Outro dia estava conversando com um amigo, e a sogra dele queria ir pro Peru e não tinha ideia de como era o esquema de Machu Picchu, principalmente em relação ao preparo físico necessário para visitar uma das 7 maravilhas do mundo. Confesso que também tinha essa dúvida, não entendia muito bem até onde dava para ir de ônibus para Machu Picchu, se o caminho seria sinuoso e quanto eu realmente andaria a pé durante meu dia. Por isso vim esclarecer isso pra vocês em detalhes 🙂
Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnoPeru para ver mais fotos!
*Todos os posts de Machu Picchu foram escritos depois das NOVAS REGRAS de visitação, então está tudo ATUALIZADO pra você 🙂
Bem, se você seguiu nossas dicas e resolveu dormir em Águas Calientes uma noite antes de visitar Machu Picchu, agora é só programar sua real subida às ruínas. Não deixe de ler nosso texto sobre como chegar em Machu Picchu, que tem detalhado tudo o que você tem que fazer para chegar até aqui.
Ônibus para Machu Picchu
Existe um ônibus que faz o trajeto de Águas Calientes até Machu Picchu, te deixando na porta da entrada da Cidadela, sendo a maneira mais “fácil” de chegar em Machu Picchu. Coloquei entre aspas, porque nem tudo que reluz é ouro, meu amigo.. tem sempre alguma pegadinha escondida.. hahaha
Pertinho da estação de trem de Águas Calientes você encontrá a bilheteria do ônibus para Machu Picchu, onde você deve comprar seus bilhetes para o dia seguinte. O legal desses tickets é que eles não tem hora marcada, somente o dia, então você tem bastante flexibilidade para ir e voltar quando quiser.
Cada trecho do ônibus custa 12 dólares, e eles começam a rodar às 5:30 da manhã todos os dias. A entrada de Machu Picchu abre às 6:00, então se você pegar os primeiros ônibus que sairem, vai chegar nas ruínas da cidade Incas sem ninguém, para ver esse nascer do sol quase exclusivo:
De manhã cedo sai um ônibus atrás do outro, sem parar. Então, em tese, esse é o esquema perfeito pra chegar em Machu Picchu fazendo o mínimo esforço. O problema é que para ver o nascer do sol e ser um dos primeiro a chegar, você tem que ficar na fila desde às 3:00 da manhã, para poder pegar o ônibus das 5:30 am. Isso mesmo, você leu certo. TRÊS DA MANHÃ.
Eu viajei na alta temporada, na primeira semana de Agosto pra ser mais precisa, então a fila do ônibus é sempre lotadaça assim. Se se você chegar lá às 5:30, provavelmente só pegará o ônibus das 7:30, e por aí vai.
CHIP DE INTERNET COM 15% DE DESCONTO
Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip do O Meu Chip tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 15% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!
Como as regras de ingresso em Machu Picchu mudaram, e agora seu ticket é dividido em turnos, você tem que programar muito bem essa subida para não perder o seu horário ou acabar ficando pouco tempo lá dentro.
Explicarei melhor em outro texto como funciona a entrada na cidadela, mas já para você saber, o novos turnos para entrar em Macchu Picchu são:
- De 6:00 às 12:00 (primeiro turno)
- De 12:00 às 17:30 (segundo turno)
Nos meses de alta temporada (junho, Julho e Agosto) você vai enfrentar esse nível de fila! Já na baixa, de Janeiro a Maio, você consegue pegar o ônibus para Machu Picchu em 30 minutos, segundo relatos no Instagram de vários de vocês (seus lindos! ❤)
Depois de entrar no busão, o trajeto é de 25 a 30 minutos em um caminho meio sinuso, que pode enjoar algumas pessoas. Eu sou uma dessas, então fui de olhos fechados até lá em cima (e também pra dormir mais um pouquinho.. haha).
Porque chegar tão cedo?
