St Maarten e Saint Martin no Caribe: dicas da ilha após o furacão

St Maarten ou Saint Martin no Caribe é a menor ilha dividida por dois países, nesse caso entre Holanda e França. Essa particularidade faz a ilha ser extremamente rica em cultura e gastronomia, perfeita para todos os tipos de público. Casais em lua de mel, famílias com crianças, solteiros procurando festa… todos encontram um cantinho em Saint Martin! Ela também é conhecida por ter a praia onde os aviões passam pertiiiiiinho antes de pousar no aeroporto, sabe?

Tendo como língua oficial o francês, holandês e papiamento, a primeira vista pode parecer muito complicado viajar por St. Maarten, mas fique tranquilo que tooooodo mundo fala inglês, e algumas pessoas ainda espanhol!

Nesse texto vamos ver todas a dicas que você precisa saber antes de viajar para Saint Martin, desde onde se hospedar, documentação, as melhores praias, o que fazer na ilha e muito mais!

++ Leia também sobre a necessidade do seguro viagem
++ Saiba como tirar o Certificado Internacional de Febre Amarela!

saint martin no Caribe st Maarten
Olha a cor dessa água!

Pra início de conversa, já fique sabendo: no lado Francês eles chamam a ilha de Saint Martin e no lado Holadês, Saint Maarten, e os dois são corretos. No decorrer do texto vou acabar misturando tudo, porque no fim a ilha é a mesma 😆

Clique nos links abaixo para pular para os pontos que mais te interessa, mas nesse texto você vai encontrar:

SAINT MARTIN DEPOIS DO FURACÃO IRMA


Se você já pesquisou antes sobre Saint Martin no Caribe, sabe que a ilha passou por um furacão devastador em Setembro de 2017, que destruiu grande parte da região. O lado francês foi massivamente afetado e muitos restaurantes, casas e hotéis completamente destruídos.

O furacão Irma foi classificado na categoria 5 (a máxima que pode chegar 😱) e foi registrado como maior já visto no Oceano Atlântico, alcançando ventos de quase 300 kms/h.  Felizmente o número de fatalidades não acompanhou a força do furacão Irma, mas muitas famílias ficaram desabrigadas e negócios destruídos. Sem dúvidas ele vai ficar na memória de todos os moradores.

COMO ESTÁ SAINT MARTIN HOJE?


Minha viagem para Saint Martin no Caribe aconteceu depois do furacão, na “reabertura oficial” da ilha para o turismo, agora em Dezembro de 2018. Foi incrível a oportunidade de poder trazer para vocês esse conteúdo em primeira mão. Pude conversar com o povo local, ver de perto como uma sociedade pode se unir e se fortalecer diante de tragédias e, principalmente, sentir que é possível sorrir e seguir com nossas vidas, mesmo no meio de tanta catástrofe. Foi uma lição de vida.

Apesar de não ter visitado antes a ilha e só ter visto fotos da devastação, posso dizer com propriedade: a ilha de Saint Martin hoje está viva, mais forte do que nunca e prontinha para nos receber de braços abertos.

st martin no caribe
A ilha sorri pra nós, e nós sorrimos de volta, né? =D

ONDE FICA SAINT MARTIN NO CARIBE EXATAMENTE?


Coladinha com as ilhas de Anguilla e St. Barths, St Maarten fica no Caribe, relativamente perto de Porto Rico. Veja no mapa abaixo a localização exata e a distância da ilha para o Panamá (hub de entrada) e a Venezuela.

Apesar de ser o mesmo país, cada lado da ilha tem sua capital e suas leis específicas, mas nada que mude sua vida como turista. Marigot é a capital francesa no norte de Sait Martin e Phillipsburg, a capital holandesa no sul.

COMO CHEGAR, PASSAGENS E COMO É O AEROPORTO DE ST. MAARTEN?


