Visto Americano (Parte 6): documentos para o visto americano

Chegamos a parte do processo que vocês mais esperavam: a dos documentos para o visto americano. Você já aprendeu a preencher o formulário DS-160, marcar sua entrevista e tudo mais. Agora é só juntar todos os documentos e esperar o dia da sua visita ao CASV e ao Consulado. “Mas e então, Thaís? Quais documentos levar na entrevista do Visto Americano??”
Antes de mais nada, é bom frisar que o que eu escrevo para vocês aqui foi o que aprendi com minhas experiências pessoais de quando tirei meu visto e de minha família. Não trabalho para nenhuma agência e nem sou profissional no caso. Não posso dar certeza que vai dar tudo certo. Dessa maneira que fiz, deu certo para mim, por isso estou contando para vocês! 🙂  Leia bastante sobre o assunto, procure dicas de outros blogs também, pois eles podem ter passado por alguma experiência que eu não passei. Toda informação é preciosa!

Para quem está chegando agora, indico a leitura de todos os 5 passos anteriores, para não “pegar o bonde andando”. Leia aqui.

documentos para o visto americanoPOST ATUALIZADO OUT/2014:

 


Vou primeiramente dar algumas dicas sobre os documentos para o visto americano, comportamento etc  e depois listar o que é necessário levar no dia do CASV e da entrevista. Lembrando que vou pecar pelo excesso aqui, pois ninguém quer ter o visto negado e, infelizmente, não da para entrar na cabeça do agente do consulado e descobrir o que ele realmente quer, não é?

Vamos lá, vamos começar a entender a lógica do processo: a preocupação dos Estados Unidos é evitar que estrangeiros vivam ilegalmente em seu país. E quem geralmente faz isso? Pessoas que buscam uma vida melhor em outro lugar, que não tem muita coisa conquistada no Brasil, que “não tem motivo para voltar” etc. São as que eles enxergam com maior probabilidade de viver na ilegalidade por lá. Por isso, quanto mais documentos para o visto americano que comprovem seu vínculo no Brasil você puder levar, melhor!


1) E o que mostra meu vínculo?

Tudo que prove que você tem porque voltar para casa. Estar matriculado em uma escola ou faculdade, ter emprego fixo, ter algum imóvel, alguma empresa.. e coisas do tipo. 


2) E em relação a minha renda?
Eles também querem saber como você vai pagar pela sua viagem, e inclusive é uma das perguntas do formulário, não é mesmo? Por isso, você vai ter que provar de alguma forma que tem dinheiro para ir, viajar e voltar. 
Por isso, se você for pagar por sua própria viagem, leve seus últimos 3 contra-cheques, seus últimos 3 extratos bancários, extratos de aplicações, poupanças… todos os documentos para o visto americano que mostrem que você tem como pagar. 


3) Mas e se eu for menor ou outra pessoa for pagar minha viagem?

Não há problema nenhum nisso. Você provavelmente vai precisar comprovar a renda do pagante, nos seguintes casos:
  • Se a família estiver tirando o visto juntas, o pagante no momento da entrevista comprovará renda suficiente para cobrir a viagem de todos.
  • Se um menor estiver tirando o visto sozinho, deverá estar acompanhado de um maior, e de preferência da pessoa que vai pagar, pois assim já faz a comprovação.
  • Se você for maior de idade e outra pessoa for pagar sua viagem, o ideal é levar comprovantes da renda e uma “carta declaração” do pagante.
E o que seria essa carta declaração? Você vai pedir para o pagante digitar uma cartinha dizendo algo do tipo: 

“Eu, ______, passaporte nº _______, me comprometo a pagar TODOS os custos da viagem de ______ , que pretende ir a ________ (a cidade que quer ir)…” Com data e assinado por ele.

Assim, há uma comprovação por escrito que realmente alguém vai pagar sua viagem. Se essa pessoa já tiver visto é melhor ainda. E é recomendável levar uma cópia do visto dela.


DÚVIDA COMUM: “Thaís, a carta precisa ser autenticada?” Não! Nunca vi essa exigência acontecer até hoje.
Contando uma situação concreta: minha mãe tirou Visto, final de 2013, com meu irmão de 14 anos. Sendo que ela é dona de casa e, obviamente, meu irmão também não tem renda…rsrs. Por isso eu escrevi uma carta dessas para ela, dizendo que ia pagar a viagem dos dois. Na entrevista o agente perguntou a ela qual era nosso parentesco, se eu já tinha o Visto e perguntou se ela podia comprovar. Como eu sou pisco dos documentos, por sorte eu tinha enviado uma xerox do meu visto para ela. Ela mostrou ao agente e deu tudo certo. Por garantia eu também mandei contra cheques meus e extratos das minhas contas, caso o ele pedisse, mas não foi necessário. 

Uma conclusão que cheguei com essa experiência: se você conseguir provar que vai pagar pela viagem, seja como for, dinheiro seu ou de outra pessoa, provavelmente não terá grandes problemas. Está começando a entender a lógica?
DICA: Leve uma cópia do visto de quem for o pagante da sua viagem. Se ele não tiver visto, paciência. Mas se tiver ,é melhor ainda!

4) E como devo me comportar?

Fique calmo! A gente tende a ficar muito ansioso e nervoso sem necessidade, o que pode mostrar afobação ou até parecer que você está mentindo. Fale a verdade, com calma e responda o que o agente te perguntar. Sair falando mil coisas que não foram perguntadas não é muito bem visto.

Se a família estiver tirando o visto junta, eleja um “orador” para responder as perguntas, para ninguém falar atropelando ao outro. Se o agente direcionar uma pergunta diretamente a alguém, aí sim ela responde.

Às vezes eles perguntam se podem realizar a entrevista em inglês. Aceite somente se estiver muito seguro do seu desempenho. Não falar bem inglês não prejudica EM NADA sua entrevista. Não force algo que você não saiba.

Eles geralmente perguntam para onde você pretende viajar, mesmo você já tendo escrito no formulário. É bom já ter um lugar em vista e saber o que você quer visitar, conhecer os pontos turísticos da cidade, mesmo que de nome. Se você está indo a turismo, TEM que saber o que quer turistar, não é mesmo?

Os agentes também gostam de perguntar se você já saiu antes do país. Já ter ido à Europa ajuda, pois mostra que você já foi para “um país rico” e voltou. Mas não minta, ok? Fale realmente para onde viajou.


5) Resumo

No geral acho que deu para entender a linha de pensamento que você deve seguir na hora de reunir seus documentos para o visto americano. Pense nisso tudo e separe tudo o que puder te ajudar a provar o que foi citado acima. Definitivamente é melhor pecar pelo excesso do que pela falta, não é? Leve quantos papéis achar necessário. Você pode não precisar mostrar nada, como pode mostrar tudo…

Contando minha experiência: Na época que tirei meu visto eu era empresária e fazia faculdade. Levei contrato social, comprovante da facul… mil coisas. Não precisei mostrar NADA. O agente me perguntou de que era minha empresa e se eu já tinha viajado para fora, e eu já conhecia uns 6 países na Europa, na época. Pronto. “Seu visto foi aprovado”. Eu estava super nervosa à toa! Viu como é simples?


6) NO DIA DO CASV (documentos para o visto americano obrigatórios de levar):

  • Passaporte válido por pelo menos 6 meses;
  • Confirmação do formulário DS-160 impressa;
  • Comprovante de pagamento do visto;
  • Confirmação do agendamento impresso.
A sua primeira visita será para capturar sua foto e suas digitais. É bom chegar com uns 30 min de antecedência, mas você pode ser chamado antes. Uma fila vai estar formada lá fora e um agente ficará chamando os horários marcados para entrar. É super rápido o processo lá dentro, e eles te devolverão seu passaporte e confirmação do DS. NÃO é preciso levar o formulário todo impresso, ok?
7) NO DIA DO CONSULADO:

É obrigatório levar os mesmos documentos do dia do CASV. Se sua página de confirmação do DS-160 estiver amassada, imprima outra. Mas eles geralmente devolvem ela bonitinha. Além disso, os documentos para o visto americano recomendados a levar:
  • Comprovante de matrícula de escola ou faculdade, se estiver estudando;
  • Pelo menos os últimos três contra-cheques;
  • Pelo menos os últimos 3 extratos bancários, de poupança ou aplicações;
  • Comprovante de matrícula de escola dos FILHOS, se tiver;
  • Contrato social da empresa e cartão de visitas, caso seja empresário (Já pediram o cartão de visitas para um amigo);
  • “Carta Declaração de Pagamento”, se outra pessoa for pagar sua viagem;
  • Comprovante de renda do pagante de sua viagem;
  • Cópia do visto das pessoas que viajarão com você ou do pagante de sua viagem;
  • Documento de carro e imóveis, se tiver;
  • Comprovante de IR;
  • Carteira de trabalho, se tiver assinada;
  • Certidão de casamento, se houver;
  • Caso não trabalhe, comprovação de emprego fixo do cônjuge.

Menores de idade tirando o visto sozinhos DEVEM levar:
  • Passaporte válido;
  • Passaporte dos pais, se possuírem;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento dos pais, de houver;
  • Ser acompanhado por um adulto.

IMPORTANTE: Não é possível entrar com NENHUM aparelho eletrônico para dentro do Consulado. Quando eu digo nenhum, é nenhum, nem celular. No CASV eles aceitam, mas pedem para desligar o aparelho. Por isso, deixe no carro, deixe em casa, só não leve para lá, pois se você levar eles vão te proibir de entrar. Quando eu tirei o meu, ficavam umas barraquinhas na porta do Consulado cobrando para guardar seu celular. Brasileiro é impressionante, né? rsrs

Sinceramente não consigo pensar em outra coisa que eles possam pedir comprovação, mas se alguém lembrar de mais alguma coisa, me conte nos comentários, ok?
Na entrada no Consulado, mesmo esquema, nada de celulares. Você e/ou sua família será direcionada para um agente do que procederá a entrevista. Após realizar todas as perguntas que achar necessário, o agente te dirá “seu visto foi aceito” ou “seu visto foi negado”. No segundo caso, ele devolverá seu passaporte e a entrevista acabou 🙁

Sendo aceito (vai ser, vai ser!!), ele ficará com os passaportes de todos, que serão entregues pela empresa DHL em sua casa. PRONTO!

 
 
 
Não deixe de ler a PARTE 7 com as maiores dúvidas dos viajantes!
 

LEIA MAIS



991 Comentários

  1. Olá Thais
    Queria tirar uma dúvida sobre a ocupação.
    Eu saí do meu emprego a pouco tempo e estou no seguro desemprego, estou aproveitando o dinheiro que recebi das contas para ir visitar meu namorado (que vai me enviar uma carta convite), também trabalho com minha mãe como autonoma e não tenho essa comprovação de renda (só tenho o dinheiro no banco) gostaria de saber na area de ocupação o que eu coloco – desempregada (não acho que vá ajudar) ou autonoma (que não tenho como provar)? kkkkkk Parabéns pelo site, tem me ajudado muito!!

    • Oi Ester,
      é sua situação é complicada, porque desempregada nunca é bem visto, mas se você colocar autônoma e ele pedir qualquer comprovação, você também não terá.
      Da pra comprovar a renda pelos extratos? Se sim, coloque autônoma, vai ser menos pior.
      Beijão

  2. OMG!!!!!!!!
    Acabei de sair da entrevista e vim direto aqui contar para vocês e agradecer o blog. Segui todas as dicas, fui bem direto nas minhas respostas.
    Foi assim, cheguei, sem nada de eletrônico e com tudo, assim como o blog sugeriu, passei pela espera toda, e depois cheguei a cabine.
    ENTREVISTADOR: Olá, vai para onde?
    EU: Ham???? Desculpa, não entendi. (Eu tinha entendido, mas sabe Deus porque, eu travei. Não sabia o que responder. Obviamente isso me fez tremer na base).
    ENTREVISTADOR: Onde você vai?
    EU: Orlando.
    ENTREVISTADOR: Trabalha?
    EU: Sim. Sou professor do instituto federal do Acre.
    ENTREVISTADOR: Dá aula de que?
    EU: English (eu sorri, tentando ser simpático, ele continuou de cara fechada e continuou a entrevista em português).
    ENTREVISTADOR: Desde quando você dar aula? (Eu fiquei sem saber o que responder de novo, daí ele completou): Nessa escola…
    EU: Desde março. Mas sou concursado.
    ENTREVISTADOR: Eu sei. Coloquei seus quatro dedos… (e começou o procedimento de coleta de digitais). Seu visto foi aprovado. Boa viagem.
    Gente, parece muita coisa, mas não durou nem 1 min, juro. São segundos amigos.
    Muito obrigado, blog, por todas as dicas. E boa sorte aos demais que vão passar pelo processo também.

  3. Bom dia…escrevi ontem um comentário..mas não achei ele depois.tenho 2 perguntas.
    1- Sou empresario individual meu pró-labore é de 2.500 no IR.vamos a família (esposa e 3 filhos menores de 12 anos) para Miami/orlando tenho poupança com fundos para custear a viagem. fui orientado a conseguir um patrocinador. vc acha que é necessário.?
    2- MInha esposa trabalha comigo na empresa(padaria) mas ela não tem vínculos trabalhistas e isenta de IR. como preenceher o formulario dela ?
    Abraços !

    • Oi Erackton,
      Fica complicado colocar um patrocinador para família inteira. Isso funciona melhor quando é só uma pessoa ou um menor.
      Quanto a sua esposa, coloque a ocupação que ela tem na sua empresa.
      Beijão

  4. Olá Thais!
    Nada mais justo que deixar aqui meu agradecimento a você e a todos os leitores que dividiram suas experiências, me deixando mais calma e mais confiante para a tão esperada entrevista. Minha entrevista aconteceu ontem às 07:50 em São Paulo. O processo todo durou uma hora. Passou muito rápido! Fiquei muito ansiosa e nervosa a semana inteira, mas na hora, Graças a Deus fiquei calma e tranquila para a entrevista, afinal, se você não está mentindo, não tem o porque temer. DE VERDADE! Ao todo acho que minha entrevista durou 20 segundos. Passei nervoso a toa! Foi muito tranquilo, Graças a Deus! Estava esperando mais perguntas, já que não possuo renda e declarei que quem pagará minha viagem será minha mãe. Levei todos os documentos necessários, mas não precisei mostrar nenhum.
    Fui atendida por um cônsul muito simpático e de sotaque forte:
    -Bom dia, tudo bem?
    -Bom dia! Tudo bem
    -Para onde você irá viajar?
    -Orlando
    -Sua irmã irá com você?
    -Sim
    -Ela já possui visto?
    -Sim
    -Você cursa Direito?
    -Sim
    -Em que ano você está?
    -3º Semestre
    -OK. SEU VISTO FOI APROVADO. BOA VIAGEM!

    • Oi Bia!!! Que bom que deu tudo certo! Fico feliz de saber!
      Se ainda precisar de hotel, carro ou seguro saúde aqui no blog tem desconto, é só falar comigo!
      Beijão e boa viagem!

  5. Mais uma duvida! 😛 Ano passado eu nao precisava declarar IR, todos falam que quando eles pedem o IR a pessoa não tem eles dizem que não possui vinculo. Ano que vem terei que declarar, pois minha renda mudou! Seria melhor eu levar IR dos meus pais ou vou só com meus extratos? Obrigada mais uma vez.

  6. olá…adorei seu site…foi muito útil para esclarecer algumas dúvidas! Eu já preenchi o DS 160, entretanto eu coloquei o RG ou invés do CPF, será que tem algum problema? Eu paguei a taxa com cartão de crédito, onde imprimo o comprovante de pagamento do visto? Obrigada …Tatiana

  7. Oiii Thais!
    Vou ter a entrevista no consulado dia 15/06/15, mas tenho uma dúvida que esta me matando aqui ahahha…Quando finalizei o questinário DS 160, vi que faltou dois dos meus sobrenomes, foi somente os dois ultimos (meu sobrenome é muitoo grande) ficando apenas Lucimara Souza Wiemers e não Lucimara Gonçalves Farias de Souza Wiemers, isso pode me prejudicar ? Ou não interfere em nada?
    Obrigadaaa 🙂

    • Oi Lucimara,
      você escreveu o nome todo?
      Se você escreveu e o sistema tirou automaticamente pelo tamanho, tudo bem, agora se você não escreveu eu acho que você tem que colocar ele inteiro sim.
      Beijão

  8. Olá! Estou com uma dúvida (novidade haha) coloquei no formulário que iria viajar com um amigo mas ele não vai mais. Preciso fazer outro formulário sem o nome dele?
    Obrigado!

  9. Oi Thaís, gostaria de saber o seguinte,estou terminando de tirar o passaporte de minha filha de 7 anos, queremos viajar ainda esse ano, não sou casada com o pai dela, e preciso saber se para eu levar ela preciso de alguma autorização dele, para tirar passaporte eu precisei. É que ele vai viajar e talvez se precisar de algum documento a mais eu já o fazia antes dele ir. Tenho medo de depois precisar e não conseguir entrar em contato com ele.
    Obrigado

  10. Olá, tudo bom?
    Eu tenho 16 anos e vou tirar o meu visto nos dias 07/06 e 08/06, minha mãe irá me acompanhando, já tenho: a certidão de casamento dos meus pais, a identidade dela, a carta se custeio ( pois ela irá bancar tudo), declaração de matricula do meu colégio, página de confirmação do ds, página de confirmação do agendamento, meu passaporte válido, minha certidão de nascimento, minha identidade e os extratos bancários dos últimos 3 meses da minha mãe. Não tenho como pegar os contra cheques, você acha que terá algum problema ?
    Obrigada.

  11. Oi Thais, ótimo post!
    Não sei se consegue me ajudar, mas irei estudar 6 meses, e no caso não estarei empregado no mês do visto. Isso é normal, eu acredito, certo? Alguma sugestão no caso de estudante?
    obs: já tenho visto de turista e já viajei.

    • Oi Luks,
      poxa, não sei nadinha sobre o visto de estudante, mas acredito que seja normal, já que você vai estudar lá e sair do país, não tem obrigação de estar trabalhando.. é o que faz sentido.
      Boa sorte!!!!

  12. Ola.
    Dúvida.
    Minha mãe é empresária.
    Eles pedem extrato Bancário. Ela leva extrato da empresa ou extrato da conta pessoal?
    Obrigado

  13. Compartilho minha experiência para que outros possam ler e ter noção de como é assim como eu fiz ao acessar este guia. rs
    Hoje, 03/06 estava marcado minha entrevista em Brasília.
    * Tudo muito rápido, cheguei 9:10, estava marcado pra 9:30, 9:35 eu já estava indo embora com visto aprovado. rs
    Olha que ainda enrolei, porque enfrentei a fila e na hora da revista dos pertences eu estava com um trident no bolso, ai tive que sair pra jogar fora e enfrentar a fila de novo. mas mesmo assim tudo isso durou 35 min e eu já estava indo pra casa.
    Consulado estava com umas 100 pessoas sentadas esperando, não sei o porque fui chamado tão rápido, kkk mas não tenho que reclamar né rs. Ai já peguei a fila da entrevista já fiquei aguardando minha vez, 2 min na fila ja me chamaram, a mulher me fez tres perguntas:
    – Pra onde você vai? Respondi o Estado!
    -Quem vai pagar sua passagem? Respondi!
    -Sua mãe trabalha de que? Respondi!
    Ok, Visto aprovado e Boa viagem.
    Pronto. kkkk fui embora e tudo deu certo.

  14. Olá Thaís ,boa noite!
    Fatura de cartão de crédito pode ser usado como comprovante de residência? Obrigado.

  15. Olá Thais, estou com uma duvida sobre os estratos bancários, eu tenho movimentação em duas contas porem não tenho dinheiro parado em nenhuma delas, isso tem problema na hora de tirar o visto?

  16. Ola Thais! Eu pretendo viajar com minha namorada no final do ano ou no inicio do ano que vem, eu já tenho visto mas ela ainda tem que tirar o dela pela primeira vez, acha que ajuda em algo eu dar meu passaporte para ela levar e mostrar que já tenho visto e outras viagens para os EUA? E na parte do preenchimento do formulario, o certo é marcar que vai viajar com um amigo ou marcar “outros” e depois explicar que vai com o namorado?
    Obrigado!

  17. Oi Thais.
    Estou com duas dúvidas no preenchimento do formulário da minha mãe. Ela é divorciada e não sei se devo informar o nome de casada no campo de outros nomes que a pessoa já tenha usado. Também eles perguntam “como se deu a dissolução do casamento”, seria o motivo da separação? Poderia responder apenas adultério, por exemplo? Obrigada.

    • Oi Lorena,
      deve informar sim. Ela voltou pro nome de solteira?
      Poderia responder isso sim, mas fica feio…rs
      Coloque em inglês algo do tipo “separação amigável por motivos pessoais”
      Bj

  18. Ola Thais, eu e meu pai iremos para a entrevista no consulado terca (2) e eu marquei nossas entrevistas separadas e no mesmo horario, mas eu sou menor de idade, gostaria de saber se eu sou obrigada a entrar com ele ( ai eu teria que marcar o meu para mais tarde?) ou eu posso ir sozinha?

  19. Oi Thís tudo bem? Minha entrevista acontecerá semana que vem, e estou com um pouco de medo de não ser aprovada pois não sou eu quem vai pagar a minha viagem e a pessoa a qual pagará não poderá comparecer.. Isso tem algum problema ? Acabei de ler esse artigo aqui que me ajudou bastante e tirou minhas dúvidas sobre os documentos e tudo mais que preciso levar. Assim que eu voltar da minha entrevista conto pra você como foi. Vamos rezar para eu ser aprovada

  20. Olá, pode me tirar uma duvida? Quanto tempo depois de tirar o passaporte pode se tirar o visto? E depois do visto, tem um tempo para viajar ou o embarque pode ser imediato? ( Visto de turista )

  21. Oi Thais, quem irá custear minha passagem será meu namorado que mora nos EUA, New Jersey. Nesse caso como faço para colocar no questionário? É um risco isso. A idéia é não mentir né? Então, ou terei que colocar outra pessoa? Sou servidora pública pelo estado (concursada), tenho um filho (mas ele não irá), faço faculdade, não tenho bens materiais no meu nome (carro ou casa). Mas minha preocupação maior depois de ter lido seu post, é sobre quem vai custear minha viagem. Que dica vc me da?

    • Oi Fernanda,
      eu sempre dou a dica de falar a verdade mesmo!
      Não é porque seu namorado que mora lá que vai pagar que quer dizer que você vai ficar.
      Responde tudo certinho e fica calma, porque você não tem nada a temer! 🙂

  22. THAIS
    boa noite ,
    estou querendo tirar o visto meu e das minha familia, meu,minha esposa minha flha de 7 e a de 12 meu salario e 6,000,mas minha esposa tem uma empresa empredendor individual(imei)! Duas das passagens ganhamos do padrinho das meninas ida e volta delas e por conta dele…vc acha que devo colocar que ele esta custiando a viagem delas? vc acha que tenho chance de conseguir o visto,tenho carterira asssinada ,trabalho fixo,etc me de mas dicas obrigado

  23. Olá Thaís, tudo bem?
    Tenho uma pergunta: A agente de turismo informou no DS 160 que eu trabalhava como analista de processos na prefeitura de Timóteo, porém, eu trabalho no fórum de Timóteo (cidade). Vale a pena eu iniciar a entrevista informando o ocorrido ou mantenho o que foi dito no formulário?
    Agradeço

  24. Bom dia Thais
    Estou super nervosa ansiosa com medo em panico rss
    minha entrevista sera no consulado em São Paulo dia 28
    e todo mundo esta me assustando dizendo que eles são super rigidos bravos e negam muitos vistos
    o que vc me diz do consulado de são paulo
    To morrendo de medo de ter visto negado vou com meu marido
    somos funcionarios publicos municipais temos casa propria, carro mais nao temos a renda muito alta
    acha que temos alguma chance
    obrigada

  25. Bom dia Thais! Estou com uma dúvida de ultima hora, faremos a entrevista amanha! Estamos pleiteando o visto em familia e meu filho de 25 anos, estuda e mora na australia tem visto de 2 anos e esta nos visitando, providenciamos carta custeio, e-mail de aceitação no curso. Será que é suficiente?

  26. Oi, Thaís. Conseguimos nossos vistos sim. Deu tudo certo. Decidi não mexer no formulário e ver no que dava. O entrevistador nem tocou no assunto. Também não questionou nada sobre carta-convite. Somente perguntou se eu era concursada ou designada (sou concursada). Qual a profissão do meu marido e se ele tinha algum funcionário. Se eu morava em casa própria e se o documento estava em meu nome (construí em cima da casa da minha mãe). Perguntou se eu ia para a cidade onde minha tia mora (disse que ia visitá-la e conhecer a Disney) e, ao fim, perguntou quanto dinheiro eu tinha guardado para a viagem (disse uns 20 mil e que financiaria o restante). Não pediu nenhum documento. Mas nos desejou boa viagem no final. 🙂
    De qualquer forma, agradeço-lhe muito a disposição em tirar nossas dúvidas.

  27. Oi Thais. Me Tira uma dúvida, a minha entrevista vai ser dia 02/06, mas estou morrendo de medo. Não declaro IR, pois o meu salário é de 2.150,00, já viajei para para a França, Holanda, Bélgica e Argentina. No meu passaporte não tenho o comprovante de entrada na Bélgica, pois fui de carro. Ganho participação nos lucros da empresa que é em torno de 5 a 8 mil, todos os anos no mês de fevereiro. Sendo que no DS160 declarei apenas o meu salário, pois não tem nenhum campo para informar outro tipo de renda, tenho carro mais não esta no meu nome. Quais as minhas chances? Sei que isso e muito relativo, mas gostaria muito de ter a sua opinião.
    Obrigada.

    • Oi Patricia,
      realmente não tenho como opinar, não, desculpe!
      Mas já ter ido para Europa é um bom ponto à favor! Não fique com medo e fique calma, que é sua melhor arma.
      Beijão e boa sorte!

  28. Thais, esqueci de falar, mas como eu coloquei que minha tia vai pagar a viagem, acabei colocando que n tenho renda. É preciso alterar isso tambem?

  29. Oii Thais, gostaria da sua ajuda. Acabei de preencher meu DS 160, sou universitária, estagiária e tenho uma pequena loja mas tenho todos os documentos dela. Mas na hora do preenchimento coloquei apenas que sou estudante e estagiaria. Seria bom voltar lá e complementar que tenho uma loja? Ou levo apenas os documentos dela?

  30. Ola!
    Eu estou com viagem comprada (passagem, hotel e etc) já para viajar com minha namorada no final do ano para Orlando, eu já tenho visto e no meu passaportes mostra que fui diversas vezes para os EUA, mas minha namorada acabou de renovar o passaporte dela e nunca viajou antes para os EUA, sabe se eu posso acompanhar ela na entrevista? Fico um pouco receoso dela ir sozinha pois ainda esta na faculdade, não trabalha e quem esta pagando a viagem dela é a mãe, que também não tem visto.

  31. Boa tarde a todos! Ontem tirei meu visto no consulado do rio de janeiro. E me chamou a atenção a agilidade das entrevistas. A minha por exemplo demorou uns 30 segundos. Foi assim:
    Agente: bom dia
    Eu: bom dia
    Agente: oque voce faz no Brasil?
    Eu: sou bancário
    Agente: boa viagem
    Eu: obrigado.
    Eu fiquei meio emburrado, por que tive que sair de porto alegre e ir até o Rio para falar apenas 5 palavras em uma entrevista!

    • Oi Gustavo,
      melhor ter que falar só 5 palavras do que sair sem o visto, né? ;P
      Ainda bem que deu tudo certo no final, mesmo com todo o transtorno!
      Espero que faça boa viagem!
      Beijão

  32. Ola Thais, gentileza me tira uma dúvida
    Gostaria de rever meu questionário, tem como? Já paguei a taxa e marquei minha entrevista.

  33. Olá Thais,
    é possivel alterar o posto consular selecionado, apos a confirmação da solicitação do visto?
    obrigada

  34. Boa Noite Thaís, você esta de parabéns seu site é muito bom!!!!!!
    Gentileza me tira uma dúvida, preciso levar cópias dos documentos ou só os originais?
    Obrigada pela ajuda, pois estava muito nervosa para preencher o questionário, mais graças a Deus deu tudo certo!!!

  35. Bom dia.
    as informações contidas aqui foram muito uteis pra mim.
    A etapa do CASV foi domingo (17/05) e no consulado ontem (18/05) e foi muito tranquilo.
    No CASV meu agendamento era para 17h30m , mas cheguei lá por volta de 16h30m e às 17h10m já estava liberado. Nessa etapa não tem erro.
    No consulado meu agendamento era 08h10m. cheguei às 07h10m. devia ter umas 500 pessoas na minha frente. Até que chegasse meu momento da revista de segurança levou 1 hora exatamente.
    às 08h20m estava sendo entrevistado. No meu caso foi muito tranquilo. A única pergunta que me fez foi qual era a minha profissão. Mais nada.. Após 1 minuto de conversa recebi a resposta de que o visto foi aprovado.
    Um abraço e obrigado pelas dicas.
    Guilherme

  36. Ola, Thais estou muito curiosa para saber se a pessoa nao acrescentar seus filhos no pedido do visto K1 ,se a mae pode levar suas filhas depois quando for se casar? Eu nao encontro resposta para esta pergunta, mais sei que vc pode me ajudar. OBRIGADO.

  37. Oi Thais,
    No formulário da minha esposa coloquei que ela mesma iria pagar a sua viagem, pois ela trabalha a uns 15 anos na mesma empresa com carteira assinada, mas ela não tem dinheiro em conta, posso fazer a carta custeando a viagem dela??
    Obrigado

  38. Oi Thaís! Acho que li todos os comentários, kkk Adorei todos os posts, infelizmente descobri eles depois de preencher o formulário, então se puder me ajudar, lá vão minhas dúvidas:
    Uma coisa que esqueci de colocar foi o +55 antes dos telefones, coloquei só o código da área.. devo preencher outro por causa desse erro?
    Vou tentar tirar o visto americano pq vou fazer um intercâmbio no final do ano no Canadá.. Meu visto canadense já foi aceito, e basicamente precisei comprovar as mesmas coisas do americano.. Quero tirar o americano pq provavelmente meu voo vai ter escala nos Eua, e pq qro visitar Seattle pra turistar e ir nos outlets qdo estiver em Vancouver (fica a 1 hora de carro). Outra coisa que me passa pela cabeça, mas ainda não decidi (provavelmente vou decidir qdo já estiver no Canadá) é que meu curso acaba antes do Natal, e vou passar o natal e ano novo por lá, talvez eu queria passar em algum lugar dos Eua.. Devo mencionar isso na entrevista, já que não é nada concreto? e preenchi no formulário o endereço e de um hotel em Seattle, pq é onde estou pensando em ir mesmo.. Mas não vou ficar lá, só passear mesmo… está correto?
    Outra coisa, eu não tenho como comprovar renda, trabalho para a empresa do meu pai como designer de jóias, não sou registrada e nunca tive carteira assinada (tenho 25 anos). Coloquei minha mãe como quem vai custear minha viagem, igual coloquei no visto canadense.. (ela não tem visto, só passaporte). Mas pra tirar o visto canadense a empresa que cuida da contabilidade da empresa dos meus pais emitiu alguns recibos de pagamento, pra comprovar que eu recebo salário… (cerca de 1500,00) Devo levar esse comprovante meu? Ou só levo o extrato bancário, IR, de quem vai pagar minha viagem?
    Quais outros documentos vc acha que devo levar, ou falar na entrevista que me ajudem a ter o visto concedido? Detalhe: não consigo mentir! Me enrolo toda kkk E estou SUPER nervosa.. minha entrevista é dia 29! Help me! Bjs e obrigada!

