Visto americano (parte 2): precisa de foto para o visto americano?

Continuando nossa sequência de posts ensinando passo a passo a tirar o visto, hoje falaremos sobre sua foto para o visto americano. Indico a leitura do "Visto americano (parte 1)", para tirar as dúvidas iniciais.Atualmente, o consulado alterou o procedimento de foto para o visto. 


foto para o visto americano


Antigamente eles pediam para adicionar uma foto digitalizada, cheia de detalhes e exigências (como descrito abaixo), mas agora tudo isso acabou. Como falaremos mais a frente, haverá um dia agendado para eles capturarem suas digitais e foto para o visto americano, no CASV.

Apesar dessa mudança já ter ocorrido há mais de 1 ano, muita gente ainda tem dúvidas sobre a questão da foto para o visto americano. Leia com calma todas essas situações e não há mais razão para ter dúvidas.

1) Quando você preencher seu formulário DS160, você NÃO PRECISA incluir nenhuma foto para o visto americano. Eu sei que lá existe um espaço para foto, mas não é possível carregar nenhum arquivo. Eles não tiraram aquele espaço que pertence ao sistema antigo. É assim mesmo, você não terá nenhum problema.

2) Se você tem idade a partir de 16 anos, você NÃO PRECISAM levar foto para o visto americano. Esqueça isso. Sua foto será tirada no dia do CASV, como se faz no Detran, sabe?

3) Crianças menores de 16 anos não precisam ir ao CASV. Mas, se você levar seu filho, a foto dele também será tirada lá e você não precisa levar nenhuma. Eu acho muito mais prático que ele esteja presente nesse momento, pois é menos um procedimento para você resolver.

4) Mas se você não quiser levar seu filho mesmo assim, não há problemas. O responsável pode ir no lugar dele levar os documentos, mas agora sim você precisará da foto para o visto americano.

 

ACHE SEU HOTEL MAIS BARATO

Para conseguir bons preços na hora de se hospedar a melhor estratégia é pesquisar em sites comparadores como o Booking, que super confio! Busque hotéis ou apartamentos que se encaixam no seu perfil, veja as qualificações e notas e escolha um lugar bacana que caiba no seu bolso.

5) Agora, se seu filho for menor de 2 anos, você precisa levar a foto de qualquer jeito, mesmo ele estando presente. Como a criança é muito pequena, eles fazem essa exigência para os pais tirarem a foto com calma, dentro dos padrões exigidos.

 

Se você se encaixa em uma das opções que não precisará levar uma foto, vamos seguir a vida e aprender a preencher o formulário. Leia a Parte 3 aqui.

Agora, se está tirando o visto para crianças e precisará levar a foto, veja as exigências abaixo:

É super possível tirar a foto em casa com sua câmera digital ou até celular, se sairem com qualidade. Você só precisa seguir as seguintes instruções:

  • A foto precisa ter o fundo branco ou off white (marfim clarinho).
  • Você não pode estar vestindo nenhum tipo de uniforme, e sim roupas comuns, que você costuma usar no seu dia a dia;
  • Se você usar óculos, não precisa tirá-los para ser fotografado;
  • Não sorria e fique ereto, como em qualquer foto 3×4 para documentos;
  • Na parte de cima da foto, deixe uns 2mm de espaço acima da cabeça da pessoa fotografada;

Na parte de baixo, fotografe até o início do peito, de forma que os ombros apareçam por completo.

A foto deverá ficar como nos exemplos abaixo:

foto para o visto americano

Entendeu o que eu disse sobre o espaço a cima da cabeça e os ombros aparecendo? Com os exemplos ficou mais fácil visualizar, né?

Caso você não consiga tirar a foto já perfeitinha como no exemplo acima e precise editá-la, a melhor ferramenta é o Photoshop, claro, mas se não souber usá-lo, você pode tentar esse programinha aqui do próprio consulado, clicando em “Start Photo Tool”. Lá você poderá cortar a foto de maneira que ela fique nas medidas certinhas.

As especificações técnicas da foto deverão ser as seguintes:

  • Extensão: JPEG;
  • Tamanho: 5 x 7.

Minha mãe recentemente solicitou o visto e meu irmão a fotografou em casa, em uma parede clarinha, e eu cortei a imagem no tamanho certo para ela. Se você tiver algum amigo ou familiar que possa o ajudar com a edição, melhor ainda!

Só isso! Agora é só continuar lendo a série e aprender a preencher o formulário aqui. Guarde a foto que ela será solicitada no dia do CASV.

Se você tiver alguma dica legal a gente agradece 🙂

 

LEIA MAIS

 

171 Comentários

  1. Boa tarde! Eu compareci ao CASV hoje, em SP. Tiramos as fotos (eu, meu noivo e minha sogra) e na hora tudo ok. Porém ao chegar no hotel recebi um e-mail dizendo que nossa foto não foi aceita. Lendo alguns comentários aqui vi que algumas pessoas conseguiram tirar a foto no Consulado.. Isso procede? Não somos daqui então não sabemos onde tirar uma foto a tempo da entrevista amanhã. Obrigada desde já!
    Outra pergunta, meu sogro tem mais de 66 anos, e foi atendido sozinho no CASV. A pessoa que o atendeu perguntou com quem que ele iria, e o atendente ao ouvir a resposta falou que eu e meu noivo teríamos mais chances de visto negado, mas não entendi o por que.. Tem algum critério quanto a isso?

    • Oi Renata,
      sim, algumas pessoas disseram que tiveram que tirar uma foto nova no consulado, sim.
      E sobre seu sogro, não sei porque isso aconteceria não. Vá tranquila na entrevista e não deixe isso te influenciar!
      Beijão

  2. Olá Thaís, bom dia, Eu preenchi o visto para minha irmã e no momento final quando perguntado se ela teve ajuda de alguém para preencher, ela escreveu em português que o grau de parentesco era irmã e não sister. Isso pode dar problema?, o fato de estar em português e não em inglês? é melhor fazer outro? e ela colocou que ficará 20 dias porque ela estará de férias, visitaráos parques da Disney etc. È muito tempo? O apt que ela ficará em Orlando é de um casal de amigos que mora no Brasil e o utilizam só para férias, ela deve informar no momento da entrevista caso perguntem?

  3. Olá Thaís, tenho minha ida ao CASV marcada para amanhã, tenho 17 anos, acha que devo levar meus pais, ou não necessita dos 2 lá? se necessitar, preciso de alguma autorização em cartório no caso da ida de apenas um?

