Natureza intocada: o que fazer nas Serras Gerais, no Tocantins

O estado brasileiro vai muito além de Jalapão. As Serras Gerais, no Tocantins, é um paraíso para os amantes de natureza mas com um bônus: ele está começando a entrar no radar dos viajantes agora. Na prática, o destino ainda tem aquele clima pacato e pitoresco, quase um paraíso escondido mesmo… E eu gosto de me gabar um pouquinho e dizer que já descobri esse lugar há um tempo e tenho ótimas dicas para compartilhar. Sabia que fui uma das primeiras blogueiras a produzir conteúdo oficialmente sobre o destino? <3

++ Leia sobre minha primeira experiência nas Serras Gerais
++ Confira
quanto custa viajar para o Jalapão

Serras Gerais Rio da Conceição
A linda cidade de Rio da Conceição, nas Serras Gerais

ONDE FICAM AS SERRAS GERAIS; COMO CHEGAR


Maior cadeia de serras do Brasil, a região das Serras Gerais fica no sudeste do Tocantins e está repleta de atrativos para quem curte ecoturismo. São menos de três horas entre o aeroporto de Palmas e primeira cidade da área turistíca, Natividade.

++ Não esqueça o Seguro Viagem

Contudo ela é só o ponto de partida, afinal o roteiro ainda vai para outros locais. Entre eles, as cidades de Pindorama, Dianópolis, Rio da Conceição, Almas, Arraias, Lavandeira, Taguatinga e Aurora. Falo mais sobre elas nos próximos tópicos.

Outra opção é chegar via Brasília, sendo que a cidade mais próxima das Serras Gerias é Aurora do Tocantins. Mas o trajeto entre um ponto e outro tem mais de 450 quilômetros. Na minha opinião, só vale a pena se conseguir um voo bem mais barato do que para Palmas.

caminho do passeio das 17 travessias nas Serras Gerais
Um trecho do passeio das 17 travessias que falo mais para a frente. O visual é incrível ou não?

O QUE TEM PARA FAZER NAS SERRAS GERAIS


O destino conhecido como Serras Gerais nasceu da união de várias cidades pequenas com atrativos naturais incríveis. Juntas, elas compõem o roteiro turístico desta região tão incrível do Tocantins. E, obviamente, ecoturismo é o foco por aqui, mas naaaada de paisagens iguais, naqueles lugares que você já cansou do cenário no segundo dia.

Aqui tem MUITA coisa para fazer. Seja dar um mergulho numa cachoeira, seja fazer uma trilha em áreas de mata fechada. A seguir, falei sobre alguns dos principais atrativos da região, boa parte deles na cidade de Rio da Conceição. Acho que eles dão um bom panorama do que esperar das Serras Gerais.

Rio azuis Serras Gerais Tocantins
Rio Azuis nas Serras Gerais <3

LAGOA DA SERRA


Principal atrativo da cidade de Rio da Conceição, a Lagoa da Serra. Obviamente, as água são mega calminhas, então dá para nadar tranquilamente e até fazer stand up. Quando eu fui, a área estava praticamente deserta: foi incrível e super tranquilo. Na foto, não dá para ver tão bem, mas as águas estavam bem transparentes e cheias de peixinhos. No entanto, dizem que em algumas épocas do ano a água fica mais azulada. Fora que o visual das Serras, ao fundo, é demais.

Lagoa da Serra Rio da Conceição
A lagoa toda só para nós!

TRILHA AQUÁTICA 17 TRAVESSIAS


Também na cidade de Rio da Conceição, consiste em um caminho com várias quedas de água em meio a pedras e várias lagoinhas. Confesso que achei a sublinha do começo meio puxada, mesmo com o corrimão e tal. E, nesta hora, fez toda a diferença estar com guia, porque ele ia indicando os melhores lugares para pisar e como driblar alguns obstáculos. MAAAAS tudo isso vale super a pena, pois o visual é incrível.

O ápice do passeio é a última parada, a cachoeira do brejo, que é enorme e lindona. Além de vazia, como quase todas as atrações da região. É uma delícia esta sensação de estar realmente descobrindo um lugar tão incrível. Eu aposto que logo logo isso aqui vai bombar e fico muito feliz de ter conhecido enquanto a área ainda está em ascensão turistíca, rs.

passeio 17 travessias nas Serras Gerais
Eu me diverti demais neste passeio, gente!