    • Oi Flavia,
      leve tudo o que você falou e fique calma na entrevista.
      O restante está tudo certo. Eles costumam não pedir muitas coisas para quem já tem visto pro Canadá.
      Beijão e boa sorte

      • Oi Thaís! Nada mais justo do que eu vir contar como foi minha entrevista! Cheguei, muuuita chuva em sp, mtas filas, mas as primeiras filas foram mto rápidas, cheguei na fila da imigração exatamente no meu horário marcado, 9:50.. A partir dai, 1 hora e pouco até minha vez.. Tinha uma mulher na minha frente fazendo a entrevista no guiche, a cônsul era terrível, de alguma maneira ela pegou a mulher, e disse que tinha um documento que provava q a mulher tinha vivido 14 anos ilegal na cidade de connecticut.. A mulher se enrolou toda e depois admitiu.. Foi tenso, elas demoraram uns 15 min! Chegou minha vez, meu coração foi parar na boca kkk, ela perguntou meu nome, e pra onde eu ia, respondi que ia fazer um intercâmbio no canada e que de lá eu qria ir pra seattle.. Logo ela abriu meu passaporte pra procurar o visto canadense, deu uma olhada e continuou, quanto eu ganhava, o que eu fazia, quem ia pagar pelo meu intercâmbio, e se era um intercâmbio de inglês, o que meus pais faziam, perguntou de novo o que eu fazia.. Ela repetiu a mesma pergunta, de maneiras diferentes.. Ela já tinha feito isso com as duas pessoas q estavam na minha frente.. Acho q era a técnica dela pra pegar mentirosos.. Kkk enfim, não pediu nenhum documento! E concedeu o visto.. Ufa! Nervosismo passou, e fui embora feliz.. Mas nossa, vi mta gente sair com o passaporte na mão.. Fiquei bem tensa! É isso, espero que ajude alguém!

        • Oi Flavia,
          eles fazem isso mesmo, pra ver se você vai cair em contradição!
          Que bom que deu certo!!!! 🙂
          Se precisar reservar carro e fazer seguro viagem pra Seattle aqui no blog tem 15% de desconto, fala cmg!
          Beijão e boa viagem!

  39. Olá Thais, queria irar uma dúvida eu moro no Paraná e solicitei o meu visto em São Paulo, possuo um carro em meu nome, porém como o carro irá ficar aqui e terá uso não posso levar o documento atual, tem problema eu levar o documento do ano anterior? E outra dúvida já terminei meu curso na faculdade tenho que levar o certificado de conclusão de curso? Desde já Obrigada.

  40. Oi Thaís, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de agradecer por toda orientação aqui no blog e parabenizar pelas informações me ajudaram muito todas as dicas e comentários que vi aqui.Ontem foi minha entrevista no consulado,estava com muitooo medo,ansiosa e preocupada um mix de sentimentos e sensações…rsr,olhei o seu blog a semana inteira mesmo que estava lendo as mesma coisa eu olhava. Separei todos os documentos todos mesmo… rsrsr e GRAÇAS A DEUS DEU TUDO CERTO VISTO APROVADO. =)
    O lance é manter a calma e responder somente o que foi perguntado, vou compartilhar aqui as perguntas que foram feitas para mim…
    Consulado: bom dia
    Eu: Bom dia
    Consulado: O que você faz Thais?
    Eu: Sou assistente Comercial
    Consulado: Qual o nome da empresa?
    Eu: Empresa X
    Consulado: Qual ramo de atividade da empresa?
    Eu: Ramo X
    Consulado: Qual seu salário?
    Eu: Meu salário é X
    Consulado: O que você faz na empresa?
    Eu: Sou assistente Comercial
    Consulado: Você é formada?
    Eu: Sim
    Consulado: Em que ano você se formou?
    Eu: Em 2013
    Consulado: Qual seu salário? (ele já tinha perguntado)
    Eu: Meu salário é X
    Consulado: Você vai com quem?
    Eu: com minha irmã
    Consulado: Com seu irmão
    Eu: Não, eu vou com minha irmã e falei o nome completo dela.
    Consulado: Em que ano você se formou?
    Eu: no ano de 2013 (ele já tinha perguntando)
    Consulado: digitando… Ele ficava mexendo no meu passaporte virando na horizontal e vertical…
    Eu: eu fiquei com olhar fixo para ele esperando… Confesso que fiquei com muito medo achei que seria negado meu visto, me mantive firme e com o olhar sempre nele…
    Consulado: Ok Thais seu visto foi aprovado, boa viagem.
    Nossa foi um alivio… Como eu não tinha levado celular fiquei com vontade de gritar, chorar de alegria….apesar das perguntas foi tudo muito rápido eu cheguei no consulado 10:00 hrs e sai de lá 10:30….
    Mais uma vez Thais obrigada por todas as dicas…..agora é só esperar a viagem em Novembro…..ahhhh ele não me pediu nenhum documento e eu já tinha comprado passagem e estou com tudo fechado para viagem em Novembro….

    • Oi Thais, parabéns!!!
      Obrigada por vir contar!!!
      Se precisar de hotel, carro ou seguro fale comigo, pois no blog tem desconto 🙂
      Espero que faça ótima viagem!
      Beijão

  41. Olá thais tudo bem? estou planejando ir pra Orlando em novembro eu minha esposa e meu filho de ano, eles tem passaporte italiano eu não , e minha renda é baixa sera que posso dizer q meu sogro esta custeando o viajem desde já agradeço .

  42. GENTEE SOS
    ja irei amanha fazer a entrevista do visto, estou indo com minha mae mas meu pai que ira custear a viagem, não tenho a carta que afirma que ele ira pagar e agora :\\\\\\\

  43. Bom tarde, gostaria de tirar uma duvida na verdade pedir a opniao… estou marcado para dia 17/05 casv e 18/05 a entrevista … e ta dessa forma… minha vó vai custear minha viajem fiz uma carta de custeio e vou levar imposto de renda e os ultimos 3 olerites.. e tambem coloquei no formulario DS160 q vou viajar com meus tios vou levar o passaporte deles ja foram para os Estados unidos umas 3 vezes por ai… e coloquei q faço faculdade segundo ano d adiministracao e to levando uma declaraçao,.. peguei uma declaraçao do emprego q ganho em torno d 2.000.. 2.500… e vou levar documento do carro q tenho em meu nome… e tambem no formulario foi colocado um hotel com probabilidade d eu ficar e tambem 10 dias apartir d 10 d julho para pegar as ferias da faculdade… a probabilidade para mim conseguir eh boa? eh alta?

  44. Olá, Thaís. Tudo bem? Obrigada por estar sempre disposta a nos ajudar com as dúvidas em relação ao visto. Tenho duas dúvidas: Eu e meu marido vamos fazer a entrevista no Rio dia 15/05 e fomos ao CASV de Belo Horizonte na segunda, dia 11/05. Chegando lá, o atendente identificou que eu errei ao preencher o local de nascimento do meu marido no formulário DS-160, mas disse não ter problema e que isso às vezes acontece. Marcou o erro no documento para ser corrigido durante a entrevista e disse não ser necessário preencher outro formulário. Mas estou na dúvida se devo ou não preencher outro formulário. Você sabe de algo a respeito? Outra dúvida: estou indo visitar minha tia e coloquei o endereço dela como local em que ficarei lá, porém, não tenho carta-convite ainda (só fiquei sabendo que podem pedir uma ontem), pois estamos combinando as coisas só por Whatsapp. Você acha que devo pedir que ela me envie um e-mail? Ou acha que posso só explicar isso a eles? E se o e-mail valeria de algo, caso peçam a carta-convite. Obrigada.

  45. Olá, Thaís. Tudo bem? Seus posts têm me ajudado muito para tirar dúvidas sobre passaporte e visto. Na última segunda, estive no CASV (Belo Horizonte) com minha família e, ao conferir o comprovante do DS-160, a funcionária percebeu que preenchi o local de nascimento de meu marido errado (acabei colocando Belo Horizonte e não é). O atendente disse que isso costuma ocorrer e que eu não precisaria preencher novo formulário e que estava destacando a informação equivocada somente para ser corrigido posteriormente. Sexta, dia 15, será nossa entrevista. Não sei se obedeço o funcionário do CASV ou se preencho novamente já que já estive lá. Você sabe de algo a esse respeito? Outra dúvida, pretendemos ir visitar minha tia nos EUA e coloquei isso no DS-160, porém, não tenho ainda uma carta-convite, pois temos conversado somente por Whatsapp. E li hoje que talvez peçam na entrevista. Será que, se eu pedir que ela envie um e-mail para mim, pode servir como carta-convite, caso o entrevistador solicite?

  46. Olá Thais, eu pretendo ir ao Texas passar uns dois meses como meus avós que residem lá , e eu não os vejo a 20 anos.. juntei o dinheiro e vou bancar minha viajem.., , no momento não estou trabalhando , más possuo bens aqui no Brasil, como carro em meu nome, comprovantes de residencia em meu nome.. acho que tenho boas chances de ter meu visto aprovado ou preciso melhorar em algo?

  47. Boa tarde,
    Primeiramente obrigada pela série de posts, me ajudou muito a preencher minha ds 160 e agendar.
    Só tenho uma dúvida, você diz que é necessário levar o comprovante de pagamento da taxa, porém fiz o pagamento no cartão de crédito e não tenho esse comprovante. Nas instruções do consulado também não diz nada sobre isso. O que devo fazer?

  48. ola, tenho 17 anos e vou tirar o visto so com meu pai. eu e ele vamos tirar juntos, ele que tambem vai pagar minha viagem… porem minha mae precisa ir tambem?? tem que levar uma declaracao que ela me autorizou a ir?

  49. Olá Thaís! Estou aqui para agradecer a sua ajuda nessa “jornada” que é esse processo. Suas dicas foram essenciais para que pudéssemos obter o visto com sucesso. Quero também compartilhar minha experiência visto que essa atitude, tomada por outros leitores do blog, me ajudaram bastante.
    Bom, depois de todos os trâmites na internet, agendamos nossa entrevista: Eu, meus pais e minha irmã. O primeiro dia no CASV, foi muito tranquilo. Acho que por ser domingo, não havia ninguém no local, somente os funcionários. Todo o processo não durou mais que dez minutos.
    Fotos e digitais tiradas, ficamos apreensivos pela entrevista que se realizara no dia seguinte, bem de manhã. No dia seguinte, chegamos com meia hora de antecedência, estava chovendo bastante na cidade (Brasília) e pegamos um trânsito bem caótico, mas enfim, tudo dentro do planejado. Chegando no consulado, passamos pelo procedimento de segurança, e fomos esperar nossa vez. Assim que entramos na fila, começou o nervosismo: Pessoas tendo seus vistos negados, e todos assistindo só aguardando a vez rsrs. Dentre essas pessoas, o que me chamou atenção foi uma família. Me disseram que era difícil negarem para família. Mas aconteceu, e aconteceu bem no dia da nossa entrevista. O nervosismo só aumentou, e a fila andava depressa. Chegamos ao guichê. E aqui vai a entrevista:
    AC- Agente Consular
    AC- Olá, bom dia.
    Todos- Bom dia!
    AC- Passaportes por favor
    AC- Para onde estão indo
    Pai- Orlando
    AC- O senhor faz o quê? ( se dirigindo ao meu pai)
    Pai- (disse sua profissão)
    AC- E a senhora? (se dirigindo a minha mãe)
    Mãe-( disse sua profissão)
    AC- (Fez mais uma pergunta só querendo saber um detalhe sobre a profissão do meu pai)
    Pai- (respondeu muito bem por sinal, sem gaguejar, sem nervosismo, e sobretudo sem mentira)
    AC- Você faz cursinho pré vestibular não é? Quer prestar pra quê? (se dirigindo à minha irmã)
    Irmã- Quero fazer odontologia
    AC- (essa parte foi engraçada) Nossa, corajosa!, é uma profissão nojenta, imagina? Mexer na boca dos outros? (risos) Mas ainda bem que tem gente pra trabalhar nisso.(risos)
    AC- Você faz Engenharia Civil né? (se dirigindo a mim)
    Eu- Sim, faço!
    AC- Bom curso
    AC- (pediu para cada um colocar as mãos no scanner)
    AC- Seus vistos foram concedidos! Tenham uma boa viagem!
    Minha conclusão a respeito, foi que alguns agentes consulares eram mais mau humorados que outros. Acho que tive um pouquinho de sorte ao cair em um gente boa! Então está aqui minha experiência pra galera. Desejo a todos uma boa sorte!!

  50. Olá Thais, gostaria apenas de saber se é preciso apresentar a reserva do hotel ou passagem aérea, mesmo porque pretendo ir apenas no ano que vem, e ainda nao tenho uma data certa.

  51. Preciso de uma ajuda! Tenho 17 anos e faço curso pre vestibular no preenchimento do formulário do visto eu boto o q ???

  52. Oi Thais coloquei no ds 160 o nome errado de minha empresa o que devo fazer? e também como sou empresária, a minha retirada em contra cheque é menor que o que ganho realmente, coloquei que ganhava um valor no ds 160 e não sei como provar.

    • Oi Simene,
      se eles pedirem comprovação e você não tiver, vai negada provavelmente,
      Eu refaria o Ds com o nome certo e colocaria a renda que você tem documentação a respeito.
      Bj

  53. Ola thais, vou com meu gropo de dança tentar o visto temos patrocínio que vai arcar com a metade do pagamento a outra metade eu mesmo terei que pagar. Não estou trabalhando não tenho como comprovar nada. Entao sendo assim meu padrinho ira pagar a minha parte terei que levar todos os documentos dele e uma carta custeio para comprovar?

    • Oi Gabriel,
      se o grupo te der algum documento comprovando parte do pagamento, coloque eles como principais e leve tudo do seu padrinho também.
      Beijão e boa sorte!

  54. Olá Thais, minha mãe é dona de casa e não tem renda como preencho o campo que pede emprego atual, ou instituição de ensino.

  55. Olá Thais, gostaria de tirar um dúvida com você. No formulário do DS-160 perguntou qual era a minha atividade principal e eu não sabia o que colocar, uma vez que trabalho em um Cartório mas não sou concursada. Acabei colocando atividade governamental e expliquei quais eram as minhas atividades e qual o cartório que eu trabalho. Está correto, ou terei problemas?

  56. Ola Thais, boa tarde! Que parabenizar novamente pelo blog e dizer que sempre estou aqui acompanhando cada publicação. Estou com a entrevista marcada para o dia 08/05 – Sexta feira. E minha duvida é; Caso o entrevistador me perguntar onde eu trabalho, devo responder apenas o nome da empresa no qual e trabalho ou alem do nome devo informar oque faço na empresa? Desde ja agradeço por toda atenção dada aqui. E que Deus poça me abençoar e ter meus visto aprovado. Grande abraços.

  57. Oi Thais, tudo bem? Parabens pelo site..dei uma olhada nos comentarios e nao achei nenhuma situacao igual a minha. Ganhei uma viagem num sorteio de uma empresa famosa. Segundo a regra eles vao bancar tudo. Tenho 23 anos e estou fazendo um curso pre vestibular… Como devo proceder? To com medo de nao conseguir o visto. Seria bom levar quais documentos para mostrar um vinculo com o pais?

    • Oi Marcos,
      todos os que citei nesse post e tudo o que você conseguir para provar que ganhou essa viagem em um sorteio.
      Aí você tem que ver com a empresa o que eles podem fornecer.
      Beijão

  58. Olá Tais,
    Venho agradecê-la imensamente de coração. Pois, através do seu blog conseguir preencher o formulário, não me atrapalhar com as datas do CASV e Consulado. Daí marquei a minha solicitação para Recife (tirei uma semana de férias).
    Bem, no 22/04 foi o dia do CASV, Putz! Tive que sair correndo por causa do horário, 3 minutos de atraso, mas houve problema e não demorou mais que 5 minutos.
    23/04, dia ansiosa entrevista. saí muito cedo e, chegue ao Consulado às 9:20. minha entrevista era as 10:00, e neste intervalo ninguém foi chamado.
    Entrevista: para o guichê que eu esperava, o rapaz a minha frente era entrevistado e se enrolava a cada pergunta, visto negado. Miinha vez…
    1- Você estuda?
    Nao
    2- o que vc faz?
    3 – quanto tempo?
    4- pra onde vai?
    New York
    5- Quanto tempo
    em torno de 15 dias
    6- vai com quem
    Sozinha.
    7- Por que vai sozinha ( ela meio que rio)
    Porque sempre viajo sozinha
    8 – Visto concedido.
    Agradeci e saí com vontade de dançar sob a leve chuvinha que caia na Boa Vista…
    Agora, a ansiedade está no passaporte que não chega (rsrs).
    Muito obrigada Taís, e que Deus te abençoe ricamente!!!

    • Oi Cristiane,
      parabéns!!! Que bom que deu tudo certo!!!
      Se precisar ainda fechar hotel e seguro viagem me avise, pois aqui no blog tem tudo e ganhamos uma comissãozinha 🙂
      Beijão e boa viagem!!

  59. Olá Thais,me salvando pra tirar o visto,eu sou menor e quem vai custear a minha viagem é a minha irmã,mas ela não pode me acompanhar no consulado,será que tem algum problema?

  60. Boa noite Thaís, eu já respondi e paguei o formulário (não agendei) mas queria mudar com quem eu vou, pq eu ia sozinha e agora vou com uma amiga e a família dela, eu posso refazer sem problemas?

  61. Boa tarde Thais!
    Com excessões a nomes pessoais, empresas, etc…todas as respostas no formulário DS-160 devem ser respondidas em inglês?

  62. Thais, no caso do visto ter sido negado, o que acontece?
    Agenda uma outra entrevista num determinado tempo?
    Precisaria pagar novamente a taxa para um novo agendamento?

  63. Thais, tudo bem?
    Sem imóvel e bens em meu nome, mas com filhos, emprego fixo, comprovante de IR, COM ESTES DOCUMENTOS EU CONSIGO!!

  64. Thaís, tudo bem? Estou com entrevista agendada no consulado e estou com uma dúvida: eu e meu namorado iremos viajar para Disney e colocamos nos nossos formulários que iremos viajar juntos com um casal de amigos. Contudo, esse casal de amigos tirou o visto um mês antes e não nos incluiu no formulário deles. Você acredita que isso seja um problema? (esse casal de amigos teve o visto deferido)

  65. Olá, boa noite.
    Tenho algumas duvidas, sera que pode me ajudar.
    Eu tenho uma relação com uma pessoa a 10 anos, mas so moramos juntos por 1 anos destes 10 anos. Hoje ela mora com o filho de 15 anos e eu com meus pais.
    Pretendo viajar com ela, mas ela ainda vai iniciar o processo do passaport.
    Eu devo dizer q sou casado com ela ou faço todo o processo como solteiro.

  66. Thaís, peço sua opinião. Quero tirar o visto, mas não tenho viagem marcada. Sou universitária e não trabalho. Pretendo colocar no formulário, que irei viajar com minha irmã, cunhado e 2 sobrinhos(todos com passaporte, vistos de entrada e saída). Minha dúvida é, se coloco meu cunhado como quem vai custear a viagem, que tem bem mais condições financeiras e imóveis; ou a minha mãe que não possui uma renda tão alta ou imóveis. Por favor espero que me ajude, e desde já agradeço. Abraço 🙂

  67. Thaís uma duvida, pretendo ir com minha namorada a turismo, devo preencher um DS-160 para mim e para ela, ou somente colocar ela como acompanhante no meu?
    Aguardando sua resposta.

  68. Olá Taís.
    Vou solicitar meu visto agora em Maio e estou com algumas dúvidas. Poderia me ajudar?
    Sou maior, trabalho a dois anos em uma empresa e faço faculdade.
    Acredito que minha renda é baixa e devido a isso vou colocar que mais pais vão arcar com os custos da minha viagem. Se me perguntarem algo sobre isso eu simplesmente falo que eles vão arcar porque minha renda não é suficiente?
    Outro ponto é que no formulário DS 160 tem a parte de colocar o que faço atualmente. Gostaria de colocar que trabalho e estudo, entretanto, pelo que vi do formulário, não é possível inserir as duas informações. Devido a isso, na parte de descrever brevemente o que faço no meu trabalho, será que devo colocar que estudo tb…por exemplo ” Trabalho na empresa X e desempenho a seguinte função. Além disso, atualmente curso Engenharia X na Universidade Y”.
    O que vc acha?

  69. Oi, bom dia!
    Por favor, estou aflita! Estivemos no consulado americano em Brasília para entrevista, eu, meu esposo e filha no dia 20/04 . Tivemos nossos vistos aprovados e que receberíamos estes num prazo de 10 dias. No dia 24/04 recebi email informando que o passaporte de meu marido e o meu foram encaminhados via correio para o endereço informado, mas nada a respeito do visto de minha filha. Então acessei a página do CEAC e vi que o visto dela está em PROCESSO ADMINISTRATIVO. Porém observando algumas perguntas que foram feitas quando agendava nossa entrevista, vi que respondi erroneamente a respeito dela.
    Tais pergunta foram: a) Fulana de tal está presente fisicamente no Brasil, respondi que NÃO e b) Fulana de tal respondeu “NÃO” a todas as perguntas sobre “Medicações, Saúde, Criminal, Violação de lei de imigração no formulário de solicitação ds 160, acabei respondendo NÃO também.
    Sendo que minha filha só tem 05 anos de idade e nunca saiu do Brasil, e respondi não a todas essas perguntas do formulário ds 160. Será que por falta de atenção minha, ela será prejudicada??? O que vocês me sugerem??? Devo entrar em contato com o consulado??? Acho que vou infartar, pois vi comentários que esse processo pode durar mais de 60 dias.

    • Oi Ana,
      já chegou??
      Acho que você não deve infartar (rs) e deve entrar em contato com o consulado para saber o que houve.
      Não fique estressada sem necessidade, o pior já passou. Pode ser algum probleminha técnico de impressão.. fique calma e depois me conte.
      Beijos

  70. Olá Thais, tenho 16 anos e gostaria de saber se para eu ir no CASV e no consulado preciso ir acompanhada dos meus pais(tem que ser obrigatoriamente pai e mae??) ?? Obs: quem vai pagar minha viagem é minha mae e ela nao é casada e nem trabalha, mas tem dinheir de uma herança que o ex cara que tinha uniao instavel com ela morreu, como faço pra comprovar q ela tem dinheiro, posso levar so os extratos bancarios?? ou algo além disso?? Obrigada pela atençao.

  71. Olá Taís!!! sou bolsista de doutorado e irei em um congresso no canadá. a universidade recomendou q tirasse o visto americano pois provavelmente a passagem aerea comprada terá escala nos eua. eu poderia ter tirado o de transito, mas como pretendo visitar um primo em breve, reswolvi tirar o de turista mesmo….coloquei isto no formulario, inclusive coloquei o endereço do meu primo como local de estadia….acha q fiz certo? devo mencionar que no momento nao irei visitar os eua, apenas futuramente?
    outra coisa: a uinversidade ira pagar as passagens e dar uma ajuda de custo, mas nao tenho comprovar isso agora…posso falar isso, ou digo q eu mesma irei custear a viagem?

  72. Bom Dia Thaís!
    Os documentos como : contratos sociais e certidões devem ser originais, cópias autenticadas ou pode ser cópia simples?

  73. Olá Thais!
    Antes de mais nada, eis aqui mais um elogio ao seu blog: Parabéns! Conteúdos extremamente bem explicados e com uma linguagem que faz a gente ler compulsivamente! =D
    Já preenchi o “temido” DS-160, CASV e entrevista serão semana que vem…
    E lá vão 2 perguntas:
    1) Li em alguns posts por ai que a confirmação do formulário DS-160 tem que ser obrigatoriamente uma cópia COLORIDA. Isso é verdade? se sim, quais outros documentos eu devo levar em cópia colorida?
    2) Extrato bancário de movimentações dos últimos 3 meses. Pode ser retirado do internetbanking ou tem que ser aquele gigaaaante e amarelinho tirado no caixa eletrônico mesmo?
    Beijos!!

  74. Olá Thaís, parabéns pelo site!
    Estou com a seguinte dúvida, tenho união estável e vamos casar no civil e igreja em outubro, porém gostaríamos de tirar o visto antes. Meu marido é empresário e eu estou desempregada, já sou formada e possuo registro no SPC, mas viajo bastante para a Europa. Gostaria de saber se existe a possibilidade de meu visto ser negado.
    Desde já agradeço pela ajuda.

  75. Thaís, uma dúvida, quando eu fiz o preenchimento do formulário ds160 eu apenas tirei pronto da tela. Será que se eu imprimir mesmo como pronta irá ser aceito lá no casv? Obrigada bjs

  76. Oi Thais! Vou no CASV com uma amiga. Na hora que formos tirar as fotos, vamos na mesma atendente ou em guichês separados? Ah, e é necessário tirar foto com o cabelo atras da orelha mesmo? Obrigada

  77. Oi Thaís! No site diz que precisamos levar o comprovante do formulário DS-160, esse comprovante é aquela página que tem código de barras?? Outra dúvida, no meu formulário eu coloquei que sou professora de uma escola de inglês, mas eu não tenho holerite, pois recebo na hora por aula, e a pagante da minha viagem será minha mãe. Então corro o risco de eles quererem que eu comprove minha renda? Sendo que não sou eu que irei pagar? Obrigada!!!

  78. Olá Thaís, parabéns pelo site. Só uma dúvida. Qual a possibilidade de negarem o visto pra mim e autorizarem para meu esposo. Digo isto porque iremos fazer entrevista juntos na próxima semana. Ele é servidor federal e eu no momento não estou trabalhando.

  79. Olá Thaís, tudo bem? Moro com meu namorado há 8 anos, somos casados mas não no papel, ele que irá pagar minha viagem, na hora de tirar o visto precisa do imposto de renda dele? Ou só da carta e comprovante de renda? Muito obrigada desde já.

  80. Bom dia, minha entrevista foi marcada para o dia 18/05, e já fui para o Uruguai, tenho que dizer que já fui pra lá ou posso dizer que não, pq vi aqui no blog pessoas com vistos negados porque já foram como por exemplo pro Paraguai! Grata

    • Oi Ana Paula,
      pode dizer sim, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
      Eu já fui pro Uruguai, Chile, e outros locais da América Latina e isso não influencia em nada.= negativamente,

  81. Ola Thais, boa noite!
    Vim deixar meus parabéns pelo blog e dizer que estou como minha entrevista agenda para o dia 08/05. Falta uns dias ainda, hehe mais confesso que estou muito ansioso, mas com fé em Deus tudo dará certo. Só me tire uma duvida, devido eu morar com meus pais, devo estar levando o documento do imóvel cuja esta no nome da minha mãe e tbem o documento de minha moto ou esse veiculo não faz muito diferença. Desde ja agradeço e sempre estou aqui acompanhando cada informação para por você e para o amigos internautas.

  82. Oi! Então. Sou estudante e tenho todos os doc certinhos! Meu pai vai custear minha viagem (tenho a carta custeio, IR, contra cheque etc). Eu vou pra Houston, turistar mesmo! Alguns amigos me falaram que eles implicam com que vai turistar em lugares pouco convencionais, tipo quem vai é pra Miami, etc! Procede isso? Não vejo motivos do meu visto ser negado até pq além de ser estudante aqui tenho todos os documentos certos e tal, mas fiquei pensativa nisso! Eu super quero conhecer o centro da Nasa e os 16 museus incríveis que tem lá, etc… Será que eles implicam com isso? Me da uma luz!!!

    • Oi Ka,
      eles costumam fazer mais perguntas, sim, já que você nunca foi aos Estados Unidos e escolheu uma cidade não popular.
      Mas eu acho que você tem que falar a verdade mesmo! Mas se você estiver muuuuuito apreensiva, coloque uma cidade mais popular.. mas eu nnao sou à favor de mentir, não.
      Beijão querida!

  83. Ola, tudo beleza?
    Vou fazer uma entrevista esse mes no consulado Americano e estou preechendo meu formulario DS160, e tenho uma duvida, o problema e que eu tenho um irmao que mora ilegal la a mais de 1 ano e foi com visto dai umas pessoas dizem pra eu responder que nao tenho parente la porque se nao eles vao querer saber quem e e vao me negar o visto. Qual a sua opniao?
    Muito obrigado!
    Deus abencoe!

    • Oi Naldo,
      situações ilegais são complicadas. Se eles tiverem algum registro dele, com certeza você será negado….dizendo ou não que ele mora lá, pois eles podem ver o mesmo sobrenome.
      Eu não sei se eles tem essas informações de alguma forma..

  84. Olá estou orçando o seguro viagem mas não vejo o número de desconto em nenhum lugar no site, consegue gerar e me enviar por email?

