Passeios no Atacama: mais de 20 para você escolher!

O que mais vejo por aí são pessoas cometendo o erro de ir até o deserto do Atacama e ficar somente 4 dias, às vezes até 3! Depois se arrependem, caem na real da quantidade de opções de passeios no Atacama que existem e ficam loucos pra voltar. E voltam! Eu mesma já voltei 3 vezes.

Mas como esse mundão é grande demais e nosso tempo de vida é muito curto, acho que o melhor é aproveitarmos o máximo que cada destino tem para oferecer a cada viagem. Se mesmo assim der vontade de voltar depois, tudo bem, ninguém vai te julgar 😄

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e também pode procurar pela
Tag #GMAnoAtacama  para ver mais fotos

 

Lagunas Aitplânicas

As clássicas Lagunas Altiplânicas!

 

Mas afinal, quantos dias ficar no Atacama? Quais passeios disponíveis existem e como organizar seu roteiro?

Bem, eu diria que os passeios no Atacama possuem mais ou menos 3 níveis diferentes de profundidade para se explorar: o basicão, os que adicionam uns passeios diferentes e aqueles que buscam trekkings e montanhismo. Seu roteiro vai depender muito do tipo de paisagens que você está buscando, do tempo que tem disponível e do nível de interesse.

 

Se você não quer muito blá blá, resumo aqui: com 5 dias você faz o básico mega corrido, com 8 dias é o ideal para conhecer bem e daí pra cima você vai explorar paisagens mais desconhecidas. (AMO!) Menos do que isso é loucura e não vale a pena, sério.

 

como funcionam os passeios no atacama?

Antes de falar sobre cada passeio em específico, acho importante explicar como funcionam os passeios tradicionais no Atacama, assim você consegue ter uma visão melhor do que te aguarda.

As agências vão te buscar no seu hotel, geralmente em uma van, te levar até os pontos programados para aquele passeio e vão parando para você caminhar e tirar fotos. Algumas agências oferecem ótimos planos de refeição, outras nem tanto, tudo depende de com quem você vai fazer.

Mas meu ponto é: você caminha muito pouco, não são passeios de aventura. Por isso o Atacama é um destino tão democrático, qualquer um consegue conhecer, pois não exige nenhum esforço além de se aclimatar. 

Se você procura aventura, trekkings e montanhas, fique tranquilo, pois não vai te faltar opções também, apesar de não serem clássicos. Pode pular mais pro fim desse post onde falarei melhor sobre o programa de aventura que fui conhecer nessa última viagem 🙂

 

Passeios no Atacama Lagunas Escondidas

Lagunas Escondidas

 

com qual agência fazer meus passeios no atacama?

Vou falar um pouco melhor sobre como funcionam as agências por lá em outro texto, mas a que indico é a FlaviaBia Expediciones. Nas 3 viagens fiz todos os passeios com ela e amo de paixão o serviço.

Eles focam muito em procurar horários mais tranquilos para visitar os lugares e na alimentação, que é muito famosa! A comida da Carlinha vai te deixar de queixo caído (juro!) e sempre servida em mesas lindas montadas com vistas para paisagens inacreditáveis. Pra mim, faz toda diferença na experiência.

 

alimentação de FlaviaBia Expediciones

Mesa montada, galera de roupões! | Foto de Flaviabia Expediciones

 

Por isso, os detalhes dos passeios que contarei aqui nesse post são sempre sobre a agência dela, pois são os que conheço. Se outra agência faz em outro horário, oferece outra comida e tem paradas diferentes, não sei te dizer, você tem que buscar mais infos com eles, ta?

Mas seja como for, esse texto vai te dar uma bela ideia sobre cada passeio em si e vai te ajudar a montar seu roteiro 🙂

 

Se você também amou esse passeio, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor  É só preencher esse formulário!

