Mergulho em Curaçao: tirando a certificação PADI

Já havia um tempo que eu estava pensando em fazer um curso de mergulho, pois temos vários planos de viagens para praia e seria muito útil já ser mergulhadora, além do marido já ser avançado desde os 15 anos de idade. Quando compramos a viagem para Curaçao não tive dúvidas: era a hora de finalmente tirar minha certificação PADI. Vamos ver como foi meu mergulho em Curaçao!
 

Se você também está mega curioso para ver as fotos, indico que nos siga no
Instagram @guiamundoafora que está super azulzinho!
Você também pode procurar pelas Tags #GMAemCuracao e #GMAnoCaribe 😉

 
 
O QUE É A PADI?
Para você ter a carteirinha de mergulhador é preciso primeiro passar por um curso chamado “Open Water”, que é o básico para quem quer mergulhar em águas abertas, sem precisar de instrutor. Ele possui algumas aulas teóricas, exercícios práticos em uma piscina e finalmente os exercícios e mergulho em águas abertas, ou seja, no mar. A PADI é uma das certificações mais aceitas no mundo, e com a carteirinha que você vai ganhar quando concluir o curso, você pode mergulhar em qualquer lugar, até 20m de profundidade.
 

Diving at Curaçao

O marido fez comigo o segundo dia de mergulho!


 
MERGULHO EM CURAÇAO: POSSO SEM FAZER O CURSO?
Praticamente todos as cidades turísticas de mergulho permitem que você faça o chamado “batismo”, que é o mergulho para quem não tem certificação. Geralmente eles fazem uma aulinha de 1h para ensinar algumas situações de segurança, os sinais de comunicação de baixo d’água e como respirar com o regulador (o aparelho que você coloca na boca para respirar com o cilindro) e depois partem para o mergulho com o guia.

Então se você quiser experimentar o mergulho em Curaçao e ver o fundo do mar mesmo sem ser certificado, isso é possível.

 
VOCÊ RECOMENDA O MERGULHO DE BATISMO?
Eu vou ser sincera com vocês, eu agradeço muito por nunca ter feito nenhum batismo antes do meu curso! Eu tive muuuuuita dificuldade de me acalmar em baixo d’água e em respirar com o regulador. O princípio número 1 do mergulho é a calma, e eu ficava tão agitada que respirava loucamente, me dando muito cansaço. A verdade é que me senti muito claustrofóbica em baixo d’água e a sensação de fobia foi grande. E isso tudo dentro da piscina, ok? Eu não tinha nem chegado na parte do mar ainda! Até eu superar esse medo foi difícil e precisei me esforçar muito. Fiz uma aula particular extra que finalmente me acalmou e me ajudou a me manter no fundo da piscina.
Mas isso foi o que aconteceu comigo, gente. A maior parte dos outros alunos da minha turma estavam super confortáveis com o equipamento e se sentiu muito bem em baixo d’água desde o início, não tendo problema nenhum em mergulhar.

Curso de Mergulho São Paulo

Minha turma nas aulas de águas confinadas.


 

Agora imagina se eu tivesse experimentado pela primeira vez todas essas sensações direto no mergulho em Curaçao no mar, com um guia e um grupo, sem poder subir na hora que eu bem entender e sem conseguir me comunicar direito em baixo d’água e explicar que estou com fobia? Certamente seria uma situação muito traumática e eu fico muuuito feliz de não ter acontecido.

 
Eu sou super ‘control freak‘, e só me senti realmente segura no mergulho em Curaçao depois que entendi absolutamente todas as situações que poderiam acontecer em baixo d’água, o que fazer se meu ar acabasse, se desse problema no meu equipamento etc. Quando achei que dominava essas situações que consegui me soltar e realmente aproveitar o mergulho em Curaçao. Acho que cabe a você avaliar seu perfil, e como você se sentiria a 15m de profundidade. A gente só pensa na parte boa de ver o peixinho e os corais e acaba não pensando no processo que precisamos passar para chegar nisso. Avalie e veja se para você vale a pena fazer o batismo ou tirar de vez sua certificação 😉
 

mergulho em Curaçao

uma praia deserta que mergulhamos.