  85. Ola, boa tarde.
    Primeiramente gostaria de agradecer pela ajuda das infromaçoes de seu blog, foi minha primeira ida para o pedido do visto, e estava nervosa, porque normalmente escutamos muito o que os outros dizem que parece ser terrivel, que negam o visto de todos, enfim acabamos por ficar muito nervosos. Mas deixo aqui minha experiencia, e novamente agradeço a ajuda com suas informações neste publicadas.
    Foi meu primeiro pedido de visto, no dia do CASV foi muito rapido, cheguei as 10 e meu horario eram as 10:30 porem fui atendida prontamente, em 5 minutos já estava tudo feito muito tranquilo, entrei apresentei a confirmação do formulario e ja fui chamada para tirar a foto e impressoes digitais. No dia da entrevista no consulado, eu estava bem mais nervosa, apenas levei os mesmos papeis do dia do CASV mais um comprovante de escolaridade ( aluna regular) que pedi na faculdade e os extratos bancarios de quem vai bancar minha viagem, meus pais. Chegando la as 10:15 da manha meu horario era as 10:30, ja fui para as filas, passando por todo o processo sai as 11:12 ( ja estava no carro este horario – parei no estacionamento na frente do consulado). Quanto as perguntas, deixo aqui as que me perguntaram, como nunca tinha ido fiquei bastante apreensiva e prestando bastante atenção durante a espera na fila nas pessoas que dirigiam ate os guiches para as entrevista, pude notar que quase totalidade respondia que estava indo a miami e o tempo que fiquei na espera nao teve nenhum visto reprovado e as perguntas quase sempre as mesma e muito rapida as entrevistas, bom na minha vez as perguntas foram: Aonde eu estaria indo; Quando eu iria ( Havia lido em muitos lugares pra ser bem suscinta nas resposta, mas nesta preferi alem de dizer o mes eu informei a data em que ficaria, de quando ate quando), Com que eu iria ( no caso vou com meu namorado); O que meu namorado faz e se ele ja tem visto; Com quem eu moro; Quem iria pagar pela minha viagem (meus pais); O que meus pais fazem; O que eu faço. Foram estas as perguntas. Não mais de 5 minutos a entrevista e visto aprovado! Novamente eu agradeço suas informações. OBS.: Gostaria de deixar aqui um comentario a mais e que nao seja visto como critica, sei que devemos ir com uma boa aparencia, no meu caso fui com uma camisa branca mais social, uma calça jeans e aparencia bem apresentavel mas nivel normal digamos, porem o que reparei é que muitas pessoas como os que tinham no dia que eu fui acabam querendo por impressionar demasiadamente o que ao meu ver foi desnecessario, vi muitas familias indo vestidas com trajes de festa, no dia que eu fui estava relativamente quente, e havia pessoas vestidas com vestidos de renda ( um pouco armados) como se fossem para uma festa. Achei um pouco desnecessario

    • Oi Maria Eduarda,
      eu que agradeço você ter voltado pra contar!!
      Parabéns pelo visto e boa viagem!!
      Se precisar de seguro saúde e hotel ainda pode falar comigo e eu te ajuda a reservar por aqui 🙂
      Beijão

  86. Olá, estou com entrevista marcada, irei viajar com minha namorada e os pais dela, no formulário nós não ficamos juntos, tem como entrar junto deles? Sou universitário e trabalho na empresa do meu pai, mas não tenho como comprovar renda, por isso vou dizer que meu pai vai custear, no caso ele não tem nem visto nem passaporte, existe algum problema? e que principais documentos dele eu levo? Tipo contrato social da empresa etc

    • Outra dúvida, nós vamos pra visitar meu cunhado que está meio “ilegal”, faz 4 anos que ele está lá, não mencionamos ele em nenhum momento, teremos problemas? No meu formulário botei que quem ia pagar era eu, porém não consegui meios de comprovação de renda, aí vou dizer que quem vai pagar é meu pai… Complicado? Minha entrevista é dia 11, preciso dessas dicas urgente. Ah, belíssimo blog, parabéns!

      • Lucas, se você escreveu no formulário uma coisa e disser outra na entrevista você vai ser negado na hora.
        Ou você muda o DS ou mantém o que você disse lá…

    • Oi Lucas,
      não tem problema o pagante não ter visto. Os documentos necessários estão listado nesse post.
      No dia da entrevista, se estiverem marcados no mesmo dia e horário, pode pedir lá pra ver se deixam fazer juntos.. acho que não terá problemas.
      Beijão e boa sorte.

  87. Boa tarde Thaís, parabéns pelo Blog ele é ótimo.
    Gostaria de tirar uma dúvida, meu marido e eu iremos tirar visto de estudante (F1) pois ambos irão estudar na mesma universidade na Califórnia. Minha dúvida é, como cada um terá preenchido e seu DS-160 e cada um tem o I-20, como devo fazer para nós 2 irmos juntos na entrevista? Tem como agendar 2 pessoas juntas?
    Obrigada, bjos.

  88. Tenho uma duvida! Vou viajar com uma amiga, mas ela inda está no processo de retirar o passaporte. Menciono ela no meu formulário? Pois provavelmente ela não ira conseguir agendar as entrevistas comigo! Obg!!

  89. Oi Thais, tudo bem?
    Muito boa as dicas sobre tirar o visto, estava até pensando em contratar despachante mas desisti.
    A duvida é, eu vou viajar com meu namorado, e nenhum de nós tem visto, podemos fazer a entrevista juntos? Como colocar no formulário? E uma outra duvida, estamos indo a Nova York para fazer um curso de inglês, mas vamos ficar na minha tia. Será que há uma possibilidade do visto ser negado? Temos vinculo empregatício, faculdade, carro, apartamento, então de certa forma estou um pouco segura quanto tirar o visto, porque não teria um porque ficarmos por lá.
    Obrigada, beijos.

    • Oi Barbara,
      possibilidade todo mundo tem de ser negado, infelizmente não temos como saber…
      Mas vocês podem fazer juntos sim, é só marcar juntos e na hora falar que são namorados.
      Beijão e boa sorte!!

  90. Oi Thaís , adorei sobre a dúvidas esclarecidas aqui! Mas me fala uma coisa, pretendo ir aos EUA em setembro, tenho renda aproximadamente de 3.000 a 4.000 por mês, mas Oq eu ganho é extra oficial por isso não declaro IR.
    Será que isso poderia me prejudicar no dia da entrevista no consulado? Como devo proceder? Obrigada!

  91. Obrigado pelo post Thais.
    Tenho algumas dúvidas: Morei nos EUA por 13 meses com o visto J1, de estudante quando frequentei uma universidade americana. Agora quero ir aos EUA visitar meu namorado americano, (ele veio ao Brasil em dezembro) Devo levar fotos que comprovem o relacionamento? Sou funcionário do Banco do Brasil e estou de liçenca-interesse desde 2013, ou seja, não tenho renda, mas declaro IR como isento. Posso usar a documentação de renda do meu pai, já que ele será meu patrocinador? Meus irmãos e minha mãe foram aos EUA ano passado e não tiveram problemas para tirar o visto. Sou universitário também. Obrigado!

  92. Olá Thaís!
    Gostaria de parabenizá-la pelo blog, rico em informações, já sanei bastante de minhas dúvidas mas, ainda tenho algumas e espero que possa me ajudar!
    Bom, primeiro, em 2007 fiz um programa de intercâmbio e tirei o visto J1 para poder realizá-lo e em 2000 tirei visto de turismo.
    No momento quero tirar o de turismo e ao preencher o DS 160 eles solicitam o último visto; Parece meio óbvio sendo que me pedem o “último” mas fiquei na dúvida se coloco realmente o número do J1 ou do antigo B2 (sendo que é essa a categoria que estou pleiteando)
    Segundo, atualmente eu trabalho mas não tenho como comprovar renda, pois não declaro IR. Ao preencher coloquei que meu pai irá custear a viagem e, também, informações do meu trabalho.
    Você sabe me dizer se eles vão me pedir apenas os documentos de meu pai ou se também irão solicitar algo a respeito das minhas rendas?!
    Obrigada!

    • Oi Camila,
      coloque o último visto mesmo, independente de qual for, e provavelmente só vão pedir dele, mas leve tudo o que você tiver por garantia.
      Beijão

  93. Olá !!
    vou para Los Angeles visitar um amigo mas ele está ilegal lá… na entrevista vão me perguntar onde eu ficarei hospedada e de onde conheço essa pessoa? tenho medo de prejudicar ele.

    • Oi Jéssica,
      complicado… infelizmente não sabemos o que pode acontecer.
      Qualquer coisa coloque que vai ficar em hotel e ir a turismo, mas mentir nunca é legal, né…
      Boa sorte!

  94. Boa noite
    Iremos solicitar o visto americano, eu , meu esposo uma filha de 22 anos e uma filha de 15 anos, estou com duvida se minha filha de 15 anos que estara presente no momento da entrega dos docs devera levar a foto impressa? muito obrigado pela ajuda, bjs

  95. Oi Thaís, bom dia. Estou com a entrevista agendada para 30/03, no Rio de Janeiro. Me surgiu uma dúvida: fiz a marcação da entrevista com a minha noiva, naquela opção de grupos ou família. Nesse caso a nossa entrevista acontece em conjunto? Ou cada terá uma entrevista individualizada? Obrigado.

  96. Olá Thaís !
    Parabéns pela dúvidas esclarecidas .
    Também estou nervoso com tudo isso , meu passaporte antigo tem viagem á Europa também devo levar também ? Outra dúvida , visitarei minha prima que mora em new mexico EUA , uma carta de recomendação é importante na hora da entrevista ? no caso sou recém formado sem renda , meus pais e minha tia que irão custear essa viagem , posso levar os documentos como IR etc.. dos 03 , pai , mãe e tia ?
    Grato

    • Oi Paulo,
      por levar Ir de todo mundo e carta custeio deles, dizendo que vão pagar sua viagem.
      Sobre a carta da prima, ela pode até mandar, mas duvido que eles peçam, sinceramente, assim como o passaporte antigo. Mas não custa levar.
      Beijão

  97. Boa noie, estou com um problema. Vim tirar o meu visto e o de minha prima menor, de 15 anos, e como ela nao precisa de entrevista, marquei o meu e o dela na mesma hora no Casv. Entretanto, quando eu marquei no site, agendou o meu e o dela tanto o casv quanto a entrevista. Quando cheguei hoje no casv, o funcionario me informou q estava agendada uma entrevista para ela amanha no consulado, entretato a mae dela nao está aqui. Ele disse que podia dar algum problema, dependeria do funcionario do consulado, se ele iria querer liberar sem a presença do responsavel. O que vc acha? Eu ate trouxe uma autorizaçao de ambos os pais me autorizando a tirar o visto dela. Estou apreensiva de nao conseguir tirar o visto dela.

    • Oi Ana,
      então, todo mundo pode ser convocado pra entrevista, inclusive ela, como foi.
      Até hoje não ouvi ninguém dizer que foi barrado de ser entrevistado por não estar com responsável, inclusive eu até digo isso, que não precisa ser o pai ou mãe.
      Mas você estando com autorização está tranquilo.. não precisa ficar preocupada.
      E por favor, volta aqui pra me contar o que aconteceu???
      Beijão

  98. Olá, Thaís. Tudo bem? Muito obrigada pela sua vontade em nos ajudar nesse processo longo e estressante. Tenho algumas dúvidas. Vou preencher os formulários e, da minha parte é tudo tranquilo. Sou servidora pública com boa renda e filhos. Porém, meu marido é microempreendedor individual (marceneiro) a pouco tempo (somente fim de 2013 e 2014). Ele tem CNPJ mas ainda não fez nenhuma declaração de IR e não sei sequer sua renda média mensal ainda (vou pedir à contadora). Você acha que terei que fazer a declaração de IR dele antes desse preenchimento para garantir? Outra coisa: estávamos planejando viajar em julho, mas com a crise e a alta do dólar, não sei se teremos dinheiro para essa viagem, mas quero tirar o visto, pois até lá muita coisa pode acontecer. O problema é: hoje não tenho em aplicações dinheiro suficiente para essa viagem, mas tenho crédito caso queira fazer um empréstimo para isso e estamos poupando bastante. Nos EUA, vou ficar na casa da minha tia. Você acha que devo levar o meu limite de crédito para apresentar caso questionem?

    • Oi Karina,
      eu acho que se vocês não vão viajar agora e não tem como comprovar renda suficiente pra pagar a viagem que vc devam esperar.
      Limite de crédito não serve de nada, e o IR é o documento mais pedido, quando eles chegam a pedir algo.
      Então espera até realmente forem viajar pra ver se a situação fica melhor e ele já tem IR declarado, certinho.
      Beijão!

  99. Oi Thais,
    Meu nome é Rafael e moro em Curitiba.
    Eu e minha esposa temos entrevista agendada para o mês de abril, por uma falha de leitura, após o preenchimento dos dois formulários DS-160 entrei e cadastrei dois login no site de agendamento do visto, um para minha esposa e outra pra mim, sendo assim, o sistema gerou dois boletos os quais foram pagos, somente após todo esse processo é que fui observar que eu conseguiria agendar as duas entrevistas juntas (ficamos desesperados), entretanto conseguimos agendar as entrevistas para os mesmos dias e horários,porém como se fosse duas pessas sem vinculo. Minha eprgunta é a seguinte: com sua experiência, você acha que na hora conseguiriamos fazer as entrevistas juntos?
    Outra pergunta, estamos saindo de Curitiba no dia 11/04 (sabádo), a entrega dos doc’s está agendada para dia 12 e entrevista dia 13, você teria algum hotel (barato) para indicar que ficasse próximo ao consulado mas também não muito longe do Centro de Sampa? pois queremos ir à 25 de Março/Braz. 😉
    Seu Blog é muito interessante, os curitibanos adoraram o seu post sobre nossa Cidade 😉
    Tks!

    • Oi Rafael,
      sim, é só pedir lá na hora pra fazer juntos que eles deixam sim. Já aconteceu muito por aqui.
      Ihhh já sobre o hotel vou ficar devendo.. não sei nem onde é o consulado daqui.. hahaha Qual o bairro?
      E eu AMO Curitiba também! Quero voltar em breve, mas pra ver as decorações de natal <3
      Beijão

  100. Oi Thaís, bom dia!
    Retornando pra agradecer teus auxílios, deu tudo certo com meu visto já fui aos EUA e já voltei.
    Para auxiliar os demais: Único ponto com relação a foto, nós tiramos a foto no CAV em São Paulo, no entanto recomendaram lá mesmo que tirássemos outra impressa e levasse ao consulado no dia da entrevista, gastamos R$ 50,00 para 4 fotos+ estacionamento no shopping.
    Resumindo, a foto do CAV não ficou boa , não aceitaram a impressa e tiraram outra foto digital no local.
    Um abraço, obrigada mais um vez pelo apoio.

    • Oi Gislaien,
      que bom que deu tudo certo! :)))
      Esse negocio da foto está fogo. Por isso que eu estou falando pra todo mundo não levar e não se apavorar por eles estarem “indicando” levar foto.
      Muita gente está caindo nessa e pagando uma fortuna em foto.
      Espero te ver em outros posts!
      Beijão

  101. Thais, boa noite. “fugindo” um pouco do assunto. Estou indo com minha avó visitar nossos familiares nos EUA. Hoje em dia ainda é preciso carva convite para entrar nos EUA? Seria necessário uma reserva em hotel na cidade? O que você acha?

    • Oi Pedro, você quer saber na hora de entrar no país mesmo e não de tirar o visto né?
      Sinceramente, eles não perguntam quase nada qnd vc entra, já que já tem o visto… Eu por exemplo nunca tive que mostrar absolutamente nada!

  102. oi, estou fazendo o formulário do meu tio e tia, e estou desesperada por que no dele aparece a opção.
    Work / Education / Training
    – Present
    – Previous
    – Additional (onde consigo colocar que ele já foi para França, Espanha, Bélgica e Reino Unido)
    Mas no dela (minha tia) só aparece assim.
    Work / Education / Training
    – Present
    Por que não aparece Previous e Additional no dela??
    é muito importante constar no dela que ela já viajou para esses 4 lugares.
    E não entendo por que no dela não tem essas opções. Você sabe me dizer por que??
    E o que devo fazer para essa opção aparecer????????
    Obrigada!

    • Fernanda, é assim mesmo, pra homem aparecem mais perguntas do que pra mulheres. Não tem o que fazer, infelizmente!
      E essa pergunta e sobre Trabalho e estudo e não simples viagens.
      Beijão!

  103. oi, gostaria de saber se no formulário DS160 tem uma pergunta se já viajei para outro pais e em que parte do formulário ela fica, pois nao estou encontrando. Obrigada.

  104. Boa noite Thais, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog, que me ajudou muito.
    Gostaria de tirar uma duvida com você.
    Eu e meu esposo temos uma empresa, sendo que eu trabalho na empresa e ele trabalha em um outro local, só que na hora de preencher o formulário dele eu coloquei que o atual trabalho dele era na nossa empresa e que o trabalho anterior era na empresa que ele trabalha.SErá que isso pode dar algum problema?Caso ele fale que só trabalha na nossa empresa?Tem como eles buscarem pelo CPF?O que eu faço?Estou preocupada com essa situação e a nossa entrevista e dia 17/03.Me ajude por favor.Obrigada

    • Oi Renata,
      não entendi qual foi da confusão, mas posso te dizer que a melhor coisa que vocês podem fazer é preencher tudo exatamente com a verdade!
      Porque se vocês se enrolarem para responder qq coisa, vai ser negado.
      Beijos e boa sorte!

  105. Thaís, meu pai vai pagar a minha viagem, mas ele não tem passaporte e nem visto. Isso implica em alguma coisa ? Obrigado !

  106. Oi Thais, Meu nome é Edson e eu estou fazendo meu visto agora dia 16-03-2015 tenho entrevista no consulado, meu irmão já tem visto e a minha mãe apenas vviajou para a europa, estou afirmando que vou com o meu irmão e com o meu amigo, preciso levar uma copia do passaporte do meu irmão com o visto?
    o carro da familia está no nome do meu irmão, seria interessante eu levar?
    o imposto de renda é o de 2013 declarado em 2014 da minha mãe, tem problema?
    Gostaria de algumas dicas de como se compoprtar no momento da entrevista pq meu Deus estou baita nervoso kkkk!

  107. Bom dia Thais! Gostaria que me ajudasse numa dúvida. Vivo com minha esposa há mais de 10 anos mas não somos casados oficialmente e nem temos oficializada em cartório esta nossa união, a chamada estável. Queremos levar nossa filha à Orlando. Como preencho o DS-160? Coloco solteiro, união estável? A legislação para os E.U.A. é a mesma que a nossa, ou seja, reconhecem pelo tempo que estamos juntos e nossa filha esta união estável mesmo sem estar oficilizada? Desde já lhe agradeço!!

  108. Olá Thaís, fui na entrevista dia 06/03/2015 junto com minha esposa. Nossos vistos foram aprovados. Hoje dia 09/03/2015. Recebi um e-mail dizendo que meu passaporte está pronto para ser retirado, ou seja, já posso agendar para retirar no CASV. O passaporte da minha esposa ainda não está pronto. Isso é normal?

  109. Ola seu post me ajudou bastante, estarei investindo no meu visto dia 8/4 e tenho apenas 18 anos e meamigo que vai custear minha viajem, ele já tem visto, o necessariamente devo levar dele comprovando que ele tem renda pra pagar minha viajem, e ele já viajou para são Francisco, sera se isso ajuda , obg desde de Já.

  110. Boa Noite Thaís, ire ao CASV na segunda feira juntamente com a minha noiva. Ainda não somos casados, mas já demos entrada nos papeis e temos uma declaração do cartório. Infelizmente ela não tem renda, não está matriculado em nenhuma faculdade ainda pois está vindo para SP morar comigo. Todo o custo da viagem está por minha conta. Marquei a nossa entrevista juntos para o mesmo horário. É necessário eu redigir uma carta custeio pra ela informado que todas as despesas serão pagas por mim? Teria mais alguma sugestão de documentos que ela possa apresentar para mostrar vínculo com o Brasil??

    • Oi Guilherme,
      se ela vai estar tirando o visto junto com você, não. E os documentos não tem muito como fugir dessa listinha que já coloquei no post 🙂
      Beijão e boa sorte!

  111. OI Thais, boa noite! Tudo bem?
    Li os seus posts e adorei, mas estou com uma dúvida. Sou totalmente inexperiente em viagens (será a minha primeira internacional) e estou morrendo de medo, pena que vi sua publicação depois de ter agendado minha entrevista.
    Meu medo é que coloquei no formulário que eu mesma iria pagar a viagem, porém ainda faço faculdade e estágio, ou seja não irei pagar totalmente sozinha. Vou viajar com o meu namorado e ele vai pagar uma parte e meu pai outra. Seguindo suas recomendações vou levar uma declaração de imposto de renda deles. Meu único medo é que impliquem porque eu coloquei que eu mesma iria pagar. Na hora de preencher o formulário não tem uma opção de pagar em conjunto, por isso optei por colocar que eu mesma iria pagar. Posso levar um extrato da minha conta que comprova que tenho o dinheiro do estágio, mas não conseguiria comprovar somente com o meu extrato que poderei pagar uma viagem internacional. Você tem alguma dica?
    Obrigada pela ajuda!

    • Oi Giulianna,
      o que mais vale na entrevista é o que vc escreveu no formulário. Nem adianta levar esses comprovantes deles.
      Se eu fosse você, refaria o DS colocando seu pai ( se ele tiver renda boa pra poder pagar a viagem) e reagendaria tudo. A taxa vai ser reaproveitada.
      Beijão

  112. Ola Thais eu e minha esposa estivemos no dia 25/02/2015 casv correu como o esperado muito rápido para tirar a foto e as digitais no dia 26/02/2015 chegamos no consulado do Rio De Janeiro as no horário certinho passamos por todas as etapas e fomos encaminhado para a entrevista fez três perguntas pra me e depois perguntou para minha esposa se ela trabalhava ela disse sim que trabalha na prefeitura de Belo Horizonte MG ai ele ficou digitando muito mesmo depois com muita educação entregou uma folha para nos e os dois passaporte e disse que para da continuidade ao processo a minha esposa teria que entrar no Email que [email protected]. e dar continuidade informando sobre os itens abaixo
    1- as datas e destinos de viagens para o exterior nos últimos 15 anos
    2-nomes completos de irmãos,filhos e esposo/atual(e Anteriores)
    3-todos os seus endereços nos últimos 15 anos
    4-números de passaportes anteriores
    5-se já teve uma profissão nos últimos 15 anos diferente da atual ,forneça uma descrição breve da sua antiga profissão e disse depois continuaremos a entrevista
    você por favor poderia tirar algumas duvidas a minha esposa nos últimos 15 anos ela trabalha quase 9 anos na prefeitura de bh antes disso ela só trabalhou em 1985 a 1987 tenho 27 anos de casado ela foi minha primeira namorada
    endereço dos últimos 15 anos sempre foi onde moro pois moro aqui a 24 anos a não ser de 2009 a 2011 moramos em um apartamento que comprei mais como não gosto de apartamento aluguei e voltamos a morar na nossa casa de novo por favor eu não entendi muito não poderia me esplicar desde já agradeço e o seu post oh muito bom mesmo…

    • Oi Elias,
      eles pediram isso pois ainda não estão certos se vão liberar o visto, mas também ainda não negaram.
      Responda tudo certinho, tente não esquecer nenhum detalhe e não diga nada diferente da verdade, pois será esse email que decidirá se o visto será liberado ou não.
      Beijão e boa sorte!

  113. Olá Thais, tudo bem?
    Por favor, gostaria que você me tirasse uma dúvida: Sou estudante de Direito e quem vai pagar minha viagem é meu pai. Consegui a Carta de Custeio dele autenticada, a declaração de IR e Contracheque. Só não consegui o extrato bancário dele. Você acha que posso me prejudicar? Por que eu Acho que IR e contra cheque já comprovam a renda. Se eles pedirem o extrato bancário, você acha que aceitam esses no lugar? Obrigado!

  114. Olá Thais, eu e meu namorado moramos juntos há pouco tempo. Não tenho nenhum comprovante do endereço atual no meu nome, pois tudo chega na casa dos meus pais ainda. Também nao temos o registro de união estável no cartório. Nosso formulário foi preenchido com o mesmo endereço e na relação de parentesco acho que foi assinalado “outros”. Caso o Consul nos pergunte se somos namorados ou vivemos em união estável o que devemos responder? Obrigada

  115. Oi Thais!!! Parabéns pelo blog!
    Eu li em alguns comentários que a pessoa teve que levar a foto no CASV, fiquei em duvida… No site falam que eles tiram a foto la mesmo. Correto?
    Obrigada! Beijos

  116. Olá, bom dia! Acabei de fazer minha entrevista no Consulado Americano de SP e meu visto, e do meu namorado, foram concedidos! Agradeço pelas dicas que nos ajudaram bastante. Nossa entrevista estava marcada para 07h40 e saímos de lá as 08h40. Estava bem cheio, porém foi rápido. O consul nos fez várias perguntas, dentre elas: Qual é a relação de vocês? Vocês são formados? Onde se formaram? Qual a profissão de vocês? Há quanto tempo trabalham? Moram juntos? Quanto custará a viagem?. Após isso o consul ficou digitando por algum tempo e disse: “O visto de vocês foi concedido. Boa viagem!”…Ufaaaa…minutos de tensão, mas graças a Deus deu tudo certo. Ao todo levamos cerca de 5 minutos na entrevista.

  117. Ola Thais, tenho uma empresa, minha duvida é .. alem dos extratos bancarios em meu nome e da minha empresa, contrato e imposto de renda… preciso levar pro labore? grata

  118. Oi Thaís, tenho uma dúvida, pretendo ir à Disney com meu marido e nossos filhos de 6 e 16 anos em março de 2016 mas queria tirar o visto em novembro de 2015 que é quando teremos férias já que na nossa cidade não tem consulado (Salvador). Acha que tem algum risco, já que não terei nem passagem e nem hotel fechados e que é com muita antecedência? Quando ficamos sabendo a validade do visto? Na entrevista ou quando recebermos de volta os passaportes?

    • Oi Taís,
      não, você não tem que ter nada comprado pra itrar o visto, é o que eles pedem. Pode fazer tudo com bastante antecedência, pois isso não te prejudica em nada.
      A validade só se sabe quando o passaporte chega, ou às vezes eles falam lá, mas é difícil.
      Bj

  119. Oi Thais, tudo bem?!
    Eu e meu namorado vamos tirar o visto no final da próxima semana. Você poderia nos dar a sua opinião sobre a nossa situação?! Acredito que não teremos problema, mas seria bom ouvir alguém com mais experiência no assunto.
    Nós temos 22 anos, ele já terminou a faculdade e trabalha já há 3 anos na mesma empresa. eu trabalho há apenas 3 meses, mas já fiz estágio na mesma empresa por 1 ano e meio e termino a faculdade em Julho. Ele já fez uma viagem internacional para a Europa ano passado, mas eu nunca sai do Brasil.
    Nós temos uma declaração da empresa demonstrando vinculo empregatício, falando que estaremos viajando dentro de tal periodo, e que voltamos a trabalhar em determinado dia (onde entregamos essa declaração?), carteira de trabalho com registro, extratos bancários e tudo o mais que é aconselhado levar…
    Pretendemos ir a Nova York por 8 dias no final de Agosto.
    Você acha que existe alguma característica/observação que possa nos prejudicar ou levar o consul a negar um (ou os dois) visto (s)?
    Muito obrigada pela atenção, Gabriela.

  120. Boa tarde Thais adorei todas as dicas. Poderia por favor tirar uma dúvida? Após o preenchimento do formulário e pagamento da Taxa, qual o prazo que tenho para agendar a captação das digitais e foto e agendar a entrevista ? Pretendo agendar tudo para o final de Março.

  121. Thais, boa noite. Parabéns pelo blog e o seu “passo a passo” que vai nos ajudar muito, mas enfim tenho algumas dúvidas e gostaria de esclarecer.
    Pois bem…vou pagar viagem para minhã mãe e minha irmã (14 anos), minhã mãe é doméstica e minhã irmã ainda não trabalha, mas eu não tenho visto e nem passaporte, vai ser problema dos grandes?
    Outra coisa, pode-se colocar dois pagantes, tipo eu e meu pai, é que minha renda não é lá tão boa e acho que se colocasse com meu pai ajudaria ainda mais.
    E por último, minhã mãe não tem nada ao nome dela, vai ser outro problema?
    Grato.

    • Oi Jeferson,
      você só terá espaço para escrever uma pessoa, sugiro colocar a de maior renda.
      Sobre os “problemas”, infelizmente não tem como prever. Sigas todos os passos e preencha tudo com a verdade e fiquem calmos na entrevista.
      Essa é a maior dica de todas!
      Beijão

  122. Olá, eu gostei muito das suas dicas, mas queria saber uma coisa, no site: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/order.html
    fala para levar certidão de nascimento, duas fotografias, atestado de bons antecedentes, essas coisas, mas a maioria das coisas que li não falava sobre isso, poderia me dizer se realmente precisa levar?
    Outra coisa, meus pais irão custear minha viagem, mas eles não tem passaporte, gostaria de saber se eu preciso levar apenas os contra-cheques, extratos e uma carta de declaração de pagamento?
    Espero que dê tudo certo, dia 23 é a entrevista.
    Abraços!

  123. Ola Thais,
    logo em seguida percebi que no formulário do agendamento constava o código do DS 160, assim sendo, consegui realizar a re-impressão do mesmo.
    Agradeço a atenção!
    Beijos!!!

  124. Ola Thais, tudo bem? Primeiramente muito obrigado por postar esses comentários e por todos aqui que compartilham as experiências, além do blog ser TOP nas pesquisas Google já. Acabei de sair do consulado e confesso que de tanto ler e ouvir relatos da um certo nervosismo mesmo para mim que sou mais tranquilo.
    Hoje (09/02), posso relatar o que vi lá. É muito organizado embora não pareca, para entrar basta mostrar o passaporte, e depois tem uma pequena triagem devido ao horário, onde acolhem em filas baseado em cores. Como estava no horário, fiquei na “Laranja”. Creio que quem chega antes do horário fica na Amarela, onde chamam um pouco mais tarde. Logo após pedem os tais 3 documentos (passaporte, Formulário DS e Agendamento).
    Finalmente há uma fila chamada Segurança onde pedem para tirar todos os acessórios. Recomendo aí não levar nada (até o cinto que eu estava deve ser retirado e colocado na bolsa/envelope. Após o scanner, fica tudo mais tranquilo, a fila e menor, e os guichês de entrevista são vários (contei uns 15) todos com consules atendendo. Infelizmente a pessoa que estava na minha frente teve que explicar muitas coisas, que era professora, ia num evento, se enrolou com dias, e teve que mostrar até declaração de Imposto de Renda… O Consul foi resolver e mais uma espera… Quando voltou acho que dei sorte, pois ele me fez somente as perguntas:
    P: Bom dia (bom dia)… Para onde vai?
    R: Miami
    P: Você é de São Paulo mesmo?
    R: Sim, São Paulo
    P: O que faz?
    R: Analista de Sistemas………
    Pronto!!! O que ? 10 a 20 segundos? Estava com nervosismo pela moça que foi entupida de perguntas que fiquei com medo, mas a minha foi só isso. As vezes é melhor falar que quer fazer turismo, mesmo sendo Professor, Médico, Taxista, Engraxate, Cozinheiro… O jeito é não inventar muito, creio eu.
    De resto agradeço muito este blog. Sai feliz e com vontade de compartilhar aqui o ocorrido!
    Obrigado

    • Oi Roddy,
      parabeens pelo visto!!!! Fico sempre feliz de ouvir que deu certo e que ajudei de alguma forma!
      Obrigada por vir contar como foi sua experiência para ajudar os próximos e se puder reservar hoteis, carro e seguro saúde pelos links do blog, eu agradeço, pois ajuda a gente a se manter em pé 😉
      Beijão e boa viagem!!!

