Nem só de cenários áridos é feita uma viagem pelo deserto do Atacama… Acreditem ou não, a Laguna Cejar tem um tom de azul incrível, rende ótimas fotos e é um passeio leve pois não está numa altitude muito elevada. De quebra, na mesma saída, ainda rola conhecer os Ojos del Salar e a Laguna Tebinquiche. Nesse post, explico certinho como fazer o passeio a partir de San Pedro do Atacama e dou todas as dicas para vocês aproveitarem.
++ Descubra quanto custa viajar para o Atacama
++ Veja o passo a passo para programar sozinho sua viagem pro Atacama
O QUE ESPERAR DA LAGUNA CEJAR NO ATACAMA
A visita à Laguna Cejar é um exemplo clássico de como o Deserto do Atacama é peculiar. Você já pensou em entrar em uma lagoa tão salgada, tão salgada que você não consegue afundar seu corpo? É exatamente isso que você vai experimentar por lá. Com 80% de sua composição em sal, a Laguna Cejar ganha o Mar Morto nesse quesito, acreditam? É, meu amigo, o mar que conhecemos tem apenas 6% de sal. SEIS! Então Imagina a sensação de mergulhar aqui: é uma experiência única!
Quem avisa amigo é: evite contato da água com a boca e os olhos, pois vai arder MUITO por causa da salinidade da água. Fora isso, é só alegria e muitas fotos pro Instagram
😆
LAGUNA CEJAR NO ATACAMA: ONDE FICA E COMO É O PASSEIO
++ Já sabe como é câmbio no Atacama, qual moeda levar?
++ Descubra se precisa de seguro viagem para o Chile?
O passeio à Laguna Cejar foi escolhido para acontecer no nosso segundo dia em San Pedro do Atacama, pois é um dos mais leves em relação a altitude e, principalmente, esforço. O deslocamento também é tranquilo, pois ela está a uns 20 km do centrinho. Já tínhamos feito o Trekking Cuchabrache no nosso dia inaugural na cidade, e queríamos algo um pouco mais leve pro dia seguinte. Mas que fosse bonito, obviamente. Foi uma ótima escolha como podem ver na foto:
ALTITUDE DA LAGUNA CEJAR
Como já contei acima a Laguna Cejar não exige muito em relação à altitude, pois está a cerca de 2.500 metros, algo relativamente tranquilo quando pensamos em Atacama. Além de disso, como é um tour leve que acontece na parte da tarde, a partir das 15hs, ele pode ser conciliado com outro passeio na parte da manhã, caso você tenha pouco tempo no deserto.
DÁ PARA VISITAR A LAGUNA CEJAR NO INVERNO?
Não vou te enganar, a temperatura da água da Laguna Cejar é MUITO gelada (uma média de 15º) especialmente no inverno. Em junho e julho o frio pega mais, tanto que não tive nem coragem de entrar na água gelada na minha segunda vez por lá (até porque já tinha entrado em 2014, ou seja já tinha pagado meu pedágio…rs).
Mas a verdade é que Independente da estação, é um choque térmico passar pela experiência de não afundar. Mesmo nos meses mais quentes, entre dezembro e março, a temperatura da água não aumenta tanto assim. Mas se você foi até o Atacama, tem que entrar pelo menos uma vez na vida, né?
ROUPA IDEAL PARA CURTIR A LAGUNA DO DESERTO DO ATACAMA
++ Confira como arrumar a mala para o Atacama? (Especial Meninas)
No verão, nós fomos de short, uma blusa de manga curta, chapéu, e eu já fui logo de chinelos. Em alguns pontos há lama, então achei que mandei bem de não ter ido de tênis como minhas amigas, que ficaram escolhendo onde pisar. Mas não deixe de levar um casaquinho leve, pois no final do dia, quando o sol se põe, sempre venta e esfria um pouco, ok? Já no inverno, o look mudou bastante: cheguei de calça, tênis e corta vento. Na hora do pôr do sol tive que colocar um casado mais pesado, pois realmente enfriou muito!
Se for nadar, não se esqueça de já ir com a roupa de banho por baixo (para economizar tempo, já que tem fila nos banheiros), uma toalha e uma muda nova de roupa.
ESTRUTURA DE LAGUNA CEJAR NO DESERTO DO ATACAMA
Sabe quando você vai à praia e depois de um tibum no mar, quando seu corpo seca, você fica meio branquinho, sentindo o sal na pele? Podem ficar tranquilos, pois o local tem banheiros para se trocar e chuveiros para lavar o corpo com água doce. Como vocês podem ver na foto, há vestiários, chuveiros e toda a estrutura que você precisa para fazer seu passeio sem perrengue.
Se por acaso você ler em algum outro lugar que nesse passeio não há banheiros e que você deve levar água doce para se lavar, desconsidere, pois ele está desatualizado. A implementação de banheiros não é bem uma novidade na Laguna Cejar, mas você ainda pode ver essa info por aí.
