Quando comecei a pesquisar minha viagem pela Cordinheira Branca (ou Huaraz), vi que uma das coisas que mais me incomodava era a questão da hospedagem, já que a cidade de Huaraz fica bem distante de onde as trilhas acontecem, e eu não queria perder tempo de deslocamento e nem me cansar em estradas mal tratadas, até porque eu enjoo. Aí o problema: onde ficar em Huaraz para estar perto das trilhas??
Não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora e procurar pela Tag
#GMAnoPeru para ver mais fotos!
Depois de revirar o Instagram e o Google inteiro, achei a opção perfeita pro que eu precisava: o Llanganuco Lodges! Eu expliquei nesse texto sobre programação da viagem como funciona o esquema de localização em Huaraz, mas vou fazer um resumão pra te situar:
O Pin azulzinho é a cidade de Huaraz. As trilhas são os pins amarelos. 3 das mais importantes ficam láaaaa em cima, dentro do Parque Nacional de Huascarán, e o Llanganuco Lodges, fica em frente, também dentro do parque.
De Huaraz até a trilha da Laguna 69, por exemplo, são 3 horas só de estrada para cada trecho! Ou seja, só de deslocamento você perde 6 horas de estrada… eu não queria isso!
O que me fez escolher onde ficar em Huaraz não foi somente a localização privilegiada, mas a vista privilegiada. Por estar dentro do Parque Nacional, eu acordava todos os dias com uma paz fora do comum e com essa vista aqui:
E a vista do meu quarto:
Serviço de pensão completa
Bem, hospedados no Llanganuco lodges, ficamos pertinho para fazer as trilhas, mas consequentemente longe da cidade e civilização. Por isso os quartos tem o serviço de pensão completa incluso na tarifa, com café da manhã, lanche para o trekking (que seria o almoço, já que você não ficará no lodge) e jantar.
Como estávamos mais perto, não precisávamos acordar incrivelmente cedo para sair para as trilhas e podíamos tomar café da manhã com calma, simplesmente assim:
Quando voltávamos das trilhas, a gente relaxava nessa área externa com redes, onde ficam disponíveis café e chá à vontade para dar uma esquentada, ou você pode comprar sua cervejinha, para dar uma gelada 😆 Claro que era o que eu fazia.. hahaha
O jantar é servido na casa principal, onde tem o restaurante, e você combina o horário com o Charlie, o dono do lodge que está sempre presente pra te ajudar com tudo. Todos os hóspedes jantam juntos como uma família, é bem legal trocar ideia sobre os passeios com pessoas do mundo todo! Minha dica de onde ficar em Huaraz não oferece só localização, mas também um hotel bem intimista, que te recebe como se fosse a casa de um amigo com jantarzinho caseiro, sabe?
quartos
Os quartos são divididos em casal e família, e custam somente $165 dólares com a alimentação! A cama é confortável, e o quarto fica bem quentinho depois que você acende a lareira. Para completar eles ainda colocam bolsas de água quente na cama, se necessário.
O banheiro é simples, mas tem uma banheira que salvava a vida pra relaxar depois da andança toda dos passeios, vocês não tem noção! Ah, só para frisar que água é quente, se houver qualquer dúvida! rsrs
Passeios
Para os trekkings, como estamos já dentro o Parque Naconal de Huascarán, você pode fazer por conta própria! Eu e Alan decidimos que não precisaríamos de guia, já que o Charlie te entrega vários folhetinhos (em inglês) explicando o passo a passo do que deve ser feito em cada trilha. Nós nos viramos super bem e realmente não foi necessário! Por isso que a escolha de onde ficar em Huaraz é importante, nós não nos prendemos à agências.
A trilha de Ice of Huandoy, por exemplo, fica do lado do hotel e da pra começar a pé. Já a dos Lagos Llanganuco e Laguna 69 é preciso contratar um táxi que te leva até o ponto de início, o que o Charlie pode organizar para você. O taxista é super fofo e atencioso, super aprovado o serviço!
Mas calma, se você não se sentir preparado para fazer os trekkings sozinhos, o Charlie também te ajuda a contratar um guia local para fazer as trilhas. Eu realmente achei dispensável, mas cada um sabe dos seus medos e necessidades 🙂 Para te ajudar no orçamento, esses são os valores médios que você gastaria no táxi e guia:
- Ice of Huandoy – não precisa de táxi
- Lagos Llanganuco – 70 soles
- Laguna 69 – 130 soles (ida e volta)
- De huaraz até o lodge – 150 soles
- De Yungay até o lodge – 50 soles
- Valor do guia por dia – 90 soles
Lembrando que os táxis levam até 4 pessoas, e se você estiver em 2 casais sai mais barato ainda. O guia deve ter um máximo de 4 pessoas também, mas isso não tenho certeza porque não utilizei.
