10 equipamentos de trekking super úteis para iniciantes

Depois de fazer uma viagem completamente voltada para trekkings no Atacama, fui percebendo a real necessidade de ter bons materiais e como eles fazem a maior diferença no conforto durante as caminhadas. Por isso, vim contar 10 equipamentos de trekking que mudaram minha vida nessa trip e que vão ajudar muito você também, que não entende bulhufas disso! 😂

 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos das minhas viagens ao Atacama.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoAtacama e #NoTopoDoChile 

 

Se você estiver indo para o Atacama para fazer os passeios tradicionais, leia esse texto sobre mala e roupas, que são voltadas para eles. Essa listinha aqui é para você que quer fazer trekkings reais de mais de 4 horas — que exigem mais dedicação, preparo e investimento — e não faz ideia de quais equipamentos de trekking levar.

 

Equipamentos de trekking no Uyuni

Brincando até com os equipamentos no Uyuni!

 

Claro que falarei muito do Atacama, pois minha trip foi lá, mas essas dicas serão úteis para qualquer viagem que você for fazer e ainda não tem nenhum equipamento de aventura! Agora, se você já for experiente nisso tudo, esse texto provavelmente será dispensável para você 😛

Ah, e se você é iniciante, não deixe de ler meu texto sobre sensações e vontade de desistir em montanhas!!

 

Mochila com presilha na cintura

Que você vai levar uma mochila para fazer trekking, isso você já sabe, afinal, você vai precisar de água, comida e outras parafernalhas para enfrentar as trilhas. Mas o que é muuuuito importante na hora de escolher sua mochila é realmente pegar um equipamento de trekking especializado e não levar a mochila da Hello Kitty.

Apesar da Hello Kitty ser fofa (e ser um gato 😻), ela não vai fazer suas costas doerem menos no trajeto, e quem vai te ajudar com isso é essa presilhinha que prende na frente da sua barriga e do peito.

 

Equipamentos de trekking

Mochila, botinha, boné!

 

Sim, esse troço feio que eu sempre achei que não servia para nada na verdade são mãos de anjos! Elas aliviam horrores a sobrecarga de peso dos seus ombros e mudam DEMAIS a sua vida durante as caminhadas.

Eu sempre tive os ombros mega sensíveis, então estava apavorada de ficar quebrada depois de horas andando. Teve um momento que eu esqueci de prender a parada na barriga depois de um descanso, e logo comecei a sentir os ombros. Quando olhei, percebi que tinha esquecido! Foi questão de meia hora… faz diferença real ter bons equipamentos de trekking!

 

A mochila que usei foi a marca Deuter, de 26L, e que indico muuuuito:

 

equipamentos de trekking mochila

Essa é minha mochila!

 

Aqui você pode ver mais detalhes técnicos dela, mas o que mais curti foi a estrutura da mochila que respira nas costas, as presilhas da frente do peito e barriga e essas presilhas que ficam na frente dela também. Se sua mochila estiver muito cheia, ou você for precisar pegar seu casaco com mais frequência, da para pendurar ele ali fora, eu fiz muito disso.

A Deuter também ministra alguns workshops gratuitos para falar sobre seus equipamentos e quais são os ideias para o tipo de investimento que você precisa, o que é bem legal e útil, né? A inscrição pode ser feita aqui.

 

garrafa térmica com mosquetão

No primeiro dia eu saí com uma garrafa de água comum presa na lateral da mochila, naquela redinha, sabe? Toda hora eu tinha que tirar a mochila para pegar a água, porque meu braço não tinha jeito para pegar ali no canto. Era um saco.

 

CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!

 

Mas a verdade é que quando você faz trilhas muito longas e em altitude, cada movimento conta e não da pra ficar gastando energia com besteira. Por isso, meu segundo mais amado dos equipamentos de trekking foi essa garra com mosquetão, que eu prendia na frente na alça na mochila:

 

equipamentos de trekking

Garrafinha que salvou a vida!

 

Dava sede? Estava ali na mão, pá-pum.

Essa garrafa só carrega 750 ml de água, que é pouquíssimo e o ideal é levar uma média de 3 L para trilhas longas. Na parte de dentro da mochila eu coloca as garrafas grandes de água e nas paradas de descanso eu repunha minha garrafinha frontal.

 

Bolsa de água

Se você achar que a garrafa ali na frente vai te incomodar (algumas pessoas não gostam, mas funcionou muito pra mim e pras meninas), você pode optar por um tanque de água que fica dentro da mochila e que você bebe por um caninho.

Eu usei um da Deuter também em outra viagem e até curti, mas esqueci o meu nessa trip 😝 Acho que é um dos equipamentos de trekking que se fazem MUITO úteis se você for fazer escaladas ou trilhas com escalaminhadas que use muito as mãos.

A minha mochila também tem uma saída para o caninho de água, que você guarda lá dentro. Olha só minha amiga bebendo, pra ver como fica:

 

cantil de água em trekking

Gardênia bebendo água da bolsa pelo caninho!

 

Bota de trekking
Impossível fazer trekking sem uma bota especializada. Se você for pro Atacama e for fazer só o Guatin, por exemplo, que é um trekking que dura no máximo 2 horas, você não precisa comprar uma bota só para isso, mas se seu objetivo for trilhar agora e no futuro, tem que investir no equipamento de trekking, não tem jeito!