  125. Ola Thais!
    Realizei o preenchimento do formulário DS160, e imprimi em seguida (nao salvei), recolhi a taxa gerada pela guia de R$ 400,00. A entrevista já esta agendada, porem o formulário DS160 foi extraviado. Existe alguma forma de reaver o formulário?

  126. Thais, me ajuuuda, minha entrevista está marcada para o dia 10 de fevereiro e preciso saber se na hora de levar o Comprovante de agendamento da entrevista precisa ser inglês ou em português? Obrigada desde já.

  127. Ola. Adorei as dicas, o post é muito esclarecedor, mas tenho uma duvida em relação a chegada no casv. Estarei em são Paulo final de fevereiro para as entrevistas. Mas chego em Congonhas 3 horas antes da entrevista no casv de Vila Mariana. Vou direto do aeroporto para o Casv, tem algum lugar seguro para deixar a mala? Alguém tem esta informação? Agradeço desde já.

  128. Olá Thaís!!!!
    Vim lhe agradecer seu blog e suas dicas e os comentários dos leitores foram valiosos no meu processo, desde o preenchimento da DS160 até hoje a entrevista.
    Fiz tudo como você orientou, como já havia comprado as passagens para março arrisquei e
    e preenchi as informações da viagem (data e hotel), mas foi tranquilo, levei minha vida toda na patinha, mas ela só me perguntou minha profissão, para onde eu iria e com quem…e só, “seu visto foi aprovado e boa viagem”
    Agora vou ver duas dicas de Orlando 😀
    Bjos e obrigadaaaa

    • Oi Fabiana,
      parabéns!!!! Você vai amar Orlando, lá é tudo!!1
      Se puder reservar (agora de verdade, rs) seu hotel pelo nosso link, eu agradeço, pois o preço é igual pra você pelo booking, mas eu ganho uma comissãozinha, como remuneração 🙂 Aqui o link: http://bit.ly/1sLwqxP
      Beijão e te vejo nos comentários de Orlando!

  129. Oi Thais,
    esta agendado a entrevista consular no dia 03/02/2015 no Rio. Está indo eu, minha esposa e minha filha de 16 anos. No DS 160 eu informei que eu iria custear a viagem, porém a nossa economia para esta viagem está na conta poupança da minha esposa. Será que isso pode prejudicar? Sou casado com ela a 16 anos, tenho residencia propria, carro, renda de 2.095,00 e minha esposa de 2.200,00, trabalho com locações de equipamentos multimidia e não tenho empresa aberta.Posso apresentar algo deste meu trabalho informal?

  130. Olá. Me casei em agosto de 2014 e ainda não alterei meus documentos. Tirei o passaporte com o nome de solteira, e estou tentando tirar o visto. Posso ir a entrevista com os documentos com nome de solteira e levar a certidão de casamento, ou devo alterar meus documentos antes? Só tenho, CNH, carteira de trabalho, titulo e passaporte, todos nome de solteira. Como devo preencher o formulário?

    • Oi Daliany,
      você pode tirar tudo com o nome de solteira, mas seu visto vai sair com nome de solteira.
      Se quiser que esteja com nome de casada, você tem que tirar um novo passaporte. Acho besteira, fiquei com o meu de solteira até vencer.
      Beijão

  131. Thaís, seu site é de fato o melhor e mais esclarecedor que encontrei.
    E vim aqui relatar minha experiência porque ler os comentários também me ajudou muito no processo.
    Pois bem, com base em pesquisas na web e após encontrar seu blog, preenchemos o formulário tranquilamente, fizemos o pagamento e agendamos o CASV e a entrevista.
    O CASV na segunda-feira dia 26/01/15 e a entrevista na terça-feira 27/01/15.
    Chegamos com uma hora de antecedência na entrevista e fomos atendidos mais cedo que o horário marcado.
    Meu namorado e eu agendamos a entrevista juntos, marcando no formulário a opção “outro parente”, já que não existe a opção “namorados”.
    Eu ainda sou estudante e ele empresário, portanto coloquei no formulário que o responsável financeiro pela minha viagem seria ele.
    A entrevista foi rápida e não precisamos apresentar nenhum dos documentos que havíamos levado caso fosse necessário (imposto de renda, contra cheques dos ultimos tres meses, comprovantes de bens etc etc etc).
    Perguntas que foram feitas a mim:
    -Pra onde pretende ir?
    -quanto tempo pretende ficar?
    -em qual Universidade estuda?
    -que curso faz?
    -Faz estágio?
    Perguntas feitas ao meu namorado:
    -O que você faz?
    -possui sócios?
    -possui bens? quais?
    -terminou o terceiro grau?
    -onde suas filhas moram?
    -já foi para o Paraguai? (no formulário, existe a pergunta se já viajou pra algum outro páis. Na entrevista quiseram confirmar isso).
    – PARABEÉNS O VISTO DE VOCÊS FOI APROVADO!
    Fiquei feliz, sorri para o entrevistador e agradeci.
    Foi muito tranquilo.
    Fizemos o processo em Brasília, que teoricamente é lugar menos cheio de gente.

  132. Boa tarde Thaís, tudo bem?
    Voltei aqui para contar minha experiência com o agendamento no CASV e a entrevista no consulado.
    Eu fiz todo o processo com meus tios e minha prima em São Paulo, nossa visita ao CASV foi na última sexta-feira e foi muito, muito rápido. Na portaria mostramos passaporte, confirmação do DS-160 e confirmação de agendamento. Então fomos a primeira mesa, onde confirmaram os mesmos documentos e nos encaminharam a uma fila (que não tinha ninguém, fomos atendidos muito rápido), quando sentei coloquei as digitais, tirei a foto e também me pediram para levar uma foto 5×7 na entrevista no consulado e fim. Nós quatro não demoramos nem 5 minutos para fazer tudo.
    Agora vou contar sobre nossa entrevista (também em São Paulo), estava marcada para as 12:30 hrs, chegamos 11:50 hrs, na portaria pegaram nossos passaportes e confirmação DS-160, na primeira mesa perguntaram apenas se íamos viajar todos juntos e a turismo, na segunda fila de segurança os mesmos processos que você já comentou, sem celular, sem relógios, sem carteiras e nada nos bolsos, então fomos a segunda mesa, onde nos mandaram guardar a confirmação do DS-160 e mandou ficarmos somente com os passaportes em mãos e seguimos a fila (que novamente não havia NINGUÉM, fomos encaminhados os 4 para a mesma cabine) e a conversa com o agente consular foi mais ou menos assim:
    Agente: Bom dia a todos ! (super simpático) Seus passaportes, por favor !
    Nós: Bom dia ! (entregamos os passaportes)
    Agente: Para onde vocês vão?
    Meu tio (nosso orador): Vamos a Orlando
    Agente: A turismo?
    Meu tio: sim
    Depois disso ele chamou minha tia, meu tio e eu, um de cada vez e fez as perguntas:
    – O que você faz?
    – A quanto tempo?
    Para minha prima (que tem 14 anos) ele só disse que ela era inacessível e depois perguntou se ela era filha deles.
    Depois disso ele pediu um momento, demorou um pouco digitando e digitando, deu uma zoadinha com o Brasil, falando da nossa internet ruim rsrsrs. E de repente a frase que estavamos esperando:
    Agente: Parabéns!! Seus vistos foram aprovados!! Tenham uma ótima viagem!! 😀
    Levamos milhões de documentos e não foi solicitado nenhum deles e em todo o processo desde a portaria de entrada até a portaria de saída, gastamos no máximo 10 minutos. Não deu tempo nem de pensar nos passos a passos rsrsrs
    Bom é isso, muito obrigada Thaís por ter me ajudado em algumas dúvidas e mais uma vez parabéns pelo blog, tenho certeza que ele ajuda muitas pessoas a irem na entrevista com mais confiança.
    Beijoooos :*

  133. thais me ajudaaa, nao tenho o comprovante de agendamento do casv, nao vejo essa opçao la, somente a de imprimir a pagina de instruçoes, eles sao a mesma coisa?

  134. Bom dia Thais, meu anjo preciso de sua ajuda. Estou querendo ir para Califórnia, trabalho de carteira assinada a 8 meses porem minha renda e baixa, faco enfermagem estou no segundo período, tenho filho aqui matriculado porem ficara com pai. Minha viajem quem ira bancar e a filha do meu padrasto q vive lá a 20 anos… Quais as dicas q vc me da??? Sera q consigo esse visto??? Bjos te aguardojuju

  135. Olá Thaís!! Preciso tirar uma dúvida, pretendo passar uma semana na casa do meu primo em nova York, e ele que esta custeando minha passagem, assim eu não tenho como certificar a carta dele em cartório… será que meu visto sera negado??

  136. Olá Thaís, fui na entrevista ontem. Deixo meu relato para auxiliar outros viajantes. Fomos eu, meu marido e meu bebe. Chegamos 9:15 nosso horário era 9:30. Como estávamos com o bebe não ficamos em nenhuma fila, e eram muitas…ao chegar no guiche propriamente dito:
    Bom dia, digitais por favor
    P:Vão pra onde?
    R. Miami, Orlando e um cruzeiro na Bahamas
    Nessa hora ele respondeu: Bahamas? outro tipo de visto, não é o americano
    Gelamos, pensamos que ia devolver os passaportes, mas era uma piadinha…
    P: o que vcs fazem?
    R: somos advogados
    Depois ele viu a foto da bb no computador, falou em inglês que a foto era muito legal…
    Seus vistos foram aprovados, boa viagem.
    Não pediu pra ver nada e só perguntou isso, fácil e rápido… 9:34 estávamos no taxi voltando…
    Uma duvida que tinha e não achei em lugar nenhum: não pode levar carrinho de bebe!
    É isso… Obrigada por sua ajuda

  137. Olá Thaís, parabéns pelo blog. Vou para a entrevista e gostaria que você respondesse alguma dúvidas que tenho:
    1. Se eu decidir ir para uma cidade diferente da que eu coloquei no DS-160 e em uma data diferente, pode ter algum problema na imigração no aeroporto?
    2. Os documentos podem ser só os originais ou tem que levar uma cópia também?
    3. Eles ficam com algum documento que você levou ou devolvem tudo?
    4. A minha declaração de IR tem 8 páginas, preciso imprimir tudo ou tem alguma parte específica que interessa para eles?
    5. A cidade que eu coloquei que iria não tem nenhuma atração famosa ou especial, meu objetivo é somente conhecer a cidade porque acho ela bonita e tranquila. Esse tipo de motivo pode deixar o entrevistador desconfiado?
    6. O contra-cheque pode ser uma impressão normal ou tem que ter alguma autenticação da empresa?
    Obrigado,

  138. Thais, td bem! Estou pensando em ir para LA, pois meu namorado mora lá, porém estou num dilema. Minha profissão é de Recepcionista Bilíngue, ganho em média 2.000,00. Ainda estou desempregada, mas espero tentar o visto apenas quando conseguir emprego. Espero juntar e colocar na poupança em média uns 6.000,00, para poder custear a viagem. Você que posso colocar que vou custear, porém com a ajuda da minha mãe e padrasto? Não tenho nada em meu nome aqui, mas sou filha única e já morei fora por 7 meses, na Irlanda. Acredita que isso ajuda? Gostaria também de parabenizar seu blog. Tanto o passo a passo, quanto os comentários estão ajudando MUITO! Beijos!

  139. Olá Thais!
    Parabens pelo blog, é de muito conteudo!
    Tenho uma dúvida, eu e minha esposa pretendemos viajar para Disney com um casal de amigos. Eu tenho cidadania portuguesa e farei o preenchimento do ESTA. Para ela, realizamos a solicitação para o visto. No formulário DS 160 inserimos apenas o nome do casal que irão viajar conosco e não me recordo se ela me incluiu.(Teria necessidade?) No Dia da entrevista, eu poderia entrar junto com ela? Seria interessante ela levar meu passaporte europeu?
    Obrigado!

    • Oi Tiago, com certeza!
      Faz toda a diferença do mundo viajar com o marido ou não. É informação importante.
      E não, você não pode entrar, e acho legal levar uma cópia do passaporte sim, nunca se sabe o que ele pode pedir.
      Beijão

  140. Olá, gostaria de saber se no dia da entrevista precisamos comprovar algum saldo em dolar ou pode ser totalmente em reais?
    Outra dúvida, o limite do cartão de crédito tem alguma importancia?

  141. Perfeito Thaís, acabamos de fazer isso. Espero que deixem fazermos tudo junto. Estamos todos ansiosos e com medo de sermos negados. Depois volto aqui e conto como foi nosso caso para ajudar as próximas pessoas.
    Agora só aguardarmos!!!
    Muito obrigada mesmo.
    Beijosss

  142. Thais, bom dia tudo bem? Primeiro, meus parabéns pelo blog, estou em processo para tirar meu visto também, só que estou com uma dúvida. Eu vou tirar o visto com meus tios e minha prima, porém cada um de nós fizemos um cadastro só no site para agendamento, e depois que eu vi no seu blog que poderíamos ter “adicionado solicitante”, e agora que estamos tentando adicionar solicitando a um dos cadastros, ele aparece novamente para pagar a taxa MRV que já pagamos. Como podemos fazer? Vamos ter que fazer a entrevista separados agora? 🙁 Me ajuda por favor

  143. Olá Thaís. Parabéns pelas dicas.
    tenho uma dúvida, irei fazer a entrevista na sexta-feira dia 23/01. Ganhei a viagem da empresa onde trabalho em parceria com um fornecedor nosso, irei levar uma carta custeio para comprovar que ela irá pagar minha viagem. Há necessidade de levar alguma outra documentação da empresa nestes casos??

    • Oi Patricia,
      não, não vejo qual documento seria pedido.
      Leva sua carteira de trabalho ou qualquer outra coisa que mostre seu vínculo com a empresa.
      Beijão

  144. Ola Thais, olha eu aqui novamente. rsrsrs
    Thais, por acaso vc teria algum modelo de declaração do empregador,
    quais tipo e informação tem que conter. Devera constar somente o tempo de servico e o cargo?
    Ou vai precisar confirmar o salario q é pago? Desde ja agradeço e parabenizo pelo Blog, pois vejo que esta ajudando muito gente, e espero quando eu for fazer a minha de tudo certo. Forte Abraço

  145. Boa tarde!
    Minha noiva vai realizar a entrevista amanhã, dia 16.01.15.
    Eu já tenho visto e pretendemos ir a Miami em Março, a dúvida é a seguinte:
    Já compramos as passagens, você acha que ela pode levar os bilhetes para mostrar caso o entrevistador peça ou pergunte ?

    • Oi Renato,
      não leve! Isso não vai te ajudar em nada e pode até prejudicar, pois eles pedem pra não comprar a passagem antes do visto.
      Beijão e boa sorte pra ela!

  146. Oi Thais. Adorei suas dicas, forem bem úteis. Tenho dúvidas quanto a comprovação de vínculos aqui no Brasil. Tenho 25 ano, me formei ano passado, só trabalho de carteira assinada há 5 meses e ganho só R$ 2.500,00. Não tenho poupança e nem bens no meu nome. Quero tirar o visto agora para aproveitar um ida a São Paulo, pois moro em Salvador, então ainda irei juntar dinheiro para viajar. Também ainda não declarei IR nenhuma vez. Você acha que terei problemas em tirar o visto por ter uma renda pequena? Só terei para apresentar minha carteira assinada e meus holerites.

    • Oi Talita,
      não tem muito como a gente saber o que vai acontecer, mas acredito que eles considerem sua renda suficiente.
      Mas, como você tem pouco tempo de emprego, talvez eles perguntem se você tem mais dinheiro guardado e tals.
      Se você não pretende viajar esse ano, eu esperaria um pouco, só pra ficar mais seguro, mas se tem planos, pode tentar tirar, não é uma situação ruim a sua, não.
      Beijão

  147. Ola Thais, um feliz 2015 pra vc, muita paz e felicidade…
    Minha duvida é se o extrato bancário, posso levar o gerado via internet ou
    tem que ser aquele impresso na agencia?
    Desde ja agradeço,

  148. Olá Thaís!
    Eu e meu marido vamos fazer a entrevista no dia 22/01, com visto também para nossa filha de 3 anos e 8 meses, para irmos juntos à uma viagem para visitar os parques da Disney.
    A minha dúvida é eu e meu marido fomos aprovados recentemente no doutorado aqui no Brasil, e já tínhamos preenchido o formulário. Seria interessante colocar isto no DS ou apenas informar para o entrevistador e levar as cartas de aprovação? Pois provaria a nossa intenção de voltar para o Brasil.
    Já colocamos tudo referente a renda e documentação, temos empregos e meu marido até é concursado.

    • Oi Natasha,
      eu acho suuuper interessante: mostra mais conhecimento, mais vínculo, mais tudo.
      Não adianta só levar, porque eles estão pedindo quase documento nenhum e o que vale mesmo é o que está escrito no DS.
      Beijão

  149. Ola Thais ,meu nome é Viviane e hoje fui fazer a entrevista ,foi mais fácil que pensei primeiro visto , só me fizeram duas perguntas para onde iria , e o que faço……ai disse visto aprovado…ufa…obrigada pelas dicas…abraço

  150. Genteeeee, alguem me de um HELP , minha entrevista é amanha, hj fui no CASV, nao tenho foto e ja é 22:56 !! é obrigatorio levar?

  151. Oi Thais!!
    Acabei de voltar do Consulado e vou contar a minha experiência!
    Fui para tirar meu visto e do meu filho de 6 anos!
    A fila não estava muito grande hoje. Passei pelos 2 processos super rápido.
    Bom, aí fui para a parte mais chata, a famosa e temida entrevista. Na fila vc consegue ouvir tudo o que eles perguntam para as pessoas. Vi duas pessoas terem o visto negado, aí isso já me assustou. Comecei a suar e qdo chegou a minha vez, respirei bem fundo e fiz cara de paisagem 🙂
    Entrevistador: Bom dia!
    Eu: Bom dia!
    Ent: O que vc faz?
    Eu: Sou assistente ADM
    Ent: Vc está indo para Disney com quem?
    Eu: Estou indo com o meu filho, minha mãe, irmão, cunhada e sobrinha.
    Ent: E seu marido?
    Eu: Infelizmente ele não conseguiu tirar férias na época que vamos.
    Ent. O que ele faz?
    Eu: Diretor de criação em uma agência
    Ai o cara digita, digita, digita e nem olha na minha cara. Aí já pensei, bom, ferrou.
    Ent. Coloque sua mão esquerda no escaner. Ok. Seu visto foi aprovado! Tenha um bom dia!
    Não me pediu nada de documento!! Nossa, vc não tem idéia o peso que saiu do meu ombro! Pq fiquei pensando no meu filho, pq ele está mto empolgado com a viagem! Ainda bem q deu certo!!
    Bom vamos as dicas.
    A roupa conta muito, não vão de bermudas, regatas, e meninas, coloquem uma calça jeans e camisa e saia não mto curtas. Temos que passar uma boa impressão pra eles!
    Não levem celular e nenhum eletrônico. Cinto, relógio, crachá da empresa eles pedem pra tirar na revista.
    Eu parei em um estacionamento super perto, consegui levar a chave do carro e deixei tudo lá, nem precisei do guarda volumes. Valor R$15,00
    Agora é hora de programar a viagem!!
    Espero ter ajudado vcs!!
    BOA SORTE e vão com calma!!!

  152. Bom Dia,
    Vou fazer a entrevista no próximo dia 16/01/2015 no RJ, pretendo ir eu e minha esposa. Agendamos a entrevista juntos, porem no formulario DS-160, marquei que eu e minha esposa vamos custear a viagem separados, porem declarei renda de 3900,00 e minha esposa apenas 1122,00, porem ela tem 3500 em poupança. Caso o consul pergunte sobre quem ira pagar a viagem, o que deve responder? Pensei em responder que vou custear a parte maior com ajuda de minha esposa.

    • Oi Ricardo,
      no seu você colocou que você pagará e no dela que ela pagará?
      Como vocês são casados e vão fazer a entrevista juntos, pode responder “nós” sem problemas.
      Beijão

  153. Ola, tenho entrevista marcada no Rio na terça feira.
    duas questões…
    alguém recente fez o procedimento no Rio e teve que levar foto?
    é necessário ter o upload da fotografia na confirmação do formulário DS -160?

  154. Olá, Thais. Ontem preenchi o formulário e fiz o agendamento. Tenho duas dúvidas, são elas: enquanto estava preenchendo o formulário havia espaço pra colocar uma foto, mas não aparecia a opção de anexar a foto. Terminei de preencher o formulário, imprimi e não me deu a bendita da opção de anexar a foto. Isso pode me causar algum problema? Pois imprimi o formulário e todas as vias tem opção para a bendita foto. Grato pela atenção. Marcelo

  155. Olá, adorei tudo o que vc posta! Bom, gostaria de tirar uma dúvida, eu tenho 17 anos, e estou planejando tudo e pesquisando para fazer um intercambio para os Estados Unidos no final do ano, e quem vai pagar minhas despesas que tem como comprovado é minha avó, e não meus pais, mas minha família tem uma empresa que está no nome da minha avó, e eu gostaria de saber se minha avó vai ter que ir cmg na entrevista no consulado…. Ah, e minha avó tem passaporte e visto, ja esteve nos Estados Unidos
    E outra dúvida minha, que eu tenho medo na hora da entrevista, eu tenho parentes nos Estados Unidos, e vou ter o visto negado por esse motivo? :{ ou não vai ter interferência em nada?
    E qd eu estiver fzd intercambio, não irei ficar em casa de parentes…
    E há algum mínimo de renda que eles exigem?

    • Oi Monique,
      que bom que está gostando 🙂
      Se sua avó puder ir, seria bom, mas não precisa ser ela sua responsável na entrevista, é só levar os documentos comprobatórios da renda e que ela vai pagar sua viagem.
      Mas olha, pra intercâmbio o visto não é de turismo não, ok?
      Beijão

  156. Eu sou funcionaria de uma empresa há 5 anos e meu marido é advogado autonomo, tem escritorio proprio, comprovado pelo contrato de locação e tem extratos de poupança q comprovam um valor bom, mas nosso imovel e nosso carro estao no meu nome. Sera que o fato de nao ter bens no nome dele, so o contrato de locaçao do escritorio pode trazer problema? outra coisa, eu nao sei a data de nascimento do meu pai, eles nao implicam com isso ne? Obrigada!

    • Oi Andreia,
      sobre a data, sem problema.
      Sobre os bens, vocês vão tirar o visto juntos?
      Se sim, sem problemas… os dois estarão lá, são casados.. Fique tranquila quando a isso.
      Beijão

  157. todos os vistos concedidos são válidos por 10 anos? como é geralmente? vi alguém aqui comentado que o dele iria valer somente por 6 meses? na entrevista o consul não falou sobre prazos e meu passaporte ainda não chegou pra eu ver…

  158. queridaaa tenho uma dúvida
    dia 5 agora vou na entrevista…. minha dúvida é…. preciso levar o formulário que eu preenchi
    imprimido?? pq se sim, eu não estou conseguindo achar ele no site para imprimir …. :/

  159. Passei por todo o processo nos últimos dias 28 e 29/12. Utilizei muitas das informações do blog e gostaria de contar um pouco da minha experiência para poder ajudar a outros.
    O preenchimento do DS-160 foi bem tranquilo. É trabalhoso mas só ter atenção, ler e reler as informações e ter certeza de que está deixando tudo bem claro. A cada informação que colocar no formulário, anote qual documento pode comprovar o fato. Desde comprovante de residência, documentos pessoais, extratos, etc. Por regra, você precisa apenas da confirmação do DS e da confirmação do agendamento, mas para a entrevista nunca se sabe então leve TUDO.
    Íamos minha namorada e eu no processo, então preenchi como viajando com outra pessoa e coloquei seus dados. Na hora do agendamento, fiz um usuário e senha para mim no site e adicionei ela no “grupo”, assim o agendamento para CASV e consulado foi um só.
    Vamos a parte prática, que pra mim foi a mais duvidosa.
    Meu horário no CASV Alto Pinheiros era as 13:30 do domingo (primeiro horário).
    Chegamos bem mais cedo que isso. Tinham poucos carros quando cheguei então estacionei com o pessoal que fica lá na frente. Entrei na rua do CASV pelo alto da ladeira. Quem fizer isso, tem um estacionamento bem mais em conta lá em cima, ou caso prefira, pode deixar o carro na rua logo atrás dos carros de taxi. Não sabia que podia fazer isso, então paguei o estacionamento. R$20,00 preço único.
    Se seu horário for o primeiro, fique na fila encostado na parede do lado direito do prédio. Quem cheguou cedo ficou sentado na rampa dos carros e quando o rapaz do CASV chamou, gerou uma pequena confusão.
    Fora isso é aquilo já falado. Celular desligado, mulheres podem entrar com a bolsa porém não abusem. Homem com mochilas não entraram.
    Passe pela revista, vá para a fila que o agente passará olhando seu passaporte com o DS-160 e o comprovante de agendamento com código de barras. Imprima tudo e mantenha a folha em condições sem amassados e excesso de dobras.
    Passará por uma checagem em uma primeira bancada e depois vai para a fila coletar impressão digital e foto.
    Uma coisa que estranhei foi o fato de ter uma etiqueta no vidro na hora da coleta dos dados: “Levar uma foto 5×7 na entrevista”.
    Questionei o agente e ele informou que era apenas por precaução.
    Não tinha a foto, assim como vários outros que sabiam que a foto seria tirada na hora. Na casa ao lado, numero 288 já estava formada uma fila enorme. Como aquilo estava com cara de esquema, nem perguntei o preço e fui embora. Sendo esquema ou não, não ia correr o risco… só tiraria a foto em outro lugar. Acabamos tirando a foto no shopping R$25 por 3 fotos.
    Sou de Campinas e para evitar ir e voltar os dois dias, preferimos ficar em um hotel em SP. O Escolhido foi o Ibis Bidget em frente ao Morumbi Shopping. Uma escolha barata para quem não quer luxo. O hotel é limpo e organizado, porém simples.
    Meu horário no consulado era as 9:50. Cheguei lá as 8:50.
    Não precisa chegar tão cedo. Pode chegar apenas 30 minutos antes.
    Chegando lá estava uma pequena bagunça na frente, com poucas pessoas para dar informação.
    Se tiver fila, pode entrar dentro dos portões estando próximo ou não do seu horário. Eles vão chamar e só poderá entrar para a primeira fila quem estiver dentro dos horários que estão chamando. Como cheguei cedo, fiquei esperando uns 15 minutos.
    Entreguei meu passaporte para o agente que já viu no sistema que era eu e minha namorada (pois marcamos juntos o DS e a entrevista). Nem olhou o dela e ja fomos para a primeira fila. Ficamos lá por 1:30, mas houve uma demora excessiva por estar com falta de luz devido a uma forte chuva na noite anterior. as 5 filas estavam lotadas com mais gente na área de espera. Ouvi falar que teve dias que a fila ia até a rua. Não foi nosso caso.
    Ah, nem precisa falar… embora precisa sim, tinha gente lá com celular. Se possível, não leve bolsa. Leve algum dinheiro no bolso para uma água ou algo lá fora e só. Gente, NÃO PODE celular ou qualquer aparelho eletrônico. Incrível a quantidade de pessoas que tiveram problemas.
    Por favor, comporte-se na fila. Você está sendo observado.
    Essa primeira são divididas em 5 grupos, cada um com o lado direito e esquerdo. Quando começarem a chamar para outra verificação do passaporte, confirmação do DS e do agendamento, eles vão liberar um grupo por vez tanto o lado direito como o esquerdo. Não tenha pressa, respeite o fato de que vai um do lado direito e um do lado esquerdo, um do direito e um do esquerdo. Seja educado e não seja afobado. Uma ou outra posição na fila não vai fazer diferença. Pronto, você saiu da fila… mas não fique contente ainda!! rss
    Saindo de lá você vai para a fila de segurança. Essa fila é em zique-zague. Guarde todos os documentos na pasta. Será solicitado que coloque na pasta seu cinto, relógio, objetos metálicos, etc… na mão apenas a pasta, mais nada.
    Vai passar pelo detector de metais e acabou a fila número dois. Mas não se anime ainda…
    Tempo na fila: 30 minutos.
    Vai seguir a linha indicada e cairá na terceira fila. A temida fila da entrevista. Em um canto do salão tem bebedouro caso esteja com a garganta seca.
    Antes de entrar na fila você vai mostrar seu passaporte (a folha do DS e do agendamento não serão mais necessárias). Se estiver em mais que uma pessoa, seu passaporte estará preso com elástico aos outros do grupo. Mantenha assim. O agente vai confirmar e te mandar para a fila (lado esquerdo).
    Essa fila vai em zigue-zague. Cada grupo preso com elástico vai junto para a entrevista.
    Não espere ficar sentadinho nessa hora. Fara a entrevista em pé mesmo, com o agente atrás de um vidro reforçado falando via microfone.
    Passando o zique-zague terá um agente na frente da fila que fará a distribuição para uma pequena fila frente ao guichê de entrevista.
    Parabéns, acabaram as filas… mas não se anime ainda!! rss
    Tempo de fila: 1h
    Agora chegou a hora… a famosa entrevista.
    Percebi umas pessoas sendo entrevistadas rapidamente, outras bem mais demoradas.
    Não fiquei prestando muita atenção pois não me adiantaria de nada. Apenas contei o tempo de um casal: 3 minutos e meio. Esses foram rápidos!!
    Uma garota na minha frente, sozinha foi para a entrevista.
    Perguntas:
    – Vai viajar para onde?
    – Disney
    – Vai com alguém?
    – Vou com uma amiga que ja tem visto
    – Já viajou pra fora?
    – Fui pro paraguay.
    Aí ferrou foi tudo… Uma pessoa nova, meio que “emperequetada” que viajou pro paraguai. Isso soa como muamba.
    Resultado: visto negado.
    Foi a única pessoa que observei tendo negação. Mas foi bem a que estava na minha frente!!
    Bom, vamos lá, nossa vez.
    – Bom dia, tudo bem?
    – Tudo bem e vc?
    – Tudo ótimo.
    – Vão viajar para onde?
    – Memphis, visitar a casa do Elvis (nessa hora ele nos olhou e abriu um sorriso enorme)
    – Que legal!! O barbecue é ótimo lá em Memphis.
    – Ouvi falar isso (com sorriso, educado e tranquilo…)
    – Coloque a digital por favor… agora ela… Seu visto foi aprovado, boa viagem.
    Hein?? mas já!! rsss…
    Devo ter ficado uns dois minutos lá. INCRIVEL rsss…
    Estava com a pasta cheia de documentos mas não pediu nada. Melhor assim.
    Levei a foto 5X7 mas não pediram (ótimo pq ficou horrível)
    Não tenho casa, tenho uma moto, sem carro. Tenho uma renda razoável, trabalho nesse emprego faz 1 ano e 9 meses.
    Minha namorada não trabalha porém tem uma renda fixa, é formada, estuda para concursos.
    Tudo isso descrito no DS-160 de forma honesta e sem ladaínhas ou mentiras.
    Essa foi a nossa experiência, nossa historinha de visto.
    Espero que eu possa ajudar a outros assim como fui ajudado quando precisei.
    Boa sorte a todos!!

