Roteiro em Santiago: o que fazer no verão e inverno

Um dos destinos mais procurados pelos brasileiros em suas primeiras viagens internacionais é o Chile! Não só pelo preços mais em conta que a América do Sul nos proporciona, mas também porque existem muitaa atividades para inlcuir no roteiro em Santiago, e tão pertinho do Brasil! Santiago está a apenas 5 horas de voo.

Na época do inverno no Chile (Junho, Julho) muitos turistas buscam a região para ter contato com a neve em Santiago. É uma opção incrível para ver neve pela primeira vez sem precisar ir para muito longe. Para te ajudar com a organização da viagem, escrevi para você um roteiro incrível com diversos pontos turísticos de Santiago, para quem vai pela primeira vez ao Chile!

++ Leia sobre tudo sobre o que fazer em Santiago
++ Compre passeios com desconto em Santiago

o que fazer em santiago

ROTEIRO EM SANTIAGO – QUANTOS DIAS FICAR?


Muita gente usa Santiago somente como porta de entrada para explorar outras regiões do Chile e acaba separando poucos dias para lá. Erro rude! Tenho que confessar que eu mesma já fiz isso várias vezes. Acabei negligenciado o turismo em Santiago, mas na minha última viagem resolvi mudar isso. E vou dizer, fiquei surpresa com as inúmeras opções do que fazer em Santiago do Chile.

Com 3 dias você não consegue conhecer os principais pontos de interesse de Santiago. Já com 5 dias já da para explorar bem melhor a cidade! O ideal para quem viaja no inverno e também pensa em esquiar é separar 7 dias inteiros, porque as principais estações de ski não ficam no centro de Santiago.

++ Leia também: Guia rápido para organizar sua viagem para Santiago

Ao meu ver, o roteiro em Santiago ideal de primeira viagem com os principais pontos turísticos seria:

Dia 1 – Trocar dinheiro, centro histórico e Sky Costanera
Dia 2 – Museu La Chascona e Cerro San Cristóbal
Dia 3 – Dia de vinícolas (da pra visitar 2 ou 3 no mesmo dia)
Dia 4 – Bate e volta a Cajón del Maipo
Dia 5 – Bate e volta a Valparaíso e Viña del Mar

vinícolas Emiliana em Santiago
As parreiras de uva na Emiliana!
ACHE SEU HOTEL MAIS BARATO

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.

ROTEIRO EM SANTIAGO DE 5 DIAS


No meu primeiro dia em qualquer cidade eu separo as primeiras horas para trocar dinheiro! Aqui na América do Sul geralmente vale a pena levar Reais e fazer câmbio no próprio país, e em Santiago não seria diferente. Vá até Rua Augustinas (no centro de Santiago) que é onde costuma ter a melhor cotação do Peso Chileno.

Falando em acomodação, indicamos escolher um hotel em Santiago no bairro de Bella Vista (fiquei no hotel Luciano K) ou Providência, que são os com melhores localizações! Agora vamos de verdade ver o que incluir no seu roteiro em Santiago!

++ Leia mais em: Moeda do Chile: onde trocar dinheiro em Santiago (com valores!)

DIA 1 – CENTRO HISTÓRICO DE SANTIAGO


Eu AMO fazer Free Walking tour em todo lugar que viajo! É gratuito e ele vai te dar uma visão geral de Santiago logo na chegada. O tour gratuito em português sai da Praça de Armas às 10:00 e às 15:00.

Com ele você já vai fazer um reconhecimento do centro histórico passando pelo Palácio da Moneda, Teatro Municipal, Plaza Itália, Bairro Bella Vista e Lastarria. O Tour dura uma média de 3 a 4 horas.

