Roupas para safári na África – o que levar para o Quênia

Quais roupas para safári na África são as ideais? Fazer mala para viagem nunca é uma tarefa fácil (pelo menos pra mim), ainda mais para um continente que nunca tinha visitado. Para completar, fui curtir uma atividade que nunca tinha feito na vida hahaha! Mas olha, confesso que arrumar a mala para um safári não é tão complicado assim. Mas deixa eu confessar: no fim das contas, foi até bem fácil montar a mala e acertei nos looks. Mas para facilitar a vida de vocês, vou compartilhar meus MUITOS acertos e alguns erros para deixar o job mais fácil.

++ Saiba como foi meu primeiro safári na África
++ Conheça o centro de girafas de Nairóbi

Roupas para Safari na África

MALA PARA FAZER SAFÁRI NO QUÊNIA


Bem, como já contei nesse post aqui, fiz meus safaris no Parque Nacional de Masai Mara, no Quênia. Claro que em outros lugres da África o clima pode ser diferente e você talvez precise de 1 ou outro casaco a mais. De qualquer forma, no geral, acredito que essas dicas de que roupas levar para o safári poderão ser aproveitados por todas, independente da cidade que forem visitar.

No hotel que estava hospedada, o Intrepids Masai Mara, podíamos fazer safaris em 3 horários diferentes: 6:30, 10:30 e 16:30 (para ver os animais de diversos hábitos diferentes), e cada horário pedia um detalhe diferente nas roupas.

SAFÁRI NA ÁFRICA DE MANHÃ CEDO


Você vai acordar no meio da Savana, e só por conta disso o clima vai estar bem fresquinho ou até um pouco frio. Como os carros que andamos são abertos, no deslocamento o vento é gelado, então indico levar um casaco e ir de calça. Levei um desses North Faces de trilha, sabe? Nada muito grande, mas também não muito fino.

Para os mais friorentos, uma touca pode ser interessante. Por outro lado, tinha gente no meu grupo de jeans de boa. Eu levei calças de tecido que são mais levinhas, mas por preferência. E há quem prefira levar aquelas leggings térmicas por garantia.

Casaco para safari na África
O único casaco que levei.

No nosso carro tinham cobertores disponíveis para quem tivesse com mais frio, mas cada empresa é diferente. No seu primeiro dia, vá com roupas para safári na África mais quentinhas, ou leve um casaco extra, até descobrir melhor como é a estrutura do local escolhido.

CHIP DE INTERNET COM 15% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip do O Meu Chip tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 15% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!


SAFÁRI PERTO DE MEIO DIA


Nesse horário já começa a ficar bem quente. Até da para você usar calça, mas o sol pode castigar um pouco. Nesse período eu preferia shorts jeans mesmo, e um chapéu cai bem! Como já disse, o teto dos carros são abertos, então o sol vai direto na cuca.

Você pode usar um boné ou qualquer outro tipo de chapéu que não voe (info muito importante, afinal você não quer ficar segurando o chapéu o tempo inteiro e perder as fotos). Qualquer chapéu serve, mas se você comprar um de safári, com aquela cordinha, vai entrar mais no clima 😎

roupas para safari na África
Chapéus são bem vindos!

SAFÁRI DURANTE O POR DO SOL


No horário de 15:30 ainda vai estar quente, mas ao entardecer pode esfriar um pouco. Especialmente se você for fazer algum picnic ou refeição na Savana. Na verdade, eu não sentia muito frio, não, mas os africanos já estavam se encasacando todos por volta das 17:00. rsrs

camisa de safari na África
Usando a camisa de safari que comprei por lá! 🙂

 

Nesse horário as roupas para safari na África que eu optava eram camisas de manga longa bem fininhas, que protegem do vento e do sol ao mesmo tempo. Mas fininhas meeeeesmo, senão vai morrer de calor!

QUE SAPATO USAR?


Lembre que serão poucas as situações em que você vai sair do carro, então você não vai precisar de um sapato especializado, nem nada disso. Eu usei um All Star douradinho que voltou super limpo. Qualquer sapato fechado serve, só não vá de chinelo ou sandálias que soltam, pois podem incomodar ou machucar seu pé. No fim das contar, tênis são sempre uma escolha certeira.
 

Tênis para safari na África
Tênis comum, nada que você não tenha no armário.

PODE USAR ROUPAS COLORIDAS NO SAFÁRI?


Fiquei curiosa porque todo mundo usa caqui e verde. É meio óbvio, na verdade, por questão de camuflagem para não espantar os bichinhos. Mas não há problema nenhum em usar qualquer outra cor… você não precisa montar um armário com roupas para safári na África só para fazer a viagem, ok?

Os carros já tem as cores apropriadas, e uma ou outra camisa colorida no meio da brincadeira não vai fazer os bichos correrem de você. 

Curiosidade: a cor vermelha afasta os leões, pois é a cor que os Masais (tribo que matava leões) usam.

roupas de safari na África
Aqui você pode ver as roupas que a galera usava. O locais estão todos de caqui! rs

 
Eu evitava usar preto, por causa do calor mesmo, mas fui até de camisa rosa, como vocês podem ver. Tente levar roupas claras, frescas e um casaco mais quentinho. Ponto, sem mistério.

CHECKLIST DE ROUPAS PARA SAFARI NA ÁFRICA


A quantidade de peças vai depender de quantos dias você vai ficar, claro, mas essa foi minha mala para 2 dias em Masai Mara, com direito a 4 safáris.

  • 2 calças de tecido
  • 1 short jeans
  • 2 regatas
  • 1 camisa de manga longa fresca
  • 1 camisa de tecido fresca para jogar por cima
  • 1 camisa de safari (que comprei lá só por estilo, não é necessário)
  • 1 casaco mediano
  • 1 boné
  • 1 chapéu de safari
  • 1 tênis All Star (ou qualquer outro fechado)
  • Acessórios que comprei na cidade (só para compor o look também)
  • 1 óculos escuro
  • Protetor solar

É importante lembrar que as cias aéreas domésticas aqui no Quênia não permitem mais de 15kg de bagagem, então não leve nada desnecessário!

MONTAR UMA MALA COM ROUPAS PARA SAFÁRI É FÁCIL, VIU?

Gente, deu para perceber que prestando atenção às quantidades e tipos de roupas, montar sua mala é bem tranquilo. Também não esqueça dos acessórios, chapéu ou boné, tênis confortáveis e boa. Está pronto para explorar as belezas naturais dos safáris do Quênia e, provavelmente, de muitos outros países da África do Sul. Eu não esqueci nada, só comprei a camisa caqui de safári no próprio hotel por vontade mesmo. Paguei $37, aliás, se tiver curiosidade em relação a preços 🙂 

Acharam fácil também, não é?

Me conte sua dúvida ou experiência