 

A minha bota é da North Face feita de Gore -Tex, que é um material que deixa seu pé respirar, mas ao mesmo tempo a torna impermeável!

Seja a marca que você escolher, o que você precisa verificar na hora de escolher a sua é:

  • Material impermeável;
  • De preferência, que seja um material que deixe o pé respirar;
  • Que seja alta, para proteger o tornozelo;
  • Que tenha solado antiderrapante.

 

Bota de trekking

Minhas botas da esquerda, da Roberta da direita

 

Vocês não tem noção como uma bota muda a vida e é um dos equipamentos de trekking mais importantes! Ela te da estabilidade pra descer as montanhas em terra e pisar nas pedras soltas e terrenos esquisitos, sem escorregar. Quando eu ficava com medo o Elias (meu guia) sempre dizia: “Confie na sua bota!” e é verdade! Depois que vocês se entendem a trilha fica muito mais fácil, pois te da confiança de fazer certos movimentos que antes pareciam arriscados!

 

DICA DE AMIGA: se você acabou de comprar sua bota, use ela loucamente, mesmo que na sua cidade. Você precisa amolecer a bota, pois elas são iguais a All Star novo. São maravilhosos, todo mundo ama, mas no início eles vão esfolar os seus pés! E você não pode ficar cheia de bolhas nas trilhas, né?

 

Pochete

Eu nunca imaginei que ia dizer isso nesse blog. Ou na vida. Mas o que mais me economizou energia foi minha pochete, juro! hahaha

Imagina só, se pegar a água na lateral da mochila já é esforço demais, imagina pegar o celular toda vez que você quiser fazer uma foto? Impossível! Minha pochete é super fininha, que eu carregava só o Iphone e um hidratante labial, coisas que você precisa toda hora e fica ali a mão. Vai na minha e depois me conta se você também amou a pochete! rs

 

pochete em trekking

Olha minha pocheteeeee! <3

 

boné ou viseira

Parece básico, mas eu também não dava atenção. No Atacama, principalmente, o sol é forte pra burro e você precisa se proteger de verdade. Além disso, a sombra no rosto ajuda muito nas caminhadas, gente, nada pode atrapalhar.

As minhas amigas gostavam de usar viseira pela sombra do rosto, mas elas deixam meu cabelo esquisito, por isso fui de boné. A gente é trilheira, mas não precisa andar zuada, né? rsrs

 

Meninas trekking no Atacama

As meninas de viseira, e aqui da pra ver os óculos também!

 

óculos escuros fechados no lado

Não adianta ir com seu RayBan lindinho espelhado. Apesar de ser um óculos com ótima proteção UV, eles geralmente são muito abertos. Vai por mim, eu usei na primeira trilha (que era curta, de 3 horas) e já senti meus olhos irritados no final.

Gente, vai ventar, vai bater areia, e fora que os raios de sol vem de várias direções, não da pra usar um óculos aberto dos lados. Procure um bem fechado nas laterais para evitar isso, mas de qualquer forma, leve colírio na mochila.

 

Corta vento
Os casacos impermeáveis, também chamados de corta vento, são hiper úteis como equipamentos de trekking, por serem levinhos e realmente ajudarem se tiver ventando muito. Você joga por cima de tudo e ela isola bem do frio! Fora que se chover ele vai salvar usa vida. Isso não era uma preocupação minha no Atacama, que é o deserto mais árido do mundo, mas pense nisso se seu destino for outro!

 

corta vendo equipamento de trekking

Eu e Elias de corta vento. Esse dia foi o pior de ventania! Reparem nos óculos também!

 

Bastões de trekking

Eu achava que era um dos equipamentos de trekking que se enquadravam na lista de “trambolhos”que o povo carrega, mas eles são incrivelmente úteis para equilíbrio e retirar a sobrecarga dos joelhos.

Sem brincadeira gente, se não fossem eles eu estaria até agora descendo o Cerro Quimal, não é zueira.

 

Cerro Quimal

Usando bastões no Cerro Quimal.

 

Eu não tenho os meus, pois os passeios que fiz com a FlaviaBia Expediciones incluíam os bastões, mas se seus trekkings forem mais independentes é um investimento que eu indico! Procure saber com seu guia se ele fornece esse material!

 

Se você também está indo pro Atacama, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor  É só preencher esse formulário!

 

Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:

     

     

    kit sobrevivência

    Não é um dos equipamentos de trekking propriamente ditos, mas você não pode deixar de ter na mochila! Pro Atacama: colírio, hidratante labial, protetor solar, esparadrapo e papel higiênico. É tão básico que a gente esquece!

     

    Espero que esse post tenha ajudado bastante vocês, pois eu fui descobrindo as necessidades conforme ia sofrendo no caminho.. hahah vocês não precisam passar por isso e podem já chegar com os equipamentos de trekking perfeitos! 😉

     

    LEIA MAIS

     

    3 Comentários

    1. Olá Thaís,

      Preciso entrar em contato urgentemente com você, como podemos fazer isso?
      Tenho duas soluções para cada problema referente a botas para trekking (você vai adorar!)

    2. Pingback: Como preparar uma mochila super leve para trilhas - ar livre esportes