Como são os Cat Cafes no Japão? Regras e preços!

Esta mão orgulhosa de dois gatos fofos, obviamente, queria muito visitar os Cat Cafes em Tóquio! Sim, é exatamente o que o nome indica: um café fofo, cheio de coisas gostosas pra comer, habitado por dezenas de gatinhos. Você vai lá e pode ficar horas interagindo e brincando com os bichanos. Pode até soar estranho pra nós, brasileiros, mas este tipo de espaço é muito comum por lá. Existem mais de 200 Cat Cafes no Japão e por volta de uns 50 só na cidade de Tóquio. Sem dúvidas foi um dos meus programas favoritos na capital japonesa. Já já vou explicar tudinho sobre estes lugares, como funcionam e o que são exatamente. Animados? Espero que sim, pois é legal demaaaais <3

++ Veja qual moeda levar para as suas férias no Japão
++ Confira a melhor opção de seguro viagem para suas férias

olha quantos gatinhos fofos <3

O QUE SÃO OS CAT CAFES NO JAPÃO E PORQUE FAZEM SUCESSO


Os japoneses são apaixonados por bichos, especialmente pandas e gatos, mas boa parte deles não podem ter animais de estimação. É que os apartamentos lá são beeem pequenos e muitos prédios não permitem mesmo. Além disso, as pessoas trabalham muito no Japão e várias pessoas optam por não ter porque o pet ficaria muito tempo sozinho em casa.

Por isso, surgiram espaços como os cat cafes, lugares onde você paga um valor de entrada e pode consumir cafés e bebidas, rodeado por gatinhos! Claro que eles são o grande show do café, pois só visita quem realmente ama felinos (como eu!), e muitos frequentam os Cat Cafes somente para manter contato direto com os miaus. Os japoneses adoram ir lá para poder brincar com eles, fazer carinho e curtir a companhia dos animais.

++ Descubra como ir do aeroporto de Tóquio até o centro economizando
++ Conheça as principais comidas japonesas (que vão muito além do sushi)

Cat Cafes Tóquio

REGRAS DOS CAT CAFES


Mas deixa eu explicar melhor como funciona: Os gatinhos ficam soltos, rodeados por brinquedos, caminhas, arranhadores e vivendo normalmente ali. O café é a casa deles, e vocês são os visitantes, por isso, existem várias regras de comportamento dentro do Cat Cafe. Claro que elas variam de um estabelecimento para outro, mas no geral são as seguintes:

  1. Você deve tirar os sapatos, usar meias (leve as suas) e higienizar as mãos com álcool antes de mexer nos miaus.
  2. A casa é do gato. Se ele fugir a não quiser eceber seu carinho, não insista ou force nenhuma relação.
  3. Consequentemente, se ele te arranhar a culpa é sua! O gatinho com certeza mostrou todos os sinais de que não estava confortável e você passou dos limites. Mas fique tranquilo, pois eles são todos muito dóceis!
  4. Você pode fazer carinho, mas nunca acordar de propósito um gatinho que está dormindo. Respeite o bichano. Ele não está ali para ficar acordado só para você.
  5. Brincar, acariciar e mimar os gatinhos está maaaaaaos do que liberado, e eles vão amar toda a atenção, com certeza!
Cat cafe Asakusa
O espaço é bem simples e caseiro, mas super adaptado para os miaus.

ALIMENTANDO OS GATINHOS


Eu fiz uma grande pesquisa sobre Cat Cafes aqui em Tóquio e li que alguns não permitem nenhuma forma de alimentação dos miaus durante sua visita, a não ser no horário normal da refeição deles. O que eu visitei, você podia comprar petiscos por 100 ienes. Não é que os safados já conheciam o barulho da embalagem de petisco e a maioria acordou pra vir comer? rsrs

Foi meu momento de êxtase quando todos vieram receber o treat e se esfregar em mim. Tive que manter a tigela no alto, pois as patinhas não paravam de tentar derrubar o atum no chão! rs

Cat Cafe Tokyo
Ouvindo a explicação sobre como alimentar os gatinhos.

