O que fazer em Gramado e Canela: fondue, atrações, natureza e muito mais

Gramado e Canela são cidades vizinhas do Rio Grande do Sul, a cerca de uma hora e meia de Porto Alegre. Ela já apareceram na listinha de lugares imperdíveis no sul do Brasil para quem curte natureza e agora ganharam um post exclusivo. E assim, lá tem algumas atrações que não são meu estilo? Tem, mas há tantas outras que acho interessantes e são nelas que eu vou focar. Das mais conhecidas como a Cascata Caracol a outras que ainda não são tão populares, como o museu sobre cinema brasileiro dentro do Palácio dos Festivais. 

++ Não esqueça o Seguro Viagem
++ Veja outros
4 lugares para conhecer no Sul do Brasil

construções de gramados
Gramado é fofa ou não é? | Shutterstock – Por Diego Grandi

COMO CHEGAR EM GRAMADO E CANELA 


O aeroporto que atende a região é o de Porto Alegre, que está a menos de duas horas de distância. E  capital do Rio Grande do Sul recebe voos de várias cidades brasileiras. Além disso, de São Paulo eu sempre encontro boas promoções de passagens <3 Em épocas que o preço dos bilhetes está lá lá em cima está e sempre uma boa notícia, não acham, rs?

VALE A PENA ALUGAR CARRO NO DESTINO


De Porto Alegre, você pode contratar transfers, ou  fazer como eu e alugar um carro. As estradas são boas e gosto de dirigir por ali, depois o veículo também é útil para se locomover pela cidade – usar Uber para tudo não compensa.

Como a gente acabou de falar de preço, tenho mais uma dica para economizar: nosso parceiro é a Rent Cars,. É uma plataforma  para comparar preços e fazer reserva antecipada. É como procurar passagens, sabe? Basta colocar as datas de viagem, onde vai pegar o carro e ele mostra a lista de opções.

Construção europeia na Borges de Medeiros
Borges de Medeiros é a principal via da cidade e está rodeada por construções assim

ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS DE GRAMADO E CANELA 


Todas as sugestões eu realmente conheci e curti, mas sempre pode ficar faltando alguma imperdível para você. Conta aqui nos comentários quais são suas favoritas que também merecem destaque na listinha. Afinal, Gramado e Canela têm bons lugares para comer, ficar ao ar livre, passear com crianças e relaxar… Cada um consegue E nem todos os lugares merecem a fama de cidade cara que Gramado tem; há opções mais acessíveis, sim. 

AVENIDA BORGES DE MEDEIROS E IGREJA MATRIZ


A parte mais popular da via é perto da numeração 2.000, o burburinho turístico mesmo. Além das casas com referências de construções bavária, por ali fica também a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Ela é famosa por ser tooooda de pedra; foram utilizadas mais de  70 mil pedras basálticas. Na primavera, o jardim em frente fica ainda mais bonito. 

igreja de Gramado
Igreja Matriz de Gramado na primavera | Shutterstock -Por Paulo Nabas

Ao lado dela está o Palácio dos Festivais, onde rola o Festival de Cinema de Gramado – aquele do Kikito. E lá dentro fica o Museu do Cinema de Gramado, com cartazes e explicações sobre a premiação. Tem a cronologia do festival nas paredes que é bem legal. Há também propostas de interação como a tela interativa para pesquisar sobre filmes brasileiros

Igreja Matriz de Gramado | av. Borges de Medeiros, 2.659
Museu do Cinema| museufestivaldecinema.com

RUA COBERTA E CERVEJARIA RASEN PLATZ


Também ali na Borges de Medeiros, a Rua Coberta é uma via para pedestres cheeeia de cafés, restaurantes e lojinhas. Eu acho que o que vale a pena são as opções gastronômicas como a Cervejaria Rasen Platz. Ela Serve apenas cerveja artesanal própria e pratos de inspiração alemã. De croquetes de carne de porco ao  goulasch, carne de panela com molho de cerveja. As porções para compartilhar começam em uns R$40 e valem a pena. 

Cervejaria | Rua Coberta, rasenbier.com.br

croquetes da Cervejaria Rasen Platz
os croquetes da Cervejaria Rasen Platz <3

MINI MUNDO 


Ainda em Gramado, é uns dos lugares mais instagramados da cidade. É o lugar com dezenas de miniaturas de construções de diversas partes do mundo e elementos urbanos como aeroportos, ferrovias e tal… O meu favorito é réplica do  Castelo de Lichtenstein, aquele alemão que dizem ter inspirado o da Cinderela.

