Transporte em Paris: tickets, preços, uber e dica de app!

Na Europa, uma das maneiras mais fáceis, baratas e rápidas de se locomover dentro das cidades é de metrô ou trem, e o transporte em Paris não seria diferente.

Com 16 linhas de metrô e mais de 300 estações, aprender como se locomover parece mais difícil do que é, por isso, vou facilitar um pouco sua vida com dicas práticas que coletei aqui durante a viagem, já solucionando todas a dúvidas que tive 🙂

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnaEuropa para ver mais fotos!

 

transporte em Paris

Foto de Maziarz Via Shutterstock

 

Qual o melhor ticket de metrô em Paris para sua viagem?

O metrô de Paris funciona super bem, apesar de não ser o mais limpo do mundo. Talvez por ser uma via muito antiga dê a impressão de lugar mais velho, mas o que importa é que funciona perfeitamente bem!

Uma das informações mais importantes sobre o transporte em Paris é saber qual tipo de ticket que você vai comprar, pois nem sempre os ilimitados serão a melhor opção pro seu tipo de viagem. A ideia é não perder dinheiro.

 

É possível comprar:

  • Tickets individuais – 1,90 euros
  • Combos de 10 tickets com desconto – 14,50 euros
  • Tickets de 1 dia (ilimitado) – 11,65 euros
  • Tickets de 2 dias (ilimitado) – 18,95 euros
  • Tickets de 3 dias (ilimitado) – 25,85 euros
  • Tickets de 5  dias (ilimitado) – 37,25 euros

 

À primeira vista os tickets diários ilimitados parecem super atrativos, já que ilimitado a gente gosta, né? hahah Mas temos que parar para calcular. Digamos que você compre o ticket de 1 dia: para realmente valer a pena, você deve pegar pelo menos 6 trajetos de metrô para sair mais barato que os 1,90 do ticket unitário.

E mais: se você comprar o combo de 10 tickets com desconto, cada um sai por 1,45. Ou seja, você teria que usar mais de 8 vezes o metrô naquele mesmo dia para valer realmente a pena o ticket ilimitado de 1 dia.

 

tickets de metrô em Paris

Tela para comprar o combo, fica ali em baixo meio “escondido”

 

Se você comprar o combo de 10 tickets, pode ir usando ele aos poucos durante vários dias!

 

Andar a pé em Paris é uma das coisas mais gostosas na cidade, então permita-se se perder pelas lindas ruas e use o metrô somente para longas distâncias!

 

Se você for ficar poucos dias na cidade e seu roteiro for muuuito apertado e for usar várias vezes o metrô, talvez um ilimitado desse seja bom pra você. Aí no caso é calcular e ver qual será o melhor tipo de transporte em Paris pra seu estilo de viagem 🙂

 

Ah, outro detalhe: os tickets, tanto unitários quanto diários são SUPER pequenos, e não em forma de cartão tipo pré pago. Perder é muito fácil, eu perdi um de 3 dias 🙁  Guarde em um lugar muito seguro, senão são 25 euros ralo a baixo…

 

ticket de metrô em Paris

Olha o tamanho do safado!

 

Como comprar o ticket do metrô?

Na maior parte das estações de transporte em Paris você vai encontrar máquinas automáticas. É super fácil comprar seu bilhete sozinho, é só no início mudar para versão em inglês ou espanhol.

 

Mas fique ligado no seguinte: algumas máquinas só aceitam cartão, ou só aceitam moedas… se você quiser pagar com notas procure um atendente físico, não precisa pagar IOF do cartão à toa, ok?

 

máquinas automáticas transporte em Paris

São essas máquinas que você vai procurar!

 

TREM RER, o que é?

Alinhado com as linhas de metrô, outro tipo de transporte em Paris é o trem RER, que geralmente levam para lugares mais distantes e cidades próximas a Paris. Você vai usar o RER para ir para Versailles ou a Disneyland, por exemplo.

 

Interior do RER em Paris

Interior do RER

 

Muitas estações dentro da cidade são das linhas RER, e eu confesso que me bateu a maior dúvida se o ticket unitário ou diário comum poderia ser usado nessas linhas, mas a resposta é sim! 🙂

 

SEGURO VIAGEM COM 22% DE DESCONTO

Aqui no blog nós indicamos a Real Seguros como a melhor comparadora de seguros e com o preço imbatível! Eles tem um atendimento de primeira e vão estar ali pra te ajudar em qualquer situação. Comprando aqui nesse link você ganha 22% de desconto! automaticamente.

 

Se você sair da zona de Paris, deverá pagar um valor separado, mas depois vou explicar em outros posts específicos como chegar na Disney e no Palácio, que são os casos mais comuns, ok?

 

como se localizar no metrô em Paris

Você deve ter ficado preocupado quando eu disse que são 16 linhas de metrô, não é?  Além dos mapas comuns de papel, que você tem que ficar catando as estações, é possível baixar um app que simplifica tudo.

 

Eu baixei pro Iphone o app Paris Metro (deve ter pra Android também) e achei mega fácil de usar. Salvou minha vida com transporte em Paris! É só você colocar a estação que vai pegar o metrô, ou até mesmo escrever o nome da atração turística que você está querendo ir — ele acha as principais — e ele já vai calcular onde saltar e quais conexões fazer, com nome da linha e direção, olha só:

 

App de metro em Paris

Exemplo de busca no app que falei. Nesse caso você deve trocar de linha na estação Nation

 

Facilitou muito minha vida, porque eu não precisava ficar pesquisando com antecedência os trajetos, e quando mudava de ideia, era só consultar. E o melhor: ele funciona offline!