Chegar em Saint Martin no Caribe não é tão longe como parece, o problema é que não existem voos diretos do Brasil. A forma mais fácil de chegar na ilha é indo de Copa Airlines, que faz conexão no Panamá, como eu fiz. Meu voo até o Panamá durou 6 hs, e até St. Maarten mais 3 hs.

Também é possível comprar passagens pela American Airlines e fazer conexão nos EUA. Mas você precisa de visto americano, não se esqueça!

DICA: Como volta e meia aparecem promoções ótimas para Curaçao, eu faria uma busca nas Low Costs Inselair e Winair para ver se da para economizar uma grana. Elas voam de Curaçao direto pra St Maarten.

O principal aeroporto de St Maarten se chama Princesa Juliana, que fica no lado Holandês. Ele ainda está funcionando com salões de embarque improvisados, mas os voos estão decolando de lá normalmente. No lado francês há um aeroporto menor que só recebe voos locais e aviões pequenininhos. Então na hora de procurar sua passagem, busque pela sigla SXM.

++ Leia também 6 dicas para viajar para Curaçao
++ Confira nosso roteiro de 5 dias em Curaçao

Aeroporto de St Maarten
Aeroporto de St Maarten ainda trabalhando com salas provisórias

COMO SE DESLOCAR NA ILHA?


A melhor maneira de explorar Saint Martin é alugando um carro. Você pode usar sua habilitação brasileira válida e, fique tranquilo, a direção é igualzinha aqui do Brasil!

O lado bom de ter um carro é que você ganha liberdade e ainda pode estacionar onde quiser nas ruas sem pagar nada. O lado ruim é que tem trânsito pra caramba!!! Prepare-se para perder um tempinho nas estradas, mas nada muito estressante! Afinal, você está no Caribe 😎

Se não quiser dirigir, os táxis rodam a ilha de Saint Martin inteira a preços tabelados, lá não tem taxímetro. Os valores não são baratinhos, mas nada absurdo também. Para terem noção dos preços, saindo do aeroporto até:

  • Phillipsburg (Capital do lado holandês) – média de $20
  • Maho Beach (a praia do lado do aeroporto) – média de $10
  • Marigot (capital do lado francês) – média de $30

ONDE SE HOSPEDAR EM ST. MAARTEN: DIVI RESORTS


Fiquei hospedada no lado holandês, a mais ou menos 30 min do aeroporto de St Maarten, e amei a experiência! Me apaixonei pelo Divi Little Bay Beach Resort em um nível fora do comum. Não só pela estrutura maravilhosa, mas principalmente pelos funcionários do resort. Que povo educado, que povo feliz!

divi resort hotel em st martin
Olha essa piscina infinita do Divi, que sonho!

O Divi Little Bay foi um dos primeiros hotéis a se reeguer após o furacão e, gente, você NUNCA diz que aquele lugar sofreu alguma coisa. Fiquei impressionada como nada estava fora do lugar e sem dúvidas foi uma maravilhosa primeira impressão!

O hotel possui 3 piscinas externas, fica de frente pra praia com uma extensão de areia fofinha enorme (muitos hotéis no Caribe tem pedras e não areia, então é importante ficar de olho nisso na hora de fechar sua hospedagem) lotado de cadeiras de praia e barracas, prontinhas pra você relaxar.

E apesar de ser bem grande, como vocês podem ver, há muita privacidade para cada quarto e você não tem aquela sensação de resort lotado, sabe?

Não precisei desputar espaço com ninguém em nenhuma das áreas, porque as piscinas são bem afastadas umas das outras, mas todas você consegue ir a pé.

divid little bay hotel em st maarten
Que hotel!

OS QUARTOS DO DIVI RESORT


Os quartos são super amplos e todos possuem cozinha equipada, o que é perfeito para quem vai com crianças. Eles repoem diaria e gratuitamente café, chás e garrafas de água cortesia pro seu conforto.

