Desde que descobri que amo voar, sempre que há uma oportunidade de ficar nas alturas eu me jogo mesmo, e por isso resolvi fazer um voo de parapente no Rio de Janeiro com a Rio Tandem.
E é verdade, eu “descobri” que amo voar desde que saltei de paraquedas aqui em São Paulo há um tempo. Tem coisas que só descobrimos quando tentamos a primeira vez e depois nos perguntamos o porque não fazíamos aquilo antes. Então, antes de qualquer coisa já digo: não tenha medo!
Desde então, tive duas experiências com Skydive indoor, uma em Orlando e uma em Las Vegas, andei de helicóptero, tentei (várias vezes) andar balão, mas o parapente ainda não tinha tentado. É engraçado, até… Por mais que todas essas atividades sejam no ar, cada uma te dá um sensação bem diferente.
Acho que essa é a uma das mágicas de estar no alto. É sempre uma novidade, é sempre uma vista nova…
Decidi fazer o salto de parapente no Rio de Janeiro pelo cenário inegavelmente incrível, e por existir um clube de voo livre em São Conrado, ou seja, a parada era bem estruturada. Procurei a Rio Tandem para fazer meu voo, e depois de um pouco de conversa, olha o que eu descobri: o dono era da minha família! hahaha
Daniel é o primo do meu marido Alan, que eu nem sabia que já estava há 4 anos voando pelo Rio. *shame on me*
COMO FUNCIONA
Bem, nos encontramos em São Conrado, em frente ao Clube que mencionei. Eu estava hospedada na Barra e em 20 min cheguei tranquila e consegui estacionar fácil na rua. Fizemos um cadastrinho no Clube para garantir nosso seguro. Sim, há seguro incluso no valor do passeio!
O Daniel explicou pra gente como tudo ia funcionar, o que eu tinha que fazer e o que não podia. A gente sobe no carro deles até o topo da pedra onde está a rampa para saltar. Chegamos até a fazer um treinamentozinho da corrida.
Calma.
Vamos chegar lá.
Tudo é muito simples. O instrutor fica anexado a você e é preciso colocar um capacete. Um 2º instrutor checa novamente todas as presilhas e amarras, para ter certeza que tudo está dentro dos conformes. Na verdade tudo é muito monitorado. O povo fica com um rádio liberando quem pode saltar, para cada um ter sua vez em segurança.
Depois disso, a única coisa que você tem que fazer é correr. E como disse o Daniel: “correr até dar 3 passinhos no ar”. ui.
O QUE EU SENTI
Cara, depois que você sai do chão é impossível sentir qualquer medo. É um voo tranquilo, admirando a paisagem. Da pra bater papo (inclusive, eu não calo a boca no vídeo), fazer pose, só não da pra fazer Snapchat 😝
O nervoso mesmo dá no momento da corrida. Você olha aquela rampa inclinada ali, e vem uma leve agonia de pensar que você vai ter que correr até ela acabar. Mas depois do primeiro passo tudo flui tranquilo! Até porque, você tem que fazer força no início dessa corrida, senão você não sai do lugar.
No andar de cima dessa rampa saem os voos de Asa Delta, que a Rio Tandem realiza também! Ah, e para quem está se perguntando, essa rampa tem 540 m de altura!
CONDIÇÕES DE VENTO PARA VOAR
No dia que voamos o tempo estava feeeeeeio, nublado. Achei até que o Daniel ia cancelar, mas ele me explicou que a cor do céu não tem nada a ver com a história. Pode estar um dia lindo de sol e o vento não estar favorável… então se no dia que você estiver agendado não estiver sol, fica tranquilo, que isso não tem relação alguma.
Eles não voam com chuva e se o vento não estiver à favor (nesse caso, 100% de reembolso). Inclusive, seu tempo de voo vai depender do tipo de vento que estiver rolando no momento. O meu durou uns 15 min, mas da pra ir a 20, 25 min.
Eu sei que nas minhas fotos o tempo está claro, mas eu JURO que no momento que saí daquela rampa abriu um sol lindo, e depois que aterrizei fechou de novo. Eu disse que nasci pra voar 😎
A vista da praia e do morro dois irmãos é incrível e não tem como não ficar encantado com o voo de parapente no Rio de Janeiro. No final pousamos em um gramado que tem ali do lado.
PREÇOS E FOTOS
Essa brincadeira toda que contei custa R$540,00, incluindo o instrutor, o seguro, a subida até a rampa de carro, foto e filmagem! Eu gosto muito quando os preços são fechados assim, porque não tem coisa pior que você achar que vai pagar um valor, e quando chegar lá descobre que tem a mais num sei quanto pelas fotos. Claro que você quer as fotos!
No fim do voo eles te dão o cartão de memória da Gopro com todas as imagens tiradas no voo!
Se quiser ou voo mais barato, ou simplesmente uma vista diferente, o voo em Niterói que sai da rampa do Parque da Cidade custa R$350,00 com tudo incluso!
O QUE USAR?
Para saltar de parapente no Rio de Janeiro você pode usar o que quiser, basicamente, mas é recomendado usar algo de manda longa ou um casaquinho, pois em voos sempre faz um frio. Mas claro que tênis é obrigatório, o que não pode é seu chinelo voando na cabeça de ninguém lá em baixo.
QUEM PODE SALTAR?
Pensei em levar meu irmão para saltar comigo de parapente no Rio de Janeiro, mas apesar de ter 16 anos, ele é super medroso (geralmente adolescente não tem medo de nada, né?). Mas só por isso que ele não foi, pois se quizesse estava liberado. Na Pedra Bonita é permitido saltos a partir de 16 anos e em Niterói 14 anos, mais um motivo para talvez ir lá lá, ein?
Aí quem me acompanhou? Minha amiga e nova colunista do blog, a Natália do Ig @Nextrip. Segue ela lá, galera! 😉
Rio Tandem
Reservas no site oficial ou por email em [email protected]
Não deixe de curtir a página do Facebook e seguir o Ig @Riotandem para ver mais fotos!
Manda um alô para o Daniel, e deixa de medo e vai ter uma das vistas mais lindas da cidade no parapente no Rio de Janeiro! 😍
LEIA MAIS
Dia lindooo! Foi tudo maravilhoso! Vai ficar na memória!
Com certeza! Agora quero saltar no Parque da Cidade <3