 

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

 

passeios clássicos no atacama

Vamos lá! Existem alguns passeios no Atacama que são mais clássicos, os que a maior parte das pessoas procuram e que estrelam as fotos do Instagram da galera:

 

 

Vou fazer um resumo rápido do que cada um oferece, mas para você ler detalhes mesmo, clique nos links para cair nos posts específicos, ok?

 

1 – Geyser del Tatio: Um dos maiores geysers do mundo, o maior da América do Sul! É um passeio muito frio, que pode chegar a -15 graus no inverno, mas oferece uma paisagem quase exclusiva aqui na América Latina. Você chega de van super cedo, contempla, toma café da manhã e por volta de 12:00 está de volta à cidade.

2 – Valle de la Luna e Valle de la Muerte: São duas paisagens visitadas no mesmo passeio, sempre na parte da tarde, saindo por volta das 15:00. Eles ficam pertinho da cidade de San Pedro e não possuem muita altitude, o que os tornam ideais para aclimatar. As formações são super lindas, e muita gente diz que parece a lua e marte!

3 – Laguna Cejar: Lagoas com a concentração de sal tão grande que não deixam seu corpo afundar. É uma sensação super diferente que você precisa experimentar pelo menos uma vez na vida. Mas o que eu mais curto desse passeio é o pôr do sol na Laguna Tebenquiche, e por isso só é realizado à tarde.

4 – Salar de Tara: Passeio de dia inteiro, principalmente porque fica distante da cidade. As paisagens são lindas, e você vai ver aquela formação de pedra que parece um pinto enorme, sabe? 😂 Eu só não sou muito fã dele porque a estrada para chegar é bem ruim, e eu enjoo.

5 – Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas: É meu preferido, então você não pode deixar de fora 😆 As Piedras Rojas são lindas demais, vermelhinhas e com uma vista privilegiada pra Montanha Minques. Em seguida vocês vão para as Lagunas altiplânicas, imagem clássica do Atacama. É um passeio de dia inteiro e imperdível.

 

passeios no Atacama clássicos

Passeios Clássicos, legenda nos números

 

Para ver somente os passeios no Atacama basicões, é possível fazer com 5 dias na correria! Esse é o mínimo. Eu não curto viagem tão corrida assim, mas vou passar essa “opção” para vocês para mostrar que é possível. Eu sei que nem sempre todo mundo consegue tirar férias ou tem apenas um feriadão para conhecer o deserto. Mas eu, Thaís, esperaria poder ter mais tempo para visitar com calma, viu? Não indico dessa forma.

 

Digamos que você poderia montar assim seu roteiro:

1º –  Chegada de manhã em San Pedro de Atacama – Valle de la Luna à tarde
2º – Lagunas Altiplânicas com Piedras Rojas
3º – Geyser del Tatio de manhã e Cejar à tarde
4º – Salar de Tara
5º – Ir embora

 

Então seriam pelo menos 5 dias pra completar o básico, e sem nenhum momento de descanso. Zero. É muita correria! Com menos que isso você não vê nem o básico. Entende por que não vale a pena pegar menos dias que isso?

 

alguns passeios diferentes

Daí existem outras várias opções de passeios no Atacama que são tão incríveis quanto os básicos e que você só consegue visitar se tiver mais tempo. Na real eu prefiro vários dessa lista aqui do que dos básicos (sou do contra mesmo… haha) e trocaria um monte. No fim eu vou contar pra vocês qual seria meu roteiro ideal, tá?

 

 

1 – Termas de Puritama:  São 8 poços de águas termais morninhas bem no meio do deserto. Depois de tantos passeios ou trekkings, vale muito a pena se presentear com um dia quase que livre! Os passeios da Flavia oferecem roupões, um coquetel maravilhoso, e até massagem na água!! Então é realmente um dia pra curtir e relaxar. A Flávia só te leva na parte da manhã, que é mais vazio.