  4. Ola Thaís , vou tirar o visto dia 04/05/15 , tenho duas filhas menores , uma de 11 e outra de 15 , e não irei leva-las comigo, quanto a foto delas , minha dúvida é , precisa ser em pen drive , ou posso levar a foto impressa no modelo 5×7 ? Elas tiraram foto de rabo ( cabelo preso) , esta certo ? Alessandra

  5. Ola Thais ,eu minha esposa vamos fazer uma lua de mel queremos ir pra New York é uma presente de meus Pais , sou empresario tenho tudo comprovado etc , oque vc acha que devo colocar que é um presente ou eu que vou pagar tudo, na ora da entrevista?

    • Oi Rodrigo,
      pode colocar que é um presente, sem problemas.
      Se você tem tudo regularizado, como comprovar renda e tals, vai dar tudo certo, não tem porque mentir.
      Boa sorte!!

  6. Oi thais!
    Eu e meu esposo precisamos renovar nosso visto.
    Estamos dentro dos tópicos de visto renovado recentemente, e pelas informações que colhemos, me parece que não precisamos fazer a entrevista. É isso? Temos que ir a um outro lugar, e seria apenas um dia e não dois quando se trata de renovação. É isso?
    Estamos perdidos do que precisamos fazer.
    Vc pode me orientar?
    Obrigada
    Aline Magalhaes

  7. Oi Thais
    minha entrevista no consulado é sexta feira
    e em relação ao pagamento da viagem no formulário ds-160 coloquei que eu pagaria a viagem , porem meu pai ira ajudar com o custo.
    Devo dizer na entrevista que ele me ajudara ? e devo fazer uma carta custeio nesse caso ?
    obrigada

  8. Thaís, boa noite!

    Parabéns pelo completo tutorial. Estou preenchendo o formulário agora e me surgiu uma dúvida. Irei agendar o CASV em Porto Alegre e a entrevista em São Paulo (pois vi que em Porto Alegre ainda não é possível), porém esta opção não aparece na hora de dar início ao formulário. Como proceder neste caso? Obrigado!

    • Oi Lucas,
      No post 5 sobre como marcar a entrevista tira sua dúvida.
      Os CASVS e consulados estão linkados e tem que dar um olhadinha lá qual consulado você pode ir se for no CASV de Porto Alegre.

      Beijão

  9. os, tenho uma filha de 1 ano e 4 meses americana, a imigracao me deu 6 meses de permanência só que fiquei 9 meses. Agora pretendo voltar a passeio junto com meu marido que tentara o visto agora, posso ter problemas em entrar nos EUA mesmo não levando minha filha comigo?? Desde já agradeço.

    • Oi Jo,
      nessa questão imigratória eu não tenho nenhum conhecimento.
      Acredito que sim, uma vez que você ficou lá ilegal por 3 meses.

      Desculpe não poder ajudar.
      Beijão

  10. Bom dia Thaís!
    No caso de visto para crianças (meus filhos de 1 e 9 anos), a foto que devo levar deve ser baixada no formulário ou também posso pular esta parte e somente levar no dia do CASV? Outra dúvida que tenho é quanto ao preenchimento em família ou individual… e disseram que quando coloco a opção ” em família” geralmente causa muita confusão, e que o melhor seria fazer um formulário individual para cada um sem mencionar que estamos tentando para todos. E no caso de colocar ” em família”, coloco somente eu e meus filhos ou informo o meu esposo e ele também preenche desta forma ou ele deve fazer um independente?
    Desde já agradeço sua atenção e a sua disponibilidade em ajudar tantas pessoas!

    • Oi Kelly,
      não tem mais como anexar foto no formulário não, é só levar no CASV.
      E você tem que fazer um formulário para cada um, de qualquer forma, mas dizer SIM cada membro da família que está tirando o visto com você.
      Todo mundo junto! não tem confusão nenhuma. Não só essa é a verdade, como conseguir um visto em família é MUITO mais fácil que conseguir sozinho.
      Não sei quem foi essa pessoa que te disse isso… não deve querer que você viaje! rsrsrs

      Beijão

  11. Thaís, em primeiro lugar quero parabenizá-la pela iniciativa, pois é um gesto grandioso!
    Em segundo lugar, gostaria de esclarecer uma dúvida: meu esposo está em procedimento de solicitação de visto. Já preencheu o formulário DS 160, porém, apesar de ter como propósito participar de campeonato de Jiu Jitsu nos Estados Unidos, está solicitando o visto de turista (B2). Isso por que após muita leitura sobre os tipos de vistos, entendeu que não se encaixaria no visto P (atletas), eis que é destinado a pessoas de reconhecimento internacional. Estamos corretos em solicitar o visto de turista^

    • Oi Arelene,
      que bom que gosta do blog 🙂
      Não tem problema nenhum em tirar o visto de turista. É até bom pra usar pro futuro, só acho que vocês não deveriam dizer que estão indo só pra isso, sabe?
      Qual a cidade? É turística? Fala que vai visitar. Pois se o agente entender que o tipo de visto está errado eles pode te negar.

      Qualquer coisa pode perguntar !
      Beijão

  12. Olá,

    Algum tempo atrás eu estava com uma dúvida sobre o pagamento da entrevista para o visto americano com cartão de crédito em nome de outra pessoa. Entrei em contato com vocês e a Thais, foi um graça de pessoa. Como o site estava em manutenção, entrei em contato via Facebook, e ela prontamente me auxíliou.

    A minha dúvida era a seguinte:
    “Boa tarde,
    Estou com uma dúvida e agradeço se puder me ajudar. Meu passaporte irá vencer no final desse mês, porém já gostaria de solicitar o visto, sendo que pretendo viajar em Janeiro/2015.
    Depois que eu já havia preenchido o DS160, percebi a validade do passaporte. Sendo assim, hoje mesmo já agendei para tirar outro passaporte. Porém estou na dúvida se posso pagar o DS160 com o número do meu passaporte atual.
    Outra dúvida, é com relação ao pagamento da taxa de visto. Posso efetuar esse pagamento utilizando o cartão de crédito de outra pessoa?
    Agradeço sua ajuda.
    Bruna”

    A resposta da Thais foi:

    “8/10/2014 15:49
    Guia mundo afora
    Então, minha dica é: refaz o DS com o número de passaporte novo, porque essa informação tem que estar certa e não adianta vc tirar o visto em um passaporte não válido. Ele tem que estar válido por 6 meses
    E da pra pagar com qualquer cartão sim.”