 

Mas, se você não viaja sem internet como eu, não deixe de já sair do Brasil com o chip ilimitado da EasySim4U que funciona em 140 países, e em quase todos da Europa. A conexão está maravilhosa por aqui! Eu uso demais, não só para redes sociais, mas para Google Maps, o que evita de ficar parando pessoas na rua para pedir direção. Só jogo ali para onde quero ir e ele me leva 🙂

 

LEITOR DO BLOG TEM DESCONTO
Compre agora seu chip! Não deixe de acessar esse link, e o código GMANAEUROPA e vai entrar automaticamente na hora do pagamento 10% de desconto ATÉ DIA 16/06!!  🙂

 

 

dicas dentro do metrô

Quando você estiver fazendo uma conexão entre uma linha e outra, não deixe de ficar de olho nas placas, tudo é muito bem sinalizado. Vá seguindo a cor e número da linha para saber para onde andar, e no fim, quando houver uma bifurcação, ache a estação que você vai sair nessa plaquinha aqui:

 

placa de transporte em Paris

 

Assim, você sempre tem certeza que está indo pro lado certo 🙂

 

DICA: Nem todos os trens tem portas que abrem automaticamente. Algumas você precisa apertar um botão, ou puxar uma manivela. Geralmente tem sempre gente saindo na mesma estação, mas preste atenção nisso para não ficar perdido.

 

 

uber e táxi em paris

Sim, tem Uber aqui também! Não é super barato, mas fica pau a pau com o táxi. Se você estiver com mais pessoas, pode valer a pena dividir um Uber à noite, porque durante o dia eu não indico como melhor meio de transporte em Paris. O trânsito é relativamente forte, e até mal educado, eu diria. Pessoas fecham cruzamentos, por exemplo.

 

Mas à noite, para ir / voltar de um bar ou balada, pode ser até sua única opção, já que o metrô fecha às 00:30 na maior parte dos dias.

 

Uber em Paris

Recibo do Uber que usei pra ir no Moulin Rouge

 

Pedi normalmente pelo app (lembre-se que vai debitar em euros do seu cartão, então tem IOF), e o atendimento foi ótimo e mega confortável. Mesmo no Uber X os carros são maravilhooooosos, melhor que o Black do Brasil 😂

Claro que os valores vão depender do horário e trânsito, mas em média uma corrida de 15 a 20 minutos sai por 7 euros. Usei para ir e voltar do Moulin Rouge.

Bem, acho que é isso, gente. Já saiam sabendo os tipos de tickets de transporte em Paris, e com essas dicas básicas você vai tirar de letra 🙂

 

LEIA MAIS

 

30 Comentários

  1. Thaís, por favor, caso eu compre o combo de 10 tickets, os tickets desse combo também servem para ir e voltar da Disney com o RER? Obrigada.

  2. Olá! Como eu faço para ir do Aeroporto para a Zona 12? Qual a melhor solução? Chego a França no horário da manhã! Obrigada

  3. Oi Thais, eu moro aqui em Paris e para responder à pergunta da Isabella : o transporte publico é gratuito para crianças com menos de 4 anos; as crianças que tem entre 4 e 11 anos beneficiam de 50% de desconto sobre o valor do ticket de metro. Espero que tenha ajudado ! http://www.guiabrasileiraemparis.com

  4. Oi Thais, você saberia informar se te uber a madrugada toda? Tipo 4 da manhã? Maravilhosa a reportagem com as dicas!!obrigada!!

  5. Oi Thais, você saberia informar se te uber a madrugada toda? Tipo 4 da manhã? Maravilhosa a reportagem com as dicas!!obrigada!!

  6. Olá, uma dúvida, se comprar os 10 bilhetes de metro, dá para usar em vários dias ou tem de ser sempre no mesmo dia? Quero ir a disney com esse bilhete posso ir ou tenho de comprar outro?

  7. Olá, uma dúvida, se comprar os 10 bilhetes de metro, dá para usar em vários dias ou tem de ser sempre no mesmo dia? Quero ir a disney com esse bilhete posso ir ou tenho de comprar outro?

  8. Ola sobre os tigkest e valore. no caso se eu pegar de um dia inteiro, poderia utilizar para pagar de mais alguem ? tipo compro do dia todo e ele valer para mim e meu marido?

    • Oi Jessica,

      Você pode tentar, mas acho que ele não vai passar duas vezes na mesma catraca não.
      Se nnao funcionar, você compra o outro 🙂

  9. Ola sobre os tigkest e valore. no caso se eu pegar de um dia inteiro, poderia utilizar para pagar de mais alguem ? tipo compro do dia todo e ele valer para mim e meu marido?

  10. Olá Thais estou na dúvida se fico em um hotel mais perto da disney ou mais para paris? se eu ficar em um hotel mais perto da disney para ir a apris o valor do metrô muda? Não consegui entender bem. obrigada

    • Oi Rachel,
      o valor do metrô e trem vão ser os mesmos que escrevi nesse post, mas se você vai ficar vários dias em Paris e visitar a Disney um dia, vale mais a pena se hospedar pela cidade ao invês de perto do parque!
      Bjs

  11. Olá Thais estou na dúvida se fico em um hotel mais perto da disney ou mais para paris? se eu ficar em um hotel mais perto da disney para ir a apris o valor do metrô muda? Não consegui entender bem. obrigada

    • Oi Rachel,
      o valor do metrô e trem vão ser os mesmos que escrevi nesse post, mas se você vai ficar vários dias em Paris e visitar a Disney um dia, vale mais a pena se hospedar pela cidade ao invês de perto do parque!
      Bjs