JR Pass no Japão: como funciona, preços e dicas!

Todo mundo sabe que viajar no Japão é bem caro, nem tanto pela comida ou atrações, mas principalmente pelo transporte. Por isso, se você é turista no país, pode existir um caminho para economia e rapidez, e ele se chama JR Pass! Nesse texto vamos entender como funciona o Japan Rail Pass passo passo de como comprar, preços, onde retirar seu ticket, como reservar seus assentos e com dica de agência confiável.

++ Leia também sobre roteador de internet no Japão (com preços)
++ Conheça a Universal do Japão e como comprar ingressos

Esse é Jr Pass!

O QUE É O JR PASS DO JAPÃO?


Nada mais é que um passe ilimitado de trem, que pode ser comprado para 7, 14 ou 21 dias. Dentro desse tempo você pode andar o quanto quiser, pegando inclusive os Shinkansens, que são os trens balas Japoneses.

A malha ferroviária do Japão é incrível, então você realmente consegue cruzar o país inteiro de trem de forma bem confortável e rápida! Por isso muitos turistas consideram e querem aprender como funciona o JR Pass.

Shinkansen de 2ª Classe no Japão
Interior do Shinkansen de 2ª Classe

OS TIPOS DE JR PASS


Existem dois tipos Japan Rail Pass: o Comum (2ª classe) e o Green (1ª classe), com duração de 7, 14 e 21 dias. A grande diferença entre eles? Vou te dizer em breve, já que experimentarei o ticket de primeira classe no fim do mês 🙂

É importante escolher bem a quantidade de dias do seu passe, pois ele não é barato.

QUEM PODE USAR O JR PASS E COMO COMPRAR?


Somente pessoas que vão para o Japão com visto de turismo podem usar o Japan Rail Pass. Meu ex marido que morou no Japão por 1 ano, por exemplo, não pode usar. E não dá mesmo pra burlar… (eu sei que você pensou nisso rs)

É necessário apresentar seu visto de turismo para conseguir concluir a compra que, TEM QUE ser feita aqui no Brasil.

Você deve comprar seu JR Pass ainda no Brasil, pela internet. Ele será entregue na sua casa e você leva o passe na viagem. ATENÇÃO: Essa é a ÚNICA forma de utilizar o JR Pass. Se você esquecer de comprar aqui, já era.

voucher JR pass no Japão
Esse é o voucher que você recebe em casa

Você pode comprar o JR PASS no site oficial ou com agências japonesas de confiança. Eu indico comprar com a HIS, a maior agência no Brasil especializada no Japão, e que vou usar nessa minha última viagem. Não só eles oferecem o JR PASS, mas vários outros serviços no Japão, como ingressos da Disney, Universal, TeamLab, cartões de metrô, roteador de internet e com o adicional do atendimento em português, que é sempre ótimo para tirar nossas dúvidas!

Além disso, comprando o JR Pass no site oficial, você pagará o valor em dólar, e ainda terá 6,38% de IOF em cima. Com a HIS você vai pagar direto em Real. Entre em contato com eles nesse formulário e peça seu passe! O atendimento é ótimo e super de confiança 🙂

Faça aqui a cotação com a agência H.I.S e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

Depois de concretizar a compra, o prazo de entrega na sua casa é de 3 dias úteis, mas é sempre bom se programar e comprar com antecedência. Você não quer sair sem seu JR Pass, né?

JR Pass no Japão
Aqui você vê as infos básicas do seu JR Pass

E QUANTO CUSTA O JR PASS?


Comprando seu JR Pass com a HIS, você já vai pagar em Real. Eles atualizam semanalmente os valores com a cotação do Dólar da semana. Nesse momento está:

GREEN ( Primeira Classe)

  • 7 dias – 38.880 Yens
  • 14 dias – 62.950 Yens
  • 21 dias – 81.870 Yens

COMUM (Segunda Classe)

  • 7 dias – 29.110 Yens
  • 14 dias – 46.3900 Yens
  • 21 dias – 59.350 Yens

*Valores trabalhados pela HIS turismo em Real

Ah, e ainda tem uma taxa de $30 de entrega, pois o envio é feito por uma empresa terceirizada (já que os Correios não andam confiáveis!) ou então você pode retirar na agência física deles na Rua Itapeva (SP) gratuitamente.