2 – Trekking Guatin: Fica do lado de Puritama, por isso muita gente combina. É um trekking com subidas em pedra, mas muuuito leve, no máximo 2 horas. A vegetação ao redor é linda, e você pode ver muitos cactus. Dos leves, é um dos trekkings que mais curto, e da pra fazer logo no início da viagem para aclimatar.

3 – Vulcão Lascar: Mas pode ser o Toco também, viu? São os vulcões mais famosos e mais vendáveis do Atacama no momento. O Toco é um pouco mais leve e você caminha no máximo 1,5km e geralmente tem neve. No Lascar são 2,5 km. São superações super palpáveis, mas somente para quem tem mais tempo na cidade para aclimatar. Não rola fazer vulcão se você tem só 4 dias.

4 – Valle del Arco Íris: Como diria minha amiga Lua, é uma passeio histórico, geográfico e geológico. Você vai ver formações de pedras com efeito em três cores diferentes e indico para quem curte entender um pouco mais sobre geologia e as formações do deserto.

5 – Lagunas Escondidas: É um passeio relativamente novo, e que eu amei demais! São 7 lagunas com uma concentração de sal absurda, como na Cejar, e você também não afunda. A diferença é que nas Escondidas a água possui um azul tão bizarro quanto do Caribe. A Flávia também só faz esse passeio de manhã, por estar mais vazio. Quando eu fui não tinha ninguém além de nós.

 

Passeios no Atacama diferentes

Outros passeios diferentes, legendas nos números

 

Como viram, aqui já começamos a introduzir um pouco mais de trekkings e coisinhas diferentes, mas ainda nem estou falando de um roteiro para quem quer montanhismo, tá? Todos esses passeios são muito leves, e tirando vulcão, qualquer pessoa consegue fazer. Já recomendo um mínimo de 7 dias inteiros para conhecer mais passeios no Atacama. Na minha primeira viagem fiquei 8 e amei!

 

Digamos que você poderia montar assim seu roteiro:

1º –  Chegada de manhã em San Pedro de Atacama – Valle de la Luna à tarde
2º – Lagunas Altiplânicas com Piedras Rojas
3º – Geyser del Tatio de manhã e Cejar à tarde
4º – Lagunas Escondidas – Tarde livre (ou Arco Íris)
5º – Trekking Guatin com Termas de Puritama
6º – Salar de Tara
7º – Vulcão Lascar ou Toco
8º – Ir embora

 

Agora sim você conseguiu ver o Atacama de uma forma mais ampla! Dá para colocar mais dias? Claro que sim!! Existem opções de Sandboard (que nunca fiz) ou a galera simplesmente aluga uma bicicleta para andar pelos Valles e pela Garganta del Diablo, que são lugares tranquilos para ir sozinho. Ou seja, você facilmente cria um roteiro 10 dias com esses passeios no Atacama.

 

trekkings e montanhismo

Agora, se seu objetivo é trilhar, sua vida vai começar a mudar um pouco, pra melhor 🙃 O problema é que você vai querer ficar pelo menos 2 semanas no Atacama para saciar sua sede! rs

Viagem passada (Março/2017) eu fui estrear um roteiro de passeios no Atacama de aventura com a Flavia. Resultado: visitei lugares tão exclusivos que quase nunca encontrávamos uma alma viva no caminho! É uma visão completamente nova do deserto.

Contei nesse texto aqui qual roteiro fiz, mas descrevo também aqui alguns dos trekkings:

 

 

1 – Trekking no Valle de la Luna: Sim, é o mesmo Valle de la Luna do passeio clássico, a diferença é que você vai caminhar uma média de 3 horas e em uma área bem longe dos passeios de grupo. Qualquer um pode fazer, inclusive no início da viagem, pois ajuda aclimatar. O pôr do sol lá é incrível!!!!

