Sim, gente, eu vou voltar ao Atacama pela terceira vez. 🙊 Mas em minha defesa, aquele desertão é interminável e quanto mais eu conheço, mais quero explorar! Dessa vez vou mostrar pra vocês um roteiro super diferente, basicamente de trekkings no Atacama, nada turístico e voltado completamente para aventura e aqueles que gostam de explorar os lugares de maneira raiz…rsrs Deixa eu explicar:
para ver todas as fotos das minhas viagens ao Atacama.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoAtacama
A IDEIA DA VIAGEM
Quando voltei a San Pedro de Atacama em Junho de 2016, saí de lá já com a ideia de fazer uma viagem especial de vulcões na cidade, para subir 4 (vulcões e montanhas, na verdade), bem diferente de tudo que você já possa ter visto por aí! Eu ia fazer o vulcão Lascar, mas acabei passando muito mal de alguma infecção que peguei antes, e não pude ir…
Aí pensei: quer saber? Quando eu voltar vou fazer um monte de vulcão, mas nada desses turísticos que todo mundo sobe, como Lascar e Toco, quero coisa diferente, quero o Licancabur!! O Licancabur, nada mais é que o vulcão mais lindo do Atacama (em minha opinião) e aquele que você vê sempre nas fotos:
AS SENSAÇÕES
O bicho tem quase 6.000 metros de altitude, e te toma 2 dias para subir e descer. É preciso uma super aclimatação e mais preparo do que a gente pensa, porque por mais que você treine bastante, corra e faça mil coisas, o esforço de subir uma montanha e caminhar por 6 horas seguidas em altitude é completamente diferente. Pega. Dói.
Mas sabe o que achei mais bizarro de todo o final dessa experiência? Isso vicia! Exercício vicia, trekking vicia, paisagens lindas viciam. Existem tantos lugares incríveis que só podem ser visitados depois de horas de caminhada, às vezes dias! Eu finalmente consegui entender o porque algumas pessoas passam 1 semana inteira caminhando pra chegar a um lugar. A recompensa é inexplicável.
Depois de fazer diversos teekking no Atacama, por mais que às vezes eu sentia que ia morrer, quando conseguia chegar no topo e finalizar o desafio a sensação de conquista era tão incrível que eu esquecia toda a dor que estava sentindo e queria partir pro próximo. Parece coisa de louco, né? Mas apesar de ter mais desequilíbrios, eu juro é super normal! hahaha
Bem, mas para conseguir alcançar os 4 vulcões e ver o Chile do alto de várias formas diferentes, eu preciso de tempo para aclimatar e preparar meu corpo para tanta altitude, e por isso montamos um roteiro de 15 dias no Atacama.
Teremos diversos trekkings de aclimatação, todos diferentes da rota turística que se vende nas agências por aí, em um programa super especial que a FlaviaBia Expediciones montou pra mim!
O GUIA
Todos os meus passeios no Atacama sempre foram feitos com a Flavia, não só porque o serviço dela é incrível e atencioso, mas por isso: além do programa básico vendido, eles montam roteiros especiais e privados para você. Além do mais, ela está sempre buscando novidades para incluir no programa do dia a dia para oferecer coisas novas para vocês, e por isso estou indo explorar esses 15 dias no Atacama. Sou cobaia de coisa nova 😂 Mas é coisa boa, claro!
Se você também quer fazer trekkings no deserto, peça aqui uma cotação para a brasileira Flavia e garanta um desconto especial por ser meu leitor ❤ É só preencher esse formulário!
Faça aqui a cotação com a agência Flavia Bia Expediciones e garanta nosso desconto especial! Basta preencher o formulário abaixo:
Bem, o guia de montanhas que trabalha com a Flavia, o Elias, vai nos acompanhar nessa jornada de 15 dias no Atacama e dar todas as dicas de roupas, formas de subir, respiração, tudo para fazermos os trekkings e vulcões de maneira mais confortável possível. Se você tem dúvidas nisso, não deixe de contar aqui nos comentários e eu vou esclarecendo tudo com ele, ok?
ROTEIRO DE 15 DIAS
O roteiro está sujeito a modificações, claro, até porque nosso corpo vai dizer até onde conseguimos ir ou não e temos que saber respeitar esses limites, mas inicialmente, será isso que vou fazer:
Dia 01 – Trekking Valle de la Luna (leia aqui sobre o passeio comum do Valle de la Luna e Muerte)
Dia 02 – Trekking cornisas Valle de la Muerte
Dia 03 – Trekking Rio Grande/Machuca
Dia 04 – Geyser com trekking Copacoya
Dia 05 – Cerro Kimal (1ª montanha a 4.200 m de altitude)
Dia 06 – Treeking Salar de capur / Piedras rojas (Leia aqui sobre o passeio comum de Piedras Rojas)
Dia 07 – Vulcão soquete (2º vulcão)
Dia 08 – Descanso
Dia 09 – Passeio de balão 💜 e descanso
Dia 10 – Sairecabur (3º vulcão a 5.900 m de altitude)
Dia 11 – Relax no Termas de Puritama (Leia sobre o passeio)
Dia 12 e 13 – Licancabur (4º vulcão, o gigante com quase 6.000 m de altitude)
Dia 14 – Descanso
Ufa, né? Confesso que estou um pouco nervosa porque nunca fiz uma viagem tão intensa assim, mas animada para conhecer meus limites e, claro, ver paisagens lindas que só o Atacama tem!
A ideia dessa desses 15 dias no Atacama é montar uma webserie mostrando as subidas, as dúvidas de vocês sobre material, aclimatação e tudo mais, para ajudar qualquer um que tenha vontade de fazer vulcões, mas não faz por medo. Claro que vou contar tudo aqui no blog também, porque prefiro escrever, mas preciso das dúvidas de vocês!
- Passo a passo para planejar sua viagem para o Atacama
- Preciso de seguro viagem?
- Câmbio no Atacama, qual moeda levar?
- Hotel Awasi, luxo e exclusividade no Atacama.
- Preciso de seguro viagem para ir ao Chile?
- Piedras Rojas: meu passeio preferido no Atacama
- Trekking Cuchabrache: um passeio diferente no Atacama
- Como arrumar a mala para o Atacama? (Especial Meninas)
- Geyser del Tatio: o passeio mais frio do deserto do Atacama
- Valle de la Luna e Muerte no Atacama
- Valle del Arco Iris no Deserto do Atacama
- Salar de Tara: o melhor passeio do deserto do Atacama?
Thaís que aventura massaa!! Boa viagem e boa sorte!
Seria massa um seguidor/leitor/fã nessa com você em alguma trip, tipo eu assim kkkkkkkkk
Quanto as perguntas: que tipo de amenidades levar? Como se preparar (fisico ou mentalmente) ? Quantidade e como armazenar água? Que tipo de comida levar?
Acho que só hehe… Vou deixar o resto pro pessoal perguntar
Oi Gustavo! Me preparando aqui agora! 🙂
rsrs seria bom mesmo, né? Quem sabe um dia não faça isso!?
Beleza, perguntas anotadas!!
Beijo grande