Termas de Puritama: banho de águas termais no Atacama

Fiz o passeio às Termas de Puritama no meu último dia de viagem no Atacama, logo após o Trekking Guatin, que contei nesse post passado. Resolvi separar os posts pois em todas as agências o Trekking Guatin é um passeio, e os Termas de Puritama, outro. Mas lá na Flavia Bia Expediciones, agência que fiz meus passeios, você pode optar por fazer tudo junto, como um passeio de dia inteiro. Eu recomendo meeeeesmo fazer dessa forma, pois foi revigorante relaxar nos poços de águas termais após 2h de trekking em baixo do sol do deserto. Foi a despedida perfeita!
 

Antes de mais nada, não deixe de nos seguir no Instagram @guiamundoafora
para ver todas as fotos da minha viagem ao Atacama.
Você também pode procurar pela Tag #GMAnoAtacama e #GMAnoChile 😉

 
 

Relaxando nos Termas de Puritama

Relaxando em Puritama.


 

Aliás, esse é único passeio no Deserto no Atacama exclusivo para relaxar! Os Termas de Puritama estão em uma área protegida, como quase tudo em San Pedro, e possuem 8 poços de águas termais morninhas, com temperatura de aproximadamente 30 graus. É simplesmente um passeio delicioso e TOP! Por isso, a entrada é um pouco caro: 15.000 pesos chilenos.

 
>>> WHAT??? <<< Para quem não sabe, em quase todos os passeios no Atacama se pagam entradas para visitar as áreas protegidas, com o objetivo de manter a preservação do lugar e a estrutura, já que quase todos possuem banheiros. Em Puritama não é diferente: há banheiros e vestiários para se trocar, e até algumas mesas para lanchar.
 

CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!


 
DSC04587

Caminho entre os poços.


 
A dica para aproveitar bem essa tarde em Termas de Puritama é descer o máximo possível para os poços mais abaixo, que estão sempre mais vazios. Ficamos no poço 7, e não havia ninguém. Exclusividade pura!
 
Poço só para nós.

Poço só para nós.


 
Por isso, logo quando chegar se troque nos banheiros que ficam lá em cima e vá sem nem pensar duas vezes para os poços de baixo, para fugir das muvucas. Olha só a diferença do nosso pro poço para os primeiros dos Termas de Puritama.
 
Primeiros poços lotados!

Primeiros poços lotados!


 
Não deixe de levar chinelos e toalha para se secar quando sair, pois se estiver ventando pode ficar frio! Apesar que a Flávia me contou que agora eles oferecem roupões atoalhados para os clientes da agência não sentirem frio. TOP!  E diferente da Laguna Cejar, em Termas de Puritama vocês podem mergulhar à vontade, pois as águas termais só podem fazer bem pros seus cabelos 😉
 
Caminhos com zorros.

Caminhos com Cola de zorro.


 
Existem alguns passeios em outras agências que vão somente para os Termas de Puritama, e costumam sair às 16:00. Nesse dia, por volta de 16:30, nós estávamos subindo para o estacionamento quando chegou uma enxurrada de gente desses tours. Ou seja, se puder evitar e ir mais cedo como nós, melhor!
 
Relaxando.

Relaxando.


 
Por estar a 3.500 m de altitude, os Termas de Puritama podem ser visitados depois do seu segundo dia de viagem, para não correr o risco de nenhum efeito da altitude. Seria muito legal poder incluir esse dia no meio da sua viagem, para dar uma descansada dos dias mais pesados com muita caminhada.
 
Ficha técnica do passeio*:

  • Agência: Flavia Bia Expediciones
  • Horários: À combinar.
  • Refeições: Almoço, se feito junto com Trekking Guatin.
  • Transporte: Hotel – Passeio – Hotel
  • Entradas: 15.000 pesos
  • Temperatura média: 30 graus.
  • Roupa: Biquini, chinelo e toalha.
 
*Os passeios, paradas e horários podem se modificar de acordo com a agência escolhida. Essas informações são pertinentes ao passeio que fiz em setembro de 2014.
 

DESCONTO PARA VOCÊ

Para melhorar ainda mais o passeio de vocês, leitores, fizemos uma parceria com a agência Flavia Bia Expediciones, que fiz todos os meus. Quando forem fazer sua cotação, digam que são leitores do Guia Mundo Afora e ganharão um desconto exclusivo para leitores do blog!! Não deixem de falar que vieram indicados por mim! Email: [email protected]

 
 
 

 
LEIA MAIS

 

17 Comentários

  1. Oi Larissa, não sei te dizer se estarão abertos, pois existem pessoas trabalhando para receber as entradas, e talvez todo mundo vá curtir o feriado… bem capaz!

