Qual melhor horário para visitar Machu Picchu?

Machu Picchu fica aberto diariamente de 6:00 às 17:30, tendo dois turnos diferentes de visitação, de acordo com as novas regras. Agora mais que nunca é preciso planejar bem qual o melhor horário para visitar Machu Picchu no seu caso, pra poder aproveitar ao máximo uma das 7 maravilhas do mundo. Vamos rapidamente acabar com essa dúvida?

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoPeru 

 

*Todos os posts de Machu Picchu foram escritos depois das NOVAS REGRAS de visitação, então está tudo ATUALIZADO pra você 🙂

 

subir a huayna picchu

 

 

horários de visitação

Como eu disse, depois da mudança nas regras de visitação de Machu Picchu, agora você pode acessar as ruínas em dois horários diferentes:

Das 6:00 às 12:00 ou das 12:00 às 17:30

 

Mas você não pode decidir o horário para visitar Machu Picchu no dia, a escolha é feita no momento da compra do ingresso, que tem dia e horário marcado. É um comprometimento, gente. Escolheu, já era!

 

primeiro turno

Um dos pontos mais fortes de visitar Machu Picchu no primeiro turno é a possibilidade de ver o sol nascer lá de cima. Realmente é bem bonito, se o tempo tiver aberto, claro. Já ouvi relatos de pessoas que pegaram muita neblina e só conseguiram ter o lugar de verdade depois de algumas horas, ou seja, o nascer do sol foi pro buraco! rs

 

melhor horário para visistar Machu Picchu

Nascer do sol em Machu Picchu

 

A segunda vantagem é ter Machu Picchu super vazio, sendo mais fácil para tirar fotos e pra sentir o lugar sem aquele tumulto todo. Mas para isso, é preciso estar na porta às 6:00 no horário de abertura, porque depois das 10:00 o negócio começa a lotar.

O problema de estar lá em cima às 6:00 é que, dependendo do mês do ano que você visitar, você precise estar no ponto de ônibus às 3:00 am para pegar o primeiro ônibus. 😨

 

 

CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!

 

 

 

Isso mesmo, todo mundo quer ver o nascer do sol em Machu Picchu, gente! haha Eu contei como funciona o esquema do ônibus nesse post com detalhes, não deixe de conferir para entender melhor e pegar dicas a respeito.

Segundo enquente que fiz com vocês nas redes sociais, os meses mais lotados que requerem chegar tão cedo assim no ônibus são os de Junho, Julho, Agosto e Setembro. Maio se mostrou o melhor mês pra viajar para lá, já que ainda está fora da época das chuvas e é beeem mais vazio. Se você está viajando na baixa temporada, qualquer horário para visitar Machu Picchu será bom pra você!

 

++ Leia sobre alta temporada e melhores meses para ir para Machu Picchu

 

Huayna Picchu

Olha que vazio ainda!

 

Se você decidir subir uma das montanhas de Huayna Picchu ou Montaña Machu Picchu, necessariamente terá que fazer sua visita no primeiro turno, pois só há horários para subir as montanhas de manhã. Leia aqui os detalhes sobre as montanhas e se vale a pena, pra te ajudar a escolher!

 

Ou seja, se tem montanha, tem que ser cedo, não tem jeito! E aí é mais um motivo para você estar na portinha às 6:00, senão você não vai ter tempo de ver tudo o que quer ver.. fica corrido!

 

 

segundo turno

Se você não ta afim de subir nada e só quer ver Machu Picchu, o segundo horário é o seu!! Claro que mesmo sem montanha nenhuma você ainda pode pegar o horário para visitar Machu Picchu de manhã para ver o sol nacer, mas vai estar concorrendo espaço com todo mundo que quer fazer montanha e tudo mais. Mais pro fim da tarde a cidade costuma esvaziar, se seu problema for a lotação.

 

 

horário para visitar Machu Picchu

Grandiosa!

 

Claro que no início do turno, entre 12:00 e 15:00 ainda estará bem cheio, mas você usa esse horário para pegar as explicações com o guia. Quando Machu Picchu começar a esvaziar, você faz as milhões de fotos tão sonhadas lá cima!

O lado positivo de ir à tarde é que você não precisa madrugar para pegar o ônibus e pode subir com bem mais tranquilidade, chegando mais descasando lá em cima! O negativo é pegar a galera do bate e volta.