A ducha era ótima, com blindex e cheio de toalhas fofinhas. E além disso eles também deixam no seu quarto toalhas de praia para você levar quando sair. Tudo muito bem organizado.

quarto hotel em st maarten
Meu quarto no Divi

E a minha parte preferida: a vista do quarto 😍 O meu ficava de frente pro mar! Se você tiver a oportunidade de pegar um assim, eu indico. Não tem nada melhor que dormir com o som das ondas, ler um livro na sacada do seu quarto e acordar com essa vista, juro. É tudo o que eu imagino quando penso em Caribe!

hotel em st maarten
Já pensou acordar de cara pra esse mar?

O hotel também possui academia, spa e uma loja para contratar esportes aquáticos como mergulho, jet ski e passeios de barco. Os snorkels estão inclusos para os hóspedes, e na própria praia do hotel tem uma área bem bacana para ver um helicóptero afundado no mar!

CHIP DE INTERNET COM 10% DE DESCONTO

Já pensou em chegar no seu destino conectado? O chip da Viaje Conectado tem planos de dados ilimitados que funcionam em 140 países. É só colocar o chip e pronto! Compre com 10% de desconto automaticamente por esse link. Compre aqui!

VALE A PENA UM HOTEL ALL INCLUSIVE EM ST. MAARTEN?


O Divi Resorts possui opções all inclusive ou para pagar somente pelo quarto. Eu fiquei no esquema all inclusive, mas não acho que seja o melhor, já que a ilha tem muitas opções de praias e restaurantes bacanas pra explorar. O all inclusive acaba de deixando meio preso ao hotel.

O Divi possui 3 restaurantes a céu aberto e de frente pra praia, e dois fechados com ar condicionado. A comida é ótima e com preços bem justos pra um resort, eu diria.

comidas hotel all inclusive st maarten

Você vai encontrar muita opções de sanduíches, hamburguers, carnes e camarões, que é bem a cara de St. Maarten no Caribe. Eles não tem muitas comidas típicas. Para vocês terem noção dos valores na hora de escolher o all inclusive ou não, veja alguns exemplos no Divi (em dólares):

  • Buffet de Café da manhã – $18,95
  • Salada Ceaser – $9,00
  • Pizza – $12,00
  • Hamburguer – $12,00
  • Carne com camarão e legumes – $24,00
  • Cerveja – $4,00

O Divi também possui um Café com opções mais baratas para tomar café da manhã rápido, tipo pegar um bagel e um café, sabe? É uma boa maneira de economizar se não quiser comer muito. E claro, você pode sempre fazer mercado e cozinhar no seu quarto, não se esqueça!

Eu simplesmente amei o serviço do hotel e acho que não poderia ter ficado em lugar melhor! Indico você dar uma olhada nos valores do site oficial do Divi. Eles estão sempre fazendo promoções para ganhar diárias gratuitas.

DIVI LITTLE BAY BEACH RESORT
15 Longwall Rd., Philipsburg
Email: [email protected]
👉🏻Acesse o site oficial para ver as promoções.

O QUE FAZER NA ILHA DE SAINT MAARTEN (LADO HOLANDÊS)?


Uma das coisas que mais gostei em St Maarten é que a ilha tem muitas opções do que fazer, e não é só praia, não. Eu prefiro destinos no Caribe onde você consegue variar as atividades e não só ficar enfurnado no hotel, sabe? Claro que pra descansar é bacana, mas eu particularmente fico um pouco entediada da pegada “hotel-all-inclusive-pra-sempre”.

Separei para vocês minhas opções preferidas do que fazer em St Maarten, começando pelo lado holandês no sul:

VEJA OS AVIÕES POUSANDO NA MAHO BEACH


Óbvio que você já viu alguma foto no Instagram dessa praia (ah, e aproveita e já me segue por lá em @guiamundoafora e procure por #GMAemStmaarten para ver todas as fotos da viagem). A Maho Beach é super famosa por estar coladinha com o aeroporto Princesa Juliana e pelos aviões passarem SUPER colados na praia.