  2. Ola pessoal, preciso de uma ajuda 🙂
    Os passeios mais distantes ou perigosos vamos fazer com guia
    Mas os passeios de fácil acesso vamos fazer de carro.

    Sei que algumas agências não funcionam no dia 24/12 e 25/12, mas gostaria de saber se nestas datas é possível visitar os locais de carro e pagar somente a entrada. Se estão “abertos” para receber pessoas.

  3. Oi Tais! Tudo bem? Gostaria te dar os parabéns pelo blog. Você fez todos os passeios com a Flavia? Eu já ate reservei os passeios com ela. Mas o preço dela esta disparadamente mais caro. Gostaria de saber se voce tem outra agencia para indicar. Obrigada

    • Oi Camila, sim, fiz tudo com ela!
      Os valores são mais caros pois realmente os passeios são mais exclusivos.
      Tem mta agência barata, mas que você faz passeios em grupos muito grandes, ou até eles te realocam em outra agência, se não alcançar um certo número de viajantes.
      Com ela isso nunca vai acontecer, ela vai fazer o passeio nem que seja só você!
      Realmente não tenho nenhuma outra empresa pra te falar.. Já ouvi falar mel da Grado 10, que é bem famosa e tals, então não ariscaria te indicar algo que não conheço.
      Mas manda outro email pra ela! Fala que você veio pelo meu blog e pede desconto!!! 🙂
      Se precisar ainda de seguro saúde me avise, que te passo cupom de desconto também!
      Beijão querida, obrigada pela visita!

  4. Pingback: Trekking Guatin, no Atacama: a trilha dos cactos mais linda que já vi | Guia Mundo Afora

  5. Oi Thaís,
    Vou para o Atacama sexta-feira e já estou super empolgada! Amei seu blog e suas dicas estão sendo essenciais para escolher os passeios e principalmente arrumar a mala, só mulher sabe como é dificil nessas horas!
    Parabéns, e espero aproveitar muito assim como você 🙂
    Se você puder me passa o código de desconto do seguro viagem? Ainda não fechei nenhum!
    E muito sucesso nas próximas viagens!
    Beijos!

    • Oi Paula,
      Que bom que está curtindo, querida!!! Essa mala foi a mais difícil da vida. Fico mto feliz de todo mundo estar curtindo esse post, deu trabalhoooo! hahaha
      Claro que passo ! Você clica nesse link aqui e no final coloca EMVIAGEM.
      Obrigada por voltar e comprar aqui comigo o seguro! :)))
      Usa a hashtag #guiamundoafora no ig pra eu poder ver suas fotos!
      Você vai amar!!
      Beijão e aproveite muito!

  6. Minha dúvida era por isso mesmo. Só tenho 1,50m… rs….
    Vou para o Atacama em setembro. Vou sozinha… Você acha que é tranquilo lá para mulher sozinha?
    Adorei seus posts.. as fotos são lindas e os comentários das roupas, as informações dos passeios se tem banheiro… muito bom.
    bjos

    • Oi Andreia,
      bem tranquilo! Você fará todos os passeios em grupo, com um guia, não tem perigo nenhum!
      Que bom que curtiu!!! Fico feliz em saber que ajudei, principalmente nas roupas! 🙂
      Se precisar ainda de seguro viagem me avise, qui no blog tem 15% de desconto!
      Beijão

  7. Oi. Gostei muito do blog!! Pretendo viajar para o Atacama final de 2015.
    Gostaria de saber qnt vale esses passeios em reais?? Fiquei com essa dúvida! Bjo grande

    • Oi Hendryl,
      todo os passeios que fiz com a Ayllu saíram R$900,00.
      Fiz muitos passeios divididos em 8 dias de viagem. Como ela é brasileira, pode pagar em real direto, transferindo pro Banco do Brasil.
      Manda um email pra Flávia, e fala que conheceu a agência pelo blog que eles garantiram desconto 🙂
      Beijão

  8. Thais bom dia ! Feliz natal,pra voce e toda sua famila,desculpe, fui levado pela emocao!quando disse visto para miami,o correto e visto para (e.u.a).com certesa vou alugar o hotel com voces para a primeira quizena de fevereiro 2015 .obricado por todas as dicas ,pois me ajudaram bastante,estou muito agradecidoe o que eu poder ajudar ,estou a disposicao .obrigada por tudo e um feliz ano novo pra voce e seus familiares,muito progresso e muita saude .ate breve.