    • Oi Roddy,
      obrigada por vir contar! Eu disse que eles pedem esse foto à toa.. ninguém merece, né?
      Parabéns pelo visto aprovado. Espero que façam ótima viagem!
      Beijão

  160. Olha eu de novo aqui kkkk Só que agora após a entrevista. Deu tudo certo, foi super de boa, não me pediram nenhum documento ou algo do tipo. As perguntas foram:
    Qual a relação entre vocês? (éramos amigos)
    Para onde irão?
    Quem pagará suas despesas?
    Já viajou para fora do país?
    O que você faz no Brasil?
    Uma coisa que me deixou intrigada foi o fato de que no dia em que comparecemos para colher as digitais e tirar a foto nos foi informado que precisaríamos de uma foto 5×5 no dia da entrevista, gastamos em torno de $15 cada um pelas fotos e no dia seguinte não foi solicitada a bendita foto.
    Obrigada pela blog, pela atenção e pelas dicas!!!!

    • Oi Amanda,
      yeeeey! Parabéns! 🙂
      Eles estão pedindo isso CASO de erro na foto do CASV. Acho absurdo… enfim.
      Mas que bom que deu tudo certo no final!
      Boa viagem!!!

  161. Obrigago por me responder Thais.
    Isso mesmo, gostaria de saber se colocou ou não ele como meu pagante.
    Alguns me aconselharam que nao, por eu ter 26 anos e tal. Ai fique indesiço no que colocar
    onde indica quem pagara pela viagem.

    • Oi Daniel,
      também acho que não. Pela a idade e por não ser pai e mãe, vai parecer muito fake.
      Coloca você e leva todos os comprovantes que você comentou. 🙂
      Beijão!

  162. Ola Thais, minha duvida é referente a pessoa que esta pagando minha viagem, eu sou empregado, e tenho minha renda certo, pois terei um apoio do meu cunhado ref na passagem de ida e volta, porem o mesmo é só amaciado com minha irmã, ele é declarante de imposto de renda, tem bom salario, e as despesas la serão por minha conta, eu tenho um saldo bancário atual de 5,500. so que minha viagem sera somente para outubro de 2015, mês de meu aniversario, estou pretendendo agendar minha entrevista em abril. Nesse caso oque você poderia esta me aconselhando a fazer, desde parabenizo pelo post e agradeço pela atenção. Att Daniel Sabino

  163. oLÁ, sua ajuda foi muito importante pois preenchi o formulário conforme suas dicas.
    Bem a entrevista foi dia 23/12 e o visto aprovado, agora só aguardar chegar em casa e viajar!
    Tks

  164. Boa noite Thaís,
    Quero agradecer suas dicas, sempre salvando, sempre atenciosa respondendo os comentários, então obrigado, ontem e hoje foram os dias para resolver todo esse processo, fui no CASV ontem e hoje foi a entrevista, foi super tranquilo, fiquei na fila o tempo tentando respirando e tentando me acalmar, para não responder de forma nervoso e aparentasse mentira, fiquei bem calmo, o processo é vem rápido, algumas triagens e finalmente a hora da entrevista, dá uma certa de vergonha, porque as pessoas ficam na fila atrás de você ouvindo tudo, mas foi de boa, não me pediu nada, só fez perguntas como:
    Com o que você trabalha?
    Há quanto tempo?
    Com quem você vai?
    Conhece alguém em Los Angeles? (Pra onde vou)
    Tem algum parente nos EUA?
    Com quem você mora?
    E se o apartamento está em meu nome?
    Seu visto foi autorizado, dentro de 10 dias úteis vai receber por e-mail a confirmação para retirada do passaporte, eu escolhi retirar, mesmo morando há 160km do consulado, tenho medo de extraviarem.
    Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas, foram muito úteis e estou sempre indicando seu blog e todos estão sendo muito ajudados também, parabéns pela iniciativa.
    Obrigado
    Feliz natal e um próspero 2015

    • Oi Clayton,
      parabéns pelo visto aprovado! Fico feliz em ter ajudado 🙂
      E não precisava ficar com medo não, o passaporte vai pela DHL e não Correios. Não ia extraviar.. heheh
      Beijão e boa viagem!!!

  165. Bom dia, Thais! Parabéns por todos esses posts! Foram essenciais!
    Entretanto, só pra dificultar um pouco, estou com uma dúvida e morrendo de medo.
    Marquei a entrevista do visto para dia 22/12 e 23/12 junto com mais 4 amigos ( 1 casal de namorados + a mãe e a tia de um dos dois), portanto, sou a única sem vínculo familiar :/
    No formulário coloquei que eu mesma bancaria minhas despesas da viagem, haja vista que tenho uma poupança com $6.000,00 ($ esse de FGTS do antigo emprego), sou estagiária ganho $724 e estou no 7ª período da faculdade Direito (tenho FIES). Lendo os comentários deste post percebi que havia uma moça com o mesmo sentimento de culpa : colocou que iria bancar as despesas e agora acha que deveria colocar o pai como pagante.
    Meu pai ganhar em torno de $2.500 e minha mãe $1.000, havia pensado em levar os extratos deles caso houvesse algum problema.
    Por isso pergunto: há necessidade/possibilidade de eu refazer o formulário ou só com minha renda e o valor da poupança me ajudará ?
    Obrigada.

    • Oi Amanda,
      primeiro: você marcou a entrevista JUNTO com eles ou eles vão fazer no mesmo dia que você?
      Olha, se você está insegura pode refazer, sim e aditar o número do DS no site de agendamento, mas não deixe de levar seu extrato mesmo assim e a carta custeio do seu pai.
      Não tem como saber qual “estratégia” dará certo, mas a maioria dos estagiários e estudantes que contam as experiências aqui no blog conseguiram o visto bancado pelos pais.
      Beijão

  166. Primeiramente, obrigada a todos aqui e a Thaís pelos esclarecimentos. Me ajudou muito a me organizar para ir no consulado. Quero compartilhar minha experiência aqui.
    O Casv foi bem tranquilo: fotos e digitais. Foi pedido para mim o passaporte, o comprovante de agendamento e de preenchimento do formulário DS-160.
    Meu visto é de estudante (F-1) então lá só me perguntaram se eu tinha o formulário que a escola mandou (I-20)e seu eu tinha pago a taxa próprio deste tipo de visto (taxa SEVIS), mas só mesmo para confirmar.
    No consulado (em Brasília), não tinha muita gente e cheguei perto do horário de agendamento.
    Tem uma fila pra o rapaz olhar o seu horário, depois você passa pelo raio-X, depois lá dentro entrega seu passaporte, documentos da escola e comprovante de pagamento de taxa Sevis para um rapaz. E vai para as cadeiras esperar chamara teu nome.
    A moça devolve teus documentos e você fica na fila pra ir ao guichê.
    Meu diálogo:
    Bom dia, bom dia…
    Agente: Para onde você vai?
    Eu: disse cidade e estado
    Agente: vai estudar?
    Eu: Sim
    Agente: vai estudar inglês?
    Eu: Sim.
    Já me pediu para pôr meus dedos no escaner.
    Agente: Já foi para os EUA?
    Eu: Sim, em 1994.
    Agente: Há 20 anos?? (com voz de surpresa, mas meio brincando)
    Eu: Pois é – com cara meio rindo.
    Agente: Por que você escolheu este curso especificamente?
    Eu: meu marido fez um curso lá também e disse que era um curso bom, então foi minha escolha
    Agente: O que seu marido faz?
    Eu: Ele é servidor público do….
    Agente: E você, o que faz?
    Eu: Assistente administrativo financeiro
    Agente: Ok, seu visto foi concedido, parabéns! Mas como seu curso tem curta duração, seu visto só vale por 6 meses.
    Obrigada, etc , bom dia.
    Ele não me pediu para ver nenhum documento. E tenho quase certeza que ele só concedeu o visto porque sou casada, pois não tenho nenhum vínculo maior em minha cidade, nem bens em meu nome, somente o emprego. E meu salário nem é tão alto. Ps: no formulário eu disse que quem ia pagar o curso era eu mesma.
    Uma moça na minha frente teve o visto negado, porque ele ficou perguntando para ela se ela era casada, se tinha filhos (nenhum dos dois) e que vínculo ela tinha aqui. Ela disse que só mesmo a família. Deu uma dor no coração.
    Enfim, é isso. Espero que o depoimento sirva para alguém! Abraços!

    • Oi Lanny,
      fico feliz de ter ajudado! E obrigada pro vir aqui contar sua experiência 🙂
      Pena que o prazo foi muito baixo, né?
      Depois se quiser visitar vai ter que tirar de novo..
      Beijão

  167. Bom dia, Thaís. O seu Blog é muito importante e ajuda muitos desconhecedores das regras do visto americano. Preciso de ajuda, minha sobrinha acabou de completar 15 anos e já fizemos o processo da foto e da digital. Ela precisa ir no dia da entrevista? a mãe dela tem que autorizar? a solicitação do visto foi feita em grupo, eu, meu marido, meus filhos menores e a minha sobrinha. Desde já agradeço.

  168. Pessoal, quero agradecer a todos pelas dicas que vocês me passaram aqui no site, aos vários relatos de entrevista…. Tudo me ajudou a conseguir o meu visto, por isso quero compartilhar também a minha experiência na entrevista.
    Somos de Goiânia e fomos ao CASV de Brasília, no domingo dia 07/12/14, nosso horário estava marcado para as 15hs. Fomos em família, eu, minha esposa e seus dois irmãos (no caso meus cunhados hehe…)
    No CASV foi tranqüilo e bem rápido, chegamos uns 15 minutos antes e entramos na única fila que tinha, onde um recepcionista confirmou nosso agendamento, depois passamos pelo detector de metais (no CASV você pode levar o celular, mas tem que deixar desligado). Ficamos aguardando sentados até que outro recepcionista chamou todos que estavam marcados para as 15hs. Entramos em uma fila onde o atendente confirmou o endereço de entrega do visto e nos encaminhou para os guinches onde tiramos as fotos e coleta de impressão digital. Tudo não passou de 15 minutos.
    Na segunda-feira, 08/12/14 era o tão esperado dia da ENTREVISTA… .
    Como somos de outra cidade, dormimos na casa de um amigo que mora um pouco afastado da Embaixada Americana em Brasília. Chovia muito e pegamos muito engarrafamento no caminho, nessa hora o nervosismo tomava conta de todos nós, mas graças a Deus, conseguimos chegar com 15 minutos de antecedência. Nosso horário estava marcado para as 9:15hs.
    Quando chegamos vimos aquelas filas, e aquele tanto de pessoas… Deu aquele frio na barriga… Hehehe…
    As filas ficam debaixo de uma cobertura, que naquele dia foi muito útil, já que chovia aquela chuvinha fina que não para. Mas no nosso caso, a fila do nosso horário, já estava entrando na Embaixada, e essa fila não tem cobertura alguma, ficamos debaixo da chuva mesmo… Foi até bom que refrescamos a cabeça rssr!!! Vi muita gente bem vestida de mais, e outras bem simples.
    Todos na fila são hospitaleiros e camaradas, tinha uma mãe e uma filha na nossa frente que nos emprestaram um guarda chuva tão grande, que couberam elas e nos quatro. Trocamos algumas informações e dicas. A fila andou e entramos na recepção onde tem os detectores de metais (iguais dos aeroportos). Vi várias pessoas com celulares, pen drive, alicate de unha…. Todos tiveram que sair e guardar no guarda-volumes que fica lá na rua (e é pago). Os seguranças todos muito educados e brincalhões nos ajudaram a quebrar o gelo. Passamos sem problema algum, afinal só portávamos as roupas do corpo e a pasta de plástico com um milhão de papeis, documentos…
    Caminhamos por alguns corredores a céu aberto que parecem ser o quintal da Embaixada, tudo arrumadinho e limpinho, chegamos a um salão onde tem um recepcionista muito atencioso e carismático, ele confirmou os agendamentos e recolheu nossos passaportes.
    Sentamos em umas cadeiras que fica de frente a uma parede de vidro, onde é possível ver as cabines dos cônsules. O meu maior medo era ficar vendo e escutando as pessoas na minha frente tendo o visto negado… Isso me deixaria muito nervoso e apreensivo. Mas graças a Deus, não havia fila nenhuma, permanecemos sentados o tempo todo, e de onde estávamos não era possível ouvir nada. Um recepcionista nos chamou e nos conduziu até uma cabine (não me recordo o número) onde não tinha ninguém na nossa frente e nem ao lado, tinha outras pessoas sendo entrevistadas, mas longe de nós.
    Chegamos e o Cônsul; um homem branco que aparentava ter uns 40 anos ou menos, muito sorridente e carismático nos chamou. A cabine parece os guinches de loterias (só que mais bonitinhas), você fica em pé e um vidro blindado te separa do Cônsul. Como éramos quatro, ficou um pouco apertado, mas demos uma apertadinha e couberam todos. Na parte superior tem um alto falante onde você ouve o que o cônsul diz.
    Cônsul: Bom Dia!
    Nós: Bom Dia!
    Cônsul: Pra onde vocês vão?
    Eu: Orlando!
    Cônsul: Ok! Você faz o que?
    Eu: Sou Publicitário!
    Cônsul: Ok!.. E você, faz o que?
    Minha Esposa: Sou Estudante!
    Cônsul: Estuda o quê?
    Minha Esposa: Educação Física!
    Cônsul: Qual período ou ano que você está?
    Minha Esposa: 8º período!
    Cônsul: Então você já está quase formando?
    Minha Esposa: Sim!
    Cônsul: ok!.. E você estuda o quê?
    Cunhada: Química!
    Cônsul: Onde?
    Cunhada: na Universidade Federal de Goiás
    Cônsul: Qual período?
    Cunhada: 3º período!
    Cônsul: E você… Faz o que?
    Cunhado: Sou técnico mecatrônico e estudante de Engenharia Elétrica
    Cônsul: ok! Quem vai pagar a viagem de vocês?
    Eu: Irei pagar a minha e da minha esposa
    Cunhada: Meus pais iram pagar a minha
    Cônsul: Ok! Qual é a relação de vocês?
    Eu: Somos família…. (dei uma pausa em silêncio) Essa é minha esposa, e esse são meus cunhados!
    Cônsul: Então vocês são irmãos?
    Cunhado: Sim!
    Cônsul: Seus pais trabalham onde?
    Cunhada: São servidores públicos!
    Cônsul: Qual função?
    Cunhada: Assistentes administrativos!
    Nessa hora o cônsul ficou alguns instantes digitando no computador….
    Cônsul: OK! Coloquem a mão esquerda no leitor das digitais…..
    Cônsul: Os vistos de vocês foram aprovados, tenham uma boa viagem. Dentro de 10 dias os passaportes de vocês chegaram aos endereços que vocês informaram.
    Nós: Obrigado! Bom dia!
    Parece que foi uma eternidade mais não passou de 8 minutos de entrevista. Do momento que chegamos até a saída, o processo todo foi uns 30 minutos apenas.
    O cônsul não pediu nenhum documento, não olhou nada!
    Dicas: Por mais difícil que seja, fique calmo! Responda com convicção. Fale a verdade, e dê resposta curtas. Não fale nada a mais do que foi perguntado, e nunca mostre nenhum documento sem o cônsul ter solicitado.
    Ficou extenso meu depoimento, mas pode ter algum detalhe que ajudem vocês.

  169. Oi Thaís, a entrevista da minha mãe foi ontem e deu tudo certo. Só fizeram duas perguntas (para qual cidade ela iria e qual sua profissão). Obrigada pelas dicas. Bjs

    • Oi Lari,
      que bom que deu tudo certo! Parabéns pelo visto!
      Aproveitem muito as futuras viagens e não esqueçam do blog. O conteúdo nos Estados Unidos está crescendo 🙂
      Beijão

  170. Oi,
    Minha mãe finalmente decidiu ir para os Estados Unidos, preenchi o formulário dela dia 27/11/14, paguei a taxa e fiz o agendamento da entrevista e no CASV para os dias 8/12 e 9/12 (achei bem rápido).
    Tenho uma dúvida, minha mãe não sabe falar inglês. A entrevista no consulado pode ser feita em portugues? Sempre somos as tradutoras dela, por isso ela esta nervosa em não responder as perguntas.
    Ela vai levar uma pasta com todos os documentos aqui mencionados, uma cópia simples do meu visto e da minha irmã são suficientes ou é preciso enviar os nossos passaportes? Tenho guardado até meu antigo passaporte, será que é bom mandar também ou é demais?
    Ultima pergunta: É possível imprimir o formulário inteiro? Na hora só imprimi aquela página de confirmação.

    • Oi Lari,
      sim, hoje em dias todas as entrevistas são feitas em português.
      Pode mandar ema cópia simples, só, sem problemas.
      E não precisa imprimir o formulário todo, ela só vai entregar a confirmação mesmo 🙂
      Beijão

  171. Olá Thaís!
    Obrigado pelas dicas nos seus posts…foram dicas valiosas! Meu visto foi aprovado!
    Aproveito para deixar o relato abaixo de como foi o atendimento no CASV e a entrevista no consulado do Rio de Janeiro.
    Fui acompanhado por um amigo que também tirou o visto. Agendamos o atendimento do CASV para as 15h na sexta-feira. Acabamos chegando 14h15, pois o taxi que pegamos foi bem rápido até o local do atendimento. No CASV não havia fila nenhuma e fomos atendidos imediatamente. Em cerca de 5 minutos já estávamos saindo do local.
    A entrevista no consulado foi agendada para as 8h45 na segunda-feira. Fomos os primeiros a serem entrevistados, porém em cabines separadas já que não somos familiares.
    O agente consular pegou meu passaporte, me deu as boas-vindas e fez as seguintes perguntas:
    1) É a primeira vez que você vem ao consulado?
    R.: Sim.
    2) Seu visto é para turismo?
    R.: Sim.
    3) Você quer ir para Nova York, correto? (Foi o local que declarei no DS-160. Enquanto fazia a entrevista, ele consultava as informações preenchidas no formulário através do computador).
    R.: Sim.
    4) Você vai viajar sozinho ou acompanhado?
    R.: A princípio, sozinho.
    5) Você possui algum conhecido que mora lá?
    R.: Não.
    6) Você possui parentes nos EUA?
    R.: Não.
    7) Me fale um pouco sobre suas atividades. O que você faz?
    R.: Falei sobre minha profissão.
    8) Há quanto tempo você trabalha nessa empresa?
    R.: Há 4 anos e meio, aproximadamente.
    E enfim ele disse: Seu visto foi aprovado! Boa viagem!
    A entrevista do meu amigo foi mais rápida ainda. Ele relatou que o agente consular apenas pegou o passaporte dele, deu as boas-vindas e perguntou para qual lugar ele pretendia viajar nos EUA. Meu amigo respondeu o local e o agente apenas confirmou que o visto foi concedido.
    Apesar da quantidade de perguntas que me foram feitas, minha entrevista com o agente durou cerca de 3 minutos… Foi muito rápido! Antes das 8h40 já estávamos do lado de fora do consulado…antes mesmo do horário agendado.
    Obrigado mais uma vez!
    Abraços!

  172. fiz a entrevista no consulado de SP hoje, e graças a Deus deu tudo certo. adorei as dicas, me ajudaram bastante. li muuuito, em varios sites e blogs.
    cheguei e demorou 2 horas o processo todo. vou contar minha experiencia.
    A entrevista não durou 2 minutos..
    Consul: bom dia
    Eu: bom dia
    Consul: vai pra onde ?
    Eu: Orlando
    Consul: Com quem vai ?
    Eu: com um amigo
    Consul: o que voce faz ?
    Eu: tenho uma empresa de eventos(MEI)
    Consul: que tipos de eventos ?
    Eu: feiras, congressos. o ultimo foi o salão do automovel, o Sr. conhece ?
    Consul: (respondeu com a cabeça que sim)
    – voce nao colocou salario no formulario, quanto voce ganha ?
    Eu: em torno de xxx a xxx.
    Consul: voce tem 20 anos né ?
    Eu: nao, 21.
    Consul: visto aprovado, boa viagem !
    (e me entregou um papel pequeno branco com informações)
    GENTE UMA DICA, FIQUEM CALMO, VAI MUITO DO CONSUL IR COM A SUA CARA E ESTAR DE BOM HUMOR, E TORÇA PRA ISSO. EU ESTAVA APAVORADA, TREMIA MUITO, MAS NAO DEIXEI ELE PERCEBER .. BOA SORTE A TODOOOOOS !

  173. Oi pessoal, boa tarde! Irei relatar aqui como foi minha entrevista e da minha esposa no Consulado Americano no Rio no dia 17/11/14.
    Nosso horário era as 11:45h, porém saímos de Ipanema de metrô ás 9:40h e chegamos na Cinelândia as 9:55h e ao Consulado as 10h. Foi super tranquilo, porém muito cedo. Esperamos cerca de 1h para formar a fila de 11:45h, que foi formada as 11h. Fomos os primeiros da fila do nosso horário e quando vimos, já tínhamos feito a entrevista e saído do Consulado às 11:30h (bem antes do nosso horário). Portanto, não se desesperem em chegar tão cedo…pode ser no máximo com 1h de antecedência, e no mínimo uns 40 minutos.
    Quando entramos no Consulado, fomos até o balcão onde entregamos nossos passaportes e fomos direto para a fila dos guichês. Em 3 minutos na fila a mulher nos devolveu os passaportes e já fomos direcionados para o guichê número 8 de um Consul bem simpático. Ele acenou com a mão dizendo para irmos até lá…
    ELE: Bom dia! Como vai?
    EU: Bom dia! Tudo certo! (Minha esposa tb disse bom dia)
    ELE: Passaportes por favor! (Entreguei somente os passaportes)
    Digitou…..
    ELE: Para onde vocês vão?
    EU: Orlando
    ELE: Henrique, o que você faz no Brasil?
    EU: Sou Servidor Público Federal
    ELE: Qual o seu cargo?
    EU: É o cargo X
    ELE: E a sua esposa, o que faz?
    ELA: Sou X, na empresa Y
    ELE: Vocês já viajaram para os EUA?
    EU: Eu sim. Minha esposa não.
    ELE: Você fez intercâmbio lá? (perguntou pra mim)
    EU: Sim
    ELE: Qual tipo de intercâmbio?
    EU: Work Experience
    ELE: Onde você trabalho lá?
    EU: Em Squaw Valley na Califórnia
    ELE: Vocês tem filhos?
    EU: Não
    ELE: Tem parentes nos EUA?
    EU: Não
    Digitou….
    ELE: Podem sair por aqui. O visto de vocês foi concedido! Tenham um bom dia!
    NÓS: (Muito nervosos…rs) Obrigado!!! Tenha um bom dia!
    Saímos com as pernas tremendo…hahaha….Mas foi bem rápido (uns 3 minutos) e o Consul NÃO PEDIU DOCUMENTO!
    Hoje acabei de receber um email do Consulado dizendo sobre a postagem dos passaportes que foi feita hoje (25/11) e que chegará em até 2 dias. Espero poder ajudar!
    Obrigado Thais! Abraços!

  174. Oi Thais! Eu e minha esposa fomos ao consulado na segunda-feira passada (17/11) e tivemos o Visto aprovado!!! Muito obrigado pelas dicas!! Amanhã, com mais calma, postarei aqui como foi a entrevista. Abração!

  175. Oi, Thaís!
    Primeiro, gostararia de agradecer por toda a ajuda que seu blog ofereceu! As informações foram muito claras e precisas e me ajudaram muito!
    Sobre o processo, tudo foi muito tranquilo e nos dois locais tudo foi muito bem orientado. O único problema foram as filas! 1 hora e pouco no CASV e 2 horas para a entrevista :/ Mas tirando isso, tudo muito tranquilo.
    Na entrevista, foi tudo muito calmo.
    Eu: Bom dia.
    Minha mãe: Bom dia.
    Entrevistador: Bom dia. Qual a relação entre vocês?
    Eu: Mãe e filha.
    Entrevistador (p/ minha mãe): Tem outros filhos?
    Mãe: Não, só ela.
    Entrevistador: Ah, então ela é especial! (rindo)
    Mãe: Sim!
    Entrevistador: E para onde nós vamos viajar?
    Eu: Orlando, Disney.
    Entrevistador: Ah, Disney World! E qual a profissão de vocês?
    Eu: Sou formada em psicologia e faço residência em saúde.
    Mãe: Sou professora aposentada, pelo Estado de SP.
    Entrevistador: Já estiveram nos EUA?
    Eu e mãe: Não, será a primeira vez.
    Entrevistador (rindo): Demorou, hein! O visto foi aprovado. Bom viagem.
    Isso não demorou mais do que cinco minutos, tudo bem tranquilo!
    Mais uma vez, obrigada por toda a ajuda, Thaís!

  176. Ola, boa tarde!
    Sou menor de idade, e no dia do CASV eles ficaram com o meu passaporte. Isso é normal? Isso quer dizer que já consegui o visto?
    Bjs e muito obrigada pelas dicas para preencher!

    • Oi Babi,
      provavelmente sim, mas eles ficaram com o passaporte porque você foi isenta da entrevista, por ser menor de idade.
      Agora espera ele chegar na sua casa 🙂
      Beijão

  177. Olá, quero agradecer ao blog por ter me ajudado em todo o processo que culminou na aprovação do nosso visto. Por isso narro abaixo minha experiência.
    Eu e meu namorado recebemos uma oferta da agência de turismo para pagarmos 500,00 cada um por todo processo envolvendo a obtenção do visto. Achei um absurdo e recusei na hora. Fui até o google e cheguei aqui neste blog, que atendeu a todas minhas expectativas. Inicialmente estava na dúvida se marcaria ou não a entrevista junto com meu namorado. Moramos juntos, porém não temos união estável. Li todos os posts e vários comentários, mesmo não sentindo 100% de segurança, arrisquei e marquei a entrevista juntos. No primeiro dia do CASV foi rápido e tranquilo. No dia da entrevista, ontem 10-nov, a Embaixada em Brasília estava vazia, estávamos sozinhos lá dentro. A entrevista seguiu o seguinte roteiro:
    Cônsul: Vcs são casados?
    Eu: Não
    Cônsul: Possuem união estável?
    Eu: Não (nessa hora eu pensei “putz, já era”)
    Cônsul: São namorados?
    Eu: Sim
    Cônsul: Vão viajar pra onde?
    Eu: Orlando e Miami
    Cônsul: Vcs já viajaram para outro país?
    Meu namorado: Sim
    Cônsul: Pra onde?
    Meu namorado: Europa, estudei em Portugal
    Eu: Não
    Cônsul: Marcus, fale sobre seu trabalho?
    Meu namorado: falou sobre o cargo, função e órgão que ele trabalha
    Cônsul: Roberta, fale sobre seu trabalho?
    Eu: Sou Auditora Interna na empresa xxxxxxx
    Cônsul: Após 15 minutos digitando…. Marcus, coloque sua mão direita na máquina.
    Cônsul: Roberta, coloque sua mão esquerda na máquina.
    Cônsul: Vcs foram aprovados, em 10 dias os vistos chegarão no endereço.
    Nós dois: Obrigado/Obrigada.
    Levei todos os documentos indicados, mas não foi necessário mostrar nenhum.

  178. Oi, Thais,
    Muito bom todos posts, suas informações ajudaram muito em todos as etapas para tirar o visto. Obrigada!
    Gostaria de mais uma ajuda, se vc puder me ajudar: Agendei meu visto para os dias 17 e 18/11, em Brasília, onde moro não temos CASV. Irei com dois sobrinhos, um de 20 anos e outra de 16 anos, preciso levar alguma alguma autorização para minha sobrinha de 16 anos? Fiz o agendamento dela junto com o meu, com membro da família, pois irei também levar a documentação dos meus filhos, de 15 e 10 anos, e de mais uma sobrinha de 15 anos (que não precisam ir). E de minha sobrinha que não precisa ir, pois tem apenas 15 anos, preciso levar alguma autorização dos pais?
    Um beijo e tudo de bom pra vc!!!

  179. Oi Thais, tudo bem?
    Agradeço pelos psts com TODAS as informações necessárias para tirar o visto! Parabéns pela paciência em escrevê-los tão direitinho! Eles me ajudaram muito nessa etapa e meu visto foi concedido no dia 31/10!
    Foi super rápido no consulado e a entrevista muito tranquila!
    Agora fiquei com uma dúvida: se os Correios tentarem entregar o passaporte e não conseguirem eu tenho outra opção de retirada?
    Um beijo e tudo de bom pra vc!!!

    • Oi Ana, tudo bem!
      Não preciso nem perguntar como você vai né? Imagino que feliz! rs
      Espero que faça uma ótima viagem e se puder, não deixe de reservar seu hotel pra dar uma forçinha pro blog 🙂 http://bit.ly/reserve-eua
      Quem vai entregar é a empresa DHL, e eles deixam até com o porteiro do prédio, se você não tiver em casa.
      3 tentativas são feitas. Se mesmo assim não tiver ninguém, não me lembro se volta pro CASV ou o consulado que você fez o processo..
      Beijão!

