Estávamos bem ansiosas e animadas para este momento, afinal, chegou o grande dia da nossa jornada de 5 dias! Eu já havia feito outras trilhas desse tipo, mas foi a primeira vez da Thais, e já adianto que a missão foi um sucesso! No dia 1 da nossa expedição a ideia é fazer mais uma aclimatação no Peru, caminhando pouco na base de 4.000 m de altitude, assim o corpo vai adaptando aos dias que serão mais puxados.
A van da Andean Lodges nos pegou no Wayqey Hotel, em Cusco, as 08:30 e levamos cerca de 3 horas até o povoado Checacupe, nossa primeira parada e ponto de partida para o início da trilha.
Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoPeru
O distrito possui duas atrações principais: a Igreja, que estava fechada para turistas e essa réplica de uma ponte Inca feita de couro, onde era possível atravessá-la pagando 5 soles.
Os guias nos passaram algumas informações sobre o local, conhecemos o restante do nosso grupo, fomos ao banheiro e seguimos de carro para o ponto inicial da trilha.
o almoço
Antes de iniciarmos a caminhada de aclimatação no Peru, fizemos uma rápida pausa para o almoço. Que estava do jeito que eu amo: saudável e gostoso. E para fazer uma trilha como essa, em maior altitude, isso faz toda diferença, já que é recomendado ingerir alimentos leves. No final ainda rolou um brownie de sobremesa, afinal, carboidratos são necessários! rs
A Andean Lodges fornece também snacks para os intervalos entre as refeições, com fruta, chocolate, barra de cereal, fruta seca e oleaginosas. Tudo que precisamos em uma trilha, alimentos práticos, leves e ricos em carboidratos!
CHIP DE INTERNET COM 15% DE DESCONTO
Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip do O Meu Chip tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 15% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!
a trilha
Nesse primeiro dia, caminhamos cerca de 5km. Bem light! Fomos dos 4.200m até os 4.350m de altitude, começando às 14:30 e chegando no lodge às 15:40. No início, o caminho era de terra, e quase na metade, grama. Que estava molhada em alguns pontos, mais próximo ao lodge, mais um dos motivos da necessidade da bota impermeável.
Esse primeiro dia foi bem tranquilo, ótimo para fazer aclimatação no Peru. A trilha é bem plana na maior parte do percurso e bem pouco cansativa. É só a questão da altitude mesmo que pode te deixar um pouco mais ofegante. Passamos por um cânion lindo, onde corre um rio. Prepare a câmera, pois esse visual rende muitas fotos!
o clima
Apesar de termos ido em Julho/Agosto, no inverno, o frio ainda não estava muito intenso nesse primeiro dia. A temperatura estava agradável e caminhamos apenas com uma segunda pele e o fleece permaneceu amarrado na cintura.
o lodge
Chegamos no primeiro lodge, Chilca Tambo, que fica a 4.350 metros de altitude e de onde se tem uma vista privilegiada do Nevado Jatun Jampa, no final do vale. Que cenário! Inacreditável ter um lodge tão incrível no meio daquelas montanhas, nessa altitude. Foi amor a primeira vista! 🙂
Fomos muito bem recebidas pelo guia Erick e por toda a equipe. Ao chegarmos, fomos mimadas com pantufas fofinhas e quentinhas para usarmos dentro do lodge. Se isso não é mordomia, eu nem sei mais! E vocês vão reparar nos próximos posts que os lodges são padronizados.
Os quartos são maravilhosos! Nossa suíte era bem espaçosa, com 2 camas de solteiro muito confortáveis, banheiro privado e, apesar das circunstâncias, é possível tomar banho quente de 15:00 as 18:00. Imagina chegar de uma trilha cansativa, tomar um banho quentinho, enfiar seus pés numa pantufa e descansar numa cama extremamente confortável? Isso reduz a dificuldade da trilha em 50%! 😜
o café da tarde e o jantar
No fim da tarde, logo após a chegada de nossa trilha de aclimatação no Peru, era servido um lanche com café, leite, chá, chocolate, biscoito e sanduíche. Então o grupo se reunia na lareira para bater aquele papo e fazer um lanchinho para aguardar o jantar, que é servido sempre as 19:00.
Devido a ausência de eletricidade, o jantar é servido à luz de velas. Por esse motivo e por fome maior, não tiramos fotos. rs Mas podem confiar, o negócio era caprichado! No cardápio, Llomo saltado, comida bem típica do Peru. O jantar seguia o esquema de entrada (geralmente uma sopa), prato principal e sobremesa.
Há opções para quem é vegetariano/vegano ou tem alguma restrição alimentar, como a lactose, glúten, etc. É só avisar na reunião do briefing, e eles se programam!
Depois de um dia light e agradável de aclimatação no Peru, fomos dormir cedo para acordarmos dispostas e preparadas para o segundo dia, que seria mais puxado!
Acompanhem os 5 dias da Trilha Ausangate nesses posts:
- Trilha Ausangate e Vinicunca no Peru: paisagens incríveis te esperam
- Trilha Ausangate – Dia 2
- Trilha Ausangate – Dia 3
- Trilha Ausangate – Dia 4
- Trilha Ausangate – Dia 5
Andean Lodges
José G. Cosio 307 – Urb. Magisterial Cusco, Peru
Telefone: +51 84 224613
Email: [email protected]
Reservas e informações no site oficial.
Clique aqui para reservar e ver valores em real pelo booking.
LEIA MAIS
- Preciso de seguro viagem para ir ao Peru?
- Chip de viagem internacional – chegue no Peru com o seu!
- Trilha Ice of Huandoy, na Codilheira Branca / Huaraz, no Peru
- Trilha Ausangate e Vinicunca: paisagens incríveis te esperam
- Câmbio no Peru: levo dólar ou Real e valores (atualizado)
- 7 paisagens incríveis no Peru para incluir no seu roteiro
- TODOS OS POSTS SOBRE O PERU
*Agradecemos ao Andean Lodge pela incrível hospedagem e trilha. As opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!
Me conte sua dúvida ou experiência