BOIA CROSS


É turismo com emoção que você quer? Então anote esta dica: curtir o passeio de boia Cross pelo Rio da Conceição fez eu me sentir aventureira demais… Não que seja algo super assustador, mas dá um friozinho na barriga descer o rio sentado apenas em uma boia, rs, Para não ter dor de cabeça, sempre coloque segurança como prioridade, hein?! Além de utilizar equipamentos de proteção, contrate o passeio com agência especializadas e credenciadas, hein?!

Bóia Cross Rio da Conceição Serras Gerais
Bóia Cross Rio da Conceição Serras Gerais

O QUE MAIS CONHECER NAS SERRAS GERAIS


As dicas acima foram só um gostinho, porque tem muito mais coisa para fazer. Um exemplo é dar um tempo na aventura para curtir a história da cidade de Natividade. Mais antiga do Tocantins, carrega muita história de extração de ouro e até me lembrou Ouro Preto, em Minas Gerais.

A cidade de Almas também não pode faltar no roteiro. Lá dá para conhecer um pouquinho da vida local, bem raiz sabe? Eu fique hospedada na casa de um casal nascido e criado lá. Eles receberam a gente com carinho, café, tapioca e até oração para proteger nossos caminhos <3

Outra dica é conhecer a Lagoa do Japonês, na cidade de Pindorama, que só fui na minha segunda passagem pelas Serras Gerais. Água incrivelmente azul, fique apaixonada!

ONDE FICAR NO RIO DA CONCEIÇÃO


As agências da Serras Gerais são ótimas em sugerir acomodações nas diferentes cidades que compõem o roteiro turístico deste pedacinho do Tocantins. De qualquer forma, acho legal compartilhar a MINHA experiência. Eu fiquei na cidade de Rio da Conceição, pois a maior parte dos passeios que eu queria fazer ficam por aqui, ou seja, os deslocamentos acabaram sendo menores por conta disso. Achei a cidade simpática e opções de hospedagem com bom custo benefício. As dicas oficiais são o hotel Quintal de Casa e o Hostel Rio Sol, que tem quartos privados!

Hotel Serras Gerais Rio da Conceição
Quintal de Casa: um pouquinho do hotel que fiquei na minha ultima viagem para as Serras Gerais

COMO IR PARA AS SERRAS GERAIS


Dá para preencher fácil uma semaninha por lá sem repetir nenhum programa. Tem programa para a galera que encara feliz algumas horas de trilha e também caminhadas mais curtas que logo levam a cachoeiras ótimas para passar a tarde de boa. Todo mundo consegue se divertir, mas para isso faz toda a diferença ter alguém expert na região te ajudando a montar o roteiro.

Eu fiz tudo com a agência Seriema, da Fê e mais um pessoal incrível que está mais do que disposto a mostrar os encantos das Serras Gerais. Eles têm uma paixão real pelo destino sabe e querem fazer a gente ficar in love por lá também – o que não é difícil.

Faça aqui a cotação com a agência Seriema Ecoturismo e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

Além disso, já dou algumas dicas, assim, como fiz neste post do Jalapão: escolha apenas agências confiáveis. Para fazer passeios, os guias precisam ser certificados sabia? Ter treinamento não só para atender turistas, mas para mostrar a região de forma sustentável, sem agredir a natureza.

Tudo é muito responsável e essa é uma das coisas mais legais das Serras Gerais. Você estar aqui, passeando, é uma forma de ajudar a comunidade que vive do turismo e tal.. Mas preservar o meio ambiente é prioridade.

ALUGAR CARRO E FAZER OS PASSEIOS POR CONTA ROLA?


Quem é da região, pode usar veículos próprios tranquilamente de uma cidade a outra. Muitos dos passeios também tem caminhos tranquilos, com estradas asfaltadas. Bem tranquilo,. Porém, para os passeios mato adentro, recomendo demais contratar um receptivo. Eles já têm carros altos e próprio para o caminho, geralmente 4×4, e motoristas experientes em evitar uma chuva errada pelo trajeto. No fim, eu acho mais prático já deixar tudo organizado com a agência e só curtir quando chegar lá.