A galera fica lá esperando os aviões para fazer selfies e sentir o vento dos bichões, que é uma experiência única! No barzinho principal da praia fica rolando música o dia inteiro, tipo balada praiana, e você pode acompanhar os horários dos voos que ficam anotados em um quadro, assim você se prepara para a selfie!

praia dos aviões st maarten maho beach
A famosa praia dos aviões: Maho Beach

CUIDADO! Se o avião que passar for dos grandões, o vento é tão forte que pode levar seu celular ou até você. Ouvi relatos de leitores que perderam o celular tentando fazer foto, então segure o seu com força! 😂

Mas agora eu vou te dar uma dica realmente de ouro e te preparar pra realidade: quando eu cheguei, a Maho Beach estava impraticável de tão lotada. Como lá é um dos pontos de parada dos cruzeiros, dependendo do dia e hora que você for, era uma vez sua esperança de fazer uma foto sozinho com o avião.

Se eu fosse você, checava na internet os horários de chegada dos voos grandes e perguntaria no hotel se algum navio já vai ter chegado naquele dia, para tentar achar uma data e hora que não tenha 1 milhão de pessoas na praia (como foi meu caso.. rs)

PRAIA MULLET BEACH


Essa praia não tem aviões passando, mas é tão linda quanto! Na verdade é uma praia beeeem mais vazia, justamente por não ter esse “atrativo extra”, vamos assim dizer. E fica ali do lado: somente 17 min caminhando ou 5 min de carro saindo da Maho Beach.

Mullet Beach st maarten
Mullet Beach

É a opção perfeita para quem procura sossego, água quentinha e mega azul. É bem fácil estacionar por lá e a praia possui estrutura de cadeiras por uma média de $15,00.

DESÇA NA TIROLEZA MAIS ÍNGRIME DO MUNDO


Você sabia que a tiroleza mais íngrime do mundo fica em St Maarten no Caribe? Eu aaaaamo coisas radicais e não podia deixar de conferir esse Zipline pra vocês: vale MUITO a pena!

Separe uma manhã inteira para a experiência. O “parque” chamado Rainforest Adventure oferece vários pacotes além da tiroleza principal que se chama The Flying Dutchman. Você pode descer em outras 3 tirolezas menores (essa da foto que estou e que gostei bem mais) e também em um tubing, que é basicamente sentar em uma bóia e descer um caminho de ladeira. MUITO divertido, gente!

zipline st maarten
Alguém encara?

Para os medrosos, fiquem tranquilos: a tiroleza mais ingríme do mundo nem da medo, juro! rs Você fica tão amarrado que não da nem pra se sentir inseguro. Fora que a vista da ilha é tão linda que você aprecia e esquece da altura.

Minha dica é reservar com antecedência no site oficial e marcar pro primeiro horário da manhã. Não só você vai economizar uns trocados pagando online, como garante sua entrada antes da galera dos cruzeiros chagarem (eles sempre lotam tudo e fica fila!) O pacote que fiz com as 3 experiência custa $139 dólares.

EXPERIMENTE RUM LOCAL


Visitei uma fábrica de rum local chamada Toppers Rhum, uma das mais famosas e premiadas de St Maarten. Eu nem sou chegada a rum, mas o deles é MUITO gostoso mesmo, da pra beber purinho e apreciar, de tão doce.

Você pode fazer um tour na destilaria para conhecer a história de como o rum começou a ser descoberto no Caribe, pra ver o processo de produção e engarrafamento da bebida e com direito a muita degustação! Custa $20 e tem que ser reservado no site oficial.

Eu adorei o tour, mas só recomendo para quem entender bem inglês, já que a explicação é só falada e sem elementos visuais.

