Trekking Guatin no Atacama: a trilha dos cactos gigantes

Uma das coisas que mais me surpreendeu num das minhas primeiras viagens pro Atacama foi como eu gostei de fazer trekkings! Na época, eu e as meninas, 3 patricetes, nos empolgamos de fazer essa viagem por conta das lindas fotos que víamos nos blogs, mas a verdade era que nenhuma de nós nunca tinha feito uma trip assim, mais natureza. Era uma incógnita: ou nós íamos voltar de lá detestando o lugar (e tendo certeza que precisamos nos manter no ar condicionado) ou apaixonadas por esse novo estilo de viagem. E acreditem se quiser, foi a segunda opção, principalmente por culpa do Trekking Guatin. Já fiz ele mais de uma vez e conto como é neste post!

++ Descubra quanto custa viajar para o Atacama
++ Veja o passo a passo para programar sozinho sua viagem pro Atacama

Trekking Guatin Deserto do Atacama
olha ela que aventureira 😛

COMO É O TREKKING GUATIN NO DESERTO DO ATACAMA


Claaaaro que existem trilhas e trilhas e eu, como super iniciante, não enfrentaria (ou gostaria) de qualquer uma; mas as que fiz no Deserto do Atacama me encantaram e o Trekking Guatin tá na lista de favoritos. Conhecido como a trilha dos Cactos, esse trekking se baseia em subidas e descidas em pedras, como se fosse uma trilha de cachoeira, sabe?  Não é assim tãaaao difícil mesmo para quem não tem muita experiência. E o cenário é incrível, rodeado por muitos, muitos cactos, claro!

o Trekking Guatín é tranquilo, mas tem boas subidas e descidas; força nas pernas 😀

CAMINHANDO ENTRE OS CACTOS GIGANTES DO ATACAMA



O Trekking Guatin leva cerca de 2h de caminhada a apenas 3000m de altitude, um pouquinho mais alto que San Pedro. É mais um passeio bem legal pra ser feito no início da viagem, para se aclimatar e não sofrer os efeitos da altitude. Nós acabamos fazendo no último dia, e mesmo cansadas depois de 1 semana de deserto, conseguimos aproveitar muito toda a trilha. Também pudera, a paisagem é animal, não tem como não curtir!

++ Saiba mais sobre outro trekking legal no Atacama
++ Vá também aos Geysers del Tatio: o passeio mais frio do Atacama

Dica: como em uma parte do Trekking Guatin você faz uma pequena escalada, e em pedras soltas, é muito importante ter alguém experiente te guiando. Nosso guia ia falando passo a passo do que fazer, cheio de paciência, tadinho: “perna direita naquela pedra, mão esquerda nessa aqui..” e assim fomos subindo, no nosso ritmo. (lento, lento, lento..)

cacto gigante no trekking Guatín Atacama
muitas pausas para fotos durante o trekking; adooooro!


 
E o que mais me impressionou no Trekking Guatin foram esse Cactos gigante da foto acima, chamado de Cactus Abuelo, pois possui 300 anos de vida e 10 m de altura! Fiquei curiosa sobre quantas pessoas poderiam matar sua sede só com esse cacto, mas infelizmente sua água é tóxica e não se pode beber.
 

Planta Cola de Zorro no trekking de Guatín
Ver a tal planta Cola de Zorro foi um dos motivos para encarar o trekking pela primeira vez

No final do trekking Guatin chegamos em uma área recheada de uma planta que estávamos loucas pra ver: a Cola de Zorro. Elas lembram trigos gigantes que te fazem parecer pequena, como em Alice no País das Maravilhas. Confesso que resolvemos fazer esse Trekking Guatin só porque queríamos ver essa planta! Mas olha, o trajeto para chegar nela foi surpresa maravilhosa e que indico a todos os viajantes do deserto!

O QUE LEVAR E QUE ROUPAS USAR PARA NO TREKKING GUATIN


Pelas fotos já deu pra ver que é calor e da pra ir bem à vontade. Usei short e manga longa (por causa do sol) na primeira vez, mas indico colocar uma calça de academia. Por haver muitas plantas, você evita arranhar as pernas pelo caminho. Também não deixe de levar uma mochilinha (pequena para não limitar seus braços) com água e a câmera fotográfica! E se for emendar nas Termas, leve seu biquini, maiô ou sunga!