    Resumindo: segui os conselhos dela e deu tudo certo. Tirei outro passaporte antes de preencher o DS160 solicitando o visto, para que não houvesse problemas. CONSEGUI O VISTO!!! E como eu havia prometido, estou aqui para registrar minha grande satisfação com esse site pela ajuda.

    Um grande abraço e muito sucesso pra vocês!!

    • Oi Bruna,
      me lembro do caso! Foi quando estavamos mudando a cara do blog. Que bom que deu tudo certo 🙂
      Espero que faça uma óooootima viagem e aproveite muito!
      Beijão

  13. Fiu ao CASV em São Paulo para renovação do meus visto. Fui fotografado e colheram minhas digitais … uma semana depois, recebi um email, que aparenta ser do Consulado sobre um recall, solicitado minha foto 5×7, indicando nome completo e numero do passaporte, para enviar ao endereço do consulado da Chacara Santo Antonio … isso é fato ou fraude?

  14. Oi Thaís tudo bem? Parabéns pelo blog! A minha dúvida é a seguinte: Casei esse mês e meu passaporte está com nome de solteira. Gostaria de saber se tenho que tirar todos os documentos de casada para solicitar o visto ou se haveria possibilidade de solicitar o visto com os meus documentos de solteira. Meu esposo não tem visto queremos solicitar juntos.
    No aguardo
    Obrigada!

    • Oi Paula,
      depende do que você quer. Se você tirar o visto com o passaporte com nome de solteira, depois quando você alterar seus documentos, vai ter que andar com o passaporte antigo e certidão de casamento, até seu visto vencer. Ou você também pode renovar todos os documentos, e depois tirar o visto, assim fica tudo certinho. Mas as duas opções são possíveis!

      Beijão

  15. Thaís, vc disse q menores de 16 n precisam de fazer a entrevista, e quem tem exatamente 16 anos, precisa? obg

  16. oii thais ,olha só , eu tirei a foto , tudo certinho , e pedi para colocarem no cd , porem naõ consegui colocar no formulário de jeito nenhum , então fiz sem a foto , prenchi sozinha , agora vou levar ao casv, sera q da alguma coisa por eu ter preenchido sem a foto e então levar a foto e o cd com a foto só depois junto com a confirmação de visto (que no caso esta sem foto)?????

  17. Thaís, sou eu de novo.

    Estou amando seu blog. Já indiquei para várias amigas pegarem super dicas com você.

    Estou lendo seu outro post e criando a conta para efetuar o pagamento da taxa.

    Você acha melhor eu aguardar para verificar se o formulário será aceito, sem foto ?

    Obrigada.

    =)

    • Oi Botero,
      não tem aceitação ou não do formulário. Se estiver errado, incompleto ou o que seja, seu visto pode ser reprovado. Por isso tem que ser bem feito.

      Obrigada pelas indicações! Agradeço se reservarem o hotel por aqui também! :)))

      Beijão

  18. Olá Thaís,

    Quero agradecer pela sua enorme ajuda em preencher o formulário para solicitação de entrevista do passaporte.
    Estou viajando para Recife agora em Setembro e gostaria de aproveitar para fazer esta entrevista.
    Infelizmente eu deixei passar despercebido a foto.
    Inclusive já enviei o formulário todo preenchido.
    Você acha que vai ser negado por falta da foto? É obrigatório ter a foto para o envio do formulário ?

    Outra pergunta,, após o envio, não encontrei nenhuma opção para imprimir o boleto da taxa.

    Quando consigo ter uma resposta se minha solicitação foi aprovada ou não ?

    • Oi Botero,
      não precisa de foto, ela vais er tirada no CASV.
      Agora leia o resto dos posta da série, 3, 4, 5, final e resumo, e você vai ver o resto do processo e como marcar e pagar pela entrevista! 🙂

      Beijão

  19. Olá Thaís, boa tarde!

    Parabéns por esta maravilhosa iniciativa. Consegui meu visto em maio, graças a Deus. Agora estou tirando o de minha filha( 10 anos). Sabes me dizer se preciso levar a foto dela impressa se eu decidir levá-la ao casv ? Preciso levar documentos que comprovem o custeio da viagem dela?

    Aguardo sua ajuda.

    Beijos

    • Oi Silvani,
      se você a levar não precisa de foto.
      E eles também nano pedem comprovação. Na verdade, provavelmente ela vai ser até dispensada da entrevista, já que é menor de 16 e está tirando sozinha.

      Beijão

  20. Boa noite,

    Coloquei minha dúvida aqui, mas não sei se foi, pois não visualizo. Tirei meu visto sem problemas, pois só fizeram duas perguntas. Perguntaram quanto tempo vou ficar lá e com o que trabalho.

    Meu sobrinho decidiu ir comigo e teve o visto negado. Não pediram comprovante nenhum, pois disseram que ele não tem vinculo por não trabalhar. Ele não precisa trabalhar, pois tem dinheiro e duas casas próprias. Será que na segunda entrevista vão pedir ? Tem algo que ele possa fazer no dia caso neguem novamente ?

    Desde já agradeço e fico no aguardo da sua resposta Thaís.

  21. Olá Thais, e todos os seguidores do blog!
    First of all, gostaria de agradecer pela prestação de serviço que você Thais, presta a todos nós, se não fosse a seus posts detalhados e cuidadosos sobre como tirar o visto americano, eu não teria conseguido fazer todo o processo da minha irmã e sobrinha, que finalizamos essa semana com a entrevista no CASV e consulado, é o melhor……foram aprovados…ufa….. well done!!! Muito obrigada Thais por essa prestação de serviço, tem coisas que não tem preço, essa é uma. Vou aproveitar e deixar registrado minha experiência. Como havia dito, essa semana foram as entrevistas no CASV e consulado. Minha irmã e minha sobrinha de 13 anos, forão no dia 02 de Julho no CASV, conforme agendamento, não levaram as fotos, conforme novo procedimento, não é mais necessário levar fotos impressas, essas são tiradas no CASV, ocorreu tudo bem foram tiradas as fotos no CASV e todo o restante do processo nesse mesmo dia ocorreu tudo certo, minha sobrinha como é de menor, foi dispensada da entrevista que estava agendada para o dia 03 de Julho no consulado de SP. Minha irmã foi no dia seguinte no consulado e ao chegar lá, uma surpresa, as fotos não haviam sido aprovadas, não estavam em conformidade para o consulado, minha irmã tirou nova foto dentro do consulado e resolvido o caso dela, mas como minha sobrinha não estava presente, orientaram minha irmã enviar pelo correio nova foto. Resumindo, bastante confuso o proprio CASV não ter essa expertise para tirar a foto conforme o consulado precisa, mas de qualquer forma, a melhor é que deu tudo certo, visto concedidos! Mas fica a dica, foto tirada no CASV não é sinal de foto aprovada. Espero ter ajudado com esse relato. Grande beijo a todos

