Melhor época no deserto do Atacama: quando ir e temperaturas

Quer ajuda para decidir qual a melhor época para curtir o deserto do Atacama no Chile? Pronto, estou aqui para ajudar você com este post completinho sobre quando ir e como são as temperaturas no Atacama. E já adianto, o destino chileno pode ser visitado o ano todo, mas é preciso saber o que muda a cada estação para ver o que é melhor para as SUAS férias …

++ Conheça a melhor agência do Atacama e como fechar seus passeios
++ Descubra quanto custa viajar para o Atacama

Laguna Tebinquiche no Deserto do Atacama
Bem fresquinha para curtir o entardecer na Laguna Tebinquiche

Qual a melhor época no deserto do Atacama?


Eu já disse que o Atacama pode ser visitado o ano todo e as temperaturas variam demaaais ao longo do dia, independente da época. Nem as paisagens não mudam de acordo com a estação, somente a sensação térmica de cada passeio e a lotação da cidade. Por exemplo, San pedro do Atacama costuma ficar mais movimentada – e cara – nos meses de temperaturas amenas como maio e junho. A melhor época vai depender de você, seus gostos e prioridades.

A verdade é que você vai passar calor E frio de qualquer jeito e em qualquer época, pois o clima muda de passeio para passeio no Deserto do Atacama.

Ojos del Salar no Deserto do Atacama
os imensos invadiram o Atacama 😀 e dá para se divertir assim o ano todo

TEMPERATURAS NO DESERTO DO ATACAMA


Mesmo que as estações não façam tanta diferença na prática, é preciso saber algumas informações sobre as temperaturas para você planejar seu roteiro. Primeiro, o Chile tem as mesmas estações do ano que o Brasil. Se é inverno aqui, também é inverno lá. Só que no Atacama o inverno derruba as temperaturas especialmente logo pela manhã (prepare-se para o passeio aos Geysers del Tatio) e depois do pôr do sol.

++ Saiba como é o passeio aos Geysers del Tatio
++ Veja o passo a passo para programar sozinho sua viagem pro Atacama

Geyser del Tatio Atacama
Será que estava frio nos Geysers del Tatio?

Além disso, especialmente em fevereiro, rola o inverno altiplânico que é a época das chuvas. Não é que chova tanto a ponto de estragar a viagem, mas é bem mais comum que qualquer outra época. Já nos meses mais quentes, como dezembro e janeiro, o lado bom é que é beeem mais fácil encarar o mergulho na Laguna Cejar, por exemplo.

Bom, como sou uma blogueira empenhada, fiz até um gráfico de temperaturas máximas e mínimas para ficar mais fácil entender como é cada mês no destino. Aí você decide qual é a melhor época para as suas férias.

DESERTO DO ATACAMA EM FEVEREIRO


Fevereiro é o ponto alto do inverno altiplânico e, se as chuvas forem fortes, alguns passeios podem fechar. Mas chove somente uma média de 50mm no ano inteiro, então o risco é baixo disso estragar o roteiro. Além disso, se chover, também pode até ter neve nos passeios aos vulcões e geyser do Atacama! Eu já fui nesta época e não atrapalhou em nada minha viagem. As temperaturas no centro de San Pedro do Atacama normalmente variam entre 9ºC e 25 ºC.

Atacama em Piedras Rojas
O Atacama e suas paisagens lindas!

DESERTO DO ATACAMA EM JUNHO E JULHO


É o inverno, então prepare-se para encarar mínimas de até 2ºC no centrinho de San Pedro do Atacama. Mas nos passeios as temperaturas podem cair ainda mais: o do Geysers del Tatio, que é o mais frio, pode chegar a -30. Os ventos ficam muito mais fortes, deixando tudo gelado. Aposto que vai ficar com MUITO frio em alguns programas, então prepare-se com jaquetas, cachecóis e térmicas, especialmente se for sair cedinho ou ficar fora até o entardecer.

++ Descubra por que a Laguna Cejar tem o pôr do sol mais lindo do Atacama

Temperatura dos Geyser del Tatio
Look do dia quentinho para curtir os geysers do Atacama

DESERTO DO ATACAMA EM AGOSTO E SETEMBRO


Agosto é um mês de temperaturas que variam entre 25ºC e pode cair até 1ºC ou 2ºC. Setembro tem o mesmo clima, mas a cidade fica bem diferente por que é a época de festas pátrias. San Pedro do Atacama fica em comemoração e você se conecta com a cultura, mas em compensação tudo fica mais cheio e os hotéis mais caros.

boiando na Laguna Cejar no Atacama
Nossa amiga Carol foi a corajosa que entrou na água da Laguna Cejar!