Mini Mundo | R. Horácio Cardoso, 291, minimundo.com.br

PRAÇA DAS ETNIAS E CASA DO COLONO


Um dos meus lugares favoritos para comer, afinal são as comunidades gaúchas de ascendência europeia que vão ali vender pãezinhos, cucas, biscoitos e doces. Com precinhos que começam em R$5, sabe? Fora que são super atenciosos, explicam com calma e ainda costumam dar uns pedacinhos como degustação <3

Eles não estão lá TODOS os dias, então vale se informar antes de ir. De qualquer forma, a Casa do Colono também fica por ali e está aberta diariamente com embutidos, geleias, biscoitos… Minhas compras da viagem foram aqui, confesso! 

Praça das Etnias | Av. Borges de Medeiros, 1848 

LAGO NEGRO 


É um dos meus lugares favoritos de Gramado, ainda mais na primavera quando fica todo rodeado por azaléias e hortênsias. E, num dia de sol, é muito gostoso ficar de boa no gramadão, caminhando ao redor da margem e ver o vaivém de pedalinhos na água. 

lago negro em Gramado, brasil
a vibe do Lago Negro é ótima | Foto: Shutterstock – Por Luciana Silva Rodrigues

FONDUE NO RESTAURANTE COLOSSEO 


Lá tem massas, carnes e frutos do mar, mas eu me rendi ao clichê, uma sequência de fondues. Primeiro de queijo, depois vem as carnes para cozinhar na pedra quente e a noite acaba com fondue de chocolate <3 

Restaurante Colosseo  Av. das Hortênsias, 1.560, restaurantecolosseo.com.br

CATEDRAL DE PEDRA E ALMOÇO NO EMPÓRIO CANELA 


Canela fica a dez minutos de Gramado, mas muitas vezes funciona como uma extensão da cidade. O ícone local é a Catedral de Pedra, com 65 metros de altura e totalmente revestida com pedra basalto.  Dúvido que não poste uma fotinho da fachada no Insta, rs! 

Depois, a dica é andar uns minutinhos para um almoço ou lanche no Empório Canela. É uma mistura de café, restaurante, livraria e loja de decoração, onde tudo é fofo com um arzinho vintage. Os próprios donos cuidam de tudo, da curadoria dos itens à venda ao cardápio, que risotos, carnes, lanchinhos, sucos e cafés.

Catedral de Pedra Praça da Matriz, 69, paroquiadecanela.com.br
Empório Canela R. Felisberto Soares, 258, facebook.com/EmporioCanela

Catedral de Canela
Fachada da famosa Catedral de Pedra | Foto Shutterstock – Por Luciana Silva Rodrigues

CASCATA DO CARACOL EM CANELA 


Queda d’água de 131 metros, a Cascata do Caracol é umas das principais atrações da cidade. O jeito mais tradicional de conhecê-la é com os Bondinhos Aéreos – Parques da Serra, que tem três paradas até o mirante principal diante da formação. 

Bondinhos aéreos – Parques da Serra | Estrada da Ferradura, 699, parquesdaserra.com.br

bondinhos cascata caracol em canela
o rolê dos bondinhos rende fotos ótimas <3 | Por Shutterstock - Por Fred Cardoso

QUANDO IR PARA GRAMADO E CANELA 


A alta temporada é claramente no inverno, especialmente nos meses de junho e julho. E as temperaturas ficam fácil abaixo dos 10º C. Já na primavera, que começa em setembro, Gramado e Canela começam a ficar floridas com muitas azaléias e hortênsias. Cada uma destas épocas tem seus atrativos, o inverno, por exemplo, é super gostosinho para curtir a dois. Não sou daquelas que curte passar frio sozinha hahaha. Já os meses mais quentes costumam ter promoções de passagens mais interessantes e as cidades estão beeeem mais vazias. Óbvio que dezembro, quando rola o evento Natal Luz, é uma exceção. 

O QUE FAZER EM GRAMADO E CANELA: EXTRAS PARA QUEM VIAJA COM CRIANÇAS


Obviamente não coloquei tudo o que tem para fazer em Gramado e Canela nesta lista, então vooou encerrar com mais sugestões. A primeira é o Snowland, parque de neve indoor onde as crianças podem patinar no gelo, “esquiar” e deslizar na neve com boias gigantes. Outra é o Mundo de Chocolate, na avenida Borges de Medeiros, com dezenas de esculturas feitas com o doce. Tem até uma Torre Eiffel, rs. O local é da marca de chocolates Lugano e, obviamente, também tem uma lojinha. Por último, a dica é o Mundo a vapor, espécie de museu dedicado a máquinas, fábricas e usinas em miniatura que funcionam a vapor. Dizem que a Fábrica de Papel é a menor do mundo ainda em atividade.

Quem já conhece Gramado e Canela? 
Fale nos comentários quais são seus lugares favoritos. 

Me conte sua dúvida ou experiência