DICA: Na Plaza de Armas de Santiago você vai poder curtir a troca da guarda, que acontece todos os dias pares na semana, desde 1851. A cerimônia rola às 10 am nos dias de semana e às 11 am nos fins de semana e feriados!

roteiro em Santiago
Plaza de armas em Santiago – a principal e onde sai o tour

Mas se ainda tiver pique (tente que ter, estamos de féeeeerias, gente!🤣), uma dica do que fazer em Santiago é visitar o Costanera Center. Ele é um shopping no Bairro da Providência que conta com 6 andares! O legal desse shopping é que cada andar é separado por gênero. Ou seja, tem andares nos setores de serviço, masculino, infantil, praça de alimentação e etc. Isso ajuda bastante na hora de fazer compras em Santiago e não se perder.

Não deixe de conferir o mercado Jumbo, um dos melhores lugares para comprar vinhos com ótimos preços e quitutes chilenos! Mas a atração principal do lugar é o Sky Costanera, o mirante mais alto da América Latina e um dos principais prontos turísticos de Santiago.

A entrada é salgadinha, em torno de $15.000 Pesos. Organize-se para pegar o pôr do sol lá em cima, você não vai se arrepender.

roteiro em Santiago
Processed with Rookie Cam

DIA 2 – CERROS EM SANTIAGO E MUSEU DO PABLO NERUDA


Outra dica para ver a cidade do alto é visitar o Cerro San Cristóbal. Ele é um dos pontos mais altos da cidade onde você pode tirar lindas fotos de Santiago, além de andar de teleférico e funicular!

++ Leia também sobre o Teleférico de Santiago e o Cerro San Cristóbal com valores

O Cerro San Cristóbal fica dentro do Parque Metropolitano de Santiago. Então, se você curtir atividades ao ar livre e quiser ficar de boa, da para passar o dia inteirinho lá. Eu passei só uma manhã. Subi de teleférico, curti um pouco o visual lá de cima e depois desci de funicular. Fazendo nessa ordem, você vai descer do ladinho de um dos pontos turísticos mais famosos de Santiago, o Museu do Pablo Neruda.

Cerro San Cristobal em Santiago
O Cerro San Cristobal tem uma estrutura bem bacana!

O famosos poeta Chileno teve 3 casas no país, que hoje são museus. A propriedade de Santiago se chama La Chascona, e fica no pé do Cerro San Cristóbal. Mesmo se você não for fã das poesias do cara (que é meu caso), acho que vale a visita. A casa é BEM BONITA e super fotogênica, não é à toa que é um dos museus mais visitados de Santiago do Chile. A entrada custa $7.000 Pesos e somente nas segundas não está aberto. Fique de olho nisso!

Se ainda quiser ver mais um ponto de interesse de Santiago, corra no Cerro Santa Lucia para o por do sol. A entrada é gratuita! Ah, e subir mais ou menos 200 degraus a pé. 😄 Mas vai, é uma ótima opção do que fazer em Santiago gastando pouco! O blog Meus Roteiros de Viagem que tem um relato completo de lá.

++ Leia sobre Temperaturas em Santiago – qual o mês ideal para mim?

DIA 3 – VISITAR EM VINÍCOLA EM SANTIAGO


A não ser que todos do seu grupo gostem zero de vinho, não tem como ir à Santiago e não fazer pelo menos um tour em vinícolas! O vinho no Chile é muito forte. É muito bacana poder ver de perto como eles produzem as uvas, como funciona o processo de colheita, além da degustação (que é a melhor parte.. haha).

Existem algumas vinícolas que ficam tão pertinho do centro de Santiago que você pode ir por conta própria gastando bem pouco no transporte. A mais famosa entre os brasileiros é a vinícola Concha Y Toro. Apesar de ser bem óbvia, tem um tour super legal. Acho o ambiente lindão e os vinhos gostosos, vale a pena. Contei nesse texto aqui como chegar sozinho na Conhca y Toro e outras! 😉

++ Leia sobre: Transporte em Santiago – valores de metrô, uber e táxi

vinícola em Santiago Concha o Toro
Corredor maravilhoso na Concha y Toro

Se você quiser conhecer alguma vinícola em Santiago mais diferente, indico:

  • Aquitania – bem pequena e com muitos processos manuais
  • Undurraga – tem uma sala de aromas incrível
  • El Principal – a vinícola mais exclusiva que já fui
  • Casa Silva – tem os vinhos MARAVILHOSOS e um visual lindo pra aproveitar a dois

A média de preço de um tour em vinícolas em Santiago é de $15.000 Pesos com 3 ou 4 taças de desgustação inclusas.