PASSO A PASSO PARA USAR O JAPAN RAIL PASS


O que você vai receber em casa é um voucher. Chegando no Japão você vai procurar uma das lojas da JR para trocar esse papel pelo passe de verdade, e inclusive já marcar suas viagens. Em Tóquio eu troquei o meu na Central Station, mas verifique aqui todos os endereços, que incluem no aeroporto de Narita:

JR-CENTRAL Ticket Office (Yaesu North)7:30-20:30

O JR Pass só começa a valer a partir da primeira vez que você o usar (o atendente da estação vai carimbar seu passe). A partir daí, o relógio começa a rodar. Lembrando que, os dias do passe são contados corridos: começou seu passe de 7 dias na sexta? Quinta que vem será seu último dia. É assim que funciona o JR Pass no Japão.

Ou seja: Programe seu primeiro trem para sair de manhã, pois se você resolver pegar seu primeiro trem às 21:00 da noite, vai comer aquele dia inteiro.

Outra dica importante de como funciona o JR Pass: você pode ler no site da JR que o passe é válido também para ir do aeroporto de Narita até o centro de Tóquio. Não faça isso! Imagino que você va ficar uns 4, 5 dias pelo menos em Tóquio, certo? Não faz sentido algum comer esses dias de passe.. Pague esse transporte separado e comece seu passe a partir do dia que for viajar de Tóquio ao seu próximo destino.

POSSO USAR O JR PASS NO METRÔ?


Não!! Antigamente isso era possível, então talvez você possa ler essa informação por aí, mas hoje em dia não pode mais. O passe é valido para todos os trens da JR, mas metrô não.

Porém, dentro de Tokyo existem duas linhas JR que passam por diversas atrações importantes, que é a JR Yamanote e JR Chuo. Dependendo da localização do seu hotel, da para aproveitar beeeeem o JR dentro de Tóquio, basta só se programar.

Os dois hotéis que ficarei nessa viagem tem estações da linha JR da frente!! O Shangri-la Tokyo, em frente a estação central e o Park Hotel Tokyo, em frente a estação Shimbashi.

++ Leia sobre como ir do Aeroporto de Narita até o centro de Tóquio

Ticket de assento reservado JR Pass
Ticket de assento reservado
SEGURO VIAGEM COM 10% DE DESCONTO

Aqui no blog nós indicamos a Real Seguros como a melhor comparadora de seguros e com o preço imbatível! Eles tem um atendimento de primeira e vão estar ali pra te ajudar em qualquer situação. Comprando aqui nesse link você ganha 10% de desconto! automaticamente.

PRECISO RESERVAR ASSENTOS?


Então, todos os trens da JR possuem uns 5 vagões que são destinados as pessoas que não fizeram reserva. Você chega, sobe e acabou. Na própria estação vai estar escrito no telão o número do trem, a plataforma e quais os vagões são sem reserva.

Todo o resto do trem é para passageiros com reserva, e a fiscalização passa. Acontece alguma coisa se você estiver em um vagão reservado sem o ticket? Não sei, não costumo pagar para ver essas coisas… vamos agir certinho, né?

DICA: Quem está viajando nos vagões GREEN, de primeira classe, precisam fazer reserva!

Trem o Japão
Interior de um tem GREEN de primeira classe

Eu reservei todos os meus trens, mesmo quando viajei de 2ª classe: fiquei mais tranquila, tinha meu assento garantido e minha programação feita. Mas reservar um trem não é assinar um casamento, tá. Você pode simplesmente não pegar aquele trem se quiser, claro, dá pra mudar de ideia.

Mas eu aviso: MUITA gente não reserva, e fica uma super fila para entrar nos vagões sem reserva, dependendo do trecho. Mochileiro Europeu, principalmente, tem esse hábito de não “programar” e pegar o trem quando der vontade. Bem, aí é por sua conta e risco.

Telão de trens no Japão
Telão com informações do trem, dentro da estação. Atenção nos vagões sem reserva na direita.