 
NÃO TENHA MEDO!
Gente, não estou dizendo tudo isso para amedrontar ninguém, mas me sinto na obrigação de passar essa opinião e essa parte da minha experiência pois ninguém nunca expôs dessa forma pra mim e essa fobia foi uma surpresa. Acho importante vocês saberem os riscos e tudo o que pode acontecer para evitar ao máximo gerar uma situação traumática, afinal de contas a gente só viaja para nos divertir e ser feliz, não é mesmo? Mas infelizmente imprevistos e problemas podem acontecer em qualquer destino. Meu objetivo aqui é tentar ao máximo evitar que isso aconteça com você! 🙂

Enjoy seu mergulho em Curaçao! <3

 
Casal mergulho em Curaçao
 
MERGULHO EM CURAÇAO: A CERTIFICAÇÃO PADI
Primeiramente eu pesquisei para fazer o curso inteiro no Caribe, mas eram 4 dias inteiros de estudo e mergulho em Curaçao, e claro que eu não queria perder tempo de viagem lendo livro de teoria, né? Então fiz da seguinte forma: aqui mesmo em São Paulo fiz a parte teórica e de águas confinadas (a parte da piscina) com a Amigos do Joe. O Silvio foi o instrutor que me deu uma aula particular e finalmente conseguiu me acalmar em baixo d’água. Se não fosse por ele eu não teria conseguido!
 

Certificacao PADI Open Water

Fazendo os exercícios necessários no fundo do mar, para terminar minha certificação.


 
Já os 4 mergulhos obrigatórios em águas abertas (no mar) eu finalizei em Curaçao. Levei toda a papelada de transferência para a empresa de lá e minha carteirinha foi tirada por eles, chegando aqui em casa uns 10 dias depois. Amei ter feito esse meio a meio que me possibilitou experimentar o mergulho em Curaçao e me certificar ao mesmo tempo. A Bas Harts foi uma ótima escolha para isso, pois o Bas dá aula particular e foi super super atencioso e calmo comigo, já que não foi molezinha fazer os exercícios no fundo do mar também, não. Mas no final deu tudo certo e eu curti muuuuuuito meus mergulhos em Curaçao! Olha como eu estava pretinha na minha carteirinha, gente!
 
Carteirinha PADI
 
Se vocês quiserem mais detalhes sobre os documentos e como funciona o curso todo de mergulho, é só falar nos comentários. Se tiverem alguns pedidos eu posso escrever mais essa parte técnica, só não fiz ainda porque não sei se vocês estariam interessados 🙂
 
Scuba Diving Curaçao
 

MERGULHO EM CURAÇAO

Uma das coisas mais legais de mergulhar em Curaçao é que você não precisa de barco para chegar no local dos corais. Você vai montar seu equipamento todo na beira da praia e entrar andando normalmente no mar, até chegar na parte própria para afundar. Eu mergulhei a 20m de profundidade, que é o máximo que minha certificação básica permite, e foi super suficiente para ver cores incríveis.
 

Equipamento de mergulho

Montando o equipamento na frente da praia.


 
Além disso, como a água tem uma temperatura super agradável, você não precisa usar nenhuma roupa especial de Neoprene. Eu mergulhei com um maiô de manga longa e pernas completamente de fora e foi perfeito!
 
CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!


 
Bas Hart Curaçao

Meu instrutor Bas e marido me vendo montar o equipamento.


 
O mergulho em Curaçao não é aquele que você vê mil peixes nadando juntos em um cardume o tempo inteiro. A grande graça são os corais com formas e cores super diferentes como você nunca pensou que fosse possível em baixo do mar. Mas eu também vi uma lula e uns peixes super esquisitos, que não sei dizer nem o que são. Se quiser ver tartarugas, eu contei no post  “Passeio de barco a Klein Curaçao” como da pra nadar com elas mesmo de snorkel!
 