Ah! E se você está achando que vai ficar desconectado com minha dica de onde ficar em Huaraz, está muito errado! O hotel oferece Wi-Fi gratuito pros hóspedes e que funciona mega rápido. No hotel também tem duas lhaminhas lindas e dois cachorros. Se não quiser ficar no Instagram e desconectar geral, conecte-se com a Lhama! hahah
como chegar no lodge
Bem, para chegar em Huaraz eu peguei um busão noturno que sai de Lima e te leva diretão pra cidade, como contei no texto de como chegar. O ponto final é em Huaraz, mas você deve saltar na cidade de Yuangay, que fica pertinho do Lodge. Saindo ali você paga somente 50 soles de táxi, que pode ser reservado com antecedência com o Charlie.
vantagens
Tiveram muitas vantagens em se hospedar dentro do Parque Nacional, exatamente como prevíamos, e vou citar aqui para vocês em resumo:
- Evitamos tempos longos de estrada para os passeios;
- Não precisamos contratar agências e guias;
- Ficamos com o horário livre para chegar nos trekkings antes da multidão;
- Dormimos em contato com a natureza e nos afastamos um pouco da cidade.
O Llanganuco Lodges tem poucos quartos, então te indico reservar com o máximo de antecedência possível para conseguir sua vaga!! Mas, se por algum acaso você não conseguir e ainda quiser ficar dentro do Parque Nacional e aproveitar de toda essa paz que falei, o Charlie tem um outro lodge que se chama Churup Montain Lodge, mais pra baixo (ta marcado com pin roxo lá no mapa) pertinho do trekking da Laguna Churup.
Esse lodge funciona exatamente no mesmo esquema de pensão completa e organização de trekkings e passeios, mas está mais pertinho da cidade de Huaraz. Em compensação, o trekking da Laguna Churup fica do lado, e da pra fazer a pé, como o Alan fez.
Nós descemos para passar uma noite nesse logde pra facilitar a vida pro último trekking, o que achei uma ótima opção de esquema para você que está procurando os melhores lugares onde ficar em Huaraz. Os quartos são no mesmo estilo, mas sem sacada, pois são todos baixinhos, e a equipe de primeira!
Eu amei cada segundo que passamos nos dois lodges dentro do Parque Nacional de Huascarán e não consigo pensar em um esquema mais confortável para explorar os trekkings! Não mudaria nadinha do nosso esquema 💚 Aliás, preciso contar um pequeno plus que colocamos na nossa viagem: no caminho para o Churup Lodge, passamos no hotel Cuesta Serena, para fazer um day off com massagens e um almoço com vista para montanha.
Para casais que querem passar 1 ou 2 dias mais tranquilos, com piscina e massagem para relaxar entre as trilhas, o Custa Serena é minha última dica de onde ficar em Huaraz! você não vai se arrepender 😉
E como eu to procurando sempre descontos para vocês, consegui com o Charlie um cupom pros leitores aqui do blog de 15%! Tá imperdível, pessoal. Espero que gostem 🙂
DESCONTO PARA VOCÊ NO LODGE
Consegui um desconto de 15% na hospedagempor ser meu leitor colocando o código THAISBRA, se fizerem a reserva direto pelo site deles aqui. Vocês vão amar! ❤
Llanganuco e Churup Lodges
Mande um email pro Charlie:
Reservas e informações no site oficial. Siga também hotel no Instagram para mais fotos!
Clique aqui para reservar e ver valores em Real pelo Booking.
LEIA MAIS
- Preciso de seguro viagem para ir ao Peru?
- Chip de viagem internacional – chegue no Peru com o seu!
- Trilha Ausangate e Vinicunca: paisagens incríveis te esperam
- Câmbio no Peru: levo dólar ou Real e valores (atualizado)
- 7 paisagens incríveis no Peru para incluir no seu roteiro
- TODOS OS POSTS SOBRE O PERU
*Agradecemos ao Llanganuco Lodges pela ótima estadia. As opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!
Thaís, encontrei seu blog pesquisando a mesma coisa que você: onde ficar em Huaraz com fácil acesso às trilhas! Não queria também acordar antes das 04:00hrs! Incrível!
Algumas perguntas: qual o mês que você viajou? Conseguiu aclimatar numa boa? Adoramos fazer trekking, mas não estamos acostumados com altitude. Vocês fizeram tudo numa boa ou com algum perrengue? Obrigada! ❤️
Olá Thaís,
Muito bom os relatos, estou com passagem comprada para o Peru e tenho uma dúvida quanto a este hotel: como fizeram para voltar a Lima? Tiveram que ir até Huaraz para pegar o ônibus de volta?
Oi Camila,
pegamos um táxi até a cidade Yungay e de lá o busão!
Bom dia,
fiquei com uma dúvida para chegar no Lodge, o Onibus de Lima para em Huaraz e a cidade de Yungay é depois, não entendi como desceram antes … Tem alguma companhia que faz este percurso ?
Obrigado,
Victor
Oi Victor, nesse texto aqui explico como chegar 🙂
Beijos
Eu e minha esposa adoramos a indicação e o cupom de desconto 😉
Vamos ficar no lodge Churup.
Muito obrigado
Vinicius
Oi Vinicius, fico muito feliz em saber que curtiram! Boa viagem 🙂