Avião x trem na Europa: vantagens e desvantagens

Como primeira longa viagem internacional de muitos brasileiros, é normal ter mil dúvidas sobre qual a melhor forma de deslocamento na Europa, até porque trens para nós não são comuns e não estamos habituados com o esquema. No fim das contas, será que vale a pena viajar de trem na Europa ou o avião se torna mais prático?

 

Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnaEuropa para ver mais fotos!

 

Como tudo nessa vida, existem vantagens e desvantagens nos dois tipos de transporte, mas eu confesso ser apaixonada por andar de trem na Europa pelas facilidades, que se encaixam mais no meu perfil de viajante. Então já espere uma puxação de sardinha pra esse lado.. haha

Vou revisar aqui alguns pontos que acho importantíssimos para começar a abrir sua cabeça sobre o assunto e te ajudar a fazer a melhor escolha pro seu perfil e pro seu bolso, claro 🙂

 

viagem de trem na Europa

Foto de Joyseulay via Shutterstock

 

Localização das estações e aeroportos

O primeiro ponto que, ao meu ver, faz as viagens de trem na Europa serem tão práticas é que as estações de trem são SEMPRE muito melhor localizadas que os aeroportos. Fica super fácil chegar de metrô ou ônibus nas estações com transporte público, já que são muito mais centrais .

 

A não ser que seu trem saia às 3:00 da madrugada (o que não costuma ser), você vai gastar bem pouco para se deslocar até a estação, tanto na saída, quanto na chegada na cidade nova. Fora que você perde muito menos tempo de deslocamento até as estações! Tenho certeza que você não quer perder 2 horas do seu precioso tempo na Europa só para chegar no aeroporto, né? A economia vem de todos os lados.

Se você optar por viajar com uma das Cias Low Cost de Europa, que realmente oferecem tarifas tentadoras, prepare-se, pois aí mesmo que os aeroportos são looooonges pra burro.

 

Não deixe de considerar o tempo e valor que você vai gastar nesse trajeto na hora de montar seu orçamento. Muitas vezes a gente brilha os olhos com tarifas baratérrimas dos voos, mas não paramos pra pensar nesses detalhes. O barato pode sair caro mesmo!

 

Tempo de check in

Viajar de avião já é conhecido por nós. Você tem que chegar com antecedência de 2 horas no aeroporto para voos internacionais, fazer check in, despachar mala, ficar de olho nos líquidos que levamos na bagagem de mão e tudo mais. Requer planejamento!

Se você estiver viajando de trem na Europa, isso não será um problema. A não ser que seu trecho seja Paris – Londres pela Eurostar (que vou contar em outro post), você não vai precisar mais fazer check in de nada. É chegar na estação, achar a plataforma e pular no trem!

 

plataforma de trem na Europa

Plataforma mostrando o destino daquele trem

 

Eu costumo chegar com uma meia hora de antecedência na estação para achar a plataforma com calma, até porque o trem na espera, viu? Se a saída está marcada para às 14:28, não adianta chegar igual um louco às 14:29 porque o bichão não estará mais lá, pode ter certeza!!

 

SEGURO VIAGEM COM 10% DE DESCONTO

Aqui no blog nós indicamos a Real Seguros como a melhor comparadora de seguros e com o preço imbatível! Eles tem um atendimento de primeira e vão estar ali pra te ajudar em qualquer situação. Comprando aqui nesse link você ganha 10% de desconto! automaticamente.

 

bagagem

Outro ponto importantíssimo é a bagagem. Brasileiro carrega coisas demais, isso é um fato. Mesmo eu que aprendi com os anos de experiência a viajar com menos coisas estou sempre tropeçando em um malão e preocupada com o peso dos meus cosméticos… fazer o que? haha ‍

Viajando de trem na Europa sua única preocupação será conseguir carregar sua mala. Você não precisa despachar e nem enlouquecer se vai estourar o peso permitido. É só entrar no trem e colocar suas coisas dentro do vagão. Fora que você também não se preocupa com os líquidos! Pode levar shampoo perfume, tudo o que tem direito, sem neuras!

 

Interior de um avião da Ryanair

Interior de um avião da Ryanair

 

Agora, se você estiver viajando em família, talvez esse esquema de carregar seus pertences seja um problema. O Rafa do Para Viagem veio tirar essa dúvida comigo, que é super pertinente, mas como eu não tenho filhos nunca tinha parado pra pensar.

Ele disse: “É tranquilo pegar o trem com bagagem e as crianças? Porque só tenho duas mãos..” hahah e é verdade! Geralmente as estações não tem carrinho de carregar bagagem, é você e você mesmo. Dependedo do nível de coisas e filhotes que estiver contigo, talvez seja mais prático chegar no aeroporto e despachar tudo com a cia aérea.. Ou simplesmente levar menos. (se alguém aprender como, me ensina! 😆)

 

tempo de viagem

Aqui chegamos no ponto crucial que vai fazer diferença na sua escolha entre viajar de trem na Europa e avião: pra onde você vai? Trajetos de 4 a 5 horas de trem são super gostosos e você nem sente o tempo passar, mas mais que isso começa a ficar pesado. Não vale a pena passar 13 horas em um trem de Londres a Berlim quando você pode fazer esse trajeto em 1:40 de avião.