2 – Trekking no Valle de la Muerte: Mesma ideia de caminhada de 3 horas em uma região nova. O mais incrível daqui é descer correndo nas dunas (algumas pessoas fazem sandboard por lá), foi uma experiência que não esquecerei nunca! Se você gosta de trilhar, sem dúvida esses dois passeios aqui valem mais a pena para você do que o tradicional!

3 – Trekking Machuca Rio Grande: Caminhada mais puxada de 16 km a uma média de 4.000 m de altitude. Dependendo do caminho que é feito e do grupo, claro, são de 5 a 7 horas de caminhada, mas em uma paisagem linda! Super indicado para quem quer preparar para um vulcão.

4 –  Cerro Quimal: É uma montanha super desconhecida e cheia de pedras soltas. É pra perder o medo de cair (e como eu caí!) e malhar as pernas. Aqui já é preciso bastões de trekking e uma disposição de 4 a 5 horas para completar a subida e descida a 4.200m de altitude.

5 – Trekking de Copacoya: O mais lindo do Atacama. Sério! Você caminha ao redor de uma montanha, do lado dos Geysers del Tatio, ou seja, você combina dois passeios em um. Tomamos café por lá e depois seguimos para 7 horas de caminhada e escalaminhadas. Se você está com um preparo bacana, faça esse treking, por favor!

6 – Salar de Capur: Você vai andar na região perto de Piedras Rojas, mas não lá exatamente (então eu não dispensaria o passeio comum). A caminhada na parte plana é linda demais, mas a subida é beeeem pesada. Muitas pedras soltas e inclinação forte, não é pra qualquer um mesmo! Foi o último que consegui fazer no programa.

 

roteiro aventura no Atacama

Trekkings no Atacama mais pesados, roteiro aventura

 

Tirando o Valle de la Luna e de la Muerte, você só pode fazer esses outros passeios no Atacama se tiver pelo menos 8 dias ou mais. Por quê? A maior parte exige aclimatação e preparo. Se você for para o Atacama só para trilhar, como eu fui, da para montar o roteiro mais ou menos assim em duas semanas:

 

1º – Chegada de manhã em San Pedro de Atacama – Trekking Guatin à tarde
2º – Trekking no Valle de la Luna
3º – 
Trekking no Valle de la Muerte
4º – Trekking Machuca Rio Grande
5º – Descanso
6º – Cerro Quimal
7º – Cerro Toco
8º –  Descanso
9º – Vulcão Lascar
10º – Trekking de Copacoya
11º – Descanso
12º – Salar de Capur
13º – Sandboard ou bike

 

outras opções de trekkings

Existem outros trekkings que você pode procurar saber a respeito, que fiz nos hotéis de luxo All inclusive Awasi e Alto Atacama, e outros que a Flavia fez sem mim (porque meu corpo não aguentou mesmo, no caso 😂):

 

  • Trekking Quebrada Kezala
  • Trekking Garganta del Diablo (onde o pessoal faz bike)
  • Vulcão Tumisa (5.658 m de altitude)
  • Vulcão Soquete ( m de altitude)

 

Infelizmente esses eu não tenho posts, mas você pode ver algumas fotos. Se interessar, e seu preparo e tempo permitir, procure saber melhor se consegue organizar um passeio pra você! 😉

 

Passeios no Atacama trekkings

Ainda vou sumir nesse Tumisa!!!

 

Ah, não se esqueça também do passeio de balão, que é novidade no deserto! Você precisa de uma manhã inteira para poder fazer sem correria.