COMO RESERVAR ASSENTOS DO JR PASS


Se você decidiu reservar seus trens do JR Pass no Japão (boa escolha), te indico fazer a pesquisa dos trechos que você quer no site da Hyperdia. Lá você joga as estações que ele te dá o número do trem, horário, tempo de deslocamento e até o preço, se você for pagar à parte. Esse site é incrível e falaremos mais dele no futuro.

Busca aleatória no site
Busca aleatória no site

Anote os números dos trens que você quer pegar, e no momento de validar seu JR Pass no Japão, passe esses números para atendente e ela vai fazendo suas reservas. Não deixe pra pesquisar isso lá na hora com ela. O povo no Japão não fala muito inglês, já expliquei isso mil vezes, então você pode acabar enrolado. Tente sempre simplificar o máximo possível!

Como funciona o JR Pass no Japão
Escritório de validação do JR Pass e reservas, na Central Station

POSSO ANDAR EM QUALQUER TREM?


Todos os trens da JR, incluindo Shinkansen podem ser usados. Os únicos que não estão inclusos são os trens chamados “Nozomi” e “Mizuho”, que são trens bala um tiquinho mais rápidos. Mas fique tranquilo que está sempre bem sinalizado se o trem é o ou não um Nozomi, e inclusive você pode retirar eles da busca no Hyperdia.

Busca de trens no Japão
Desmarque a opção dos Nozomis na hora da sua busca, se estiver usando o JR

PORQUE VOCÊ DEVE CONTRATAR UM SEGURO VIAGEM NA ÁSIA?


Eu digo e repito sempre por aqui: apesar do seguro viagem não ser obrigatório para entrar em países da Ásia, é extremamente inteligente viajar com o seu.

O atendimento médico no Japão, China e outros países costumam ser caros e o povo geralmente não fala inglês, lembra? É importantíssimo receber um pré atendimento por telefone em português. Um seguro viagem para lá custa uma média de R$150,00 e economizar essa grana pode acabar estragando as suas férias.

Para te ajudar, aqui no blog temos sempre cupons de desconto que variam de 10% a 20% pagando no boleto. Clique no botão abaixo, garanta o seu e leve sua segurança a sério! Vai por mim, eu nunca viajo sem e sempre compro nesse site.

AFINAL, VALE A PENA O JR PASS?


Essa pergunta vale ouro. Tudo vai depender de como será sua viagem. Eu utilizei o JR Pass na minha primeira viagem no Japão, que fiz o roteiro Tóquio – Quioto – Osaka -Nara  – Hiroshima – Tóquio em 7 dias. Na época valeu muuuuuito a pena para mim, pois o preço do JR Pass de 7 dias valia quase o valor de um único trecho Tóquio – Quioto. É realmente absurdo.

No meu caso, eu fiz muitas cidades em um período curto de tempo, e por isso o passe foi válido, pois as cidades não eram muito distantes. Mas se você for viajar durante 1 mês no Japão, já temos que avaliar os valores e colocar tudo na ponta do lápis. Talvez pegar uma avião ou ônibus para alguns trechos barateie seu trajeto. Tudo vai depender do seu roteiro.

Mas eu sou fã número 1 dos trens no Japão e acho o JR Pass a opção mais rápida e prática para quem quer rodar o Japão!

Entenderam como funciona o JR Pass? Já usou?

LEIA MAIS

60 Comentários

  1. Olá Thais. Amei seu blog. Tenho muita vontade de ir pro Japão e por aqui to tendo mais vontade ainda. Mas queria saber como você traduzia placas e avisos já que escrever em japonês no tradutor é quase impossível. Kkk

  2. Olá Thais!
    Adoro suas dicas e parabéns pelo empenho em criar um site tão acessível e cheio de informações válidas.
    Tenho uma dúvida: vou pro Japão em outubro e ficar 16 dias. Mas vai ser um roteiro de várias cidades (OSAKA – KOBE – NAGASAKI – HAKATA – KYOTO – TOYAMA – TOKYO – OSAKA). Volto pra Osaka porque meu voo é de ida e volta de lá.
    Você acha que compensa comprar o JR Pass? Detalhe: estou indo em três pessoas, incluindo minha avó de 82 anos, então o combo conforto + facilidade é essencial nesses trechos.