VISITE TAMBÉM OS OJOS DEL SALAR
Depois da Laguna, rola ainda uma paradinha nos Ojos del Salar. São basicamente duas crateras cheias de água – não salgadas como a Laguna Cejar – onde também é possível dar um mergulho. Mas aqui você afunda, então vá com calma e só se souber nadar de fato, porque é bem fundo. De quebra, se o dia estiver bom e sem muito vento, o lugar rende ótimas fotos pois a água parece um espelho e reflete toda a paisagem.
PÔR DO SOL NA LAGUNA TEBINQUICHE
OBem, após muitas fotos super disputadas pelo espaço, fomos direcionados para o nosso snack time ao lado da Laguna Tebinquiche para apreciar o pôr do sol. O pessoal da
a Flavia Bia Expediciones monta uma mesa enorme, cheia de coisinhas gostosas. Esse foi o dia que mais comemos, fiquei assutada. Mas os tacos estavam muuuuuito bons e, para acompanhar, tinha pisco sour feito na hora pelo nosso guia! Não tem jeito melhor de curtir o entardecer por aqui
Claro que a Laguna Cejar em si é super especial e tals, mas eu acho que o carro chefe desse passeio é o momento do por do sol. Fui da primeira vez que visitei, e não decepcionou na segunda. Tomar um drink observando essa beleza da natureza é realmente algo impagável. Imagina você seu e amor apreciando esse momento? Quem disse que o Atacama não é romântico? Acho um super destino de lua de mel para casais aventureiros!
QUEM LEVA ATÉ A LAGUNA CEJAR
++ Confira outro passeio imperdível do Atacama: Salar de Tara
Como eu já falei desde o começo, a empresa parceira responsável por organizar esses rolês superlegais no Deserto Atacama é a FlaviaBia Expediciones. Se você também amou esse passeio, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor ❤ É só preencher esse formulário!
Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
OS PREÇOS PARA VISITAR A LAGUNA CEJAR NO ATACAMA
Como já contei em outros posts, basicamente em todo passeio no Atacama você deve pagar uma “entrada”, que é um valor pago diretamente no local para manter a preservação. Uma coisa super curiosa sobre as entradas da Laguna Cejar é que quando visitei em 2014 ela custava 5.000 pesos chilenos. Nos anos seguintes chegou a 30.000 pesos e, agora, está 20.000.
- Agência: Flavia Bia Expediciones
- Horários: 15:00 às 19:00
- Refeições: Coquetel com lanche.
- Transporte: Hotel – Passeio – Hotel
- Entradas: 20.000 pesos
- Preço do Tour: 50.000 pesos
- Temperatura média no inverno: 17 graus.
- Roupa: Citados acima.
Todas essas mudanças rolaram por causa do volume muito alto de turistas, estava se formando uma camada de protetor solar na Laguna, e claro que isso é inaceitável. Pra tentar diminuir essa degradação, eles jogaram o preço lá em cima.
LAGUNA CEJAR OU LAGUNAS ESCONDIDAS?
Por conta desses altos valores que citei nos parágrafos anteriores, acabaram descobrindo um novo paraíso no Atacama, as Lagunas Escondidas (que hoje é um dos meus passeios preferidos e custa 5.000 pra entrar). Não deixe de ler o post sobre ela para entender um pouco melhor. Mas a verdade é que eu recomendo ir visitar as duas. são experiências diferentes e igualmente divertidas.
VALE A PENA CONHECER A LAGUNA CEJAR NO DESERTO DO ATACAMA?
A Laguna Cejar sem dúvidas é um clássico do Atacama que todos deveriam conhecer, ainda mais com toda essa estrutura que amo! De quebra é um passeio de meio período que dá para combinar com outros programas. É só se planejar direitinho que ainda dá pra incluir os Geyser del Tatio e muito mais no roteiro de férias. E, para ficar tranquilo de verdade, viaje com seguro viagem. Sempre falo sobre a importância dele aqui e leitores do blog ainda têm desconto com nosso parceiro.
Quem mais aí está pensando em ir em conhecer a Laguna Cejar?
LEIA MAIS
- Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama
- Hotel Awasi, luxo e exclusividade no Atacama.
- Alto Atacama: hotel all inclusive
- Piedras Rojas: meu passeio preferido no Atacama
- Trekking Cuchabrache: um passeio diferente no Atacama
- Geyser del Tatio: o passeio mais frio do deserto do Atacama
- Valle de la Luna e Muerte no Atacama
- Valle del Arco Iris no Deserto do Atacama
*Os passeios, paradas e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Esse post foi atualizado e reformulado em dez/2018 após minha quarta viagem ao Atacama. 🙂 Agradecemos à FlaviaBia Expediciones por nos receber no destino!
Boa noite, Thais! Tudo bem?