Se você quiser só experimentar o rum, chegando na loja eles oferecem algumas desgustações menores, já que eles querem que você compre, claro! Eu acabei voltando com duas garrafas pra casa de tão bom que era.. haha Elas custam entre $15 e $20 dólares.

ALMOCE OU TOME UMA CERVEJA NA GREAT BAY BEACH


Essa é uma das praias mais centrais do lado holandês de St Maarten, pois fica bem na capital, Phillipsburg. Além da água quentinha e azul já esperada, o legal dessa praia é que ela é bem mais badalada, cheia de restaurantes e lojinhas.

Great Bay Beach st maarten
Great Bay Beach

Almocei no restaurante Taloula Mango’s que fica de frente pra praia. Eles tem um ambiente BEM legal, mas não achei a comida nada demais pro valor. Apesar de estar tudo bem gostoso, pagar entre $20 e $35 dólares para o clássico costela e asinha de frango foi um pouco demais. Mas para tomar cerveja vale a pena! O baldinho com 6 Coronas saía $12 dólares.

Logo ali do lado você encontra também a Front Street, a rua principal do comércio turístico da ilha. E babem: St Maarten é uma ilha Duty Free! Nessa rua você vai encontrar mais de 1 km de lojas de marcas famosas com preços mais acessíveis. Mesmo se você não quiser mergulhar nas compras, como eu, é bacana caminhar por lá nem que seja para comprar souveniers ou produtinhos locais.

BEBA FROZEN DE GUAVA BERRY, UMA FRUTA LOCAL


Ainda na Front Street, não deixe de visitar o Emporium de GuavaBerry. Não tem como descrever o sabor dessa fruta sem provar. Ela praticamente só cresce em St Maarten e vai ser difícil você experimentar essa iguaria em outro lugar.

guavaberry st maarten
Bebendo Frozen de GuavaBerry

Eu tomei o frozen e achei delicioso, mas eles também vendem uma espécie de rum da fruta. O especial dessa fruta, além de ser super rara, é que ela já sai do pé com álcool em sua composição. Dizem que os funcionários que fazem a colheita precisam usar luvas e máscaras, pois o cheiro do álcool ao retirar a frutinha pode deixar eles bêbados depois de muito tempo!

O QUE FAZER NA ILHA DE SAINT MARTIN (LADO FRANCÊS)?


O lado francês da ilha de Saint Martin no Caribe também oferece muitas coisas legais para fazer e ainda mais restaurantes interessantes. Isso não me surpreendeu, já que uma coisa que francês sabe fazer bem é comida! Veja aqui meus preferidos:

FORT LOUIS 


Comecei minha manhã com essa vista de arrasar no Fort Louis, que fica em Marigot, a Capital do lado francês. Hoje você vai encontrar somente ruínas bem charmosas, mas o forte foi construído para proteção da região no século 18.

Fort Louis St Martin
Vista linda do Fort Louis

O acesso é bem fácil, são só alguns lances de escadas (mas zero acessível para quem tem dificuldade de locomoção), e vale uma visita rápida para apreciar a ilha de cima! Além disso é gratuito.

O CLUB LOTERIE FARM


Anote esse nome: Lotterie Farm. Você PRECISA tirar um dia ou pelo menos uma tarde para curtir esse club maravilhoso que parece a casa do Tarzan moderno 😂

lotterie farm
O club mais lindo que já vi!

Você paga €15 Euros para curtir a piscina com cadeirinha ou pode alugar uma dessas cabanas privadas que variam entre €65 e €230 Euros. O lugar fica dentro de uma fazenda, super privado e bem exclusivo, e fica tocando música o dia inteiro. Quando eu cheguei estava rolando funk brasileiro, acreditam? hahaha

Também tem um restaurante para almoçar (entre €8 e €14 Euros os pratos) ou simplesmente pedir um drink (€9 Euros) e ficar curtindo a vibe. Uma delícia!!