  22. Parabéns Thaís pelo seu blog.
    vi o seu blog depois de agendar tudo mas li tudo e todos os comentários vou comentar o meu caso para somar no seu blog. Tinha medo de tentar o visto por que me falavam que teria que mentir dizendo que não tinha parentes lá .Se já fico nervosa falando a verdade imagina mentindo ou seja, quando li o seu blog me encorajei com as dicas pois já viajei para o Japão em 2011 (Um pontinho positivo) e FALANDO A VERDADE, então porque não tentar .Observei o que falar e o que não falar, quais os documentos que deveria levar outra dica no blog não deveria falar AUTONOMO. Trabalho em casa (uma quase creche estou começando) então levei os contracheques, extratos dos últimos 6 meses da conta corrente e poupança do meu esposo, meus documentos ,declaração de vínculo da faculdade, documento do carro no meu nome, declaração escolar dos meus filhos ,detalhe vou sozinho enfim todos os documentos tinha direito e que imaginei que eles poderiam pedir. Hoje foi minha entrevista dia 27 /06/ 2014 vou detalhar:

    ELE: Bom Dia!
    EU: Bom Dia!
    ELE: passaporte
    ELE: Vai para onde?
    EU: Indiana.
    ELE: tem parentes lá ?
    EU: Sim, meu irmão.
    ELE: Quanto tempo ele mora lá ?
    EU: a 15 anos?
    ELE: Ele tem green card ?
    EU: Sim, é casado com americana a 10 anos.
    ELE: vai sozinha ?
    EU: Sim.
    ELE: Você trabalha ?
    EU: Não, sou dona de casa.
    ELE: Seu esposo trabalha de quê ?
    EU: Ele trabalha para uma transportadora X cargo X.
    ELE: tem filhos?
    EU: sim, 2.
    ELE: Já viajou ?
    EU não espere terminar ansiosa falei para o Japão.
    ELE: Para os Estados Unidos?
    EU: não .
    ELE: Seu visto foi aprovado. Boa viagem!
    EU: OBRIGADO

    Não precisei de NADA ,comprovante de renda, vinculo NADA, creio q o que somou foi a viajem para o Japão.
    OU SEJA,FALE SEMPRE A VERDADE, será melhor do que mentir .Espero que o meu CASO ajude a tirar a dúvida de alguém. Beijocas.

    Jeane

  23. Oi Thaís, me tire uma dúvida urgente, eu e meu esposo preenchemos o DS160, mas minha dúvida é, se eu preciso preencher um DS160 pra mim, e como faço para incluir meus dados dependendo dele no DS160, pois ele que vai custear toda viagem, e se possível me passa o link para eu preencher os meus dados se for preciso. E no final q preencheu o DS160 dele apareceu a confirmação com código de barras e ai o que paga na verdade, pois ai não aparece valor de nada.

  24. Thais, boa noite.
    Eu gerei o boleto para efetuar o pagamento. Só posso agendar a ida ao CASV após o pagamento? Muito obrigado!

  25. Oi Thais, 2 semanas atrás encontrei seu blog em um site de busca, sobre como tirar visto americano e até então nçao desgrudei mais dele, vsito quanse todo dia, visto o processo do visto da minha irma e sobrinha, sozinha….ops claro so consegui por sua causa, é verdade, incrivel seu blog é quase um mestrado em visto americano rs, eu tenho visto B1B2 válido, que tirei a 2 anos atrás e paguei uma fortuna para essas agencias fazerem pra mim, que pena que não encontrei seu blog antes. Posso aproveitar e tirar uma dúvida, he he….não consigo entrar novamente na parte que imprimi o ID código de barras, anotei direitinho as perguntas chaves, mas quando entro não me da a opção de responder a pergunta que escolhi, salvei a imagem do ID com código direitinho, mas é uma colagem do word, vc acha que pode dar problema, é preciso levar o impresso diretamente do site, ou esse impresso totalmente legivel mas uma colagem de imagem, ser? sem palavras para agradecer o seu empenho em ajudar milhares de pessoas com esse processo que e bem chatinho. Bjs

    • Oi Thais, desculpe, acabei nem me indentificando, o meu nome é Telma, e algumas palavras no meu post acima acabaram ficando cortadas, minha dúvida é sobre o impresso da pagina de confirmação do preenchimento do formulario, tenho ela impressa como uma colagem de figura do site para o word, está bem legivel imprimi colorido e tudo, vc acho que eles podem implicar no momento da apresentacao no consulado? Bjs 🙂 e mais um vez muito obrigada pela ajuda

    • Oi Telma,
      que bom que está gostando! :)))
      O blog só tem 1 ano de vida.. quando você tirou seu visto nós ainda não existíamos.. hehe

      Então, você precisa da folha toda. Confere no seu email, pois você sempre recebe a página em anexo.