++ Veja como tirar o visto japonês 
++ Aproveite a viagem e vá esquiar nos arredores de Tóquio

PREÇOS DOS CAT CAFES NO JAPÃO


Em boa parte dos Cat Cafes, você paga por período. Normalmente é uma taxa para ficar uma hora no local interagindo com os gatinhos. Alguns lugares incluem também a consumação de bebidas nesta taxa. Tem também a possibilidade de comprar comidinha para alimentá-los dependendo da hora em que for o local. Acho que vale muito a pena visitar um Cat Cafe não só pelos bichinhos – que são lindos demais – mas para conhecer um lugar tão diferente e típico do Japão. É uma experiência cultural também. Abaixo coloco a descrição dos dois locais que visitei com valores 😉

cat cafe treat

O CAT CAFE ASAKUSA


A dona do Cat Cafe Asakusa me explicou que eles resgatam gatinhos das ruas, tratam e colocam para adoção. Mais de 200 gatinhos já foram doados só no shop dela, e a rotatividade é grande. No momento há 15 lindos felinos no abrigo, que é bem simples e super caseiro, mas ideal para você sair vomitando arco íris de tanto amor.

espaco-cat-cafe
Muitos brinquedos e caminhas.

Alguns Cat Cafes são bem mais elaborados, maiores e com longo menu, diferente do Asakusa que só tem uma geladeirinha com bebidas geladas. Visite se você realmente estiver procurando interação com os gatos, que era só o que eu queria. Não estava nem aí para o café…. hahah Já estou morrendo de saudades dos meus 3 miaus e precisava ouvir um ron-ron.

Cat Cafe Asakusa
3-1-1-6FL Asakusa - Tokyo, Japan
Valor: 800 ienes por 1h (a cada 30 minutos adicionais, mais 200 ienes)
Horário: 11:00 às 21:00 (exceto às terças)
miaus

O QUE EU GOSTEI NO CAT CAFE ASAKUSA


  • A dona fala inglês muito bem para uma japonesa (ninguém fala inglês por aqui, acredite se quiser), então fica mais fácil tirar as dúvidas e bater papo sobre miaus;
  • Ele é super bem localizado, pertinho do Templo Senso-ji e do metrô, então da para unir o dia com essa atração;
  • Os miaus estavam muito bem cuidados e eram super super carinhosos, o que mostra como são bem tratados;
  • O site deles tem algumas instruções em português, caso você queira tirar mais dúvidas.
Gatinhos lindos
Já deu pra ver que esse frajolinha está em todas, né? Esganado! rs

CAT CAFE EM SHIBUYA


Um Cat Cafe muito famoso no bairro de Shibuya é o Cafe Mocha, que existem também em outros bairros de Tóquio. O lugar é muito bem estruturado, com a decoração fofíssima: parece que você está entrando no mundo da Alice no País das Maravilhas felino! As bebidas são liberadas na taxa de entrada, então vale muito a pena.

Cat Cafe no Japão
olha essa decoração bapho!

Só achei uma coisa não muito legal lá: parece que quase todos os gatos são de raça. Eu achava mais legal se fossem gatos resgatados de rua, sabe? De qualquer forma, dá para ver que eles estão muito bem cuidados.

E é aquela esquema, você está na casa dos gatinhos, então precisa respeitas os bichanos. Nada de abraçar e ficar apertando, precisa esperar que eles venham brincar.

Dá vontade de apertar, mas não pode: os Cat Cafes têm regras para os gatos ficarem tranquilos

Dica para interagir ainda mais com os gatinhos: procure qual o horário de alimentação dos gatos no Cat Cafe que pretende visitar. Assim, poderá dar comidinha e os bichanos costumam se aproximar com mais facilidade. Outra opção é ir à noite, porque os gatos são animais noturnos e neste horário eles ficam superanimados. Correm de um lado pro outro, brincam. É muito muito fofo. 

Cafe Mocha 
32-12 Udagawacho, Shibuya, Tokyo
Valor: taxa mínima de 550 ienes
Horário: 10:00 às 22:00

VOLTARIA A UM CAT CAFE NO JAPÃO?


SIM! E não sou a única, pois eles estão sempre cheios. Para vocês terem noção, metade dos clientes do Cat Cafe Asakusa são japoneses e a outra metade turistas curiosos e loucos por miaus, como eu! O fato é: a maioria dos japoneses são tão ocupados que não tem tempo de criar um bichinho, mas isso não quer dizer que não os amem, não é? Com certeza vou visitar muuuuuitos outros Cat Cafes nas minhas próximas viagens.

Por último, antes de embarcar, lembrem-se que é essencial viajar protegido com seguro viagem. Existem várias opções então faça um comparativo no site do Seguros Promo, parceiro aqui do blog. Basta colocar seu destino e informações básicas para ele apresentar vários orçamentos com um só clique.

E aí, quem também ficou com vontade ir em um Cat Cafe?

 LEIA MAIS

*Os horários e valores podem se modificar com o tempo. Essas informações foram apuradas em fevereiro de 2019

6 Comentários