  180. olá pessoal, passando por aqui pra dizer como foi na embaixada pra tirar o visto.
    Dia 20.10 pegamos o passaporte na polícia federal, e no mesmo dia preenchemos (eu e minha esposa) o DS-160. Pagamos a taxa referente ao visto no cartão de crédito (não era cartão internacional e foi cobrado em reais). Assim que foi feito o pagamento no cartão de crédito já foi disponibilizava o dia para agendamento da coleta das digitais e da entrevista. Como viajaria de férias para Recife, agendei para o dia 22.10 a coleta da digital no CASV e dia 24.10 a entrevista.
    Pois bem, dia 22.10, vinte minutos antes do agendado chegamos ao CASV, mostramos nosso passaporte e a folha do agendamento. A moça que fica na porta escreveu em caneta vermelha na folha do agendamento, dobrou e pediu pra esperar no lado de dentro. Dez segundo depois ela veio até nós novamente, passou no leitor de código de barra e pediu pra a gente entrar. Ao entrar fomos ao atendente do lado de dentro e ele só confirmou no computador e pediu pra se dirigir à cabine pra colher a digital e tirar a foto. Pronto, em menos de cinco minutos já estávamos saindo do CASV.
    No dia 24.10 fomos à entrevista na embaixada. ao chegar lá havia uma fila grande do lado de fora da embaixada. Uma funcionária da embaixada nos abordou e pegou nossa folha de agendamento e passou no código de barra. E ficamos lá naquele sol de Recife por volta de 18 minutos. A fila estava demorando pois as pessoas que ali estavam não prestaram atenção no que é proibido na embaixada, tinha muita gente com celular, esqueiro, e isso atrasou bastante a nossa entrada. Ao entrar entregamos o passaporte ao pessoal da embaixada e em menos de cinco minutos fomos chamados à entrevista. Na cabine de entrevista foi assim:
    AC – Agente consular
    ELA – minha esposa
    AC: Boa tarde
    Eu: Boa Tarde
    AC: Já foram alguma vez para os EUA?
    Nós: Não
    AC: Onde você trabalha?
    Eu: No lugar X e no lugar Y.
    AC: Você está com seu contra cheque?
    Eu: Sim está aqui (entreguei os três últimos contra cheque dos locais onde trabalho, e a AC olhou bem rápido nos ganhos e no nome do emissor do contra cheque.) Falei a AC que também estava com minha declaração de IR, e ela falou que não precisava.
    AC: já viajaram para o exterior?
    Nós: sim, fomos à Bolívia, país que fica vizinho ao nosso estado.
    AC: E você é faz em que? (perguntou a minha esposa)
    Ela: sou formada em administração e atualmente estou estudando para concurso.
    AC: Se formou em qual faculdade?
    Ela: Faculdade X.
    AC: E você está estudando para qual concurso ou cargo?
    Ela: O mesmo cargo do meu marido.
    AC: Um momento por favor.
    Aí deu medo, pois a Agente Consular se levantou da cadeira, saiu para uma sala ao lado, ai eu pensei, lá se vai quase mil reais de taxa para tirar esse tal visto, e não vou conseguir 😮
    Um minuto depois ela volta, digita algo e diz: Seu visto foi CONCEDIDO 😀 😛 🙂 Vocês receberão conforme foi optado pelo site de agendamento.
    Eu agradeci e desejemos um ótimo dia a ela.

    • Oi Paulo,
      parabéns pelos vistos aprovados!
      Ela perguntou até bastante coisa, pelo o que estou ouvindo dos leitores.
      Mas que bom que no final deu tudo certo!
      Boa viagem! 🙂

  181. Oi Thais, já paguei o visto para mim e para minha irma. Depois de pago eu notei que coloquei que a Marcia (minha irma) tinha nascido em Campo Ere SC, pois ela tinha me falado que nasceu na Fazenda Caldatto que pertence a Campo Ere, mas na verdade ela foi registrada em Palma Sola SC, municipio vizinho de Campo ere. O que eu faço? outro problema foi que eu n escrevi em Ingles a minha atuacao. tem como editar isso mesmo edepois de pago. Obrigada e parabéns pelo Blog

    • Oi Stephani,
      editar não tem como. Você tem que refazer o DS, consertando os erros, inclusive da descrição em inglês. Com esse nº de DS novo, você entra no site de agendamento e altera o nº do DS.
      Ai fica tudo certo!
      Beijão

  182. Ola thais.. Eu gostaria de saber se a autorizacao dos pais para viajar eu levo no dia que for tirar o meu passaporte ?? E se quando eu for tirar o visto tenho que levar alguma autorizacao deles? Ou algum documento deles?

  183. Olá,
    Thatha, sei que está em Trancoso curtindo esse mar lindo aproveite vc merece, nossos passaportes chegaram hoje visto de dez anos para toda família. Abraços!!!

    • Oi Laura,
      estava lá mesmo.. só agora parei pra conseguir voltar ao blog.
      E parabéns pelos vistos!!!!! Fico feliz de ter dado tudo certo!
      Obrigada pelo carinho e não esquece do blog <3

  184. Ola , o seu blog me ajudou muito nessa jornada rsrsrsrs , mas porem eu nao estou encontrando a Confirmação do agendamento impresso , vc sabe para onde ele enviam ? vc sabe se eles mandam para o email ? Pos nao estou encontrando , se ele mandaram a confimacao para o e-mail , mas eu perdi teria como eu recupera-la??

  185. Olá, parabéns pelo blog, me ajudou muito! Estou com uma dúvida: ganhei como prêmio na minha faculdade a passagem aérea pros EUA, mas as despesas de estadia vão ser pagas pelo meu avô. Você acha melhor colocar no DS 160 que quem vai bancar a viagem é a instituição ou meu avô? Obrigado!!

    • Oi Lucas,
      você tem como comprovar esse prêmio?
      Como a estadia, comida, transporte, tudo vai ser seu avô, eu colocaria que ele vai pagar, e na entrevista diria que ganhou a passagem.. bla bla, explica.
      Mas só se tiver alguma declaração do prêmio, algo pra mostrar a existência disso!
      Beijão

  186. Thaís, sua ajuda foi primordial para o desenrolar destes capítulos, hoje foi o dia tão temido da entrevista, seguindo orientações dos posts, levei meus dois filhos, fila e mais fila chega a hora do olho no olho, fui direcionada para o guiche 11, enquanto que no guiche 12 uma loira muita simpatica só dizia Boa Viagem,,,,
    mas voltando ao 11, fomos recebidos com um Bom Dia e belo sorriso e só, notei que ela prestou atenção nas crianças.
    C; Pra onde vão?
    Eu: Orlando, Disney
    C: Quantos anos vc tem (para o meu filho mais velho)
    Ele: Quinze
    C: Coloque sua mão direita, depois esquerda, Gabriel vc vai ter o visto de dez anos, porisso estou
    tirando suas digitais, para vc não precisar voltar aqui
    C: A Senhora trabalha no que?
    Eu: Sou servidora do Governo Federal concursada
    C; Digita, digita… há quanto tempo?
    Eu: Vinte e nove anos e 11 meses
    C: Risinho no canto da boca: olha monitor, digita, digita, a Sra. já esteve nos Eua.
    Eu, Sim,
    C: Quando?
    Eu:1989/1990
    C: Fez o que?
    Eu: Cuidei de duas idosas até morrerem
    C: Vc é casada, e o marido?
    Eu: Sim, ele não pode tirar férias em janeiro.
    C; Vc tem seu passaporte com o visto?
    Eu: Nesse momento sacaneei, tirei meus tres passaportes antigos, lógico que eu sabia qual era o do visto, abri um por um calmamente, para que ela pudesse perceber que já viajei muito para a Europa.
    C: Olhou, digitou, colocou os passaporte atuais na caixinha, me devolveu o antigo e num misto de ingles e péssimo portugues me desejou boa viagem, e com dedo em riste me alertou, o visto é só para passeio..
    Eu: Só pensei, quem disse que eu quero ficar lá. Fiquei atonita não solicitou nenhum documento sobre as crianças, enfim os critérios são uma incógnita, vimos um casal com uma criança de colo sair com os passaportes na mão. Agora é arrumar a malas…..

    • Oi Laura,
      adorei a técnica dos passaportes antigos! hahaha
      Eu disse que era bom levar as crianças! Antes mesmo dele te perguntar qualquer coisa ele já disse que seu filho teria o visto longo.
      Pena que não deu certo pra esse casal com o bebê.
      Não da realmente para saber o que eles querem, mas o que tenho certeza é que mentir não adianta! Você contou que trabalhou lá com idosos e nem por isso seu visto foi negado.
      Espero que isso fique de lição para os leitores que ainda tem medo de dizer que trabalharam ou tem parentes nos eua, e eu canso de dizer que temos que ser sinceros!
      Obrigada mesmo por vir contar sua experiência! 🙂
      Aproveita e lê os posts sobre a Disney => https://www.guiamundoafora.com/disney/
      Beijnao

  187. Olá, gostaria de tirar uma dúvida e ficaria muito feliz se você pudesse me ajudar. Eu vou viajar e eu que vou pagar a minha viagem. Só que ainda estou juntando o dinheiro, ou seja, nos meus extratos bancários e na poupança ainda não tem um valor significativo. Eu pensei em levar os documentos do meu pai, extratos, contra-cheques, IR e a Declaração dizendo que ele pagará. Mas o que acontece é que no formulário coloquei que eu mesma iria pagar a viagem. Você acha que pode haver algum problema? Lá na hora pensei em não falar nada, e se me perguntarem quem pagará, eu responderia que será o meu pai. Aguardo a resposta.

  188. Estive hoje no Casv Vila Mariana, cheguei uma hora antes do meu horário, e fui atendida, somente eu no lugar, atendimento feito em quinze minutos, logo que sai haviam seis pessoas na fila, tranquilo, agora eles pedem que
    levem uma foto para a entrevista.

  189. Boa tarde!
    Depois de muito ler relatos de entrevistas para ajudar a me preparar para a minha, venho aqui deixar meu relato de como foi a minha entrevista realizada no dia 02/10/14.

    Marquei o CASV para o dia 1/10/14 e a entrevista para o dia 02 como já citei, ambos em Recife.
    No CASV estava marcado para as 15hs e cheguei umas 14:30. Logo que cheguei verificaram minha página de confirmação da entrevista (aquela com código de barras) e meu passaporte e me encaminharam para uma fila. Na fila tinha cerca de 10 pessoas e pude perceber que todos estavam muito bem vestidos, roupas de marcas etc.
    Logo me chamaram e colheram minhas digitais e tiraram foto. Para mim não avisaram nada, mas para minha amiga disseram pra ela levar uma foto 5×5 que era obrigatório.

    No outro dia, a entrevista estava marcada para as 07:30hs. Cheguei por volta das 07:00hs e logo na entrada do consulado estavam barrando quem não tinha levado a foto, pois disseram que o sistema estava com problema e estava sendo obrigatório levar a foto. Como eu não tinha levado, pois no CASV não me avisaram nada, eu e minha amiga fomos procurar algum local que tirava foto e achamos um bem ao lado, pertinho. Cobraram R$15,00 por 2 fotos.

    Foto na mão, voltei para a fila e logo me encaminharam para entrar. Coloquei minha pasta em um local para passar no raio x e passei no detector de metais. Após isso me encaminharam para um pátio na qual várias pessoas estavam esperando sentadas. Cerca de 5 minutos chamaram meu nome e me encaminharam para entrar para a entrevista. Eu era a primeira da minha fila.
    No local dos guichês dá pra escutar mesmo a entrevista das pessoas. Me pediram para esperar atrás de um rapaz que estava em um guichê sendo entrevistado.
    A dele estava no final e só escutei a moça perguntando onde ele trabalhava, se ele já tinha viajado para fora do Brasil e visto aprovado.
    A consul era uma jovem loira e simpática.

    A minha entrevista ela perguntou:

    C: Bom dia, tudo bem?
    Eu:Bom dia
    C: O que você faz?
    Eu: sou empresária, tenho uma empresa
    C: seria uma loja?
    Eu: sim
    C: Ok, qual ramo?
    Eu: Perfumes e cosméticos
    C: Ok.Qual a cidade que você tem a loja?
    Eu: Campina Grande
    C: Quantos funcionários você tem?
    Eu: só um, é empreendedor individual
    C: Ok. Qual seu estado civil?
    Eu: casada
    C: O que seu marido faz?
    Eu: funcionário público estadual
    C: Ok. Ele vai viajar com você?
    Eu: Não.
    C: Você mora com ele?
    Eu: moro sim
    C: Você conhece alguém que mora nos EUA?
    Eu: Não
    C: Você vai viajar sozinha?
    Eu: Não, com um grupo em uma empresa de turismo.
    C: Ok. Mas você conhece alguem que vai?
    Eu: Conheço sim, alguns amigos
    C: Vai para qual lugar?
    Eu: Miami e Orlando
    C: Ok, visto concedido. Boa viagem
    Eu: Obrigada

    Graças a Deus foi tranquilo. O principal é você ser coerente com as respostas que você colocou no questionário e responder tudo igualzinho.

    Boa sorte a todos.

  190. Oi, Thaís! Pretendo tirar meu visto mais estou com medo de não dá certo. Tenho dois empregos um recebo na carteira R$ 864,00 e o outro eu presto serviço e recebo R$ 2.000,00. No mais faço faculdade, tenho emprego, declaro IR. E tenho guardado apenas um valor em torno de R$ 8.000,00 para viagem. Você com sua experiência o que achas?

  191. Bom Dia Thaís….
    Vim hoje agradecer….preenchi o formulário pelo site, e suas dicas são muiiitoooo boas mesmo. Só tive um problema na hora de pagar a taxa, pois não estava abrindo a guia, e tive que pagar pelo cartão.
    Fui com a minha mãe fazer os vistos esse final de semana.
    No domingo chegamos ao CASV com 1h de antecedência, lá ficamos na fila, nosso horário era das 13:30h, 13:15h já começaram deixar agente entrar, só precisou do passaporte, do e-mail de confirmação de pagamento e da folha com o código de barras. Lá tiramos a foto e fizemos as digitais, e as moças estava pedindo pra gente levar no consulado uma foto 5×7, estranhei até o procedimento, mas na dúvida fizemos.
    Na Segunda de manhã fomos no consulado, nosso horário era 9hs, chegamos 8:15h pois pegamos trânsito, mas já chegamos e deixamos as bolsas nos guarda- volumes e entramos pra primeira fila.
    Na primeira fila, deixamos o passaporte e fomos pra próxima, passamos a segurança e chegamos no local aonde eles chamam por nome e por quantidade de pessoas, chamaram meu nome, fomos pra fila da entrevista. Tinham várias baias e a fila andou bem rápido.
    Na nossa vez ficamos um pouco nervosas heheheheh havíamos definido que eu falaria, mas na hora acabamos falando juntas.
    A moça perguntou como nos conhecíamos, falei que ela era a minha mãe, as profissões e para aonde iríamos. Pediu as digitais novamente e seus vistos foram aprovados!!!!! =)))
    Não precisamos da foto (que saiu uma fortuna!!!!!) e nem mostrar nenhum documento! Agora é só esperar!!!!
    Quero agradecer muito ao site, e a você…..muito obrigada!!! Parabéns pelo site!!!!

  192. Olá adorei o blog estou anos olhando todos os blog pra no dia não der nada errado, e esse contem muita coisa que não vi em milhões de sites por isso, fiz recém agora 18 anos, tirei meu passaporte assim que minha dispensa militar saiu, eu estudo Auxiliar Adm no SENAI, e trabalho como Menor Aprendiz nos Correios, e quem vai bancar minha viagem é minha madrinha, ela me disse que assim que formasse o colégio ela me daria uma viagem para a Disney, só que ela é minha madrinha aquela coisa de igreja nada muito formal, meio de consideração isso pode Impedir? E como eu tenho que levar todos os comprovantes de renda dela, como a carta que ela vai pagar minha viagem, contra cheque, imposto de renda, imóveis? Estou muito preocupado tenho medo de ser negado, porque dizem que negado uma vez é meio impossível conseguir de novo, você acha que nessas condições eu consigo? Me ajude por favor!

    Se não for muito incomodo eu não mexo muito no meu GMAIL, mais adorei o blogue se possível teria como me mandar a resposta via meu Email?

    Meu email é: [email protected]

  193. Ola Thais,boa tarde…adorei seu blog,me ajudou muito mo preenchimento do DS 160,porem estou com uma duvida,agendei minha entrevita no casv dia 26/10/2014,ou seja,dia do segundo turno das eleiçoes presidenciais,sera que o casv ira funcionar?Ou o simples fato de ter a data disponibilizada ja e um sinal de funcionamento,marquei o consulado para o dia posterior,dia 27/10/2014,pois moro a 450 km de SP,e nao quero perder a viagem,desde ja agradeço

  194. Ola Thais,adorei se blog,me ajudou muito no preenchimento do DS 160,porem estou com uma duvida,agendei minha entrevista no casv da vila mariana no dia 26/10/2014,ou seja,dia do segundo turno das eleiçoes presidenciais,sera que o casv funcionara normalmente?Ou o simples fato de estar com data disponivel ja e um sinal de funcionamento,tenho entrevista no consulado no dia 27/10/2014,moro a 450 Km de distancia de SP,e nao queria perder a viagem,se puder me ajudar agradeço

  195. Olá Thais, Conseguii!! rs Obrigada pelas dicas, esse blog é sensacional. Visto de 10 anos concedido!
    Para os que estão pra tirar, dica também é ter firmeza nas respostas e estar bem cetinho com o formulário que preencheu ( no meu caso DS160). beijos e Ótimas viagens pra gente.

  196. Oi Thaís, adorei o seu blog, nossa ele me ajudou muito, eu estava perdida. Parabéns! Eu gostaria de tirar duas duvidas: 1 – tenho alguns dólares da minha ultima viagem, será que consigo para a taxa por boleto com esse dinheiro? 2 – trabalho numa construtora mais não sou engenheira, posso marcar a área de ocupação em engenharia ou devo marcar outros e detalhar? Obrigado

  197. Thais, boa noite!
    tive algumas dúvidas na hora de inserir na faculdade.
    não consegui colocar a data final do curso.
    ai acabei colocando apenas do ensino médio.
    porem vou levar os comprovantes da faculdade, caso necessário.
    tenho casv na terça feira e na quinta a temida entrevista rs
    medooooo.
    parabéns pelo seu blog. sensacional demais.

  198. Thais, boa noite!
    fiz todos os procedimentos,
    porem não consegui colocar na parte da faculdade! dava erro na data final.
    achei estranho.
    ai coloquei apenas o colégio ensino médio.
    porem vou levar documentação da faculdade.
    terça feira dia 09/09 vou tirar as fotos e colher as digitais.
    no dia 11/09 vou na entrevista.
    Medooooooooooooo.
    Espero que de tudo certo.
    Parebens pelo Blog, sensacional.

  199. Thaís, essa semana vou fazer a entrevista do consulado e é meu namorado quem vai pagar a viagem (passagem, estadia, etc), coloquei isso nas perguntas do formulário e vou levar todos os documentos dele provando que tem condição de “bancar” a viagem. Ele tem visto e já foi nos EUA uma vez. Mas mesmo assim você acha importante eu levar o contra-cheque da minha mãe e mostrar que ela é funcionária pública? E no momento não estou trabalhando, porque estou esperando ser chamada em um concurso publico, em que chamaram 20 pessoas e eu sou a 22ª.. Vou levar a cópia da página do Diário Oficial da União onde tem meu nome e minha posição e também a página com a relação das pessoas que foram chamadas. Faço um curso de inglês e vou provar isso também. Você acha que mesmo assim tenho chance de ter o visto negado? Agradeço sua atenção! Muito obrigada!!

  200. Oi Thais.

    Eu trabalho, mas ainda não sou registrada e talvez mude de emprego. (e pretendo ir em Maio para Orlando). Posso dizer, para dar entrada no visto, que meu pai irá custear minha viagem e eu com a minha ‘renda’ com os custos adicionais da viagem? Qual sua opinião?

    Obrigada.

    Ps:. adorei o blog.

  201. Levar a fatura impressa pelo site do banco, conta como comprovante de pagamento do valor do visto, porque usei o cartão e o boleto chegará proximo ao dia do vencimento que é dia 02 de setembro e minha viagem será dia 18

  202. Oi, queria saber se preciso informar na DS 160 que o meu namorado irá viajar comigo, mesmo que cada um vá independente, cada um pagando o seu. Preciso informar? Ou posso dizer só caso me perguntem na entrevista?

  203. Thais parabéns parabéns pelo seu blog. Gostaria de sua ajuda: estou indo pra Orlando se Deus quiser em janeiro/2015 com esposo e filha de 9 anos. Minha dúvida levo a carta assinada por ele? Pois tudo que compramos foi no cartão dele, passagens aereas, parques, aluguel de carro, hotel. Devo levar todas essas documentações? Meu marido e filha possuem a dupla cidadania portuguesa, por isso não precisam de visto. Devo levar tambem o cartão cidadao dele e dela e os passaportes ?

  204. Boa tarde Thaís! Quero tirar o visto americano e estou com umas dúvidas….espero que você possa me ajudar.
    Sou servidor público federal, 27 anos e pretendo viajar por 10 dias para a Flórida com minha esposa (25 anos) em março de 2015. Minha esposa trabalha na mesma universidade que eu porém ela é de empresa terceirizada.
    Eu ganho R$3.892,00/mês bruto, e ela trabalha como recepcionista e ganha R$1.200,00/mês bruto + R$200,00/mês (ticket alimentação). Eu já fui aos EUA como J1 e fui ao Chile também em 2010. Tenho um carro de R$41.500,00 quitado e no meu nome, e possuo também uma quantia de R$15.000,00 na poupança.
    Gostaria de saber, neste caso, se minha esposa deve preencher o DS-160 como se ela estivesse pagando a viagem ou eu fizesse uma carta dizendo que eu iria custear a viagem dela? O pai dela, que é empresário e dono de uma fábrica de biscoito, poderia custear a viagem dela instead?
    Com sua experiência, você acha que com esta renda nós conseguiríamos o visto facilmente? O que seria melhor a fazer?
    Li seus posts no blog e gostei muito!!!

    Aguardo seu retorno!

    Muito obrigado!!!

  205. Oi taís, Quero viajar para visitar parentes e turismo nos estados unidos. este meus parentes moram lá a mais de 20 anos e estão legais. Quanto a mim sou funcionário público, tenho residência e veículos no meu nome, irei com minha esposa. Mais o que me gera mais apreensão é a questão dos meu parentes, se isso pode me atrapalhar na aquisição do visto, mais também não vou omitir muito menos menos mentir no preenchimento do DS 160, até porque vou me hospedar na casa deles e pretendo passar as minhas férias lá aproximadamente 25 dias. O que vc acha?

  206. Oi Thaís! Queria te parabenizar pelo post, pois me ajudou muuuuuuito e graças a Deus tive o meu visto concedido! *-* O consul fez poucas perguntas
    e não pediu nenhum documentooo 🙂 Obrigada pela ajudaaaaa :*

  207. Olá, tenho uma dúvida: não trabalho, não faço faculdade mas faço curso pré vestibular e provavelmente vou fazer ano que vem, meu pai que bancaria minha viagem… Você acha que minha falta de ocupação prejudicaria minha entrevista? Valeu!

  208. Thais, me ajuda!! Como não tenho impressora, nao consegui imprimir o comprovante do pagamento que foi efetuado pelo meu cartao de credito. porem, eu dei varios print screen na pagina(ridiculo, mas foi a unica alternativa) e imprimi. será q vão aceitar? oq eu faço??? to em panico e minha entrevista vai ser dia 28 de julho agora!

  209. Oi Thais, quero primeiramente agradece-las pelas dicas que você tem passado a todos que precisam tirar o Visto!! Precisava tirar o meu e da minha filha e procurando na internet encontrei seus posts aqui! Então consegui o meu visto e o da minha filha, fiz tudo que encontrei no seu passo a passo e graças a Deus Visto aprovado!!! Vou contar um pouco como foi o meu! Fiz todo o procedimento para marca a entrevista, preenchi o formulário DS 160, paguei a taxa e marquei o agendamento pelo telefone no Casv e Alto de Pinheiro e depois no Consulado ( agendei junto com a minha filha, apesar dela ser de menor ainda).Nossa foi muito rápido no Casv, cheguei com a minha filha antes do horário e fui atendida, em menos de 5m estávamos indo embora. ( fui na entrevista do Casv sexta dia 18/07/2014 as 10:00 AM), hoje 21/07/2014 foi a entrevista no Consulado estava marcado para 11:40, mas fui antes do horário também e fui atendida bem antes do meu agendamento, tinha muita gente, mas foi rápido! Levei todos os documentos que você mencionou, mas na hora da entrevista o agente que me entrevistou não pediu nem documento so fez algumas perguntas.
    As perguntas foram essas!
    Ele:Bom dia!
    Eu: Bom dia!
    Ele:Para onde você vai viajar?
    Eu: Orlando
    Ele: primeira vez que vai viajar para fora do Brasil?
    Eu: Sim
    Ele: Você trabalha
    Eu: Sim
    Ele: o que você faz?
    Eu: Sou secretaria
    Ele: Qual a sua renda
    Eu: respondi o valor
    Ele: Quanto tempo você trabalha?
    Eu: 4 anos
    Ele: No mesmo trabalho?
    Eu: Sim
    Ele: Qual o vinculo entre as duas, (referindo a minha filha)
    Eu respondi
    Ele perguntou para minha filha se ela estudava e ela disse sim.
    depois ele me perguntou se eu tinha mais filhos e eu disse não e depois mandou eu e a minha filha colocar os dedos no leitor que fica ao lado, digitou alguma coisa e disse visto aprovado! Não demorou nem 10m e voltamos Felizesss!! Obrigada de coração pela ajuda!!!
    OBS: O agente que nos entrevistou foi muito bacana, sorridente e sempre que fazia as perguntas dava um sorriso, isso me deixou mais relaxada e confiante.

  210. Estou aqui só para contar como foi comigo, em retribuição a toda informação que peguei neste blog.

    Fui ao CASV no dia 11/07, e não havia fila. Entrei direto, colhi as digitais, tirei a foto, e em menos de 10 min, eu e meu marido estávamos liberados. No consulado, agendei a entrevista para dia 18/07, sexta-feira, e estava muuuuuito nervosa. Levei uma pasta repleta de documentos, para suprir qualquer pedido feito por eles. A fila estava grande, porém muuuuito rápida. A minha entrevista estava marcada para às 08:15h e 08:38h eu já estava pegando o metrô a caminho do trabalho. E olha que tive contra tempos hein. Ao ser indicada para a fila, onde eles vão chamando e direcionando para os guichês (já dentro do Consulado), ouvi meu nome no rádio de umas das “organizadoras de fila” e já fiquei apreensiva. Esperei me chamarem e perguntaram se eu tinha levado foto. Informei que não, que não tinha tido essa informação. Me encaminharam para um guichê para tirar a foto, e disseram que o meu marido não precisaria vir junto. Tirei a foto e a atendente solicitou o meu marido para tirar também. Eu a essa altura, já estava nervosíssima, afinal, foto para que?
    Fomos direcionadas para uma outra fila e fomos ao guichê. O rapaz que nos entrevistou era muuuuito simpático e fez perguntas básicas: para onde estávamos indo, se tínhamos filhos, se éramos casados e o que fazíamos nos nossos empregos, colheu as digitais (do meu marido só da mão esquerda e as minhas, de todos os dedos, enfim…)… e SÓ!!! PARABÉNS, VISTO APROVADO! Nossa, é a melhor coisa quando você escuta essa frase. Fora o lance das fotos e digitais, que não entendi nada, foi muito tranquilo, não pediu nenhum documento da minha super pasta e saí de lá nas nuvens, rs.

    Solicitei a retirada do passaporte no CASV, alguém sabe quanto tempo demora? Se chega um e-mail avisando?

    Bjus

  211. Olá, tenho uma duvida, tenho uma prima que mora nos EUA ,ela sempre renova o visto dela e tudo mais pois o marido resolveu tentar trabalhar lá . E em janeiro eu e meu namorado vamos pra la visitar ela , em Orlando.
    Eu possuo o visto já ao contrario dele , mas quando era pra preencher o cadastro ele colocou que iriamos ficar na casa dela ,que ela morava lá e que vamos juntos,e um conhecido diz que isso pode complicar pra tirar o visto que podem achar que iremos ficar por lá. Gostaria de saber o que fazer em relação a essa situação. Temos a passagem de ida e volta compradas,ele está bem estável no emprego já é formado e eu na faculdade.Tem algo a mais que ele possa levar
    ?
    Muito Obrigada

  212. Legenda:
    A=agente
    E=eu

    A: Boa tarde (sorriu).
    E: Bom dia (nervosa)
    A: (olha no relógio e sorri de novo).
    E: (Eu sorrio sem graça) Opa, boa tarde.
    A: (sorri de novo) Por favor diga ao rapaz que você é a última. (se referindo ao rapaz que estaria atrás de mim na fila, mas eu nao entendi e peguei minha pasta pra ir ficar atrás do rapaz).
    A: Não, não, ele sai. Você é a última agora.
    E: Ok. Desculpe, não tinha entendido.
    A: Ok. Então, você vai para onde?
    E: Miami e Orlando.
    A: Quando?
    E: Novembro.
    A: Você é casada?
    E: Sim.
    A: Tem filhos?
    E: Não.
    A: Seu marido vai com você?
    E: Sim. A entrevista dele está marcada pra as 13h.
    A: Você trabalha em quê?
    E: (falei o nome do órgão em que trabalho, mas acho que ele não entendeu)
    A: É do Governo?
    E: Sim.
    A: Que área?
    E: Justiça.
    A: É Justiça do Estado ou Federal?
    E: Federal.
    A: Você é casada? (não sei por que, mas ele perguntou de novo).
    E: Sim.
    A: Possui filhos?
    E: Não.
    A: Vai pra Flórida?
    E: Sim.
    A: Boa Viagem. (sorriu)
    E: Obrigada. (sorri).

    E pronto. Acho que ele estava com fome, porque já eram quase 13h, e devia estar querendo pra acabar logo. Não foi pedido nenhum documento e eu tinha levado tudo: contracheque, certidão de casamento, extrato bancário, fatura de cartão de crédito… Meu marido não teve sorte, e acabou nem conseguindo fazer a entrevista, porque o sistema caiu às 13:30h (e ele ainda estava na fila) e daí pessoal do consulado deu uma folha de papel com instruções para ele fazer o reagendamento.

    Bom, é isso. Ficou meio longo o comentário, mas acho q pode ajudar a quem ainda está em busca do Visto.

    Até logo!

  213. Olá Thaís, muito legal seu blog… já está nos meus favoritos… parabéns !

    Tenho uma pequena dúvida quanto ao Visto Americano, veja se vc pode me ajudar.

    Estou fazendo o preenchimento do DS-160 para uma pessoa e ela já foi duas vezes para os EUA, porém já fazem mais de 10 anos e perdeu o passaporte e o Visto. Ela não tem idéia nenhuma das datas que tirou o visto ou foi para os EUA. No visto pergunta se ela já foi para os EUA e se já teve visto, porém se eu marcar que teve visto vou ter que preencher com os dados que ela não tem. E agora? Tem alguma idéia do que posso fazer? Eu mandei um email para o consulado e eles me responderam que não podem dar dicas de como preencher… rs….

  214. Olá, Thais!

    Gostaria de parabeniza-la pelo blog. As informações foram muito úteis no meu processo de solicitação de visto.
    Fiz tudo conforme as suas dicas e meu visto foi aprovado.
    O atendimento no CASV foi muito rápido, não levou nem 10 minutos.
    Infelizmente, aconteceu uma falha no sistema do consulado no dia da minha entrevista e eles remarcaram para a semana seguinte, às 8h.
    Cheguei bem cedo e quase não tinha fila nos guichês.
    O oficial me fez cerca de 10 perguntas.
    – Vai viajar com quem? (sozinho);
    – Onde você vai? (Nova Iorque);
    – Quanto tempo vai ficar? (4 semanas);
    – O que faz? (Auxiliar Fiscal);
    – Quanto ganha? (1.500,00)
    – Quem vai pagar a viagem? (respondi que eu e meu pai, e ele perguntou qual era a profissão dele);
    Me perguntou se eu estudava, eu disse que sim; então ele perguntou qual curso eu fazia e quando iria terminar.
    Por fim, ele perguntou o que eu iria fazer lá (curso de inglês de baixa carga horária – 15 horas semanais).
    Ele perguntou se eu tinha a confirmação da escola que eu irei fazer o curso, eu disse que sim e mostrei.
    Foi quando ele falou: “Seu visto foi aprovado. Boa viagem!”