    Obrigada e sucesso no site!

    • Oi Camila, fico feliz que esteja gostando do blog 🙂
      Com certeza vale, principalmente pelo o que falou de conforoto e facilidade. Comprar as passagens em separado sairá muito mais caro, e avião também. Fora que é um porre pegar um monte de voos. A Outra opção seria ônibus, que apesar de ser bom, fica longe demais pra sua avó dar conta. O JR Pass é a melhor opção ao meu ver 😉
      Beijão!

  3. Uma dúvida quanto ao início da contagem dos dias do JR pass. Por exemplo, é possível realizar a troca do voucher e iniciar o uso após 3 dias? Neste caso a contagem de dias inicia-se a partir do primeiro uso ou a partir do dia que realizou a troca do voucher?

  4. Oi Thais, otimo post!
    Estou indo pra la em abril, e estou ainda em duvida sobre se vale a pena…
    Farei, Tokyo>Nagano>Kanazawa>Kyoto>Tokyo, fora as pequenas viagens em cidades perto dessas de base…
    Oq vc acha? Tentei pesquisar mais fico inseguro de comprar e nao valer para metros dentro das cidades tambem…. Me ajuda?

    • Oi Erick,

      Cheque no site da Hyperdia o valor das passagens em separado para você avaliar 🙂
      Em relação a não valer dentro dos cidades, o JR não deve ser comprado pensando nisso, e sim nos trechos entre cidades. Até porque a JR é uma empresa de trem, não de metrô!
      Em Tokyo existem 2 linhas importantes que da pra usar o JR Pass, mas em Kyoto não e Nagano e Kanazawa não conheço.
      Beijão

    • Oi Natalia,
      não sei se tranquilamente, mas normalmente sim. Eu reservei muitos na hora, mas estava viajando em baixa. Não se te dizer como fica na época das cerejeiras por exemplo.
      Mas assim, tem muito trem…. acho bem difícil não conseguir um lugarzinho, ainda mais nos vagões com reserva!
      Beijão

  5. Oi Thais, ótimas dicas! estou aproveitando muito o Blog.
    Gostaria de saber qual trem é possível pegar com o JR Pass pra ir de Toquio para Quioto e de Quioto para Toquio. Eu li em alguns blogs que não é possível usar o trem bala com esse passe, tem uma segunda opçao? Qual o tempo de viagem?

    Obrigada!

  6. Thaís, definitivamente AMO tudo o que posta no Blog e seus stories são os melhores! Principalmente quando se junto ao Estevam! Suas postagens estão me ajudando muito no meu roteiro. Apenas para confirmar sobre o JR: se eu reservar assento em todos os trens que vou pegar usando o JR, CASO eu perca algum, posso simplesmente entrar em outro, ou devo voltar à um guichê da JR para trocar? Ah, eu caso eu mude a programação, tipo, trocar um dia de nikko pelo dia do Monte Fuji, ou seja, nao apenas perdi um horário e seguirei no mesmo destino no mesmo dia, mas vou trocar de dia. Tem problema?

    • Oi Lizya, hahaha que bom saber disso <3
      Se perder, o ideal é ter a reserva, mas não encana com isso não. Nós entramos em váaaarios sem reserva e a pessoa que confere as reservas dentro do trem fez pra gente na hora 🙂
      Beijão!

  7. Cara Imensa ( desculpe a intimidade 😉 )
    Muito bom seu blog, explicações precisas. Estou planejando minha viagem ao Japão com a familia pra julho/2019 e teu blog e vídeos – com o Imenso – estão sendo super importantes pra me deixar mais segura.
    Bj

  8. Oi imensa, tudo bom? To vendo os vlogs de vcs pelo Japão, vou pra lá em março e surgiu uma dúvida: como vcs fizeram com as malas nos Shinkansen? Vcs tavam com malas grandes ou só de bordo?

    • Oi Nicolle, mulher, seu comentário realmente se perdeu! Tinha outra Nicole perguntando coisa e achei que tinha respondido você já.. hahah sorry!