Bem, são vários motivos que justificam chegar cedo em Machu Picchu, mas que fica a seu critério saber se vai valer a pena ou não para você:
*Se você comprou seu ticket pro primeiro turno, o ideal é estar la em cima com a porta abrindo, pra poder aproveitar bem o dia. Se chegar na fila às 7:00, entrar no ônibus às 9:00 e entrar em Machu Picchu às 9:30, você só terá 2:30h lá dentro.
*Para poder ver o nascer do sol, que é mágico, caso o tempo não esteja nublado, claro.
*Porque é incrível ver Machu Picchu com poucas pessoas! Os trens chegam na cidade de Águas Calientes às 8:00, então por volta de 10:00 da manhã a cidade fica realmente recheada… na alta temporada isso pode fazer toda diferença na sua viagem!
Como evitar esse tempo de fila?
Bem, o que aconteceu com a gente foi o seguinte: no dia anterior a nossa visita, fizemos um encontro com nosso guia que ia nos levar a Machu Picchu e ele propôs de ficar na fila para gente desde a madrugada. Estávamos hospedados no Hotel Sumaq que fica há 5 minutos andando da estação de ônibus para Machu Picchu, e chegamos na fila às 5:15, o que foi nossa salvação!!!!!
Não sei se é uma prática comum entre os guias de Machu Picchu, mas confesso que acho um pouco vacilo com a galera que foi pra fila.. fiquei com medo de ficar uma situação de “fura fila”, sabe? Mas quando chegamos lá ele nos apresentou ao casal que estava logo depois dele, e disse que tinha explicado que estava guardando o lugar para nos, e eles estavam ok com isso.
No fim correu tudo bem, e deu tudo certo. A gente dormiu mais e se cansou menos, então só sucesso! Mas não sei se todo mundo teria essa sorte…
GUIA: Nosso guia falava português e era super atencioso, indicamos! O serviço custava $70 dólares para até 6 pessoas. O nome dele é Jonhatan e o Whatsapp é: +51 997 282 617
Se você também vai viajar nos meses de pico e não quer ficar na fila de madrugada, a alternativa é subir a pé. São 4 km de subida em escada por uma trilha bem demarcada, que pode demorar de 1:30 a 2:00 h de andança, dependendo do seu ritmo. O lado bom é que você não fica parado, e garante que vai estar lá em cima quando as portas abrirem às 6:00. O lado ruim é que nem todo mundo está disposto (ou pode) fazer esse esforço.
quanto vou andar em Machu Picchu?
Se você for visitar só as ruínas, o esforço não é tão grande… você vai subir muitas escadas também para chegar em níveis diferentes da cidadela, mas nada que não possa ser feito com bastante calma, no seu ritmo.
Se você está com a saúde em dia, da para subir até Machu Picchu a pé e curtir perfeitamente seu dia pelas ruínas. Vai ser um dia cansativo, claro, e por isso indico na volta dormir em Águas Calientes!
Respondendo a pergunta do meu amigo Rafael: se sua sogra não tem nenhum problema de mobilidade, ela vai conseguir perfeitamente curtir Machu Picchu, independente da idade. Claro que a altitude de 2.400 m torna os exercícios mais difíceis e cansativos (não deixe de ler nosso texto sobre altitude!!), mas se ela tiver aclimatado legal em Cusco, como deve ser, vai tirar de letra! Principalmente se subir de ônibus para Machu Picchu para economizar as pernas!
Agora, se você tiver no seu ticket a subida em uma das montanhas de Huayna Picchu ou Montaña Machu Picchu, não indico perder o ônibus até Machu Picchu, viu? Aí sim a brincadeira começa a ficar pesada e as pernas vão gritar, talvez nem conseguir completar esse esforço todo.
As trilhas nas montanhas podem demorar de 2 a 4 horas, então a brincadeira fica de gente grande. Inclusive, vou falar em outro texto se acho que vale a pena subir as montanhas, mas saiba que só indico subir quem fizer exercícios físicos no Brasil com regularidade.