 

balão no Atacama

Foto tirada pelo Ballons Over Atacama

 

meu roteiro ideal

Bem, o que eu acharia ideal como roteiro de um marinheiro de primeira viagem, mas que gosta de fazer trilhas, seriam os seguintes passeios no Atacama:

 

1º – Chegada no Atacama de manhã e Trekking no Valle de la Luna à tarde
2º – Geyser del Tatio de manhã  e Trekking no Valle de la Muerte à tarde
3º –
Piedras Rojas com Lagunas Altiplânicas
4º – Lagunas Escondidas e bike livre à tarde
5º – Guatin com Puritama (ou Salar de Tara)
6º – Trekking Machuca Rio Grande para os menos preparados ou Copacoya para os mais (amo esse!)
7º – Vulcão Lascar
8º – Ir embora

 

Lembre-se sempre de organizar os passeios com aclimatação para não passar mal de altitude, viu? Não adianta chegar no Atacama com 4 dias e querer fazer Salar de Tara (mais 4.000 m de altitude) no primeiro dia e Vulcão Lascar no segundo (5.200 m) que você vai passar mal! Mais certo como 2 + 2 são 4.

 

Mas quem monta seu roteiro ideal é você, meu amigo! 🙂  Agora você tem todas as armas para saber e entender bem sobre os passeios no Atacama e escolher os que mais se encaixam com seu perfil.

 

 

Se ficarem em dúvida se seu roteiro vai dar certo, conta aqui nos comentários e eu te ajudo! 

 

LEIA MAIS

 

6 Comentários

  1. Thaís! O meu já está montado pra 5 dias
    1-Vale de la luna
    2-Piedras Rojas lagunas altiplanicas
    3-Lagunar Cejar
    4-Lagunas Escondidas
    5-TERMAS DE PURITAMA
    e se der tempo vou fazer Tour do Vinho Salar de Atacama
    Todos esses passeios vai sair por R$ 2.002,65 com a FláviaBia

  2. Thaís! O meu já está montado pra 5 dias
    1-Vale de la luna
    2-Piedras Rojas + lagunas altiplanicas
    3-Lagunar Cejar
    4-Lagunas Escondidas
    5-TERMAS DE PURITAMA
    e se der tempo vou fazer Tour do Vinho + Salar de Atacama
    Todos esses passeios vai sair por R$ 2.002,65 com a FláviaBia

  3. Heiiii, eu fiz quase todos os passeios, tirando o vale do arco-íris! Menina, AMEEEEEEEEIIII o sandboard. Quase fui de novo nele, só que dessa vez o noturno com dj, mas infelizmente eles não conseguiram pessoas suficiente. Fiz todos os passeios pela Flávia também… sem comentários o serviço, né? Sensacional! E claro, falei de você para o Elias no meu último dia do vulcão. Fiquei no total 6 dias inteirinhos e não parei nenhum dia. Achei corrido? Nem tanto, sabia? Ateh colocaria mais coisa. Na verdade, fiquei louca quando ouvia alguém falando que ia dormir a tarde ou pegar a manhã para dormir. Eu ficava tipo: NÃOOOOOOOO!!! Aproveite cada segundo!!! Durma no Brasil!
    Enfim, aproveitei cada segundinho..
    Se eu voltar ao Atacama vai ser realmente para fazer esses passeios diferentes que a Flávia está introduzindo. Caso contrário, declaro missão cumprida no Atacama! Legal, né?
    Amei tudo!!!
    A comida da Flávia eh sensacional!!! Fiquei perguntando para os guias como que eles não engordavam… Aih o Genaro disse que engordou bastante! hahaha Como não engorda, né?

    • Oi Camilla, que comentário incríiiiiivel, amei!!
      Menina, esse lugar é impossível ficar parado, né? Vale demais a pena voltar pra fazer esse roteiro de aventura, você vai amar. É cada cantinho novo e inexplorado que você nem acredita! Foi uma visão completamente nova do deserto pra mim.
      A questão de dencansar é que tem gente que passa mal com altitude, né? Eu não sinto naaaada, graças aos céus!!
      E eu só não engordei nessa viagem porque andava demais, porque a comida da Carlinha é de deixar qualquer um gordito! hahahah Até porque pra ser magro só o Elias mesmo né, que come fruta nos descansos das montanhas (eu estava sempre agarrada em um chocolate.. haha)

      Beijo flor! Amei sua visita! <3