      Bem, a gente estava cada um com uma mala grande e uma mochila. Levamos tudo pra dentro do trem… mas geralmente tem pouco espaço. Às vezes tem que deixar em outro vagão, o que não é problema já que lá é muito seguro.
      Sei que existe um serviço muito famoso no Japão onde você manda entregar sua mala no próximo hotel, mas eu nunca usei! Nesse formulário aqui do post você pode pedir um orçamento e detalhes pra HIS Turismo. Eles fazem isso, são de confiança e tem desconto do blog 😉

      Espero que tenha ajudado!
      Beijão

  9. Informo que fui na HIS Turismo (Top Center, Av. Paulista) em 15.out.2018 e saí de lá com o JR Pass impresso na hora (até então, eu achava que levaria 3 dias úteis pra receber via FedEx).

    Tive que preencher um formulário, informar o número do CPF e apresentar cópia simples da página de dados do passaporte e do visto japonês (enviei a foto das duas páginas por e-mail, pois não estava com o passaporte em mãos).

    Paguei com cartão de crédito, por um valor equivalente ao valor oficial da JR. Não sei se é assim com todos os representantes, mas sair com o JR Pass em mãos é bem melhor que correr riscos de extravio.

    Abraços e boa viagem a todos.

    • Oi Fabio, que maravilha! Sim, para quem está em São Paulo tem essa facilidade de poder ir na loja deles. Muito legal, né? Fico feliz que tenha gostado do serviço!
      Chegou a falar que viu aqui no blog? 🙂

      Beijão

    • Oi Douglas, como esse site diz que ainda está em períodos de testes, prefiro confirmar essa informação antes de dizer pras pessoas que elas vão conseguir comprar por lá e chegarem no Japão e ficarem na mão!
      Mas obrigada pela colaboração em melhorar o texto 🙂
      Beijão

  10. Boa tarde Thais.
    Eu estou planejando minha viagem e gostaria de saber qual é a estação em Tokyo que tem os trens que vão para Kyoto. E qual a estação em Kyoto que possui trens que vão para Nara e Osaka.

  11. Ola Thais, curti muito seus posts, quero ir para o Japão enqnto estiver na Coreia do Sul essa..pertinho, e seus posts me ajudaram mto.
    Esse JRP me interessou, até pq vou com mala media e não rola low cost ..mtas roupas e lembrancinhas para comprar kkkk.
    Uma duvida, após sair do aero. Ou da estacao de trem, vc utilizou o google maps em gps para chegar em algum local e ele funcionou normal?
    Obg…bjos

    • Oi Bruna.. hahaha
      Muita roupas e lembrancinhas pra comprar foi ótimo! Te entendo suuuuuper!
      Sobre internet: o Japão tem wifi em muitos lugares, você vai encontrar pontos no aeroporto e no trem, mas eu sempre uso chip! O que compro é esse aqui, ainda não usei no Japão, mas já na Tailândia, Camboja.. e acredito que deva funcionar bem no Japanøas também, assim você fica tranquila em relação a mapas. Com meu link você ganha frete grátis, ok? 🙂

      Beijão

  12. Oi Thaís, estou adorando seu blog. Tem muitas dicas legais e está me ajudando muito a planejar minha viagem para o Japão que será em agosto. Gostaria de saber se é melhor levar ienes já do Brasil ou levar dólares e trocar lá. E tb tenho uma dúvida: pretendo ir de Narita até Kyoto e de lá começar minha viagem, deixando Tokyo por último. Terei 20 dias no total. Vc acha que é melhor o passe de 14 ou 21 dias da JR? Consigo utilizá-lo a viagem toda, inclusive para ir à Disney a partir de Tokyo? Poderia tb me dar dica de quais cidades conhecer? Obrigada desde já pela atenção!

    • Oi Ana, que bom que está curtindoi aqui! E vai amar o Japão, tenho certeza!
      Olha, sobre a moeda, todas as vezes que fui eu já levei Ienes, não seit e dizer quanto estão os dólares por lá agora, viu? Eu, particularmente, não gosto de ficar trocando dinheiro várias vezes. Mas leve bastante dinheiro, porque eles usam muito porco cartão por lá.