DIA 4 – BATE E VOLTA A CAJÓN DEL MAIPO


Uma das opções para o seu roteiro em Santiago é simplesmente sair de Santiago. 😂 Conhecer os arredores de Santiago é uma ótima maneira de explorar um pouquinho mais do Chile em alguns bate e voltas. Cajón de Maipo é um dos pontos turísticos do Chile, obrigatório para entrar no seu roteiro em Santiago, seja no verão ou inverno! Olha só esse visual:

cajon del Maipo
Satisfeitos ou não? haha

É recomendado fazer esse passeio com uma agência de turismo autorizada, pois a estrada não é grandes coisas. Além disso, o percurso demora em torno de 2h30h de Santiago, e é legal ter um guia para aprender a história do local. O tour dura praticamente o dia inteiro, saindo às 7:00 e voltando entre 15:00 e 16:00.

Escrevi um texto específico que fala com detalhes sobre o clima do lugar, o que vestir, além de uma dica de agência de brasileiros com desconto 😉

++ Leia sobre: Cajón del Maipo – quando ir, clima e agências

Mas já saiba: se você for no inverno é preciso caminhar cerca de 40 min a 1 hora sobre neve, barro e gelo. É um passeio para que tem disposição e que esteja usando calçado apropriado. No verão você estaciona o carro na boca do gol, e sua única preocupação é tirar fotos lindas! Foi a época que fui 😉

No final do passeio você vai fazer uma degustação de vinho e queijos com um visual desses! Não é à toa que é um dos lugares mais procurados para fazer turismo em Santiago do Chile, né?

SEGURO VIAGEM COM 16% DE DESCONTO

Aqui no blog nós indicamos a Real Seguros como a melhor comparadora de seguros e com o preço imbatível! Eles tem um atendimento de primeira e vão estar ali pra te ajudar em qualquer situação. Comprando aqui nesse link você ganha 10% de desconto! automaticamente.

DIA 5 – BATE E VOLTA A VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR


Para fugir um pouquinho mais de Santiago indico visitar Viña del Mar e Valparaíso. As duas cidades famosinhas do litoral do Chile realmente são charmosas, e se você tiver tempo vale muito a pena. Eu fui conhecer só na minha terceira visita à capital chilena e me impressionei!

Valparaíso tem um climinha descolado, cheio de grafites e artistas de rua no meio de um monte de ladeiras. É uma mistura do Beco do Batman em São Paulo com Santa Teresa no Rio! Lá tem outra casa de Pablo Neruda, a La Sebastiana.

Valapraíso no Chile
As ruas coloridas de Valparaíso <3

Já Viña del Mar tem outra pegada. O lugar é mais pomposo, cheio de casarões à beira bar e restaurantes gostosinhos para ver o por do sol. A ideia não é ir à praia para torrar no sol ou entrar no mar (até porque o Brasil é rei nesse quesito, né), mas sim curtir o clima do litoral como os chilenos!

Você consegue ir por conta própria para as duas cidades com transporte público ou contratar um tour privado por mais ou menos $25.000 Pesos por pessoa, como fiz. Achei mais prático, confortável e ainda tive um guia em português pra me contar tudo! Veja detalhes no post abaixo.

++ Leia sobre: Viña del Mar e Valparaíso – o que fazer e como chegar.