PRAIA DE ORION BAY


Orion Bay era uma das praias mais baladas do lado francês de St Martin e foi uma das mais devastadas após o furacão Irma. Eram mais de 15 bares espalhados por toda areia e que foram levados pelo tsunami 😭

Essa praia ainda está se reerguendo e hoje você só encontra um bar/restaurante em funcionamento. A praia é bonita e tem disponíveis cadeiras para alugar. Esperamos que em breve eles voltem com tudo, porque o lugar era realmente muito famoso.

FAÇA SEU PRÓPRIO PERFUME FRANCÊS


E a França é famosa também pelo que? Os perfumes! Na loja Tijon você pode fazer uma aula completa para aprender a fazer seu prórprio perfume, com direito a usar até jaleco de laboratório. Você vai aprender a mixar fragrâncias e escolher o nome do seu perfume.

faça seu perfume francês em st martin
Já pensou em fazer seu próprio perfume francês?

E uma coisa que achei muito maneira é que eles guardam em arquivos a fórmula do seu perfume, e você pode encomendar novamente quando quiser!

As aulas precisam ser agendadas e variam desde um tour simples de 20 min (€65 Euros) até 2:30h de aula completa que inclui certificado e um vidro do seu perfume (€139 Euros). Achei uma atração muito diferente e bem única!

COMA COMO UM REI NO RESTAURANTE BARRACO!


Se eu tiver que te indicar somente um restaurante em St Martin para comer, não tenho nenhuma dúvida em te mandar pro Barranco. Não só o ambiente é MARAVILHOSO, como vocês podem ver na foto, como a comida é também de outro mundo.

restaurante barranco em st martin
O melhor restaurante de St Martin

Indico muito resevar para o fim da tarde e pegar o por do sol com drinks antes do jantar! Comemos opções mais saudáveis como peixes, legumes, humus… o cardápio é bem variado. Amei demais!

DÊ UM PULINHO EM ANGUILLA SAINDO DE SAINT MAARTEN


Uma dica de ouro para quem quer combinar duas ilhas na mesma viagem é visitar Anguilla saindo de St Maarten. Essa ilha britânica é famosa por suas 33 praias de água extretamente azul e por ser um lugar perfeito para relaxar, destino de lua de mel de muitos casais.

Eu não cheguei a conhecer, porque não me programei bem, e não quero que isso aconteça com vocês! 😃 É possível fazer um bate e volta de St. Maarten para lá, já que o barco demora só 20 min, mas o que li a respeito é que vale a pena sim tirar pelo menos uns 2 dias para explorar a ilha. Os hotéis com melhor custo benefício são o Choal Bay Villas e o Carimar Beach Club.

A maneira mais barata de chegar a Anguilla seria de ferry que sai de 45 em 45 min de Marigot (o lado francês), e custa $20. Não esqueça de levar seu passaporte, já que estará cruzando para uma ilha pertencente a outro país. Você vai passar pela imigração normalmente e pagará uma taxa que varia de $8 a $23 dólares para entrar, tenha esse dinheiro preparado!

É preciso alugar um carro para explorar Anguilla, porque não há transporte público e o valor dos táxis saem bem mais altos do que a diária de 1 dia de carro. Dê uma lida no blog do Tour Nosso de Cada Dia para conferir mais dicas da ilha! 🙂 Já está anotado para quando eu voltar. (e por ter certeza que vou voltar!)

ESTÁ EM UM CRUZEIRO? O QUE FAZER NA ILHA EM 1 DIA


Se você estiver passando por St Martin somente por 1 dia em uma parada de cruzeiro, vai ter que selecionar muito bem as atrações para conhecer. Tudo vai depender muito do seu estilo, claro, mas acho que o mais bacana seria passar na Maho Beach para tentar pegar os aviões passando e curtir a tiroleza. Acho que são as atrações mais únicas de St Martin e que fazem a ilha ser tão diferente.