Muita gente pega o primeiro trem de Cusco até Águas Calientes e volta no mesmo dia (já falei que isso é doidera, leia nesse texto minha opinião), o que fazia Machu Picchu lotar depois das 10:00. Com a mudança nos turnos para visitação, essa galera vai entrar em peso às 12:00. Isso é algo a se considerar..

Se você quiser aproveitar cada segundo e ficar lá até às 17:30, com certeza no fim do dia vai estar beeem mais vazio para suas fotos.

 

 

Visita a Machu Picchu no Peru

Todo mundo quer ver isso vazio assim!

 

Bem, como tudo nessa vida, existem vantagens e desvantagens nos dois turnos. Se você não curte acordar cedão, pegue o segundo horário, mas se faz questão de subir montanhas e ver o sol nascer, o primeiro horário para visitar Machu Picchu é o seu. Tudo vai depender do seu estilo de viajar 🙂

 

Qual horário você prefere?

 

LEIA MAIS

 

*A autora viajou a Machu Picchu à convite do PROMPERU para conhecer o país, mas as opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!

13 Comentários

  1. Olá Thaís…
    vou para o Peru mês que vem, ainda não comprei o ingresso para o Machu Picchu pois estou bem confusa rsrsrs…pensei em ir no primeiro horário por conta do nascer do sol, você acha uma boa ideia? Como é março estou com medo só de ver nuvens

    obrigada

  2. Estou adorando todas as suas dicas. Mas eu preciso saber uma coisa, não sei se vc pode me ajudar. Quero ir a M. Pucchu no dia 5 de outubro mas quero sair se Cusco.no dia 4 e dormir em A. Calientes. Acontece que já consegui o site para comprar os ingressos mas não consigo comprar o trajeto de trem. Tanto a Peru Rail quanto a Inca Rail não me dão opções de comprar nesses dias. Vc sabe como fazer? Tenho medo de chegar a Cusco sem comprar a passagem e não encontrar mais lugares.
    Obrigada
    Gilce

  3. Olá! Vamos em setembro e como não conseguimos o ingresso para a montanha , nós iremos somente para Machu Picchu . Pode me dar uma luz em relação ao melhor horário para irmos ? E outra coisa , vale pegar o trem a noite para voltar para Cusco ? Estou pensando em fazer o passeio saindo de Lima que vai me deixar em Ollantaytambo para pegar o trem e pernoitar em Águas Calientes .Vale a pena fazer isso ou comprar separado ? Obrigadaa

  4. Olá!

    Estou em dúvida se vou fazer um bom negócio, me ajudem??

    Vou fazer os passeios no Valle Sagrado, e em Ollant pegar o trem das 19h. Minha entrada para Macchu Picchu é para às 7h, e não vou fazer as montanhas.

    Pretendo pegar o trem de volta às 15h20 pq quero ver a paisagem! Mas será que vou ter tempo de almoçar e ver um pouquinho de Águas Calientes e tirar foto na entrada?!

    Obrigada, Karla!

  5. Thaís, primeiramente obrigada.
    Segundo: Pretendo ir ao Peru em começo de maio, porém ainda não compreendi totalmente, se eu comprar o ingresso pra huayna Picchu, eu primeiro entro na cidadela faço as fotos, curto e depois subo a montanha? Quando eu chego em MP obrigatóriamente eu preciso de um guia e eles estarão lá sem que eu precise contratar antecipadamente?
    Obrigada.

  6. Eu gostaria de perguntar que época vc foi?
    Vou em Janeiro. Estou com medo das chuvas mas é a época que eu posso kkk
    Adorei as dicas…acho que irei de manhã pra aproveitar a tarde tbm

  7. Oi Esther,

    para iniciar a subida da montaña. Eu pegaria esse de 9:00 e 10:00, curtiria MP bem vazio antes e depois faria a trilha. Na verdade foi isso que eu fiz.. hahaha
    Beijão!

  8. Olá, vou para lá mês que vem e resolvi que vou subir a Montanã. Na hora de comprar o ingresso no site oficial, a 2 opções de horario para Machupicchu Montanã (7h-8h ou 9h-10h). A minha dúvida é se esse horario é para entrar em Machu Picchu em si, ou para iniciar a subida da montanha! você sabe? (pois eu gostaria de entrar na cidadela o mais cedo possivel, mas prefiro deixar a montanha para o fim da manhã..)