      Sobre o passe, alguns leitores me disseram que estão conseguindo usar no metrô de Tokyo, antigamente não podia quando eu fui. Quantos dias vovê efetivamente vai andar de trem? Proque eu nano pegaria mais dias por causa do metrô… vc vai pra Disney de Metrô. Já que Tokyo está no final, eu pagaria os meus tickets por lá, viu?

      As cidades que visitei foram:
      Tokyo
      Osaka
      Naha
      Kyoto
      Hiroshima
      Myanjima
      Sapporo
      Monte Fuji

      🙂

  13. Peguei algumas dicas daqui do site para minha viagem ao Japão finzinho de março.
    Em retribuição, gostaria de partilhar duas informações:

    1) o JR Pass tem revendedores oficiais aqui no Brasil em várias cidades. Como são oficiais, cobram o valor exato do passe convertido do Iene para Real, sem outros acréscimos, podendo inclusive pagar com cartão de crédito (e sem IOF). A lista dos representantes oficiais vc encontra aqui: http://www.japanrailpass.net/area_06.html
    Eu comprei o meu na loja da HIS Turismo que fica no shopping (Top Center) ao lado do consulado japonês em São Paulo.

    2) varias informações confirmam que pode usar sim o JR Pass na linha Yamanote para rodar em Tokyo. Essa linha específica é de propriedade da JR então o passe é aceito.

    Toda economia é bem-vinda….
    Abraços e boa viagem a todos.

    • Oi Fabio, ameeei as dicas!
      Não sabia desse representante no Brasil é do lado da minha casa.. haha
      Sobre o metrô, só se eles mudaram recentemente, porque quando estava lá perguntei e eles disseram que não!
      Bom sabe, e os outros leitores agradecem! <3

      Beijão e obrigada por deixar sua marca no GMA!

  14. Oi, eu tenho uma dúvida que não sei se vc sabe, mas não custa perguntar né hahahah

    Bom estou no Japão Estou fazendo um intercâmbio de duração de um ano porém quando acabar meus paisviram para o Japão me visitar e apresentar e Japão pra eles gostaria de saber se eu posso fazer o Japan rail pass mesmo tendo um visto de intercambista, já que só pegarei o Japan rail pass para o mês que meus pais vierem e não tenho nacionalidade japonesa, Obrigada!!!

    • Oi Jade,
      eu acho que não vai dar certo. Pois na hora de trocar o passe você vai ter que mostrar seu passaporte com seu visto, eles conferem. E vão ver que seu visto é de longa duração…
      Seus pais conseguem para eles, mas acho que você vai gastar dinheiro à toa.. =/

      Boa sorte!
      Beijão

  15. Thais estou gostando muito do seu blog, tirando dúvidas e me atualizando já que a maioria do que encontrei até hj tem pelo menos 4 anos e como as coisas mudam numa velocidade…rss … vi que vc tb fez com low cost e estou pensando em estudar essa possibilidade pq acho q alem do trem ser caro ele te prende aquele tempo específico… se quiser economizar por exemplo e pegar um JR de 7 dias fica bem restrito. Não estou achando essa sua resenha sobre, se puder nos falar fico muito grata!

    • Oi Gisele,
      o trem é caro mesmo… mas é um transporte muito gostoso de se pegar, viu? Se puder alternar trem, avião e ônibus é a melhor pedida.
      Os ônibus noturnos também funcionam bem, meu marido pegou. Eu acabei que nunca escrevi sobre os aviões porque meu HD quebrou e perdi todas as inhas fotos, acredita?
      Vou ver se sobrou alguma para poder fazer o post, ele é importante. Mas eu voei de Jet Star. Eles só deixam levar 7kg no bagageiro, se não me engano, e não tem mala despachada, tem que pagar a parte. Então o ideal é ver no site quanto sairia com a mala e comparar com o trem!