++Leia mais sobre como arrumar sua mala para o Atacama (Especial Meninas)

Trekking Guatin no deserto do Atacama
Look do dia com calça para o Trekking Guatin

QUEM LEVA: QUAL AGÊNCIA DE TURISMO NO ATACAMA ESCOLHER


Mais uma vez, fizemos o passeio com a agência Flavia Bia Expediciones, uma das poucas agência de San Pedro do Atacama que realizam esse trajeto. Na verdade você tem que pedir pelo Trekking Guatin diretamente, pois não está incluso nem no quadro normal de passeios. O maior diferencial foi curtir este passeio com um guia super preparado num saída só pra mim e para minhas duas amigas.

++ Saiba se precisa de seguro viagem para ir ao Chile

agência no Atacama FlaviaBia Expediciones
Flavia Bia Expediciones: minha escolha!

 Ficha técnica do passeio*:

  • Agência: Flavia Bia Expediciones
  • Horários: 9:00 às 12:00
  • Refeições: Almoço, se feito junto com Termas de Puritama.
  • Transporte: Hotel – Passeio – Hotel
  • Entradas: não há.
  • Temperatura média: 30 graus.
  • Roupa: Short ou calça de malhar, blusa leve, chapéu e tênis.

A IMPORTÂNCIA DO GUIA NESTE TOUR DO ATACAMA


Confesso que fiquei muito mais tranquila em ser guiada por alguém super experiente e profissional. Além de super gente boa! E era impressionante como nosso guia andava nas pedras. Enquanto nós agachávamos, nos esticávamos e íamos descendo que nem umas lesmas, nosso guia parecia que flutuava sobre as pedras. Era surreal. Ele ganhou nossos corações! <3

Durante a trilha do Trekking Guatin, toda vez que passávamos por alguma vegetação diferente, o guia parava e nos explicava a curiosidade do local. Aí aproveitávamos pra tirar fotos e nos hidratar, porque o sedentarismo fala alto nesses momentos, né?

Trekking Guation Deserto do Atacam com guia
O guia faz toda a diferença na hora de superar obstáculos, rs

E mais pro final do Trekking Guatin a ajuda dele foi essencial, pois chegamos na parte mais difícil e perigosa: a de subida. Como da pra ver na foto, a maior parte da ladeira é composta por pedras soltas, então cada passo era arquitetado (pelo nosso guia, claro) para não descermos rolando. Pena que na foto não da pra ter muita noção de como era alto. Confesso que nessa hora fiquei com medo e com as pernas meio bambas.

Trekking guatin no Atacama
Pequena escalada em pedras soltas.

Se você também amou esse passeio, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor  É só preencher esse formulário!

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

ESTICADA ATÉ TERMAS DE PURITAMA

Se você tiver só uma manhã livre seu passeio pode terminar com o trekking e você está livre para fazer outra coisa à tarde. Mas nós emendamos com uma visita aos Termas de Puritama, que são poços de águas termais morninhas que ficam pertinho do Trekking Guatin. Indico imensamente essa união de atividades, pois pudemos descansar e relaxar pós trilha! Top, total! Sem dúvida não existia melhor maneira para terminar nossa viagem ao Deserto do Atacama!
 

Termas Puritama no Atacama Chile
Depois da caminhada, hora de ficar de boa <3

TREKKING GUATÍN NO ATACAMA: O RESUMO.


Eu simplesmente amei fazer esses passeios mais diferentes no Atacama, pois eles te proporcionam uma experiência mais intima com a natureza. Éramos nós e os cactos e mais ninguém. As fotos ficaram incríveis e é óbvio que queríamos postar logo por isso é tão bom viajar com chip de internet: ao comprar com nosso parceiro, ainda rola desconto e você me ajuda a manter o blog.

E aí, também curte este tipo de passeio? Conta pra mim nos comentários

LEIA MAIS


*Os passeios, paradas e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Essas informações foram atualizadas em dezembro de 2018

10 Comentários

  1. Olá! Estou amando as postagens, já que não conheço NADA sobre o deserto e pelo posts estou tendo uma super noção. Queria muito ter noção também dos valores desses passeios…é possível me falar? rs Bjux

  2. Olá! Estou amando as postagens, já que não conheço NADA sobre o deserto e pelo posts estou tendo uma super noção. Queria muito ter noção também dos valores desses passeios…é possível me falar? rs Bjux

  3. Pingback: Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial meninas) | Guia Mundo Afora

  4. Oii tudo bem?
    Fiquei com uma curiosidade: vi que tem um “riacho” nessa trilha.. vocês molham o pé? rs
    Desculpa a pergunta boba, é que comprei uma botinha simples pra trilha e ela não é impermeável, então fiquei na dúvida rs…
    beijos!