QUANTOS DIAS PARA CONHECER AS SERRAS GERAIS

De acordo com o pessoal da Seriema, os roteiros mais vendidos são os 3, 5 ou 6 dias. Eu recomendo os dois últimos, para conhecer a região sem correria. Com tempo para contemplar a natureza e ficar de boa, sabe? Para a gente que é de cidade grande, como eu que moro em São Paulo, é uma ótima forma de desacelerar. <3

MELHOR ÉPOCA PARA EXPLORAR O DESTINO DE TOCANTINS


Final de abril até novembro é o período com menos chuvas, portanto ideal para atividades ao ar livre. Maio é a dica do pessoal de lá, pois não chove mas as cachoeiras ainda estão cheias, sabe? Vale lembrar que em junho e em julho, as águas da região estão bem frias. Eu prefiro ir quando está mais quente, mesmo que as caminhadas sejam mais chatinhas, para poder mergulhar sem medo, rs! Agosto, setembro e outubro, para os friorentos como eu, são ideais pois o clima já está mais quente, mas não no auge do calor.

Bem plena curtindo o bom tempo das Serras Gerais

DICA: As cachoeiras do Paraíso, em Natividade, secam durante a época de estiagem, especialmente da metade para o fim. Indo em maio, as chances são grande de conseguir visitar o local

ROLA IR PARA O JALAPÃO E SERRAS GERAIS NA MESMA VIAGEM?


Você vai se jogar na natureza! Mas vai precisar de tempo: recomendo, no mínimo, umas duas semanas para combinar Serras Gerais e Jalapão no mesmo roteiro.

++ Descubra mais detalhes de onde fica o Jalapão e como chegar

Lembrando que Jalapão é um grande destino de ecoturismo no Brasil. Você vai mergulhar em uma cachoeira azul e de água quente, a Cachoeira da Formiga. Vai tentar afundar nos famosos fervedouros do Jalapão e também vai se encantar com o por do sol nas dunas.

As paisagens são inúmeras. Dentre dunas, rios, cachoeiras e fervedouros, o Jalapão convida para uma imersão completa na natureza. E, assim, você já foi até o Tocantins, então nada mais justo aproveitar para conhecer os dois principais destinos do estado de uma só vez <3

Mergulho nas águas da Cachoeira da Formiga

CONHECE AS VANTAGENS DE TER SEGURO VIAGEM NO BRASIL?

Ué, Thaís, se estou viajando dentro do meu próprio país e tenho plano de saúde, para que preciso de seguro de viagem? Pode parecer besteira, mas muita gente não dá atenção para as inúmeras vantagens de contratar um seguro viagem mesmo viajando pelo Brasil.

Se você estiver a mais de 100 km de distância da sua casa o Seguro já é válido e pode cobrir despesas como extravio de mala, assistência jurídica (caso você bata um carro, por exemplo), assistência funeral e até indenização por falecimento, que seu plano de saúde não cobre. Já pensou nisso?

Um seguro viagem no Brasil costuma custar uma média de R$30,00 para 1 semana de viagem somente. Eu nunca viajo sem, porque o valor é muuuuito baixo para garantir minha tranquilidade!

E ainda vou te dar uma dica de ouro: você já pensou em mudar seu plano de saúde para a categoria Estadual ao invés de Nacional?  Geralmente eles custam metade do preço dos nacionais e você pode viajar dentro do Brasil com seguro viagem. Desde que fiz isso, economizei mais de R$2.000 ao ano 😉

Seguro Viagem: Brasil
GTA BRASIL 18 GTA BRASIL 18 Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 600 R$ 4/dia*
APRIL 15 Brasil Basic APRIL 15 Brasil Basic Assistência médica R$ 15.000 Bagagem extraviada R$ 1.000 R$ 4/dia*
ITA 18 NACIONAL ITA 18 NACIONAL Assistência médica R$ 18.000 Bagagem extraviada R$ 300 (COMPLEMENTAR) R$ 5/dia*

SERRAIS GERAIS, NO TOCANTINS: DICAS FINAIS


Acho que vou encerrar este post enooorme sobre as Serras Gerais, no Tocantins, com dicas do que levar na mala. Vamos lá: calças, camisetas e tênis para trilhas são os itens óbvios. Melhor ainda se cada peça tiver proteção UV e seu material for a prova d’água ou secar rápido. Chapéu e boné também fazem a diferença, assim como as roupas para mergulhar nos rios e cachoeiras são essenciais para o curtir o roteiro. Além disso, leve repelente e protetor solar para poder ficar de boa ao ar livre sem se preocupar com picadas ou aquela a marca do óculos de sol horrorosa no rosto, rs.

Me conte sua dúvida ou experiência