      Que bom que gostou das dicas, eu votle ano passado do Japão, fui 3 vezes! rsrs E obrigada por deixar sua marca no GMA 🙂

      Beijão

  16. Que bom que achei seu blog, Thais! Estou indo dia 4 de fevereiro pro Japão e ainda estou cheio de dúvidas! Mas já li vários posts aqui e a coisa tá ficando mais tranquila! Vou ficar 11 dias no Japão e minha ideia é usar o JR de 7 dias no aeroporto de Narita, ficar uns 2 dias em Tóquio e depois viajar os 5 dias restantes do passe pra só então retornar à Tóquio e terminar a viagem por lá. Acha que rola?
    Minha preocupação é com as bagagens! Quero ir pra Kyoto e Hiroshima e fazer algumas cidades como Nara e Osaka. Que tamanho de mala é adequado pra levar dentro dos trens? Tem espaço pra guarda-las?
    Um abraço e valeu por todas as dicas!

    • Oi Daniel, se você pudesse não usar o passe em Tóquio é ideal, porque você está rasgando 2 dias… você já leu esse artigo sobre sair do aeroporto?

      Em relação a mala, tem bagageiros perto das portas, pode levar qualquer tamanho de mala, sem problemas!

      Eu fiz todas essas cidades, são lindas! To devendo muito post ainda.. mas meu HD quebrou e perdi todas as fotos :/ Mas se tiver mais dúvidas, pode falar que te ajudo.. fui lá ano passado!

      Que bom que estou te tranquilizando e obrigada por deixar sua marca no GMA 🙂

      Beijão

  17. Ótimo post! Depois de ler e ver se valia a pena pra mim, comprei o JR Pass e agora estou no HyperDia (parece nome de supermercado kkk) anotando quais trens vou reservar. Obrigado, ajudou muito!

  18. Oi Thais calculei pelo Hyperdia e a soma dos dois trechos(TOKIO>KYOTO>OSAKA) esta em (¥13,910+¥560 Total:¥ 14,470 sendo que o JR pass esta custando Total:¥ 29,110, alem do trecho entre cidades eu consigo economizar nos deslocamentos dentro da cidade para valer a pena essa diferença no valor do passe?

  19. Oi Thais, vou fazer o Trajeto Tokio Kioto depois Osaka , serão somente três trechos num periodo de 7 dias, tem como simular o valor da passagem individual para ver se vale a pena em algum site?

  20. Olá. Muito bom suas explicações. Parabéns.
    Fiquei com uma dúvida. Então eu posso trocar meu voucher (JR Pass de 7 dias) no aeroporto de Narita mas somente utilizá-lo uma semana depois? Eu troco mas ele só vai começar a contar no dia que eu usar né? Obrigado

  21. Oi, boa tarde!!

    eu fiz agora um passaporte o visto.. eu esperava demora pra mais de 45 dias.. entendeu?
    então, como fazer tirar para japão?

    Obrigada pela informação

  22. Olá Thaís! Obrigado elas informações! Muito bom!
    Me tira uma dúvida: Em relação às reservas do JRP, você já deixa reservado todas as viagens quando valida, ou vai fazendo de uma em uma?
    Tem que pagar algo a mais para reservar assento?
    E qual a antecedência para fazer uma reserva, caso já não faça na primeira viagem?

    Obrigado!!!

    Felipe

    • Oi Felipe,
      não precisa fazer tudo junto não, mas é bom pra se livrar. Não paga nada pra reservar e não precisa de antecedência pra isso, tem muuuuito trem saindo, a não ser que vc precise mto de um horário específico. Eu reservei tudo na semana, qnd cheguei lá!

      Beijão!

  23. Gostei da dica!
    Você lembra quanto era a viagem do aeroporto de Narita ao centro de Tóquio?
    Esse troço é tão caro, que tem que ser tudo bem programadinho, né?
    Você chegou a viajar de avião dentro do Japão?Sabe se existem low costs por lá?
    Bjs

    • Oi Gabi,

      sim, tem tudo aqui nesse post sobre sair do aeroporto, mas é uma média de 1100 a 1300 yens, os baratos.
      Viajei sim de low cost, tem 3 empresas boas! Vou escrever sobre isso já já.
      Japão tem que tudo programar, minha filha, senão o dinheiro escorre pelos dedos… hahaha