DICA: A não ser que você seja trilheiro, esteja acostumado a fazer trekkings de 6 a 8 horas e esteja disposto a isso nesse seu dia de Machu Picchu, escolha: ou sobe a pé até Machu Picchu ou sobe uma das montanhas. ok?
A descida de volta para Águas Calientes
Na hora da descida, nós tínhamos o ticket de ônibus para Machu Picchu de volta nas mãos, mas não usamos. Estava uma média de quase 2 horas de espera para pegar o ônibus que faria um trajeto de 30 min. Eu estava cansada, doida pra chegar no hotel pra tomar banho, então decidimos descer andando!
Demoramos 1:30h para chegar na porta do hotel, ou seja, 1 hora antes do que seria se eu tivesse esperando o busão 😁 E ainda pude conhecer a trilha, que é a mesma de subida. Beeem demarcada, pode ir na fé! 🙂
Vale lembrar que será 1:30 de descida em escada, o que exige bastante dos joelhos. Mais uma vez levantando a questão do preparo físico, só vá quem estiver com tudo em cima, porque depois do dia inteiro subindo Machu Picchu e subindo montanha na altitude, o corpo estará castigado.
E você pegou quanto tempo de fila no ônibus?
LEIA MAIS
- Preciso de seguro viagem para ir ao Peru?
- Chip de viagem internacional – chegue no Peru com o seu!
- Trilha Ice of Huandoy, na Codilheira Branca / Huaraz, no Peru
- Trilha Ausangate e Vinicunca: paisagens incríveis te esperam
- Câmbio no Peru: levo dólar ou Real e valores (atualizado)
- 7 paisagens incríveis no Peru para incluir no seu roteiro
- TODOS OS POSTS SOBRE O PERU
*A autora viajou a Machu Picchu à convite do PROMPERU para conhecer o país, mas as opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!
Olá Thaís! 🙂
Primeiramente, parabéns pelo post! Curti muito a leitura e seu jeito. Thaís, queria te perguntar a respeito do valor do Guia. É US$70,00 por pessoa? Ou por casal, por grupo..? Não ficou claro na escrita…
Muito obrigada de antemão, beijos!
Oi Yasmin, fico feliz que tenha gostado 🙂 esse post está beeeem desatualizado, as regras mudaram. Acesse esse aqui que está redodndo com as mudanças, tá? Nele tem os valores certinhos, e inclusive link para você comprar seu ingresso com guia. Oguia sai a 25 dólarespor pessoa 🙂
Beijão
Obrigada !!!! Vou verificar sim!!!! 🙏
Boa noite , começamos a programar uma viagem para Machu Picchu e encontrei seu blog… como fiz uma cirurgia recente , gostaria de saber quanto tempo de caminhada até as ruínas … indo de ônibus (que já vi que é a opção mais “fácil”)
Oi Fabíola,
o ônibus te deixa na porta. MAs lá dentro você caminha e principalmente sobe e desce muitas escadas. Não sei o quão grave foi a cirurgia, mas o ideal é você verificar com o médico o níuvel de esforçø que você pode fazer.
As escadas são altas.
Beijão
Oi Débora, não sei se diminui tanto o fluxo na baixa, mas quando peguei a esperava estava de quase 2 horas. Por isso decidimos descer a pé!
Thaís, boa tarde. Vc sabe dizer se é tranquilo pegar o ônibus (tempo de espera) no fim da tarde para retornar a estação de trem em Águas Calientes? No caso seria em baixa temporada. Obrigada!
Oi Isa, achei bem seguro sim! Só ir de dia 🙂
Obrigada pelo comentário, Ricardo 🙂
Boa tarde pessoal, tudo bem?
É verdade que o ponto turístico mais visitado no Peru é Machu Picchu uma das sete maravilhas do mundo moderno mas existi muitos outros lugares mágicos.
para as pessoas que gostam de caminhar e conhecer maravilhas naturais recomendaria visitar Huaraz.
Huaraz é um lugar magico onde as pessoas podem entrar em contato com as maravilhas naturais no tempo incas as montanhas eram sagradas para eles nesse tempo eram chamadas apus (Lugares que geravam vidas).