 

Não só você não tem tempo a perder, como fica hiper cansativo! Dê uma olhada no meu roteiro e nos tempos de deslocamento que fiz nessa última viagem:

  • Paris – Londres: 2:20 horas (Trem Eurostar)
  • Londres – Berlim: 1:40 horas de voo (de trem seriam 13h com trocas)
  • Berlim – Praga: 5 horas de trem
  • Praga – Munique: 4:40 horas de trem
  • Munique – Paris: 5:40 horas de trem

 

Se você for viajar entre cidades e países próximos, o trem é sem dúvida uma ótima opção, mas se não, talvez seja bacana fazer um mix de transportes como eu fiz! 🙂

 

interior de trem na Eruopa

Apreciando a paisagem em um trem na Alemanha <3

 

flexibilidade

Mais um ponto importante é pensar na flexibilidade que você tem em andar de trem na Europa. Eu, por exemplo, viajei com um passe de trem Eurail, o que me possibilitou escolher os dias que eu queria sair e chegar em uma cidade nova. Eu fazia a reserva do vagão só no dia, e na maioria dos trajetos nem era necessário.

Se você viajar de avião não tem como mudar a passagem depois da emissão, então você “fica preso” a viajar naquele dia a horário. Se mudar de ideia e quiser ficar mais em alguma cidade não rola..

Vou contar em outro post um pouco mais do que achei de usar o Eurail (usei duas vezes já) e como ele funciona, assim vocês podem considerar o que fica melhor pro seu roteiro 🙂

 

tarifas

E claro que não podemos deixar de fora os valores, que devem ser mais que considerados na hora de escolher seu transporte! Posso fazer um post explicando melhor como calcular o melhor custo benefício, mas lembre-se sempre de incluir no orçamento o valor do transporte até o aeroporto e do despache de bagagem!

 

Normalmente as franquias nas Cias aéras da Europa são bem baixas ou na maior parte das vezes é cobrando a parte para despachar sua mala. Coloque na ponta do lápis os valores e esforços para ter certeza qual será a melhor opção para você.

 

Sempre pesquiso minhas passagens aéreas no site da Ryanair, EasyJet e no Google Flights, e os de Trem na Eurail, para ter uma ideia geral! 🙂

 

Acho que deu pra abrir um poquinho a mente e começar a pesquisar sobre seu transporte né? Em breve posts mais detalhados sobre esses tópicos. Gritem o que querem mais saber 😉

 

 

LEIA MAIS

 

 

10 Comentários

  1. Como fazemos no trem com 2 malas de 23 kg??
    Vão dentro do vagão? Tem onde colocar??
    Vou para Europa e ainda não sei como me deslocar
    Estou pensando em alugar um carro para fazer
    De Roma até Milão e depois Paris e Londres de trem
    Obrigada

  2. Voltamos da Espanha agora. Estavamos em dúvida sobre os deslocamentos Madri-Barcelona-Valencia-Sevilha, se trem ou avião. Optamos por aviao em quase todos, mas gostamos mais do trem. Acho q se o deslocamento de trem for até umas 3h a mais, ainda vale a pena o trem. Em Madri passamos sérios aperreios com aquele aeroporto gigante, fomos pro terminal errado e quase perdemos o vôo. Fora aquela chatice de tirar sapato, botar os liquidos pra fora da mala. Próxima vez, trem trem trem rsrsrsrsrs.

  3. Voltamos da Espanha agora. Estavamos em dúvida sobre os deslocamentos Madri-Barcelona-Valencia-Sevilha, se trem ou avião. Optamos por aviao em quase todos, mas gostamos mais do trem. Acho q se o deslocamento de trem for até umas 3h a mais, ainda vale a pena o trem. Em Madri passamos sérios aperreios com aquele aeroporto gigante, fomos pro terminal errado e quase perdemos o vôo. Fora aquela chatice de tirar sapato, botar os liquidos pra fora da mala. Próxima vez, trem trem trem rsrsrsrsrs.

    • haha bem isso! Trem é MUITO mais confortável, gosto mil vezes mais! E fora que oa aeroportos com voos baratos são super distantes, e às vezes os custos de deslocamento por lá não valem a pena!

  4. Oi, Thaís, gostei da opção do Eurail, fala mais da sua experiência com ele. E com relação às passagens de trem, elas sofrem variação como as aéreas? Bjs e obrigada.

    • Oi vivi, que bom que curtiu! 🙂
      Vou contar sim, acho que nessa semana ou na próxima meaximo sai o post completo a respeito.
      As passagens de trem com antecedência são mais baratas sim, mas não vi nada TÃO brusco como as de avião! Com o passe você não se preocupa mais.

      Beijão

    • Oi vivi, que bom que curtiu! 🙂
      Vou contar sim, acho que nessa semana ou na próxima meaximo sai o post completo a respeito.
      As passagens de trem com antecedência são mais baratas sim, mas não vi nada TÃO brusco como as de avião! Com o passe você não se preocupa mais.

      Beijão