      Beijão

  26. Boa Noite!
    Bom primeiro venho agradecer a você Thais pela ajuda, me foi muito útil, tanto no preenchimento do formulário DS-160 quanto na entrevista.
    Venho também trazer meu depoimento de como foi minha entrevista.
    Cheguei no Rio Quinta-feira dia 25 Às 11:00, como a entrega de documentos no CASV estava marcada para às 13:15 hrs e o trânsito no Rio estava uma bagunça tratei logo de pegar um taxi (Só uma informação, um taxi credenciado da Rodoviária ao Bairro Humaitá está na faixa de R$:60,00), pois não sabia se o caminho até a o prédio da CASV estava muito congestionado. Levei 45 minutos da rodoviária até bairro Humaitá, quando cheguei o prédio da CASV estava sem fila alguma, com o documentos em mãos me apresentei para o segurança. Mesmo não estando no horário marcado o mesmo me deixo passar. No prédio da CASV foi muito rápido e atendentes foram muitos atenciosas não levei nem 5 minutos para tirar a foto e impressão digital e marcar meu passaporte. Pronto primeiro dia estava concluído, agora bastava me preparar para a entrevista.
    O dia prometido havia chegado.
    Como tinha dormido na casa de um parente quer mora em Niterói, resolvi acordar cedo para me preparar, quando foi 8:00 hrs peguei um ônibus para o centro do Rio (Niterói Rio Direto, pela viação 1001. A passagem custa em torno de R$:10,00 ). Depois de 2:30 hrs de viagem, havia chegado no centro, fui logo para o consulado. Quando cheguei lá me deparei com várias filas que haviam se formado na frente do mesmo, cada fila era correspondente a um horário marcado e havia diversas atendentes informando e auxiliando quem iria tirar o visto. Como a minha entrevista estava marcada para às 11:30 hrs fui direcionado para a última fila. Do final da fila até a entrada do consulado meu passaporte foi verificado e marcado diversas vezes.
    Dentro do consulado, a primeira coisa que se encontra e uma sala “pequena”, igual às salas de embarque de aeroportos, passando por isso fui direcionado para uma sala muito maior, onde uma atende recolheu meu passaporte e me pediu para que esperasse sentado no último banco de fileira. Após quase 15 min fui chamado e levado para uma fila onde fui informado que teria que retirar a foto novamente, pois havia tido um problema com a anterior. Esperei alguns minutos e fui chamado na cabine 2 para tirar a foto, logo após tirar a foto uma atendente me direcionou a cabine 4 onde ocorreria a entrevista.
    Hora da verdade!
    Pronto estava na cabine 4 em frente ao Consul (há um vidro entre você e o Consul).
    Agora irei descrever a entrevista:

    CO: Consul

    CO: Bom dia!
    EU: Bom dia!
    CO: Motivo da Viagem?
    EU: Compras e Turismo
    CO: Para onde você vai?
    EU: Miami
    CO: Vai ficar poucos dias!
    EU: (Obs: havia colocado só 3 dias no DS-160), Sim, vou à compras!
    CO: Aonde você vai se hospedar?
    EU: No Red Roof Hotel, próximo ao aeroporto
    CO: Já viajou para os EUA?
    EU: Não
    CO: Já viajou para fora do Brasil?
    Eu: Não
    CO: O que vc faz aqui no Brasil?
    EU: Trabalho no setor de TI
    CO: Mas como e que você trabalha aqui no Brasil!
    EU: Gerencio e coordeno o setor de TI, que envolve redes de computadores, computadores e outras coisas do setor de informática no Colégio de Aplicação João XXIII.
    CO: A quanto tempo você trabalha lá?
    EU: Há 2 anos
    CO: Seu Visto foi aprovado.
    EU: Muito obrigado e fui embora.

    Ao pessoal que vai tirar o visto eu recomendo: 1)No dia da entrevista vá vestido como se estivesse indo há uma entrevista de emprego, mas não exagere; 2)Não fique reclamando das filas ou do tempo que você esperar, há diversas pessoas te olhando e analisando o tempo todo; 3)Seja educado; 4) Durante a entrevista dei respostas curtas e objetivas, o Consul está ali não para ser seu amigo, está ali apenas para te analisar e te avaliar, então não enrole, pois ele ainda tem muitas pessoas para realizar o mesmo processo que o seu; 5)Leve todos os documentos possíveis (No meu caso não foi necessário apresentar documentos, mas tinha todos eles caso fosse necessário); 6) Não fique ansioso, isso só atrapalha.

    Bom foi isso, essa foi minha experiência, e boa sorte a quem for tentar o visto.

  27. Olá Thaís, tudo bom?
    Achei seu blog e estou vendo as dicas. Já possuo visto, assim como meu marido e nossa filha. Quero tirar o visto para meus pais, ambos com 66 anos completos. Verifiquei que para essa faixa etária não é necessária entrevista mas tão somente o comparecimento ao CASV para recolhimento de foto e digitais. Gostaria de saber se essa informação procede ou se deve ser agendada a entrevista mesmo assim, pois pretendemos ir ao CASV de Curitiba ao invés do de São Paulo, mas se marcarem entrevista daí só em SP e eles são meio perdidos pra se virar. Outro medo meu é que meu pai é muito brincalhão e torço pra que não faça gracinhas com o pessoal do consulado…nem todos gostam de gracejos…rsrsrsrs
    Por favor aguardo resposta, vi muitos casos de pessoas perguntando sobre crianças bem como todas as suas respostas, mas não vi nada sobre idosos.
    Grata.
    Karina.

  28. Ola Thais.

    Ja havia comentado antes mas acho q nao conseguiu responder.
    Sobre as duvidas na hora da entrevista e sobre segunda tentativa de visto.
    Hoje fiz minha entrevista no consulado de São Paulo e mais uma vez tive o visto negado!
    Estava tao confiante, minha situacao mudou desde o primeiro visto.
    Me formei em estetica, trabalho na area (como autonoma)tenho imovel em meu nome. Estou noiva e iria apenas a passeio visitar minha madrinha que mora la.
    Mas mesmo assim nao me deram a chance de comprovar ,me fizeram algumas perguntinhas e ja me recusaram mais uma vez!
    Revoltante.
    Mas tentarei novamente. Se tiver alguma dica para me dar…
    Agradeço desde ja.
    🙂

    bjs

  29. oi minha querida excelente site…

    Tenho 4 filhos um de 17,14,13 e 9 anos
    Precisamos levar a foto digitalizada no cd ou pendrive ou nao?

    Incluindo a minha ?

    obrigadaooo!!!

  30. Thais, boa noite!

    Tenho algumas perguntas:

    O CASV e a entrevista são em dois dias distintos? Ou podemos marcar para o mesmo? A questão é o deslocamento até São Paulo, que ficaria inviável fazer fora de período de férias.

    Soube de uma possibilidade de implantação de unidades do consulado em outros estados. Sabe dizer se Minas tem alguma previsão?

    Eu e minha namorada pretendemos viajar no ano que vem aos EUA. Podemos marcar a entrevista para fazermos juntos, mesmo antes de estarmos casados? Eles aceitam?

    O ideal é já termos a passagem comprada para solicitar o visto ou podemos solicitar apenas com previsão de viagem, mas sem pacote e/ou bilhete?

    O tempo de permanência máximo de turista é de 6 meses. Com um visto de 5 anos, tendo ficado 6 meses, qual o intervalo de tempo que devo respeitar para voltar aos EUA?

    Minha mãe tem mais de 70 anos; ela tem que fazer a entrevista também ou há dispensa?

    É necessário ter algum nível de inglês para a entrevista?

    Obrigado desde já!