Lado holandês de St Maarten
Lado holandês de St Maarten

O tempo de parada em St. Maarten vai depender de qual cruzeiro você está fazendo. Geralmente são 8 horas e com parada no porto holandês, em Philipsburg. Dali da pra você caminhar até a Great Bay Beach e a Front Street. Se não quiser ter trabalho, quase todos os cruzeiros oferecem pacotes com passeios na ilha, mas que saem mais caros e você fica fechado.

Se eu fosse você sairia por conta própria, pegaria um táxi ou até alugaria um carro, e pararia nos pontos que mais curtiu aqui desse post.

DOCUMENTAÇÃO: PRECISO DE VISTO PARA ST MAARTEN?


Brasileiros não precisam de visto para viajar para St. Maarten, somente um passaporte válido. Minha imigração foi super tranquila, mas eu vi muitas pessoas sendo paradas para mostrar documentos de hospedagem e passagem de volta. Então é importante ter isso a mão!

Como meu voo fazia esacala no Panamá, eu precisei apresentar o Certificado Internacional de Febre Amarela, exigido no país. Você não pode esquecer disso! O meu fica grampeadinho no passaporte, o que me salvou, já que eu não lembrava dessa exigência.

O seguro viagem não é obrigatório para entrar em St. Maarten, mas altamente recomendado como sempre falo aqui no blog. Gente, um seguro para 7 dias na América Central sai menos de R$70,00. Sua segurança e tranquilidade na viagem com certeza valem muito mais que isso! Eu não viajo sem seguro nunca e não indico pra ninguém. Por isso, seguidores do blog ganham 15% de desconto por esse link .

QUANTO CUSTA VIAJAR PARA SAINT MARTIN – PREÇOS E MOEDA


Aposto que você está se perguntando que moeda você vai levar para Saint Martin, não é mesmo? Leve dólar! Apesar dos preços no lado francês serem praticados em Euro, a ilha inteira aceita pagamento em dólar, e muitos lugares recebem o dólar e euro com a cotação 1 para 1.

Cartões de crédito também são altamente aceitos, mas não se esqueça dos 6,38% de IOF, que eu sempre fujo. Leve dinheiro vivo, a ilha é super segura!

Praia em St Maarten
Praia em St Maarten

Quanto custa viajar para St Maarten vai depender muito do seu estilo de viajante. Se quiser ficar só nas praias relaxando e bebendo, vai sair bem mais barato. Eu calcularia uma média de $20 a 30 dólares por refeição e adicionaria o aluguel do carro que sai uma média de R$100,00, que são gastos que não tem como fugir.

Se quiser fazer tours como os que citei aqui no zipline, fábrica de rum etc, é só ir incluindo os valores do que te interessar (estão todos no post). Eu colocari também mais uns $20 dólares por dia para uma cervejinha, afinal você está lá pra relaxar, né? 😎

quanto custa viajar para st maarten

Esse seria o valor base para uma viagem de 7 dias para uma pessoa. Lembrando que é possível economizar se você dividir quarto com alguém e pegando voos em promoção para Curaçao como expliquei no início do post. No geral não é um destino baratinho, mas ao meu ver vale muuuuuito a pena!

Espero que tenham se apaixonado por St. Maarten como eu e que programem sua viagem para ontem. Eu não vejo a hora de voltar! 😍

*A autora viajou a St. Maarten à convite do Turismo local e do Divi Resorts para conhecer o país, mas as opiniões aqui expostas são completamente pessoais e verdadeiras, para ajudar vocês!

4 Comentários

  1. Oi Thaís , ótimas dicas . Adorei o relato.
    Quantos dias você sugere ficar só em St Marteen ? Estou pensando em ficar 3 em St Barth + 2 ou 3 em Anguilla e fiquei na dúvida se em St Marteen caberia uns 4 dias inteiros .
    Parabéns pelo ótimo post!