O QUE FAZER EM SANTIAGO NO INVERNO


Se estiver em Santiago no inverno, não deixe de pegar um dia de esqui no Valle Nevado ou Farellones, as duas estações de ski mais famosas de região. Não indico de forma alguma subir a montanha com carro alugado porque o percurso é perigoso, cheio de curvas, e somente motoristas experientes tem a capacidade de chegar ao local.

Não vá arriscar tentar dirigir na neve, pelo amor! Você vai precisar de correntes nos pneus e muita habilidade que nós, moradores de um país tropical, não temos!

SKI NO VALLE NEVADO


Se você já esquiou antes ou está na pegada de fazer aulinhas e aprender, o Valle Nevado é uma ótima opção. Lá as pistas são um pouco mais avançadas e tem muitos horários de aulas de ski e snowboard, em grupo e particulares. Você pode pegar uns dias no hotel no Valle Nevado e se dedicar realmente a aprender.

O hotel é caro e só indico para quem realmente quer dedicar uns dias para neve em Santiago. Você se cansa muito menos, já que não precisa ficar pegando aquela estrada horrível até chegar no topo do Valle Nevado. Mas paga por esse conforto. 3 diárias all inclusive com passes de ski sai mais ou menos R$15.000 para duas pessoas!

Hotel no Valle Nevado com neve no Chile
Hotel no Valle Nevado – Foto de Shutterstock

PARA QUEM SÓ QUER BRINCAR NA NEVE EM SANTIAGO


Se essa será a sua primeira vez na neve e não tem a mínima intenção em aprender a esquiar, recomendo passar um dia em Farellones dentro do seu roteiro em Santiago. Lá você pode fazer ski bunda ou tubing (descer a neve em uma bóia), tendo opções de diversão para toda a família!

É perfeito para quem só quer brincar na neve, tirar fotos, fazer anjinho… 😂 Claro que em Farellones também há opções de aulas de ski e pistas mais simples, então se der vontade você pode pegar um professor por lá.

Minha dica é contratar uma agência de confiança para fazer seu transfer até a estação que você escolher! A 321 Chile é a agência de dois brasileiros super gente boa que fiz meus passeios, e minha recomendação. Não só eles oferecem DESCONTO de 5% pros leitores do blog, como não trabalham com a “pegadinha da roupa de inverno”.

PEGADINHA: Muitas agências em Santiago fazem passeio para o Valle Nevado e param no caminho em um lugar de aluguel de roupa de neve, onde recebem comissão sobre vendas. Geralmente você paga mais caro e perde um tempão nesse processo!

Preencha esse formulário abaixo e peça um orçamento para eles para receber o desconto, pode confiar! Eles também fazem passeio pra Viña e Valparaíso, levam nas vinícolas e em Cajón del Maipo 😉

Faça aqui a cotação com a agência Zerando o Chile e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

    DA PRA FAZER UM PASSEIO PARA CONHECER AS DUAS ESTAÇÕES?


    Gente, essa é uma das maiores furadas do turismo em Santiago, por dois grandes motivos:

    1. O Valle Nevado não tem NADA para fazer se você não for esquiar (Além de comer em um restaurante caríssimo).
    2. As estações não são pertinho de Santiago. Você vai passar o dia inteiro no carro subindo montanhas tortuosas para não fazer nada 🤷‍♀️

    Não da tempo de brincar na neve em Farellones, não da tempo de esquiar no Valle Nevado, não da tempo de nada. Escolha uma das duas de acordo com seu objetivo e contrate um transfer. Assim você tem o dia inteiro para se divertir como achar melhor.