  215. BOm dia!
    fiz todo o preceeso com orientação do site. tudo OK! entrevsitas agendadas. 10
    Surgiu uma dúvida: Gostaria de nçao levar minhas filhas menores de 4 e 10 anos na entrevista do CAVS pois moramos a 200 km do local. Se possível o que precisamos levar além da comprovação de paternidade e foto das crianças. A foto pode ser em que qualidade e tamanho? alguma orientação adicional?

  216. Duas dicas importantes que não vi aqui no blog e que aconteceu comigo…
    1. Quem for tentar o visto para crianças ou adolescente e ja teve o visto negado e for tentar novamente, e’ NECESSÁRIO SIM que os mesmo o acompanhem ate o Casv e ao Consulado. Eu cheguei a ligar 2 vezes no casv perguntando se adolescentes precisavam me acompanhar ao casv e ao consulado e as atendentes sempre diziam q não, ate q um dia antes de viajar li em algum site, não me recordo se foi no site do consulado, q quem já teve o visto negado precisava comparecer a entrevista, rapidamente liguei no casv e expliquei meu caso e atendente verificou que mesmo eu tendo meu visto negado há 14 anos atrás e minhas filhas tendo apenas 1 ano e alguns meses na época era necessário sim q elas me acompanhassem ao consulado.

    2. Quem for levar a foto de algum membro da família, e’ importante saber que o tamanho da foto e’ 5×5, que o cabelo deve ficar todo atrás da orelha, pois e’ necessário que orelha, testa e sobrancelhas fiquem em evidencia. A minha sorte foi q minhas filhas estavam comigo no Casv porque as fotos q levei delas estavam fora dos padrões citados.

    Bom espero que essas 2 dicas sirva para ajudar alguém, pois esse blog me ajudou muito em todo o meu processo.

  217. bom dia, eu tenho 16 anos e irei em outubro para os estados unidos, e moro no paraná mas nem meu pai nem minha mãe vai poder ir comigo ao consulado por problemas pessoais, eu vou viajar com minha prima de segundo grau, queria saber se meus pais podem fazer uma procuração autorizando ela a ser esponsavel por mim na embaixada!?
    Pois liguei la, e falaram que tem como, depois falaram que nao tinha como, por favor me ajude!

  218. Thaís, eu trabalho na mesma empresa há 10 anos, mas durante um período eu fiquei sem carteira assinada, mas ganhava bem. Agora resolveram assinar minha carteira, mas apenas em março/2014. Fiz algumas viagens pra Europa em novembro/dezembro (Londres, Praga e Budapeste) e em junho de 2014 (Londres de novo). Esse lance da carteira assinada com pouco tempo é um agravante ou não tem nada a ver. Levando os extratos do banco, fatura de cartão, ajuda!??!?!

  219. Olá Thais,
    primeiramente seu blog é muito bom, adorei as dicas, mas como marinheiro de primeira viagem sempre fica algumas duvidas.
    Pretendo fazer minha primeira viagem internacional, e claro o destino é EUA, e gostaria de tirar algumas duvidas:

    1 Trabalho no aeroporto de minha cidade que é administrado pela prefeitura local, sou agente de proteção da aviação civil, porém como não existe este cargo publico no meu contrato estou como agente administrativo ( apesar de ter todos os cursos que me capacita para tal profissão e até mesmo meu crachá esta minha verdadeira função mas o contrato diz que sou agente administrativo) então oque eu devo colocar no preenchimento do formulário ? ( agente de proteção que é minha função ou agente administrativo que é o que consta no contrato)
    2 meu contrato vence em setembro e minha entrevista é em agosto, mas meu contrato será renovado e com direito a promoção ( graças a deus hahahah ) então você acha valido que eu peça o RH uma declaração de que meu contrato está em fase de renovação ?
    3 Eu estou com a faculdade trancada( Ciências Aeronáuticas) , pois recebi a proposta de emprego para retorna a minha cidade e trabalhar no aeroporto daqui (sou de Minas Gerais e estudava no Rio de Janeiro ), então resolvi trancar a faculdade terminar o curso a distancia e abraçar a oportunidade de emprego, afinal nada como retornar para casa e fazendo oque gosta. Você acha que isso pode influenciar em alguma coisa ?

    4 minha mãe teve o visto de 10 anos mas nunca foi aos EUA, e o passaporte que continha o visto já venceu e ela nem sabe a onde ele está, mas em compensação o passaporte valido tem carimbos de 6 países da Europa. Você acha valido eu levar copia dele e mencionar que no antigo ela tinha o visto mas que já foi vencido ?

    desde já agradeço, e lhe dou os parabéns pelo blog

    abraços

  220. Oi Thais tudo bem, me tira uma dúvida!!!

    Minha namorada vai tentar tirar o visto para ir comigo logo mais eu já tenho o visto, a dúvida é a seguinte o imposto de renda dela esta ruim,,, porém ela foi promovida a alguns meses e teve premiações e conseguiu juntar um dinheiro… nesse caso seria bom colocar que eu vou bancar a ida dela? ou eles pegarem no pé pelo o imposto de renda muito baixo e não quererem nem olhar o extrato bancário atual…??? obrigado

  221. Thais, bom dia! Você como pessoa mais experiente, eu gostaria de um conselho. Eu li todas as suas postagens desde madrugada assiduamente, mas ainda preciso da sua ajuda.

    Por exemplo. Tenho 25 anos, moro com minhas tias.
    Tenho meu passaporte, Possuo o dinheiro da viagem para Nova Iorque em minha conta bancaria, mas ainda não reservei as passagens. Trabalho numa empresa há 2 anos, fiquei 1 ano e meio sem carteira assinada, mas desde que assinaram esta tudo ok, sou auxiliar de produção e recebo $920 sendo que esse dinheiro e todo meu mesmo.
    Tenho uma amiga lá, uma de internet que conheço há muitos anos e eh bem bacana… Esta vendo hoteis para mim em Nova Iorque, embora eu tambem esteja procurando pela internet.
    A viagem e so em Dezembro do ano que vem, em minhas ferias, para que possa acumular mais dinheiro para visitar os lugares e me divertir.

    Eu gostaria de saber quando eu deveria agendar minha entrevista para o visto, seguindo todos os passos vistos.
    Eles não teriam problemas em eu ser auxiliar e receber isso?
    Você acha que eu deveria contar sobre a minha amiga ou coisa parecida?
    Eu pretendo mesmo conhecer Nova Iorque e seus pontos turisticos e ir numa convenção de quadrinhos.
    Aguardo ansiosamente seu feedback, amiga. Muito obrigado.

    Se depender, eu posso esperar mais ainda para realizar. Mas eu gostaria de fazer isso ano que vem, embora, a gente nao sabe o dia de amanha ne!

  222. LEITORES,
    perguntas em outro post da série, de preferência o 1.
    Esse está muito cheio e fica impossível responder.
    Por favor, refaçam suas perguntas lá.

    Agradeço a compreensão.

    Beijão

  223. ola Thais ! parabéns pelo blog e pelas duvidas tirada ! vc é show menina ! sua linda hehehe ! olha só tenho uma duvida ! estou tirando minhas papeladas para ir ,tenho empresa no meu nome ,carro,filho aqui, sou divorciado e estou querendo ir para visitar uns amigos que são americanos lá , a pergunta é a seguinte é interessante dizer que conheço alguém lá e que vou ficar na casa deles? me passaram endereço telefone e tudo mais da pessoa ,você acha uma boa dizer que vou passear para ficar na casa de um amigo americano em las vegas ?

  224. Boa noite. Tenho uma sobrinha de 15 anos que mora comigo há uns dois anos. Conseguimos tirar o passaporte dela e agora queremos providenciar o visto. Como nao temos a guarda dela, o melhor seria colocar o endereço da mae dela em Anapolis ou podemos colocar o nosso mesmo? outra dúvida: para tirar o visto dela ambos os pais precisam estar presentes? se só um for necessário ele precisa estar com alguma autorização do outro? precisamos de alguma autorização deles pra isso se quisermos tirar por nossa conta?? Nos bancaremos a viagem.

  225. Olá, Thaís. Antes de qualquer coisa, quero cumprimentá-la pelo excelente trabalho realizado em seu blog, ajudando pessoas a realizar o que para muitos é um sonho.
    A minha dúvida é a seguinte. Já tenho visto para os EUA e já estive por lá oito vezes, nunca tive problemas porque sou servidor da Receita Federal há mais de vinte e cinco anos e posso comprovar renda. No entanto, este ano, quero levar minha namorada, que é divorciada e não tem vínculo empregatício ou bens em seu nome. É autônoma e não possui qualquer comprovante de rendimentos. Já pode concluir que eu entrarei como o patrocinador da viagem, inclusive com a emissão da “carta de custeio” que você mencionou aqui no blog. Mencionarei que moramos juntos, embora não tenha prova documental dessa afirmação. Eu lhe pergunto, ao preencher o formulário DS-160, devo colocar no estado civil dela que é DIVORCIADA ou outra opção? Acredita que teremos problemas na concessão do visto dela? Qual seria o procedimento mais adequado?
    Agradeço antecipadamente.
    Domiciano.

  226. Olá, Thaís!
    Primeiramente quero te parabenizar em ajudar a todos nas informações
    Eu Patricia e minha filha de 4 anos vamos tirar o visto. Porém eu e meu marido temos algumas duvidas.
    Meu marido já tem o Visto e ja foi em 2012 a trabalho.(Ele trabalha em uma empresa Americana)
    No caso queremos ir pra Orlando a passeio
    Ele precisa tirar alguma autorização ou visto de Turismo? já que o visto de é de trabalho.
    Quem vai pagar nossa viagem é meu marido.
    Eu não trabalho sou do lar.
    Quais documentos devemos levar?
    Meu marido precisa fazer as autorizações que ele esta pagando nossa viagem e também a autorização da nossa filha por ser menor?
    No dia da minha entrevista meu marido pode entrar comigo, me acompanhar?
    No caso vamos levar nossa filha junto porque dependendo do horario agendado não temos com quem deixar sera que tem algum problema?
    Desde já muito obrigada

  227. Uma única pergunta: Fui tentar preencher meu formulário e me deparo com partes pedindo meu endereço lá e tals. Farei intercâmbio e não sei o endereço ainda, só a cidade. Se eu colocar o endereço de um hotel qualquer, será que dá problema?

  228. Uma coisa que nao ficou claro pra mim no seu texto é o seguinte: Estou para marcar a entrevista mas o que me garante que no CSC haverá disponibilidade no dia anterior para entregar os documentos? Não vi nada no site do CSC e nem aqui. Pode explicar melhor?

  229. Olá Thaís! Adorei seu blog e muito bem estruturado. Atualmente moro com meu companheiro e não somos casados papel e muito menos união estável.
    Na hora de preencher o formulário para poder marcar entrevista juntos, qual a relação de parentesco que coloco?

  230. Ei Thaiz, mais uma vez seu blog é perfeito!
    Lendo o passo a passo do preenchimento não encontrei a parte que coloco que meu pai vai custear minha viagem.Obrigada!

  231. Oi Thais estou amando seus posts… pretendo viajar no final do ano com meu marido e minha filha de 11 anos e estou providenciando os passaportes. Quem irá fazer todo o processo será a nossa agência de viagem, mas gostaria de umas dicas:
    1. Meu marido tem uma tia que mora nos EUA há mais de 25 anos, ela tem Greencard é casada com americano tem filho ele tb tem uma prima lá, vc aconselha dizer que temos conhecidos/parentes? Isso ajuda ou atrapalha, pq na verdade queremos visitá-la. Minha sogra (já falecida) tentou visto e não conseguiu, isso há mais 10 anos atrás.
    2. Tenho 38 anos, sou advogada formada/OAB, mas não exerço, trabalho como Chefe Dep Contábil (faço contratos, alterações, distratos, processos licitação … etc ) de uma empresa de Contabilidade o que devo colocar no formulário como profissão?
    3. Temos casa, carro, tenho 38 e meu marido 39 anos, minha carteira é registrada com 3.200 e a do meu marido com 2.800 + comissão como corretor (renda não declarada) que aproxima de R$ 5.000 por mês. Vc acha que dá para bancar uma viagem?
    4. Os tios do meu marido vão muito para o EUA visitar a irmã, seria legal falar que iriamos com eles e levar cópia do visto deles? Que nos deram a viagem de presente por exemplo … a tia é funcionária aposentada do Tribunal do Trabalho e ganha muito bem. Ou somente nossa renda é suficiente?
    5. O que comprovaria nosso vínculo com o país? Devo levar declaração da escola da minha filha (ela estuda em escola particular) o que mais vc sugere?
    6. Não temos mais nossa reserva em dinheiro, pq estamos terminando de construir nossa área de lazer … isso interfere? Temos que ter dinheiro depositado?

  232. Olá Thaís!! Parabéns pelo blog, muito esclarecedor!
    Uma dúvida! Sou registrado como professor em uma escola, mas meu salário não é muito, mas sou autônomo e tenho uma boa renda. O que coloco no formulário DS?

  233. Olá,
    Primeiramente gostaria de agradecer pois, alem de ser O MELHOR DOS MELHORES post sobre tirar o visto, me ajudou muito, segui os procedimentos passo por passo e DEU TUDO CERTO LOOOOOOL!

    Gostaria apenas de enfatizar algo, no dia do CASV o melhor é chegar atrasado, pois não é necessário ficar esperando la fora e eles não barram se estiver atrasado, assim fica melhor para quem mora longe de SP. Eu fui muito cedo e fiquei esperando 7 horas ( sim, 7 horas ) para poder ser atendida, aquele ditado, cheguei adiantada e me ferrei, quem chegou atrasado entrou direto e saiu mais rápido do que eu. Então NÃO CHEGUEM NO HORÁRIO, se não quiser esperar , CHEGUEM ATRASADOS…

    No segundo dia, olha o meu estava marcado para 13:40, mas 12:00 apareci por lá e entrei direto sem problema, eles nem olharam meu horário, só olharam o dia que estava agendado, seguindo essa lógica… a hora que chegar, chegou e consegue entrar na fila..

    Quando cheguei para a entrevista eles viram que eu já tinha um visto estrangeiro e não pediram nenhum outro tipo de documentação, apenas perguntaram se eu confirmava que eu estou cursando alguma faculdade…O que na hora de preencher o formulário eu coloquei apenas como uma observação..

    É isso ai, boa sorte a todos!!!

    Ps: Thaís, poderia por favor colocar meu comentário no post principal, pois eu acho que irá ajudar bastante gente, assim como você me ajudou! Muito obrigada :DD!

  234. Oiiii Thaís,
    Estou com uma duvida para preencher o formulario do meu pai..
    Ele tem 3 empresas.. no caso EMPRESARIO, no momento que colocar a ocupação eu coloquei Other e onde tem para especificar eu anotei BUSINESSMAN.

    Ai no Present Employer coloquei também businessman e o endereço de uma das empresas.

    Devo mudar?

    Beijão

  235. Bom gente, gostaria de deixar minha experiência aqui de VISTO CONCEDIDO (1º visto) no consulado de SP, inclusive como agradecimento pelo guia deste blog.

    Vou resumir ao máximo…

    Cheguei as 7 da manhã (horário marcado para as 7:30), deixei meu celular e chave numa banca por 5 reais e fui pra fila. Umas 7:30 abriu o portão, você passa por uma primeira fila onde deixará seu passaporte e responderá apenas se é ou não seu primeiro visto. Depois você segue pra fila de segurança, onde deverá tirar tudo que é de metal (isso inclue cinto, jaquetas com ziper, botão.. etc) e passar pelo detector.

    Feito isso, você estará quase nos finalmente, onde seguirá o corredor e aguardará ser chamado pelo nome pra prosseguir pra última fila, onde falará com o responsavel do consulado.

    Fiquei observando um casal na minha frente que teve o visto negado e o motivo foi por ter uma empresa (uma padaria) e não terem nenhum documento, sim nenhum! nem ao menos o número do Cnpj pra comprovar que era deles.

    Bom, fui chamado e segue conversa:

    – Boa tarde, seu passaporte por favor.
    – Sua primeira viagem Renan?
    – Sim.
    – Trabalha a quanto tempo na sua empresa?
    – 1 ano e meio.
    – Paga imposto de renda?
    – Sim.
    – Tem algum documento sobre isto?
    – Sim (entreguei meu informe de rendimentos da empresa, que constava alguns dados sobre IR – lembrando que levei por precaução meus 3 últimos holerites e carteira de trabalho)
    – Hum ok, seu visto foi concedido!
    – Obrigado (saí e fui embora pois o passaporte chega via correspondência)

    Foi super tranquilo! Nem mesmo para onde eu iria perguntou, mas aconselho vocês levaram o básico para provar sua renda conforme preencheu no DS-160 e falar a verdade sem nervosismo que dá tudo certo.

    Uma outra dica: não tente falar coisas, gírias de brasileiro pq a maioria dos ficais é de nacionalidade americana e eles não vão entender o que você fala! Percebi isso porque vi uma pessoa dizendo: olha não trouxe e não lembro de cor o número! Isso só ajudou pra deixar o cara mais confuso…

    Enfim, obrigado e qq coisa posso ajudar através de [email protected]. Eu tenho apenas 23 anos, sou Analista Programador a 1,5 ano e estou indo viajar com 2 amigos (fui à entrevista sozinho) e deu tudo certo =]

  236. Olá thais eu não sei como proceder no meu caso, tenho tudo o que o consulado pede, só não to levando a carter de trabalho porque ela não está assinada será que tem algum problema? Tenho um irmão que é cidadão americano e no formulário coloquei que irei visitar ele e a esposa dele por 15 dias com meus pais, eles já tem visto e já visitaram meu irmão. trabalho desde jan. 2013 como consultor com uma renda de 3 mil, sou formado, já morei na irlanda e já fui a frança, londres, e itália, será que é fácil?

  237. Thais, quero agradecer pelas dicas. Vinha acompanhando suas postagens e hoje consegui a aprovação do meu visto aqui no Rio.

    Foi super tranquilo, no dia 28/05 fui no CASV para tirar a foto e as digitais, e de fato lá não funcionou o agendamento, pois eu estava agendado para as 10:20 e cheguei as 09:30 mas estava uma zona, ema fila enorme e sem cumprir os horário agendados, mas até que foi rápido, demorei uns 45 min entre a fila e o processo. Hoje dia 29/05 fui para a temida entrevista, não precisei do DS160, nem do comprovante de pagamento da taxa, pelo menos não me pediram, eu levei tudo.
    Cheguei 30 min antes do horário agendado e lá sim cumpriu o horário, tinham funcionários do consulado organizando as filas por horário, então eles vem com um aparelho e scaneia seu passaporte, depois você fica na fila para entrar, passa pelo detector de metais e se dirige a um balcão onde uma atendente pega seu passaporte e manda você aguardar num banco no salão, logo depois vem outra funcionária e te chama pelo nome e te entrega de volta seu passaporte e você fica aguardando a fila andar para se dirigir ao guichê do entrevistador.

    Chegando na nossa vez, eu e minha esposa, ele nos deu bom dia e perguntou qual era a nossa relação, repsondo que somos casados, então ele perguntou se eu já tinha viajado para fora do Brasil, eu respondi que sim e para os lugares que fui, logo após ele perguntou qualq era a minha atividade ficanceira e onde era, eu respondi, ele perguntou a atividade da minha esposa e pronto….Não me pediu nenhuma comprovação, nenhum papel… e após uns 4 min de entrevista ele falou ” O visto de vocês foi aprovado, boa viagem”…hehehe….hoo que alívio.

    Boa sorte a todos.

  238. Thais, quero agradecer pelas dicas. Vinha acompanhando suas postagens e hoje consegui a aprovação do meu visto aqui no Rio.

    Foi super tranquilo, no dia 28/05 fui no CASV para tirar a foto e as digitais, e de fato lá não funcionou o agendamento, pois eu estava agendado para as 10:20 e cheguei as 09:30 mas estava uma zona, ema fila enorme e sem cumprir os horário agendados, mas até que foi rápido, demorei uns 45 min entre a fila e o processo. Hoje dia 29/05 fui para a temida entrevista, não precisei do DS160, nem do comprovante de pagamento da taxa, pelo menos não me pediram, eu levei tudo.
    Cheguei 30 min antes do horário agendado e lá sim cumpriu o horário, tinham funcionários do consulado organizando as filas por horário, então eles vem com um aparelho e scaneia seu passaporte, depois você fica na fila para entrar, passa pelo detector de metais e se dirige a um balcão onde uma atendente pega seu passaporte e manda você aguardar num banco no salão, logo depois vem outra funcionária e te chama pelo nome e te entrega de volta seu passaporte e você fica aguardando a fila andar para se dirigir ao guichê do entrevistador.

    Chegando na nossa vez, eu e minha esposa, ele nos deu bom dia e perguntou qual era a nossa relação, repsondo que somos casados, então ele perguntou se eu já tinha viajado para fora do Brasil, eu respondi que sim e para os lugares que fui, logo após ele perguntou qualq era a minha atividade ficanceira e onde era, eu respondi, ele perguntou a atividade da minha esposa e pronto….Não me pediu nenhuma comprovação, nenhum papel… e após uns 4 min de entrevista ele falou ” O visto de vocês foi aprovado, boa viagem”…hehehe….hoo que alívio.

    Boa sorte a todos.

  239. Queridos Leitores,

    espero que você leiam esse comentário.
    Por favor, como já pedido no post, NÃO COMENTEM NESSE POST.
    Ele está com mais de 500 comentários, está impossível responder, pois eles não carregam para mim.

    Comentem no Resumo, parte 1 ou parte 2, sí sim eu consigo dar um retorno.

    Além disso, a maioria das perguntas feitas acima que não estão respondidas já tem solução nos comentários ou em outros posts. Peç que leiam o post “resumo com as maiores dúvidas dos viajantes”. Se ainda estiverem com receios, perguntem por lá por favor.

    Esse aqui fechou a fábrica. 🙂
    Espero que entendam e facilitem o trabalho.

    Beijão

  240. Ola Thaís, tudo bem? Adorei o seu post. Usei para preencher meu DS 160. Minha entrevista está marcada para quarta que vem e, por mais que as pessoas tentem me tranquilizar estou em pânico. Eu tenho 42 anos, sou separada e sem filhos. Moro sozinha de aluguel. Minha renda é de 10700,00 mas sou consultora e só trabalho com carteira assinada a 1 ano e 2 meses (antes disso eu era PJ). Vou viajar sozinha. Não parece que tenho muitos vinculos mas tenho pais idosos que moram a um quarteirão da minha casa e isso não tem como colocar no formulário 🙁 . Será que eu corro perigo de negarem meu visto? Obrigada!!!!

  241. Boatarde!!!
    Estou com uma viagem marcada para julho, a qual será custeada pelo meu namorado que é médico. Tenho como provar vínculo com meu País. Tenho emprego fixo, família e imóveis. Sou uma senhora de 57 anos. Ele tem uma filha com família que moram lá e vamos nos hospedar na casa dela A finalidade da viagem é comemorarmos o aniversário dele em Miami, junto com mais duas filhas que também estarão presentes. Devo levar cópia do visto dele? Corro o risco de ter meu visto negado? Como devo proceder diante da entrevista. Estou um pouco ansiosa e apreensiva pois é minha primeira oportunidade de conhecer outro País.
    Aguardo contato.
    Obrigada!!!

  242. Boatarde!!!
    Estou com uma viagem marcada para julho, a qual será custeada pelo meu namorado que é médico. Tenho como provar vínculo com meu País. Tenho emprego fixo, família e imóveis. Sou uma senhora de 57 anos. Ele tem uma filha com família que moram lá e vamos nos hospedar na casa dela A finalidade da viagem é comemorarmos o aniversário dele em Miami, junto com mais duas filhas que também estarão presentes. Devo levar cópia do visto dele? Corro o risco de ter meu visto negado? Como devo proceder diante da entrevista. Estou um pouco ansiosa e apreensiva pois é minha primeira oportunidade de conhecer outro País.
    Aguardo contato.
    Obrigada!!!

  243. Oi. Tudo bem? Olha, vou viajar com o meu filho para a Disney em Agosto e o pai (divorciados), não quer autorizar. Entrei na Justiça com uma advogada para pegar autorização de viagem.Sei que no aeroporto a Polícia Federal exige esta autorização, mas no Consulado exigem também alguma autorização para o visto?? Neste meu caso de sermos separados, com filho menor que vai para Disney comigo. Obrigada. Luciana.

    • Oi Luciana,
      se quiser comentar de novo, por favor vá em outro post, pois esse está impossível responder. Só vim aqui te dar um retorno, pois seu caso é “mais sério”.

      Pro visto eles não pedem essa autorização, mas você vai precisar pra ele sair do país, senão não sai MESMO!

      Beijão

  244. olá Thais, eu sou a Cris, essa semana estarei eu e meu marido realizando a entrevista no consulado americano do RJ, estou levando o contrato de união estável meu e do meu marido, os extratos bancários com um valor considerável na poupança, os contracheques co meu marido no valor de 3.900, ele é gerente comercial de uma farmácia. Eu sou estudante de Direito estou no IX período, ultimo ano da faculdade, eu também faço um estágio no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia a 1 ano e 10 meses, recebo o valor de 1.017, além do termo aditivo do estágio estou levando uma declaração do Juiz confirmando o meu estágio. a minha preocupação é que minha mãe vive no EUA clandestinamente, o que vc acha disso?

  245. Oi, Thais…gostei muito das suas dicas inclusive imprimi para ler sempre. Uma dica….tive meu visto negado em 28-02-2014, estou marcando novamento agora para o dia 29-05-2014, creio que meu erro foi ter colocado que vou para casa de conhecidos….no DS 160 COLOQUEI QUE GANHAVA 850,00, eu tive um reajuste e coloquei o salario atual de R$ 1000,00, e mudei disse que eu estarei indo para DISNEY…ficando 8 dias +/-…….por eu ter colocado no DS-160 anterior que iria pra casa de conhecido e agora ir pra DINSEY isso nao vai me implicar em alguma coisa não? Pelo meu salario atual será que ajuda? Eu me matriculei em um curso de ingles mas so comeco depois da copa, porque a minha vaga so tem no segundo semestre, POSSO FALAR QUE FACO INGLES? OU NAO PRECISA……AGUARDO SUA AJUDA.

  246. Thais parabéns pelo blog é excelente
    A minha duvida é a seguinte, a minha viagem quem vai pagar é meu pai e da minha esposa é a tia dela, ai marcamos a entrevista juntos e cada um leva os papeis e documentos comprovando que as pessoas tem condições de arcarem com nossa viagem correto!? mais ai na hora da entrevista como que faz, pois cada um tem uma pessoa diferente arcando com suas despesas, ele faz perguntas para mim e depois para minha esposa?

  247. Thais gostaria de tirar uma duvida, meu pai vai custear minha viagem, ele tem passaporte e visto americano, no entanto ambos estão vencidos, eu levo ele vencido para o dia da entrevista ou você achar melhor não!?

  248. Bom dia Thais, primeiramente parabens pelo blog, ajudou mto no preenchimento do formulario.

    Moro no interior de SP e quero ir a Disney com a minha filha, tiramos passaporte, preenchi o formulário (com sua ajuda), e paguei a taxa, falta marcar as entrevistas.

    Queria saber se alguem me indica qual a melhor maneira de ir até os locais, o tempo que demora, não conheço bem SP, o primeiro dia vou chegar na rodoviaria da barra funda, queria saber melhor maneira de ir a entrega dos documentos.
    O segundo dia vou chegar no Tiete.

    Outra pergunta, sabe que dias funciona o consulado? Ta dizendo no sait que é de segunda a sexta e domingos, mas num tá abrindo opções de entrevista nos fim de semana.

    Mto Obrigado

  249. Bom Dia! Thais.
    Vou fazer minha entrevista na sexta feira no Rio de Janeiro, é uma entrevista em grupo eu, meu marido, 2 filhos e uma sobrinha, o pai dela ira pagar todas as despesas, a minha dúvida e se realmente preciso levar extrato bancario ou se os contras cheques, imposto de renda e registro de imovel e carro e o suficiente?
    grata,

  250. Oi Thais.
    Amei o blog. Otimas dicas.

    Bom no meu caso, ja tive o visto negado em 2012 e irei fazer entrevista novamente.
    Minha chance sera q diminui por ja ter sido negada?
    Na epoca eu trabalhava e estudava, agora ja me formei e trabalho como autonoma (esteticista).
    Atualmente tenho uma renda no valor de 2.500,00 e um imóvel em meu nome, sera que ajuda?
    E vou ficar na casa da minha madrinha em CT, nao sei se isso eh bem visto…
    e sera minha primeira viagem internacional.

  251. Thais te descobri hoje por acado na internet,já me encantei com seu carisma e atenção. A minha duvida é a seguinte: vou viajar de ferias em setembro com meu namorado vamos ficar uma semana em NY. Podemos fazer a entrevista juntos?

  252. Olá thais, amei seu blog. PERFEITO! Então, meu namorado ta indo estudar nos eua por um ano.. e em dezembro eu quero ir visita-lo.. meus pais nao tem condições de custear essa viagem.. vai ser tudo por minha conta e meu namorado tbm vai me ajudar! Só que sou estudante, porem bem econômica kkk por isso tenho dinheiro.. mas para isso, eu preciso ainda de uma carta de um custeador? Que ele declare imposto de renda tbm? Se sim, , será que podia ser meu sogro pra preencher essa carta ou tinha que ser alguem da familia?? Beijoooos

  253. Olá, Thaís!

    Parabéns pelo blog! Adorei o passo a passo na hora de preencher a ficha e das dicas sobre a entrevista!

    Minha dúvida é: tenho 31 anos, não estou trabalhando no momento (aproximadamente 3 meses) e pretendo dar entrada no Visto agora. Trabalhei mais de 3 anos em uma mesma empresa e não mexi no FGTS quando saí de lá. Estive em Londres há mais ou menos 1 ano e meio e não me solicitaram nenhuma comprovação de vínculo no Brasil (na época estava empregado e tinha vários documentos comigo).

    Esse fato implicaria na negação do meu visto?

    Desde já agradeço!