    • Olá, continue lendo todos os post da série que você vai tirar todas as essas dúvidas.
      No menu roxo lá cima vá em “EUA” e “visto Americano” que você encontrará todos.

      A única que não está respondida é sobre a previsão de outro Consulado. Não faço ideia..

      Beijão!

  31. Olá Thais, segui suas dicas e agendamos o CASV e a Entrevista…No CASV tudo correto, sem problemas, tudo no horário, a fila assusta, mas é bem rápido, pode entrar com o celular desligado.. No dia da entrevista, deixe tudo no carro, não pode ter nada no bolso, celular nem desligado e eles pedem pra tirar inclusive o cinto, no meu caso que agendei com meu marido, pediram pra por a chave do carro dentro da pasta que estava comigo, então deixem documentos como RG, carteira, dinheiro, cheque e tudo mais no carro ou nem leve, já que lá não irão precisar. Lá dentro, chamam pelo nome e vc entra na fila, nada de sigilo, é tudo aberto e vc escuta as entrevistas, uns muitos simpáticos e outros vc nem escuta o que dizem … Eu e meu marido claro, caimos com o que falava mais baixo de todos…
    Bom dia
    Bom dia
    Vão viajar pra onde ?
    Vamos para Orlando
    Trabalham com o quê ?
    Temos uma clinica veterinária com pet shop e meu marido também trabalha como analista de sistema.
    Faço faculdade de Medicina Veterinária e termino esse ano.
    São casados ?
    Sim.
    Só vão para Orlando ?
    Não, vamos passar 5 dias em Miami.
    Vocês não tem filhos ?
    Não, somos casados há 19 anos e decidimos não ter filhos (minha vontade era de dizer : Pq ? Sou obrigada ? kkkk)
    Me passe por favor a Declaração de Imposto de Renda.
    Ok, entreguei as declarações.
    Onde fica seu pet shop ?
    Fica na República no Centro..
    Ele : Eu estou procurando um local pra dar banho no meu cachorro…
    Nem acreditei rrs rs rs peguei um cartão e dei pra ele…
    Foi direto para o final verificar se eu tinha declarado a clinica veterinária/pet shop ….
    Ok.
    Me devolveu a declaração de IR e disse para aguardar os passaportes e nada mais. Nem boa viagem me desejou….

    Tudo bem, o importante é que deu certo… Estamos apenas aguardando a chegada do passaporte em casa… Ufa….
    Obrigada pelas dicas….

  32. Estou gostando das dicas de como tirar o visto americano; no entanto gostaria que você alterasse o segundo plano do site porque essas figuras dificultam a letura do texto.

    • Oi Daniel,
      leia a série até o final e depois o post: Visto Americano: resumo com as maiores dúvidas e receios dos viajantes!
      Eles estão completos e vão esclarecer todas as suas dúvidas.

      Bj

  33. Olá Thaís. Estou fazendo os procedimentos para visto da minha prima que tem 12 anos. Já terminei o formulário DS160, mas não coloquei a foto. Até já paguei a taxa e agora, quando fui marcar para levá-la ao CASV vi na lista que o formulário DS160 de menores tem que estar com a foto impressa. E agora? Teremos que refazer todo o formulário ou eles vão tirar a foto dela lá no CASV mesmo?
    Acabei nem marcando o CASV com medo de nos mandarem preencher outro DS160 só para incluir a foto. Será que se eu levar assim dá algum problema?
    Obrigada! =)

    • Oi Juliane,
      se ela for na CASV eles tiram a foto lá.
      Indico a leitura do post: Visto Americano: resumo com as maiores dúvidas e receios dos viajantes! Ele vai tirar suas últimas dúvidas.

      Beijão

  34. Ola! Peguei todas as dicas aqui no blog minha entrevista no consulado na quinta feira dia 15/05 estou super ansioso trabalho na cvc agencia de viagens a 3 anos único bens que eu tenho e um carro no meu nome estou querendo ir a orlando com o próprio grupo da cvc quinta vamos ver o que da bjus

  35. Olá Thais, gostaria de tirar uma dúvida..

    já estou com o passaporte em mãos e a passagem agendada para novembro /2014, é possível agendar minha entrevista para o período q vou está no rio?
    ah minha filha tem 4 anos e vai tirar o visto tbem, qnto aos documentos dela, é necessário somente comp de matrícula e certidão de nascimento

  36. Oi Thaís, vc pode, por gentileza me ajudar, escolhi Brasília, mas qdo fui marcar a entrevista decidi fazer no Rio. Ao ler sua postagem vc diz que deve ser preenchido o formulário novamente p para corrigir a cidade? Será que devo refazer todo o formulário? Como devo fazer isso?

    • Oi Gisela,
      desculpe a demora para responder, mas estava em Orlando.
      Isso, tem que refazer, pois você tem que marcar a entrevista na cidade que escolheu no início do formulário, ok?

      Bj

  37. Oi Thaís.
    Estou planejando uma viagem para os EUA mas estou com dúvida quanto ao visto.
    É o seguinte: meu pai tem amigos que moram em uma cidade no estado de Washington, bem interior mesmo. Eles me convidaram para ficar na casa deles durante seis meses, para que eu pudesse vivenciar um pouquinho e também para poder aprimorar meu inglês… Me falaram que eu teria que tirar o visto de turista(B2) mas pelos seus posts vi que o consulado aceitari só até 3 meses o visto de turista.
    Se você puder me dar uma ajuda, fiquei com bastante dúvida quanto a isso e tive dificuldades para achar informações sobre.
    Aliás, seu blog está sendo super esclarecedor, tava boiando e achando que ia ser o maior bicho de sete cabeças esse negócio de visto.
    Brigadão!

    • Oi Oceanne,
      desculpe a demora para responder, mas estava em Orlando.
      Então, você vai poder ficar 6 meses sim, mas é o prazo máximo.
      Fui conferir aqui meu carimbo e estão colocando a estadia de 6 meses!!

      Divirta-se! 🙂

      Bj

  38. Oi, Thaís. No momento de preencher o formulário, minha mãe disse que está pedindo pra anexar a foto. Vi em todos os comentários, você e outras pessoas dizendo que não. Como faço?
    Outra dúvida é: vamos viajar, eu, meu marido, minha filha e meus pais. Eu e meu marido já temos visto. tem como agendar meu pai minha mae e minha filha no mesmo dia?
    Obrigada.