    ALERTA ROUBADA: Eu já fiz a burrada uma vez há vários anos trás de pegar um “passeio com churrasco no Valle Nevado”. Que farofa, juro! hahaha A gente subiu até o topo da montanha, ficou 20 min lá em cima olhando (porque não tem nada o que fazer) e depois descemos de novo. O guia parou no meio da estrada onde tinha um bolo de neve, estacionou o carro e montou um churrascão.

    neve em Santiago
    Olha a gente toda equipada. E aproveitando né… porque brasileiro faz festa em qualquer situação haha

    E ali foi nosso passeio. No meio da estrada. Em cima da neve. E eu paguei por isso. Parece piada, né? 😂 Foi o churrasco mais caro da minha vida! E é aí que eu te falo da pegadinha: alugamos ROUPAS COMPLETAS PRA NEVE por indicação da agência por causa disso. Que perda de tempo e dinheiro…

    ++ Leia também sobre Um dia no Valle Nevado e Farellones – qual estação escolher?

    SEGURO VIAGEM PARA ESPORTES


    Quando você vai viajar para fazer esportes radicais não esqueça NUNCA do seguro viagem. Na verdade, não viaje sem ele em qualquer situação. A gente sempre menospreza o seguro porque acha que nada pode acontecer, mas infelizmente não podemos controlar isso, gente.

    Fazendo ski ou snowboard você pode se acidentar sério e precisar ser deslocado de helicóptero. No Valle Nevado existe horário para os carros subirem e descerem, então se algo acontecer nesse meio tempo, você simplesmente não pode descer de carro para um hospital. Não é brincadeira!

    Aqui no blog oferecemos 15% de desconto para vocês comprando no boleto por esse link. Fique de olho na sua segurança sempre!

    O QUE FAZER EM SANTIAGO NO VERÃO – VINÍCOLAS


    Santiago tem 3 regiões de vinícolas bem importantes:

    • Valle do Maipo (que fica perto do centro e da pra ir por conta);
    • Valle de Casa Blanca (que fica no caminho de Valparaíso e você pode incluir no seu passeio para lá);
    • Valle do Colchagua (que fica bem mais distante).

    Você pode contratar um tour privado para uma das regiões e selecionar 2 ou 3 vinícolas para visitar, aproveitando beeeem seu dia. Ou então pode até tirar uma noite para dormir em uma vinícola!

    Eu já fiquei na hotel La Postolle no Valle do Colchagua e foi uma das experiências mais incríveis que tive em Santiago. Leia o review aqui. Se passar uma noite por lá for salgado demais, eles oferecem também um tour guiado com almoço, que é diviiiino! O La Postolle é um hotel Relais & Chateux, e quem conhece a marca sabe da alta qualidade em gastronomia. É uma experiência premium que vale demais a pena incluir se tiver oportunidade.

    Outra opção surreal de linda, mas também cara, é fazer um almoço ou picnic na vinícola El Principal. Essa fica mais pertinho, no Valle do Maipo mesmo, e oferece esse visu aqui:

    almoço romântico em Vinícola
    Mesa de desgustação com o visual mais lindo possível!

    ++ Leia sobre o almoço e Picnic na El Principal

    São opções ideias para quem quer fazer um passeio romântico em Santiago e gastar um pouco mais!

    ROTEIRO EM SATIAGO – PONTOS TURÍSTICOS


    Bem, o que não falta é o que incluir no seu roteiro em Santiago, não é mesmo? O importante é escolher as atrações que mais se enquadram no seu perfil e aproveitar muito seus dias na capital Chilena! Se você ainda quer saber mais sobre outros pontos turísticos de Santiago, anote aí:

    • O mercado central oferece restaurantes bem mais em conta e com comida local, ideal para conhecer a gastronomia chilena;
    • O Patio Bella Vista é um complexo de restaurantes super valorizados, mas que tem seu agito bacana à noite;
    • O Museu Interativo Mirador é uma ótima opção de ponto de interesse em Santiago para crianças.

    Em breve colocarei no ar outra lista com os principais pontos turísticos de Santiago para você escolher! Mas achei que o roteiro ficou bem bacaninha, né?

    Se tiver dúvidas se seu roteiro está legal, joga nos comentários e te ajudo 😉

    LEIA MAIS

    2 Comentários