Roteiro no Atacama de 5 dias – é suficiente?

Quer saber quais os melhores passeios no Atacama? Eu já fui algumas vez para o deserto chileno e posso dizer com propriedade: há muita coisa para ver e a gente fica até confuso na hora de planejar a viagem. Por isso resolvi fazer este post com dicas certeiras  para quem vai ficar cinco ou três dias por lá. Vale lembrar que a ideia é sempre priorizar passeios mais tranquilos e com altitude moderada para se aclimatar nos primeiros dias – eu explico melhor sobre isso abaixo. E já sabem, qualquer dúvida é só escrever nos comentários.

++ Descubra quanto custa viajar para o Atacama
++ Veja o como programar sozinho sua viagem pro Atacama

Laguna Tebinquiche no Deserto do Atacama
Bem plena para ver o entardecer na Laguna Tebinquiche

COMO MONTAR UM ROTEIRO NO ATACAMA


Para montar um roteiro de cinco dias no Atacama é preciso priorizar. Há passeios de meio dia e dia inteiro, então o legal e ver quantos de cada quer fazer e montar o quebra-cabeça. Não existe um itinerário ideal. Ele muda para cada tipo de viajante, mas eu deixei minha sugestão a seguir para vocês terem um ideia.

++ Descubra 10 cenários incríveis no Deserto
++ Confira como conseguir um voo barato de Santiago para o Atacama

E aquele lembrete maroto: o Atacama está, em média, a uns 2.500 metros de altitude e alguns pontos, como os Geysers del Tatio, ficam a cerca de 4.000 metros. Tem viajantes que passam mal por conta disso, com dores de cabeça e enjoo, por exemplo.

Geyser del Tatio Atacama
Os Geysers del Tatio rendem fotos ótimas

A dica de ouro é começar devagar e fazer passeios mais sussas, tipo explorar o o povoado de San Pedro de Atacama e o Valle de La Muerte nos primeiros dias. Além disso, beba muita água, evite comidas pesadas e respeite os limites do seu corpo, isso ajuda a contornar os efeitos do mal de altitude pra você curtir a viagem sem perrengues.

ESCOLHENDO A AGÊNCIA IDEAL NO ATACAMA


O primeiro passo para uma boa viagem é ter o apoio de gente que entende bem o destino, conta com equipe atenciosa e preparada, além de bons carros e equipamentos. Por isso indico sem medo a FlaviaBia Expediciones, parceira aqui do blog e quem sempre apoia a Thaís quando ela vai fazer um roteiro em San Pedro do Atacama.

agência no Atacama FlaviaBia Expediciones
Flavia Bia Expediciones: pode fechar com elas sem medo!

Peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor.  É só preencher esse formulário!

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

QUANTOS DIAS FICAR NO ATACAMA?

Tá aí uma pergunta difícil, pois eu sempre acho que o deserto do Atacama deixa um gostinho de quero mais independente do tamanho do roteiro. Mas vamos ser práticos, nem todo mundo tem muito tempo ou $$$ para férias longas.

++ Descubra qual a melhor época para conhecer o deserto Chileno
++Leia mais sobre como arrumar sua mala para o Atacama (Especial Meninas)

Se for ficar três dias por lá, dá para curtir alguns dos passeios mais clássicos do destino. Já durante um roteiro de cinco dias, o mais legal é poder incluir atividades mais diferentonas como a Quebrada Kezala.

O QUE FAZER NO ATACAMA EM 3 DIAS

Eu amooo as paisagens do Atacama, que vão de formações rochosas em vários tons de marrom até lagunas e geysers. Em três dias eu recomendo conhecer o básico para ter uma dimensão desta variedades de cenários. Na prática seria mais ou menos assim.

++ Já sabe como é câmbio no Atacama e qual moeda levar? 
++ Precisa de seguro viagem para ir ao Chile?

Dia 1| Explorar o pueblo de San Pedro de Atacama, que é a base para explorar a região. A rua principal – e basicamente a única – é a Caracoles. Ela é muito charmosa e tem várias lojinhas, bares e e restaurantes. Depois indico um passeio de meio período para ver as dunas do Valle de La Muerte e o Valle de La Luna.

Por do sol rosado no Valle de la Luna
Por do sol rosado no Valle de la Luna

Dia 2 | Pela manhã, uma sugestão legal e não tãaaao clichê é passear na Garganta del Diablo. São várias paredes enooormes e a sensação, ás vezes, é de estar num labirinto. A tarde é hora de ver as lagunas que ficam no meio do deserto e uma das mais legais é a Laguna Cejar. Nela você não afunda pela concentração de sal na água – maior do que a dor Mar Morto. De quebra, na mesma saída, ainda rola conhecer os Ojos del Salar e a Laguna Tebinquiche.