DESERTO DO ATACAMA EM NOVEMBRO, DEZEMBRO, MARÇO E ABRIL

São os meses de mais baixa temporada onde os valores dos hotéis caem bastante e a cidade fica muito mais vazia. As temperaturas são amenas, com máximas que ficam por volta de 25ºC e mínimas por volta dos 3ºC ou 4ºC. Vale lembrar que o friozinho costuma chegar depois do pôr do sol, então invista em camadas se for ficar fora até o entardecer ou fazer passeios noturnos.

Lagunas Escondidas no Deserto do Atacama
As Lagunas Escondidas são um dos meus passeios favoritos no Atacama

DECIDIU QUANDO IR PARA O ATACAMA? RESERVE COM ANTECEDÊNCIA


Já mostrei que o que muda mesmo, de uma época para outra, é a lotação da cidade. Os passeios podem ficar cheios e os hotéis mais caros pela alta procura. O legal é se reservar com antecedência para evitar perrengues e garantir um precinho melhor.

++ Saiba se precisa de seguro viagem para ir ao Chile
++Leia mais sobre como arrumar sua mala para o Atacama (Especial Meninas)

Paisagem do Cerro Quimal no Atacama, Chile
Planeje a viagem com calma para curtir cenários assim <3

ONDE FICAR EM SAN PEDRO DO ATACAMA


Já decidiu qual é a melhor época para visitar o Atacama, então agora é hora de escolher onde ficar. Para ajudar, fiz uma pequena seleção com três hotéis de perfis bem diferentes para você ver que tem opção para todos os bolsos e perfis no deserto chileno:

HOSTAL PURITANA

Nada de quarto compartilhado, aqui as acomodações são individuais ou para casais e rola até banheiro privativo para o hóspede. Fiquei aqui na minha última viagem para a cidade e adorei. Ele é bem confortável, limpo e tem uma equipe pra lá de atenciosa. Pra fechar,o Hostal Puritama fica pertinho da via mais famosa – e única, rs – de San Pedro do Atacama, a Caracoles. Bem no meio do burburinho de todos os restaurantes e lojinhas.

HOTEL ALTO ATACAMA

Por ser um hotel All Inclusive no Atacama, você só precisa sair de lá para os passeios pelo deserto – que, aliás, são organizados por eles. De resto, é uma imersão nas belezas locais para desconectar do resto do mundo. É um investimento, sim, mas vale a pena! O pacote de hospedagem do Alto Atacama inclui café da manhã e todas as outras refeições, alguns tours e até os transfers para o aeroporto e para a cidade.

Hotel all inclusive Alto Atacama no chile
Eu bem diva no all-inclusive Alto Atacama

LA CASA DE DON TOMÁS

Um lugar confortável, bem localizado e com preços amigos? O Atacama também tem! O La casa de Don Tomás é minha dica de hospedagem sem luxo, mas com quartos agradáveis, confortáveis e completinhos com o essencial para uma boa estadia – ou seja, uma boa cama para relaxar depois de tanto caminhar. Também fica pertinho da Caracoles, seus bares e lojinhas.

FECHE SEUS PASSEIOS COM A MELHOR AGÊNCIA NO ATACAMA


Vocês sabem que a Flavia Bia Expediciones  é uma baita parceira aqui do blog, todas as vezes que viajamos para o deserto do Atacama ou passeios foram com ela. Recomendo demaaais! E como só indico coisa boa, já falo algumas vantagens de reservar com a Flavia: dá para pagar em Real, fechar tudo aqui do Brasil mesmo e já viajar com o roteiro fechadinho. De quebra, praticamente todos os passeios têm cervejas e vinhos incluídos… Eu adoro!  Além disso, leitor do blog tem desconto especial.  É só preencher esse formulário!

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

Laguna Tebinquiche no Deserto do Atacama
Olha a mesa linda que a FlaviaBia Expediciones preparou durante um passeio pelo Atacama

ENTÃO, QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA IR PARA O ATACAMA?

Acho que depois deste post enooorme, deu pra entender que o Deserto do Atacama, no Chile, é para curtir o ano inteiro. O que vai definir a data da viagem é mesmo seu perfil de viajante, disponibilidade para tirar férias e, claro, preferência por dias mais friozinhos, quentes ou no meio termo. Decidiu quando? Ótimo, vamos seguir com planejamento e já garantir o seguro viagem das férias – e, ao reservar com nosso parceiro, os leitores do blog ainda têm desconto. Sempre falo que estar protegida é essencial e me deixa bem mais tranquila durante a viagem.

E aí, quando decidiu viajar para o Atacama?

LEIA MAIS

Me conte sua dúvida ou experiência