Mergulho em Curaçao

Cores incríveis!


 
 
thais-mergulho
 
FOTOS DO MERGULHO EM CURAÇAO

Uma coisa importante de você saber é que a partir de uma certa profundidade (10m, não sei ao certo), a câmera não consegue mais captar as cores sem um flash. Então não fique decepcionado se suas fotos da GoPro saírem todas verdes, pois é exatamente o que vai acontecer se você não tiver um flash subaquático.
Vejam a puta diferença entre as minhas fotos (verdes rs) e as super coloridas, que foram tiradas pelo Bas com uma câmera gigante com dois flashes. Olha só a monstrenga:
 
Câmera subaquática

Super Câmera com flashs do meu instrutor.


 
É bom ficar ligado nisso e se preparar com o equipamento certo, caso queria tirar fotos coloridíssimas. Mas fique tranquilo se você não quiser gastar grana com isso. A câmera não capta as cores, mas seus olhos vão gravar na sua memória aquele momento único e colorido 😉

Agora me diz: deu ou não deu vontade, ein???

 

alan-curacao

Foto com a minha GoPro


 
Coral mergulho em Curaçao

Foto com Flash


 
Curaçao diving
 
 

LEIA MAIS 

 

19 Comentários

  1. Oi Thaís adorei o blog e ler sobre suas experiências. Sou certificada desde março deste ano. Desde então já fiz umas 4 viagens para mergulhar e confesso que ainda não estou satisfeita comigo mesma e com meus resultados…não consigo ficar calma para normalizar a respiração, não consigo deixar de mexer os braços e nem as pernas…enfim, uma tragédia.
    Estou começando a achar que não levo jeito mesmo…infelizmente!

  2. Oi Thaís adorei o blog e ler sobre suas experiências. Sou certificada desde março deste ano. Desde então já fiz umas 4 viagens para mergulhar e confesso que ainda não estou satisfeita comigo mesma e com meus resultados…não consigo ficar calma para normalizar a respiração, não consigo deixar de mexer os braços e nem as pernas…enfim, uma tragédia.
    Estou começando a achar que não levo jeito mesmo…infelizmente!

    • Oi Alessandra, até hoje eu sinto isso. Já teve um lugar que desisi de mergulhar até, e outros, depois de vencer o medo mais uma vez, amei ter feito.
      Não somos natas, mas se conseguimos fazer algumas vezes, podemos fazer de novo. No fim vale tanto a pena né?
      Tem que procurar sempore bons instrutotores. Dei sorte de sempre pegar gente bacana que entende meu pânico e tem paciência, acho que esse é o segredo no fim das contas!
      Beijo grande e obrigada pelo recado” 🙂

  3. Olá pretendo também fazer a parte de mergulho em mar aberto em curaçao, vc postou que levou 2 dias. Foram 2 dias inteiros? Ficarei 5 dias apenas e quero ver se vale a pena. Obrigada

    • Oi Ester,
      Foram dois dias inteiros sim, é mergulho de manhã é à tarde. Já fez a parte teórica e de piscina por aqui??
      Mas lembre-se que são dois dias mergulhando em Curaçao no fim das contas! Vai estar aproveitando o fundo do mar, é incrível e vale a pena.
      Beijão

  4. Boa tarde Thaís,
    Muito bom seu post, parabéns!
    Me tira uma dúvida por favor?! Estou indo pra Curaçao em Outubro e estou pensando em fazer o curso aqui em sp também e lá somente os 4 mergulhos pra certificação.
    Qual foi o valor que você pagou com o Bas Harts pelos 4 mergulhos com foto e a certificação(carteirinha)?
    Obrigado!
    Beijos

    • Oi Bruno,
      eu adorei essa logística e indico pra caramba!
      Na época foi $139 ólaes por dia (vc precisa de dois dias) + $28 da carteirinha. Isso incluia as fotos, o equipamento, transporte, tudo!
      Mas o melhor é mandar um email pra ele pra confirmar os valores: [email protected]
      Comenta de mim, vamos ver se ele vai lembrar 🙂
      Beijão e bom mergulho!!