Primeiro, parabéns pelo blog! Está ajudando muito no planejamento de nossa viagem!
Eu e minha esposa iremos ao Atacama pela primeira vez agora no meio de junho, não vemos a hora.
Inclusive, faremos os tours com a FlaviaBia!
Uma pergunta: nessa época, qual passeio você escolheria em se tratando dessa primeira viagem, Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas?
Oi Fernando, que bom que está curtindo!
Eu gosto mais de Escondidas. A entrada é mais barata, o coquetel é super legal e é um visu muito diferente do Atacama. Mas o por do sol da Cejar também é sensacional.. então vocês sairiam felizes também 🙂
Boa tarde estou em Atacama e irei visitar a laguna Cejar e antes de mais nada agrareço as dicas que serão valiosas. Eu vou com a operadora Layama e paguei 18.000 pesos mas sem os mimos que vc. descreveu.
Oi Paulo, espero que goste do tour! Sim, outras agências podem ter preços mais competitivos mesmo, mas o serviço é mais básico. Indico a leitura desse texto novo aqui sobre agências. Espero que goste do Atacama! 🙂
Beijão
Oi Thais, tudo bem? to indo em outubro e queria te perguntar, voce preferiu esse passeio ou as termas de puritama?? beijos
Oi Barbara,
são passeios beeeem diferentes, na verdade.
As termas são pra relaxar e ficar lá de bobeira, e a Laguna Cejar você vai conhecer a sensação de entrar em uma água incrivelmente salgada e não afundar. Se você tiver que escolher, acho que a Cejar é mais diferente!
Beijão 🙂
Oi Thais, você acha de dá pra fazer esse passeio no dia que chegamos no atacama? É que terei a tarde livre no dia em que vou pra lá e estava pensando em aproveitar pois parece que a diferença na altitude não é tão grande.
Obrigada.
Oi Andreia, com certeza!
Ou esse ou Valle de la Luna ou trekking Guatin, Termas de Puritama, Trekking Cuchabrache… todos esses são bons pro início da viagem!!! 🙂
Beijão
Oi Thais… Sera que pode me mandar o código do desconto para o seguro?
Oi Milena,
claro!
O link é esse aqui e o código é “SUPERPROMO”
Se tiver qualquer dificuldade é só me chamar! 🙂
Obrigada!!
Oi Thais, suas dicas estão nos ajudando muito a programar a nossa trip! Vamos agora na segunda quinzena de Julho (inverno master!!), vc acha que rola shorts, chinelos e entras nas lagunas??
bjs
Oi Carol,
rola sim!!! Lá é quente, e na cidade você sempre vai usar shorts durante o dia.
A grande coisa do deserto são as mudanças bruscas de temperatura!
Se precisar de qualquer coisa pode falar, lá é um lugar muito diferente mesmo e gera muitas dúvidas 😉
Não esquece de fazer seu seguro viagem, ein, é importante!!
Pode cotar clicando aqui e coloque o código 15%abril pra ganhar 15% de desconto 🙂
Beijão!
Oi Thaís, estou preparando minha viagem pro Atacama e seus posts estão ajudando demais!
Mas tenho uma dúvida. Estou indo no começo de setembro e não sei muito bem o que esperar do clima, por que se eu nao me engano ainda é inverno né?
Será que conseguirei usar shorts e entrar na Laguna ou é mais frio?
Parabéns pelo blog!
Beijos
Oi Lari,
que bom que estou ajudando. Fico sempre feliz de ouvir! 🙂
Sim, ainda vai ser inverno em Setembro, mas você pode levar ao pé da letra todas as minhas informações sobre roupas e passeios, pois eu fui em setembro do ano passado!
Qualquer dúvida pode perguntar no post sobre o passeio específico!
Beijão, querida!
TEM QUE ENTRAR!
É muito gelada a água, mas a sensação de boiar sem boiar é demais.
Com certeza! Quando você colocar o pé na água da vontade de desistir, mas a sensação é única!
Adorei as dicas Thaís!!! As fotos ficaram lindas..
Bjs
Obrigada Gisela! 🙂
Thaís, que fotos lindas!!! =)
E, sim, os Ojos Del Salar tem água bem gelada e eu enganei uns gringos (mas numa boa rs), olhaí meu pulão:
http://instagram.com/p/t7iuWYuVdM/?modal=true
Mas foi incrível! 😉
Amei o Atacama. Que gostoso reviver com seus posts. E fico feliz que a Flávia e o Mike te trataram bem rs Se ela estiver lendo, Flávia, tô de olho hein rs Saudade!
bjs
Oi Rafa, que bom que está gostando!
Eu viajei nas suas também antes de ir! hehe
Flavia me tratou suuuuper bem! Não podia ter sido melhor!
Ainda conheci família completa, até a mãe do Mike estava lá fazendo os passeios com a gente! hahaha
Beijão