Entre outros lugares mágicos como são Nazca. Alguém escutou falar das linhas de Nazca?
Bom as linhas de Nazca foram feitos nos tempos pre incas feito pela cultura Nazca dali que vem o nome linhas de Nazca *linhas imensas desenhadas num deserto* até o momentos os Arqueólogos, antropólogos, historiadores, etc não podem explicar como que elas foram feitas. a primeira vez que vi aquelas linhas fiquei emprisionado.
o Peru possui o lago navegável mais alto do Mundo * o lago Titicaca* neste lago o mais ressaltante são as ilhas flutuantes feitos de uma espécie de bambu que é produzido no mesmo lago as pessoas que moram nesse lago possivelmente sejam desentendes da cultura Taypicala. entre outros lugares mágicos para conhecer no Peru
Meus amigos brasileiros eu recomendo completamente que o próximo lugar a conhecer seja o Peru.
Obrigado pelo espaço guia mundo afora, abraços Ricardo.
Thais,eu vou estar sozinha, descer a pé é seguro?
Oi Thais ótimas dicas!!!
Estou indo com a minha mãe no final de Outubro e estou conversando com o jonathan… Minha mae está PREOCUPADÍSSIMA com o fato de ser guia privado.
Por ser só nós duas, o que acha??
Oi Laura, preocupada com o que? rs Não entendi qual a questão!
Oi Thaís, até que horas fica aberta a venda do tiket do onibus de Águas Calientes para Machu Picchu? Porque meu trem sai as 19:50 de Ollantaytambo então vou chegar tarde…
Olá Thaís, valeu pelas dicas. Que época você foi p/ lá?
Estarei em setembro, pretendo ir p MP dia 17/09. Sabes dizer se nessa época ainda é cheio por lá, e há essa necessidade de sair na madrugada p/ pegar o onibus?
Obrigado.
Oi Thaís, estou gostando muito das suas dicas, vou usar o seguro que vc indicou!
Vou viajar pro Peru no final do mês, ainda estou com um pouco de dúvida sobre que tipo de roupas levar, não achei nenhum tópico seu falando sobre isso, poderia me ajudar?
Vou ficar 10 dias, vou subir a Huayna Picchu, vou na lagoa Humantay, montanha Arco iris, Puno e etc.
Se tiver dicas sobre o que comprar e onde comprar, me ajudaria bastante.
Falam que faz muito frio nessa época, então casacos, calças são muito importantes, mas não sei se precisam ser térmicos.
E pra fazer essas caminhadas o ideal seriam leggings? Mas qual tipo?
Desde já agradeço. Bjos!!!
Oi Gislaine,
eu não usei calça térmica, mas eu não sinto tanto frio assim. Você talvez precise… mas assim, você vai estar fazendo trilha em todo esse tempo, então a probabilidade de precisar de roupa térmica é muito baixa.
Mas levar sim, luvas, toca, casaco pesado e ir colocando conforme necessidade. Eu fiz tudo de legging e calça de trilha.
Beijão! 🙂
Oi Thaís, estou gostando muito das suas dicas, vou usar o seguro que vc indicou!
Vou viajar pro Peru no final do mês, ainda estou com um pouco de dúvida sobre que tipo de roupas levar, não achei nenhum tópico seu falando sobre isso, poderia me ajudar?
Vou ficar 10 dias, vou subir a Huayna Picchu, vou na lagoa Humantay, montanha Arco iris, Puno e etc.
Se tiver dicas sobre o que comprar e onde comprar, me ajudaria bastante.
Falam que faz muito frio nessa época, então casacos, calças são muito importantes, mas não sei se precisam ser térmicos.
E pra fazer essas caminhadas o ideal seriam leggings? Mas qual tipo?
Desde já agradeço. Bjos!!!
Oi Gislaine,
eu não usei calça térmica, mas eu não sinto tanto frio assim. Você talvez precise… mas assim, você vai estar fazendo trilha em todo esse tempo, então a probabilidade de precisar de roupa térmica é muito baixa.