  254. Oi, Thaís, como seu site me ajudou muito, resolvi contar minha experiência para colaborar com outras pessoas. Moro em Fortaleza e tirei meu visto nos dias 15/16 de maio, de 2014, em Recife, junto com meu marido, Raphael. Chegando na cidade, fomos surpreendidos por uma greve da PM que foi notícia no país todo, e ficamos bem assustados. Ainda no dia 15, às 15 horas, estava agendado nosso atendimento no CASV. Por conta de greve, chegamos faltando 10 minutos para as 14hs e já fomos atendidos. Estava vazio e não passamos nem 5 minutos dentro. Foi mesmo bem rápido. Já no dia 16, fomos ao consulado e chegamos lá às 8h50.
    Nossa entrevista estava agendada para 9h45.

    É importante lembrar que para o CASV pode levar bolsa e celular desligado, mas para o Consulado, não pode. Só carteira, nada de telefone. Esperamos um pouco e, pontualmente, às 9h45, entramos para nossa entrevista. Um senhor educado nos atendeu e fez as seguintes perguntas: 1. Para onde pretendíamos ir (Orlando) 2. Se já havíamos viajado para o exterior e para onde (Sim. Argentina) 3. Se tínhamos casa própria (Não. Respondemos que temos contrato de aluguel) 4. Se tínhamos carro (Sim) 5. Onde meu esposo trabalhava e qual a profissão (Grupo Edson Queiroz/Supervisor de TI) 6. Onde eu trabalha e qual minha profissão (Hapvida Saúde/Jornalista) 7. Se tínhamos filhos (Não). 8. E quem ia pagar pela viagem.

    Ele não pediu para ver NENHUM documento, nem mesmo nossa certidão de nascimento ou casamento (Eu e meu marido nascemos no mesmo dia e no mesmo ano, e não mudamos nosso nome). Já estávamos preparados para eles não pedirem nada, mas, mesmo assim, levamos em uma pasta todos os nossos documentos: contra cheques, carteira de trabalho, cartão de visita do meu marido, certidão de votação, extrato bancário, contrato de aluguel, contas de luz, internet, comprovante de residência, diplomas, imposto de renda, fatura do cartão de crédito e certidão de nascimento e casamento.

    Basicamente, as perguntas que respondemos são bem parecidas com as do formulário. As pessoas falam, mas a gente não acredita até vivenciar: realmente, a entrevista é bem rápida e simples, apesar de todo o processo dar um nervosinho :). Se você for de casal, recomendo que só um responda, e a outra pessoa responda somente se a pergunta for direcionada a ela. Não tem muito segredo, é só manter a calma. É isso! 🙂

  255. Bom dia, Thaís!

    Então… Vc já me ajudou com o meu visto, agora preciso que me ajude com o da minha filha! 😉

    Estou com uma dúvida: Ela tem 15 anos, preciso levar a foto?

    Irei acompanhá-la na entrevista e sou a pagante da viagem. Além dos documentos que vc listou acima (passaporte dela, o meu, certidão de nascimento original, etc), preciso levar alguma autorização do pai dela?

    Bjos.

  256. OI Thaís!! Primeiramente o seu Blog é MARAVILHOSO. Moro nos EUA e hoje – com as suas dicas – orientei todo o processo para a minha mãe, que virá em breve. Tudo deu certo no preenchimento e já estamos com tudo marcado. OBRIGADO. Só tenho uma dúvida. Acho que qdo fui tirar o meu visto. além dos 160 dol dp que o visto foi concedido, eles me mandaram para um outro guichê para pagar uma outra taxa. Mesmo que escolhi receber o passaporte nos CASV. você tem conhecimento dessa taxa? ela existe mesmo? e qual o valor. Lembro-me claramente que paguei essa taxa e foi em outubro de 2013. Obrigado mais uma vez e fico no aguardo dessa resposta

  257. Boa tarde Thaís,

    Primeiramente parabéns pelo Blog, fico ótimo, as informações estão bem claras. Bom a minha duvida é a seguinte: Eu vou viajar para os EUA e queria não sei se eu mesma vou arcar com os custos da minha viagem(tenho como comprovar renda e faço faculdade, comprei uma casa na planta , porém não assinei com a Caixa, tenho somente a promessa de compra e venda) ou se meu pai vai arcar com os custos, ele é empresário. Estou super nervosa, não sei que eu mesma comprovo meus custos e levo os documentos da empresa do meu pai para comprovar que não tenho intenções de ficar no país…estou com medo do visto ser negado. Beijos

  258. Boa tarde Thaís,

    Primeiramente parabéns pelo Blog, fico ótimo, as informações estão bem claras. Bom a minha duvida é a seguinte: Eu vou viajar para os EUA e queria não sei se eu mesma vou arcar com os custos da minha viagem(tenho como comprovar renda e faço faculdade, comprei uma casa na planta , porém não assinei com a Caixa, tenho somente a promessa de compra e venda) ou se meu pai vai arcar com os custos, ele é empresário. Estou super nervosa, não sei que eu mesma comprovo meus custos e levo os documentos da empresa do meu pai para comprovar que não tenho intenções de ficar no país…estou com medo do visto ser negado. Beijos

  259. Thaís! Bom dia! Primeiramente quero agradecer por suas maravilhosas dicas sobre o visto americano eu e meu marido estivemos no consulado segunda dia 12/05 e nossos vistos foram aprovados./ Foi super tranquilo, apesar de muita gente foi tudo muito rápido.
    O que nos perguntaram:
    -Qual nossa relação.
    -Se era primeira vez que solicitávamos o visto.
    – Se já saímos do Br.
    – Qual nossa função e há quanto tempo.
    – Se tínhamos casa própria
    – Idade
    – Se eramos formados

    Não pediram documentos e nem perguntaram nada relacionado a viagem.
    Para o pessoal que esta indo para SP recomendo se hospedar no Ibis Budget que é o mais em conta e próximo ao consulado, 10 min a pé. super de boa.

    Obrigada!

  260. Olá, parabéns pelo blog, segui o passo a passo e foi tudo tranquilo.

    Entrevista no consulado, de São Paulo.
    Entrevista marcada para 12:00hs, cheguei no consulado 10:40hs, melhor, deu pra observar algumas coisa que acontecem lá.
    1ª – Qto mais perto da porta do consulado, mais caro é o estacionamento. Eu parei em um que fica na “cara do gol”, R$20,00 a 1ª hora e R$5,00 por hora. O cara do estacionamento me propôs que eu deixasse o carro lá que ele iria me fazer o preço fechado de R$20,00. Deixei e ainda dei sorte de não me preocupar com o cel, levei só o controle do alarme, até a chave ficou no carro.
    2ª – Sentei num café ao lado do estacionamento pra fazer uma horinha, nada muito caro. Sobre as mesas tem uma plaquinha oferecendo o serviço de guarda volumes (R$ 5,00), mas eles exageram um pouco na relação de objetos que não são permitidos (se a pessoa ler o papel que recebe no CASV vai ver que não pode levar essas coisas). Eu confesso que fiquei meio sismado pois entrei com o alarme do carro, mas perguntei pro segurança e ele disse que era permitido.
    3ª – Essa é pilantragem. Tem uns caras que ficam abordando as pessoas na frente do consulado e perguntando qual é a hora do agendamento, e depois dizem que conseguem passar você na frente. “mintira” eu entrei meia hora antes do meu horário e ninguém me barrou por isso (vou explicar uma coisa sobre o horário um pouco mais abaixo), apresentei os passaportes e as DS-160 (meu e da minha mãe), entrei na fila indicada, entreguei os passaportes na mesa de triagem e fui pra fila da segurança (onde eu perguntei sobre o alarme do carro). Para entrar no consulado é necessário esvaziar os bolsos e tirar o cinto, e para as mulheres sobre objetos que tenham na bolsa. Entram 4 pessoas de cada vez para passar pelo raio X, pegue suas coisas e siga para as cabines de entrevista. Aqui vou falar sobre o que eu entendi com relação ao horário agendado da entrevista. O local onde ficam as cabines parece o pátio de um colégio na hora do intervalo. Pense num monte de gente. Logo que você chega, tem uma placa dizendo para aguardar que te chamem pelo nome, eu pensei “putz, até chamarem todo esse povo vai demorar um bocado”, pois bem, em uns 15 minutos me chamaram e eu já fui pra fila da entrevista com o agente consular. Tá pensando a mesma coisa que eu??? pois é, você pode entrar antes, mas talvez tenha que esperar por mais tempo lá dentro até o horário marcado para a sua entrevista.
    Bem, fui pra entrevista:
    (AC = Ag consular
    E = Eu)
    AC: Bom dia
    E: Bom dia
    AC: O que você vai fazer nos Estados Unidos
    E: Vou com minha mãe visitar minha irmã
    AC: Ela mora lá faz quanto tempo?
    E: Há mais de 10 anos
    AC: Ela é cidadã americana?
    E: Ela é residente permanente
    AC: Tem Green Card?
    E: Sim
    AC: Ok
    digitou algumas coisas
    AC: Qual a sua Profissão?
    E: Eu disse a profissão.
    AC: Há quanto tempo?
    E: 14 anos
    AC: Você tem um escritório?
    E: Sim.
    AC: Ok
    digitou mais algumas coisas
    AC: Sua esposa não vai com você? (ele viu essa informação na DS-160)
    E: Não, ela está trabalhando e não tem férias no período previsto para a minha viagem (que será em junho)
    AC: Ok
    digita alguma coisa
    AC: Sua mãe já esteve nos Estados Unidos certo?
    E: Sim (eu levei o passaporte anterior dela que tinha o visto de quando ela foi mas que já está vencido, ou seja, faz mais de 10 anos)
    AC: Ela tem… (começou a fazer as contas de cabeça) tal idade?
    E: Sim, ela completa essa idade esse ano.
    AC: Ok
    digitou mais algumas coisas, colocou um carimbo no visto antigo da minha mãe, provavelmente um “sem efeito”, me devolveu o passaporte antigo e…
    AC: Os vistos foram aprovados.
    E: Apenas uma pergunta, irei receber pelo correio correto? (apesar de ter colocado na DS não custa nada reforçar 0 o seguro morreu de velho não é mesmo)
    Me entregou um papel contendo as informações sobre o prazo de entrega e sobre como posso rastrear o envio.
    E: Obrigado, tenha um bom dia
    AC: Você também.

  261. Thais meu nome é Roni moro com meu companheiro a 14 anos, nao somos casados no papel, ele ja tem visto, viaja a trabalho uma vez por ano em congressos, ano passado em foi pra orlando e esse ano pro texas, ele é quimico. Ele ta querendo viajar pra fora comigo, vai bancar tudo, mais ai que entrar o problema, nao tenho como comprovar renda, faço alguns trabalhos sem vinculo empregaticio, tenho poupança, nao passa de mil reais, faculdade so vou começar ano que vem, sera q tenho alguma chance tde tiirar meu visto, ja que nao tenho como comprar renda, ele pagando tudo, sera que eu consigo? Ele tb deu a ideia de fazer uma uniao estavel, assim facilitaria? Tenho cartoes de credito no meu nome, nao é adicional, é meu mesmo. Por favor, me ajude, preciso dos seus conselhos

  262. Ola Thais!

    Que sorte minha achar seu blogue, gostaria de tirar algumas duvidas, te achei uma pessoa genial pelos comentarios e ja agradeço pela ajuda.

    Meu no é Roni, moro com meu companheiro a 14 anos, ele começou a viajar pra outros paises tem uns dois anos, vai a trabalho em congressos, a primeira vez foi pra orlando e depois texas, ele ja pediu pra eu tirar meu passaporte, mais o visto vai ter problema, nao tenho como comprovar renda, faço alguns trabalhos sem vinculo empregaticio, nao somos casados no papel, apenas moramos juntos, ele ate disse pra fazer uma uniao estavel, ja que ele vai pagar tudo, isso facilitaria o visto. Que dica vc me da pra essa situaçao, tenho alguma chance de conseguir o visto atraves dele, ja que ele tem passaporte, ja viajou pra fora, é quimico, tem um bom salario e todo ano ele vai no congresso em outro pais. Menina me ajuda por favor, curtiu muito suas dicas, mais acho q meu caso é meio complicado

  263. Olá, parabens pelo blog, me ajudou muito em tudo.

    Ontem fiz minha entrevista no consulado do Recife.
    Foi super tranquilo, fui chamado exatamente no horario marcado.
    Não precisei mostrar nenhum documento e a consul é super

    C- Bom dia!
    Eu- Bom dia!
    C- qual o motivo da viagem?
    Eu- turismo
    C- Pra onde voce vai?
    Eu- Miami, orlando e fort mill me hospedar na casa do meu primo (naturalizado americado ha 9 anos)
    C- Voce faz oq da vida ?
    Eu- Trabalho com vendas e estudo Arquitetura
    C- quando vc Termina a faculdade ?:
    Eu- 2016
    C- o que o seu primo faz nos EUA?
    Eu- é eng de software em um banco em chalotte
    C- Com quem voce mora ?
    Eu- Meus pais
    C- digita…digita…digita…
    C- Parabens, seu visto foi aprovado. Boa viajem!!

    • Olá,
      que bom que pude ajudar! E parabéns pelo visto aprovado!!! 😉
      Aproveite muito sua viagem, e não esqueça do blog.
      Os posts sobre Orlando já começaram a sair!

      Beijão

  264. Acabei de fazer a entrevista no Consulado de Recife. Nossa, tudo super tranquilo e rápido. Fomos eu e meu marido e a entrevista durou no máximo 2 minutos, perguntaram qual a nossa ocupaçao, quanto tempo de casados e para qual cidade vamos. Apenas isso. Não mostramos nenhum documento, fora o passaporte e o comprovante de pagamento. A moça que nos atendeu foi super simpática.

  265. Bom dia Thaís, andei lendo bastante seu blog, e parabéns pela iniciativa, e não só por ela, por manter o blog atualizado também.

    Creio que minha situação seja um pouco diferente, por isso, perguntarei.

    Sou desenvolvedor apple, e fui selecionado para participar do WWDC 14 que é a conferência mundial de desenvolvedores apple, em São Francisco, e no caso, a apple faz um sortei randômico de quem será convidado, e caso o desenvolvedor seja, tem que pagar o ingresso para o congresso no ato, pois os tickets acabam em minutos, e foi o que fiz, valor… US 1600,00.

    A PF concedeu meu passaporte de urgência, e pego o número na terça-feira para marcar o visto, estou morrendo de medo de ter o visto negado, e perder a quantia paga em dólares, pois tenho um carro em meu nome, e o valor estava muito alto, procurei uma advogada e ela me aconselhou parar de pagar, aí estou esperando o banco fazer a proposta para a quitação, porém, gerou o processo de busca e apreensão do veículo, acompanho sempre no site do TJ, e por esse motivo, estou com medo de não conseguir. Tenho em mente, que bens materiais, não podem interferir no direito de ir e vir de uma pessoa, mas não sei se nesse caso irá me prejudicar.

    Você tem idéia, ou já presenciou um caso assim, ou ainda, tem alguém que possa ajudar com essa informação?

    Agradeço imensamente.

    • Oi João,
      obrigada pelo elogio! O blog da muito trabalho, mas é muito gratificante quando recebo esse feeback dos leitores! 😉

      Então, não vejo a questão do carro como um problema não. Eles provavelmente não tem nem acesso a esses dados. Quanto a isso, acho que você pode ficar despreocupado.

      Preencha o formulário direitinho, fique calmo que vai dar tudo certo.
      Beijão!

  266. Oi, Thaís. Por favor, estou com uma dúvida séria: preciso levar as passagens compradas no dia da entrevista, ou não há necessidade? Na verdade, quem vai é minha filha de 16 anos e ficará na casa de minha irmã. A entrevista já é na semana que vem e preciso saber disso. Obrigada!

    • Oi Sumaya,
      Não leve! Eles deixam bem claro que você não deve comprar a passagem antes, pois isso não é garantia de conseguir o visto.

      Se tiver mais alguma dúvida por favor comente em outros post pois esse está muito cheio e demoro muuuuito para chegar no final dos comentários! 😉

      Beijão

  267. Antes de tudo, quero agradecer pelo blog. me ajudou muito!!!!
    …Passei dois dias preenchendo e revisando o Formulario ds160.
    Fiz o pagamento do boleto ontem e hoje já foi compensado (quinta feira) consegui marcar para amanha (sexta) no CASV e na proxima Segunda Feira (12/05) irei fazer a entrevista – RECIFE.

    O processo foi super rápido!!!
    Espero voltar aqui com boas notícias na segunda feira!!!!

    • Oi Junior,
      espero também! Boa sorte na segunda!

      Mas por favor, quando voltar, comente em outros post pois esse está muito cheio e demoro muuuuito para chegar no final dos comentários! 😉

  268. Oi Thaís, estou saindo do meu emprego agora em maio, e em junho vou tirar meu visto e também não to estudando. Como faço pra comprovar renda e comprovar que tenho vínculos no Brasil e que irei voltar rs?

    • Oi Luana,
      aí fica complicado…rs
      O que você pode fazer é arranjar alguém da sua família para bancar sua viagem e levar a declaração.
      Se tiver bens também leve os comprovantes.

      Se tiver mais dúvidas, por favor, comente nos primeiros posts da série, pois aqui está mto cheio e difícil de responder.

      Bj

  269. Olá Thaís ,tudo bem??
    Vou dar entrada no no meu visto ,marido e 2 crianças ,só que no imposto de renda consta o endereço antigo, mas tenho a documentação do novo imóvel,será que tem algum problema???Será que é melhor levar as crianças na entrevista ou é indiferente??

  270. Olá, Thaís!
    Ótimo passo-à-passo, li tudo!
    Fiz meu formulário DS-160 mas ao final não coloquei foto!
    Terei problemas, ou refazer tudo???

    E uma dica, estou com viagem marcada para SP à passeio agora do dia 15 ao 30 de maio, e me veio a idéia de fazer logo este visto.
    Quanto tempo levou sua marcação para entrevista? Será que consigo tudo neste prazo, pois já viajo semana que vem!?

    Agradeço!

    • Oi Lucas,
      A foto vai ser tirada no CASV, não precisa mais incluir.
      Sobre o agendamento não da pra saber, só entrando no site mesmo.
      Tirei o meu já tem uns 3 anos… mas parece que agora as entrevistas estão mais rápidas.

      Beijão

    • Oi Rodrigo,
      1- tente colocar com 6 dígitos, se não entrar, faço o que disse.
      2- Sinceramente acho sua renda suficiente para cobrir a família!
      3- Não tem opção de trabalho voluntário? Se não, coloque que é psicóloga e escreva sobre o trabalho na descrição.
      Não precisa levar eles não. Se eles não forem tem que levar a foto também. Sinceramente, acho mais fácil levar logo todo mundo no CASV!

      Beijão
      Beijão!!!

  271. Oi Thais, boa tarde!
    Lí todo o seu blog e achei muito esclarecedor, porém ainda tenho algumas dúvidas. Pretendo ir para Orlando com a minha família (eu, minha esposa e 02 filhos menores) em setembro próximo e gostaria de saber se você pode me ajudar com as dúvidas abaixo:
    1 – no campo referente a vistos anteriores, o formulário DS160 pede para inserirmos o número de 08 dígitos que está em vermelho no visto anterior, caso a pessoa tenha um, pois bem, o meu visto anterior é de 1994 e seu nº tem apenas 06 dígitos em azul… Desta forma pergunto: no campo VISA NUMBER devo colocar a informação DO NOT KNOW e levar o meu passaporte anterior para comprovar a existência do visto?
    2 – Tenho uma renda comprovada de R$ 11.800,00, mais uma renda que não tenho como comprovar, advinda da venda de carros usados. Irei pagar pela viagem (minha e de minha família). Devo informar que meu Pai (ele tem visto americano válido e já esteve 04 vezes nos EUA) irá pagar a viagem dos meus filhos e colocar a carta de declaração de pagamento, junto com os documentos relativos a ele? Ou minha renda comprovada é suficiente, às vistas do consulado, para pagar a viagem?
    3 – e por último, minha dúvida é em relação ao preenchimento da DS 160 de minha esposa. Ele é Psicóloga, porém não tem emprego comprovado, pois atua mais como voluntária e não tem como comprovar renda. que profissão devo informar? Medical/Health, Homemaker, Not Employed ou outros?
    Caso coloque Medico/Saúde, devo informar a profissão e o endereço de casa como sendo o mesmo de trabalho?
    Agradeço no que puder me ajudar e PARABÉNS pelo seu Blog.

    Abraços,

    Rodrigo Costa

  272. Oi Thais, boa tarde!
    Lí todo o seu blog e achei muito esclarecedor, porém ainda tenho algumas dúvidas. Pretendo ir para Orlando com a minha família (eu, minha esposa e 02 filhos menores) em setembro próximo e gostaria de saber se você pode me ajudar com as dúvidas abaixo:
    1 – no campo referente a vistos anteriores, o formulário DS160 pede para inserirmos o número de 08 dígitos que está em vermelho no visto anterior, caso a pessoa tenha um, pois bem, o meu visto anterior é de 1994 e seu nº tem apenas 06 dígitos em azul… Desta forma pergunto: no campo VISA NUMBER devo colocar a informação DO NOT KNOW e levar o meu passaporte anterior para comprovar a existência do visto?
    2 – Tenho uma renda comprovada de R$ 11.800,00, mais uma renda que não tenho como comprovar, advinda da venda de carros usados. Irei pagar pela viagem (minha e de minha família). Devo informar que meu Pai (ele tem visto americano válido e já esteve 04 vezes nos EUA) irá pagar a viagem dos meus filhos e colocar a carta de declaração de pagamento, junto com os documentos relativos a ele? Ou minha renda comprovada é suficiente, às vistas do consulado, para pagar a viagem?
    3 – e por último, minha dúvida é em relação ao preenchimento da DS 160 de minha esposa. Ele é Psicóloga, porém não tem emprego comprovado, pois atua mais como voluntária e não tem como comprovar renda. que profissão devo informar? Medical/Health, Homemaker, Not Employed ou outros?
    Caso coloque Medico/Saúde, devo informar a profissão e o endereço de casa como sendo o mesmo de trabalho?
    Agradeço no que puder me ajudar e PARABÉNS pelo seu Blog.

    Abraços,

    Rodrigo Costa

  273. Oi Thais, td bem? eu ja preenchi o DS160 paguei a taxa e ja agendei para ir ao CASV e a Entrevista, Porem no formulario do casv e entrevista eu errei as letras do meu passaporte, ou seja o numero esta correto porem a letras eu inverti por falta de atenção, fiquei preocupado em chegar la e nao conseguir fazer nada, porem li em blogs que nao tem problema pois eles alteram la na hora, vc sabe se isso procede? em relaçao ao comprovante do pagamento eu avancei a pagina sem imprimir e só fica aquela numeração de comprovante de pagamento, isso basta como comprovação?, fiquei bem preocupado :S

    • Oi Johnny,
      olha, eu não posso dizer pelos outros blogs. Eu não acho legal não.
      Mande um email para o consulado e confirme essa informação ou veja se eles podem alterar para você. É um dado muito importante para estar errado!

      Beijão

  274. Ola Thais, li todas suas orientaçoes e estou com algumas duvidas se puder me orientar agradeço.
    Estou tirando visto para mim e minha esposa. Sou concursado em uma empresa de informatica do governo do estado do parana. Estou a 2 anos nessa empresa e peguei carta de comprovacao de trabalho e atualizacao na carteira de trabalho. Minha esposa é arquiteta autonoma, tem uma empresa dela. Declara IR normal dela e da empresa mas ela é dona da propria empresa. Vamos ficar 15 dias nos USA. Segue minhas duvidas.

    1 – No preenchimento do formulario o meu pediu empregos anteriores (listei apenas um antes do atual), escolaridade e intinerario detalhado da viagem. No da minha esposa nao apareceu isso, apenas o emplrego atual que no caso ela listou como OTHER e descreveu como Autonoma colocando o valor declarado do IR como renda. Fiquei na duvida e achei que era erro do formulario e comecei outro e deu a mesma coisa, dai tive a ideia de mudar o SEXO somente para teste e dai BINGO. Escolaridade, empregos anteriores e intinerario completo da viagem aparece somente para sexo MASCULINO. Alguem ja notou isso? Ou eh erro no formulario?

    2 – O meu caso de ser concursado e trabalhar em empresa publica acredito ser tranquilo, mas me preocupa o caso dele ser autonoma, o que vc acha? Ela tem carro quitado no nome dela com valor de mercado de 50mil, tem um imovel financiado no nome dela no valor de 115mil.

    Grato e parabens pelo trabalho.

    • Oi Leandro,
      1- Eu já tinha notado que eles pedem mais informações para o sexo masculino sim. Surreal. Mas está ok. Fique calmo.

      2- Acho o caso dela ótimo. Ela tem empresa! Leve o MEI ou Contrato social da empresa dela, comprovante do carro, imovel, extratos, IR, tudo…

      Vocês vão se dar bem, fiquem tranquilos!

      Beijão

  275. Primeiramente agradecer, pela forma, esmero e atenção com que vc escreveu e relatou sua própria experiência, pois isso ajuda muita gente.

    Agora, uma dúvida, durante o processo fui pegando/imprimindo confirmação de tudo: tem confirmação do DS-160, confirmação de pagamento da taxa MRV (mesmo pagando no cartão), confirmação do agendamento no Consulado eeee… poft! aí q tá, não tem nenhum tipo de confirmação do agendamento no CASV (no dia de tirar foto e tudo mais)… Achei isso bem estranho! Será que eu errei em algo? Não posso nem checar o horário que marquei oO

  276. Olá Thaís !!

    Parabéns pelo Blog, ajuda e muito, eu optei por pagar uma pessoa para cuidar dos documentos então vou resumir como foi no dia da entrevista

    Bom… passei a madrugada do dia para a entrevista lendo seu blog no banheiro do hotel e PRINCIPALMENTE os comentários que ajudam muito. Vou relatar como foi minha experiência:

    Eu(31), Minha esposa (37), Meu filho (3), afilhada (19) e amiga da afilhada (27)

    – Entrevistador (Negro muito simpático e educado): Olá Leandro, tudo bem?
    – Eu: Tudo bem !
    – Entrevistador: Então,… é a primeira vez que estão indo para os EUA ?
    – Eu: Sim !
    – Entrevistador: Já viajaram para outros países?
    – Eu: Sim
    – Entrevistador: Quando foi a ultima viagem e para onde?
    – Eu: Viajamos em julho do ano passado para o Chile.
    – Entrevistador: Para onde estão indo?
    – Eu: Queremos ir para Salt Lake City e também levar todos para conhecer Disney
    – Entrevistador: Humm… (interessado)
    – Entrevistador: Então, o que vc faz?
    – Eu: Sou Gerente Financeiro, trabalho tem um escritório de advocacia
    – Entrevistador: Faz quanto tempo que vc trabalha com isso?
    – Eu: Trabalho com finança a mais de 8 anos, trabalhei na IATA e agora sou gerente neste escritório de advocacia tem 4 anos.
    – Entrevistador: Humm… então vc é importante, é um advogado !
    – Eu: Não, não. Eu não sou advogado eu sou Gerente Financeiro
    – Entrevistador: Oh sim, vc é o homem do dinheiro
    – Eu: Este sou eu!
    – Entrevistador: Então Esposa, o que vc faz?
    – Minha esposa: Eu tenho uma pequena empresa de manutenção residencial
    – Entrevistador: Humm…
    – Entrevistador: Então Filha da minha esposa, o que vc faz?
    – Filha: Sou estudante de direito
    – Entrevistador: Em qual semestre está?
    – Filha: Me formo em 2016
    – Entrevistador: E Vc amiga da afilhada o que vc faz?
    – Amiga: Eu sou auxiliar administrativa
    – Entrevistador: Ok Sr., vou aprovar seus vistos.
    – Entrevistador: Chegará em 2 semanas
    – Todos: Ok, Obrigado !

    Nenhum documento foi sequer solicitado, entretanto estava levando comigo: Declaração de imposto de renda, cartão do CNPJ da empresa, extratos bancários de 6 meses, não sou registrado, então imprimi e-mails desde o dia que entrei até os dias atuais fechando negócios para o escritório com grandes empresas (achei que poderia ser útil), não tenho carro nem casa no meu nome nem no nome da minha esposa.

    Acredito que em família é mais fácil para receber o visto, havia um rapaz bem na nossa frente que estava sozinho, e para o mesmo foi solicitado diversos documentos mesmo assim ele também teve o visto aprovado.

    Resumo: “visa approved” indo para Califórnia e Utah final deste ano.

    Fila 1 – Uma fila para vc deixar o passaporte;
    Fila 2 – Uma fila para vc ser revistado;
    Fila 3 – Uma fila para vc pegar o passaporte;
    Fila 4 – Uma fila para vc ser direcionado a uma cabine;
    Fila 5 – (esta a menor) A fila da cabine de entrevista;

    Quando fui estava bastante cheio, fui com meu filho de 3 anos (péssima ideia) pois ficar nas filas por mais de 1 hora e meia com uma criança não é fácil, tem que cantar todas as músicas dos 4 DVD da galinha pintadinha e mais algumas brincadeiras !rs

    • Oi Leandro,
      você está certo! Os comentários ajudam muito, e tem muita gente que não lê..=/

      Parabéns pelo seu visto aprovado!!!
      Agora é só aproveitar a viagem! 🙂

      Beijão

  277. No meu preenchimento perguntaram emprego atual, prévio, salário, serviço militar , línguas faladas e países visitados nós últimos 5 anos e da minha namorada não tinha esses campos. Será q fizemos algo de errado??

  278. Bom dia Thais, tudo bem?

    Tenho uma dúvida, preenchi todos os formulários certinhos e já efetuei o pagamento, mas agora lembrei que preenchi o nome do meu curso da faculdade em português! isso pode afetar em algo?

    Abração

    Camila

  279. Oi Thaís, vim deixar o depoimento de como foi minhas entrevistas, e tentar ajudar a galera.
    No Casv é super tranquilo, somente mesmo para tirar as fotos e as digitais.
    Na segunda dia 28/04 foi minha entrevista e do meu filho de 6anos, só faltou ele me perguntar a cor da minha calcinha(rsrsrsrs).
    E o principal, me pediu o imposto de renda e eu não levei, aí me pediu extrato das contas bancarias, esses graças a Deus levei. Depois de muitas perguntas ele mandou eu colocar os 4 dedos esquerdos na maquininha de digitais, digitou por muito tempo e falou seu visto foi aprovado.
    Esse mérito eu dedico a vc Thaís pois me ajudou muitooooooooo o seu blog. Bjs
    Galerinha levem todos os documentos possíveis não façam como eu…

    • Oi Cristiane,
      desculpe a demora para responder, mas estava em Orlando.
      Parabéeeeeeeens! Fico muito feliz em ter ajudado no processo!!!
      Obrigada também por vir contar para os leitores a sua experiência.

      Agora, boa viagem! 🙂