  39. Thaís, boa tarde!!
    Ja que a foto será tirada no Casv, não tem problema se imprimir o comprovante do DS 160 preto e branco, ne?!!!???? É que preenchi de todos os meus familiares e no final imprimi preto e branco, ate porque não precisou anexar a foto. Será que vai ter problema?

    • Oi Frank,
      acho que não tem não, mas não consigo te dar certeza.
      Mas acredito que não tenha, pois dessa impressão só vai ser usado o código de barras, que já é preto.

      Beijão

  40. Thais, boa tarde,
    Vou tirar o visto americano pela primeira vez, eu, meu marido e meus dois filhos de 13 e 9 anos. Tenho duas dúvidas? Primeira é sobre o preenchimento do formulário, deverei preencher um formulário para cada um? individualmente? Só nas questões de preenchimento informando se estarei acompanhada é que haverá a referência para cada um deles? Ou será um formulário para os 4 (quatro)? a outra dúvida é sobre a foto, esta bem claro para mim, que eu e meu marido não precisaremos, pois iremos pessoalmente em São Paulo requerer o visto, entretanto, sei que não é necessários que meu filhos compareçam, no caso deles? terei que levar a foto com as configurações exigidas? Aproveitando, gostei muito do seu blog, é muito bom ter pessoas com a sua experiência para nos auxiliar. Grata,

    • Oi Claudia,
      sim, tem que preencher o formulário para cada um. Vai chegar um ponto que vai perguntar com quem você vai viajar, aí você escreve os dois filhos e o marido. Quando estiver preenchendo do marido vai responder os dois filhos e você, e assim sucessivamente.

      Sobre os filhos no consulado e CASV, se vocês forem de SP, eu sempre indico as crianças irem também. Agora se for pagar passagem não. Eles dizem que “podem” pedir a presença da criança, mas até agora não ouvi nenhum caso.

      Se eles não forem, tem que levar as fotos deles dentro dos padrões explicados nesse post. Se eles forem, as fotos serão tiradas no CASV.

      Agradeço o elogio e espero que siga sempre o blog! 🙂

      Beijão

  41. Olá Thaís tentei inserir a foto em Pdf e ñ obtive sucesso, pensei q tivesse que tirar e levar no dia da entrevista pelo que eu entendi esse procedimento de tirar a foto ñ é mais necessário ? Obrigado

  42. Thaís, parabéns pelo seu paciente e amoroso trabalho. Pode me ajudar com uma pequena dúvida? Vou tirar o visto com meu marido. No caso, ele preenche meu nome na opção “adicionar membro da família” e paga a nossa taxa num mesmo boleto? Assim, automaticamente, nossas entrevistas serão realizadas juntas? Muito obrigada e um abraço 🙂

    • Oi Livia,
      obrigada você pelo elogio! 🙂
      Isso mesmo, um só faz o cadastro e inclui o outro. Mas lembre-se que os dois tem que ter seu formulário DS160, ok?
      Assim a entrevista é junta!

      Beijão

  43. Boa noite Thais, gostaria da tua ajuda. Eu e meu marido temos visto valido. Queremos tirar o do nosso filho 4 anos. Sei que por ser menor de idade nao precisa se apresentar. Eu e meu marido precisamos ir juntos, pode ir um dos dois? pode ir um terceiro? que documentos devo apresentar alem da foto e formulario, pq acho q pelo fato dos dois termos visto, nao tenho que comprovar renda, nada. Muito bom teu blog!!!

    • Oi Jessica,
      pode ir um dos dois só. Não tenho certeza se um terceiro pode ir não. Acho estranho uma outra pessoa respondendo perguntas sobre seus filhos..rsrs

      Leva o passaporte deles, formulário, foto, certidão de nascimento e eu levaria o passaporte de vocês dois, para mostrar que tem o visto já!

      Beijão!!!

  44. Essa questão da foto me deixou com dúvida. Agora não é preciso mais inserir a foto no formulário DS160? Preenchi o formulário e no site não aparece a opção de inserção da foto. Agora a foto é tirada no ato da entrevista?

  45. ola!!! por favor me ajude!!! meu amigo pagou para fazer a DS160 porem a moça que fez colocou que ele é solteiro, porem ele é divorciado e tem uma filha pequena….e ja enviou o formulario, como ele faz agora??? a viagem ja esta marcada, corre o risco dele nao conseguir o visto????

    • Oi Thais,
      aí seu amigo tem que ver com a pessoa que ele contratou.. pois não sei se ela faz algo de diferente. Não sei como esse pessoal trabalha e quais os procedimentos que eles seguem. Só com ela mesmo!

      Beijão

  46. boa tarde! gostaria de saber qual a documentação necessária e se precisa levar alguma xerox,e outra coisa, tem como eu olhar o formulário que eu preenche e enviei? porque coloquei uma data la de viagem mas não lembro mais vc acha q eles pergunta?

    • Oi Samylle,
      a documentação está explicada no post final.
      A data que você coloca no formulário é de pretensão de viagem, não há problema algum mudar!

      Beijão

  47. Oi Thaís, to numa dúvida cruel. Fiz meu ultimo visto em 28/01/2008. Ja preenchi o DS160. No propósito da viagem coloquei TEMP.BUSINES PLEASURE VISITOR B, na especificaçao: BUSINES OF TOURISM TEMPORARY VISITOR B1/B2 (Vou fazer um cruzeiro Caribe, mas sai de Miami) segundo as opçoes é o que deu certo, li vários sites tinha que colocar isto né? Acontece que quando vou criar a conta registro e pagar pede o tipo de VISA e ai me embananei com estas duas opçoes;
    1)- Visa padrão agendamento- Visitante B
    ( ) Visto de visitante para Negocios ou Lazer B1/B2

    2)- Renovaçao de um visto emitido apos 01/01/2008-
    ( )Visa renovaçao Visa visitante (B) Transito (C)Equipes (D) Estudante F/M Nafta (TN,TD )
    EU ME ENCAIXO NAS DUAS OPCÕES SOCOROOOOOO. BJ

    • Será uma renovaçao. O meu está vencido, tinha sido emitido em 28/01/2008 e venceu em 28/01/2013. E agora tenho estas duas opçoes ai. Na hora de criar a conta para pagamento e agendamento tenho novamente que informar o tipo de visto, o engraçado que nao aparece as mesmas opçòes do formulário DS-160. O que aparece é o que te coloquei acima Opção 1 (achei no início que nao era porque diz VISA PADRAO AGENDAMENTO, VISITANTE B) e a lacuna para colocar o x seria a que descrevi acima e depos aparece a Opçao 2 (RENOVAÇAO DE UM VISTO EMITIDO APós 01/01/2008) também é meu caso mas de uma olhada no parentese que aparece que escrevi acima. SOS o que faço?