  5. Pingback: Lua de mel em Curaçao | Guia Mundo Afora

  6. Caraaaa, super entendo o que você sentiu! Estou escrevendo meu post sobre o meu mergulho na Tailândia (uma hora sai!rs), mas só pra adiantar o drama: minha máscara encheu de agua! Mas não foi naquela parte do treinamento, não! Foi do nada! Sinalizei o instrutor e fiz o procedimento pra tirar a agua, 1,2, 3 vezes e nada! Senti o nariz cheio de agua, agua salgada descendo minha garganta e eu me concentrando para não engasgar! Sem ver nada, eu segurei o braço do instrutor para ter alguma referencia de que eu não estava sozinha. Pensei que eu fosse morrer! kkkkkkkk Mas o melhor foi perceber meu auto-controle. Fiquei muito perto de entrar em pânico, mas me controlei e segui todos os passos do treinamento até conseguir sair daquela situação. Depois de vencer o medo, a gente curte né? Pena que minhas fotos ficaram uma M*&%$!! Mas, valeu a experiência! 🙂

    • Nossaaaaaaaa! Eu odiava o exercício de tirar a máscara, e confesso que se acontecer comigo de verdade não sei como vou reagir, não.
      Quando mergulhar de novo tenho que treinar isso pra não surtar! Parabéns pelo auto controle! hahaha
      Beijão e obrigada pela visita 🙂

  7. Oi Tati!
    Obrigada pela dica, vou procurá-los. Podes me dizer se os quatro mergulhos do curso foram feitos na mesma praia?
    Bjs
    Cris

  8. Oi Tati!
    Estou fazendo o curso básico de mergulho em Porto Alegre, e pretendo terminá-lo em Curaçao, onde estarei a partir do dia 26/10, podes me dizer qual escola e como fizeste para terminar teu curso.

    • Oi Cristina,
      você tem que conversar com sua escola para te entregar a documentação necessária e entrar em contato com a escola nova.
      Eu fiz com o Bas Hart e amei! Super exclusivo! Comente que conheceu pelo meu blog 🙂
      Baijão e boa sorte!!

  9. Que maneiro, Thais!
    Adorei ler seu post!
    Primeiro: eu fiquei bem tensa na meu primeiro batismo. Mas o meu instrutor era tão seguro que foi passando e eu evolui bem. Te contar, que no segundo tb fiquei. Ai, percebi que fico tensa enquanto ainda tô no inicio.
    Acho que o fato deu poder desistir, ainda tem a possibilidade de respirar pelo nariz e o cilindro de repente de deixe mais tensa. Mas depois que vou afundando, vai passando e vou me acalmando…
    Outra coisa: gostei tanto de ler que, finalmente, saí dos emails e liguei pra uma escola de mergulho do RJ. Eu já tinha trocado alguns emails no inicio do ano e estava enrolando. Eu não podia enrolar muito pq esse ano vai ter viagem pra Noronha e queria ir de carteirinha. Mas foi seu post que me deu aquele empurrão.
    Beijos!

    • Nossa, Tati que lega! hahaha
      Fiquei muito feliz que te impulsionei a finalmente fazer o curso!
      Você vai ver como o mergulho vai ser incrivelmente mais tranquilo depois que você concluir. Você vai se sentir tão mais segura que vai aproveitar imensamente mais.
      E Noronha TEM que mergulhar, né? Vou querer ver seu super post sobre mergulho lá, porque está na minha listinha!
      Depois que vc se certificar, vamos marcar pra mergulhar em Arraial?
      Já pensou, encontro de blogs em baixo do mar?? hahaha
      Beijão!!!