho certeza que depois começou a ficar um pouco cheio. Não é um trekking fácil, gente, então não vai estar bombaaaando de gente lá em cima, mas se você fizer passeio, vai ter que dividir o espaço pras fotos.

Essa foi mais uma das vantagens que vi em ficar no Llanganuco! Quando chegamos no Lodge ainda tinha sol, tomei um banho de banheira e brindei com uma cerveja pra comemorar. 😍

Parabéns pra nós!

QUANDO SUBIR A LAGUNA 69


Não poderia finalizar esse texto sem falar das malditas moscas que atormentaram minha vida para subir a Laguna 69! Segundo o Charlie, o dono do Llanganuco Lodge, existem somente 2 semanas do ano consideradas “fly season”, que é a época das moscas. Geralmente varia entre as 2 ou 3 primeiras semanas de agosto, que claro que foi a época que visitei! hahaha

Como tem MUITAS vacas do trejeto, tem MUITO cocô na trilha, e consequentemente muitas moscas. Elas voavam dentro do óculos e eu quase caí diversas vezes… foi estressante. Tive que me concentrar muito pra não abalar meu psicológico…

Como eu nunca vi ninguém falar sobre moscar na trilha, acho que dei azar mesmo, mas se eu fosse você levava repelente e passava na cara toda, até nas orelhas. Só quando fazíamos isso elas davam uma trégua! #euavisei

FICHA TÉCNICA DO PASSEIO*:

  • Hotel: Llanganuco Lodge
  • Horários: 7:00 às 13:00
  • Distância: 14 km
  • Altitude: Saída a 3.900m, chegada a 4.650m
  • Tempo de caminhada: De 2 a 7 horas
  • Transporte: Táxi de 1 hora (130 soles ida e volta)
  • Entradas: 10 Soles
  • Temperatura média: 5 a 20 graus.
  • Roupa: Sapato de trekking, fleece, corta vento e touca.

POR QUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM PARA A AMÉRICA DO SUL?


Eu digo e repito sempre por aqui: apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar nos países da América do Sul, é extremamente inteligente viajar com o seu.

A gente sempre acha que nada vai acontecer, mas infelizmente não temos controle sobre isso. Eu, por exemplo, já passei mal duas vezes em Santiago por causa da água mineral diferente, já tive derrame ocular (algo que acontece do nada) e infecções intestinais. Se eu não tivesse seguro, estaria lascada! E olha que são doenças simples…

Um seguro viagem para a América do Sul custa uma média de R$50,00 por viagem, é muito barato. Viajar sem é uma economia burra que pode acabar estragando as suas férias. 

Para te ajudar, aqui no blog temos sempre cupons de desconto que variam de 10% a 20% pagando no boleto. Clique no botão abaixo, garanta o seu e leve sua segurança a sério! Vai por mim, eu nunca viajo sem e sempre compro nesse site.

E você? Fez a trilha da Laguna 69 em quanto tempo??

LEIA MAIS

*Agradecemos ao Llanganuco Lodge pela incrível hospedagem e informações da trilha. As opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!

28 Comentários

  1. Parabéns pelo relato Thais!
    ficarei hospedado em Yungay, pertinho do centro, como faço pra chegar ao inicio das trilhas sem ser de taxi?

  2. Oi Thaís, eu li sim o relato! Mas não sei porque achei que 1h e 130 Soles era o trajeto de Huaraz até o Hotel. E não do hotel para a trilha. Já vi em outro post que de Huaraz até o Lodge custa 150 soles, e de Yungay 50 soles.
    Estou analisando se realmente vale a pena hospedar lá.. (ainda tem vaga) Vou mês que vem e além de Huaraz vou fazer a trilha de Huayhuash.
    Obrigada mesmo assim pela resposta.

  3. Olá! Ótimo relato!
    Quanto custou o táxi do hotel para o início da trilha da Laguna 69? E quanto tempo demorou este trajeto?
    Obrigada!

  4. Oi Thaís! Obrigada por compartilhar essas informações valiosas com a gente!
    Uma pergunta que eu sempre tenho em mente quando leio relatos sobre beber bastante água na altitude é: como é que fica o xixi no meio da natureza minha gente? Tem algum lugar no meio do caminho pra isso ou é selva mesmo?

  5. Olá! Que demais seu post!
    Estou indo em Junho e ainda estou numa baita indecisão para fechar os passeios. Adorei que você ficou pertinho das trilhas. Pode tirar algumas dúvidas, por gentileza?
    1. Como faz para chegar até esse hotel? Você desceu em Huaraz e de lá foi de táxi até o Lodge?
    2. O táxi que te levou para o início das trilhas, como fez para conseguir esse agendamento? Indicação do próprio hotel?
    3. Considerando a localização do Lodge, como você fez para levar água e snacks para comer na trilha? O hotel ofereceu isso ou você comprou previamente?
    Muito obrigada! Beijos!!

  6. Olá, mto obrigada pelas dicas. Só não entendi a parte dos 90 dólares do passeio e no final 10 soles. Pode me explicar por favor?

  7. Oi Thais,gostaria de Parabenizar,estou pesquisando algum tempo sobre a viagem ao Peru…seu blog é simplesmente o MELHOR e mais completo..estou amando.

  8. Oi Thais,gostaria de Parabenizar,estou pesquisando algum tempo sobre a viagem ao Peru…seu blog é simplesmente o MELHOR e mais completo..estou amando.

    • Oi Gabriela,

      como contei no texto, não eu fiz por conta prórpia e citei os valores de táxi também. Da uma lidinha 🙂
      Bj

  9. Oi Julie,

    que legal, obrigada pela dica!! Ficou um preço super bom mesmo, adorei que você gostou e veio compartilhar com a gente!
    Próxima vez farei esses passeios, não conheci nem a Paron nem o Nevado!

    Beijos

  10. Oii! Como tinha te dito no Instagram, fiquei em huaraz e fiz 3 passeios , a laguna paron , a laguna 69 e o nevado pastoururi, ficou os 3 150, sendo que a paron foi a mais cara, foi 70 e a laguna 69 e o nevado 40 soles cada, fiz com o sheller , 51943397706 o whatsapp dele. Só chamar no whatsapp que ele agenda tudo pra vc, e vc paga só dps do passeio lá em huaraz.

  11. Oii! Como tinha te dito no Instagram, fiquei em huaraz e fiz 3 passeios , a laguna paron , a laguna 69 e o nevado pastoururi, ficou os 3 150, sendo que a paron foi a mais cara, foi 70 e a laguna 69 e o nevado 40 soles cada, fiz com o sheller ,+51943397706 o whatsapp dele. Só chamar no whatsapp que ele agenda tudo pra vc, e vc paga só dps do passeio lá em huaraz.

    • Oi Julie,

      que legal, obrigada pela dica!! Ficou um preço super bom mesmo, adorei que você gostou e veio compartilhar com a gente!
      Próxima vez farei esses passeios, não conheci nem a Paron nem o Nevado!

      Beijos