Dia 3 | Aí que difícil escolher, ainda tem tanta coisa legal. Mas no caso do roteiro de três dias acho que o ideal é conhecer os Geysers del Tatio. Ele ficou pro último dia pois está a mais de 4 mil metros de altitude e o corpo precisava se acostumar. Mas vá preparado para o frio, pois a saída do hotel é de madrugada para ver os os jatos de água em ação bem cedinho. Eles podem chegar a 80 metros, é demais 😀

MEU ROTEIRO DE 5 DIAS NO DESERTO DO ATACAMA

Com um pouquinho mais de tempo, dá para incluir uns passeios mais diferentes e fora do circuito turístico. Além, é claro, dos clássicos que a gente ama como a Laguna Cejar e outros passeios com mais altitude como as Lagunas Altiplanicas e os Geysers del Tatio.

Dia 1| San Pedro de Atacama e trekking Cuchabrache
Vamos explorar o centrinho, talvez fazer umas comprinhas – será? – e depoois nos aventurar. Este trekking é uma boa opção para o primeiro dia pois não exige muito em relação a altitude. Você caminha duas horas mais ou menos, o guia vai acompanhar seu ritmo, e vê formações incríveis. E quase sempre há pouquíssimas pessoas por lá, então este pedaço do deserto do Atacama é praticamente só seu.

Trekking em Cuchabrache, no deserto do Atacama
Cuchabrache só pra gente

Dia 2 | Valle de La Muerte, Valle de la Luna e Laguna Cejar
Acho que o dia pode começar com uma caminhada no Valle de La Muerte e, depois, no Valle de la Luna para tirar muitas fotos das formações rochosas e dunas do local. Se tiver vontade dá até para fazer sandboard por lá. Já a tarde, recomendo a saída para nadar na Laguna Cejar, conhecer os Ojos del Salar e curtir o entardecer diante da Laguna Tebinquiche.

++ Leia tudo sobre o passeio da Laguna Cejar

Dia 3 | Garganta del Diablo ou Lagunas Escondidas e Quebrada de Kezala
Que tal encarar o passeio de bike até a Garganta del Diablo? São 10km desde o centrinho de San Pedro e, ao chegar, somos recebidos com enooormes paredões rochosos. É impressionante! Agora se a vontade for ver mais lagunas de azul intenso, indico o passeio para as Lagunas Escondidas. E para terminar o dia, sugiro conhecer a Quebrada de Kezala que foi um dos lugares onde vi as cores mais fortes e mais laranjas do Atacama. Fica especialmente bonito perto do pôr do sol.

paisagens no Atacama Lagunas Escondidas
Lagunas Escondidas

Dia 4 | Geyser del Tatio e Termas de Puritana
Já mais aclimatados com a altitude, dia de madrugar para ver os geysers do Atacama em ação. Lembre-se que poderá encarar temperaturas negativas e vá agasalhado. O passeio geralmente acaba no começo da tarde, então dá para emendar com visita às Termas de Puritana. São 8 poços de águas termais morninhas, com temperatura de aproximadamente 30 graus para ficar nadando de boa.

++ Saiba mais detalhes sobre o passeio dos Geysers del Tatio
++ Confira o que achei das termas do Atacama

Temperatura dos Geyser del Tatio
Look do dia quentinho para curtir os geysers do Atacama

Dia 5 | Lagunas Altiplânicas ou Vulcão Lascar
Como fiquei na dúvida, achei melhor sugerir estes dois passeios que podem levar quase o dia todo. As Lagunas Altiplânicas são a alternativa para quem quer algo não tão cansativo, pois a programação é basicamente andar, curtir o cenário e fazer um piquenique na área. Agora quem quer intensidade pode fazer a subida do vulcão Lascar, a uns 5 mil metros de altitude.

Afinal, quantos dias eu preciso para um bom roteiro no Atacama


Quantos mais melhor, mas o mínimo do mínimo são três dias de roteiro no Atacama. E com cinco já dá para ter uma dimensão melhor de tudo que o deserto chileno tem a oferece. Eu acho a segunda opção mais interessante. O motivo? Para chegar até o destino leva um tempinho e assim dá mais tempo para se aclimatar. A viagem rende mais. Para fechar, indico nosso parceiro de chip de viagem para você já chegar no Chile conectado e pronto para postar. Leitor do blog tem desconto e ainda ajuda a gente a continuar produzindo posts como este aqui <3

E aí, o que acharam dos roteiros? Mudariam algo? Contem pra mim nos comentários

LEIA MAIS

Me conte sua dúvida ou experiência