    • Então coloque que é renovação.
      Não aparece lá no formulário pois você pode estar querendo tirar um outro tipo de visto, aí precisa de formulário novo.

      Antes você tinha um visto de turismo também, não é? Então renovação! 🙂

  48. Oi.
    Como saberei se vão aceitar ou não, o que coloquei em português?
    No momento em que for pagar as taxas, estará liberada mesmo se não estiver ok?

    Valeu

    • Ahh, e recebi os email de confirmação. Será que tendo este email, não quer dizer que esteja OK?
      Desculpe, é que são vários detalhes né.
      Muito obrigado!

    • Oi Ed,
      então. Eles são bem específicos na regra de que tem que preencher o formulário em inglês. Quem vai decidir se vai liberar ou não o visto é o agente do consulado. Se eu fosse você não arriscaria não, e deixaria tudo bonitinho como eles pedem, pois mesmo assim não é garantia de aceitação.
      Melhor não arriscar, né?

      Beijos

  49. Olá!
    Graças as seu blog consegui descobrir que não precisa mais de foto.
    Agora outra coisa. Já terminei de preencher o formulário e enviei para aprovação. E agora??? Onde pego o guia para pagar a taxa? Não acho no site.
    Mais uma dúvida, preenchi as minhas atividades e de minha esposa em português, será que vão recusar por isso?
    Valeuu

    • Oi Ed,
      que bom que está ajudando 🙂
      Agora tem todas as explicações nos próximos posts, parte 3, 4, 5 e final!
      As atividades tem que estar escritas em inglês. Somente nome e endereço do Brasil que pode estar escrito em português!

      Beijos

  50. Oii Thaís!!

    Hoje fui ao CASV, tudo muito rápido, cheguei meia hora antes, e dois minutos já estava indo embora!!! 🙂

    Sexta-feira é a tão temida entrevista no consultado (E estou com medo)!

    Torça por mim, passo aqui pra contar!!! 🙂 (Vai ser!)

    Bjos 🙂

    • Super rápido, né??
      Fica tranquila que sexta vai ser um dia muito feliz! Não precisa ficar com medo.. os vistos estão saindo com bastante facilidade nos últimos anos.

      Volta aqui pra me contar. Estou daqui mandando boas energias! rsrs

      Beijos

    • Oiii Thais!!!

      Visto Aprovado!!! 🙂 (queria todos emotions do Whats agora rsrs)… muito Feliz 🙂

      Muito Obrigada, suas dicas ajudou muito, principalmente psicológicamente!! 🙂

      Em breve abraçarei o Mickey 🙂

      Beijos 🙂

    • Oi Ariane!!!
      Que booooooooooooom!!!!!!! Muito feliz por você!
      Também não vejo a hora de abraçar um Mickey! To igual a uma criança! rsrs
      Em Maio várias dicas sobre a Disney, quando eu voltar!
      Beijos, querida!

    • Obrigada Thaís!

      Tenho mais uma dúvida, no meu formulário não pediu campos para formação e emprego separado, somente um campo, dai eu escolho se coloco o trabalho ou a formação?

      Não entendi…rs

    • Oi!
      Então, coloca o que foi pedido. Se estiver escrito “Work”, coloca do trabalho. Leva qualquer comprovante de matrícula, caso esteja estudando e carteira de trabalho e comprovante de renda.

      Beijão

  51. Olá!!

    Eu escolhi São Paulo – Brazil na opção da cidade, porem não aparece a parte da foto, eu continuei e preenchi todo formulário, porem ele finalizou sem a foto..
    O que devo fazer?

    Desde já muito obrigado!

    • Oi Erika,

      estou para atualizar esse post (farei isso hoje). O Consulado cortou a parte da foto. Fique tranquila que está tudo certo. 🙂

      Você vai tirar a foto e digital em um dia marcado, antes da entrevista.

      Beijão

  52. Observe que na tela “Apply for a nonimmigrant Visa” não aparece mais o campo de foto conforme vc explica aqui. Será que não existe mais esta necessidade? O meu processo completou sem erros gerando os agendamentos e sem foto. Acredito que se houvesse esta necessidade daria algum erro ou mensagem do que está faltando. Voce poderia confirmar? Abraço,

  53. Amigo(a) Tenho uma dúvida. Preenchi todo o formulário DS 160 e em nenhum momento houve o pedido da foto, ou seja, conclui e agendei (para Jan/14) sem foto alguma no processo. Como devo proceder para incluir a foto digital agora?

    • Oi Sérgio,

      acabei de entrar no site para verificar para você. Eles realmente tiraram o processo da foto. E olha que esse post é super recente, minha mãe tirou o Visto agora em Setembro, se não me engano! hehehe

      Sinceramente eu achava inútil colocar a foto online, uma vez que eles a tirarão no momento do recolhimento das digitais.
      Fique tranquilo que está tudo certo e em breve eu atualizarei esse post para não assustar mais ninguém! 🙂

      Se for útil em mais algo, estou aqui!

  54. Olá Thaís,

    Fiquei uns dias sem acessar o seu blog, espero não ter perdido muitas coisas. Obrigado por mais essa orientação, atualmente é simples obter uma fotografia digital, porém, muitas pessoas tem dúvidas de como proceder (é o meu caso). Agora ficou muito mais simples, ainda mais porque você explica no tradicional “passo a passo”, coisa que muitos sites infelizmente carecem.

    Continue assim, com essa paciência de “outro mundo” 🙂

    Abraço,

    Daniel Gonçalves
    http://www.correndoassimmesmo.blogspot.com.br

    • Obrigada novamente, Daniel!

      Infelizmente não estou postando com a frequência que queria por conta de estudo para concurso, mas estou tentando dar continuidade ao guia! 🙂

      Falei com a professora Roberta da coincidência de nós fazermos deep com ela! hehe

  55. Acabei de tirar o visto para os USA, e não precisei levar nada, a entrevista agora tem duas etapas, a primeira é biometria, digitais e foto, e segunda parte, documentos e entrevista, isso é em SP capital.

    • Sim, não tem que levar a foto mesmo não. Essa foto é para adicionar ao formulário DS-160, que você também teve que preencher. 🙂

      Eles facilitaram bastante o processo com essas mudanças.