Mas levar sim, luvas, toca, casaco pesado e ir colocando conforme necessidade. Eu fiz tudo de legging e calça de trilha.
Beijão! 🙂
ola Thaís. Viajarei em Jul para Machu Picchu e estou na dúvida se contrato um guia antecipadamente, mas pelo site onde comprei os ingressos, o valor para ter um guia privado é ABSURDAMENTE CARO!!! Coisa de U$ 120,00!!! Sendo assim, eu consigo um guia fácil quando chegar em Águas Calientes? Já que chegarei um dia antes da minha subida… Minha preocupação é chegar as 0300hs da manhã na fila da Van, chegar as 0600hs nos portões e ficar esperando para achar um guia. Pelo que vc falou, vc tinha um guia, inclusive acertando com ele um dia antes da subida. Desde já agradeço pela ajuda… ; )
ola Thaís. Viajarei em Jul para Machu Picchu e estou na dúvida se contrato um guia antecipadamente, mas pelo site onde comprei os ingressos, o valor para ter um guia privado é ABSURDAMENTE CARO!!! Coisa de U$ 120,00!!! Sendo assim, eu consigo um guia fácil quando chegar em Águas Calientes? Já que chegarei um dia antes da minha subida… Minha preocupação é chegar as 0300hs da manhã na fila da Van, chegar as 0600hs nos portões e ficar esperando para achar um guia. Pelo que vc falou, vc tinha um guia, inclusive acertando com ele um dia antes da subida. Desde já agradeço pela ajuda… ;+)
Oi Alessandro, da até para pegar na hora, mas você não vai saber se o guia é bom né? Meu guia foi $70 dólares, para até 6 pessoas. Vou te passar o contato 😉
Jonhatan e o Whatsapp é: +51 997 282 617
Beijão e boa viagem!
Olá!
Estou me programando para ir no feriado de 07/09, ficarei pouco tempo em Cusco e será muito corrido para conhecer Machu Picchu. A minha dúvida é se o ônibus aceita a moeda local, pois pretendo levar a moeda deles.
Bjs.
Viviane.
Olá!
Estou me programando para ir no feriado de 07/09, ficarei pouco tempo em Cusco e será muito corrido para conhecer Machu Picchu. A minha dúvida é se o ônibus aceita a moeda local, pois pretendo levar a moeda deles.
Bjs.
Viviane.
Oi Viviane,
aceita sim. Só tem que comprar na bilheteria e não com o trocador, tá?
Olá Thaís. Estou preocupada com a altitude em função do meu preparo físico estar péssimo. Foi muito bom ler sua postagem. Vou direto a Cusco e só vou para Machu Picchu no terceiro dia. Em Cusco vc indicaria algum passeio “mais leve” pra não forçar muito as pernas? Quero me poupar para MP, mas nao posso perder dois dias por isso né?. E queria ter perguntar tb sobre o chip de internet que vi aqui. Ele funciona no dia do passeio a MP?
Olá Thaís. Estou preocupada com a altitude em função do meu preparo físico estar péssimo. Foi muito bom ler sua postagem. Vou direto a Cusco e só vou para Machu Picchu no terceiro dia. Em Cusco vc indicaria algum passeio “mais leve” pra não forçar muito as pernas? Quero me poupar para MP, mas nao posso perder dois dias por isso né?. E queria ter perguntar tb sobre o chip de internet que vi aqui. Ele funciona no dia do passeio a MP?
Oi Ana,
pode ir fazer caminhadas tranquilas no centro, pros museus e tudo mais.. isso já vai ser uma boa adaptação pra altitude! Leia esse texto aqui que falei só de altitude lá pra te ajudar mais!
O chip funciona sim, inclusive em MP pegou melhor que em Cusco! rsrs Compre nesse link aqui :))
E fica tranquila, o esforço em MP não é pesado.. beba MUITA água e respeite seus limites. Vai dar tudo certo 🙂
Beijão